Blog Santo Antônio
Notícias

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) detectou a Ômicron em 71% das amostras coletadas em janeiro deste ano. Do total de 64 sequenciamentos concluídos nesta sexta-feira (28), a variante foi identificada em 46 amostras. A Delta foi detectada em 16 amostras e uma amostra teve resultado inconclusivo.

Os casos foram identificados em moradores dos municípios de Alcobaça, Camacan, Candeias, Candido Sales, Castro Alves, Conceição do Coité, Conceição do Jacuipe, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Itabela, Itabuna, Itamaraju, Itambé, Itaparica, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Lauro de Freitas, Lençóis, Monte Santo, Mucugê, Mucuri, Pintadas, Poções, Pojuca, Prado, Remanso, Riacho de Santana, Ribeira do Pombal, Salvador, Santa Cruz Cabrália, Santo Estevão, Serrinha e Ubaitaba.

Turistas de Belo Horizonte (MG), Franca (SP), Hortolândia (SP) e Natal (RN) também tiveram amostras detectadas para Ômicron enquanto visitavam as cidades baianas de Nova Viçosa, Nova Itarana, Serrolândia e Ilhéus, respectivamente. Ao todo, são 27 mulheres e 19 homens, com a faixa etária que varia de 3 a 86 anos.

A secretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, alerta que “o avanço da Ômicron tem provocado crescimento expressivo do número de casos ativos, atualmente em 29.670, sendo que o maior número de toda a pandemia foi 30.221 casos ativos em julho de 2020″, afirma.

A escolha das amostras para o sequenciamento é baseada na representatividade de todas as regiões geográficas do estado da Bahia, casos suspeitos de reinfecção, amostras de indivíduos que evoluíram para óbito, contatos de indivíduos portadores de variantes de atenção (VOC) e indivíduos que viajaram para área de circulação das novas variantes com sintomas clínicos característicos.

Reconhecido como a 3ª maior unidade de vigilância laboratorial do país e classificado na categoria máxima de qualidade pelo Ministério da Saúde, o Lacen-BA já realizou mais de 1.700 exames de sequenciamento genético do vírus da Covid-19.

Fonte: olítica Livre
27779458-edec-49a3-9c15-8ed19d1c270f.jpg

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) segue combatendo o tráfico de drogas e nas últimas horas apreendeu quase 20kg de entorpecentes. Os fatos foram registrados na BR 242, trecho do município baiano de Barreiras.

A primeira ação foi registrada por volta das 00h de hoje (28), quando os PRFs foram informados que havia um forte odor no bagageiro de um ônibus que seguia de Apodi(RN) para São Paulo(SP). A equipe prontamente se deslocou para rodoviária da região e, ao fiscalizar o veículo, encontrou 6kg de maconha em uma das malas. O material pertencia a um dos passageiros que evadiu-se do local antes da chegada da equipe.
Um pouco mais tarde, por volta das 12h, os policiais fiscalizaram um outro ônibus e notaram um nervosismo exacerbado por parte de uma das passageiras. Ao averiguá-la, encontraram em sua bagagem 4 tabletes de cocaína, pesando 4,35 Kg e 8 tabletes de crack, pesando aproximadamente 8,15 Kg. Questionada, a mulher informou que adquiriu os entorpecentes em Cascavel (PR), e os levaria até São Raimundo Nonato (PI),onde receberia R$ 10.000,00 pelo transporte. Ela foi presa e responderá por tráfico de drogas.

Diante dos fatos, as ocorrências foram encaminhadas à Delegacia de Polícia Judiciária local onde serão adotadas as medidas cabíveis.

 

Fonte: PRF

Novos diretores das Escolas Municipais de Barreiras, para o ano letivo de 2022, foram nomeados nesta quinta-feira (27), através do Diário Oficial, Edição 3605. No encontro realizado no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, nesta sexta-feira (28), a equipe da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer recebeu com carinho os novos gestores para falar dos novos desafios e a responsabilidade de cada gestor na construção e fortalecimento da educação municipal.

Além dos novos gestores e professores municipais, o evento contou com a participação do chefe de Gabinete, Jeferson Barbosa; secretária de Educação, Gabriela Nogueira; subsecretária Cátia Alencar e da diretora pedagógica Aldecí Queiroz, que na oportunidade, apresentou o quadro que compõe a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e a programação da Jornada Pedagógica que terá início na segunda-feira (31).

Após a realização simbólica da posse da diretora Marlene Maria dos Santos e a vice-diretora Cintia Rodrigues, da Escola Municipal Alberto Amorim, representando a rede, o chefe de Gabinete Jeferson Barbosa, que no ato também representou o prefeito Zito Barbosa, anunciou aos servidores integrantes do quadro do magistério as novas vantagens no plano de carreira, seguindo as tratativas da Lei nº 768, de 10 de agosto de 2007, que possibilita os servidores ter sua jornada de trabalho ampliada.

“Nesta reunião trouxemos essa excelente notícia para a classe dos professores que a partir desse ano poderão incorporar à sua carga horária de 20h para 40h, além desse direito, possibilitará o aumento em suas progressões baseadas no salário de 40 horas. Esse é um compromisso assumido pelo prefeito Zito Barbosa e hoje está sendo honrado, os cuidados da Gestão com a Educação, envolvem a infraestrutura, logística, o pedagógico, e principalmente, a atenção com quem faz a educação acontecer que são os servidores do magistério”, destacou Jeferson Barbosa.

A novidade bastante esperada pelos professores foi comemorada, “Estou imensamente feliz, esperava por essa notícia desde 2012 para poder ampliar minha carga horária. Tenho a pretensão sim, de assumir esse compromisso de uma jornada de 40 horas. Agradeço o gestor municipal por concretizar essa promessa e nos permitir fazer essa escolha”, relatou a professora da Escola Municipal Pedro Cavalcante da Silva, povoado Barreiras Sul, Solaní Batista da Costa.

Para a secretária de Educação, esse foi o primeiro momento de socialização com os novos gestores que atuarão em 56 escolas municipais. “Iniciamos hoje um novo momento, sobretudo com desafios ainda presentes devido à pandemia da Covid-19 e, muitos gestores que já atuavam na gestão e novos inseridos no quadro a partir de hoje, têm esse desafio de continuar mantendo essa educação participativa e humanizada. Desejamos sucesso para todos e reafirmamos o compromisso em continuar melhorando as estruturas das escolas como tem sido permanente nos últimos cinco anos e com essa política de valorização desses profissionais”, disse Gabriela Nogueira.

Fonte: Dircom PMB

Em nova rodada de sequenciamento genético, o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) detectou a variante Ômicron em 71% das amostras coletadas em janeiro deste ano. Do total de 64 sequenciamentos concluídos nesta sexta-feira (28), a Ômicron foi identificada em 46 amostras. Já a variante Delta foi detectada em 16 amostras e uma amostra teve resultado inconclusivo.

São 27 mulheres e 19 homens, com a faixa etária variando entre 3 e 86 anos. Os casos foram identificados em residentes dos seguintes municípios: Alcobaça, Camacan, Candeias, Candido Sales, Castro Alves, Conceição do Coité, Conceição do Jacuípe, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Itabela, Itabuna, Itamaraju, Itambé, Itaparica, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Lauro de Freitas, Lençóis, Monte Santo, Mucugê, Mucuri, Pintadas, Poções, Pojuca, Prado, Remanso, Riacho de Santana, Ribeira do Pombal, Salvador, Santa Cruz Cabrália, Santo Estevão, Serrinha e Ubaitaba.

Além desses municípios, turistas de Belo Horizonte (MG), Franca (SP), Hortolândia (SP) e Natal (RN) também tiveram amostras detectadas para Ômicron enquanto visitavam as cidades baianas de Nova Viçosa, Nova Itarana, Serrolândia e Ilhéus, respectivamente.

A secretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, alerta que “o avanço da Ômicron tem provocado crescimento expressivo do número de casos ativos, atualmente em 29.670, sendo que o maior número de toda a pandemia foi 30.221 casos ativos em julho de 2020″.

A escolha das amostras para o sequenciamento é baseada na representatividade de todas as regiões geográficas do estado da Bahia, casos suspeitos de reinfecção, amostras de indivíduos que evoluíram para óbito, contatos de indivíduos portadores de variantes de atenção (VOC) e indivíduos que viajaram para área de circulação das novas variantes com sintomas clínicos característicos.

Reconhecido como a 3ª maior unidade de vigilância laboratorial do país e classificado na categoria máxima de qualidade pelo Ministério da Saúde, o Lacen-BA já realizou mais de 1,7 mil exames de sequenciamento genético do vírus da Covid-19.

Fonte: Ascom/Sesab

A Prefeitura de Barreiras e a Embasa reuniram os seus técnicos para o planejamento de ações socioambientais conjuntas em 2022. Nesta quarta (26), foram firmadas parcerias para o desenvolvimento de ações para o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. Na terça-feira (25), o encontro foi realizado com a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, quando foram iniciadas as tratativas para a realização de palestras educativas na rede municipal de ensino com foco no uso racional da água.

Para a secretária de Educação, Gabriela Nogueira, estas palestras serão importantes ações de educação ambiental que vão abordar esse tema relevante que é a preservação da água. “Essa parceria com a Embasa, que tem uma área socioambiental focada neste tipo de ação, vai permitir maior qualidade nas informações que chegam aos nossos estudantes”, afirma. Durante o encontro, o secretário de meio ambiente, Demosthénes Junior, reforçou uma parceria da pasta junto com a Embasa nos eventos ambientais da cidade. “Queremos fortalecer ainda mais essa parceria, não somente nos eventos de sensibilização, mas com atividades que visam proteger e recuperar nossos recursos hídricos”, reforça.

Presente junto com os secretários nas reuniões, o gerente regional da Embasa, Lucas de Moura Araújo, destaca ainda que este ano as equipes da empresa estarão mobilizadas para fortalecer as ações de sensibilização socioambientais. “Queremos reunir os esforços para levar a mensagem do uso sustentável dos recursos naturais para toda a população, sendo uma oportunidade de orientação da população sobre os serviços de água e esgoto prestados pela Embasa”, pontua.

Pela Prefeitura, também participaram dos encontros os técnicos da área ambiental, subsecretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marisa Costa; diretora pedagógica, Aldeci Queiroz; e ainda os técnicos Jaqueline Ayres e Ney Frederico Silva; e pela Embasa, a assistente social, Claudirene Vieira, a técnica ambiental, Joana Tomasi, e a coordenadora da área de contratualização, Catherine Franca.

Fonte: Dircom PMB

Na noite de ontem, sexta-feira, 28, por volta das 23h30, policiais militares da 38ª CIPM realizavam patrulhamento de rotina no centro de Bom Jesus da Lapa, quando foram informados de um assalto a mão armada nas proximidades da praça da Catedral.

De imediato a guarnição deslocou para o local informado e ao manter contato com populares, foram informados de que um dos suspeitos estava nas imediações onde ocorreu o crime.

Consoante informação, diligências foram realizadas nas proximidades pelos militares, sendo que dois indivíduos em atitude suspeita, avistados pela guarnição, foram abordados, sendo encontrado na posse dos mesmos um revólver Taurus calibre .38, 12 munições .38 intactas, 16 gramas de material análogo a maconha,15 pedras de material análogo a crack, R$ 411,00 em espécie e um celular Motorola.

Os indivíduos e todo material apreendido foram apresentado na 24ª Delegacial de Polícia de Bom Jesus da Lapa, para fins de formalização de procedimentos de estilo.

Fonte: 8ª CIPM

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio



A Bahia registrou 26.681 casos ativos de Covid-19 nesta quinta-feira (27). Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), nas últimas 24 horas também foram registrados 7.608 casos de Covid-19, 4.883 recuperados e mais 29 mortes. Dos 1.339.384 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.284.837 já são considerados recuperados e 27.837 evoluíram para óbito.

Laboratórios

Nesta quinta, a Sesab informou que identificou pacientes que testaram positivo para a Covid-19 nas redes laboratoriais Sabin, LPC e Hermes Pardini, na capital baiana e em Lauro de Freitas, nos últimos dois meses, sem que os casos tenham sido notificados nos sistemas oficiais, o que caracteriza infração sanitária.

Assim como os serviços públicos, todos os privados, incluindo as farmácias, devem, obrigatoriamente, notificar os casos positivos de Covid-19, no sistema do Ministério da Saúde, em até 24 horas. Infelizmente, isso não vem ocorrendo dentro dos prazos estabelecidos, com atrasos que ultrapassam os 30 dias, causando subnotificação.

Fonte: BNEWS

Nesta quinta-feira (27), equipes da Secretaria de Saúde deram continuidade na vacinação de crianças contra a Covid-19 em Barreiras. Dessa vez, receberam a primeira dose do imunizante Pfizer/Comirnaty, crianças de 06 a 11 anos e, crianças de 05 a 11 anos com comorbidades ou com alguma deficiência permanente no Ginásio Poliesportivo Mateus Viana de Souza da Escola Municipal Miranda Ribeiro Macêdo, em Barreirinhas.

A Secretaria de Saúde reforça a população, que no ato da vacinação é necessário a criança estar acompanhada dos pais ou de um responsável legal, está com os documentos pessoais em mãos e ainda apresentar o cartão do SUS e de vacina.

“Seguimos com nossa equipe vacinando ao longo desta quinta-feira ou até encerrar as doses disponíveis, exclusivamente às crianças, seguindo os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde em conformidade com o Plano Municipal de Vacinação. Pedimos aos pais ou o responsável legal que compareçam para iniciar esse importante processo de imunização contra a Covid-19”, pontuou Renata Queiroz, coordenadora da COPIM.

Neste próximo sábado (29), a equipe de imunização dará prosseguimento na vacinação para adultos com aplicação da segunda e terceira dose em pessoas que estão com o calendário vacinal em atraso. A vacinação acontecerá no Ginásio Poliesportivo Mateus Viana de Souza da Escola Municipal Miranda Ribeiro Macêdo, das 08h às 14h.

Fonte: Dircom PMB

A despeito da insistência na disseminação de fake news por parte de representantes políticos que buscam confundir a opinião pública, o Governo do Estado da Bahia continua com o congelamento dos preços de referência para o ICMS dos combustíveis por mais 60 dias e faz os seguintes esclarecimentos:

  1. Não houve alteração das alíquotas de ICMS para combustíveis na Bahia. As frequentes altas registradas nas bombas decorrem da política de preços da Petrobras, que gera a maior parte da sua produção em território brasileiro, com custos em reais, mas insiste em dolarizar os valores praticados para o mercado interno, o que tem resultado em frequentes reajustes dos combustíveis e em forte pressão inflacionária. A Petrobras precisa explicar esta política à população brasileira, que tem sido extremamente penalizada pela escalada nos preços.
  2. Na expectativa de que o Governo Federal e a Petrobras promovessem a revisão da política de preços da empresa, os estados estabeleceram o congelamento por 90 dias, a partir de 1º de novembro de 2021, dos valores de referência sobre os quais incide a cobrança do ICMS dos combustíveis. Desde então, os preços continuaram aumentando e a gasolina, por exemplo, já é vendida hoje nos postos baianos pelo valor médio de R$ 6,90. Enquanto os preços ao consumidor continuaram subindo, tanto a alíquota quanto o preço de referência para cobrança do ICMS permanecem congelados.
  3. O congelamento se encerraria no dia 31 de janeiro, o que levou alguns estados a tomar a iniciativa de enviar novas tabelas com ajustes nos valores de referência ao Confaz – Conselho Nacional de Política Fazendária. Este não foi o caso da Bahia, que permaneceu com a tabela original do início de novembro.
  4. Nesta quinta-feira (27), em reunião do Confaz, os estados decidiram demonstrar mais uma vez boa vontade, prorrogando por mais 60 dias o congelamento, na esperança de que o Governo Federal possa fazer a sua parte, com a adoção de soluções estruturais para a estabilização dos preços dos combustíveis.
  5. A atual situação só está beneficiando a Petrobras e seus acionistas: a empresa registrou lucro líquido de R$ 135 bilhões e receita líquida de R$ 393,4 bilhões em um ano. Para se ter uma ideia, a receita líquida da Petrobras em doze meses equivale a quase oito vezes o orçamento do Estado da Bahia, que presta serviços a 15 milhões de baianos.
  6. Enquanto não se chega à solução para o problema, é preciso tomar cuidado com as notícias falsas que infelizmente seguem sendo disseminadas. É lamentável que a população brasileira ainda tenha de conviver com este tipo de postura. Trata-se de um evidente desserviço ao interesse público em uma sociedade que já vem sendo castigada nos últimos anos por sucessivas dificuldades econômicas agravadas pela pandemia.
Fonte: Secom BA

Teve início nesta segunda-feira, 24, as inscrições para o Concurso Regional em Arquitetura e Urbanismo para elaboração de projetos de restauração e modernização de prédios, monumentos históricos e espaços públicos de Barreiras. Após o lançamento do edital, a secretaria de Planejamento realizou uma reunião na tarde desta quarta-feira, 26, na sede da Prefeitura, oportuno momento de escuta para esclarecimentos de dúvidas e apresentação do edital aos representantes do Núcleo de Arquitetos e Urbanistas do Oeste Baiano (NAU), uma associação civil, sem fins lucrativos, composta exclusivamente por arquitetos e urbanistas.

A reunião foi conduzida pelo vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso, acompanhado da diretora de Cultura, Emília Moreno; subdiretor de Cultura, Humberto Junior; e dos coordenadores técnicos do Concurso, Marcus Penalber e Chaliny Amorim; onde passaram o cronograma de execução das etapas do concurso, bem como informações das condições para participação, documentação, premiação e os lotes para a criação dos projetos.

Representando o Núcleo de Arquitetos e Urbanistas do Oeste Baiano (NAU), a vice-presidente Marianne Campos, destacou a relevância do concurso para a classe. “Os arquitetos se mostraram interessados em participar do concurso, é algo novo em Barreiras e desafiador. Foi muito importante essa primeira reunião após o lançamento do edital, demonstrando o compromisso da Prefeitura na transparência e lisura do processo, principalmente, em fazer com que os arquitetos participem e executem seus projetos. É uma oportunidade de novos potenciais serem descobertos, tem muita gente com ideia boa e não tem a oportunidade, o momento é esse”, destacou.

O vice-prefeito e secretário de planejamento, afirmou a importância da participação dos arquitetos desde o início do processo. “Essa reunião de alinhamento e apresentação do edital para o Núcleo de Arquitetos e Urbanistas do Oeste Baiano foi muito importante pelo entendimento que temos da participação da classe desde o início do processo de lançamento do edital. Queremos que eles tenham todo o entendimento de como serão as etapas do concurso”, afirmou Emerson Cardoso, ressaltando que o desejo da gestão é de ouvir os que amam, residem e trabalham na nossa cidade, sobre o sentimento e a história de Barreiras.

“É muito importante trazermos a legitimidade e o sentimento de pertencimento em cada um desses monumentos históricos. Nossa expectativa é realmente surpreender a Barreiras, trazendo não só a ciência, mas, o coração dos nossos arquitetos”, finalizou.

Fonte: Dircom PMB



O Ministério Público da Bahia denunciou um caso de nepotismo e recomendou que a prefeitura de Serra do Ramalho, no oeste da Bahia, anule, no prazo de 20 dias, a nomeação de servidor Luiz Henrique Costa Reis, filho do atual vice-prefeito José Aroldo Muniz dos Reis.

Além, deve ser anulada a nomeação de todos os ocupantes de cargos em comissão e funções de confiança ou contratados temporariamente que sejam cônjuges, companheiros ou parentes por linha direta, colateral ou afinidade, até terceiro grau, da autoridade nomeante ou de outro servidor da mesma pessoa jurídica.

A promotora de Justiça Amanda Buarque Bernardo, autora da recomendação, afirma que o "nepotismo constitui ofensa aos princípios constitucionais da impessoalidade, moralidade e eficiência administrativa por meio da nomeação de familiares para o exercício de cargos públicos".

Ela pontua ainda que a existência de ocupantes de cargos que possuam relação familiar com autoridade nomeante ou outros servidores da mesma pessoa jurídica "pode representar violação aos princípios da impessoalidade, moralidade e eficiência administrativa".

Fonte: A TARDE

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta sexta-feira (28), a Operação Sly, que visa reprimir fraudes no Auxílio Emergencial, na região do oeste baiano. O nome Sly é um termo que vem do inglês e se refere a fraudadores e golpistas.

Segundo a PF, está sendo cumprido um mandado de busca e apreensão, na cidade de Santa Maria da Vitória, extremo oeste baiano, expedido pela Justiça Federal. Também foi determinada a quebra de sigilo de dados bancários do investigado.

A investigação, que teve início em 2021, é resultado da Estratégia Integrada contra as Fraudes ao Auxílio Emergencial (EIAFAE), da qual participam a Polícia Federal, o Ministério Público Federal (MPF) o Ministério da Cidadania (MCid), a CAIXA, a Receita Federal (RF), a Controladoria Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU).

O objetivo é a racionalização dos procedimentos de apuração criminal sobre a temática, com foco na atuação de grupos, associações ou organizações criminosas e a desarticulação de fraudes estruturadas.

No decorrer das investigações, apurou-se que o investigado cadastrou no aplicativo “Caixa Tem” pelo menos 07 (sete) contas em nome de terceiros para recebimento do Auxílio Emergencial de forma fraudulenta, transferindo imediatamente os valores depositados para contas vinculadas ao Mercado Pago, em nome de terceiros (pelo menos 08 contas digitais), resultando num prejuízo de pelo menos R$ 80.000,00 (oitenta mil reais).

O responsável pela conduta delitiva investigada responderá pela prática do crime de furto qualificado mediante fraude.

Fonte: Política Livre
c4653065-7cbd-431f-9957-d7d09e5d3800.jpg

APolícia Rodoviária Federal (PRF) segue atuando fortemente no enfrentamento as fraudes veiculares e, na tarde de ontem (26), recuperou mais dois veículos roubados. Nas ocasiões, os condutores também foram presos.

A primeira ação foi registrada por voltas das 15h, no KM 72 da BR 367, trecho do município de Eunápolis(BA), quando os PRFs abordaram para fiscalização um Chevrolet Onix.  Durante os procedimentos, foram encontradas diversas adulterações nos elementos identificadores do veículo e, posteriormente, que na verdade se tratava de um veículo de mesmas características, com registro de roubo em 2016, na cidade de São Vicente(SP). Além disso, verificou-se que a central/módulo do automóvel pertence a um outro Onix com registro de roubo também em 2016, na cidade de Joinville(SC). Questionado, o motorista informou  que comprou o veículo de um homem, dando em troca um Chevrolet Celta de sua propriedade e uma quantia de 5 mil reais. Ademais, afirmou ainda que gastou mais 5 mil para realizar o emplacamento.

O segundo fato, ocorreu por volta das 17h20, no KM 582 da BR 242, em Ibotirama (BA) quando os policiais abordaram um Toyota/Etios para fiscalização e, durante as averiguações, identificaram adulterações nos seus elementos caracterizadores. Cientes da irregularidade, a equipe conseguiu através de consulta aos sistemas que na verdade se tratava de um veículo roubado em junho de 2021, em Camaçari (BA). Indagado, o condutor relatou que havia adquirido o veículo de um amigo por R$41.000,00, dando um Fiat/Uno e algumas arrobas de boi.

Diante dos fatos, os veículos recuperados e os condutores flagrando foram encaminhados à Delegacia de Polícia Judiciária local para adoção das medidas cabíveis.

Fonte: PRF

Apesar de um ano marcado pelas incertezas da pandemia da Covid-19, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) manteve a média esperada de expansão na prestação dos serviços no Oeste da Bahia. Ao longo de 2021, 6.478 domicílios passaram a ser atendidos com fornecimento de água tratada e 7.818 com o serviço de coleta e tratamento de esgoto doméstico. Reconhecidos como polos regionais, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães lideraram os acréscimos de novas ligações de água e esgoto. Juntas, foram responsáveis por 56% da expansão do acesso a água tratada canalizada e 88% do acesso a esgotamento sanitário, dentre as cidades atendidas pela Embasa no Oeste da Bahia.

Para o gerente regional da Embasa, Lucas de Moura Araújo, o atendimento a novos domicílios demonstra a preocupação extra com o saneamento básico de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães por parte da empresa e do Governo do Estado. “No último ano, a Embasa entregou investimentos da ordem de R$ 14,6 milhões, em Luís Eduardo Magalhães, ampliando e melhorando a prestação dos serviços para a população. Já em Barreiras, R$ 8,7 milhões vêm sendo destinados a obras de esgotamento para quem mora nos bairros Barreirinhas, Morada da Lua, Morada Nova e parte do São Sebastião”, reforça.

Além de acompanhar o crescimento das cidades com atendimento de 100% do abastecimento de água, a Embasa já garantiu que 72% da sede de Barreiras e 70% da sede de Luís Eduardo Magalhães sejam atendidos com serviço de esgotamento sanitário. Em relação aos demais municípios do Oeste da Bahia, os investimentos em novas ligações de água estão ocorrendo principalmente na zona rural, quando passaram a ser atendidas localidades como Cipó (Brejolândia), Cerquinha (Cristópolis), Baixa Funda, Maria da Luz, Olhos D´Água dos Tanques (Ibotirama), Pedra Preta, Posses, (Santana) e Olhos D ´Água (Wanderley), dentre outras.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Embasa Unidade Regional de Barreiras (UNB)

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Ao menos quatro pacientes denunciam que foram assediadas durante uma consulta com um ginecologista identificado como Leonardo Palmeira, no Centro Estadual de Oncologia da Bahia (Cican), em Salvador. A Polícia Civil investiga os casos. O profissional foi afastado das atividades.

Uma das mulheres esteve no final da manhã desta quarta-feira (26) na Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Brotas, na capital baiana, para registrar a ocorrência. A Polícia também recebeu a uma outra denúncia na sexta (21) e aguarda por mais relatos.

A Polícia Civil informou que só vai divulgar mais detalhes sobre as investigações após a finalização do procedimento. A unidade de saúde fica na Avenida Vasco da Gama, no bairro de Brotas.

Fonte: G1 Bahia

O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta quarta-feira (26) decreto que cria o Escritório de Representação do Ministério da Economia do Brasil em Washington-DC, capital do Estados Unidos (EUA). O texto será publicado na próxima edição do Diário Oficial da União (DOU). As informações são da Agência Brasil.

 

Segundo o governo, o escritório tem por objetivo "consolidar a imagem do país como ambiente seguro para se fazer negócios, com responsabilidade nas dimensões ambiental, social e de governança".

 

Entre as atribuições da equipe que coordenará a representação está a divulgação das reformas econômicas implementadas no Brasil, que podem dar mais segurança na atração de investidores.

 

"Caberá ao escritório, em total alinhamento com o Ministério das Relações Exteriores, promover as oportunidades de negócios que tragam geração de emprego e renda ao país. Além disso, identificar as barreiras aos investimentos estrangeiros e demonstrar a estabilidade e solidez macroeconômica do país", informou a Secretaria-Geral da Presidência, em nota.

 

O Brasil já dispõe de outros órgãos com foco em atração de investimentos estrangeiros, como a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que possui escritórios nos EUA, além dos setores econômicos das próprias embaixadas.

Fonte: bh notícias
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |