26
Ago / 2024 |
Barreiras: 83ª CIPM e 6º BPM realizam apreensão de drogas em Barreiras após ação con |
Na quarta-feira, 21, em uma operação conjunta entre a 83ª Companhia Independente de Polícia Militar e o 6º Batalhão de Polícia Militar de Senhor do Bonfim, uma apreensão significativa de drogas foi realizada na cidade de Barreiras.
A ação foi desencadeada após o compartilhamento de informações sobre um indivíduo envolvido em tráfico de entorpecentes na região.
Durante rondas na área indicada, a guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional - PETO avistou um homem que correspondia às características informadas. Ao perceber a aproximação da equipe policial, o suspeito tentou fugir, abandonando uma sacola branca e evadindo-se rapidamente, saltando muros de residências próximas. Apesar dos esforços e do cerco montado nas imediações, o indivíduo não foi localizado.
Na sacola deixada pelo suspeito, os policiais encontraram um tablete prensado de substância análoga à maconha, pesando 572 gramas, e outro volume de maconha in natura (conhecida como "camarão"), pesando aproximadamente 224 gramas, totalizando 796 gramas do entorpecente apreendido.
Todo o material encontrado foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Barreiras para os procedimentos legais cabíveis. A operação reforça o compromisso das forças de segurança da região em combater o tráfico de drogas e promover a segurança da comunidade.
Pelo segundo dia consecutivo, bombeiros militares da Operação Florestal, lotados na Base Lapa, atuaram em um incêndio florestal que atingiu a Fazenda Carnaíba, na BA-160, em Bom Jesus da Lapa, na quinta-feira (22). Com o fogo controlado, dessa vez, o trabalho consistiu em realizar o rescaldo de pontos quentes.
No mesmo dia, as equipes também atuaram em um novo foco de incêndio identificado às margens da BA-160, do lado oposto de onde já acontecia o combate. Os militares se dividiram para conter o fogo e garantir que as chamas não avançassem para outras áreas.
Na operação, os bombeiros utilizaram mochilas costais, sopradores e materiais de sapa, além de um drone, para monitorar os focos de incêndio. Apesar das altas temperaturas, que chegaram a 34ºC, e da baixa umidade do ar, com 22%, as equipes conseguiram manter o incêndio sob controle.
Para as próximas ações, que já estão em andamento, as guarnições de combate a incêndios florestais farão o monitoramento da Fazenda Carnaíba, a fim de evitar a reignição das chamas. Recursos como dados de satélites, através do Painel do Fogo, também estão sendo utilizados para garantir uma resposta rápida em caso de novos focos de incêndio na área de Bom Jesus da Lapa.
A 86ª CIPM apreendeu duas motocicletas com sinais de adulteração nos bairros Projeto e Santa Helena, na cidade de Formosa do Rio Preto.
Durante patrulhamento Tático nas mediações da entrada da cidade, a Guarnição PETO 9.8610 identificou uma motocicleta Honda/XLR, que ao proceder à verificação da Placa Policial da cidade de Corrente do Piauí, foi observado que os dados não eram condizentes ao modelo do veículo.
Diante de mais desconfianças, foi constatado que a referida placa pertencia a outra motocicleta licenciada nesta cidade e a numeração do chassi adulterado pertencia a outra motocicleta licenciada em Jacobina.
No dia seguinte, outra motocicleta com placa policial do Estado do Pará atraiu o tirocínio policial, sendo então constatada adulteração nos sinais marcadores do chassi.
Diante de todos os ilícitos, os veículos foram apresentados na DP local, para as providências legais.
26
Ago / 2024 |
LEM: 85ª CIPM realiza reunião com foco em orientações às suas condutas nas eleições |
Na manhã desta sexta-feira, 23, em Luís Eduardo Magalhães, o Maj PM Barroso Neto, Comandante da 85ª CIPM, reuniu o efetivo da Unidade para Parada Geral com foco nas orientações aos policiais militares em relação às suas condutas nas eleições municipais de 6 outubro.
A palestra com o tema “Aspectos jurídicos da atividade policial no período eleitoral”, proferida pelo Sr. Alysson Batista Flizikowski, Promotor de Justiça de Luís Eduardo Magalhães, foi esclarecedora. Já o senhor Edilson Paulo Lima dos Santos, Chefe do Cartório Eleitoral de LEM, proferiu a palestra com o tema “Atividade policial no período eleitoral”, dirimindo as dúvidas acerca da autuação policial nas diversas situações que vão de encontro a legislação eleitoral.
O Asp PM Nilton e o Sargento PM Hermes foram homenageados com o título de Policial Padrão do mês de Julho.
A Advocacia-Geral da União (AGU), lançou nessa quinta (22), a Cartilha de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio no Serviço Público Federal. O informativo apresenta conceitos e definições sobre assédio sexual, além de informações sobre dados, formas de identificação e canais de denúncia.
A escolha da data de publicação tem relação com a campanha Agosto Lilás, realizada anualmente em combate à violência contra a mulher no Brasil.
O texto apresenta elementos caracterizadores do assédio sexual, com base no Código Civil Brasileiro, na Constituição Federal e no Código Penal, que define o assédio sexual no art. 216-A como o crime de “constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente da sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função”.
A cartilha também recomenda punições cabíveis em caso de violação praticada por supervisores de empresas contratadas pela administração pública, como empresas terceirizadas de serviços, recomendando que o fiscal do contrato, ao tomar conhecimento da infração, solicite ao gestor a abertura de procedimentos administrativos de apuração de responsabilidade e que recomende o afastamento do assediador do ambiente de trabalho da instituição, assim como sua demissão.
Modalidades de assédio sexual
O assédio sexual é classificado em duas modalidades: assédio sexual por intimidação e assédio sexual por chantagem.
O assédio por intimidação também é conhecido como assédio sexual ambiental, já que ocorre no ambiente de trabalho. Essa forma de assédio não depende de relação hierárquica. Ela é caracterizada por “incitações sexuais inoportunas, solicitações sexuais ou outras condutas semelhantes, verbais ou físicas, realizadas contra a vontade da vítima”. A cartilha ressalta que o assédio sexual por intimidação não possui definição na legislação brasileira, e que a conduta é reconhecida como ilícita pela doutrina e jurisprudência.
Já o assédio sexual por chantagem acontece quando o agente, que “detém poder hierárquico ou exerce ascendência sobre a vítima, exige do subordinado uma conduta de natureza sexual em troca de benefícios ou mediante ameaça de prejuízos”. É caracterizado pela “exigência ou ameaça velada, mesmo que o favor sexual não se concretize.” Essa forma de assédio sexual implica o abuso de poder.
Meios de prevenção
Para a cartilha, é necessário que a administração pública estabeleça uma política institucional de enfrentamento do assédio sexual e priorize uma ampla conscientização no ambiente da organização, alertando possíveis assediadores sobre as consequências de seus atos, e demonstrando às vítimas que essas condutas não são toleradas pela administração.
Canais de denúncia
Atualmente, a plataforma Fala.BR é o principal canal de denúncia de casos de assédio sexual no âmbito do serviço público federal, e é possível fazer uma denúncia acessando a opção “denúncia” disponível no site.
As denúncias também podem ser feitas em ouvidorias e serão transcritas na plataforma Fala.BR. Caso a infração tenha sido praticada por servidores federais no exercício de suas atribuições, a vítima também pode denunciar o fato à Polícia Federal.
26
Ago / 2024 |
Barreiras: Comunidade produtiva da Estrada do Café sedia reunião itinerante da Aiba e Ab |
Na noite desta quinta-feira (22), dando continuidade ao cronograma de reuniões nas comunidades agrícolas em 2024, foi realizada mais uma reunião na região produtiva da Estrada do Café, localizada na comunidade de Novo Horizonte, em Barreiras. O encontro contou com a presença das equipes itinerantes da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e da Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa). Durante o evento, foram compartilhadas informações importantes, promovendo a troca de conhecimentos e divulgando as principais ações institucionais das entidades.
Os temas discutidos na reunião incluíram questões essenciais para a rotina dos agricultores, a exemplo do Vazio Sanitário, o Programa Agro Plus e Infraestrutura e ações sustentáveis. “Estamos satisfeitos com mais uma edição da reunião nas comunidades. É sempre importante manter esse contato com os produtores rurais das comunidades produtivas, pois esse momento é sempre uma oportunidade para prestar contas e apresentar as ações da Aiba, além de ser também oportuno para ouvir as demandas dos nossos associados”, afirmou o presidente da Aiba, Odacil Ranzi.
No encontro realizado em Novo Horizonte, marcaram presença diversos representantes das associações. Pela Aiba, além do presidente da associação, participaram o diretor financeiro Hélio Hopp, o diretor executivo, Elio Engelmann, e os gerentes Luciene Brinquedo (Financeiro), Luiz Stahlke (Infraestrutura), Eneas Porto (Sustentabilidade) e Aloísio Júnior (Agronegócio). Pela Abapa, estiveram presentes o diretor executivo, Gustavo Prado, o conselheiro consultivo e produtor rural, Celestino Zanella e outros colaboradores de ambas as instituições. A presença desses profissionais reafirma o compromisso das entidades em ouvir os produtores locais e fortalecer as parcerias para que de uma forma alinhada e justa possam trabalhar juntos pelo desenvolvimento do setor agrícola na região. As reuniões ainda contemplarão as regiões de Linha Branca, Bela Vista e Jaborandi, dando continuidade ao cronograma estabelecido.
Entre os dias 20 e 22 de agosto, a Aiba, por meio dos programas Agro Plus e Cacau Produtivo, promoveu treinamentos intensivos nos municípios de Barreiras e Riachão das Neves, na Bahia. As atividades tiveram foco em temas cruciais para a segurança no ambiente agrícola, incluindo Prevenção de Acidentes com Maquinários Agrícolas (NR 31.12) e Primeiros Socorros em Espaço Agrícola.
Os cursos foram realizados nas regiões dos perímetros irrigados de Barreiras Norte e Riacho Grande, visando capacitar os profissionais para realizar suas atividades agrícolas com máxima segurança. Além disso, os colaboradores da Fazenda Modelo Paulo Mizote também participaram das capacitações.
Com mais de oito anos de atuação, os Programas Soja Plus/Agro Plus Bahia, já treinaram mais de 1.700 funcionários em diversos municípios do estado da Bahia. A próxima rodada de cursos está programada para acontecer na região de Coaceral, em Formosa do Rio Preto.
Para mais informações sobre os treinamentos e programas, acesse os sites: aiba.org.br e agroplusbrasil.com.br.
26
Ago / 2024 |
Mulher dá a luz no meio da rua em Barreiras |
Na manhã deste sábado (24), em Barreiras, a mulher estava a caminho do hospital, quando entrou em trabalho de parto dentro do carro.
Os pais ligaram para o Samu e a equipe finalizou o parto ali mesmo. Em seguida, a mãe e o bebê foram levados para o Hospital do Oeste.
Um homem de 29 anos foi morto por volta das 16h de sábado (24) no bairro Santa Helena em Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia. Identificado como Leandro de Oliveira Bezega, era natural de Barreiras, na mesma região da Bahia.
Informações apontam que ele era morador da cidade baiana há menos de um ano. Antes havia cumprido pena e depois disso passou a morar no estado do Piauí.
Logo após o crime, uma viatura da Polícia Militar isolou a área e Polícia Civil deve investigar o crime. No local do crime, pessoas indicaram que dois homens em uma motocicleta chegaram e dispararam contra a vítima e fugiram em seguida.
O crime ocorreu em um bar próximo ao cruzamento da Rua Manoel Serpa com a Avenida Duque de Caxias. Pelo menos mais dez cápsulas de duas armas diferentes ficaram espalhadas pela avenida e também próximo ao corpo, que caiu debaixo de uma mesa de sinuca.
Pouco depois das 21h, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) removeu o corpo para o Instituto Médico Legal para a cidade de Barreiras. Não há informações sobre velório e sepultamento.
26
Ago / 2024 |
Acidente na BR-242 deixa ônibus com equipe de Henry Freitas preso em congestionamento |
Uma carreta tombou na BR-242, entre Ibotirama e Seabra, na tarde deste domingo (25). Ainda não há informações sobre as causas do acidente, que resultou na interdição do trânsito, nem sobre a existência de vítimas.
O acidente gerou um congestionamento quilométrico, e vários veículos ficaram presos, incluindo o ônibus da banda que acompanha o cantor Henry Freitas, que fará show em Ibotirama ainda hoje.
De acordo com a produção do evento, o cantor não estava no ônibus, já que viaja de avião e pousará no aeroporto mais próximo. Apesar disso, devido ao bloqueio da via, a equipe com os músicos e demais integrantes não chegará no mesmo horário que ele.
Diante dessa situação, o evento está mantido com os mesmos horários, mas a grade de programação será alterada, com o show de Henry encerrando o evento. A produção deverá divulgar uma nova line-up.
23
Ago / 2024 |
Hoje é dia da Sexta do Peixe no Grupo Santo Antonio! |
22
Ago / 2024 |
Hoje é dia da Quinta Dupla no Grupo Santo Antonio! |
22
Ago / 2024 |
Promoção Especial do Grupo Santo Antonio!!! O Lugar Certo para Você e sua FamÃlia! |
21
Ago / 2024 |
Hoje é dia da Quarta do Pão do Grupo Santo Antonio! |
19
Ago / 2024 |
Promoção Especial do Grupo Santo Antonio!!! O Lugar Certo para Você e sua FamÃlia! |
Na manhã desta segunda-feira (19), a Polícia Militar da Bahia (PM-BA) deu início à 29ª edição da Operação Força Total. A ação tem objetivo de reforçar a segurança pública em todo o estado. Com uma abordagem estratégica e integrada, a operação mobiliza todos os comandos da PM-BA em uma força-tarefa.
Durante a Operação Força Total, o policiamento ostensivo e a fiscalização são intensificados em áreas-chave, com foco na prevenção de crimes.
Segundo a corporação, a tecnologia desempenha um papel central, com o uso de monitoramento em tempo real, drones, e veículos aéreos e terrestres, permitindo uma cobertura abrangente e eficiente.
Desde o início da operação, mais de 600 armas de fogo já foram apreendidas, e quase mil pessoas, flagradas em atividades ilícitas, foram detidas. Além disso, centenas de veículos foram recuperados e devolvidos aos seus donos, enquanto adolescentes envolvidos em atos infracionais foram conduzidos às autoridades competentes.
A rede social X, antigo Twitter, anunciou o fechamento do escritório da empresa no Brasil após descumprimento de uma suposta decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. O anúncio foi feito neste sábado (17) em publicação onde a gigante da tecnologia divulgou a decisão sigilosa do ministro.
Apesar do fechamento, o serviço da rede social continua disponível para a população do Brasil.
A veracidade do despacho não foi confirmada pelo STF. Procurada, a assessoria de imprensa do Supremo informou que a Corte não vai se manifestar sobre o tema.
De acordo com o documento publicado pela rede social, a X se negou a bloquear perfis e contas no contexto de um inquérito da Polícia Federal (PF) que apura obstrução de investigações de organização criminosa e incitação ao crime. O suposto despacho mostra que, ao não cumprir a decisão, Moraes determinou a intimação pessoal do representante da X no Brasil. Porém, o oficial de Justiça não conseguiu localizar os responsáveis pela rede social.
No suposto despacho divulgado, Moraes teria afirmado que a representante da empresa X Brasil agiu de má-fé, tentando evitar a intimação da decisão proferida nos autos. Como os representantes da empresa não foram localizados, Moraes teria determinado a prisão da representante legal da X por desobediência à determinação judicial e multa diária de R$ 20 mil contra a funcionária, ainda segundo o documento divulgado pela X.
O setor para assuntos globais da companhia informou que “para proteger a segurança de nossa equipe, tomamos a decisão de encerrar nossas operações no Brasil, com efeito imediato. O serviço X continua disponível para a população do Brasil”. A rede social acrescentou que os seus recursos não prosperam no STF e que Moraes “ameaça nossa equipe”.
O dono da rede social, Elon Musk, comentou a decisão. “A decisão de fechar o escritório X no Brasil foi difícil, mas, se tivéssemos concordado com as exigências de censura secreta (ilegal) e entrega de informações privadas do Alexandre de Moraes, não haveria como explicar nossas ações sem ficarmos envergonhados”, disse o mega empresário.
Militante global
Não é a primeira vez que o multibilionário Elon Musk desafia o Judiciário brasileiro. Em abril deste ano, Musk acusou Moras de “censura” contra conteúdos da plataforma. Analistas avaliam que essa pode ser uma estratégia da extrema-direita mundial para dificultar as investigações contra a suposta tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro de 2023 no Brasil.
O dono da plataforma X e de diversas outras empresas, desde satélites a carros elétricos, tem se notabilizado pela militância política em diferentes países do mundo, desde Bolívia, Venezuela, Brasil e o próprio Estados Unidos, onde faz campanha abertamente para Donald Trump.
Musk também se envolveu na crise de violência do Reino Unido, onde grupos de extrema-feira atacaram imigrantes pelas ruas. Sobre o tema, Musk comentou que uma “guerra civil é inevitável” no país europeu. A rede X também tem sido acusada de impulsionar conteúdos anti-imigrantes na rede social.
19
Ago / 2024 |
Justiça Eleitoral disponibiliza aplicativo para recebimento de notÃcias de infrações e |
A partir desta sexta-feira (16) qualquer cidadão pode apresentar à Justiça Eleitoral, por meio do aplicativo Pardal, notícias de infrações eleitorais relacionadas à propaganda eleitoral irregular. A ferramenta foi disponibilizada de forma gratuita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas lojas virtuais Google Play e Apple Store. O informante deve acessar o Pardal e proceder ao login pelas suas credenciais do aplicativo E-título ou do Portal Gov.br.
Além disso, para encaminhar a evidência da irregularidade, é preciso informar, obrigatoriamente, o próprio nome e CPF, e apresentar elementos que indiquem a existência do fato noticiado, tais como vídeos, fotos ou áudios. A Justiça Eleitoral garante a confidencialidade da identidade do denunciante.
Antes do preenchimento, será preciso conferir no aplicativo as orientações sobre o que é permitido ou proibido em matéria de propaganda eleitoral, para evitar comunicações incorretas ou infundadas. Após o registro, o denunciante receberá um número de protocolo para acompanhamento da demanda.
Outros tipos de denúncia
De acordo com a Portaria TSE nº 662/2024, que dispõe sobre o uso do Pardal, caso a comunicação não se relacione com o aplicativo, o usuário pode acessar o Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (SIADE) ou a página do Ministério Público Eleitoral, responsável pelo recebimento de denúncias de crimes e outros ilícitos que afetem a disputa eleitoral.
Pra todos verem: sobrepondo um fundo azul e amarelo, estão as figuras de um alto-falante, com três traços abaixo representando ondas sonoras, também um celular com a tela azul e a figura de um pássaro. No canto superior esquerdo, a logomarca do TRE-BA.
O corpo do apresentador Silvio Santos foi sepultado na manhã deste domingo (18) no Cemitério Israelita do Butantã, em São Paulo. A cerimônia foi restrita a amigos e familiares.
Em razão das tradições judaicas, não houve velório público. O pedido de privacidade também foi reforçado em vida pelo apresentador, que é filho de imigrantes judeus.
Segundo a família de Silvio, ainda em vida, o apresentador afirmou que não queria ter sua imagem explorada após a morte.
“Ele pediu para que, assim que ele partisse, que o levássemos direto para o cemitério e fizéssemos uma cerimônia judaica. Ele pediu para que não explorássemos a sua passagem. Ele gostava de ser celebrado em vida e gostaria de ser lembrado com a alegria que viveu. Ele nos pediu para que respeitássemos o desejo dele. E assim vamos fazer”, disseram familiares, em nota.
O apresentador e empresário morreu às 4h50 deste sábado (17) em decorrência de uma broncopneumonia após uma infecção por Influenza (H1N1). Ele estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.
Silvio Santos deixa a esposa Íris, duas filhas do primeiro casamento e quatro filhas do segundo casamento, além de netos e bisnetos.
Na tarde de sábado, 17, por volta das 13h, a 84ª CIPM, apreendeu uma motocicleta no bairro Santo Antônio, em Barreiras.
Diante de informações do Centro Integrado de Informações da PM, uma guarnição foi averiguar a motocicleta, constatando restrição de furto, no último dia 15, deste mês, no centro da cidade de Barreiras.
A moto estava em posse de duas pessoas, sendo apresentados, juntamente com a moto Honda CG, na delegacia de polícia de Barreiras.