Notícias

Uma anta albina, animal extremamente raro, foi filmado nadando nas águas do rio Juquiá, em Tapiraí (SP), no Vale do Ribeira. O flagra foi captado por um funcionário do Grupo Votorantim, responsável pela reserva ambiental particular Legado das Águas, onde o animal foi filmado em 26 de fevereiro.

Maior mamífero brasileiro, a anta é herbívora e geralmente tem a pele em tom acinzentado. No caso do macho filmado, o albinismo é resultado de uma mutação genética rara que faz com que os exemplares não tenham nenhum pigmento na pele. Por isso, ela fica branca e os olhos, avermelhados.

Segundo o gerente geral de sustentabilidade da Votorantim, David Canassa, a presença da anta albina dá indicação do nível de preservação da área. "Até os moradores locais achavam que a existência da anta albina era uma lenda. A presença desse animal mostra que o excelente estado de preservação dessa região. Antes, aqui no Brasil, só sabíamos da espécie em cativeiro, mas agora já conhecemos o território que ela costuma frequentar", explica.

A existência da anta albina foi registrada pela primeira vez em 2014, nesse mesmo local, uma reserva de 31 mil hectares mantida há mais de 50 anos pelo Grupo Votorantim. Na ocasião, o fotografo e biólogo Luciano Candisani fez uma armadilha fotográfica que registrou a anta albina. A imagem, entretanto, foi divulgada apenas em 2015, após publicação de estudo internacional sobre o tema.

Candisani conta que se trata do mesmo animal. "Esses registros foram os primeiros a comprovar a existência de uma anta albina vivendo em seu habitat natural no Brasil", garante o fotógrafo.

Fonte:uol
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |