Blog Santo Antônio
Notícias

Começou na manhã desta terça-feira (17), a Campanha de Doação de Sangue “Doar faz Bem”, organizada pelas cooperativas Cooperfarms, Unibahia, Cooproeste, Sicredi, Cootransf (Cooperativa de Transportes de São Francisco) e COOPGNP (Cooperativa dos Transportadores de Luís Eduardo Magalhães), com total apoio da prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, com suporte institucional da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), e Clínica São Camilo.

A iniciativa faz parte do Programa Nacional Dia “C” - Dia de Cooperar e continua até o dia 20 de setembro. A doação está sendo feita no Laboratório Central (LACEN), localizado ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

“Essa é uma bela iniciativa das cooperativas e a nossa secretaria de Saúde esta à disposição para dar o suporte necessário. A simples doação de sangue pode ajudar a salvar muitas vidas, por isso a população deve ajudar nesta causa que é tão importante”, comentou o prefeito Oziel Oliveira.

O diretor geral da Fundação HEMOBA também participou da cerimônia de abertura. Ele ratificou a importância do incentivo à doação de sangue e parabenizou a sociedade civil organizada e o poder público municipal de Luís Eduardo Magalhães pela iniciativa. “Só temos a agradecer o exemplo que testemunhamos aqui e deve ser seguido por todos os municípios da Bahia”, enfatizou Fernando Araújo.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), para cada ato voluntário de doação de sangue até três vidas são salvas. O número não é considerado elevado, mas os desafios ainda são grandes, principalmente na sensibilização e fidelização de novos doadores. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população doa sangue com regularidade. O percentual ainda é baixo se comparado ao índice ideal estimado pela própria OMS, que é de 3 a 5% da população.

Segundo o presidente da Cooperfarms, Marcelo Kappes, o Dia C reforça o compromisso das cooperativas por uma sociedade mais justa e com melhores oportunidades para todos. “Essa campanha de doação de sangue converge com os objetivos do cooperativismo que é unir pessoas, de estar próximo e de fazer o bem”, explicou.

Em 2018, as cooperativas organizadoras alcançaram um saldo positivo de 396 bolsas de sangue coletadas, um acréscimo de quase 50% em relação ao ano anterior. Para este ano, a meta é atingir 500 bolsas.

Os interessados em fazer a doação devem comparecer com documento oficial com foto, ter até 69 anos de idade (entre 16 e 18 incompletos precisa do acompanhamento dos pais), pesar mais de 50 Kg, estar bem alimentados, descansados e em boas condições de saúde. O cadastro dos doadores está sendo feito das 7h30 até às 15h no LACEN.

“A população de Luís Eduardo Magalhães tem a oportunidade de ajudar muitas pessoas. Doar sangue é um ato de amor e pode salvar muitas vidas”, encerrou o prefeito Oziel Oliveira.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) chama a atenção das autoescolas e dos candidatos à primeira carteira de habilitação para as mudanças na legislação. Passou a valer, nesta segunda-feira (16), a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) 778, que alterou o processo de formação de condutores.

A principal mudança foi a redução na carga horária das aulas práticas para habilitação categoria B (carros), de 25 horas para 20 horas, sendo que uma das aulas deve acontecer no período noturno. Antes, o candidato tinha que fazer 20% do curso prático à noite. O uso do simulador de direção agora é facultativo. No estado, uma portaria do Detran-BA antecipou em um mês a nova regra do simulador.

Para os candidatos à habilitação categoria A (motos), foram mantidas as 20 horas de aulas práticas e houve redução no número de aulas noturnas, de quatro para uma.

No caso da Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC), usada por quem pilota motos "cinquentinhas", a carga horária do ensino prático diminuiu de dez para cinco horas. A autoescola poderá permitir o uso de um veículo apresentado pelo candidato, que tem a opção de não fazer as aulas teóricas e práticas, realizando somente as provas, no prazo de 12 meses. Se houver reprovação no exame, a parte teórica do curso torna-se obrigatória.

O diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel, comentou as mudanças na legislação. "A ideia foi ampliar o acesso da população à carteira de habilitação, sem deixar de priorizar a segurança no processo de formação do condutor”.

Fonte: Detran-BA

Na manhã desta segunda-feira (16), o prefeito Oziel Oliveira assinou a ordem de serviço para a pavimentação das avenidas Tancredo Neves, Jardim Paraíso e rua Getúlio Vargas. A obra, que tem um investimento em torno de R$ 7,4 milhões, contempla ainda drenagem pluvial para o escoamento da água da chuva, pavimentação asfáltica de qualidade, meio fio, calçadas e sinalização horizontal e vertical das vias.

A cerimônia foi realizada na Escola SESI João Ubaldo Ribeiro e teve a presença de vereadores, secretários municipais, representantes das forças estaduais de segurança, integrantes de associações de classe, entidades, pais, professores e alunos do Serviço Social da Indústria (SESI).

De acordo com o prefeito Oziel Oliveira, serão 1.660,46 m³ de pavimento com concreto betuminoso usinado a quente, resultando em 55.348,50 m² de área de pavimentação asfáltica. Durante o pronunciamento, o chefe do poder executivo municipal destacou a importância da obra para o município.

“Essa intervenção é muito importante e sonhada para os moradores do Santa Cruz, Florais Léa e Jardim Paraíso. A obra melhorará de forma significativa a ligação entre os três bairros, promovendo mais qualidade de vida para todos e desafogando o tráfego de veículos na BR 242”, comentou.

O gestor do município também destacou que as obras de drenagem no local solucionarão o problema de acúmulo de água durante o período chuvoso. Oziel Oliveira afirmou ainda que as obras começam ainda hoje.

“A empresa vencedora da licitação está pronta para o início dos trabalhos e com certeza entregará a obra dentro ou até antes do prazo estabelecido pelo contrato. Dessa forma, continuaremos o trabalho de asfaltamento de muitas ruas e avenidas o que proporcionará muito mais qualidade de vida para a população de Luís Eduardo Magalhães”, encerrou o prefeito.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

A programação especial e homenagens à Semana do Cerrado, realizadas pela Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo e entidades parceiras, tem se estendido em várias comunidades rurais. Durante a semana, a Secretaria Municipal, em parceria Associação de Irrigantes da Bahia (AIBA), Associação Baiana dos Produtores de Algodão (ABAPA), Instituto Brasileiro de Atuária (IBA), Parque Vida Cerrado e demais apoiadores, realizou mais uma oficina de educação ambiental.

Nesta edição, moradores, professores e estudantes das comunidade Rio de Pedras e Vau do Teiú, APA do Rio Branco, tiveram orientações sobre os trabalhos que estão sendo realizados para revitalização dos rios, reflorestamento, recuperação das nascentes e sua importância para o abastecimento dos rios, bem como, as consequências do uso indevido do fogo, dentre outros fatores.

Foram mais de 60 pessoas sensibilizadas, abrangendo as comunidades do Vale do Rio de Janeiro. No próximo sábado (14), encerrando as comemorações dedicadas à Semana do Cerrado, será realizado o mutirão de limpeza nas margens e leito do Rio Grande, nas imediações do Cais e Porto até a ponte Ciro Pedrosa. Todo o lixo recolhido no perímetro ficará exposto na Praça Landulfo Alves como forma de impactar a sociedade e chamar a atenção para o zelo e preservação do Rio Grande, que tem grande importância ambiental e histórica para a cidade.

“Durante toda essa semana mostramos a diversidade e a riqueza encontradas no nosso Cerrado, mostramos nesses dois encontros a importância da preservação ambiental. Essas ações continuam ao longo de todo ano, através de oficinas que abordam a temática de forma lúdica. Encerraremos a Semana do Cerrado com a limpeza do Rio Grande, do qual está em fase conclusiva o desassoreamento em pontos próximos ao Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha”, pontuou Demósthenes Júnior, secretário de meio ambiente e turismo.

Fonte: DIRCOM

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

#OTrabalhoNãoPara: Atenção morador! ⚠ Continuamos em obras 🚧 na rua Paraná no Centro da cidade.

Hoje (12), a partir das 13h, a rua Paraíba, no trecho entre a Clériston Andrade e a avenida JK, estará temporariamente interditada para a continuidade da execução da obra de requalificação da via!

A equipe da SUTRANS estará realizando a sinalização do local para evitar acidentes. Fique atento!

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio


Poucas pessoas tem um olhar para enxergar um desafio e buscar uma solução inovadora. Esse é o caso de Diogo Regis, 17 anos, estudante do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Grande (Cetep), em Barreiras, no oeste da Bahia, que desenvolveu, em seu trabalho de iniciação científica, uma bebida nutricional à base de um fruto típico da região, o jatobá.

A bebida pode ajudar na alimentação de pessoas que possuem anemia, diabetes, e outras doenças, por conta do baixo teor de açúcar e do alto teor de nutrientes como ferro e magnésio. De acordo com o jovem pesquisador, a ideia surgiu como uma possível solução para o desperdício que há na região em relação ao jatobá. “Como o jatobá é uma fruta típica aqui de Barreiras, é comum que, em algumas épocas do ano, uma parte seja descartada”, afirma.

Com a matéria-prima abundante e a vontade de melhorar a qualidade de vida das pessoas, Diogo pensou, inicialmente, em submeter a ideia à Feira de Ciências e Tecnologia realizada no Cetep. “Procurei a professora Wilka Miranda, que me ajudou a elaborar o projeto. Após alguns estudos, descobrimos que o jatobá pode atuar na hemoglobina, prevenindo e curando a anemia e na diminuição do açúcar no sangue, prevenindo e controlando a diabetes”.

A iniciativa está em fase de desenvolvimento, através da realização de testes para aperfeiçoamento, mas Diogo já adianta que, quando concluída a fase de testes, os benefícios serão muitos. “Além do apoio na alimentação para a população em geral, a bebida trará benefícios para as comunidades extrativistas que poderão comercializar o fruto, tornando a prática uma fonte de renda”, explica.

A orientadora do projeto, Wilka Miranda, que é engenheira agrônoma, chama atenção para a importância de apoiar iniciativas científicas desde o ensino médio. “Incentivar a pesquisa entre os jovens é fundamental na formação não apenas de profissionais, mas de cidadãos conscientes e preocupados em buscar soluções para melhorar a vida das pessoas e do meio ambiente de forma geral”. Entre os apoiadores que ajudaram na concepção do projeto estão a Faculdade São Francisco de Barreiras (Fasb) e o próprio Cetep BRG.

Fonte: Ascom/Secti
Além arrecadados serão distribuídos para crianças de instituições beneficentes em festa promovida pela corporação.

O Dia das Crianças promete ser bem especial para dezenas de crianças carentes de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães. Para comemorar a data, o 17º Grupamento de Bombeiros Militar lançou uma campanha de arrecadação de brinquedos nos Quartéis das duas cidades.


De 12 de setembro a 12 de outubro, doe brinquedos novos ou em boas condições de uso nos pontos de arrecadação montados nas duas unidades.
Todo o material arrecadado será doado para crianças de instituições beneficentes, no dia 12 de outubro, durante uma festa que será promovida pelo Corpo de Bombeiros.

Ajude os bombeiros nessa missão, sua contribuição é muito importante!

Fonte: ASCOM/Bombeiros



Corrida, pulos, força, equilíbrio e concentração assim começaram as tarefas esportivas da gincana entre as escolas municipais do Parque e Antônio Bento de Freitas na manhã de terça-feira, 10. A Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, dentro do projeto Brincar e Viver, está realizando no Complexo Esportivo Deputado Luís Braga, em Barreirinhas, a primeira edição dos Jogos Estudantis Barreirense - JEB, e a gincana foi programada como primeira etapa, envolvendo os alunos do 1º ao 5º do ensino fundamental.




A agitação da criançada começou na quadra poliesportiva com as provas de queimada entre as equipes femininas e a prova da bolinha mágica, que exigiram coordenação motora e equilíbrio dos participantes. Uniformizados e identificados pelo número de competidor, meninos e meninas se reuniram na área gramada, para as provas de cabo de guerra, slackline, corrida de saco, túnel, pula corda, peteca e desatando nós. As torcidas organizadas fizeram a alegria e incentivaram o espírito de competitividade esportiva entre as duas escolas.



As competições vão ocorrer todas as terças, quartas e quintas-feiras até o dia 24 de outubro com a participação de 18 escolas. No sábado, 14, iniciam as competições de esportes coletivos com os jogos de futsal, vôlei, basquete, handebol e atletismo, com alunos do 6º ao 9º ano.



O coordenador da Gincana do JEB, professor Aparecido Freitas auxiliado pelos educadores físicos e equipe técnica da educação, participou de todas as provas, interagindo e explicando aos competidores as regras. “Além da competição e incentivo ao esporte, estamos nos divertindo e interagindo com os alunos. Já podemos observar que muitas crianças tem espírito competitivo e gostam de esportes, reforçando nosso projeto de unir o pedagógico ao esporte nas escolas”, disse Freitas.

A secretária de educação Cátia Alencar compareceu a Gincana para conferir as tarefas esportivas e o desempenho da equipe de educadores físicos. “O JEB é um evento estrategicamente preparado para as nossas escolas municipais, e hoje, iniciando com a gincana ficamos felizes com tanta movimentação, alegria e empenho das crianças nas provas. Os professores e educadores físicos também participam ativamente, e o projeto mostra que veio para agregar entretenimento, esporte, desenvolvimento pessoal, expressão artística e solidariedade entre as escolas. No sábado iniciaremos as competições coletivas, encerrando no dia 01 de novembro com todos os resultados”, salientou a secretária.



Ao final da primeira etapa da gincana, quem comemorou a vitória foi a Escola do Parque, consagrada campeã. Na quarta-feira, 11, as escolas municipais Segunda Escola Alcyvando Luz e Alberto Amorim entram na disputa pela vaga para a próxima etapa, e na quinta-feira, 12, o Colégio Municipal Padre Vieira enfrenta a Escola Presidente Médici.

Fonte: DIRCOM
O tema “Tecendo redes de cuidado em saúde mental” chamou a atenção para o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

O 10 de setembro é marcado mundialmente com ações de prevenção ao suicídio. Estimada pela Organização Mundial de Saúde como a 13ª causa de morte da atualidade, sendo uma das principais entre adolescentes e jovens até os 35 anos, a temática passa a ser relevante em diversas vertentes sociais ao longo de todo mês. Foi com objetivo de promover discussões e reflexões sobre a importância do tema, que a Prefeitura de Barreiras através da Secretaria Municipal de Saúde, dentro do Projeto Saúde Humanizada, realizou na manhã dessa terça-feira, o primeiro Seminário de Prevenção ao Suicídio do Oeste da Bahia.





O secretário municipal de saúde deu boas-vindas aos participantes e frisou a importância da colaboração de toda sociedade em favor da vida. “A realização desse primeiro seminário de prevenção ao suicídio do Oeste da Bahia é um grande encontro que reúne todos os segmentos da sociedade para falar dessa temática delicada, mas muito importante. De acordo com a OMS a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo, são cerca de 800 mil suicídios, é um número alto do qual precisamos fazer o alerta em todos os setores, por isso essa participação de vocês nesse seminário coordenado pelo CAPS de Barreiras é relevante na prevenção ao suicídio”, relatou Anderson Vian.



A estudante Júlia Alcântara fez a abertura recitando em forma de poesia a música “Amor à Vida”, do cantor Nando Reis, e emocionou a todos com a música “Jeito de mato” de Almir Sater. O tema “Tecendo redes de cuidado em saúde mental” foi abordado ao longo do dia com as palestras: Prevenção ao suicídio; Prevenção de Transtornos Mentais; Corpo e Auto Cuidado; e a mesa redonda abordando a Prevenção ao suicídio no contexto escolar.



O Seminário contou com a participação de diversos segmentos sociais, como OAB/Subseção Barreiras, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), Polícia Militar da Bahia, Guarda Civil Municipal, Hospital do Oeste, equipes do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outros Drogas (CAPS AD II), do Centro Psicossocial Saúde Mental (CAPS II), gestores e professores da Secretaria de Educação, coordenadores de programas sociais da Secretaria de Assistência Social e da Secretária de Saúde.



“Hoje o alerta acontece em todo mundo, e nesse primeiro seminário além de falar da prevenção ao suicídio, também abordamos a valorização da vida. Foi um evento que teve dentre seus objetivos unir toda rede social, como educação, segurança, assistência social sobre o cuidado com a saúde mental do ser humano. É preciso unir forças em prevenção ao suicídio”, pontuou Denny Samper, coordenadora de saúde mental do município.

O encerramento do primeiro Seminário de Prevenção ao Suicídio do Oeste da Bahia foi marcado com o momento de vivência com o terapeuta integrativo, Renilson Freitas e o momento cultural com os usuários do CAPS II e CAPS AD II. Até o final do mês de setembro, a secretária municipal de saúde em parceria com a Associação do Núcleo de Acolhimento e Valorização da Vida (ANAVV), realiza palestras informativas nas salas de espera das unidades de saúde e blitz educativas nas escolas, espaços públicos e instituições. Já no dia 20 de setembro, terá a Caminhada de Prevenção ao Suicídio com concentração na Câmara de Vereadores. No final do percurso, acontecerão apresentações culturais com o “Show da Vida”, na Praça Landulfo Alves, que incluirão música e recital de poesias.

Fonte: DIRCOM

A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da secretaria de Trabalho e Assistência Social e em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), realizará no dia 13 de setembro, a IX Conferência Municipal de Assistência Social. O evento acontece no auditório do SENAR, localizado no Sindicato dos Produtores Rurais do município e o credenciamento dos participantes inicia às 7h30.

Com o tema "Assistência Social: direito do povo, com financiamento público e participação social", o evento focará seus debates em torno de três pressupostos, que servirão de eixos para a conferência: “A assistência social é um direito do cidadão e dever do Estado”; “Política pública tem que ter financiamento público”; e “A participação popular garante a democracia e o controle da sociedade”.

Para o secretário da pasta, Fábio da Rocha, a realização da conferência é muito importante, pois é um espaço democrático de debate e de participação da sociedade na elaboração da política de assistência social.

“O evento é aberto ao público e todos os moradores de Luís Eduardo Magalhães estão convidados a participar. A conferência é um espaço privilegiado para o exercício da cidadania, para o debate dos projetos, onde é possível avaliarmos a nossa realidade e propormos mudanças e novas ações. A participação de todos é importante para o sucesso nos avanços da política de assistência social do nosso município”, afirmou o secretário.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |