Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio

Na tarde de ontem, segunda-feira, 29, a Guarda Civil Municipal conduziu um homem ao DISEP de Luís Eduardo Magalhães, após alegações de captação fraudulenta de assinaturas para o cadastramento no programa Minha Casa Minha Vida.

Segundo as denúncias, o indivíduo estaria cobrando valores indevidos de famílias de baixa renda. Apesar do terreno já destinado pelo município para as construções do programa federal, o suspeito não teria autorização da prefeitura e nem pela pasta da Cidadania para realizar os cadastros.

O comandante João Batista afirmou ao repórter Weslei Santos, que o homem foi contido e levado algemado devido a comportamento agressivo contra a guarnição. Após ser ouvido pelo delegado Joaquim Rodrigues, o suspeito foi liberado, e o caso foi encerrado, pois nenhuma vítima denunciou ter sido lesada. Em entrevista à imprensa local, o suspeito negou todas as acusações.

Fonte: Blog do Sigi Vilares

Na manhã desta terça-feira, 30, no auditorio do CPR-O, o Comandante de Policiamento da Região Oeste (CPR-O), Coronel PM Soares, juntamente com o Ten Cel Gouveia, Subcomandante, reuniram-se com o efetivo de Oficiais da região oeste que serão empregados no evento Barreiras folia 2024, para tratar do planejamento operacional e logístico do evento que acontecerá no Centro Histórico de Barreiras, no período de 09 a 13 de fevereiro de 2024.

Fizeram-se presentes os Comandantes, Subcomandantes e demais Oficiais do 10º BEIC, 83ª CIPM, 84ª CIPM, 85ª CIPM, 86ª CIPM, 30ª CIPM, CIPT-O, CIPRv, CPM/Barreira e CIPE/Cerrado, além do Cap PM Lenon, Coordenador do CICOM de Barreiras.

A reunião debateu sobre os principais assuntos relacionados ao evento e as responsabilidades de cada Comando de área do circuito do Carnaval para fazer o evento acontecer e ser bem-sucedido na cidade de Barreiras, no oeste da Bahia.

Fonte: CPRO/Oeste unido, Oeste forte!

Na manhã desta terça-feira (30), as equipes do 17º Batalhão de Bombeiros Militar foram prontamente acionadas para responder a uma ocorrência de derramamento de óleo na pista da BR-135. A intervenção foi realizada em resposta a uma solicitação da Polícia Rodoviária Federal, que alertou sobre um acidente veicular nas proximidades da serra de Riachão das Neves.

Ao chegarem ao local, os bombeiros constataram que o derramamento de óleo era resultado de um problema mecânico em um caminhão, desencadeando uma série de incidentes na via. Em uma ação rápida e eficiente, a equipe cobriu toda a extensão do óleo derramado utilizando pó de serragem e terra, visando minimizar os riscos e prevenir danos ambientais.

Não há informações sobre feridos decorrentes do incidente. A ocorrência destaca a importância da pronta resposta das equipes de bombeiros diante de situações emergenciais nas vias, contribuindo para a preservação da segurança pública e ambiental.

Fonte: 17º BBM

Nesta terça-feira, 30, após blitz realizada pela PolíciaMilitar, em Bom Jesus da Lapa, foi abordado a motocicleta Honda/CG 160 FAN, preta e placa policial GDP 5F37 e foi  verificado que havia sinais de adulteração na numeração do chassi e do motor.

Em seguida, o veículo e o condutor foram conduzidos até a delegacia para as devidas providências.

Fonte: ASCOM-38ªCIPM

O Ministério da Educação (MEC) adiou a divulgação do resultado dos selecionados na primeira chamada do processo seletivo de 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para esta quarta-feira (31). O horário ainda não foi confirmado. A divulgação estava anunciada para ocorrer nesta terça-feira (30), mas “problemas técnicos no sistema” impediram que isso ocorresse.

“A Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério da Educação (MEC), área responsável pela operacionalização do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), identificou problemas técnicos no sistema e reiniciou os protocolos de homologação, adiando a divulgação dos resultados definitivos do Sisu 2024 para esta quarta-feira, 31 de janeiro, em horário a ser informado”, explicou o MEC, em nota.

O Sisu é um sistema eletrônico gerido pelo MEC para as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil. O sistema executa a seleção dos estudantes com base na média da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e o perfil socioeconômico para Lei de Cotas.

A lista considera o limite da oferta das vagas por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e o perfil socioeconômico para Lei de Cotas. Este ano são ofertadas 264.360 vagas, distribuídas entre as 127 instituições de educação superior participantes do programa.

Fonte: Agência Brasil

31124ho3

31124ho

31124ho1

O Hospital do Oeste (HO), unidade vinculada ao governo estadual administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), no município de Barreiras pensando na qualidade de vida dos pacientes, familiares e colaboradores do hospital possui uma equipe de psicólogos que trabalha diariamente a saúde mental.

31124ho2

31124ho4

Neste mês da campanha Janeiro Branco, o HO intensificou as ações preventivas de rotina e promoveu palestras de sensibilização. São sete psicólogos, cinco atuam nos diferentes setores e dois profissionais nos Recursos Humanos dão suporte psicológico as equipes de colaboradores.

Fonte: Ascom HO

31124ho5

O Hospital do Oeste (HO), unidade vinculada ao governo estadual e administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) no município de Barreiras, encerrou o ano de 2023 com um crescimento de 24,2% nos atendimentos de média e alta complexidade em comparação com o balanço verificado no ano anterior. Destaque ainda para as captações de órgãos, que tiveram um surpreendente aumento de 150%. Cenário de incremento também no número de partos (17,9%) e internações (14,5%). Já as taxas de infecções hospitalares caíram 17,7%.

De acordo com a líder geral do HO, Marina Barbizan, o desempenho positivo é resultado dos investimentos, treinamentos e melhorias realizadas no complexo hospitalar. “Os investimentos não foram somente em equipamentos e estruturas físicas, mas também na capacitação de nossas equipes”, destacou. Entre as iniciativas adotadas, está a reformou da ala de Emergência e Pediatria; a implantação do Banco de Leite Humano, para melhor atender os bebês recém nascidos e a ampliação dos atendimentos na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, com a oferta de mais oncologistas clínicos. “O hospital ganhou também novas especialidades no campo das cirurgias oncológicas, como oncoginecologia, médico da dor, cirurgia plástica oncológica, além de atendimentos com nutricionista e fisioterapeuta”.

31124ho7

Outros procedimentos foram incorporados ao leque de serviços oferecidos pelo HO, proporcionando mais comodidade e segurança aos pacientes. Por exemplo, exames de Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE), biópsia de congelação (maior precisão nas cirurgias oncológicas) e complexas cirurgias cardíacas começaram a ser realizadas em 2023.

“Hoje podemos fazer um acompanhamento de qualidade sem precisar sair da cidade. Só tenho a agradecer as equipes do HO, pelo acolhimento humanizado e o profissionalismo prestado a nossa família”, relata o empresário barreirense, Henrique Brito, cuja esposa está atualmente em tratamento na unidade.

Fonte: Ascom HO

Fonte: Grupo Santo Antonio

Na tarde desta segunda-feira, 29, foi encontrado o corpo de um homem em um riacho no município de Angical. Segundo informações, a vítima estava desaparecida a uma semana quando tentou atravessar o riacho a cavalo. O riacho estava fundo por causa das últimas chuvas e ele acabou caindo do cavalo. O corpo foi encontrado preso a galhos de um árvore. 

O Departamento de Polícia Técnica fez a perícia e removeu o corpo para o IML de Barreiras para necropsia.

Fonte: Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através do Programa É o Bicho, realiza no dia 03 de fevereiro, a 3ª Feira de Adoção Responsável, em parceria com a Rede de Protetores Independentes, Abrigos e ONGs do município.

A ação acontece das 8h30 às 15h, em frente à sede do Programa. O objetivo da Feira é promover a adoção responsável, além de garantir um lar com muito amor. Animais que forem adotados terão prioridade na castração.

Requisitos para a adoção responsável

O principal requisito é amar os animais e estar comprometido com a adoção. O interessado (a), também precisa ser maior de 18 anos e apresentar o um documento pessoal com foto, além de preencher um formulário que será disponibilizado no ato da adoção.

É o Bicho

A unidade fica localizada na rua Vitória s/n, Loteamento Jardim Sol Nascente, e funciona das 8h às 14h, oferecendo uma estrutura completa para castrações, vacinação antirrábica e teste de leishmaniose. WhatsApp: (77)3628-9035.

Fonte: SECOM, prefeitura de LEM
Duas passageiras do ônibus ficaram feridas e foram socorridas para unidades de saúde da região

30125emtram1 30125emtram2

30125emtram3 30125emtram4

Uma colisão envolvendo um caminhão baú e um ônibus interestadual na rodovia BR 020 deixou algumas pessoas feridas. O ônibus, com destino de Brasília a Irecê, no estado da Bahia, estava com cerca de 25 passageiros parado no acostamento, quando foi surpreendido pela batida.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, duas passageiras do ônibus ficaram feridas e foram socorridas para unidades de saúde da região. Apesar do susto, o restante dos passageiros e os motoristas dos dois veículos não tiveram ferimentos graves.

Fonte: R7

Na tarde desta segunda-feira, 29, por volta das 16h, o compartilhamento de informações entre a 85ª CIPM e o Centro Integrado de Comunicações-CICOM/Barreiras resultou na prisão de um homem de 45 anos pelo crime de receptação.

A ação aconteceu no bairro Jardim das Acácias em Luís Eduardo Magalhães após abordagem realizada por uma guarnição da 85ª CIPM que localizou o veículo que foi roubado no município de Salvador/BA no mês de novembro/2023.

Em consultas realizadas pelos policiais em bancos de dados criminal consta que o conduzido responde pelo mesmo crime por ter sido apreendido com ele um outro veículo também roubado.

O flagrante foi ratificado na Delegacia de Polícia Civil de Luís Eduardo Magalhães.

Fonte: ASCOM/85ª CIPM
Casos aconteceram durante a semana e veículos podem ter sido atingidos por tiros de espingarda de pressão ou pedras

Na noite de sábado (27) um coletivo da Real Maia que havia saído de Teresina com destino a São Paulo, retornou a rodoviária de Formosa do Rio Preto, após ser atingido. O motorista acredita que o vidro na parte superior na dianteira do ônibus tenha sido atingido por um tiro de espingarda de pressão.

Outros motoristas relataram a funcionários de empresas, com guichê na rodoviária, acretidar em pedras açoitadas por estilingue por alguma pessoa numa área mata próximo a rodovia federal. Até então, não há informações sobre feridos.

No sábado, com o retorno do coletivo e a Polícia Militar acionada, que seguirá em diligências na tentativa de localizar o autor ou autores.

Fonte: Portal do Cerrado

30125wanderley

30125wanderley1

30125wanderley2

30125wanderley3 30125wanderley4

Na tarde de ontem, segunda-feira, 29, um caminhão que partiu de Barreiras com destino a Wanderley capotou no trecho da rodovia estadual que conecta a BR 242 à sede do município.

Infelizmente, Giovani de Carvalho Brandão, de 54 anos, e Paulo Vitor de Jesus Marques, 33, não resistiram aos ferimentos e faleceram no local.

O SAMU esteve presente, mas apenas pôde constatar o óbito. As autoridades agora conduzem uma investigação para determinar as circunstâncias que levaram a essa trágica ocorrência.

Fonte: Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares

Fonte: Grupo Santo Antonio

 sd29124 

Na noite do último domingo (28), por volta das 21h40, as equipes do 17º Batalhão de Bombeiros Militar foram acionadas para atender a uma ocorrência de resgate veicular na BA-463, nas proximidades do Sítio do Grande, em São Desidério.

sd291243

Ao chegarem ao local, os bombeiros depararam-se com uma carreta capotada fora da pista, com o condutor do veículo preso às ferragens. Infelizmente, a vítima estava em óbito. Para realizar a delicada operação de remoção do corpo, foi necessário o auxílio de um trator pá carregadeira, cedido pela Prefeitura de São Desidério, além de equipamentos específicos para desencarceramento.

sd291241

Apesar dos esforços empregados, não há informações sobre as causas do ocorrido. Após a conclusão da extração, o corpo da vítima foi entregue ao Departamento de Polícia Técnica. No local, também prestaram apoio equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e da Polícia Militar, somando esforços para lidar com as circunstâncias desafiadoras desse trágico acidente.

Fonte: 17º BBM

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), de Luís Eduardo Magalhães, atendeu um total de 3.043 ocorrências no ano de 2023, de acordo com o balanço divulgado nesta segunda-feira (29), pela coordenação do órgão no município. Sendo a maioria delas de clínica adulto (1.108), envolvendo casos como convulsões, mal súbito, dentre outros. 

O relatório aponta que os acidentes de trânsito foram a segunda causa de chamados ao serviço de urgência. Somadas as ocorrências envolvendo motos e carros, foram 631 atendimentos. O número de casos que inclui quedas e queimaduras, que são enquadrados na categoria outras causas, foi a terceira mais frequente, com um total de 349 ocorrências. 

O Samu também atendeu 175 chamados de surtos psiquiátricos no ano de 2023, e realizou a transferência intra-hospitalar em 262 ocorrências pediátricas e adultas.  Além disso, o relatório mostra o número de ocorrências removidas por terceiros, desistência ou trotes (162). 

O SAMU  é um serviço gratuito, que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, e é destinado aos casos de urgência e emergência, como infarto, acidente vascular cerebral, trauma, intoxicação, entre outros. Números de contato: (77) 9.9966-4146 e 99841-7377. 

Número de ocorrências atendidas em 2023

Total: 3.043

- Clínica Adulto (1.108);

- Acidente de Trânsito (631);

- Outras Causas (349);

- Surtos Psiquiátricos (175);

- Óbitos (163);

- QTA (ocorrências removidas por terceiros, desistência ou trotes) (162);

- Obstétrico (47);

- Acidente ciclístico (45);

- FAB (ferimento por arma branca) (43)

- Clínico Pediátrico (36);

- FAF (ferimento por arma de fogo) (22);

Transferências intra-hospitalares

- Adulto (203);

- Pediátrico (59).

Fonte: SECOM, Prefeitura de LEM

29124agentes2 29124agentes3 

Os novos Agentes de Trânsito e da Guarda Civil Municipal, aprovados no concurso público realizado pela Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, passaram por treinamento prático na última quinta-feira (25). A capacitação foi promovida pela Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, em parceria com a Superintendência de Trânsito (SUTRANS).

29124agentes4

Essa etapa faz parte da formação dos novos agentes de segurança do município e é requisito obrigatório para que estejam aptos para a função. Entre as atividades do dia, os novos profissionais vivenciaram na prática a fiscalização de trânsito, direção defensiva, pilotagem de motocicletas e a simulação do acompanhamento de autoridades.

29124agentes

De acordo com o coordenador da SUTRANS, Adriano Silva, um dos instrutores do curso, o objetivo central da aula prática “é fazer com que os alunos vivenciem o dia a dia do trabalho do Agente e que a população já comece a se familiarizar com os novos profissionais”.

Quando estiverem atuando, serão ao todo, 65 novos profissionais capacitados, fortalecendo a segurança da população.

Fonte: SECOM, prefeitura de LEM
Alta ocorre após novo ICMS entrar em vigor

A partir da próxima quinta-feira, 1º, os preços da gasolina, do diesel e do botijão de gás ficarão mais caros. O aumento vai acontecer com o início da vigência de novas alíquotas do ICMS aprovadas pelos governos estaduais em outubro.

Segundo a pesquisa de preços da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis), o preço médio do produto no país passaria de R$ 5,56 para R$ 5,71 por litro. O ICMS da gasolina subirá R$ 0,15, para R$ 1,37 por litro.

No diesel, a alta será de R$ 0,12, para R$ 1,06 por litro. Com isso, o diesel vai novamente para acima de R$ 6 por litro.

Já o gás de cozinha teve um aumento de R$ 0,16 em relação ao vigente atualmente. O botijão de 13 quilos, em média, subiria de R$ 100,98 para R$ 103,6.

Fonte: A Tarde
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |