Notícias



A Prefeitura de Barreiras realizou na tarde desta segunda-feira, 15, a solenidade de posse dos novos membros do Conselho de Educação e Conselho de Turismo para o biênio 2019/2021. A cerimônia foi realizada no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, com a presença do prefeito Zito Barbosa, vice-prefeita Karlúcia Macêdo, secretário de meio ambiente e turismo Demósthenes Júnior, secretária de educação Cátia Alencar, diretora municipal de turismo Mirtes Lima, o presidente do conselho de educação, Jorge Luís e o secretário executivo prof. Juarez.

A partir de agora, os dois Conselhos passam a ter função consultiva e deliberativa, o que vai possibilitar a ampla discussão dos temas e a busca por soluções para o fortalecimento das políticas para a educação e ampliação do potencial turístico de Barreiras. O secretário Demósthenes explicou que o conselho de turismo estava desativado, e precisou de regulamentação legal e atualização para que retornasse as atividades.



“A Prefeitura de Barreiras está promovendo políticas que fortalecem o turismo desde o início do governo, quando o prefeito Zito Barbosa fez o planejamento estratégico com os empresários de trainee turístico e realizou o Barreiras Folia em 2018 e criou o São João no Parque, proporcionando um incremento incrível no setor hoteleiro e empresarial. Com a revitalização do conselho de turismo tenho certeza que surge uma nova perspectiva e um novo momento para o turismo local”, enfatizou o secretário.

Os dois conselhos são formados por diversas instituições, tanto da iniciativa pública quanto da iniciativa privada. No conselho de educação são 24 membros titulares e suplentes ligados à área educacional e no Conselho de Turismo 22 membros do poder público e ramo hoteleiro, restaurantes, agências de viagens e produtores de turismo. A secretária de educação Cátia Alencar citou a importância dos conselhos como colegiado de controle social e autonomia.





“Estamos trabalhando lado a lado com o Conselho de Educação, sem ingerência nas decisões e principalmente valorizando a condição de cogestores das políticas públicas. Isso significa participar ativamente do sistema, compreendendo o planejamento, a execução e a avaliação como instrumento de melhoria do ensino, principalmente nesse momento que implantamos a base comum curricular na rede municipal”, destacou Cátia.

No ato de posse, o prefeito Zito Barbosa elogiou a atuação do Conselho de Educação que tem sido um órgão que acompanha e contribui para os avanços da educação. Ainda deu as boas-vindas aos conselheiros de turismo, citando os desafios e a inserção de novas vocações turísticas de Barreiras.



“Compartilhar com todos os conselheiros esse momento é muito importante para nossa gestão. Agradecemos o trabalho do Conselho de Educação e damos boas vindas aos conselheiros de turismo reforçando que a partir de agora a palavra é unidade e participação. Precisamos unir forças, seja das entidades públicas ou privadas, para trabalhar de forma unificada em prol da educação e do turismo, que já tem o maior carnaval do interior da Bahia, o Barreiras Folia, e também o maior São João. Nossas belezas naturais também são abundantes e temos ainda muito que avançar no turismo”, destacou o prefeito Zito Barbosa.



Ao final da solenidade, os conselheiros titulares e suplentes assinaram o termo de posse, e nos próximos dias ocorrerá a Assembleia para eleição dos presidentes e diretoria dos dois colegiados respectivamente.

 

Fonte:Dircom
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |