Blog Santo Antônio
Notícias

Uma boa oportunidade para os contribuintes neste início de ano é realizar o pagamento do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022 com desconto de 20% oferecido pelo Governo do Estado para quem quitar o tributo de forma integral até 10 de fevereiro. De acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba), em comparação com os exercícios anteriores, o percentual de abatimento para quem pagar logo o imposto dobrou: até 2021, o desconto no início do ano era de 10% para o pagamento antecipado.

Quem deixar para fazer a quitação integral do IPVA na primeira cota do parcelamento, cuja data varia de acordo com o número final da placa do veículo, também terá o dobro de desconto em comparação aos anos anteriores. O abatimento, que neste caso era de 5%, em 2022 será de 10%.

Para realizar o pagamento do IPVA 2022 com o desconto máximo, basta informar o número do Renavam em um dos três bancos credenciados: Banco do Brasil, Bradesco e Bancoob. No BB e no Bradesco, é possível também fazer o pagamento on-line. O abatimento é concedido de forma automática no valor do imposto quitado dentro do prazo para o desconto.

Já para aproveitar o desconto de 10% quitando o imposto em cota única até a data estipulada no calendário do IPVA para cada placa, o procedimento é o mesmo. Basta observar o cronograma e realizar o pagamento dentro do prazo nas instituições credenciadas e o desconto será aplicado automaticamente no valor do imposto.

Parcelamento

Em 2022, o parcelamento, que poderá ser feito a partir de março, traz outra boa notícia para o contribuinte: a opção de dividir o pagamento do imposto em cinco vezes, número também maior que as três vezes dos anos anteriores.

Para parcelar o imposto em cinco vezes, os proprietários de veículos só precisam observar a data de vencimento da primeira cota na tabela, de acordo com o número final da placa, e pagar o valor estipulado para cada parcela no prazo estabelecido. É preciso, para fazer jus ao parcelamento, que o valor devido seja de no mínimo R$ 120,00. O proprietário que perder o prazo da primeira cota deixa de ter direito ao parcelamento em cinco vezes.

Os débitos referentes à taxa de licenciamento e às multas de trânsito deverão ser pagos até a data de vencimento da quinta parcela. Mais informações estão disponíveis no www.sefaz.ba.gov.br ou via 0800 071 0071 e faleconosco@sefaz.ba.gov.br.

Fonte: Ascom/ Sefaz-BA

Nos primeiros 15 dias de 2022 a Bahia registrou redução de 28,7% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), categoria que engloba homicídio  doloso, latrocínio e lesão  corporal seguida de morte. Dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP) apontam que nas duas semanas, menos 74 mortes foram contabilizadas, saindo de 258 casos no ano anterior, para 184 em 2022.
 
A maior redução aconteceu nos municípios do interior baiano, região onde houve a diminuição de 32,7% (de 168 para 113). Em Salvador, as mortes violentas caíram de 57 em 2021, para 41 este ano. Já na Região Metropolitana de Salvador (RMS), a queda foi de 33 para 30 casos, menos 9,1%.
 
O secretário da Segurança Pública, Ricardo César Mandarino, destacou a importância do empenho das equipes policiais, dos investimentos e das iniciativas de prevenção ao crime.
 
“Esse é o resultado de uma série de ações que vão desde o aumento do policiamento nas ruas, ao trabalho silencioso de investigação. Também estamos com forte atuação, em parceria com a Seap, nas revistas dos presídios e para impedir a entrada de celulares nesses locais. A iniciativa ajuda a evitar a comunicação entre os detentos e criminosos que ainda não foram capturados, o que reflete diretamente na redução do número de mortes”, explicou o titular da pasta.
 
Ainda segundo ele, o início de 2022 mantém a tendência do último trimestre de 2021, quando foram registradas reduções sucessivas, a partir do mês de outubro.
Fonte: SSP BA

De 1º de novembro de 2021 até 18 de janeiro deste ano, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) registrou 2.184 casos de Influenza A, do tipo H3N2, distribuídos em 193 municípios. Deste total, 1.104 (50,54%) são residentes em Salvador. Vale ressaltar que se trata de uma amostragem de casos de Síndrome Gripal (SG), pois nem todas as amostras coletadas são testadas para Influenza.

De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Bahia, dos 2.184 casos, 454 evoluíram para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e necessitaram de internação, com 100 pacientes evoluindo para óbito, o que caracteriza uma letalidade de 22,02%.

Os óbitos foram registrados nos municípios de Salvador (58), Feira de Santana (6), Teixeira de Freitas (6), Canavieiras (2), Ilhéus (2), Mulungu do Morro (2), Jequié (2), São Sebastião do Passé (2), Simões Filho (2) , Valença (02) e 01 óbito para cada um dos seguintes municípios: Mairi, Cabaceiras do Paraguaçu, Camaçari, Candeias, Catu, Guanambi, Itagimirim, Ituberá, Laje, Maragogipe, Nazaré, Pojuca, Ribeira do Pombal, Sapeaçu, Tanquinho, Urandi e Jequiriçá.

Do total de óbitos, 50 (50%) ocorreram no sexo feminino e 50 (50%) no sexo masculino. A maioria ocorreu na faixa etária acima de 80 anos (53 óbitos; 53%). Os outros ocorreram nas faixas de 70 a 79 anos (17 óbitos), 60 a 69 anos (9 ), 50 a 59 anos (10), 40 a 49 anos (6), 30 a 39 anos (3) e 10 a 14 anos (2). Sobre o óbito de uma criança de 4 anos registrado anteriormente, após revisão da causa básica de morte, foi reclassificado para óbitos por outras causas.

Quanto aos antecedentes vacinais, observou-se que apenas 10 casos que evoluíram a óbito foram vacinados contra Influenza, ou seja, 10%. No que se refere ao tratamento com antiviral, 31 (31%) utilizaram o oseltamivir (Tamiflu). Verificou-se a presença de comorbidades e/ou condições de risco para agravamento da doença em 78 (78%) óbitos.

Flurona

O Laboratório Central de Saúde da Pública da Bahia e a Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Sesab confirmaram 23 casos de infecção simultânea dos vírus da Influenza e Covid-19, denominada Flurona, notificados nos seguintes municípios: Alagoinhas (2), Camaçari (1), Feira de Santana (2), Juazeiro (1), Lauro de Freitas (1), Muniz Ferreira (1), Mutuípe (1), Salvador (13), Vitória da Conquista (1). São 10 pacientes do sexo masculino e 13 do sexo feminino, com idades entre 8 e 91 anos.

Medidas de prevenção

Enquanto a vacina Influenza da campanha de 2022 está em fase de produção, a população pode e deve adotar as seguintes medidas de precaução: utilizar máscara e álcool em gel; lavar as mãos várias vezes ao dia, principalmente antes de consumir alimentos; evitar tocar a face e mucosas de olhos, nariz e boca; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; manter os ambientes bem ventilados; evitar contato próximo com pessoas que apresentem sintomas de gripe; evitar aglomerações e ambientes fechados; e adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Fonte: Ascom/Sesab

De maneira contínua, equipes de limpeza da Prefeitura de Barreiras seguem percorrendo praças, logradouros públicos, ruas e avenidas da cidade e zona rural com o objetivo de manter as áreas públicas limpas e conservadas. Os trabalhos que acontecem seguindo um cronograma rotativo da Secretaria de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transporte, tem a atenção redobrada neste período de chuva na região Oeste, eliminando principalmente, possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, causador de arboviroses, como Dengue, Zika e Chikungunya.

Nesse final de semana, as equipes se concentraram na limpeza, podas e roçagem das Praças Emídio Balbino, Praça Deputado Luís Braga, Anphilophio Lopes, Dr. Augusto César Torres, localizadas no centro da cidade. A comunidade do Tatu também recebeu essas intervenções e ainda a desobstrução da estrada vicinal.

Já as ruas José Bonifácio, 24 Outubro, Severino Vieira, Visconde do Rio Branco também receberam os serviços de limpeza, roçagem e podas de árvores. Esse trabalho foi ampliado para os bairros de Barreirinhas, Vila Regina, Renato Gonçalves, Vila Dulce e Vila Brasil. Já nessa segunda-feira (17), as equipes se concentraram com a limpeza e roçagem na Praça e no entorno do Parque Engenheiro Geraldo Rocha.

Conforme o secretário de Infraestrutura, a amplitude deste trabalho está sendo mais intensa devido ao período de chuva no município.  “Todos os dias tem equipes que fazem esse trabalho de limpeza no município, esse intenso cronograma de manutenção e limpeza de praças e demais espaços públicos engloba desde as podas de árvores, capina, roçagem, como também o recolhimento de entulhos, desobstrução de bueiros e limpeza em geral tanto na cidade como na zona rural”, pontuou João Sá Teles.

Fonte: Dircom PMB

A Bahia registrou nesta terça-feira (18) 10.980 casos ativos de Covid-19. A última vez que o Estado teve um número de ativos maior que o de hoje foi em 13/07/2021, quando foram registradas 11. 055 ocorrências. O boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) aponta ainda que, nas últimas 24 horas, foram computados 3.918 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,30%), 2.394 recuperados (+0,19%) e 23 mortes.

Ainda segundo a Sesab, de 1.294.269 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.255.594 são considerados recuperados e 27.695 pessoas tiveram óbito confirmado devido à doença. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.715.590 casos descartados e 281.830 em investigação.

De acordo com a secretaria, estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde, até as 17 horas desta terça. Na Bahia, 53.861 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. Conforme a Sesab, a base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

Vacinação

A secretaria ainda informa que 10.900.691 pessoas foram vacinadas contra Covid-19 com a primeira dose, 262.974 com a dose única, 9.040.834 com a segunda dose e 1.811.592 com a dose de reforço.

Fonte: BNEWS
Para Marta Díez, a pandemia ficará dessa forma em razão da vacinação contra o coronavírus

Em meio a nova onda de alta nos números de infectados com o coronavírus, a presidente da Pfizer no Brasil, Marta Díez, acredita que a pandemia será cada vez mais leve e que a população vai aprender a conviver com o vírus. As informações foram dadas ao jornal O Globo.

Ainda conforme a publicação, para Díez, a grande diferencial é a vacina contra a Covid-19. A presidente ressaltou que em fevereiro e março de 2021 foram momentos críticos da pandemia, porque ainda não tínhamos a vacina.

“A vacinação contra doenças infecciosas é uma ferramenta importantíssima de saúde pública, em particular, no caso da pandemia de Covid-19. É a primeira vez que temos uma pandemia dessas dimensões. Então, podemos observar hoje versus um ano atrás, as taxas de mortalidade e casos graves são muito menores em todos os países, inclusive no Brasil, que tem uma vacinação elevada”, disse para O Globo.

Contudo, destacou sua preocupação com os movimentos antivacina. Todavia, para ela, é importante garantir o acesso às vacinas a países de baixa e média renda para que haja uma saída global da pandemia.a

Fonte: BNEWS
Mais de 50% dos casos de H3N2 são residentes em Salvador

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) registrou 2.184 casos de Influenza A, do tipo H3N2, distribuídos em 193 municípios entre 1º de novembro de 2021 até 18 de janeiro deste ano. De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Bahia, dos 2.184 casos, 454 evoluíram para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e necessitaram de internação, com 100 mortes. os casos de Flurona foram 23.

Deste total, 1.104 (50,54%) são residentes em Salvador. Os óbitos foram registrados nos municípios de Salvador (58), Feira de Santana (6), Teixeira de Freitas (6), Canavieiras (2), Ilhéus (2), Mulungu do Morro (2), Jequié (2), São Sebastião do Passé (2), Simões Filho (2) , Valença (02) e 01 óbito para cada um dos seguintes municípios: Mairi, Cabaceiras do Paraguaçu, Camaçari, Candeias, Catu, Guanambi, Itagimirim, Ituberá, Laje, Maragogipe, Nazaré, Pojuca, Ribeira do Pombal, Sapeaçu, Tanquinho, Urandi e Jequiriçá.

Do total de óbitos, 50 (50 %) ocorreram no sexo feminino e 50 (50%) no sexo masculino. A maioria ocorreu na faixa etária acima de 80 anos (53 óbitos; 53%). Os outros ocorreram nas faixas de 70 a 79 anos (17 óbitos), 60 a 69 anos (9 ), 50 a 59 anos (10), 40 a 49 anos (6), 30 a 39 anos (3) e 10 a 14 anos (2). Sobre o óbito registrado anteriormente em criança de 4 anos, após revisão da causa básica de morte, foi reclassificado para óbitos por outras causas.

Quanto aos antecedentes vacinais, observou-se que apenas dez (10) casos que evoluíram a óbito foram vacinados contra Influenza. No que se refere ao tratamento com antiviral, 31 (31%) utilizaram o oseltamivir (Tamiflu). Verificou-se a presença de comorbidades e/ou condições de risco para agravamento da doença em 78 (78%) óbitos.

Dados Flurona

O Laboratório Central de Saúde da Pública da Bahia e a Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Sesab confirmaram 23 casos de infecção simultânea dos vírus da Influenza e Covid-19, denominada Flurona, notificados nos seguintes municípios: Alagoinhas (02), Camaçari (01), Feira de Santana (02), Juazeiro (01), Lauro de Freitas (01), Muniz Ferreira (01), Mutuípe (01), Salvador (13), Vitória da Conquista (01). São dez (10) pacientes do sexo masculino e treze (13) do sexo feminino, com idades entre 8 e 91 anos.

Fonte: BNEWS

Na tarde de ontem, segunda-feira, 17, por volta das 17h39 a guarnição de serviço do 1º Pelotão/Ibotirama, realizava rondas nas imediações do Bairro Veredinha, na cidade de Ibotirama, uando avistaram um homem em atitude suspeita que, após consulta ao Portal BNMP, foi encontrado em seu desfavor um mandado de prisão em aberto.

Diante do exposto, o indivíduo fora apresentado na Delegacia Territorial de Ibotirama, para as providências cabíveis.

Fonte: 28ª CIPM

No final da noite de ontem, segunda-feira 17, por volta das 23h30, policiais militares da 28ª CIPM, realizava rondas no caminho 02 do bairro São Francisco, quando visualizou um indivíduo em atitude suspeita em frente a uma residência que, após busca pessoal fora encontrado em sua posse certa quantidade de entorpecentes em Ibotirama.

Ato contínuo ao realizar a varredura no perímetro, foi encontrado mais substância análoga a maconha e crack. Diante dos fatos, o autor e material apreendido, fora apresentado na Delegacia Territorial de Ibotirama-Ba, para as providências cabíveis.

Fonte: 28ª CIPM

O Ministério Público do Estado da Bahia ajuizou ações civis públicas contra as operadoras de telefonia Vivo, Tim, Oi e Claro em razão do compartilhamento indevido de dados pessoais dos usuários dos serviços de telecomunicações. Segundo a promotora de Justiça Joseane Suzart, procedimentos instaurados pela Promotoria de Justiça comprovaram “vazamentos de dados” dos usuários por parte das operadoras. O fato, explica ela, vem acarretando o desrespeito aos consumidores por intermédio de incessantes e inoportunas chamadas telefônicas. Além disso, tem contribuído para a ocorrência de fraudes e violado a privacidade dos consumidores.

A promotora de Justiça solicitou nas ações a concessão de medida liminar que obrigue as operadoras de telefonia a cumprirem as regras basilares para o tratamento de dados pessoais que pressupõem o fornecimento de consentimento pelo titular, como disposto pelo art. 7º, inciso I, da Lei n.º 13.709/18, considerando-se a sua autodeterminação na sociedade em rede; a requererem o consentimento expresso dos consumidores titulares antes de proceder ao tratamento de dados pessoais, exceto nas hipóteses elencadas no art. 7º, incisos II a X da LGPD; e, antes de qualquer ato vinculado à atividade do tratamento de dados pessoais, observar se há manifestação livre, informada e inequívoca, pela qual o titular concorda com o procedimento. Diversas outras medidas também devem ser adotadas, como o cuidado com os dados pessoais dos usuários dos serviços contratados para que não sejam disseminados indevidamente, gerando constantes ligações telefônicas não autorizadas nem objetivadas por aqueles; a abstenção, por parte das operadoras, em disponibilizar indevidamente os dados pessoais dos consumidores para terceiros, para não dar oportunidade às fraudes e contratações não autorizadas; e a não concretização de ligações reiteradas, perturbadoras e insistentes para os indivíduos, quer sejam contratantes ou não dos seus produtos e/ou serviços, especialmente aqueles que já consignaram não ter qualquer objetivo de contratação.

Durante as investigações, Joseane Suzart solicitou informações à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que comprovou que as operadoras não vêm agindo em conformidade com as regras destinadas à proteção dos dados pessoais dos usuários dos serviços de telecomunicações, acarretando o ilícito compartilhamento dos dados, bem como diversos danos. “Diante desta conduta ilícita, insistentes contatos telefônicos estão sendo gerados abusivamente, causando sérios prejuízos para os consumidores que ainda enfrentam as tentativas de fraudes encetadas”, afirma a promotora de Justiça, frisando que os usuários possuem o direito quanto ao resguardo dos seus dados telefônicos.

Fonte: Cecom MP

Cotegipe teve 72 projetos artísticos e culturais aprovados para acessarem os recursos da Lei Aldir Blanc. A Lei Federal 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc, tem como objetivo central estabelecer ajuda emergencial para artistas, coletivos e empresas que atuam no setor cultural e atravessam dificuldades financeiras durante a pandemia. Ela prevê três linhas de ações emergenciais, cujos beneficiários dividem-se em artistas e espaços artísticos. Em Cotegipe, 61 artistas e 11 espaços artísticos foram beneficiados.

“Abrimos a Chamada Pública em novembro de 2021. Em dezembro já havíamos selecionado os projetos e debitado o valor na conta dos contemplados. Reconhecemos a importância da Cultura para o nosso município e, em meio a essa pandemia, acredito que esse incentivo é uma forma de não deixarmos morrer esse mercado tão significativo, que é o cultural”, disse a prefeita de Cotegipe, Márcia Sá Teles. 

Todo o processo de inscrição foi realizado pelo Departamento de Cultura, que percorreu distritos do município com o objetivo de democratizar o acesso às inscrições. Para a seleção dos projetos foi instituída uma Comissão de Seleção, composta por cinco membros do poder público e da sociedade civil.

Os beneficiados pela lei, oferecem contrapartidas com atividades gratuitas e devem prestar contas do auxílio recebido em até 120 dias após o recebimento do benefício. "Realizamos tudo como estava previsto, obedecendo a Lei Federal e, assim, conseguimos beneficiar a quem é de direito. Pagamos artistas e espaços culturais um dia antes do natal. A boa nova chegou às contas bancárias do nosso povo. Seguiremos agora para prestação de contas", declarou a coordenadora do departamento de Cultura, responsável pela gestão do processo que envolve a Lei Aldir Blanc no município, Genúsia Kelle Silva Ribeiro.

A lista dos contemplados foi divulgada no Diário Oficial do Município.

Fonte: Ascom Prefeitura





Boa tarde Sigi,

👆👆👆👆👆👆👆 Essa carreta tombou aqui no início da Avenida Enedino Alves da Paixão, no bairro Santa Cruz, LEM. O início da avenida, como se pode ver nas fotos acima, está ruim, cheio de buracos e depressões, o que contribuiu e muito para que esse acidente ocorre agora pouco, no início desta tarde.

👇👇👇👇👇👇👇 Nas fotos abaixo você pode ver como estão as ruas que dão acesso a essa tão importante avenida, que agora se encontra interditada. 



Fonte: Blog do Sigi Vilares/Participação do Internauta. Mande seu ZAP: 77 9.9810-9920
Investimento para os pagamentos supera R$ 7,1 bilhões

A partir desta terça-feira (18), a Caixa Econômica Federal começa a pagar a terceira parcela do Auxílio Brasil às famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com o Número de Identificação Social (NIS) final 1.

A terceira parcela incluirá 3 milhões de famílias, aumentando para 17,5 milhões o total de famílias atendidas.

Cada uma delas receberá um repasse mínimo de R$ 400. Nesta quarta-feira (19), serão os beneficiários com o NIS final 2.  De acordo com o Ministério da Cidadania, o investimento total para os pagamentos supera R$ 7,1 bilhões.

Auxílio-gás

O Auxílio-gás também começa a ser pago - retroativamente a partir de hoje - para as famílias cadastradas no CadÚnico, com o NIS terminado em 1, e segue o mesmo calendário regular de pagamentos do Auxílio Brasil.

Com duração prevista de cinco anos, o programa beneficiará 5,5 milhões de famílias até o fim de 2026 com o pagamento de 50% do preço médio do botijão de 13 quilos a cada dois meses. Atualmente, a parcela equivale a R$ 56.

Cerca de 108,3 mil famílias de municípios do norte de Minas Gerais e do sul da Bahia, atingidas pelas enchentes em dezembro, começaram a receber o Auxílio Gás no mês passado.

Para este ano, o Auxílio Gás tem orçamento de R$ 1,9 bilhão. Só pode fazer parte do programa quem está incluído no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e tenha pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência, assim como mulheres vítimas de violência doméstica.

Fonte: Agência Brasil
Vacinas pediátricas da Pfizer chegaram na madrugada desta terça (18). Previsão é de que mais 113 mil doses infantis cheguem na próxima semana

A Bahia recebeu, na madrugada desta terça-feira (18), um novo lote com 88.200 doses de vacinas pediátricas contra a Covid-19. Os imunizantes são da Pfizer e serão distribuídos para os municípios baianos.

Segundo a secretária estadual de Saúde, Tereza Paim, a previsão é de que mais 113 mil doses infantis cheguem na próxima semana. Os imunizantes serão aplicados em 1,5 milhões de crianças, que fazem parte do público alvo da vacinação.

Fonte: G1

Fonte: Grupo Santo Antonio
Agentes recenseadores deverão visitar 78 milhões de lares brasileiros

Cerca de 78 milhões de residências brasileiras devem receber, a partir do dia 1º de agosto, a visita de um agente recenseador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), informou hoje (17) o presidente do órgão, Eduardo Luiz Gonçalves Rios Neto.

Entrevistado pelo programa A Voz do Brasil, Neto afirmou que o levantamento censitário brasileiro, que é realizado a cada 10 anos, seguirá rígidos protocolos de distanciamento e de segurança sanitária, tanto para os agentes quanto para os entrevistados.

Essencial para a formulação de políticas públicas e para traçar o perfil de todas as camadas sociais, o Censo é a mais completa pesquisa realizada no Brasil sobre a realidade da população em todo o território nacional.

“O Censo é a única investigação familiar que cobre todos os municípios do país. É uma oportunidade única de ver o retrato estrutural que é essencial para o planejamento. É uma pesquisa socioeconômica completa”, afirmou o presidente.

Para tanto, o instituto contratará, até o dia 21 de janeiro, 266 mil profissionais em diversos cargos para realizar o Censo 2022. Destes, 183 mil serão recenseadores. A escolaridade necessária é o ensino fundamental completo, e a remuneração começa em R$ 1,7 mil, podendo alcançar R$ 2,1 mil.

» Veja o edital e como fazer inscrição no processo seletivo.

Os contratos serão temporários, com jornada prevista de três meses - podendo haver renovação por um mês adicional. Todos os contratados receberão férias e 13º salário proporcionais.

Sobre o Censo 2022

Segundo Eduardo Luiz Gonçalves Rios Neto, o questionário padrão que será aplicado durante o Censo 2022 terá 26 perguntas que investigarão o perfil básico domiciliar da família. Cerca de 92% da população entrevistada responderá ao questionário básico. Já os outros 8% - cerca de 8,5 milhões de domicílios - responderão ao questionário longo, de 77 perguntas.

Sobre condições adversas em cidades que atualmente sofrem com inundação, e também sobre populações isoladas, Neto afirmou que o IBGE está completamente preparado para coletar dados de todas as pessoas, independente da situação.

“O IBGE tem toda uma logística, inclusive de equipamentos especiais, para levar o recenseador lá. Os territórios indígenas, os territórios quiliombolas. Ninguém vai ficar para trás”, disse.

Testes para o Censo

Os testes para o Censo 2022 foram feitos inicialmente na cidade de Paquetá, no Rio de Janeiro, em 2021. Escolhida por ter um índice de vacinação acima da média nacional, o modelo desenvolvido pelo IBGE em Paquetá foi expandido a nível nacional, relatou Neto. Isso permitiu que a logística de coleta de dados fosse testada previamente em todos os estados brasileiros, e não apenas em pontos específicos. Com os resultados, o Censo que ocorrerá em 2022 implementará a metodologia aprovada na fase de testes.

“A pandemia serviu para que o IBGE desenvolvesse uma boa entrevista domiciliar por telefone. Agora, posso dizer com segurança que somos experts na entrevista por telefone”, complementou.a

Fonte: Agência Brasil

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, deu início nesta segunda-feira (17), à vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. De acordo com as orientações da Comissão Intergestores Bipartite – CIB e do Ministério da Saúde, as primeiras crianças a serem contempladas pela vacinação no município foram as assistidas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae, que se encaixam nos critérios de prioridade. A vacinação se desenvolverá em ordem decrescente de idade, com prioridade para crianças com comorbidade ou deficiência permanente e indígenas.

A primeira criança a receber a dose do imunizante Pfizer/Comirnaty foi a pequena Caline Vieira Barone, 7 anos, acompanhada da mãe Adriana Vieira que diz está muito emocionada com esse momento. “Estou muito feliz, bastante emocionada pela minha filha ter recebido a vacina contra o coronavírus. Quero agradecer a Deus e a toda equipe da Secretaria de Saúde pelo carinho e atenção, o meu desejo é que a vacina chegue para todos, e que todos sejam imunizados”, disse.

Segundo o secretário de Saúde, o esquema vacinal será feito em duas doses, com intervalo de oito semanas entre elas. “A imunização contra a Covid-19 é comprovadamente segura na prevenção do agravamento da doença. Iniciamos hoje mais essa importante etapa de vacinação, que é nas crianças. Durante esse primeiro ano de imunização, conseguimos diminuir o número de pessoas infectadas e principalmente reduzir o número de internações. Esse é o momento em que pedimos a colaboração da população para não baixar a guarda e manter os cuidados necessários para contermos o avanço da Covid, através da higienização das mãos com água e sabão, sempre que possível usar o álcool gel, uso contínuo da máscara e evitar todo tipo de aglomeração”, destacou Melchisedec Neves.

Fonte: Dircom PMB
Rodrigo Pacheco quer frear o modelo atual de remarcação frequente

O Senado deve discutir a partir de fevereiro uma solução para conter a disparada nos preços dos combustíveis. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, anunciou nesta segunda-feira (17) que submeterá ao colégio de líderes o PL 1.472/2021, que cria um programa de estabilização do preço do petróleo e derivados no Brasil. Se houver concordância dos líderes, o projeto entrará na pauta do Plenário.

— Submeterei à avaliação do Colégio de Líderes no início de fevereiro. A intenção é pautar. O senador Jean Paul Prates será o relator e está se dedicando muito ao tema — informou  Pacheco.

Aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) em dezembro de 2021, o  PL 1.472/2021, do senador Rogerio Carvalho (PT-SE), contém medidas para amortecer os impactos dos aumentos do preço do barril de petróleo e conter a alta nos preços dos combustíveis. O projeto foi aprovado na forma de um substitutivo (texto alternativo) do senador Jean Paul Prates (PT-RN).

O texto, segundo Jean Paul, é baseado em três pilares: além de criar um programa de estabilização, com a finalidade de reduzir a volatilidade dos preços de derivados de petróleo, cria uma nova política de preços internos de venda a distribuidores e empresas comercializadoras de derivados do petróleo produzidos no Brasil.

Além disso, apresenta um conjunto de possíveis fontes de recursos para evitar reajustes recorrentes na bomba de combustível e na venda de gás aos consumidores. Entre essas fontes, está um imposto de exportação sobre o petróleo bruto, principal tema de divergência entre senadores. Pela proposta, a receita advinda dessa cobrança será usada para subsidiar a estabilização dos preços quando os valores do produto subirem. 

Reajustes

Os preços dos combustíveis sofreram sucessivos reajustes em 2021, que resultaram em uma elevação nos postos de cerca de 44%. Na semana passada, a Petrobras subiu os valores da gasolina (4,85%) e do diesel (8,08%) para as distribuidoras, o que gerou preocupação nos senadores. A alta nos preços dos combustíveis tem impactado o índice de inflação, que foi superior a 10% em 2021.

No substitutivo aprovado pela CAE, são alteradas as alíquotas de incidência do Imposto de Exportação sobre o petróleo bruto. O projeto aprovado estabelece alíquotas mínimas e máximas para o imposto, que vão variar de acordo com o preço do produto e em algumas situações serão zeradas como forma de subsidiar a estabilização.

Pelo substitutivo, a alíquota será de no mínimo 2,5% e no máximo 7,5%, aplicada apenas sobre a parcela do valor do petróleo bruto entre US$ 45 e US$ 85 por barril. A alíquota passa para no mínimo 7,5% e no máximo 12,5% quando aplicada sobre a parcela do valor do petróleo bruto acima de US$ 85 por barril e abaixo ou igual a US$ 100 por barril. Para parcelas superiores a US$ 100 por barril, a alíquota será de no mínimo 12,5% e no máximo 20%.

Segundo o relator, o imposto é apenas uma das ferramentas que o governo terá para garantir que os aumentos do barril no mercado internacional não impactem com tanta frequência o orçamento das famílias e de toda a economia.

Outras fontes de recursos e instrumentos que podem ser utilizados como “colchão” de preços, a critério do governo são: dividendos da Petrobras devidos à União; participações governamentais destinadas à União resultantes do regime de concessão e partilha do petróleo; resultado positivo apurado no balanço do Banco Central de reservas cambiais; e receita de superávit financeiro de fontes de livre aplicação disponíveis no balanço da União. 

Mercado internacional

Além do projeto que pode ser colocado em pauta já em fevereiro, também está em análise no Senado o PL 3.450/2021, do senador Jader Barbalho (MDB-PA). Apresentado em outubro, o texto proíbe a vinculação dos preços dos combustíveis derivados de petróleo aos preços das cotações do dólar e do barril de petróleo no mercado internacional.

O senador observa que a moeda americana impacta diretamente no preço do combustível porque, desde 2016, a Petrobras utiliza o valor do barril de petróleo em dólar para fazer reajustes na gasolina nacional. “Ou seja, quando o dólar está alto, o preço do barril de petróleo também sobe, impactando diretamente no preço do combustível brasileiro”, explicou Jader Barbalho.

Fonte: Agência Senado

Com mais de 740 atletas envolvidos e 36 equipes formadas, deu início na tarde do último sábado (15) as competições do 7º Campeonato de Futebol Society, realizado na Praça do Esporte João Carlos dos Santos Campos (Gordo), no bairro Santa Luzia. A Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, por meio da Diretoria de Esportes, está dando apoio a competição que tem como organizadores José Antônio e Paulinho.

Somente neste final de semana 16 jogos foram realizados e animaram as torcidas presentes. Para o diretor de esportes, Lucas Quirino, “essa competição abre o calendário de eventos esportivos de Barreiras, sendo o maior campeonato da Região Oeste amador. Nós já estamos com o calendário de eventos esportivos de 2022 completos. Os primeiros jogos deste campeonato foram bem disputados e agradecemos em especial a todos os atletas pelo empenho e dedicação, que sigamos assim até o final da competição”, destacou o diretor de Esportes.

A abertura do campeonato contou com a presença da secretária de Assistência Social e Trabalho, Karlúcia Macêdo e dos vereadores Valdimiro José e Hipólito dos Passos.

Confira os jogos do final de semana

Real City Buritis 1 X 0 Liper Bode

Boca J.R 1 x 0 Força Jovem

Paulista 2 X 3 Adventus

River Plate 5 X 0 Uniforça

São Caetano 1 X 0 Vila Boys

Sarayevo 1 X 0 Borussia

Rio Preto 0 X 2 Primos

R .B .F. 2 X 0 União Esp.

Bahia 2 X 1 Palmeira

K Buras 1 X 1 Meninos Da Vila

Liver Pool 4 X 2 Riachinho Angical

Mercadinho do Wils 1 X 0 São Paulinho

Sombra Da Tarde 1 X 0 União Jovem

Intrusos 1 X 2 Jamaica

Náutica 1 X 1 Cascavel

Santa Fé 1 X 0 Santa Cruz

Fonte: Dircom PMB

Uma ação comunitária desenvolvida no Centro Municipal de Educação Infantil São José, coordenada pelos jovens da Igreja Adventista do 7º Dia, levou diversos serviços ao bairro Vila Dulce neste sábado (15), através do Projeto Comunitário Família Feliz que contou com o apoio da Prefeitura de Barreiras por meio das Secretarias de Saúde, Educação e Infraestrutura.

O vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso, juntamente com o secretário de Saúde, Melchisedec Neves, acompanhou a ação que atendeu cerca de 110 pessoas ao longo do dia com diversos profissionais, como: pediatra, psicólogos, fisioterapeutas, biomédica, enfermeiro, massoterapeuta, fonoaudióloga, além de consulta com advogados, teste de glicemia, aferição de pressão e corte de cabelo.

De acordo com Zaqueu Oliveira, diretor jovem do grupo Sociedade de Jovens GPS – Guiados pelo Senhor, o Projeto Comunitário Família Feliz está inserido dentro do Projeto Calebe, realizado voluntariamente pelos jovens durante as férias escolares há três anos em Barreiras. “Avaliamos antes o bairro que naquele momento mais precisa dessa ação, depois de uma pesquisa de campo e um estudo de opinião pública, iniciamos o projeto com a colaboração de todos os profissionais de maneira voluntária. Agradecemos o apoio da Prefeitura pelo espaço, iluminação e material para realização de testes rápidos e de outros procedimentos, essa parceria é essencial para alcançar com êxito os objetivos inseridos nesse Projeto Família Feliz”, destacou Zaqueu.

Para o secretário Melchisedec Neves essa ação dentro do Projeto Comunitário Família Feliz é muito importante, alcança famílias inteiras que além de uma consulta ao médico podem interagir com outras atividades pedagógicas e de entretenimento desenvolvidas no local. “Foi uma manhã de sábado gratificante, acompanhar ações voluntárias como essas e concretizar a humanização entre as pessoas e dedicar um tempo àqueles que mais precisam no momento. A Prefeitura abraça essas ideias na perspectiva de levar atendimento e atenção a todos, por isso, agradecemos essa ação humanitária desenvolvida aqui na Vila Dulce”, disse.

Fonte: Dircom PMB
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |