Blog Santo Antônio
Notícias

4e538c55-a268-4147-ac5e-8b0cfea220c5 

Na noite de ontem, sábado, 10, a guarnição do PETO, registrou uma ocorrência bem-sucedida de furto e recuperação de veículo. Após o alerta de furto do proprietário de uma caminhonete F1000, a guarnição agiu prontamente, localizando o veículo às margens da BR 349, em Santa Maria da Vitória.

O suspeito, ao perceber a aproximação da viatura, fugiu pelo matagal. Após o contato com o proprietário, a guarnição entregou o veículo recuperado.

Fonte: ASCOM/30ª CIPM

1b79857c-4c1c-4b4e-8359-79fb4f6a0106

Na tarde de ontem, sábado, 10, por volta das 14h30, a guarnição de serviço na cidade de Cocos recebeu informações sobre uma tentativa de homicídio na Fazenda Camaçari 02, no município de Cocos.

Solicitando apoio ao Samu para preservar a vida da vítima, a equipe deslocou-se para o local. A testemunha relatou desentendimentos frequentes entre a vítima e o suposto autor. No incidente, um homem disparou uma arma de fogo contra a vítima, que foi socorrido pelo Samu.

O autor evadiu-se, não sendo localizado, mas uma espingarda tipo “chumbeira” foi encontrada na residência, sendo apresentada na Delegacia para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

Fonte: ASCOM/30ª CIPM

Um homem apontado por agredir, ameaçar e perseguir a ex-companheira teve o mandado de prisão cumprido, na quinta-feira (8), por policiais da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Barreiras. Ele, que não aceitava o fim do relacionamento, descumpriu a medida protetiva de urgência.
 
“No descumprimento, o homem invadiu a casa da ex-companheira e ameaçou de morte ela e o filho do casal, de seis anos. A mulher relatou o descumprimento na delegacia e prontamente solicitamos à prisão, que foi cumprida”, explicou a titular da Deam/Barreiras, delegada Marília Santa Maria. 
 
O homem foi encaminhado para a sede da Deam, onde foi ouvido e segue na unidade policial custodiado, à disposição do Poder Judiciário. 
Fonte: Ascom PC BA

2acac66d-360d-49fd-8003-89a053d8209c

252e4f58-f354-439b-9f8e-f73d695c61f0 

Equipes do 17° Batalhão de Bombeiros Militar permanecem incansáveis na prestação de assistência à população de Muquém do São Francisco, um dos municípios que enfrentam os impactos das intensas chuvas desde o final de janeiro. Desde então, têm sido dias de trabalho árduo e dedicação em prol das comunidades afetadas.

Neste final de semana, os bombeiros realizaram entregas de cestas básicas à comunidade Barreira da Passagem, Pedrinhas e à Aldeia Indígena Pancarú, esta última agraciada também com a doação de um reservatório de água, no município de Muquém do São Francisco.

9364d387-0b35-4f6d-ad09-5e70a7977d81

O monitoramento constante das áreas de risco, especialmente aquelas com águas represadas, e os esforços contínuos para o escoamento em Muquém de São Francisco seguem sendo prioridades para as equipes. Além disso, mantêm-se em contato constante e a disposição caso haja necessidade de atuação nos municípios de Cotegipe-BA e Wanderley-BA, garantindo apoio e assistência às comunidades quilombolas, indígenas e a todas aquelas que necessitam de auxílio, fornecendo donativos, alimentos, roupas e reservatórios de água.

Fonte: 17º BBM

Fonte: Grupo Santo Antonio

06247b58-f2f4-42d3-b1a7-7fb3a37df316

660f75ed-0376-4097-bb8f-3f442a318e67

e3ef6951-15d1-45c4-9d3d-13a9181c69f8  

Na manhã desta sexta-feira (09), por volta das 07h50, equipes do 17º Batalhão de Bombeiros Militar foram acionadas para atender a uma ocorrência de resgate veicular. O acidente ocorreu no trecho da Serra da Piragiba, em Muquém do São Francisco, em uma via marcada pela chuva, tornando o asfalto escorregadio.

Segundo relatos preliminares, o veículo em que as vítimas estavam colidiu com uma carreta e subsequente capotamento. No momento da chegada das equipes de resgate, duas pessoas foram encontradas presas nas ferragens.

b262975f-1e11-475c-a7ab-9de0e720f062

697d5396-34a4-4de0-93b5-ae652213e92a

Entre as vítimas estava o comandante da 85ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), major Pedro Paulo de Araújo Fiuza, e sua esposa, Cintya Paloma Moreira Carvalho. O 17º Batalhão de Bombeiros Militar expressa sua solidariedade pelo falecimento do major PM Pedro Paulo e sua esposa, Cintya Paloma. Neste momento de luto, prestamos nossas mais sinceras condolências aos familiares e amigos enlutados.

Entre as vítimas estava o comandante da 85ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), major Pedro Henrique de Araújo Fiuza, e sua esposa, Cintya Paloma Moreira Carvalho. O 17º Batalhão de Bombeiros Militar expressa sua solidariedade pelo falecimento do major PM Pedro Paulo e sua esposa, Cintya Paloma. Neste momento de luto, prestamos nossas mais sinceras condolências aos familiares e amigos enlutados.

Fonte: 17º BBM]

Na noite desta sexta-feira, 9, por volta das 22h, a guarnição de serviço do 3º PEL/PM encontrava-se em rondas no Cais da cidade quando visualizou uma Honda CG 125 Fan estacionada em desacordo ao que prevê o CTB, em Santa Rita de Cássia.

Diante da infração de trânsito, foi feito o procedimento de identificação veicular. Realizada consulta aos sistemas policiais, foi verificado que a motocicleta de placa OLD-4230 (Barreiras/BA) possuíria registro de roubo na data de 20/11/2023.

O condutor foi localizado e alegou desconhecer a procedência criminosa do veículo e informou ter adquirido por um valor desproporcional ao praticado no mercado com um revendedor local.

Diante do fato, a motocicleta foi apreendida e será apresentada na Delegacia Territorial de Santa Rita de Cássia no próximo dia útil, onde também será apresentado o possuidor para adoção dos procedimentos relativos ao crime de receptação.

Fonte: 86ª CIPM, a Guardiã do Vale do Rio Preto

Durante o Barreiras Folia, os serviços de saúde estarão disponíveis aos cidadãos, tanto no circuito da festa quanto na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas Clarice Borges, Hospital Municipal Eurico Dutra, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Hospital da Mulher. Mas antes mesmo do início da folia, todas as 49 Unidades Básicas de Saúde (UBS) operam em período integral até a sexta-feira (9), fechando somente na segunda-feira (12) e na terça-feira (13), e reabrindo na quarta-feira (14) a partir das 14 horas.

Nesta quinta-feira (8), a secretária de Saúde de Barreiras, Jamile Rodrigues, recepcionou o prefeito Zito Barbosa, vereadores e os integrantes da Comissão de Eventos, em vistoria ao Posto de Atendimento Médico instalado no Circuito Zé de Hermes (ao lado do Beirute), onde funcionarão os serviços de saúde, que contará com o suporte de ambulâncias.

De acordo com a secretária de Saúde, Jamile Rodrigues, a pasta dedicou atenção especial para atendimento no Carnaval, dado o número de pessoas que prestigiam essa grande festa. “Iniciamos os trabalhos preparando nossa equipe e definindo fluxos de atendimentos. Reforçamos o número de profissionais que atenderão na UPA 24h Clarice Borges e montamos uma ampla estrutura para atendimento no Circuito Zé de Hermes, com capacidade para atender até 11 pacientes simultaneamente e 13 profissionais de saúde atuarão por noite no circuito, com o apoio de duas ambulâncias. Assim, vamos proporcionar saúde e conforto aos participantes do Barreiras Folia “, pontuou a secretária.

Fonte: DIRCOM PMB
Ele foi preso durante fiscalização da PRF com foco no combate a criminalidade em um dos principais ‘corredores’ de acesso ao estado.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu na noite de quinta-feira (08), uma mulher de 32 anos que possuía um mandado de prisão em aberto pelo crime de tráfico de drogas, praticado no Distrito Federal.

Equipe da PRF fiscalizava no Km 800 da BR 242, quando o motorista de um ônibus interestadual parou no posto da PRF e relatou que uma das passageiras estava causando tumulto dentro do veículo.

Em consulta aos sistemas policiais, foi constatado que um dos passageiros possuía em seu desfavor dois mandados de prisão em aberto decorrente de processo pelo crime previsto no artigo 33 da Lei 11.343/2006 (tráfico de drogas), expedido pela 5ª Vara de Entorpecentes do Tribunal de Justiça do Distrito Federal.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão a passageira e ela foi encaminhada à autoridade competente na Delegacia de Polícia Civil de Barreiras (BA), para as providências cabíveis.

Fonte: PRF

Fonte: Grupo Santo Antonio

O Senado vai analisar um projeto de lei que obriga condenado ou acusado de crime que usem monitoramento eletrônico a arcar com as despesas do equipamento. Normalmente, o aparelho é usado em forma de tornozeleira ou pulseira. O projeto de lei (PL) 6/2024, do senador Cleitinho (Republicanos-MG), ainda não tem relator nem comissões designadas para sua análise.

Para o senador, a saída da prisão sob monitoração eletrônica é um benefício usufruído pelo condenado e, por isso, não deveria ser custeada pelos cofres públicos. “(...) é mais do que justo que o próprio condenado arque com os custos desse direito – e não a sociedade brasileira, já vitimada pela prática do delito”, argumenta Cleitinho na justificação de sua proposta.

No entanto, o texto prevê que os presos podem comprovar não ter condições financeiras de realizar os gastos. Nestes casos, o juiz poderá conceder a isenção no pagamento.

Destino dos valores

Caso o projeto vire lei, os valores pagos serão depositados na conta do juízo responsável pela supervisão do monitoramento. Mas se a condenação do preso for definitiva, ou seja, transitada em julgado, os recursos serão transferidos ao Fundo Penitenciário Nacional (Funpen). O fundo, que foi criado pela Lei Complementar 79, de 1994, financia melhorias no sistema prisional do país. Os valores do Funpen são repassados aos estados, por exemplo, para a construção e ampliação de estabelecimentos penais.

Já nos casos em que o acusado de crime for inocentado definitivamente, os valores pagos serão devolvidos. A proposta, que altera a Lei de Execução Penal (Lei 7.210, de 1984), ainda obriga os beneficiados com o monitoramento eletrônico a devolverem o aparelho em perfeitas condições de uso após o período de uso.

Monitorados

O uso de tornozeleira ou pulseira eletrônica é usado comumente nos casos de prisão domiciliar, quando o condenado cumpre pena de crime menos grave em sua residência ou em estabelecimentos chamados “casa do albergado”. No entanto, mesmo em crimes mais graves, o juiz pode permitir que o criminoso fique em casa se, por exemplo, tiver mais de oitenta anos ou sofrer doença grave. Em todo caso, compete ao juiz avaliar se haverá o monitoramento eletrônico.

Quando há uma investigação em curso antes do julgamento, o juiz também pode submeter o acusado a monitoração eletrônica. O mesmo também pode ser feito em presos beneficiados com a chamada “saída temporária”, em que os condenados entre quatro e oito anos de prisão têm o direito de sair do estabelecimento prisional. A saída pode ocorrer até cinco vezes por ano, de até sete dias cada, para visitar familiares, realizar cursos ou outras atividades sociais.

Custos

Cleitinho lembra que o Estado arca com um custo alto mensal para manter esse tipo de vigilância. Ao apresentar o projeto, ele mencionou que, em 2023, “havia 92.984 pessoas em prisão domiciliar fazendo uso de equipamentos de monitoramento eletrônico” em junho de 2023, segundo o Sistema de Informações do Departamento Penitenciário Nacional (Sisdepen).

“Os custos pela utilização do equipamento variam de estado para estado. No Distrito Federal, o custo seria de R$ 211,102; no Mato Grosso do Sul, de R$ 255,003 (...) Admitindo-se, apenas para fins ilustrativos, um custo mensal de R$ 200 por preso, o valor gasto por mês com as 92.984 pessoas que faziam uso de equipamento de monitoramento eletrônico [em prisão domiciliar] seria de R$ 18.596.800”.

Tramitação

O projeto ainda aguarda o despacho que determinará quais comissões temáticas irão analisá-lo. O despacho também dirá se ele vai precisar passar pelo Plenário ou se a deliberação das comissões será a palavra final. Se for aprovado pelo Senado, o projeto seguirá para a Câmara dos Deputados.

Fonte: Agência Senado
Mourão denunciou a ‘implantação de regime autoritário’ de forma que ‘nem Hitler ousou’ após ação contra membros do governo passado e militares

O ex-vice-presidente Hamilton Mourão denunciou a “implantação de regime autoritário de fato no País”, após as operações da Polícia Federal desta quinta (8), que tiveram como alvo integrantes do governo Bolsonaro e militares da ativa. Para o atual senador, as ações são “devassa persecutória” e “revanche das oligarquias”. Veja abaixo o discurso proferido da Tribuna do Senado.

“Perseguem-se homens de honra, que dedicaram suas vidas ao serviço da Pátria. Ao mesmo tempo em que corruptos são aquinhoados com o perdão de suas dívidas e a bandidagem que massacra a nossa população está livre”, resumiu.

Foram alvos de buscas da PF o ex-presidente Jair Bolsonaro, os ex-ministros Anderson Torres (Justiça), Braga Netto (Casa Civil) e Augusto Heleno (GSI).  Notícias deram conta da prisão por posse ilegal de arm do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, outro alvo da operação, mas a deputada Silvia Waiãpi negou a informação através das suas redes sociais. Filipe Martins e Marcelo Câmara, ex-assessores do ex-presidente, foram presos preventivamente por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF).

Sem Justiça Militar

Para o general da reserva Mourão, comandantes das Forças Armadas não podem se omitir diante da “condução arbitrária de processos ilegais ao largo da Justiça Militar” já que existem oficiais, incluindo generais, atingidos. A prerrogativa de julgar integrantes da ativa das Forças Armadas é da Justiça Militar. “Nem Hitler ousou isso no começo da sua ascensão ao poder”, destacou.

Reação aos ‘arbítrios’

Mourão pediu reação pacífica e dentro da Lei, com entrevistas, redes sociais etc., para cobrar “arbítrios” do STF e impedir a “implantação de regime autoritário”.

“Lamentavelmente a Suprema Corte se torna instrumento das oligarquias regionais, que querem subjugar o País ao seu jogo de corrupção”, criticou o parlamentar. Mourão definiu o PT como apenas uma “fachada para que os verdadeiros donos do poder façam o que querem e bem entendem”.

Fonte: Diário do Poder

Na noite de terça-feira, dia 06 de fevereiro de 2024, o Comandante da CIPRv/Barreiras, Major PM Simões foi agraciado com o título de “Cidadão Honorário” de São Felix do Coribe. A Diplomação em questão trata-se de uma honrosa homenagem concedida pela Câmara Municipal exclusivamente àqueles que não tenham nascido na cidade, mas tenham prestado atos de relevante valor social ao município. Ademais, é uma valorização dos serviços prestados no Comando da Companhia de Policiamento Rodoviário atuante na região oeste da Bahia.

Fonte: ASCOM CIPRv/BARREIRAS


Núcleo de Endemias de Luís Eduardo Magalhães

Na manhã desta quinta-feira, dia 8, o repórter Weslei Santos, do Blog do Sigi Vilares e da Rádio Mundial FM, teve uma conversa esclarecedora com o supervisor geral do núcleo de Endemias de Luís Eduardo Magalhães, o agente Florisval. Com uma trajetória de 16 anos dedicados ao município, Florisval destacou a importância do trabalho realizado pela equipe no combate à dengue e abordou diversos pontos cruciais durante a entrevista.

Um dado preocupante foi compartilhado por Florisval: em 2024, a dengue está se manifestando com maior intensidade. Somente no mês de janeiro, foram registrados 17 casos positivos na cidade, um número alarmante para o início do ano. Em resposta a essa situação, a secretaria de saúde intensificou as ações de combate ao mosquito transmissor da doença.

Embora a cidade ainda não disponha da vacina contra a dengue, Florisval enfatizou que a prevenção é a melhor forma de proteção. O núcleo de Endemias faz um apelo à população para que redobre os cuidados com a limpeza de suas residências e terrenos, evitando o acúmulo de recipientes que possam servir de criadouro para o mosquito e não descartar vasilhas, vasos, copos, cascas de ovos, e outros objetos que venha servir de foco para a proliferação do mosquito da dengue. Somente ontem no país, os números de casos de dengue já chega próximo a 400 mil casos, mais de 200 óbitos sendo investigados e 54 óbitos já confirmados. Segundo ele, o combate em Luís Eduardo Magalhães é em todo o ano mas nesse período do ano isso se intensifica com o apoio de 40 agentes de Endemias onde três equipes se dividem na cidade para visitar locais propícios ao mosquito.

Além disso, equipes foram mobilizadas para visitar locais propícios à proliferação do mosquito, incluindo os bairros Jardim Paraíso, Mimoso I e Tropical Ville. Uma equipe de bloqueio costal está em ação, visitando residências notificadas e realizando a aplicação de veneno para eliminar os possíveis mosquitos positivos.

Outros pontos de preocupação incluem as borracharias e sucatas, onde inspeções são realizadas a cada 15 dias. Uma equipe também está coletando pneus nas ruas para evitar a proliferação do mosquito.

É crucial que a população esteja atenta aos sintomas da dengue, como febre, dor atrás dos olhos, fraqueza, dor no corpo e, em estágios avançados, diarréia. No entanto, é importante ressaltar que esses sintomas podem estar relacionados a outras doenças além da dengue. Por isso, procure a UPA ou o Posto de Saúde mais próximo.

Quanto ao combate com o carro fumacê, Florisval explicou que essa ação só é realizada pelo Governo do Estado quando a situação já está fora de controle, com mais de 2 mil notificações no município, por ser prejudicial à saúde e aos danos ambientais e à saúde causados pelo veneno. O agente também chamou atenção para donos de lojas, principalmente na região central da cidade, pois geralmente na frente está tudo perfeito mas no fundo da loja ocorre varios focos da dengue. Por isso, é essencial que a comunidade colabore ativamente com as medidas de prevenção e combate à dengue para garantir a segurança e o bem-estar de todos.

Fonte: Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares
No ano de 2023, a quantidade de veículos com ocorrência de furto, roubo, adulterados e clonados que foram recuperados pela PRF na Bahia ultrapassou a marca de 700 unidades.

Um automóvel VW/Voyage com ocorrência de roubo registrada em abril 2020, foi recuperado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no final da tarde desta quarta-feira (07), em Ibotirama (BA). Um homem foi preso.

Equipe da PRF realizava fiscalização de combate a criminalidade no Km 582 da rodovia, quando abordou o Voyage, conduzido por um homem de 35 anos.

Durante a fiscalização no veículo, foram encontradas indícios de adulterações nos elementos identificadores, o que levou a equipe a aprofundar a verificação no carro. Com técnicas de análise criminal em fraude veicular, os PRFs perceberam elementos que indicavam outro veículo, da mesma marca e modelo, porém com placas diferentes. Essa modalidade de troca de placas é utilizada para tentar ‘burlar’ fiscalizações da polícia.

Após consulta ao sistema de dados, os PRFs descobriram se tratar na realidade de um veículo roubado em abril/2020, na cidade de Feira de Santana (BA).

Questionado, o condutor informou que comprou o automóvel há cerca de 2 anos na cidade de Morpará (BA).

Configurado os crimes de receptação e de adulteração de veículo automotor, o motorista foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Ibotirama (BA), para formalização dos procedimentos da lavratura do flagrante.

Como ocorre o crime de adulteração

Na adulteração, os criminosos trocam a identificação do veículo e seus documentos para que pareça ser um veículo regular. Neste momento o veículo recebe placas de outro veículo idêntico e o proprietário desse veículo, que se encontra em situação regular, torna-se a segunda vítima dos criminosos pois passa, muitas vezes, a receber multas de trânsito por infrações relacionadas ao veículo clonado.

Fonte: PRF

26809d13-3e86-44f9-8e56-db23bcde5f15

17f0a056-e70d-440b-9ee2-94c5fea0fd6d

As equipes do 17º Batalhão de Bombeiros Militar estão prontas para desempenhar um papel crucial durante o Carnaval Cultural de Barreiras em 2024. Como parte do abrangente Plano de Segurança, que envolve diversas forças policiais, as ações coordenadas visam assegurar a proteção dos foliões e dos profissionais envolvidos nos cinco dias de festividade.

O 17º BBM já está em ação, implementando medidas proativas, como análise prévia de projetos de estruturas provisórias e a execução de fiscalizações e vistorias em edificações, instalações e áreas de risco nos circuitos carnavalescos. Além disso, guarnições e viaturas serão estrategicamente posicionadas para um atendimento imediato em casos de emergências.

29908888-a933-4eaf-aaf8-297dda59b8da

Durante o dia, a presença de guarda-vidas será reforçada nos balneários de destaque, como Prainha e Três Bocas, visando a prevenção de acidentes e a salvaguarda dos banhistas.

No circuito da festa, 35 bombeiros atuarão por dia, divididos em guarnições para atender possíveis ocorrências, contando também com o apoio de viaturas especializadas em combate a incêndios e deslocamento rápido, as quais estarão posicionadas estrategicamente no circuito.

e2464e3c-204b-4f8d-84ed-9a3dc7a3cc11

Nesta quinta-feira (8), as equipes já estão presentes na Praça Landulfo Alves, onde ocorre o evento de escolha do Rei Momo, Rainha e Princesas do Barreiras Folia. Os bombeiros estarão atentos e disponíveis para orientar os foliões, além de estarem preparados para intervir em qualquer eventualidade. Esta postura preventiva é essencial para evitar incidentes e garantir a segurança durante o Carnaval.

Lembramos a todos que, em caso de emergência, o número 193 está disponível para acionar os serviços de socorro. A segurança de todos é responsabilidade de cada um, e a colaboração de todos é essencial para um Carnaval tranquilo e divertido.

Fonte: 17º BBM

Na noite de quarta-feira, 7, por volta das 22h48, a 84ª CIPM atende ocorrência de violência doméstica e prende agressor por posse de drogas na rua N, no bairro Vila Nova, em Barreiras.

A guarnição foi ao local averiguar uma ocorrência de violência doméstica. Após contato com a vítima, seguiram ao local indicado por ela onde estava o autor, momento em que, após abordagem ao agressor e buscas naquele local, foram encontradas duas porções de substância análoga a maconha, totalizando 25 gramas da droga.

Diante dos fatos foi dada voz de prisão e o infrator conduzido à Delegacia Territorial, para as devidas providências legais.

Fonte: 84ª CIPM

Assim como fez na última semana, quando visitou cidades do oeste baiano atingidas pela chuva, a agenda planejada pelo governador Jerônimo Rodrigues para a manhã desta sexta-feira (9) de Carnaval teria a visita a municípios do interior do estado afetados pelas fortes chuvas e enchentes das últimas semanas de janeiro.

Dário Meira, no sudeste baiano, receberia o governador, nesta sexta, para acompanhar as medidas de apoio do Governo do Estado ao município e planejar novas ações estruturantes para recuperar os danos causados pela chuva. Também estava previsto, na agenda de Jerônimo, um sobrevoo a outras localidades da região. No entanto, as condições do tempo na região, com previsão de chuva, comprometem as condições de segurança para aviação e a ida precisou ser adiada.

Com a permanência na capital, Jerônimo acompanha, a partir das 9h, a avaliação dos resultados da Operação Carnaval 2024, após o primeiro dia oficial da festa. O encontro será realizado no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar da Bahia, no Largo dos Aflitos.

Fonte: Com informações do Política Livre

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |