Notícias

A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através do programa Borboleta e em parceria com a secretaria de Educação, está realizando capacitações sobre a importância da prevenção ao abuso sexual infantil com os profissionais da área da educação.

Ontem (31), foi a vez dos gestores das creches e CEMEIs participarem das palestras. Já nos dias 13 e 15 de agosto, os professores da educação infantil também participarão do treinamento.

De acordo com a coordenadora do programa, Flávia Rizkalla, os educadores podem ser parceiros na identificação de crianças que estão sofrendo o abuso, portanto essa capacitação vai orientá-los como identificar e como proceder caso o estudante confirmar a suspeita.

“As crianças passam boa parte do tempo nas escolas e ninguém melhor do que os funcionários para identificar qualquer tipo de mudança no comportamento dos meninos e meninas e saber como agir confirmando o abuso”, afirmou Rizkalla.

A capacitação realizada pela equipe do programa Borboleta apresenta alguns sintomas de prováveis vítimas de abuso infantil, como crianças extremamente submissas, agressivas e antissociais, as que resistem em retornar para casa e têm resistências à adultos do sexo oposto, além de meninos e meninas que apresentam dificuldade de concentração, que fogem de casa, depressivas, com comportamento de automutilação e permanente sentimento de culpa.

De acordo com os especialistas, cerca de 80% dos casos envolvem meninas. Destas, 49% têm entre 2 e 5 anos e 33% possuem idade entre 6 e 10 anos. Ainda de acordo com as estatísticas, em 2018 foram registrados através do programa Borboleta 17 casos em Luís Eduardo Magalhães, sendo 76% envolvendo crianças do sexo feminino, fora os casos atendidos pelo Conselho Tutelar.

Para fazer denúncias sobre casos de abusos sexuais contra crianças e adolescentes, os moradores podem ligar para o programa Borboleta através do número (77) 9 9701 1617, para a Polícia Militar através do 190 ou então para o Conselho Tutelar pelo número (77) 9 8802 4773.

Fonte:Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |