Notícias

Começa nesta terça-feira (18) a convocação de mesários pelos cartórios do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) para as Eleições Municipais de 2020. Este ano, por conta da pandemia de coronavírus, a Corte irá priorizar a convocação por meio eletrônico (e-mail) e por aplicativo de mensagem instantânea. Quando necessário, também haverá envio por correio ou entrega da convocação por oficial de justiça. A convocação vai até o dia 16 de setembro. 

Os mesários trabalham na mesa receptora de votos para garantir o sigilo e a liberdade de escolha dos eleitores. Em 2020, 5.228 voluntários já se inscreveram para a função, o que pode ser feito pelo site e pelo aplicativo e-Título. A expectativa do TRE-BA é de que 108.420 mesários atuem no pleito, entre convocados e voluntários. Este número pode sofrer pequena redução após o trabalho de agregação das seções, que será concluído pelas zonas eleitorais no dia 8 de outubro. 

De acordo com a coordenadora de Planejamento de Eleições e de Logística, Ana Maria Parcero, os cartórios irão utilizar uma conta de email institucional específica, seguindo o formato mesariozona000@tre-ba.jus.br. Ao receber a convocação, o mesário deverá responder, confirmando a participação. A carta informará a função a ser desempenhada nas Eleições e também trará instruções para o treinamento. 

Já na convocação pelo WhatsApp, a conta estará configurada na linha de telefone fixa do cartório eleitoral. O eleitor poderá confirmar o número de telefone utilizado para essa finalidade na página do Tribunal. Também para essa modalidade de convocação, o eleitor deverá responder a mensagem recebida, confirmando a convocação.

Segundo Parcero, em caso de não haver resposta do mesário, tanto na convocação por e-mail como por WhatsApp, o cartório eleitoral não irá considerar o mesário convocado e usará de outros meios para confirmação do recebimento da carta. A autenticidade da carta de convocação poderá ser confirmada no site do TSE e pelo aplicativo e-Título, por meio de código informado na carta.

Fonte:MUITA INFORMAÇÃO
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |