Blog Santo Antônio
Notícias

Na noite de terça-feira, 24, por volta das 19h30, a Cipe Cerrado apreendeu um menor de idade com 16 anos, com drogas, na rua Central, no bairro Santa Cruz, em LEM.

Após informações do Setor de Operações de Inteligência, sobre um homem que estaria transportando drogas de uma casa no bairro Floráis Léia para outro local, uma guarnição da Cipe Cerrado realizou rondas no sentido de localizar uma pessoa com as características descritas na informação. Momentos depois, a guarnição abordou um jovem com as características descritas em posse de uma sacola contendo crack, maconha e cocaína. 

Diante do fato, o abordado e os materiais encontrados foram levados para o DISEP, onde foi realizado o procedimento legal.

Materiais apreendidos:

▪️ 1.416 kg de crack;

▪️ 683 g de cocaína;

▪️ 62 g de maconha;

▪️ 01 balança de precisão.

Fonte: Ascom Cipe Cerrado

Fonte: Grupo Santo Antonio
Greve só começará após 72h, na sexta-feira (27)

Professoras e professores da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) aprovaram greve por tempo indeterminado. Medida foi votada em assembleia geral docente, realizada no Campus de Salvador, na tarde desta segunda-feira (23). Seguindo as regras legislativas, a greve deve ser iniciada apenas na sexta-feira (26).

A greve foi declarada aconteceu após a categoria docente considerar "insuficiente a nova proposta apresentada na reunião da última quinta-feira (19)". Na ocasião, a terceira proposta foi colocada à mesa e encaminhada para análise da assembleia. Nela, o governo propôs reajuste salarial acumulado em 13,83% em dois anos, sendo 6,79% em 2025 (4,7% em jan / 2% em jul) e 6,59% em 2026 (4,5 em jan / 2% em jul).

De acordo com os sindicalistas, a nova proposta representa uma recomposição salarial (aumento acima da inflação) de 4,94%, juntando os valores dos anos de 2025 e 2026, utilizando-se as previsões inflacionárias do Boletim Focus. Segundo cálculos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), no entanto, a defasagem salarial devido à falta de recomposição inflacionária, desde 2015, chega a 35%.

De acordo com o que dispõe o Supremo Tribunal Federal, sobre legalidade do movimento grevista, após a aprovação é necessária a comunicação prévia à administração pública em, no mínimo, 72 horas de antecedência ao início da greve. Segundo sindicato, a greve deve cumprir os requisitos legais e manterá mais de 30% dos serviços essenciais na universidade.

O CORREIO entrou em contato com a Uneb e a Secretária de Educação da Bahia (Sec), mas não houve posicionamentos até a publicação desta matéria.

Negociação deve continuar

Nesta próxima quarta-feira (25), as representações sindicais das/os docentes das universidades estaduais da Bahia terão nova reunião na Secretaria Estadual da Educação. Além de levar as respostas das assembleias ao governo, a expectativa é a continuidade das negociações. Para a Associação dos Docentes da Uneb (Aduneb) o movimento docente continua a demonstrar interesse em negociar, qualquer suspensão da mesa será uma decisão unilateral e arbitrária do governo.

Fonte: Correio da Bahia

Luís Eduardo Magalhães foi palco do 1º Congresso de RH do Agro do Oeste Baiano, um evento que reuniu, ao longo de todo o dia, profissionais ligados à gestão de pessoas de fazendas e empresas do setor agrícola. A iniciativa contou com a co-realização da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), a Associação Brasileira de Recursos Humanos-Seccional Bahia (ABRH) e a TV Oeste.

Com o tema “Semear o Futuro: Investir nas Pessoas e Colher Resultados”, o congresso abordou as melhores práticas e tendências na gestão de recursos humanos, destacando a importância do capital humano no desenvolvimento do agronegócio. Marco Ferreira, Gerente de Negócios do IEL, ressaltou a diversidade da programação, que incluiu palestras, painéis de discussão, oportunidades de networking e exposições interativas. “O evento enriqueceu o conhecimento e a prática dos profissionais do setor, sejam eles das fazendas ou de toda sua cadeia: indústria, serviço e comércio do agro do Oeste baiano”, avaliou.

Os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar discussões sobre temas que refletem a evolução do setor agrícola e as novas demandas de mercado, como a inovação tecnológica e a transformação do perfil dos profissionais de Recursos Humanos no agronegócio. Representando a Abapa, as equipes das áreas administrativa e de RH participaram das palestras e discussões, já a equipe do Programa Educacional Conhecendo o Agro repassou ao público informações e materiais sobre agricultura sustentável, tecnologia e inovação no campo, promovendo um ambiente de aprendizado e troca de experiências.

Gustavo Prado, diretor executivo da Abapa, destacou a importância do evento para o fortalecimento da região. “A iniciativa é de grande importância e agrega ainda mais valor ao trabalho das pessoas e profissionais de relações humanas dos produtores associados, da própria Abapa e de empresas na região oeste, que atuam no agronegócio. Para a Abapa, essa parceria soma à qualificação das pessoas, tornando o setor cada vez mais profissionalizado e focado no crescimento sustentável”, afirmou.

Fonte: Assessoria de imprensa Abapa

O município de Barreiras foi palco, nesta quarta-feira (25), da abertura oficial da 1ª etapa da Operação Blitz/Ronda Verde contra Incêndios Florestais. Promovida pelo Governo do Estado através do Programa Bahia Sem Fogo, a operação integra o Plano de Ações Preventivas 2024 e visa reduzir os riscos de queimadas nas regiões mais vulneráveis. Coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) em parceria com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a iniciativa conta com o apoio de diversos órgãos estaduais que compõem o Grupo de Trabalho (GT) do programa.

A escolha por começar a ação pela região Oeste, em especial a cidade de Barreiras, a 862 km de Salvador, reflete a necessidade urgente de manter o controle e prevenção desses eventos, que impactam o meio ambiente, a economia e a saúde da população local.

“O objetivo da Ronda Verde é atuar diretamente na prevenção e mitigação dos focos de incêndios florestais no estado, aproveitando o momento favorável para intensificar as ações. Com o lançamento do plano de ações preventivas e a campanha de sensibilização da caravana Bahia Sem Fogo, agora avançamos para a repressão e responsabilização quanto ao uso do fogo, conforme estabelecido no decreto estadual que proíbe a prática”, destacou Pablo Rebelo, coordenador da ação do Programa Bahia Sem Fogo.

Durante a Operação Blitz/Ronda Verde, realizada nas principais vias de Barreiras, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), aconteceu a distribuição de materiais informativos e orientações a motoristas sobre a proibição do uso de fogo em áreas rurais. A ação visa aumentar a conscientização sobre os riscos de incêndios florestais e a necessidade de denunciar práticas ilegais.

“A Blitz Educativa tem o papel de sensibilizar motoristas e passageiros quanto aos crimes ambientais, especialmente o uso indevido do fogo. É crucial que todos se sintam responsáveis e acionem os órgãos competentes ao perceberem focos de incêndio”, reforçou Rebelo.

Ronda Verde

A programação também incluiu uma visita ao assentamento Ilha da Liberdade, na região de Rio Branco. Durante a atividade, a equipe da operação orientou os moradores sobre os perigos das queimadas, as condições climáticas críticas e as medidas necessárias para evitar incêndios florestais durante o período de proibição do uso do fogo. Presidente do assentamento, Andréa Santana ressaltou a relevância da ação: “Precisamos ter consciência do impacto ambiental que causamos. Sem essa conscientização, em breve estaremos sem água e ar.”

Servidor do Inema e gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Bacia do Rio de Janeiro, Armando Sá Nascimento, enfatizou a boa recepção da comunidade e a preocupação dos moradores com o tema. “Os assentados demonstraram grande interesse pelas orientações sobre prevenção de queimadas. A falta de coleta de lixo ainda é um desafio, pois a queima de resíduos pode desencadear incêndios graves. Esse assentamento, porém, mostra um compromisso significativo com a proteção do Rio Branco e do meio ambiente”, destacou.

Próximos Passos

Nos próximos dias, a Operação Blitz/Ronda Verde seguirá para outras cidades do Oeste baiano, levando informações e conscientização sobre a preservação ambiental e a prevenção de desastres. A ação busca envolver cada vez mais comunidades na luta contra os incêndios florestais, promovendo um ambiente mais seguro e saudável para todos.

Canais de denúncia – A qualquer sinal de incêndio, a população deve ligar para o 193. As denúncias de queimadas ilegais e outros crimes ambientais podem ser feitas pelo telefone 0800 071 1400.

Fonte: Ascom/Sema

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio baiano, calculado e divulgado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), totalizou R$ 35,0 bilhões no segundo trimestre de 2024, representando 28,4% do PIB estadual do período. A participação foi superior à verificada no mesmo trimestre de 2023, quando correspondeu a 27,7% do PIB baiano.

O crescimento da participação do agronegócio no PIB do estado entre o segundo trimestre de 2023 e 2024 foi decorrente, sobretudo, da recuperação nos preços de algumas das commodities do agronegócio e do recuo nos preços dos insumos agropecuários importados. Esses movimentos contribuíram para que o valor adicionado registrasse variação nominal positiva. No período, houve incremento de 13,1% no valor do PIB do agronegócio, equivalente a R$ 4,1 bilhões a mais na comparação entre os dois trimestres.

Na análise, o trabalho de Contas Regionais da SEI considera a decomposição do PIB do agronegócio em quatro agregados: agregado I (Insumos para a Agropecuária); agregado II (Agropecuária, incluindo agricultura, pecuária, silvicultura, extrativismo vegetal e pesca); agregado III (indústrias de base agrícola, que consomem produtos do agregado II) e agregado IV (transporte, comércio e serviços referentes à distribuição final dos produtos dos agregados II e III).

Observou-se que o agregado II foi o que mais contribuiu para a expansão do segmento na economia baiana, respondendo por 59,6% de todo valor do agronegócio – o segundo trimestre concentra a maior parte da produção agrícola da Bahia, com destaque para culturas de soja, café e outros. Cabe mencionar ainda que, a despeito de ter ocorrido retração no volume de produção agropecuária (-3,1%), a variação média positiva de 21,3% nos preços das commodities agrícolas foi suficiente para que o valor corrente desse agregado em 2024 superasse o valor de 2023.

Na sequência da importância de contribuição aparece o agregado IV, com 26,7% – destacando-se neste caso o valor produzido na atividade de transporte –, seguido pelo agregado III (8,1%) e, por fim, o agregado I (5,6%).

"O agronegócio baiano tem sido responsável por mais de 25% do PIB estadual. Esse resultado é fruto de uma política bem direcionada, muito esforço e a dedicação dos empreendedores e trabalhadores rurais", avalia o economista Armando Castro, diretor de Indicadores e Estatística da SEI.

Fonte: Ascom/SEI

Na tarde de ontem, 25, por volta das 15h, após compartilhamento de informações com a CIPE/CHAPADA, a respeito de um homicida foragido com mandado de prisão em seu desfavor, uma guarnição da CIPE/CERRADO deslocou até a Rua Irecê, no bairro Santa Cruz, em LEM, onde estaria o foragido.

Durante a abordagem o homem correu para trás de um muro e passou a realizar disparos de arma de fogo contra a guarnição, não obedecendo as reiteradas ordens para que soltasse a arma, fazendo-se necessário o revide à injusta agressão.

O resistente foi alvejado e caiu ao solo, sendo imediatamente socorrido ainda com sinais vitais para o UPA de LEM, onde foi constatado seu óbito. A arma utilizada contra a guarnição foi apresentada no DISEP, onde foi realizado o procedimento legal.

Fonte: CIPE/CERRADO

Fonte: Grupo Santo Antonio

filho2692423aa

filho269242

filho2692423

Na tarde de ontem, quarta-feira (25), por volta das 16h30, equipes do 17º Batalhão de Bombeiros Militar foram acionadas para resgatar um filhote de gato que estava preso em um transformador da rede elétrica, localizado no Bairro Renato Gonçalves, em Barreiras.

Os bombeiros trabalharam em conjunto com os agentes da Coelba, que realizaram o desligamento da rede elétrica para garantir a segurança durante a operação. Com o uso de escadas e equipamentos especializados, o resgate foi concluído com sucesso.

Após a operação, o filhote de gato foi entregue à sua tutora, que agradeceu o esforço das equipes envolvidas.

Fonte: 17º BBM

Na noite de ontem, quarta-feira, 24, o comandante do CPR-O, coronel Soares, presidiu a solenidade de Formatura do Curso Especial de Sargentos (Turma 2024.2), momento em que formaram 32 discentes oriundos da Região Oeste, no 10º BEIC, em Barreiras.

O Coronel Soares foi escolhido pela turma como Paraninfo, sendo homenageado com a entrega de uma placa de agradecimento pelos atos de comando em prol da tropa do oeste da Bahia.

Fonte: CPRO

Na tarde de ontem, quarta-feira, 25, uma guarnição da 85ª CIPM recuperou duas motocicletas furtadas em Luís Eduardo Magalhães. A ação aconteceu no bairro Mimoso II, após informações que davam conta onde os veículos estariam escondidos. No local os policiais militares encontraram duas motocicletas com restrição de furto, tendo um homem de 47 anos preso em flagrante pelo crime de receptação.

O auto de prisão em flagrante e apresentação das motos foi realizado na Delegacia de Polícia Civil local.

Fonte: 85ª CIPM


Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

São Paulo se prepara para receber um evento exclusivo e inovador amanhã, dia 26 de setembro, o Microsoft AI Tour. Com cerca de 2.000 convidados, o encontro reunirá profissionais e entusiastas da tecnologia, incluindo o renomado CEO da Microsoft, Satya Nadella, que estará presente para compartilhar insights sobre o futuro da inteligência artificial.

É com grande entusiasmo que destacamos a participação do professor Rafael Alves, da escola SESI João Ubaldo Ribeiro, localizada em Luís Eduardo Magalhães. O professor foi convidado a representar sua instituição devido ao desenvolvimento de um projeto pedagógico inovador intitulado "I.A Afro-Indígena: Recriando Narrativas e Heróis". Este projeto utiliza as ferramentas de inteligência artificial da Microsoft, como o Copilot e o Copilot Designer, para criar histórias em quadrinhos que reimaginam personagens significativos da história e cultura afro-brasileira e indígena.

Entre os personagens recriados estão:

Sepé Tiaraju: Líder guarani, um ícone da luta contra a ocupação colonial.
- Catarina Paraguaçu: Representante da união entre culturas indígenas e europeias no Brasil colonial.
- Luiza Mahin: Figura emblemática do movimento abolicionista brasileiro, conhecida por sua atuação na Revolta dos Malês.
- Araribóia: Cacique aliado dos portugueses em lutas contra invasões, importante para a história de Niterói.
- Chico Rei: Um símbolo de resistência que lutou pela liberdade e dignidade de sua comunidade.
- Benedito Meia Légua: Conhecido por sua coragem e liderança na luta contra opressões.

O impacto desse projeto na valorização da cultura e história negra e indígena foi tão significativo que levou à validação por parte da Microsoft, resultando no convite para o professor participar deste evento de prestígio.

Além do professor Rafael, o estudante Guilherme Delfino também terá a honra de representar a escola no Microsoft AI Tour. Emocionado, Guilherme afirmou: "Participar deste evento é uma chance única de mostrar o trabalho incrível que estamos fazendo na nossa escola. Ser escolhido para representar meus colegas é uma honra e uma responsabilidade, e espero aprender muito e também inspirar outras pessoas com o que criamos."

O professor Rafael Alves também expressou seu entusiasmo: "É uma oportunidade única de mostrar que a história se conecta com o passado e o presente através da tecnologia. Nossa escola está abraçando essa abordagem inovadora, e é gratificante ver que nossas práticas pedagógicas estão sendo reconhecidas tanto nacional quanto internacionalmente."

O Microsoft AI Tour promete ser uma experiência enriquecedora, e a participação do professor Rafael Alves e do estudante Guilherme Delfino certamente será um marco na trajetória educacional da escola SESI João Ubaldo Ribeiro.

Fonte: Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares

Na manhã de hoje, quarta-feira, 25, por volta das 10h, a COOTRANS registrou um sinistro de trânsito na rua Professor José Seabra, próximo a Reitoria da UFOB, no centro da cidade de Barreiras.

Segundo informações, uma carreta carregada com feno, acabou numa manobra, colidindo e derrubando um poste de energia elétrica, bloqueando o trecho no local.

Houve apenas danos materiais e os bombeiros militares auxiliaram na segurança do local juntamente com a COOTRANS que sinalizou. A Coelba realizou a manutenção e reestabelecimento da energia elétrica.

Fonte: Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares

A colheita do algodão na Bahia referente à safra 2023/2024 foi oficialmente encerrada na quinta-feira, 19 de setembro. A área total plantada no estado foi de 345.431 hectares, sendo 247.609 hectares em regime de sequeiro e 97.821 hectares em áreas irrigadas. Iniciada em maio, a colheita concentrou-se principalmente na região Oeste, responsável por 98% da área plantada, com 339.721 hectares. O Sudoeste do estado contribuiu com 5.710 hectares, majoritariamente em áreas de sequeiro.

Ao final da colheita, a produtividade média foi de 325,45 arrobas de algodão em caroço por hectare, levemente inferior às 330,8 arrobas por hectare da safra anterior, mas ainda acima das expectativas, considerando os imprevistos climáticos enfrentados pelos produtores. Luiz Carlos Bergamaschi, presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), detalhou as dificuldades e os resultados alcançados.

“No início da semeadura, enfrentamos chuvas irregulares devido ao fenômeno El Niño, o que trouxe incertezas. Contudo, com a regularização das chuvas nos meses seguintes, o desenvolvimento da cultura foi favorecido. Nossa expectativa inicial era de 312 arrobas por hectare nas áreas de sequeiro, mas alcançamos 316 arrobas por hectare, além de 348 arrobas por hectare nas áreas irrigadas. Esses resultados são fruto das boas práticas adotadas pelos produtores, garantindo a qualidade do algodão baiano.”

A região Oeste registrou um aumento de 10,7% na área plantada em relação à safra anterior, que somou 312,5 mil hectares. Para a próxima safra, 2024/2025, espera-se um crescimento de 10,5%, atingindo 380 mil hectares plantados. Do total da fibra colhida nesta safra, cerca de 75% já passou pelo beneficiamento, e aproximadamente 70% já foi analisada no Centro de Análise de Fibras da Abapa.

Manejo adequado - Com o fim da colheita, os produtores agora se concentram nas atividades da entressafra, seguindo as diretrizes estabelecidas pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). O período de vazio sanitário, que começou em 20 de setembro e vai até 30 de novembro, exige a eliminação de restos culturais e plantas tigueras nas áreas de rotação com algodão, soja, milho e outras culturas. Essas medidas são essenciais para o controle do bicudo-do-algodoeiro, uma das principais pragas da cultura.

Fonte: Assessoria de imprensa Abapa
A motocicleta com placa adulterada foi localizada no bagageiro de ônibus durante fiscalização de combate ao crime

Na manhã da última segunda-feira (23), uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a apreensão de uma motocicleta com sinais de adulteração e possível restrição de furto durante uma fiscalização de rotina no km 205 da BR-135, em Barreiras oeste baiano.

O veículo, uma Honda/CG 160 Fan de cor azul, estava sendo transportado no bagageiro de um ônibus que partiu de São Paulo com destino a São Raimundo Nonato, no Piauí. Durante a fiscalização, foi constatado que a placa da motocicleta apresentava sinais de adulteração. O motorista do ônibus relatou que a moto havia sido embarcada em São Paulo e seria retirada em Caracol, Piauí, por uma pessoa desconhecida.

Após análise detalhada, a equipe confirmou que se tratava de um veículo furtado em São Paulo no dia 18 de setembro de 2024.

A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Barreiras para a continuidade das investigações e procedimentos legais.

Fonte: PRF
Candidato do PT a prefeitura de Barreiras destacou experiência política e propostas para saúde, infraestrutura e projetos estruturantes para o município

Durante entrevista na TV Oeste, na tarde desta quarta-feira (25/09), Tito (PT) abordou sua trajetória política e as propostas para a cidade, reforçando sua determinação em conquistar a prefeitura nas eleições de 6 de outubro. O candidato a prefeito de Barreiras, que já foi vereador por quatro mandatos, sendo por duas vezes presidente da Câmara de Vereadores, e deputado federal, destacou seu preparo e os desafios que Barreiras enfrenta atualmente.

"Barreiras pode mais e merece mais. Estamos preparados para construir um governo que vai orgulhar a população de Barreiras. Será um governo democrático, transparente e participativo, que cuide das pessoas", afirmou Tito

Tito destacou ainda a parceria com o governo estadual e federal para garantir investimentos em Barreiras. "Estamos determinados a oferecer um governo que orgulhe a nossa população a cada dia. Temos o apoio do governador Jerônimo e do presidente Lula, fundamentais para o desenvolvimento da nossa cidade", disse.

Apoio popular crescente

Sobre as dificuldades enfrentadas em candidaturas anteriores, Tito acredita que o apoio popular está crescendo. "Segundo todas as pesquisas de intenção de votos, estamos liderando. A população tem abraçado a nossa causa, e isso é um forte indicativo de que estamos no caminho certo. A insatisfação com a atual gestão tem gerado uma mobilização em torno da nossa candidatura", explicou.

A questão da dívida municipal também foi pauta na entrevista. Tito propôs uma gestão transparente e eficiente, com foco em combater a corrupção e melhorar os serviços públicos. "Vamos buscar parcerias com o governo estadual e federal para viabilizar as obras necessárias e garantir a qualidade dos serviços, especialmente na saúde, que é o que a população mais clama", detalhou.

Tito afirmou ainda que cobrará a agilização das obras necessárias, reconhecendo a importância do aeroporto de Barreiras para o desenvolvimento econômico da região oeste. Em relação às enchentes, o candidato se comprometeu a realizar obras estruturantes de macro e microdrenagem, mencionando os bairros mais afetados, como Santa Luzia, Vila Brasil, Vila Rica, Vila Rica e no centro da cidade.

Projetos estruturantes

"Nossa proposta é iniciar imediatamente a construção de projetos estruturantes que garantam a correta condução das águas das chuvas, especialmente em áreas críticas, que também requer uma atenção especial para evitar alagamentos", afirmou.

Na área da saúde, Tito anunciou que vai implantar um sistema de telemedicina, garantindo que a população tenha acesso a médicos e especialistas. Ele também destacou a importância de garantir medicamentos, acabar com as filas na central de regulação, e aumentar o número de unidades de saúde e ambulâncias. Além disso, Tito propôs a utilização de unidades móveis para levar atendimento médico à zona rural, garantindo que os moradores das áreas mais afastadas também tenham acesso a cuidados de saúde.

Para reforçar a estrutura de saúde no município, ele mencionou a construção de um hospital universitário, em parceria com o governo federal e a Universidade Federal do Oeste da Bahia, para atender à média e alta complexidade, proporcionando exames de imagem e tratamentos que hoje são escassos na região.

Fonte: Da Assessoria de Comunicação
Cidade baiana de 27 mil habitantes, Santa Rita de Cássia possui o maior contingente bovino do estado; Oeste baiano vem se destacando nos últimos anos pela pujança do agronegócio

O Brasil tem mais gado bovino do que pessoas. São 234,4 milhões de cabeças de gado bovino para 203,1 milhões de cabeças humanas. É o que revela o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na pesquisa Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) divulgada na última quinta-feira, 21 de setembro. O número de habitantes foi extraído do Censo Demográfico 2022 do mesmo instituto. A cidade de Santa Rita de Cássia, no oeste baiano, se tornou o local com o maior rebanho bovino do estado em 2023, com 188,4 mil cabeças. Conforme dados da Pesquisa da Pecuária Municipal, realizada pelo IBGE, o município possuía o quarto maior efetivo em 2022, mas assumiu a primeira colocação depois de um ano.

Ainda de acordo com o IBGE, a cidade de 27 mil habitantes ultrapassou os antigos líderes do ranking, Itamaraju e Itanhém, localizadas no sul do estado. Os municípios, que passaram a ocupar o segundo e terceiro lugares, contabilizaram 183,2 mil e 169 mil, respectivamente. Números nacionais Mato Grosso, o gigante da pecuária bovina brasileira, se destaca como o supremo líder nesse cenário. Com um rebanho que ultrapassa os 34,2 milhões de cabeças, este estado representa 14,6% do total nacional. Sua vasta extensão territorial e condições climáticas favoráveis fazem de Mato Grosso um dos principais polos de produção pecuária do país. Além disso, a eficiência da gestão agropecuária e o investimento em tecnologia têm contribuído para o crescimento constante desse setor, consolidando o estado como referência na produção bovina.

Já a Bahia registrou o segundo maior crescimento absoluto de bovinos entre os estados do Brasil entre 2022 e 2023. O plantel aumentou de 12,5 milhões para 13,3 milhões de animais (+6,1%), o que representou mais 764,5 mil cabeças, atrás apenas do Paraná (+822,7 mil cabeças). Os dados são da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) 2023, do IBGE. Com esse crescimento, o efetivo baiano de bovinos quebrou o recorde do ano anterior e chegou, em 2023, ao seu maior patamar nos 49 anos da PPM, iniciada em 1974. Com o resultado positivo, a Bahia manteve o 7º maior efetivo do país, respondendo por 5,6% do total nacional, que foi de 238,6 milhões de cabeças (+1,6% frente a 2022).

São Félix do Xingu, localizado no estado do Pará, se destaca como o município com o maior rebanho bovino do Brasil. Com um impressionante total de 2,5 milhões de cabeças de gado, São Félix do Xingu é um verdadeiro colosso da pecuária nacional. Esse número monumental não apenas confirma a posição do Pará como um dos principais estados produtores de gado, mas também destaca a importância desse município na economia do país.

Santa Rita de Cássia

Apesar do crescimento de rebanhos ser um fenômeno nacional, a região onde a cidade está localizada influenciou no crescimento e na ampliação do rebanho, como aponta Mariana Viveiros. “Aqui [na Bahia] tem muita criação de pasto livre, então o clima sem muitas chuvas e secas, como o de 2023, é o ideal. Outro ponto é o fato dos pastos estarem em regiões de produção de grãos. Por conta disso, a alimentação do gado é facilitada e, consequentemente, a criação. É o que facilita, por exemplo, a região do oeste baiano. Os pastos tem proximidade com produtoras de milho e soja, commodities utilizadas na alimentação dos animais”, diz.

O prefeito do município, José Aragão (PSD), conhecido como Zezo, ainda acrescenta que o preço das terras também ajudou no aumento das cabeças de gado. “Aqui é uma terra de pessoas simples. Não tem grandes empresários, a maioria é pequeno e médio. Por estar fora dos grandes centros do estado, aqui as terras são mais baratas, o que facilita os pastos”, aponta. Além disso, a região investiu em inseminação artificial na reprodução das fêmeas, o que auxiliou o aumento nos rebanhos da cidade. “Inseminamos artificialmente mais de 4 mil vacas. Tudo sem custo nenhum para o produtor, o que valorizou muito o Rebanho e aumentou a produção”, afirma o secretária de Agricultura da cidade, Ildomar Busse.

Pecuária do Oeste Baiano A região possui mais de 2 milhões de cabeças de gado. O número de pecuaristas na região ultrapassa os 220 criadores de animais. Este pedaço do estado, formado por 31 municípios, abriga uma pecuária cada vez mais forte. E não é qualquer rebanho. O plantel reúne animais de alta genética, com predomínio da raça Nelore. Os produtores rurais estão investindo na pecuária com base em um negócio que envolve estratégia de logística. Muitas fazendas de criação de gado estão nos municípios de São Desidério, Barreiras e Luiz Eduardo Magalhães. A região é a que mais produz grãos na Bahia, principalmente soja e milho, bases da ração animal. Assim, ao invés de levar o alimento até o gado no alto sertão, eles levam os animais até onde está a comida.

Com as plantações tão perto, a ração no Oeste chega a ser 20% mais barata do que em outras partes do estado, onde não há produção de grãos. A estratégia está mudando o perfil da pecuária da região. O pecuarista que antes enviava bezerro para engordar em Feira de Santana e no Recôncavo Baiano, agora realiza o ciclo completo: cria, recria e engorda. O gado é enviado para abate em agroindústrias de várias regiões do Estado.

A raça predominante no Oeste é a Nelore, inclusive a região se destaca pelos selecionadores de animais da raça buscando os melhores individuos adaptados ao clima da região. O gado Nelore têm tolerância ao calor, possuem alta fertilidade e se adaptam bem aos trópicos, demonstrando resistência a doenças e pragas.

Agricultura do Oeste Baiano Parte dessa pujança deve-se ao fato da cidade ficar no oeste baiano, região que abrange o Matopiba, formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, é a fronteira agrícola que mais cresce, em área plantada, em todo o Brasil atualmente. A previsão da pasta é que a região chegue a 8,9 milhões de hectares até o final de 2030. A região é formada por 337 municípios e 73,1 milhões de hectares, cerca de 51% da área dos quatros estados.

A agricultura se desenvolve em duas áreas com diferentes características: o Vale e o Cerrado. No Vale predomina a agricultura de subsistência, com o cultivo de mandioca, milho, arroz e feijão, além da pecuária. No Cerrado, a área é mais plana, permite mecanização e é onde se firmou o polo agrícola da Bahia. Na região estão as maiores áreas de soja, algodão, milho e café. O algodão, outra forte cultura do Oeste da Bahia, é considerado o primeiro em qualidade no Brasil. A região é hoje a segunda maior produtora nacional. Na última estimativa de safra, somando também o milho, a área ocupada por estas culturas fica perto de um 1,9 milhão de hectares e a produção passa de 7,6 milhões de toneladas. E a agricultura na região pode crescer ainda mais.

Fonte: Compre Rural, com Informações Correio da Bahia

Fonte: Grupo Santo Antonio
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |