Notícias

Três anos depois de o município de Luís Eduardo Magalhães ser contemplado com o projeto Cidade Digital do então Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), outros municípios da região oeste foram agraciados com o projeto: Buritirama, Barra, Brejolândia, Cotegipe, Santa Rita de Cássia e São Desidério. Representantes destes municípios e outras autoridades dos governos federal e estadual participam nesta terça e quarta-feira, 21 e 22 de junho do I Workshop de Tecnologia. O objetivo é apresentar os resultados e iniciativas alcançadas no município e possíveis soluções a serem implantadas na região.

“Estamos montando uma verdadeira rede entre os municípios. A ideia é interligar os municípios da região oeste através da tecnologia, fazendo com que o projeto ganhe status regional”, disse o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz na abertura do evento realizado no Buffet Olavo Nascimento. Muitas dessas conquistas se tornaram possíveis durante a gestão do prefeito na presidência da União dos Municípios do Oeste da Bahia (UMOB), entre os anos de 2013 e 2014. Segundo o vice-presidente do Instituto Expertar e consultor em tecnologia Werther Brandão a intenção é pensar o Oeste da Bahia como um todo. “Nossa região tem oito municípios com investimentos do Governo Federal em projetos de Cidade Digital. Temos tudo para ser um polo tecnológico no Brasil”, comentou.

O trabalho desenvolvido no município ganhou ainda mais respaldo depois da recente vinda do governador Rui Costa para a Bahia Farm Show deste ano, quando ele quebrou o protocolo para uma visita ao Centro de Controle e Operações (CCO). Representando o Governo Estadual no Workshop, o Coordenador Executivo de Infraestrutura de Tecnologia de Informação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, Hernesto Nyamoto, destacou a capacidade de inovar, principalmente na área de tecnologia, apresentada por Luís Eduardo Magalhães e região. “Nós temos voltado os olhos para essa região e  realizado visitas in loco visando contribuir com o desenvolvimento da tecnologia e inovação local”, observou.

Para o Secretário de Inclusão Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação, Américo Tristão Bernardes o trabalho pioneiro desenvolvido em Luís Eduardo Magalhães na área de ciência e tecnologia e que, após a aprovação para implantação em outras cidades da região, se tornará regional traduz-se como uma iniciativa de futuro. “Municípios pequenos e médios vão se tornar pólos futuramente criando mecanismos de emprego e renda”, observou. 

Também prestigiaram a abertura do I Workshop de Tecnologia de Luís Eduardo Magalhães Paê Barbosa, o vice-prefeito de Barreiras; José Conceição dos Santos, prefeito de Wanderley; Sérgio Pitt, secretário de Indústria, Comércio e Serviços e secretário interino de Ciência, Tecnologia e Inovação; Cândido Henrique Trilha, secretário de Governo; Maira de Andrada Santa Cruz, secretária de Trabalho e Assistência Social; Fernanda Fischer, secretária de Saúde; Carlos Augusto Daniel, secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão; Waldemar Leite Lobo, secretário de Infraestrutura; Marli Cenci, secretária de Educação; Fernanda Aguiar, secretária de Meio Ambiente e Economia Solidária; Deusdete Petronilo, Zezé da Farmácia e Mardônio da Rocha, vereadores; Jaques Antônio Miranda, vice-reitor da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB); Alexander Rose, representando a Huawei; Eduardo Pimentel, Total BR e Emerson Silva, 7Lan. 

Fonte:ASCOM, Prefeitura de LEM
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |