Blog Santo Antônio
Notícias

Intensificando a mobilização da campanha nacional Novembro Azul, a Prefeitura de Barreiras através da Secretaria Municipal de Saúde e Coordenação Municipal de Transporte, realizou nesta tarde de quinta-feira (28), no auditório do antigo Shopping, a Palestra de Conscientização “Saúde do Homem” para sensibilizar os colaboradores acerca da prevenção do câncer de próstata e doenças sexualmente transmissíveis.

Em um bate papo descontraído, a enfermeira especialista em saúde do homem, Luciana Ângelo promoveu momentos de interatividade com os motoristas que compõem o quadro de condutores da administração municipal. Na pauta, a enfermeira explicou sobre a importância dos cuidados diários, dos exames de rotina, atenção aos primeiros sinais de alteração na saúde, mudanças de hábitos, atendimento na rede SUS de saúde e principalmente a consulta ao urologista.

“Não existe mais desculpas para não se cuidar. O homem precisa anualmente fazer os exames preventivos da próstata e caso haja qualquer diagnóstico, iniciar o mais rápido possível o tratamento. Não podemos brincar com a vida e ninguém na vida real é super-herói, somos apenas heróis na nossa saúde, então é preciso deixar de lado os tabus e procurar sim, a rede de saúde básica, que possui o Programa Nacional Integral da Saúde do Homem. E lembrando, que isso é durante o ano inteiro, não somente no mês de novembro”, explicou a enfermeira Luciana.

Atentos as explicações, os motoristas também tiraram dúvidas sobre o atendimento médico, saúde masculina e os exames de rotina, que ainda são motivos de insegurança na hora de realizar o toque retal e dosagem de PSA. “Eu já fiz o exame no urologista, fui acompanhado de minha esposa e tenho essa preocupação de fazer anualmente, porque já tivemos casos confirmados na família, então é bom prevenir”, disse o motorista Sandro dos Santos.

O enfermeiro do Centro de Testagem e Acompanhamento-CTA também conversou com os motoristas, falando principalmente sobre as doenças sexualmente transmissíveis e prevenção. O coordenador do CTA, Dalton Soares Júnior realizou os testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C nos participantes, que também receberam preservativos.

O representante da coordenação de transporte, Ozéas Abreu Teles, foi o primeiro a realizar os testes rápidos e citou a importância das capacitações e palestras para os servidores. “Esse momento de interatividade e compartilhamento de informações através do Projeto Saúde Humanizada é essencial, tanto para nossa atividade laboral quanto para nossa saúde. Já reunimos os motoristas para reciclagem e capacitação com noções de primeiros socorros, atividades do dia a dia, mecânica e outros assuntos, agora é a vez, de falar de saúde masculina e de prevenção do câncer de próstata, reafirmando que esse cuidado deve ser permanente”, pontuou Ozéas.

Fonte: DIRCOM

A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da secretaria de Saúde realiza neste sábado (30), o “Mutirão Saúde do Bem” na Vila Buriti. A ação acontecerá das 8h às 12h, na Unidade Básica de Saúde Buriti e contará com consultas médicas, atendimentos odontológicos, vacinação, realização de preventivo, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e pesagem da 2ª vigência do programa Bolsa Família.

De acordo com o secretário de Saúde, Felipe Melhem, cada Mutirão Saúde do Bem contribuiu para que os trabalhadores e as famílias que moram nas regiões mais distantes do Centro da cidade recebessem os atendimentos preventivos perto de suas residências.

“A saúde deve ser cuidada de perto e com ações preventivas, portanto não tenho dúvidas de que a estrutura montada pela nossa secretaria de Saúde vai atender toda a demanda dos moradores da Vila Buriti como aconteceu durante todo esse ano em outros bairros e comunidades”, comentou Felipe.

O último mutirão que a secretaria de Saúde realizará este ano, acontece no domingo (01), no Mercado Municipal do Santa Cruz, das 8h às 12h, com a realização de testes rápidos para o diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatite B. A ação celebra o Dezembro Vermelho, mês de sensibilização sobre a prevenção e o tratamento precoce contra o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis. Podem participar do Mutirão Dezembro Vermelho, pessoas com mais de 18 anos e é necessário levar um documento oficial com foto.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Há três meses, a ferramenta de triagem neonatal para rastrear Cardiopatias Congênitas Críticas faz parte da rotina do Hospital da Mulher, em Barreiras. O teste do coraçãozinho que permite identificar precocemente se o bebê tem alguma doença grave no coração é realizado diariamente na unidade de forma inédita seguindo os objetivos do Projeto Saúde Humanizada, da Secretaria Municipal de Saúde.

O Teste do Coraçãozinho, segundo o pediatra Dr. Marcelo Gramacho, é importante, simples e rápido, mas só pode ser realizado entre 24 e 48 horas de vida do recém-nascido e serve para detectar a oxigenação do sangue. Para realizar o teste do coraçãozinho, a enfermeira Alice Martins utiliza um sensor externo de pulso (oxímetro), que é colocado inicialmente na mão direita e, em seguida, em um dos pés do bebê. “Todo diagnóstico precoce é essencial, o Teste do Coraçãozinho não dói e é realizado entre 5 a 7 minutos. Através desse aparelho disponibilizado pela Prefeitura de Barreiras, é possível diagnosticar cardiopatias mais graves, se houver alguma alteração é realizado o ecocardiograma e o bebê só é liberado quando estiver tudo certo com a sua saúde”, pontuou Dr. Marcelo.

Dona Maria José e seu esposo Renato Santos acompanharam de perto a realização do teste feito na recém-nascida Elisa de Souza. “É um alívio saber que minha menina está muito bem de saúde, sair daqui com todos os exames realizados nos dá tranquilidade, poderei passar o resguardo ao lado dela aliviada e sem preocupação”, disse.

No Hospital da Mulher, são realizados também os testes da orelhinha, do olhinho e da linguinha na triagem neonatal. Conforme o secretário municipal de saúde, Anderson Vian, as ações de prevenção são fundamentais na prevenção de doenças. “A Prefeitura de Barreiras de maneira inovadora, através do Projeto Saúde Humanizada, preconiza o diagnóstico precoce, trabalhamos com a prevenção para evitar doenças graves e que atrapalhem o dia a dia dos nossos munícipes. O Teste do Coraçãozinho, assim como os demais que são realizados no Hospital da Mulher, dá condições as nossas crianças de serem diagnosticadas precocemente de várias doenças. No Hospital da Mulher, os recém-nascidos também são vacinados com as primeiras importantes doses além de contar com um cartório especifico para emitir a Certidão de Nascimento, CPF e o Cartão do SUS”, frisou Anderson Vian.

Fonte: DIRCOM - Sigi Vilares

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

 

Fonte: Grupo Santo Antonio


De 2 a 6 de dezembro, 27 agências funcionarão das 10h às 20h. Banco oferece até 90% de desconto na renegociação de dívidas

A CAIXA participa, de 2 a 6 de dezembro, da Semana da Negociação e Orientação Financeira, evento promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em parceria com o Banco Central. Durante o período, todas as agências da CAIXA vão promover condições especiais de renegociação de dívidas, pela campanha Você no Azul. Nas capitais, 27 agências  do banco funcionarão em horário estendido, das 10h às 20h. Nessas unidades, a partir  das 16h, o atendimento será exclusivamente ao público que deseja receber orientação financeira e renegociar suas dívidas.

Para o presidente da CAIXA, Pedro Guimarães, a ação reforça o compromisso do banco em promover a inclusão financeira e oferecer crédito de forma sustentável. “A Semana da Negociação e Orientação Financeira é uma excelente oportunidade para os clientes ficarem em dia com seus compromissos financeiros. Além das condições especiais para renegociação, eles terão à disposição consultoria financeira, com orientações para utilização de crédito de forma planejada, considerando seu momento de vida”, ressalta.

Campanha Você no Azul:

A Você no Azul é a campanha para renegociação de dívidas de créditos comerciais para pessoas físicas e empresas. Engloba cerca de três milhões de clientes, proporcionando facilidades para regularização de débitos com atraso superior a 360 dias com descontos que variam entre 40% e 90% para liquidação à vista, conforme a situação dos contratos e o tipo de operação de crédito.

A CAIXA possui ainda outras alternativas de negociação. No crédito comercial é possível unificar os contratos em atraso e parcelar em até 96 meses, realizar uma pausa no pagamento de até uma prestação vencida ou a vencer ou ainda efetuar a repactuação de dívida, com possibilidade de aumento do prazo.

Para os contratos habitacionais, os clientes podem pagar uma entrada e incorporar as demais parcelas em atraso, realizar acordo com um pagamento inicial ou utilizar o saldo do FGTS para reduzir em até 80% o valor de 12 prestações, inclusive até três prestações atrasadas. As condições variam de acordo com as características do contrato e tipo de operação.

A campanha tem vigência até 31 de dezembro, e os clientes poderão ser atendidos  por meio dos sites http://www.caixa.gov.br/vocenoazul e http://www.negociardividas.caixa.gov.br, pelo telefone 0800 726 8068 opção 8, nos perfis da CAIXA no Facebook (facebook.com/caixa), Twitter (twitter.com/caixa), nos caminhões “Você no Azul”, além das agências. Para dívidas relativas a financiamentos de imóveis, os clientes contam ainda com a possibilidade de renegociação pelo serviço Habitação na Mão do Cliente, nos telefones 3004-1105 (capitais), opção 7, ou 0800 726 0505 (demais cidades).

 

Fonte: Blogbraga/Assessoria de Imprensa da CAIXA

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio





Na manhã desta quarta-feira, 27, na base da CIPE/Cerrado, o presidente do CONSEG/LEM Renato Palma, o Juiz de Direito Dr. Flávio Ferrari, além de alguns outros órgãos de imprensa da cidade prestigiaram a entrega do drone na Rua Irecê, no bairro Santa Cruz, em LEM.

O momento marcado pela entrega de um Drone adquirido através de um TAC do Juizado Especial Criminal, direcionado ao CONSEG, foi repassado para a Cipe Cerrado.

Não é de hoje que as polícias em todo Brasil e no mundo fazem uso dessa tecnologia, em nome do Comandante da Cipe Cerrado, Maj Anselmo, os policiais agradecem ao CONSEG pela doação e ressaltam que os maiores beneficiados com esse tipo de atitude são os próprios cidadãos de Luís Eduardo Magalhães.

Fonte: CIPE/Cerrado

A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da secretaria de Saúde realiza neste domingo (01), o Mutirão Dezembro Vermelho. A ação faz parte da campanha nacional do Ministério da Saúde contra a AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), com o objetivo de sensibilizar a população sobre a prevenção e o tratamento precoce contra o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

A ação será no Mercado Municipal do bairro Santa Cruz, das 8h às 12h e contará com testes rápidos para diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatite B. Para participar é necessário ter mais de 18 anos e levar documento oficial com foto.

De acordo com o Ministério da Saúde, hoje, é possível viver com qualidade de vida mesmo infectado pelo HIV. Atualmente, 75% das pessoas vivem com o vírus e conhecem seu estado sorológico. A meta da ONU é garantir que até 2020 esse número chegue a 90%.

No município, segundo os dados do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), esse ano constatou-se 29 pessoas com HIV; 9 com HPV e 19 com Sífilis. Já em tratamento são 193 pessoas. O secretário de Saúde, Felipe Melhem, reforça a importância de fazer os testes e o tratamento disponibilizado pelo SUS.

“Quando a pessoa infectada sabe que tem o vírus, ela vai receber o tratamento disponibilizado pelo SUS e se tornará indetectável, o que significa dizer que a pessoa não transmite o vírus e consegue manter qualidade de vida sem manifestar os sintomas da AIDS. Por isso, estamos realizando o Mutirão Dezembro Vermelho, para que as pessoas saibam de sua situação e na oportunidade falaremos da prevenção”, explicou o secretário.

Fonte: Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA, ASCOM

 A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através das Secretarias Municipais de Trabalho e Assistência Social e de Infraestrutura, vem por meio deste presente instrumento, esclarecer a verdades dos fatos sobre as casas demolidas no bairro Santa Cruz, que estavam localizadas ao lado de um canal de escoamento de águas pluviais.

- O local onde as casas haviam sido erguidas, trata-se de uma área de invasão. Além de irregulares, as construções ofereciam risco a população e aos próprios moradores em virtude do perigo de desmoronamento por conta do canal localizado na proximidade, sendo as mesmas anteriormente condenadas pela defesa civil;

- Todos os moradores que residiam neste local, foram visitados pelas assistentes sociais do Setor de Habitação da Secretaria de Trabalho e Assistência Social em 2017 e 2018, que por sua vez realizaram os seus respectivos cadastros e em abril de 2019, os moradores receberam uma unidade habitacional no Residencial Solar Santa Cruz;

- Algumas pessoas compraram casas na área invadida, de moradores que receberam uma unidade habitacional no Residencial Solar Santa Cruz. Estas também foram visitadas pela equipe de habitação e hoje estão recebendo o aluguel social e morando em um local seguro.

- A secretaria de Infraestrutura demoliu as referidas casas localizadas próximas ao canal, para impedir que as mesmas fossem ocupadas novamente, seja por negociação ou venda ilegal do imóvel ou então por invasão de terceiros;

- A secretaria de Trabalho e Assistência Social possui o histórico de todos os moradores que residiam no local, bem como os seus documentos e possui comprovação de que todos foram amparados pelo Governo Municipal, seja através do aluguel social ou então pela entrega de uma unidade habitacional;

- Por fim, a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães lamenta que fatos inverídicos sejam veiculados sem a prévia apuração correta dos fatos. Lamenta também, que pessoas carentes sejam utilizadas para a construção de uma falsa narrativa política, que busca servir-se das dificuldades dos mais necessitados para promoção de terceiros.

 

Fonte: Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA, ASCOM

Após ter concluído uma das maiores e mais esperadas obras de infraestrutura do município, o canal de macrodrenagem da Morada da Lua de Baixo, sob as ruas Barão de Cotegipe e Padre Alfredo Hasler, a Prefeitura de Barreiras está a todo vapor na execução da pavimentação asfáltica dessas ruas no trecho sobre o canal, com as ruas já recebendo a imprimação.

A moradora Jovelina Barros que reside próximo ao Colégio Municipal Padre Vieira acompanhou de perto o trabalho executado nessa manhã de terça-feira (26). “Todos os dias eu olho pela manhã e a tarde o trabalho das equipes, para mim, é como um sonho. Já sofremos demais na época de chuva, só quem mora nessa área sabe como é importante a construção do canal e o asfalto”, relatou Jovelina.

Em frente ao seu espaço de eventos, o fotógrafo e empresário Gil França visualizava as equipes e máquinas trabalhando, e recordou os momentos de prejuízo com cancelamento de contratos e a total falta de infraestrutura. “Aqui é um entroncamento importante da obra, e eu não canso de dizer, nossa vida não melhorou, ela mudou radicalmente, é outra história, outro bairro. Sempre achei que não era falta de dinheiro para fazer esta obra, mas sim coragem e compromisso com o povo, e isso a atual gestão tem de sobra. E sinceramente, eu não imaginei que estaria vivo para receber esse presente da Prefeitura, agora não precisarei mais cancelar eventos, teremos uma rua maravilhosa, água da chuva canalizada e valorização comercial”, comemorou o empresário.

Segundo o secretário de infraestrutura e obras, João Sá Teles, a estruturação do canal foi executada em concreto armando com aplicação de malha de aço que têm maior durabilidade e melhor sustentação para o tráfego de veículos.

“Essa obra era esperada por toda comunidade que reside nas proximidades, e aqui na Morada da Lua de Baixo fará uma grande diferença na qualidade de vida dos moradores e comércios, que também eram inviabilizados de funcionar durante as chuvas, devido os grandes alagamentos que se concentravam especialmente no Loteamento São Paulo. Com os trabalhos finalizados, agora estamos executando a pavimentação asfáltica, cumprindo mais um compromisso do prefeito Zito Barbosa com o município de Barreiras, transformando radicalmente a qualidade de vida dos moradores e deixando a cidade mais bonita e cada vez melhor de se viver”, disse o secretário.

Fonte: DIRCOM/PMB















Foi realizada ontem, terça-feira, 26, no 10° BEIC, em Barreiras, uma solenidade de despedida do Bispo Dom Josafá.

Dom Josafá foi bispo da Diocese de Barreiras por oito anos e no dia 9 de outubro foi nomeado Arcebispo da Arquidiocese de Vitória da Conquista.

A solenidade contou com várias autoridades, dentre elas, a Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e Bombeiros Militares.

Fonte: Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |