Notícias

O consumo de carne de animais silvestres ainda é um hábito comum para muitas pessoas. A iniciativa – proibida e justificada pela cultura, pelo esporte, pela necessidade real de proteína na dieta e pelas crenças de poderes medicinais presentes em determinadas espécies – representa um real prejuízo para a saúde pública e, também, para a biodiversidade. Para conscientizar a população da região, a médica veterinária do Parque Vida Cerrado, Paula Damasceno Gomes, ministra nesta sexta-feira, 21, às 19h, uma palestra virtual sobre “Zoonoses e saúde pública: os riscos advindos do consumo ilegal de animais silvestres”.

De acordo com a profissional, que é mestranda em Saúde Animal e especialista em Clínica e Cirurgia de Animais Silvestres e Exóticos (UnB), quem consome ilegalmente a carne destes animais expõe a sua saúde e a de terceiros ao risco, mas também comete um crime e provoca imenso prejuízo à biodiversidade na conservação das espécies. “A transmissão de doenças acontece na caça, no preparo, no consumo, na comercialização e, também, no tráfico. Os dados nos mostram que 70% das doenças infectocontagiosas que adquirimos, atualmente, é resultado de zoonoses vindas dos animais. E nós também podemos infectá-los”, destaca.

Ainda segundo a profissional, este é um dos fatores de risco que mais ameaça a vida selvagem, com o registro de diversas populações de animais silvestres que já foram dizimadas ou até extintas em decorrência de doenças transmitidas pelos animais domésticos e pelos humanos. “A educação deve ser prioridade. Não conservamos e nem cuidamos aquilo que não conhecemos. É preciso conscientizar, mas também contar com a fiscalização e a correta penalização porque, além de todos os riscos e prejuízos, a caça ilegal é crime e quem o comete está sujeito aos rigores e punições da legislação brasileira. A pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) tem nos mostrado todos os dias a consequência das nossas ações com o meio ambiente e da nossa relação com a fauna. Precisamos urgentemente educar a população quanto ao conceito de saúde única, entendendo que a nossa saúde depende de um equilíbrio entre saúde animal, humana e ambiental”, finaliza.

O evento é uma realização conjunta do Parque Vida Cerrado com o projeto de extensão “Educação Sanitária como forma de prevenção nos bairros carentes de Barreiras”, que integra o Programa Especial de Prevenção e Combate à COVID-19, da Pró-reitoria da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Para assistir a palestra virtual, disponível pelo link de acesso https://meet.google.com/rmk-ncma-tpu, os interessados devem se inscrever acessando o endereço https://www.even3.com.br/zesp2020.

Fonte:Da Assessoria de imprensa
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |