Notícias
Cronograma elaborado pela administração municipal traz dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher

Testemunhos dramáticos e emocionantes marcaram a programação do CRAS III, na tarde de quinta-feira, 21, no Bairro São Pedro. A psicóloga Larissa Fonseca, do Centro de Referência de Atendimento à Mulher – CRAM, trouxe em sua palestra aspectos da violência contra a mulher, seus ciclos e a rede de atendimento psicossocial disponibilizada em Barreiras. A ação integra a programação da Semana dos 21 dias de Ativismo, realizada pela Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Assistência Social e Trabalho.



“Estamos atendendo às demandas de palestras da programação especial da Semana de Ativismo em parceria com os CRAS de Barreiras. Nosso objetivo é esclarecer sobre a violência doméstica, familiar e promover o empoderamento feminino”, disse a psicóloga do CRAM.

A palestra abriu espaço para que as mulheres desabafassem sobre suas experiências de abusos físicos e psicológicos cometidos por seus companheiros. “Eu tive que deixar a minha casa”, “Eu perdi a alegria de viver”, “Eu não tenho mais vida conjugal”, foram algumas das frases que marcaram o debate.



Segundo a assistente social do CRAS III, Jailma Dantas é preciso desmistificar a incidência da violência doméstica, que não escolhe classe social. Além disso, as mulheres podem procurar os equipamentos públicos de assistência como CRAS e CRAM, ou ainda denunciar na delegacia especializada DEAM. “Estamos à disposição para atender e encaminhar todas as mulheres que se sentirem vítimas. Às vezes mulheres que tem conhecimento da gravidade do que sofrem, se sentem constrangidas em procurar ajuda em nossos órgãos. A violência e o feminicídio não escolhem classe social, no nosso país os índices são alarmantes e precisamos que as pessoas denunciem”, enfatizou Jailma.

A programação seguirá com palestras em toda a rede e uma grande caminhada será realizada no dia 29 de novembro, às 16h, saindo da Câmara Municipal de Vereadores.

Fonte:DIRCOM/PMB
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |