Blog Santo Antônio
Notícias

A aposentadoria compulsória do juiz Sérgio Humberto de Quadros Sampaio foi publicada na edição desta segunda-feira (20), no Diário da Justiça e assinada pelo presidente do TJ-BA, desembargador Lourival Trindade. O Pleno do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) decidiu aposentar compulsoriamente o magistrado em um processo administrativo disciplinar relatado pela desembargadora Nágila Brito, que foi julgado em uma sessão sigilosa, ocorrida no início do mês de dezembro. 

Informações de bastidores indicam que o sigilo foi orientado pela Corregedoria Nacional de Justiça, que tem cobrado do TJ-BA a conclusão dos processos administrativos disciplinares contra juízes investigados na Operação Faroeste.  O teor da acusação que levou a aplicação da pena de aposentadoria compulsória ainda não foi tornada pública pelo tribunal. O processo contra o juiz não está disponível para consulta externa devido o sigilo. A pena foi aplicada por unanimidade.

Devido a deflagração da Operação Faroeste, o TJ-BA se viu obrigado a instaurar procedimentos de investigação contra magistrados. Antes, os debates eram públicos. Diante da repercussão da operação, a Associação dos Magistrados da Bahia (Amab) pediu ao TJ-BA que julgasse os processos contra juízes em sessões sigilosas, como prevê a Lei Orgânica da Magistratura (Loman). Apesar do pedido ainda não ter sido analisado pelo TJ-BA, as últimas sessões envolvendo o juiz Sérgio Humberto tem ocorrido a portas fechadas.

O juiz foi preso na Operação Faroeste e é o único réu que ainda permanece preso por determinação do ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por, mesmo preso, ainda intentar em crimes de corrupção (veja aqui). Os demais investigados já foram colocados em liberdade. O casal Adailton e Geciane Maturino ainda permanecem preso devido a um pedido de prisão preventiva imposta na Operação Immobilis.

Fonte: Bahia Notícias

Campanha realizada de 6 a 13 de dezembro de 2021, no 4º Batalhão de Engenharia de Construção – Batalhão General Argolo, onde de maneira voluntária integrantes da unidade doaram alimentos, brinquedos e refeições para os menos favorecidos.

Foi realizado nesta terça-feira, 21, uma Ação Cívico Social na Escola Municipal Boa Esperança na Comunidade de Ponte Velha, município de Santa Maria da Vitória, próximo à Operação Guará (Implantação da Ferrovia de integração Oeste-Leste), onde foram entregues brinquedos, cestas básicas, lanches e “kits de higiene” bem como instrução a respeito de higiene bucal para a comunidade.

Fonte: 4º BEC

Ontem, terça-feira, 21, a guarnição do PETO da 85ª CIPM e a Guarda Civil Municipal de Luís Eduardo Magalhães, recuperaram uma motocicleta roubada a dois dias atrás que estava escondida numa residência na rua Pau Ferro.

No momentos que as forças de segurança chegaram ao local um indivíduo fugiu pulando o muro, de imediato as guarnições iniciaram buscas no perímetro, onde foi encontrado de imediato foi dada voz de prisão ao suspeito, juntamente com a moto e conduzido ao DISEP para adoção de medidas cabíveis

Fonte: 85ª CIPM

A Prefeitura de Barreiras deu sequência na programação do Natal de Luz da Cidade do Futuro, nesta segunda-feira (20), na Vila de Natal montada especialmente no Parque Multiuso Dom Ricardo Weberberger. Quem visitou o espaço se emocionou com as apresentações natalinas da noite coordenadas pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

O Coro Sinfônico com os alunos e o Musical de Natal com os professores da Escola Municipal de Música Antoninho Sampaio abriram as apresentações. As músicas natalinas e populares brasileiras chamaram a atenção de todos, principalmente de dona Mariene Barreto, moradora de Barreirinhas. Para ela, esse era um momento muito esperado. “Quanta emoção nesta noite, quero parabenizar a gestão municipal pela organização e a realização do natal nesse bairro, além de trazer alegria afasta um pouco o medo em volta da pandemia. Estamos muito felizes, a Vila de Natal ficou um encanto”, disse.

Quem visitar a Vila de Natal, até a próxima quinta-feira (23), tem a oportunidade de conhecer também a Feira Natalina e adquirir produtos de artesanatos, gastronomia e artes plásticas distribuídas em 27 barracas a partir das 17h até às 22h. A artesã e artista plástica, Andréa Nades, fala com entusiasmo dessa oportunidade. “Temos a consciência de que ainda estamos passando por um momento delicado, essa oportunidade de expor o/ nosso produto na Vila de Natal proporciona o retorno dessa aproximação com o público. Esperamos que tudo volte ao normal o quanto antes”, pontuou.

O Musical Natalino “A Cor do Amor” e o Conto de Natal “Qual a Cor do Amor” com os alunos das oficinas da Biblioteca Municipal Folk Rocha, encerram as apresentações da noite. Conforme a secretária de educação, Gabriela Nogueira, a Vila de Natal acontece até a próxima quinta-feira, além de distribuição de brinquedos e a chegada do Papai Noel nesta quarta-feira (21), a Banda Municipal 26 de Maio animará o público.

“Ficamos felizes em proporcionar este momento de entretenimento e lazer, em especial esse ano no Parque Multiuso Dom Ricardo que contempla todos os munícipes com o espírito natalino. O Natal é momento de acolher, de celebrar o nascimento de Cristo e renovarmos as esperanças, a escolha desse espaço favorece que famílias inteiras possam se reunir e confraternizar. Estaremos com essa programação especial de natal até quinta-feira, levando essa mensagem de alegria, esperança e união”, destacou a secretária.

Fonte: Barreiras: Coro Sinfônico e Musical animaram a Vila do Natal


A moto de Jinio

Na tarde desta terça-feira, 21, por volta das 16h, um homem identificado como Jinio Rosa da Silva, de 43 anos, infartou enquanto pilotava uma motocicleta puxando uma carrocinha reboque ao qual utilizava para recolher matérias reciclável na cidade de LEM.

De acordo com informações obtidas pelo Blog do Sigi Vilares, o homem pilotava a motocicleta pela rua 1º de Maio, no bairro Jardim Paraíso, quando passou mal, freou a motocicleta, e caiu no chão próximo a escola municipal do bairro.


Jinio ainda passou pela reanimação, mas não resistiu

O SAMU ainda tentou por várias vezes reanimar o trabalhador realizando a reanimação cardiopulmonar, mas ele não resistiu e morreu. O corpo de Jinio foi levado para o necrotério da UPA para em seguida a família providenciar o seu sepultamento.

 

 

Fonte: Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares

No início da tarde de domingo, 19, por volta das 12h15,  quando realizava rondas na rua Desembargador Monte Negro, no município de Barra, a guarnição da CIPE/Cerrado avistou dois indivíduos, a bordo de uma motocicleta Honda Biz, de placa ilegível e carregando ostensivamente duas espingardas.

A guarnição tentou realizar abordagem, mas os dois homens fugiram por uma rua estreita, deixando para trás a motocicleta e duas espingardas de ar comprimido.  O material apreendido foi apresentado na delegacia local.

Fonte: CIPE CERRADO
Coletes foram entregues para as Polícias Militar, Civil e Técnica e Corpo de Bombeiros
ssp
As forças que compõem a Secretaria da Segurança Pública receberam, na tarde desta segunda-feira (20), cerca de 5,5 mil coletes balísticos, durante solenidade no auditório Mestre Álvaro, no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia. O item é essencial para proteção dos profissionais das polícias Civil, Militar e Técnica, além do Corpo de Bombeiros. 
 
Foram empregados 7,9 milhões de reais na compra dos equipamentos de proteção individual, que serão destinados para substituições de itens de unidades de Salvador, Região Metropolitana e municípios do interior do estado.
 
Os coletes foram adquiridos com recursos do Fundo Especial de Aperfeiçoamento dos Serviços Policiais (Feaspol) e são resistentes a disparos de armas curtas de até 9 milímetros. São mais leves, confortáveis e ajustáveis ao corpo e protegem a região do tronco.
 
O secretário da Segurança Pública da Bahia, Ricardo César Mandarino Barretto, lembrou que os equipamentos são essenciais para garantir a proteção e segurança das equipes, que atuam na linha de frente e colocam suas vidas em risco, em prol da sociedade. "Nossos policiais merecem todo o cuidado e proteção para continuarem a fazer o seu trabalho pelo paz e segurança da sociedade".
 
ssp
O subsecretário da Segurança, delegado Hélio Jorge Paixão, frisou que os EPIs são ergonômicos e se adaptam ao perfil dos policiais. 
 
Participaram também da solenidade a delegada-geral adjunta da PC, Elaine Nogueira, o subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel BM Jorge Eduardo Piauhy de Araújo, o subcomandante da PM, coronel Nílton Machado, e o diretor-geral do DPT, Edson Luiz dos Reis.
Fonte: SSP BA

A Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito, realizou na manhã desta segunda-feira, 20, a entrega dos kits com o novo fardamento para os agentes de trânsito do município. Os uniformes que a partir de agora serão utilizados pelos 05 agentes da Coordenação Municipal de Trânsito – Cootrans, são padronizados nacionalmente pela Associação dos Agentes de Trânsito do Brasil – AGT. Os kits individuais foram entregues, pelo secretário de Segurança Cidadã e Trânsito, Junior Sampaio, acompanhado do secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Junior, na Sala de Reunião da Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito.

De acordo com o diretor e Agente de Trânsito, Rondinele Carvalho, usar os uniformes padronizados vai gerar mais segurança para condutores, e aos agentes, pois, serão vistos com facilidade. “Era um desejo muito grande dos agentes realizarem a mudança do fardamento. E agora o município de Barreiras adota o padrão nacional. Vale ressaltar, que isso reflete o comprometimento da gestão municipal e do secretário em cuidar do trânsito da cidade, bem como, da segurança dos agentes e dos nossos cidadãos”, destacou Rondinele Carvalho.

Para o secretário de Segurança Cidadã e Trânsito, Junior Sampaio, adotar o fardamento no padrão nacional fortalece a segurança dos agentes de trânsito e da população. “Os agentes de trânsito estão diariamente nas ruas e prestam serviços fundamentais à comunidade. Anualmente, a Secretaria distribui novos fardamentos e neste ano, eles receberam, cada um, três kit fardas compostos de: calça, camiseta, jaqueta e boné, que seguem o padrão nacional dos agentes de trânsito. O novo fardamento que conta com faixa refletiva que dá maior visibilidade aos agentes proporcionando mais segurança a esses profissionais e aos condutores, é a demonstração do respeito e cuidado que tem o prefeito Zito Barbosa com esses dedicados servidores. Essa equipe está de parabéns pela seriedade e comprometimento no trabalho desenvolvido”, destacou o secretário Junior Sampaio.

Fonte: Dircom PMB

Foi realizada nesta segunda-feira, 20, mais uma cerimônia de entrega de certificados aos alunos concluintes do Curso de Informática Básica, devido a pandemia do COVID-19 as turmas foram reduzidas este ano, e 11 alunos concluíram o curso do Projeto Base.Net.

Presentes o Ten PM Rogério, que está respondendo pelo comando da BCS/Santa Luzia e o Instrutor das aulas de informática, Sd PM Alan Alves, ambos puderam celebrar mais uma etapa concluída na caminhada de aperfeiçoamento pessoal e profissional desses alunos concluintes, que agora terão diante deles, no mercado de trabalho, mais algumas portas abertas.

O Projeto Base.Net fornece aos moradores da comunidade atendida pela BCS/Santa Luzia cursos de informática com enfoque na capacitação profissional e na inclusão digital.

Fonte: 83ª CIPM

Entre os dias 16 e 19 de dezembro, Barreiras sediou o II Basquete Natalino 2021, no Ginásio de Esportes Baltazarino Araújo Andrade, bairro Morada Nobre. O evento contou com a presença da equipe da Diretoria de Esportes, sendo o diretor Lucas Quirino, o subdiretor Danilo Farias, o subcoordenador Antônio Relson, assistente administrativo, Claudiney Barbosa e ainda o vereador Valdimiro José.

A disputa nessa modalidade esportiva contou com a participação de nove equipes masculinas e três equipes femininas de Barreiras, São Desidério, Riachão e Angical. Na final masculina, o time Barreiras City Thunder sagrou-se campeão e o time Big Ametista a campeã feminina do II Basquete Natalino 2021.

Outro ponto marcante neste domingo (19) de competições, foi a premiação para os destaques do campeonato. No basquete masculino, a equipe Barreirinhas Renegades recebeu o título de vice-campeão, já o melhor jogador do campeonato e da final, o destaque foi para Victor Palma. Antônio Augusto foi a revelação e Luiz Marcelo se destacou como o cestinha.

Na competição feminina, o time Fênix Queens ficou na segunda colocação, sendo o troféu da melhor jogadora do campeonato para Ana Bárbara, como melhor jogadora da final o destaque foi Mirelle Santos, já a revelação do campeonato foi Brenda Souza e a cestinha, Jorgeane Batista.

“Foram quatro dias de muita disputa entre times de Barreiras e outros municípios, e assim, agradecemos a participação de todos nesse II Basquete Natalino 2021. O objetivo da Diretoria de Esportes, da Secretaria de Educação, é envolver de maneira positiva os jovens e adultos nesse esporte que se destaca na nossa região e com organização estamos seguindo os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde devido à pandemia da Covid-19”, destacou o subdiretor Danilo Farias.

Nesta próxima quarta-feira (22), acontecerá a final do Campeonato Barreirense de Futsal, também no Ginásio de Esportes Baltazarino Araújo Andrade, a partir das 19h40min.

Fonte: Dircom PMB

 

Fonte: Grupo Santo Antonio

O Ministério Público estadual recomendou ao Município de Correntina que não conceda alvarás de funcionamento e de utilização de  aparelho sonoro e sanitário aos estabelecimentos comerciais que não atendam às legislações pertinentes e não possuam adequado sistema de proteção acústica, planos de segurança e de emergência. 

Segundo o promotor de Justiça Alison da Silva Andrade, autor da recomendação, foram divulgadas diversas notícias de poluição sonora ocasionada por estabelecimentos comerciais  e eventos privados, com abuso dos instrumentos sonoros e excesso de volume em zonas residenciais e nas vias públicas de Correntina. O MP expediu também recomendação aos proprietários e condutores de veículos para que não utilizem quaisquer equipamentos, principalmente sons automotivos, ‘paredões’ e descargas em desacordo com as normas regulamentares, e que produzam som audível pelo lado externo, independentemente do volume ou frequência, perturbando o sossego público.

O documento também foi enviado aos proprietários de estabelecimentos comerciais para que coíbam o uso de sons automotivos em suas dependências e adjacências, inclusive acionando a polícia e não fornecendo energia para alimentação da bateria dos automóveis e dos aparelhos; à população em geral para que não produza barulho acima do estabelecido legalmente; e aos agentes de trânsito para que realizem a lavratura de auto de infração, nos termos do artigo 228  do Código de Trânsito Brasileiro, aplicando ao infrator as respectivas penalidades, inclusive a medida administrativa de retenção do veículo para regularização.

O MP também expediu recomendação ao Comandante da Polícia Militar para que adote as medidas administrativas de combate ao abuso de instrumentos sonoros no Município; ao delegado de Polícia Civil para que desenvolva a apuração dos crimes e contravenções; ao coordenador do Departamento de Polícia Técnica para que atenda às solicitações da autoridade policial e da Polícia Militar e providencie a perícia no local das infrações, se possível no momento do flagrante; e à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para que oriente as empresas sobre os limites da propaganda bem como sobre a proibição de perturbação ao sossego mesmo para as atividades comerciais, principalmente com o uso de amplificadores de som.

Fonte: MP recomenda ao Município de Correntina medidas para combater a poluição sonora na cidade
Declaração sinaliza recuo em falas recentes do presidente, que dizia não querer repetir a chapa presidencial de 2018 nas eleições de 2022

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse neste domingo (19/12) que o atual vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), pode ser o escolhido para compor, novamente, a chapa presidencial durante as eleições do ano que vem.

Durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais, o chefe do Executivo foi questionado por uma jornalista da VTV, afiliada do SBT, se Mourão continuaria como vice em 2022. Bolsonaro disse que ainda está vendo como a situação ficará para o próximo ano.

“O vice está aí. Mourão é o vice. A gente vai ver como é que fica no ano que vem. Tem pessoas que querem ser vice – normal. Eu vou escolher um vice, pode ser ate o próprio Mourão. Mas um vice que agregue e tenha conhecimento de Brasil, que ajude”, declarou o presidente, que está no litoral paulista.

A declaração sinaliza um recuo em falas recentes do presidente, que dizia não querer repetir a chapa presidencial de 2018 nas eleições do próximo ano.

Fonte: Metrópoles

Na tarde de ontem sábado, 18, por volta das 16h, quando visitava a fazenda Graciosa, em Correntina, durante a Operação Safra, a guarnição da CIPE/Cerrado foi informada que havia caçadores na área de reserva daquela propriedade rural.

A guarnição realizou rondas e avistou uma motocicleta com dois homens, que fugiram para a mata quando foi dada voz de abordagem. Foi realizado cerco, varredura e foi localizado um acampamento. Dois homens de posse de arma de fogo e animais silvestres já abatidos, foram conduzidos a delegacia de Santa Maria da Vitória, para que fossem tomadas as medidas legais.

Fonte: CIPE CERRADO
 

O Corpo de Bombeiros Militar do Goiás atendeu na manhã deste domingo, 19, um acidente de trânsito entre carro de passeio e um veículo de grande porte na rodovia BR 020, no município de Correntina. 

Edvania Santos da Silva Souza (foto ao lado) morreu no local. As outras três vítimas foram socorridas para o Hospital Municipal de Posse/GO onde ficaram sob cuidados médicos.

Nesse período de festas, as rodovias têm trânsito intenso, associado ao período chuvoso aumenta-se o risco de acidentes.

A corporação orienta redobrar a atenção na via e reduzir a velocidade para garantir uma viagem segura. 

Em caso de emergência ligue:193.

Fonte:Da redação do Blog do Sigi Vilares/Bom
Fonte: redação do Blog do Sigi Vilares/Bombeiros Militares do estado de Goiás

Na noite de sexta-feira, 17, enquanto realizava patrulhamento tático em apoio à intensificação de policiamento na área da 38ª CIPM em Bom Jesus da Lapa, a guarnição da RONDESP Oeste prendeu um indivíduo por porte ilegal de arma de fogo, tendo sido encontrado com o mesmo um revólver Taurus, cal. 32, além de cartuchos intactos do mesmo calibre.

Diante dos fatos, indivíduo e todo o material foram apresentados na 24ª COORPIN, onde foi lavrado o Auto de Prisão em Flagrante.

Fonte: Coordenador Rondesp Oeste
Texto segue para análise do Senado

A Câmara dos Deputados aprovou, em dois turnos, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que concede isenção do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) para templos de qualquer culto religioso, mesmo que sejam locatários do imóvel. O texto para análise do Senado.

A proposta foi aprovada por 393 votos favoráveis e 37 contrários em primeiro turno e 376 votos favoráveis e 30 contrários em segundo turno.

Fonte: Agência Brasil

Por volta das 10h40, deste sábado (18), a Guarda Civil Municipal (GCM) foi  acionada, onde a informação dava conta que no mercado municipal, Av. Tancredo Neves, Bairro Santa Cruz, havia um indivíduo ameaçando os funcionários do mercado municipal que ali se encontravam.

A GCM munido com às informações se deslocou até o local e contatou a veracidade da denúncia, onde encontrou o indivíduo alterado.

Diante do exposto a situação foi conduzido ao DISEP para às  devidas medidas cabíveis. cabíveis.

Fonte: Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito
Segunda e terceira dose também estão sendo aplicadas

Em mais um sábado de vacinação, a Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Saúde, através das equipes de imunização, estão realizando a repescagem, para aplicação da primeira dose, em pessoas de 12 anos acima. Além desta, pessoas que estão com a segunda dose das vacinas Coronavac-Butantan, Pfizer-Biontech ou Oxford-Astrazeneca em atraso, também poderão se imunizar nesta data. A terceira dose também está sendo aplicada em pessoas que tomaram a segunda dose das vacinas Coronavac-Butantan, Pfizer-Biontech ou Oxford-Astrazeneca até o dia 21 de julho.

A vacinação está acontecendo no Posto de Vacinação Covid-19, no Parque Engenheiro Geraldo Rocha, em Barreirinhas, até às 14h, ou até encerrarem as doses disponíveis. No ato da vacinação deverão apresentar: Cartão do SUS, RG, CPF, Cartão de Vacina e Comprovante de Residência.

O secretário de saúde, Melchisedec Neves diz, que esse chamamento é uma oportunidade para as pessoas que ainda não tomaram a primeira dose, iniciar o ciclo de imunização, bem como, para aquelas que por algum motivo, não deram sequência a vacinação,  receber a aplicação da segunda e terceira doses. “Hoje as nossas equipes seguem aplicando à primeira, segunda e terceira dose. Estamos trabalhando incansavelmente para atingir o maior número de pessoas imunizadas no nosso município e ampliar, ainda mais, a cobertura vacinal”, destacou o Melchisedec Neves.

Fonte: Dircom PMB
Vice-prefeito, Emerson Cardoso, participou da inauguração na manhã deste sábado, 18

Atraída pelo potencial econômico da Capital do Oeste, a Rede Assaí Atacadista inaugurou sua 1º loja em Barreiras, sendo a 18º da rede na Bahia, que conta com 207 lojas no Brasil. O ato de inauguração foi prestigiado pelo vice-prefeito e secretário de Planejamento de Barreiras, Emerson Cardoso, que representou o prefeito Zito Barbosa, acompanhado do presidente da Câmara de Vereadores, Otoniel Teixeira. Também estavam presentes o presidente da Rede Assaí Atacadista, Belmiro Gomes, o diretor de Expansão, José Leon, vice-presidente de Operações, Anderson Castilho, diretor de Operações, Claudemir do Carmo, diretor regional da Bahia, Fábio Santos, e o gerente de Barreiras, Luís Eduardo.

O vice-presidente de Operações da Rede Assaí Atacadista, Anderson Castilho, e o diretor de Operações, Claudemir do Carmo, fizeram um tour pela loja apresentando toda a estrutura física da nova unidade ao vice-prefeito, Emerson Cardoso, e demais autoridades. A nova unidade conta com mais de 18 mil m² de área construída, sendo mais de 5 mil m² somente de área de loja, tudo pensado para atender aos consumidores finais e comerciantes de Barreiras. Além disso, para formar a equipe de colaboradores, a Rede Assaí Atacadista gerou 284 empregos diretos no município.

“Barreiras é uma cidade de extrema relevância no oeste baiano e se destaca por seu potencial de consumo, estando entre as maiores economias do interior da Bahia e do Nordeste. Estamos chegando com as melhores expectativas, em uma cidade que é Polo regional, o que nos possibilita atendermos tanto consumidores finais quanto micro e pequenos empreendedores de Barreiras e das cidades vizinhas”, afirma o diretor Regional, Fábio Santos.

Para o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso, é uma alegria muito grande ver a economia da cidade crescendo e atraindo investidores de diversos segmentos. “Queremos agradecer a Rede Assaí Atacadista por ter escolhido Barreiras para implantar essa nova loja. Nossa gestão avança continuamente em investimentos, pavimentando as condições para que hoje possamos ter a oportunidade de participar, nesta manhã, dessa belíssima inauguração. Atrair investidores, gerar emprego e renda e melhorar a qualidade de vida das pessoas, são compromissos permanentes do governo municipal. A nossa gratidão a Rede Assaí por terem escolhido Barreiras como polo de investimento”, destacou o vice-prefeito.

Fonte: Dircom PMB
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |