Blog Santo Antônio
Notícias

No final da madrugada de ontem, domingo, 18, a guarnição de serviço do PETO da 28ª CIPM foi acionada para verificar um suposto furto em um estacionamento comercial nas proximidades da travessa Otávio Mangabeira, em Ibotirama.

Chegando no local foi constatado os fatos e após consultado nas câmeras de segurança, o suspeito (28) fora localizado na rua T, do bairro Alto do Cruzeiro, juntamente com o material oriundo do furto.

Diante dos fatos, o acusado, bem como todo o material recupado foram conduzidos e apresentados na Delegacia Territorial de Ibotirama.

Material Apreendido/Recuperado:

5 achocolatados;
2 mini pizza;
2 potes de sorvete;
3 apresuntado em bandeja ;
1 queijo em bandeja;
4 mini potes de sorvete;
11 sorvetes picolé.

Fonte: ASCOM/28ª CIPM

Na sexta-feira, 16, a guarnição de serviço na cidade de Serra Dourada/BA, durante o patrulhamento na Rua São Gonçalo, próximo ao Banco do Brasil, a guarnição visualizou uma moto HONDA/CG 160 FAN, de cor Prata, estacionada com sinais suspeitos, em Serra Dourada.

Ao inspecionar o veículo, constatou-se a adulteração nos sinais de identificação do motor, chassi e placa, indicando clonagem. Como o condutor não pôde ser identificado, a guarnição encaminhou a moto à Delegacia de Serra Dourada para as providências legais necessárias.

Fonte: ASCOM/30ª CIPM
PEC coloca fim das aposentadorias compulsórias a juízes, promotores e militares que cometerem delitos graves.

Em breve passagem no Senado antes de assumir a vaga como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino (PSB-MA) irá apresentar, nesta segunda-feira, 19, uma proposta de emenda à Constituição (PEC) propondo o fim das aposentadorias compulsórias a juízes, promotores e militares que cometerem delitos graves. Ao invés disso, ele sugere a exclusão do serviço público.

O texto ainda buscará colher assinaturas. Ele precisa do apoio de 27 senadores, o que equivale a um terço de todos os 81 integrantes da Casa. “Não há razão para essa desigualdade de tratamento em relação aos demais servidores públicos que, por exemplo, praticam crimes como corrupção ou de gravidade similar”, diz Dino

Em dissertação de mestrado, em 2001, Dino se opôs à demissão para juízes por ato administrativo. “Com isso, revogar-se-ia uma das mais importantes garantias da independência da magistratura — isto é, a vitaliciedade — que se diferencia da mera estabilidade exatamente por implicar a vedação de demissão por ato administrativo”, escreveu Dino. A PEC que criou o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estabeleceu que a punição máxima aplicada pelo colegiado a um magistrado seria de aposentadoria compulsória com direito a continuar recebendo remuneração.

O agora senador deixou o ministério da Justiça no final de janeiro e voltou ao Senado Federal no começo de janeiro. Ele disse, dias antes do retorno, que apresentaria cinco propostas legislativas e faria discursos no plenário da Casa.

No plenário do Senado, Dino criticou ações para restringir poderes da Corte. Para ele, há “falsas soluções” sendo colocadas em debate, como a defesa de impeachment de ministros do STF. Um dos projetos apresentados por ele, por sua vez, visa proibir o acampamento de pessoas em quartéis.

Dino assumirá o STF na próxima quinta-feira, 22. Ele herdará a relatoria de 344 processos que estavam no gabinete da ministra aposentada Rosa Weber. Entre eles, há investigações sobre o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, investigado pela Polícia Federal em operação baseada em reportagens do Estadão. Eles foram parceiros na Esplanada dos Ministérios.

Fonte: Levy Teles/Estadão Conteúdo

Fonte: Grupo Santo Antonio

O ano letivo de 2024 da Rede Municipal de Educação da Capital do Oeste teve início nesta quinta-feira (15). Após conclusão da jornada pedagógica e do planejamento do retorno das atividades letivas, as coordenações das 69 escolas, sendo 47 escolas na sede e 22 na zona rural, prepararam com muito colorido e alegria os ambientes escolares para recepcionar os estudantes matriculados na Educação Infantil, EJA e Ensino Fundamental I e II.

Ao todo serão 200 dias letivos ao longo dos semestres. As aulas no turno matutino têm início às 7h30 até 11h30; já no turno vespertino, as aulas seguem das 13h30 às 17h30. Para os estudantes dos Centros Municipais de Educação Infantil localizados nos bairros: Ribeirão, Vila Rica, São Francisco, Santa Luzia, Morada da Lua de Cima, Centro, Sombra da Tarde, Barreiras I, Vila Amorim, Vila Dulce e Vila dos Funcionários as aulas em tempo integral serão das 7h30 às 17 horas; e para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), as aulas têm início às 19h.

Conforme a Secretaria de Educação, as aulas estão previstas para encerrar no dia 13 de dezembro. Já a entrega dos resultados aos estudantes, após a recuperação final e do Conselho de Classe, será no dia 21 de dezembro de 2024.

“Retornamos hoje mais um ano letivo com o acolhimento e integração em cada unidade escolar e damos boas-vindas aos novos alunos matriculados na rede e os já de casa neste retorno. Estamos com boas expectativas para os projetos pedagógicos a serem desenvolvidos em 2024 e com a entrega de novas escolas municipais que serão inauguradas ainda este ano, reforçando a nossa educação municipal. Aproveito para também desejar a todos os profissionais da educação de Barreiras, sucesso nesse novo ano letivo. A Secretaria de Educação e a equipe pedagógica estão ativas e disponíveis para o apoio tanto para os professores, estudantes e aos pais em mais essa jornada”, pontuou o secretário Jeferson Barbosa.

Fonte: DIRCOM PMB
Criança de 5 anos é uma das vítimas

A Secretaria de Saúde do estado (Sesab) confirmou nesta quinta-feira (15), duas mortes por dengue no estado. Ambas aconteceram em cidades do sudoeste do estado e entre elas uma criança de 5 anos.

O óbito da criança ocorreu na cidade de Jacaraci, no dia 8 de fevereiro. Já a outra morte foi em Caetité, no entanto, a idade e a data do óbito não foram divulgadas.

Ainda não há detalhes do número total de mortes por dengue na Bahia em 2024. O g1 entrou em contato com a Sesab e aguarda retorno.

De acordo com a secretaria, um dos casos foi confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA) e o outro por diagnóstico clínico epidemiológo.

Além desses dois casos, a morte de uma jovem de 18 anos, na cidade de Itabuna, no sul da Bahia, é investigada. Segundo informações de familiares, Ana Luiza Rangel morreu no Hospital de Base com dengue.

O atestado de óbito aponta morte com coagulação intravascular disseminada, e tem relação com febre hemorrágica e dengue. No entanto, somente resultado de exames poderá confirmar se a paciente estava com dengue. Uma amostra de sangue de Ana Luiza foi enviada ao laboratório, mas ainda não há informação sobre data do resultado.

No mesmo dia em que a criança de 5 anos morreu com dengue em Jacaraci, a Sesab havia informado que o município estava com epidemia da doença. Até esta quinta-feira (15), Jacaraci e outras 12 cidades estão na mesma situação. O levantamento foi feito pelo Sistema de Notificação de Agravos e Notificações (Sinan).

Municípios em Epidemia:

Bonito, Novo Horizonte, Piatã, Morro do Chapéu, Lajedão, Rodelas, Macaúbas, Jacaraci, Piripá, Encruzilhada, Cordeiros, Vitória da Conquista e Ipiaú.
Segundo o levantamento, outros oito municípios estão em alerta ou sob risco. Veja abaixo:

Municípios em alerta para epidemia:

Ibicoara, Tanque Novo, Mortugaba e Brejões.

Municípios sob risco:

Adustina, Chorrochó, Belo Campo e Anagé.

Para reduzir a possibilidade do avanço de casos, no dia 8 de fevereiro, a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, teve uma reunião com prefeitos e gestores municipais de saúde de cerca de 70 municípios que estão em atenção para a doença, seja por causa do histórico da dengue nas cidades ou peplo local ter sofrido com as fortes chuvas do início do ano.

De acordo com a titular da pasta, as ações de combate ao vetor da dengue iniciadas em 2023 contribuíram para fazer com que a Bahia esteja, neste início de ano, com números menores que o mesmo período do ano passado.

Fonte: G1

88cdf562-579d-4e2d-a829-b0e3d2d9aacf

Equipes do 17º Batalhão de Bombeiros Militar realizaram mais uma nobre ação nesta quinta-feira (15), ao finalizar a entrega dos donativos angariados durante a comovente campanha SOS Chuva. Esta iniciativa, que visava arrecadar doações para assistir as vítimas das intensas precipitações que assolaram a Região Oeste no final de janeiro, ocorreu simultaneamente às incansáveis operações de resgate e apoio conduzidas pelos bombeiros em prol daqueles que demandavam por socorro.

78e57233-fe09-4612-a0df-a5d2a6082381

A campanha promovida pelo 17º BBM resultou na obtenção de alimentos não perecíveis, água potável, materiais de higiene pessoal, roupas e agasalhos, itens essenciais para amenizar as dificuldades enfrentadas pelas comunidades afetadas.

9f141901-de61-4cdf-9cc7-b9007f658736

Os donativos foram meticulosamente entregues aos representantes legais dos municípios de Cotegipe, Wanderley e Muquém do São Francisco, sendo encaminhados às secretarias de ação social e defesa civil para procederem à triagem e subsequente distribuição.

Em um gesto de reconhecimento à colaboração e doações da população nessa comovente causa, o subcomandante do 17º BBM expressou sua gratidão: "A nossa missão transcende a simples arrecadação de doações. Estamos nas ruas, respondendo a emergências, resgatando e apoiando aqueles que necessitam de assistência imediata. Esta campanha representa uma extensão do nosso compromisso contínuo com a comunidade", enfatizou o capitão Ramos.

Fonte: 17º BBM

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
PF investiga fuga inédita da Penitenciária Federal de Mossoró (RN)



Dois integrantes da facção Comando Vermelho realizaram uma fuga inédita em presídios federais de segurança máxima no Brasil, nesta quarta-feira (14). A primeira ocorrência desta natureza desde 2006 ocorreu na Penitenciária Federal de Mossoró, no sertão do Rio Grande do Norte, apenas duas semanas depois de o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, assumir o comando da pasta da Justiça e Segurança Pública do governo do presidente Lula (PT).

Os fugitivos faccionados são do Acre e foram identificados como Rogério da Silva Mendonça, de 36 anos, e Deibson Cabral Nascimento, 34 anos, vulgo “Tatu” ou “Deisinho”. Os criminosos estavam presos desde 27 de setembro de 2023, na unidade prisional federal potiguar, que é um dos cinco presídios de segurança máxima do Brasil.

Os presos foram transferidos para a mesma penitenciária federal em que está o líder do Comando Vermelho, Fernandinho Beira-mar. Porque foram acusados de participar de uma rebelião no presídio estadual de segurança máxima Antônio Amaro, que deixou de cinco detentos mortos, três deles decapitados, em Rio Branco, em julho do ano passado.

A fuga foi identificada pelo setor de inteligência do Presídio Federal de Mossoró, que emitiu alerta para policiais penais. A PF foi acionada para recapturar os fugitivos e investigar como ocorreu a fuga e se houve envolvimento de funcionários da penitenciária.

Nomeado na semana passada, o titular da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, André Garcia, está a caminho de Mossoró com sua equipe.

Facção e governo

Esta não foi a primeira vez que o Comando Vermelho provoca um abalo na política de Segurança Pública do governo Lula. No ano passado, o governo petista foi cobrado a dar explicações sobre ter bancado viagens a Brasília de Luciane Barbosa Farias, esposa do líder do Comando Vermelho no Amazonas, Clemilson dos Santos Farias, vulgo “Tio Patinhas”.

Apelidada pela imprensa de “Dama do Tráfico”, a advogada foi indicada pelo Comitê de Prevenção e Combate à Tortura do Amazonas para ser recebida em audiências e eventos dos Ministérios da Justiça e Segurança Pública e dos Direitos Humanos, no ano passado. E disse querer sensibilizar o Lula e a primeira-dama Janja pela situação de quem cumpre pena nas unidades prisionais.

Fonte: DIÁRIO DO PODER
Em operações distintas

9a4c9db9-edba-4691-a7ff-cda800b6e94f

9e460561-470c-4de9-82ae-930560550fc2

Na tarde da última segunda-feira, 12, por volta das 15h50min, durante patrulhamento da Operação Carnaval na Alameda Plínio Mariano Guerreiro, na cidade de Barra, foi avistada uma pessoa não identificada conduzindo uma motocicleta que não ostentava placa de identificação. Desta forma, ao ser orientado a parar para a realização da devida abordagem, o motociclista empreendeu fuga, na qual abandonou uma motocicleta Honda CG160 FAN, cor vermelha, ano 2015.

Ao realizar a verificação no sistema de dados da Fiscalização SENATRAN por meio do número do motor, foi constatado se tratar de uma motocicleta com restrição de roubo, conforme Boletim de Ocorrência registrado em Barreiras/BA.

Desta forma, o veículo foi apreendido e apresentado à autoridade de plantão na Delegacia Territorial de Barra para as devidas providências.

Segunda apreensão de moto

Ao meio-dia da última terça-feira, 13, por volta das 12h, durante patrulhamento da Operação Carnaval na Alameda Plínio Mariano Guerreiro, na cidade de Barra, foi avistada uma motocicleta Honda CG 125 FAN KS, cor preta, placa (danificada) de Cristalina–GO, que estava estacionada de forma irregular.

Ao analisar a placa que ostentava no sistema de dados da Fiscalização SENATRAN verificou-se tratar de um produto de roubo, conforme ocorrência registrada em 30/03/2023 na cidade de Brasília-DF.

Não foi encontrado condutor ou proprietário nas proximidades. Assim, o veículo foi apreendido e apresentado à autoridade de plantão na Delegacia Territorial de Barra para as providências.

Fonte: ASCOM CIPRv/Barreiras
Dois presos fugiram da penitenciária de segurança máxima

  Dois presos fugiram da penitenciária de segurança máxima

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, determinou o afastamento imediato da atual direção da Penitenciária Federal em Mossoró, no Rio Grande do Norte. A medida foi tomada após a fuga de dois presos da penitenciária, considerada de segurança máxima. É a primeira vez que detentos conseguem escapar de um presídio de segurança máxima do país.

De acordo com o ministério, um policial penal federal foi indicado interventor para comandar a unidade. O nome do policial não informado na nota divulgada pela pasta.

A pasta informou que o policial já está em Mossoró. Ele integra a equipe da pasta que embarcou na tarde desta quarta-feira (14) para a cidade, acompanhando o secretário Nacional de Políticas Penais, André Garcia, e que vai verificar a operação de recaptura dos detentos.

Mais cedo, o ministério havia divulgado medidas determinadas por Lewandowski diante da fuga dos detentos. Entre elas, o ministro ordenou uma revisão nos protocolos de segurança das cinco penitenciárias federais do país, abertura de inquérito pela Polícia Federal para investigar a fuga e a inclusão dos nomes dos fugitivos na lista da Interpol.

Segundo informações preliminares, confirmadas pela Agência Brasil, os dois fugitivos são Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento. 

Fonte: Agência Brasil

ca4e1940-1f27-498b-bc6a-5ce1f21d8bc3

Na tarde de ontem, quarta-feira, 14, por volta das 15h30,  86ª CIPM prendeu suspeito de homicídio, contido por populares após ameaças a familiares e vizinhos, no Povoado de Cercado, em Santa Rita de Cássia.

A PM realizou condução de homem supostamente responsável pelo homicídio do próprio sobrinho em Santa Rita de Cássia, além de autor de ameaças a familiares e populares da comunidade onde reside.

O fato aconteceu no povoado do Cercado, próximo à Mansidão, após o indivíduo ser contido por populares.

O homem de 52 anos possui uma extensa ficha criminal, com registros por porte ilegal de arma de fogo, receptação, ameaça, descumprimento de medida protetiva e violência doméstica e familiar contra a mulher.

Na ocasião, após supostamente vitimar fatalmente o próprio sobrinho com um golpe do tipo “paulada” na região da cabeça, o suposto autor passou a ameaçar e intimidar seus vizinhos e familiares, aparecendo sorrateiramente em suas casas, vindo pela mata e surpreendendo a todos fazendo uso de arma branca.

Após essas ações, a própria comunidade logrou êxito em sua captura, realizando sua imobilização com o auxílio de cordas.

Por apresentar ferimentos, o suspeito foi socorrido pela Polícia Militar ao Hospital de Santa Rita de Cássia, sendo posteriormente transferido ao Hospital do Oeste em Barreiras, onde permanece à disposição da Justiça para adoção dos procedimentos relativos aos crimes de homicídio e ameaça.

Fonte: 86ª CIPM

 14a53f34-cd14-4ab7-ad43-374122092bfc

 

Na noite de ontem, quarta-feira, 14, por volta das 20h, a 86ª CIPM realizou a prisão em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e crime ambiental no Assentamento Agrovila, no município de Santa Rita de Cássia.

A guarnição de serviço do 3º PEL/PM foi acionada via telefone funcional, sendo informados que um indivíduo teria matado dois cachorros por meio de disparos de arma de fogo tipo espingarda.

Segundo o relato, o suposto autor teria alvejado um primeiro animal pertencente à sua vizinha, regressado à sua casa e, após recarregar a espingarda, teria fatalizado um segundo cachorro.

De imediato, a guarnição deslocou até o Povoado da Agrovila, onde localizou o suposto autor em posse de uma espingarda artesanal, sendo lhe dada voz de prisão em flagrante ao suspeito de 57 anos. Realizadas buscas no local, foram encontradas mais duas armas de fogo artesanal, tipo bate bucha, além de pólvora, chumbo e espoletas.

Diante do fato, o indivíduo foi conduzido à Delegacia Territorial de Santa Rita de Cássia, onde foi lavrado o flagrante por crime ambiental de maus tratos a animais, além de porte ilegal de arma de fogo.

Fonte: 86ª CIPM

Fonte: Grupo Santo Antonio



Na manhã desta terça-feira, 13, por volta das 11h45,  as guarnições da CIPT-O em cumprimento da Operação Folia em Paz, ao realizar ponto de abordagem nas imediações da Rodoviária de Barreiras, durante procedimento de verificação nos pertences de um abordado, localizaram uma arma de fogo portátil desmontada no interior de uma mochila que este trazia consigo, assim como uma arma branca. Diante dos fatos, o indivíduo identificado pelas iniciais T. D. S. B., foi conduzido e apresentado juntamente com o material apreendido na delegacia de polícia para medidas cabíveis.

Fonte: Ascom da CIPT-O

Na tarde desta terça-feira (13), os bombeiros do 17° Batalhão foram acionados para uma operação de resgate em uma residência localizada no bairro Morada Nobre, em Barreiras. O chamado foi feito devido à presença de uma serpente no local.

Ao chegar à residência, os bombeiros se depararam com uma cobra jiboia, que estava alojada em cima de uma árvore no quintal da casa.

Após uma operação cuidadosa, os bombeiros conseguiram capturar o animal com segurança. Posteriormente, a serpente foi solta em uma área de preservação ambiental, garantindo sua reintegração ao seu habitat natural.

A rápida ação dos bombeiros garantiu a segurança dos moradores e a preservação da fauna local.

Fonte: 17º BBM

No final da tarde de ontem, terça-feira, 13, por volta das 17h, a 85ª CIPM, prendeu dois indivíduos por tráfico de drogas, sendo um foragido do Estado do Mato Grosso, em LEM.

Em rondas no Bairro Jardim das Oliveiras, a guarnição prendeu dois homens por tráfico de drogas. A prisão se seu após abordagem a um veículo, sendo encontrado no seu interior um tablete de maconha. Um dos indivíduos usava documentos falsos e se passava por seu irmão, tendo em vista que possuía contra ele dois mandados de prisão, um por homicídio e outro por furto, ambos expedidos pela Justiça do Estado do Mato Grosso.

O auto de prisão em flagrante foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Luís Eduardo Magalhães.

Fonte: 85ª CIPM

Garantir a tranquilidade dos foliões no maior carnaval do interior da Bahia, foi o foco do trabalho integrado das Forças de Segurança que atuaram em Barreiras. Durante o contagiante Carnaval Cultural do Barreiras Folia, que começou no dia 9 de fevereiro e se estendeu até esta terça-feira, 13, as Forças de Segurança estiveram em ação para assegurar tranquilidade e paz aos foliões. Sob a coordenação da Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito, um robusto contingente composto pela Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária Federal, Bombeiros Civil, Guarda Civil Municipal, Polícia Técnica e Cootrans, estiveram presentes, com uma diversificada estrutura de segurança montada no circuito Zé de Hermes e imediações.

Com 12 postos elevados distribuídos por todo o circuito, com uma atenção especial para áreas movimentadas nos palcos Tradição (Praça Landulfo Alves), Inovação (Praça Leizer Jesuíno), e Emoção (Cais e Porto), a Polícia Militar manteve um efetivo de policiais que circularam, continuamente, pelo Zé de Hermes. Além do efetivo em atividade, a corporação contou com um número considerável de motos e viaturas, uma presença ampliada com o objetivo de também aumentar a sensação de segurança.

A Guarda Civil Municipal, atuou com sete patrulhas e 60 homens por noite, totalizando um efetivo de 300 ao longo dos cinco dias de festa, realizando patrulhamento preventivo para ampliar a sensação de segurança e tranquilidade aos participantes da folia. Para melhor conforto dos foliões, a Prefeitura instrumentalizou quatro entradas de acesso ao circuito do Carnaval Cultural, onde, com detector de metal, foi feita a vistoria dos foliões. A Coordenação Municipal de Trânsito (Cootrans), atuou na orientação e organização do tráfego, com o apoio de soldados e oficiais do 4º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC), contribuindo com a segurança dos condutores, especialmente dos turistas presentes na cidade para curtir o Barreiras Folia 2024.

O monitoramento eletrônico, com câmeras de reconhecimento facial e de 360 graus, foi uma das estratégias que possibilitaram mais cuidado e segurança com os foliões. O Comando de Policiamento Regional (CPRO) relata que o Carnaval Cultural transcorreu na mais completa tranquilidade. “Pegando os três primeiros dias como exemplo, consideramos o carnaval bastante calmo. Acho que todo mundo viu a quantidade de famílias que veio para o circuito. Domingo, que foi o dia mais cheio, a gente tinha mães com toda tranquilidade com seus filhos no circuito. Esta segunda-feira e terça-feira também foi assim, um carnaval tranquilo que todos brincaram despreocupados”, diz o subcomandante do CPRO, ten. cel. Cristiano Gouveia.

Já o 17º Batalhão de Bombeiros Militar atuou com uma média de 35 a 40 bombeiros por dia, oferecendo atendimento pré-hospitalar em coordenação como o Samu e uma estrutura de combate a incêndios dentro do circuito. De acordo com o comandante das operações, capitão Romilson Ramos, foram registradas poucas ocorrências nos cinco dias, e assim, as ações se concentram em orientações, especialmente em relação às crianças para evitar que elas se perdessem de seus pais, e desta forma, minimizar os problemas relacionados a esta questão.

O comandante considera que a tranquilidade deve-se, principalmente, ao plano de segurança montado em conjunto com as demais forças de segurança. “Com certeza uma das estratégias que têm tido sucesso é esse trabalho conjunto da Polícia Militar, da Guarda Civil Municipal, da Polícia Civil, do BEC, do Corpo de Bombeiros Militar, de todas as forças, a atenção da Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito e das demais secretarias, isso foi fundamental para o sucesso do evento”, diz o capitão, Romilson Ramos.

O trabalho integrado, incluindo a Polícia Civil, foi fundamental para manter a ordem e a paz. No posto da Polícia Civil, o clima foi de baixa movimentação quanto ao registro de infrações penais, perdas de celulares ou objetos, ocorridas no âmbito do circuito do Carnaval Cultural. Na escala de plantão, que começou das 19h até às 5h, trabalharam por noite, 2 delegados, 2 escrivães, 6 agentes, e junto, ainda funcionou o Departamento de Polícia Técnica. Com isto, o Carnaval Cultural do Barreiras Folia foi marcado não apenas pela alegria, mas também, pelo compromisso das Forças de Segurança em oferecer um ambiente seguro e saudável para todos os participantes.

“Graças à ação das forças de segurança, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros Militar, Civil e Segurança Privada, os foliões puderam curtir com muita paz, aproveitando um carnaval de grandes atrações e com muita segurança. Esse é o resultado do trabalho integrado das Forças de Segurança unidas em prol do sucesso do maior carnaval cultural da história de Barreiras”, completa o secretário de Segurança Cidadã e Trânsito, Júnior Sampaio.

Além da segurança proveniente das forças policiais, a Vigilância Sanitária municipal também esteve ativa, fiscalizando a qualidade dos alimentos e bebidas vendidos, verificando prazos de validade e fluxo, garantindo a saúde dos foliões. Foram seis fiscais atuando diariamente. “É um formato novo dentro do nosso carnaval, diminuiu o percurso mas não diminuiu a vigilância e proteção da saúde porque a nossa missão é fazer a prevenção antes que as coisas acontecessem”, diz o coordenador da Vigilância Sanitária, Canuto Aires.

Fonte: DIRCOM PMB

Na tarde deste domingo, 11, a guarnição da CIPRv/Barreiras realizava PCFTrans (Policiamento de Controle e Fiscalização de Trânsito) da Operação Carnaval na BA-172 em Santa Maria da Vitória/BA (saída para Santana/BA). Momento em que ao abordar uma motocicleta Honda CG 160 com placa de São Sebastião/SP e realizar consulta, no sistema constava como um veículo de placa de São Francisco/MG.

A divergência apresentada no sistema motivou a realização de uma análise minuciosa nos elementos de identificação (motor e chassi). Desta busca, constatou-se vestígios de ação de instrumento abrasivo e posterior remarcação nas numerações que estavam fora do padrão de gravação de fábrica.
Diante dos fatos, concluiu-se que o referido veículo se tratava de uma motocicleta clonada da mesma marca, modelo e cor. Assim, foi apresentada na Delegacia Territorial de Santa Maria da Vitória à autoridade competente para as medidas cabíveis.

Fonte: ASCOM CIPRv/Barreiras
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |