Notícias

No encontro a secretária da pasta, Fernanda de Cássia Aguiar, ressaltou a importância dos garis, que com seu trabalho, mantém a cidade limpa e organizada

O secretário de Saúde, Werther Brandão, destacou que o trabalho do gari necessita da parceria com a comunidade

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da secretaria de Meio Ambiente e Economia Solidária, realizou na manhã desta segunda-feira, 15, uma confraternização com os garis da cidade pela passagem do seu dia. O café da manhã aconteceu no Viveiro Municipal, no bairro Santa Cruz.

No encontro a secretária da pasta, Fernanda de Cássia Aguiar, ressaltou a importância dos garis, que com seu trabalho, mantém a cidade limpa e organizada “Obrigada pelo empenho e dedicação de cada um de vocês. Todo o cidadão tem o dever de respeitá-los e colaborar com o seu trabalho. Eu sei que apesar das dificuldades encontradas no dia-a-dia, vocês exercem a profissão com muita dignidade e comprometimento em deixar a cidade limpa e um lugar melhor para se viver”.

O secretário de Saúde, Werther Brandão, também prestigiou a homenagem. Para o secretário esse é um dia muito importante que merece ser comemorado. “O lixo deve receber uma triagem antes de ir para a lata de lixo. Vidros, objetos cortantes ou qualquer coisa que bote em risco a segurança de uma pessoa devem ser embalados ou colocados em caixas com identificação do material”, disse, destacando que o trabalho do gari necessita da parceria com a comunidade.

A palavra “gari” vem do nome de Pedro Aleixo Gari que, durante o Império, assinou com a Corte Brasileira o primeiro contrato de limpeza urbana no Brasil. Aleixo costumava reunir no Rio de Janeiro, funcionários para limpar as ruas após a passagem de cavalos, o que nessa época era muito comum.  Os cariocas se acostumaram com esse trabalho e sempre mandavam chamar a "turma do Gari" para executá-lo. Aos poucos e de tanto repeti-lo, a população associou o sobrenome de Aleixo Gari aos funcionários que cuidam da limpeza das ruas. Assim, o nome gari se espalhou para o restante do País.

Dicas para colaborar com o trabalho dos garis:

- Evite colocar excesso de lixo dentro de um mesmo saco para que não rasgue ao ser carregado para o caminhão;

- Não jogue lixo na rua;

- Utilize sempre recipientes adequados para descarte;

- Coloque cacos de vidro e objetos cortantes dentro de caixas de papelão e embrulhe pedaços de vidros, seringas e objetos pontiagudos ou cortantes, de forma que não representem riscos ao coletor.

Fonte:ASCOM, Prefeitura de LEM
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |