Notícias

 

A primeira impressão de quem ver um planador pode ser a de um objeto pequeno, frágil, mas basta conferir de perto essas aeronaves para perceber o quanto elas são estáveis e seguras. O planador é uma aeronave, na maioria das vezes, sem motor. Para se manter em voo, o piloto busca as massas de ar quente que se deslocam do solo para a atmosfera. São elas que sustentam o avião no ar.

 

A região do Centro-Oeste é uma das melhores do país para a prática do voo a vela. Principalmente durante o período de seca, quando é maior a incidência de térmicas, que são consideradas o combustível do voo. Por isso Luís Eduardo Magalhães está sediando a 61ª edição do Campeonato de Voo a Vela do Centro Oeste.

Os competidores disputarão o título até o dia 14 de setembro no aeroporto da cidade. O evento é preparatório para o campeonato brasileiro e para o mundial, quando competidores de diversos países, estarão na cidade. Os planadores saem todos os dias a partir das 10 horas da manhã e retornam até às 16 horas.

A decolagem

É com a ajuda de outro avião que os planadores decolam. Eles ficam presos por uma corda comum, que só não pode ser feita de material elástico. Quando chegam à altitude média de 600 metros o piloto do planador, de dentro da sua cabine, comanda o desligamento. A partir desse ponto, ele está em voo livre.

 

Fonte:Mais Oeste
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |