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Os números mostram que a nova "lei seca", em vigor desde 20 de junho de 2008, diminuiu o número de acidentes nas estradas. A polícia faz operações e multa motoristas, mas os perigos nas rodovias são muitos. Em uma blitz na BR-153, policiais rodoviários encontraram vários carros com pneus carecas.

Um feirante foi flagrado dirigindo uma caminhonete, no perímetro urbano de Goiânia, com pneus em péssimas condições. “Nós já não sentimos mais nada no pneu traseiro. Está completamente liso, não dá estabilidade, não dá aderência nenhuma ao asfalto. Esse não pode circular de jeito nenhum”, disse o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Marcus Vinícius Rodrigues, ao analisar o veículo.

O outro pneu que parecia melhor, mas também tinha problemas. “Nós podemos ver rachaduras e ele vai soltar a borracha. Ele já foi colado, está soltando à toa. Vai soltar os pedaços e, a qualquer hora, estará descolando todinho.” 

Dirigir com pneus carecas é infração grave. São cinco pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 127. O feirante ainda vai ter pagar outra multa porque estava sem o estepe, equipamento obrigatório do veículo.

Um comerciante terá de trocar os dois pneus da frente e o estepe para seguir viagem. “O estepe já está no aço”, apontou o inspetor da Polícia Rodoviária Federal. “Nem tinha reparado”, disse o motorista.

Estimativa

A estimativa da Polícia Rodoviária Federal é de que carros mal conservados, com pneus carecas, são responsáveis por cerca de 20% dos acidentes nas estradas. Por isso, os motoristas devem estar atentos: a troca tem que ser feita antes de o pneu ficar completamente liso.

“É arriscado e muito. O condutor sabe disso, mas muitas vezes não olha, não presta atenção e acha que tem condições de rodar mais um pouco e gastar o dinheirinho mais na frente, mas não vê que ele está colocando a vida dele em risco, que vale muito mais”, afirma o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Marcus Vinícius Rodrigues.

 Indicador de desgaste

Para saber a hora certa de fazer a troca, o engenheiro mecânico Jalles Carlindo da Costa ensina que é preciso checar o indicador de desgaste do pneu, principalmente antes de pegar a estrada. “Você observa o indicador de desgaste, um triângulo, ou então a indicação TWI e segue o centro do pneu. No centro do pneu, você encontra uns ressaltos. No momento em que a banda de rodagem, que é a face, estiver na mesma altura do indicador de desgaste no centro, ou seja, entre os sulcos, está no momento da troca”, explica.

Fonte:G1
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