Notícias

Líderes mundiais do G20 assinaram uma carta em que apelam por ajuda para cobrir um déficit de financiamento para a compra de vacinas, medicamentos e testes destinados ao combate da pandemia da Covid-19.

 

A carta foi assinada pelo presidente da África do Sul, o primeiro-ministro da Noruega, os chefes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Comissão Europeia, afirma reportagem da Reuters publicada pela EBC.

 

De acordo com a Reuters, a carta foi elaborada e enviada antes da cúpula virtual do G20, realizada no fim de semana em Riad, na Arábia Saudita. O país atualmente detém a presidência rotativa do bloco, composto por nações ricas e grandes potências emergentes.

 

"Um compromisso dos líderes do G20 na cúpula em Riad, de investir substancialmente no déficit de financiamento imediato do ACT (Access to Covid-19 Tools) Accelerator de US$ 4,5 bilhões, salvará vidas imediatamente, estabelecerá as bases para aquisição e entrega em massa de ferramentas voltadas para a doença em todo o mundo e fornecerá uma estratégia de saída para esta crise econômica e humana global", diz o texto.

 

A agência Brasil ressalta que a ACT Accelerator é um projeto liderado pela OMS, que também visa garantir vacinas contra a Covid-19, exames de diagnósticos e equipamento de proteção para países mais pobres.

 

A carta também pede aos líderes do G20 que se comprometam conjuntamente com "uma proporção dos gastos de estímulo futuro" nas ferramentas, que têm como objetivo particular garantir o abastecimento de países de baixa renda.

Fonte:Bahia Notícias
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |