Blog Santo Antônio
Notícias



A equipe do Programa Primeira Infância no SUAS “Criança Feliz”, por meio da Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Barreiras, recebeu na segunda-feira(15), os novos uniformes para melhor identificação dos visitadores que frequentam o lar das famílias assistidas pelo programa. Participaram da entrega no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS I do Bairro Santa Luzia, a secretária de assistência social e trabalho, Adriana Souza, a coordenadora do CRAS I, Thália Souza, as supervisoras Lauriene Trindade e Nádia Oliveira, e os 13 visitadores do Programa Criança Feliz.

A primeira infância é uma etapa do desenvolvimento humano marcada por importantes aquisições físicas, cognitivas, emocionais e sociais. É também influenciada pela imaturidade e vulnerabilidade da criança, e por sua condição peculiar de dependência do ambiente e cuidados de outras pessoas.



“O Programa Criança Feliz prioriza gestantes e crianças de 0 a 3 anos beneficiárias do Bolsa Família e de até́ 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), além daquelas que estão afastadas do convívio familiar por medidas protetivas. Esses técnicos capacitados visitam as famílias semanalmente, levando orientações sobre a melhor maneira para estimular o desenvolvimento infantil”, explicou a secretária de assistência social, Adriana Souza.

Os visitadores utilizam o método Cuidado no Desenvolvimento da Criança - CDC, criado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância/ Organização Pan-Americana da Saúde, para famílias de perfis diferentes, dando orientações de como criar as crianças em melhores condições e promovendo assim, um desenvolvimento mais saudável. O método fortalece os vínculos familiares e incentiva o desenvolvimento de habilidades psicomotoras, cognitivas, emocionais e sociais.

Fonte: DIRCOM





O novo visual de exposição e alimentos embalados nas barracas de hortifruti do pavilhão do Centro de Abastecimento de Barreiras-CAB, chamou atenção dos consumidores nessa manhã de quarta-feira, 17. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Agricultura com o SENAR e Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras-SPRB, e faz parte do lançamento do Projeto Feira Segura, formatado para que o alimento chegue fresco na mesa do consumidor durante a pandemia e sem riscos para o consumo das frutas e legumes comercializados na feira livre.

Os feirantes de hortifruti receberam treinamento para aderir aos protocolos de segurança e orientações da Feira Segura, que obedece todas as medidas do Ministério da Saúde para evitar o contágio por coronavírus. Durante a palestra, a consultora técnica do SENAR, Elisiane Sateles apresentou todas as especificações de higienização das frutas e verduras, que a partir de agora serão comercializadas em sacos plásticos, bandeja de isopor, plástico filme e etiquetadas.



No lançamento do Feira Segura, todos os feirantes estavam com o novo avental, luvas e toucas. A feirante Mari Souza da barraca 37, ressaltou que as medidas de segurança alimentar vão ajudar na proteção de quem compra e quem vende. “ Fiz a capacitação, aderi ao método de embalar as frutas e verduras, porque sei da importância de proteger contra o Covid-19. Assim, vamos ficar mais seguros e também proporcionar mais segurança para nossos clientes”, disse a feirante.

Na saída do CAB, a dona de casa Jailda Martins elogiou as medidas e aprovou os alimentos embalados. “Eu gostei muito da novidade, achei higiênico e mais seguro. Agora não precisa ficar tão preocupada quando chegar em casa, porque sei que os feirantes já limparam e embalaram as frutas com cuidado. Isso ajuda muito na prevenção da doença e também fica mais bonito na prateleira”, comentou a dona de casa.

O secretário de agricultura José Marques, a assessora técnica Manuela Maia, a consultora do SENAR Elisiane Sateles, coordenador de projeto da SPRB Sunny Aaron, os técnicos da SPRB e os servidores da secretaria acompanharam o primeiro dia de Feira Segura.

“ Neste primeiro dia de Feira Segura podemos observar a alegria dos feirantes, os elogios dos consumidores e um novo formato de higiene e segurança alimentar. Essa preocupação em adotar medidas contra a contaminação da Covid-19 é essencial, por isso foram disponibilizados materiais de EPI´s, todas as embalagens para os alimentos comercializados e a limpeza permanente da feira livre, deixando assim, o local mais seguro e limpo para receber os consumidores”, salientou o secretário José Marques.

Fonte: DIRCOM



A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) promoveu na última quarta-feira (17) a doação de 8 kits de irrigação para agricultores familiares de cinco localidades da zona rural de Barreiras: Canabrava, Ilha da Liberdade, Melancia, Nanica e Santa Rita. Os produtores rurais receberam as orientações para a instalação dos equipamentos que vão contribuir para a produção de até um hectare de hortas, frutas e legumes para abastecer a população de Barreiras. Este ano, a Abapa também entregou kits de irrigação para pequenos agricultores de Cocos, Correntina e São Desidério.

Durante o ato de entrega, ocorrido na localidade da Nanica, a sete quilômetros, do centro de Barreiras, o presidente da associação dos produtores rurais da Nanica, Janil Monteiro de Novaes, agradeceu a doação dos kits. “É uma tecnologia que vai fazer a diferença para a gente continuar produzindo mesmo neste período seco e sem chuvas nesta época do ano”. Para o secretário de agricultura e tecnologia de Barreiras, José Marques de Castro, esta parceria entre Abapa e a Prefeitura de Barreiras vai garantir o suporte técnico necessário para o manejo adequado na garantia de uma maior produtividade destas lavouras.

O diretor-executivo da Abapa, Lidervan Morais, explica que a doação dos kits de irrigação integra um programa de transferência de tecnologia da entidade para os pequenos agricultores. “A Abapa vem beneficiando, em parceria com as secretarias de agricultura, a economia local dos municípios a obterem mais rentabilidade com a terra evitando o êxodo rural. No início o projeto, que era destinado aos pequenos produtores de algodão, tem abrangido outras culturas”.

O projeto iniciado em 2014, já beneficiou cerca de 200 famílias no Oeste e Sudoeste baianos, que já conseguiram desenvolver atividades econômicas e crescer através do suporte técnico da Abapa. Para este ano, ao longo desta safra 2019/2020, a entidade vem investindo um montante de R$ 500 mil para a aquisição de materiais de irrigação com recursos dos produtores de algodão através do Fundeagro.

Fonte: Assessoria de Imprensa Abapa

O governo federal doou 54 respiradores à Bahia. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (18) pelo governador Rui Costa (PT), por meio do Twitter.

O chefe do Executivo baiano se reuniu na última quarta-feira (17) com o ministro da Defesa, Fernando Azevedo (leia mais aqui).

“Discutimos a guerra contra a pandemia e ressaltei a importância de se ter tido desde o início uma política nacional única de combate ao coronavírus. Aproveito p/ registrar aqui q o Ministério da Saúde enviou à Bahia mais 54 respiradores. Fica meu agradecimento em nome do Estado”, pontuou Rui.

Fonte: Bahia Notícias

Com a meta de garantir qualidade de vida associada aos aspectos positivos da infraestrutura, a Prefeitura de Barreiras dá continuidade as frentes de trabalho que vem mudando a rotina de moradores em diversos bairros da cidade. Os serviços que gradativamente acontecem na cidade e no campo, seguem o planejamento da Prefeitura dentro do Programa Desenvolve Barreiras com intervenções em todas as áreas da administração.

Desde o mês de abril, moradores da Morada Nobre comemoram as intervenções de requalificação com sinalização horizontal realizada em todo bairro. A Prefeitura também aplicou asfalto novo nas ruas São Diogo, Chega de Saudade e nas Travessas São Diogo I e II. No início desta semana, a vice-prefeita de Barreiras, Karlúcia Macêdo, esteve acompanhando o andamento das obras que estão concentradas na Rua Dr. Augusto Ribeiro de Macêdo, que recebe intervenções de macrodrenagem para melhorar o escoamento das águas pluviais em épocas de chuva, e em seguida será totalmente pavimentada. Morador da rua há 32 anos, Rogério Villodre não esconde a satisfação de ver um desejo antigo sendo realizado.

“Sou um dos primeiros moradores desse bairro, já sofri muito, principalmente em épocas de chuva devido os transtornos estruturais dessa rua. Por ser muito rebaixada, muitas vezes a água entrava no quintal da minha residência, inclusive tive que fazer reparações devido às rachaduras provocadas por esse grande transtorno. Estou muito contente e agradecido por essa intervenção com colocação de manilhas, que irá resolver de vez esse problema, e o asfalto que será aplicado irá melhorar o trânsito de maneira significativa, além da nossa qualidade de vida, pois acabará de vez com a poeira”, declarou Rogério.

Assim como a Rua Dr. Augusto Ribeiro de Macêdo, as Ruas Agripino Fernando Braga, Barbacena e o início da Avenida Beira Rio também já estão na fase de terraplanagem, e nos próximos dias, receberão a pavimentação asfáltica. De acordo com o prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, as intervenções realizadas no bairro Morada Nobre seguem o cronograma das 34 obras que atualmente estão em execução no município.



“O município de Barreiras sofria muito com a falta de infraestrutura, tanto na cidade como na zona rural e desde o início da nossa gestão, seguimos um planejamento de trabalho que tem mudado a realidade do nosso município. Com o surgimento da pandemia, estamos também focados na saúde dos nossos munícipes principalmente na prevenção, tratamento e monitoramento do novo coronavírus, mas graças á Deus, estamos elevando a autoestima da população com uma cidade mais bonita, melhor cuidada e cada vez mais nossa. Vamos continuar com esse trabalho, fazendo de Barreiras uma cidade referência na saúde, turismo, educação, agronegócio, cultura e também na infraestrutura”, destacou o prefeito Zito Barbosa.

Fonte: DIRCOM/PMB

Fonte: Grupo Santo Antonio

Obedecendo as normas da Organização Mundial de Saúde, para prevenção ao novo coronavirus, o Sorteio dos 18 anos do Grupo Santo Antonio foi prorrogado para o dia 11 de outubro de 2020 às 16hs em frente ao Hiper Santo Antonio!

Fonte: Grupo Santo Antonio

Obedecendo as normas da Organização Mundial de Saúde, para prevenção ao novo coronavirus, o Sorteio dos 18 anos do Grupo Santo Antonio foi prorrogado para o dia 11 de outubro de 2020 às 16hs em frente ao Hiper Santo Antonio!

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na última quarta-feira (10), a realização de testes rápidos para a detecção da Covid-19 (novo coronavírus) nos policiais militares e civis do município.

A ação aconteceu nas sedes da 85ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar) e da DISEP (Distrito Integrado de Segurança Pública), onde uma equipe de profissionais da Vigilância Epidemiológica realizou 92 testes.

“Os servidores de segurança pública são expostos diariamente ao risco de contágio, por fazerem parte do grupo de serviços essenciais. A realização dos testes rápidos nesse grupo é mais uma iniciativa que estamos desenvolvendo contra a doença”, comentou a diretora de Vigilância em Saúde, Arisleide Bispo.

Além dos policiais militares e civis, a Secretaria de Saúde também está realizando testes rápidos nos agentes de trânsito e guardas municipais, em especial, nos colaboradores que estão trabalhando nas barreiras sanitárias nas entradas e saídas da cidade; nos profissionais de saúde que apresentaram síndrome gripal ou que tiveram contato com casos positivos no município; nos pacientes suspeitos com a Covid-19, bem como em seus contatos intradomiciliares.

Até o momento, já foram realizados 384 testes rápidos para o novo coronavírus, onde 25 testes apresentaram resultado positivo para a Covid-19.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Apesar de todo o empenho e dedicação dos profissionais de saúde do Hospital do Oeste – HO, nesse sábado, 13, Barreiras teve o primeiro óbito provocado pela Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

A paciente, uma idosa de 74 anos, com histórico de Hipertensão Arterial Sistêmica – HAS e obesidade, estava internada desde o dia 09 de junho, no Pronto Atendimento Coronavírus, com diagnóstico positivo para Covid-19 em estado moderado. Com o agravamento, a paciente foi transferida para o HO, e na manhã desse sábado após complicações, a paciente não resistiu e veio a óbito.

A Secretaria de Saúde de Barreiras se solidariza com todos os familiares, parentes e amigos da paciente e reafirma seu compromisso com a defesa intransigente da vida, assim como manterá todos os esforços necessários para promover a assistência médica a todas às pessoas que venham necessitar de atendimento uma vez acometido pela Covid-19.

Ao tempo em que solicita toda população que redobre os cuidados no enfrentamento ao Coronavírus, tomando todas as medidas possíveis para frear a propagação do vírus, com o distanciamento social, o uso da máscara e a higienização constante das mãos com água e sabão, e sempre que possível fazendo o uso de álcool gel.

Fonte: DIRCOM/PMB

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Obedecendo as normas da Organização Mundial de Saúde, para prevenção ao novo coronavirus, o Sorteio dos 18 anos do Grupo Santo Antonio foi prorrogado para o dia 11 de outubro de 2020 às 16hs em frente ao Hiper Santo Antonio!

Fonte: Grupo Santo Antonio

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Diretoria de Assistência à Saúde com as equipes de Atenção Básica e apoio dos agentes comunitários de saúde, iniciou o cadastramento de famílias de sua área de abrangência, bem como o mapeamento de novos casos de síndrome gripal, entre eles o novo coronavirus (Covid-19). A ação que começou no bairro Conquista se estenderá por todos os bairros da zona urbana e comunidades da zona rural.

Atualmente os agentes acompanham cerca de 14.400 mil famílias e de acordo com a Secretaria de Saúde, as visitas domiciliares são uma importante ferramenta educativa para informar a população acerca dos cuidados e fazer a busca ativa de suspeitos e acompanhamento de casos de síndrome gripal.

“É muito importante informar corretamente os moradores sobre o novo coronavírus, ainda mais em tempos de tantas “fake news”. Nós estamos concentrando todos os nossos esforços para diminuir o risco de contágio e afastar esse perigo que ameaça a todos e que atinge com muita força os nossos idosos e pessoas com doenças crônicas, como hipertensos e diabéticos”, comentou o secretário de Saúde, Felipe Melhem.

Além de orientar sobre a doença, medidas de prevenção e sinais e sintomas, os agentes também estão realizando a aferição de temperatura dos moradores; auxiliando a equipe da Vigilância em Saúde na identificação de casos suspeitos e auxiliando no monitoramento dos casos suspeitos e confirmados.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |