Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

A secretaria de Trabalho e Assistência Social de Luís Eduardo Magalhães por meio do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) realizou durante todo o mês de julho, palestras educativas sobre a prevenção do uso de drogas para os adolescentes de 12 a 15 anos assistidos pelos grupos socioeducativos do CRAS e das unidades descentralizadas nos bairros Jardim das Oliveiras, Sol do Cerrado e Vista Alegre.

 

O objetivo foi alertar os jovens sobre os riscos, efeitos e as drásticas consequências causadas pelo consumo de substâncias tóxicas ao organismo. Além de conscientizar os que estão lutando para abandonar o vício e a prevenção à iniciação do uso de drogas a partir do álcool.

Um dos palestrantes foi o secretário de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, Daniel Álvares, que falou sobre a prevenção das drogas, a sexualidade, a segurança e a importância da escola na formação de cidadãos de bem e com perspectivas na vida.

Para a coordenadora do CRAS, Gilliane Carvalho da Luz Matos, essas palestras fortalecem decisões positivas para a vida dos adolescentes. “Muitos meninos e meninas atendidos pelo CRAS não recebem informações em casa sobre os malefícios das drogas. Na verdade, alguns são incentivados pelo exemplo de casa ou mesmo de sua comunidade a usar algum tipo de substância entorpecente. E o nosso trabalho é gerar consciência para dar suporte para sua decisão em dizer não ao uso das drogas”, comentou Gilliane.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães através da secretaria de Cultura e Turismo abriu inscrições para a formação da Cia Municipal de Artes Dramáticas. O objetivo é proporcionar um ambiente de formação para novos atores e reunir aqueles que já atuam para troca de experiências.

Serão oferecidas aulas teóricas e práticas em nível profissionalizante, possibilitando a formação teatral dos seus alunos-atores. De acordo com o secretário da pasta, Leandro dos Santos, estão sendo disponibilizadas 60 vagas, divididas em três turmas.

As inscrições para as audições começaram ontem (05), no Centro Cultural, e enceram no dia 16 de agosto. Já as audições acontecem no dia 23 de agosto em três horários: 09h, 15h e 19h. Qualquer pessoa pode participar, a idade mínima é de 12 anos. A partir da consolidação da Companhia Municipal de Artes Dramáticas, esta estará apta para montar produtos cênicos que alcancem tanto objetivos artísticos quanto socioculturais através das artes cênicas

Para o secretário essa é uma excelente oportunidade para que novos talentos sejam descobertos e lapidados. “A arte cênica é o desenvolvimento de diferentes habilidades e quanto mais cedo começarmos a desenvolver a interpretação, leitura, dramatização, esses fazeres artísticos serão aprimorados e assim poderemos ter grandes espetáculos com apresentações de novos e experientes atores da nossa terra”, finalizou Leandro dos Santos.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães e a Associação Comercial e Empresarial do município (ACELEM) lançaram a EXPOLEM 2019. Durante o evento, realizado na noite da quinta-feira (01) na sede da associação, a organização confirmou a realização da exposição de negócios e entretenimento entre os dias 3 e 7 de setembro, na Praça dos Três Poderes.

A estrutura terá 95 estandes, praça de alimentação e parque de diversões. Uma das novidades é a instalação de um auditório para a realização de palestras direcionadas aos comerciantes. O espaço do evento contará ainda com apresentações culturais e outras atrações ainda não divulgadas.

A prefeitura e a ACELEM estimam que 40 mil pessoas passem pelo local durante os cinco dias da exposição e a expectativa é que as vendas atinjam R$ 1 milhão. Em 2019 a segurança receberá uma atenção especial. Agentes da guarda municipal e da Superintendência de Trânsito atuarão em parceria com a Polícia Militar no interior e nas proximidades da feira. A Expolem contará ainda com um posto de saúde preparado para realizar atendimentos médicos.

De acordo com o prefeito Oziel Oliveira, a boa expectativa de vendas dos comerciantes deve ser confirmada, uma vez que muitos consumidores aguardam a feira para adquirir produtos com preços diferenciados. “A EXPOLEM realmente possibilita grandes oportunidades para comerciantes e consumidores. Muitos deles se programam para fazer as compras nessa época do ano para fazer compras com preços reduzidos”, comentou o gestor.

O horário de funcionamento da maior feira de variedades do oeste baiano será das 18h às 23h, exceto no último dia em que o acesso será a partir das 14h.

Os interessados em adquirir um estande na EXPOLEM devem se dirigir à ACELEM, localizada na rua Alcides Trento Júnior, nº 100, bairro Jardim Imperial. Quem preferir pode ligar para o (77) 3628 3548.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães realizou uma programação especial para comemorar o Dia do Evangélico. O dia 02 de agosto foi de muita prestação de serviços em frente ao prédio da secretaria de Trabalho e Assistência Social, na avenida Barreiras, com a realização de mais uma edição da Ação do Bem.

Desde o início da manhã, a população contou com uma série de atividades e serviços gratuitos, como assistência jurídica, atendimento do programa Bolsa Família, emissão da carteira do idoso, da 2ª via de RG gratuita e da carteira de trabalho, atendimentos do programa Borboleta, CREAS e CRAS, corte de cabelo (feminino e masculino) e agendamento para o recadastramento biométrico do título de eleitor.

A secretaria da Juventude, Esporte e Lazer disponibilizou aulas de ritmos, mini futsal, defesa pessoal, passeio ciclístico, capoeira, jiu-jitsu, muay thai, NoGi, basquete e tênis de rua, que contou com a presença do preparador físico, André Costa, que foi um dos mestres do premiado tenista Guga Kuerten.

Quem foi a Ação do Bem, também teve atendimento médico e odontológico, escovódromo, aferição da pressão arterial, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites, vacinação antirrábica para cães, ações de educação ambiental, distribuição de mudas de árvores, doação de lixeiras ecológicas, exposição de artesanato, contação de história, pintura facial, pintura em papel, brinquedos, tênis de mesa, xadrez e dama.

De acordo com o prefeito Oziel Oliveira, a Ação do Bem é uma grande opção de lazer e serviços para quem não tem muitas oportunidades durante os dias normais. “Estamos muito satisfeitos com o resultado de um dia inteiro de atividades", comentou o gestor.

Dona Luzimeire Santos aproveitou a oportunidade para retocar o visual. Ela cortou o cabelo para se sentir mais bonita e feliz.

"Adorei esse oportunidade. Agradeço muito aos envolvidos na organização do evento por ter me dado a chance de elevar minha autoestima", finalizou a dona de casa.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
As ações também incluem sinalização horizontal e reordenamento de trânsito

A Prefeitura de Barreiras está investindo continuamente na qualidade da infraestrutura da cidade. A mobilidade urbana e o ordenamento do trânsito, também integram essas ações que vem contemplando ruas e avenidas para facilitar a rotina dos moradores, visitantes e transporte público. Nesta segunda-feira (29) a Rua Wilson Porto, no Bairro Vila Amorim recebeu mais de 5.000m² de pavimentação na requalificação da via, que passará por mudanças no sentido do tráfego.

“O objetivo é dinamizar o trânsito e reduzir a intensidade do tráfego em determinadas vias, dando mais segurança a todos, isso passa pela sinalização que estamos fazendo em toda a cidade. No caso da Vila Amorim, as Ruas Wilson Porto e Otacílio Franca passarão a ter mão única, dividindo assim o fluxo de veículos e desafogando especialmente a Rua Otacílio Franca, proporcionando fluidez no trafego”, disse o secretário de segurança cidadã e trânsito, Junior Sampaio.

Nas Ruas A, B, C e D, da Vila dos Funcionários que já receberam a requalificação asfáltica, as equipes de trabalho estão implantando a sinalização horizontal. No Bairro São Pedro, a requalificação da Rua Nunes que faz ligação com a Rua Joana Angélica (Rua do antigo aeroporto), com acesso ao Hospital do Oeste e BR 135, foi concluída neste fim de semana. Já nessa quarta-feira, (31) conforme anunciado pelo prefeito Zito Barbosa, as máquinas trabalham na requalificação asfáltica da Rua Costa Rica, na Vila Rica, onde está sediada a Escola Municipal Cleonice Lopes.

“Mesmo com o grandioso trabalho de pavimentação e requalificação asfáltica que a Prefeitura vem executando na cidade, muitos são os pedidos por requalificação de ruas e trechos de ruas, por isso seguimos as determinações do prefeito Zito Barbosa, agindo dentro de uma planejamento que priorize as vias de maior fluxo, corredores rodoviários e de transporte público, para que possamos dentro dos limites da capacidade financeira da administração atender gradativamente as demandas que surgem. Esse trabalho contínuo tem gerado muita confiabilidade nas ações do governo perante a população”, relata o secretário de infraestrutura, João Sá Teles.

O morador José da Silva não esconde a felicidade. “Sou paraibano e há 35 anos moro aqui, quando cheguei era tudo mato e as coisas não aconteciam, agora é diferente, vejo as melhorias chegando não só na Vila Amorim, mas na cidade toda. Olhamos o asfalto e percebemos a qualidade do material, muito diferente do que foi feito no passado que era levado na primeira chuva”, destacou José.

Fonte: DIRCOM/PMB



Há cerca de 10 anos em funcionamento do Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha, o Posto Avançando da Guarda Municipal de Barreiras está, desde esta quinta-feira (1), em novas instalações, no imóvel onde funcionou a Diretoria de Esportes. A entrega do novo ponto de apoio foi feita pelo secretário de segurança cidadã e trânsito, Júnior Sampaio e pela secretária de administração e planejamento, Gislaine Barbosa.



Representando a corporação, a comandante interina, Rejane Pimentel falou da conquista, uma reivindicação antiga e que agora se materializa. “Foi uma solicitação minha e do ex-comandante, Gilmar Rodrigues, como forma de garantir aos guardas municipais de plantão neste espaço, mais segurança e conforto durante suas rondas. Uma solicitação prontamente atendida pela gestão de Barreiras”, diz.



Presente também ao evento, a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Barreiras (Sindisemb), Carmélia da Mata, conferiu as dependências que receberam pinturas e adequações com dois alojamentos, sanitário, cozinha e recepção. “Vejo como uma ação positiva, esta demanda foi apresentada ao sindicato por alguns servidores e agora, é muito bom ver que foi prontamente atendida”, destacou Carmélia.

O posto da Guarda Municipal funciona 24horas por dia, inclusive aos finais de semana. São quatro guardas de plantão diariamente com ciclo patrulha (rondas de bicicleta) em toda a área do parque. “Esta mudança foi necessária para oferecer melhoria na qualidade de trabalho destes agentes que se empenham em garantir a segurança das pessoas que procuram este local para praticar exercícios ou mesmo, passear. Uma justa adequação que fizemos, inclusive, equipando os agentes com lanternas, rádios comunicadores para facilitar a comunicação entre eles e protetores solares”, explica o secretário de Segurança Cidadã, Júnior Sampaio.

Diretoria de Esportes – Com a mudança do posto da Guarda Municipal para a antiga sede da Diretoria de Esportes, a Diretoria passa a funcionar no Ginásio de Esportes Baltazarino Araújo Andrade, que passou por completa requalificação após dez anos fechado. O ginásio foi reaberto para eventos esportivos em maio passado.

Fonte: DIRCOM/PMB

Centro de Eventos Santo Antonio, próximo a Cachoeira do Acaba Vida, em direção a Cachoeira do Redondo.

Fonte: Publicidade

A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através do programa Borboleta e em parceria com a secretaria de Educação, está realizando capacitações sobre a importância da prevenção ao abuso sexual infantil com os profissionais da área da educação.

Ontem (31), foi a vez dos gestores das creches e CEMEIs participarem das palestras. Já nos dias 13 e 15 de agosto, os professores da educação infantil também participarão do treinamento.

De acordo com a coordenadora do programa, Flávia Rizkalla, os educadores podem ser parceiros na identificação de crianças que estão sofrendo o abuso, portanto essa capacitação vai orientá-los como identificar e como proceder caso o estudante confirmar a suspeita.

“As crianças passam boa parte do tempo nas escolas e ninguém melhor do que os funcionários para identificar qualquer tipo de mudança no comportamento dos meninos e meninas e saber como agir confirmando o abuso”, afirmou Rizkalla.

A capacitação realizada pela equipe do programa Borboleta apresenta alguns sintomas de prováveis vítimas de abuso infantil, como crianças extremamente submissas, agressivas e antissociais, as que resistem em retornar para casa e têm resistências à adultos do sexo oposto, além de meninos e meninas que apresentam dificuldade de concentração, que fogem de casa, depressivas, com comportamento de automutilação e permanente sentimento de culpa.

De acordo com os especialistas, cerca de 80% dos casos envolvem meninas. Destas, 49% têm entre 2 e 5 anos e 33% possuem idade entre 6 e 10 anos. Ainda de acordo com as estatísticas, em 2018 foram registrados através do programa Borboleta 17 casos em Luís Eduardo Magalhães, sendo 76% envolvendo crianças do sexo feminino, fora os casos atendidos pelo Conselho Tutelar.

Para fazer denúncias sobre casos de abusos sexuais contra crianças e adolescentes, os moradores podem ligar para o programa Borboleta através do número (77) 9 9701 1617, para a Polícia Militar através do 190 ou então para o Conselho Tutelar pelo número (77) 9 8802 4773.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães por meio das secretarias de Saúde e de Educação está realizando um trabalho preventivo nas unidades municipais de ensino, mais especificamente, com os alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos). São palestras e bate-papos que têm como principal objetivo conscientizar os estudando contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Técnicos estão levando informações sobre as ISTs, planejamento familiar, métodos anticoncepcionais, conscientização sobre a automedicação, além de divulgar o trabalho realizado pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do município, onde são realizados gratuitamente os testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

De acordo com o CTA, atualmente 173 pacientes realizam o tratamento para o HIV em Luís Eduardo Magalhães e alguns casos de infecções sexualmente transmissíveis tem se mantido altos no município. Em 2017, foram diagnosticados 22 novos casos de HIV, em 2018 o número subiu para 29 e agora em 2019, até o mês de julho, outros 16 novos casos já foram descobertos.

Para o secretário de Saúde, Felipe Melhem é importante conscientizar sobre a importância do sexo seguro, fazendo esses jovens e adultos conhecerem os riscos de uma relação sexual sem preservativo.

“Infelizmente, constatamos que algumas ISTs têm aumentado em nossa cidade e a melhor maneira de prevenir é informando. Por isso fizemos essa parceria com a secretaria de Educação para que esses alunos se tornem multiplicadores do que eles estão aprendendo, levando essa informação para seu grupo de convívio”, declarou Melhem.

A secretária de Educação, Rose Sertão, considera indispensável que todos os alunos do EJA recebam as informações. As escolas municipais José Cardoso de Lima e Marlei Terezinha Pretto já foram atendidas pelo ciclo de palestras e nos próximos dias 13 e 14 agosto as unidades Cezer Pelissari e Vânia Aparecida Santos Ribeiro também serão contempladas, além das escolas Angelo Bosa e Aldori Luiz Tolazzi nos dias 13 e 25 de setembro.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |