Blog Santo Antônio
Notícias

Entre os dias 16 e 19 de dezembro, Barreiras sediou o II Basquete Natalino 2021, no Ginásio de Esportes Baltazarino Araújo Andrade, bairro Morada Nobre. O evento contou com a presença da equipe da Diretoria de Esportes, sendo o diretor Lucas Quirino, o subdiretor Danilo Farias, o subcoordenador Antônio Relson, assistente administrativo, Claudiney Barbosa e ainda o vereador Valdimiro José.

A disputa nessa modalidade esportiva contou com a participação de nove equipes masculinas e três equipes femininas de Barreiras, São Desidério, Riachão e Angical. Na final masculina, o time Barreiras City Thunder sagrou-se campeão e o time Big Ametista a campeã feminina do II Basquete Natalino 2021.

Outro ponto marcante neste domingo (19) de competições, foi a premiação para os destaques do campeonato. No basquete masculino, a equipe Barreirinhas Renegades recebeu o título de vice-campeão, já o melhor jogador do campeonato e da final, o destaque foi para Victor Palma. Antônio Augusto foi a revelação e Luiz Marcelo se destacou como o cestinha.

Na competição feminina, o time Fênix Queens ficou na segunda colocação, sendo o troféu da melhor jogadora do campeonato para Ana Bárbara, como melhor jogadora da final o destaque foi Mirelle Santos, já a revelação do campeonato foi Brenda Souza e a cestinha, Jorgeane Batista.

“Foram quatro dias de muita disputa entre times de Barreiras e outros municípios, e assim, agradecemos a participação de todos nesse II Basquete Natalino 2021. O objetivo da Diretoria de Esportes, da Secretaria de Educação, é envolver de maneira positiva os jovens e adultos nesse esporte que se destaca na nossa região e com organização estamos seguindo os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde devido à pandemia da Covid-19”, destacou o subdiretor Danilo Farias.

Nesta próxima quarta-feira (22), acontecerá a final do Campeonato Barreirense de Futsal, também no Ginásio de Esportes Baltazarino Araújo Andrade, a partir das 19h40min.

Fonte: Dircom PMB

 

Fonte: Grupo Santo Antonio

O Ministério Público estadual recomendou ao Município de Correntina que não conceda alvarás de funcionamento e de utilização de  aparelho sonoro e sanitário aos estabelecimentos comerciais que não atendam às legislações pertinentes e não possuam adequado sistema de proteção acústica, planos de segurança e de emergência. 

Segundo o promotor de Justiça Alison da Silva Andrade, autor da recomendação, foram divulgadas diversas notícias de poluição sonora ocasionada por estabelecimentos comerciais  e eventos privados, com abuso dos instrumentos sonoros e excesso de volume em zonas residenciais e nas vias públicas de Correntina. O MP expediu também recomendação aos proprietários e condutores de veículos para que não utilizem quaisquer equipamentos, principalmente sons automotivos, ‘paredões’ e descargas em desacordo com as normas regulamentares, e que produzam som audível pelo lado externo, independentemente do volume ou frequência, perturbando o sossego público.

O documento também foi enviado aos proprietários de estabelecimentos comerciais para que coíbam o uso de sons automotivos em suas dependências e adjacências, inclusive acionando a polícia e não fornecendo energia para alimentação da bateria dos automóveis e dos aparelhos; à população em geral para que não produza barulho acima do estabelecido legalmente; e aos agentes de trânsito para que realizem a lavratura de auto de infração, nos termos do artigo 228  do Código de Trânsito Brasileiro, aplicando ao infrator as respectivas penalidades, inclusive a medida administrativa de retenção do veículo para regularização.

O MP também expediu recomendação ao Comandante da Polícia Militar para que adote as medidas administrativas de combate ao abuso de instrumentos sonoros no Município; ao delegado de Polícia Civil para que desenvolva a apuração dos crimes e contravenções; ao coordenador do Departamento de Polícia Técnica para que atenda às solicitações da autoridade policial e da Polícia Militar e providencie a perícia no local das infrações, se possível no momento do flagrante; e à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para que oriente as empresas sobre os limites da propaganda bem como sobre a proibição de perturbação ao sossego mesmo para as atividades comerciais, principalmente com o uso de amplificadores de som.

Fonte: MP recomenda ao Município de Correntina medidas para combater a poluição sonora na cidade
Declaração sinaliza recuo em falas recentes do presidente, que dizia não querer repetir a chapa presidencial de 2018 nas eleições de 2022

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse neste domingo (19/12) que o atual vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), pode ser o escolhido para compor, novamente, a chapa presidencial durante as eleições do ano que vem.

Durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais, o chefe do Executivo foi questionado por uma jornalista da VTV, afiliada do SBT, se Mourão continuaria como vice em 2022. Bolsonaro disse que ainda está vendo como a situação ficará para o próximo ano.

“O vice está aí. Mourão é o vice. A gente vai ver como é que fica no ano que vem. Tem pessoas que querem ser vice – normal. Eu vou escolher um vice, pode ser ate o próprio Mourão. Mas um vice que agregue e tenha conhecimento de Brasil, que ajude”, declarou o presidente, que está no litoral paulista.

A declaração sinaliza um recuo em falas recentes do presidente, que dizia não querer repetir a chapa presidencial de 2018 nas eleições do próximo ano.

Fonte: Metrópoles

Na tarde de ontem sábado, 18, por volta das 16h, quando visitava a fazenda Graciosa, em Correntina, durante a Operação Safra, a guarnição da CIPE/Cerrado foi informada que havia caçadores na área de reserva daquela propriedade rural.

A guarnição realizou rondas e avistou uma motocicleta com dois homens, que fugiram para a mata quando foi dada voz de abordagem. Foi realizado cerco, varredura e foi localizado um acampamento. Dois homens de posse de arma de fogo e animais silvestres já abatidos, foram conduzidos a delegacia de Santa Maria da Vitória, para que fossem tomadas as medidas legais.

Fonte: CIPE CERRADO
 

O Corpo de Bombeiros Militar do Goiás atendeu na manhã deste domingo, 19, um acidente de trânsito entre carro de passeio e um veículo de grande porte na rodovia BR 020, no município de Correntina. 

Edvania Santos da Silva Souza (foto ao lado) morreu no local. As outras três vítimas foram socorridas para o Hospital Municipal de Posse/GO onde ficaram sob cuidados médicos.

Nesse período de festas, as rodovias têm trânsito intenso, associado ao período chuvoso aumenta-se o risco de acidentes.

A corporação orienta redobrar a atenção na via e reduzir a velocidade para garantir uma viagem segura. 

Em caso de emergência ligue:193.

Fonte:Da redação do Blog do Sigi Vilares/Bom
Fonte: redação do Blog do Sigi Vilares/Bombeiros Militares do estado de Goiás

Na noite de sexta-feira, 17, enquanto realizava patrulhamento tático em apoio à intensificação de policiamento na área da 38ª CIPM em Bom Jesus da Lapa, a guarnição da RONDESP Oeste prendeu um indivíduo por porte ilegal de arma de fogo, tendo sido encontrado com o mesmo um revólver Taurus, cal. 32, além de cartuchos intactos do mesmo calibre.

Diante dos fatos, indivíduo e todo o material foram apresentados na 24ª COORPIN, onde foi lavrado o Auto de Prisão em Flagrante.

Fonte: Coordenador Rondesp Oeste
Texto segue para análise do Senado

A Câmara dos Deputados aprovou, em dois turnos, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que concede isenção do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) para templos de qualquer culto religioso, mesmo que sejam locatários do imóvel. O texto para análise do Senado.

A proposta foi aprovada por 393 votos favoráveis e 37 contrários em primeiro turno e 376 votos favoráveis e 30 contrários em segundo turno.

Fonte: Agência Brasil

Por volta das 10h40, deste sábado (18), a Guarda Civil Municipal (GCM) foi  acionada, onde a informação dava conta que no mercado municipal, Av. Tancredo Neves, Bairro Santa Cruz, havia um indivíduo ameaçando os funcionários do mercado municipal que ali se encontravam.

A GCM munido com às informações se deslocou até o local e contatou a veracidade da denúncia, onde encontrou o indivíduo alterado.

Diante do exposto a situação foi conduzido ao DISEP para às  devidas medidas cabíveis. cabíveis.

Fonte: Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito
Segunda e terceira dose também estão sendo aplicadas

Em mais um sábado de vacinação, a Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Saúde, através das equipes de imunização, estão realizando a repescagem, para aplicação da primeira dose, em pessoas de 12 anos acima. Além desta, pessoas que estão com a segunda dose das vacinas Coronavac-Butantan, Pfizer-Biontech ou Oxford-Astrazeneca em atraso, também poderão se imunizar nesta data. A terceira dose também está sendo aplicada em pessoas que tomaram a segunda dose das vacinas Coronavac-Butantan, Pfizer-Biontech ou Oxford-Astrazeneca até o dia 21 de julho.

A vacinação está acontecendo no Posto de Vacinação Covid-19, no Parque Engenheiro Geraldo Rocha, em Barreirinhas, até às 14h, ou até encerrarem as doses disponíveis. No ato da vacinação deverão apresentar: Cartão do SUS, RG, CPF, Cartão de Vacina e Comprovante de Residência.

O secretário de saúde, Melchisedec Neves diz, que esse chamamento é uma oportunidade para as pessoas que ainda não tomaram a primeira dose, iniciar o ciclo de imunização, bem como, para aquelas que por algum motivo, não deram sequência a vacinação,  receber a aplicação da segunda e terceira doses. “Hoje as nossas equipes seguem aplicando à primeira, segunda e terceira dose. Estamos trabalhando incansavelmente para atingir o maior número de pessoas imunizadas no nosso município e ampliar, ainda mais, a cobertura vacinal”, destacou o Melchisedec Neves.

Fonte: Dircom PMB
Vice-prefeito, Emerson Cardoso, participou da inauguração na manhã deste sábado, 18

Atraída pelo potencial econômico da Capital do Oeste, a Rede Assaí Atacadista inaugurou sua 1º loja em Barreiras, sendo a 18º da rede na Bahia, que conta com 207 lojas no Brasil. O ato de inauguração foi prestigiado pelo vice-prefeito e secretário de Planejamento de Barreiras, Emerson Cardoso, que representou o prefeito Zito Barbosa, acompanhado do presidente da Câmara de Vereadores, Otoniel Teixeira. Também estavam presentes o presidente da Rede Assaí Atacadista, Belmiro Gomes, o diretor de Expansão, José Leon, vice-presidente de Operações, Anderson Castilho, diretor de Operações, Claudemir do Carmo, diretor regional da Bahia, Fábio Santos, e o gerente de Barreiras, Luís Eduardo.

O vice-presidente de Operações da Rede Assaí Atacadista, Anderson Castilho, e o diretor de Operações, Claudemir do Carmo, fizeram um tour pela loja apresentando toda a estrutura física da nova unidade ao vice-prefeito, Emerson Cardoso, e demais autoridades. A nova unidade conta com mais de 18 mil m² de área construída, sendo mais de 5 mil m² somente de área de loja, tudo pensado para atender aos consumidores finais e comerciantes de Barreiras. Além disso, para formar a equipe de colaboradores, a Rede Assaí Atacadista gerou 284 empregos diretos no município.

“Barreiras é uma cidade de extrema relevância no oeste baiano e se destaca por seu potencial de consumo, estando entre as maiores economias do interior da Bahia e do Nordeste. Estamos chegando com as melhores expectativas, em uma cidade que é Polo regional, o que nos possibilita atendermos tanto consumidores finais quanto micro e pequenos empreendedores de Barreiras e das cidades vizinhas”, afirma o diretor Regional, Fábio Santos.

Para o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso, é uma alegria muito grande ver a economia da cidade crescendo e atraindo investidores de diversos segmentos. “Queremos agradecer a Rede Assaí Atacadista por ter escolhido Barreiras para implantar essa nova loja. Nossa gestão avança continuamente em investimentos, pavimentando as condições para que hoje possamos ter a oportunidade de participar, nesta manhã, dessa belíssima inauguração. Atrair investidores, gerar emprego e renda e melhorar a qualidade de vida das pessoas, são compromissos permanentes do governo municipal. A nossa gratidão a Rede Assaí por terem escolhido Barreiras como polo de investimento”, destacou o vice-prefeito.

Fonte: Dircom PMB

Na madrugada de ontem, sexta-feira, 17, por volta das 2h, o PETO da 83ª CIPM efetuou a prisão de homicida no Residencial Boa Sorte em Barreiras.

A guarnição do PETO da 83ª CIPM foi acionada pelo CICOM para verificar uma denuncia de uma tentativa de linchamento no Residencial Boa Sorte, e quando a guarnição se aproximou do local informado, avistaram diversos populares apedrejando uma residência. Ao perceberem a viatura os agressores evadiram, logo em seguida um morador da residência atacada relatou que seu irmão S.S.F., 19 anos, seria o suposto autor de um homicídio que havia ocorrido horas antes no bairro, tendo como vítima Jurailton dos Santos Rebouças, e que seu irmão chegou na residência com pedaços de uma arma branca usada no crime.

A população com o intuito de fazer justiça com as próprias mãos começou a arremessar pedras contra a casa do suposto autor que ficou totalmente danificada. Foi dado voz de prisão ao autor que foi conduzido e apresentado na Delegacia Territorial para adoção das medidas cabíveis.

Fonte: 83ª CIPM


O autor e o comparsa foram presos pela GCM. Foto: Secretária Municipal de Segurança

Um homem identificado por Adailton Borges Gonçalves, de 39 anos, natural de Salvador, foi morto com golpes de capacete e pedra na madrugada deste sábado, por volta das 05h30, na rua São Francisco, no bairro Mimoso II, o fato ocorreu em frente a um bar.

Após receber informações do fato e características dos indivíduos, a GCM de Luís Eduardo Magalhães saiu em diligência, conseguindo localizar dois indivíduos que tentou empreender fuga, sendo alcançado e presos pela GCM.

Com o comparsa do homicida, foi encontrado uma arma de fogo, tipo espingarda calibre 22.

Um dos indivíduos estava ferido e foi socorrido para UPA, para receber o atendimento médico. Após receber atendimento médico, ambos foram conduzidos ao DISEP, para medidas cabíveis.

O corpo da vítima foi preservado por prepostos da ROMU da GCM-LEM, ate a chegada do IML.

Fonte: Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito

Ontem, sexta-feira, 17, Militares do 4° Batalhão de Engenharia de Construção, Batalhão General Argolo em Barreiras, voluntariamente adquiriram e distribuíram marmitas confeccionadas pela Igreja Congregação Vila Nova, com a finalidade de minimizar o sofrimento de pessoas vulneráveis da periferia e do Albergue São José de Barreiras que acolhe migrantes e pessoas em situação de exclusão social.

Na oportunidade, também, foram distribuídos brinquedos doados por integrantes do Batalhão para as crianças e kits de higiene bucal, com instruções sobre a importância da escovação para a saúde bucal.

Fonte: 4° BEC

Cristhian tem sete anos de idade e seu maior sonho era conhecer o quartel do Corpo de Bombeiros. Sonho simples para alguns, mas pra ele era um desejo quase impossível. Por isso, o pequeno resolveu recorrer àquele que no Natal é especialista em atender os mais difíceis dos pedidos, o Papai Noel.

Na carta, o menino dizia que queria ganhar um trenzinho de brinquedo e que seu sonho era conhecer os bombeiros.

A cartinha acabou chegando até o quartel do 17º Grupamento e, a inocência da criança e a simplicidade do pedido comoveram a corporação. A unidade preparou uma surpresa para o Cristhian na manhã desta sexta-feira (17). Além de buscá-lo na escola para um passeio na viatura do bombeiro, o menino pôde conhecer todo o quartel.

Logo na chegada dos militares, a primeira surpresa. Ele foi vestido com uma roupa e capacete dos bombeiros que são utilizadas nas operações de combate a incêndio. Conheceu ainda as viaturas utilizadas no dia a dia do trabalho dos militares e até combateu um incêndio imaginário.

Quando acreditou que já haviam acabado as surpresas, o garoto ganhou mais um presente dos bombeiros, o trenzinho que ele também pediu em sua cartinha.

Os militares ainda perguntaram se ele tinha gostado da visita e dos presentes, mas o sorriso estampado no rosto de Cristhian já era uma resposta automática.

“Fiquei muito feliz com o desejo dele. Foi muito gratificante acompanhá-lo, espero que ele realmente siga esse sonho de ser um bombeiro”, disse o pai do menino ao ver a emoção do filho.

Fonte: 17º GBM

Cristhian tem sete anos de idade e seu maior sonho era conhecer o quartel do Corpo de Bombeiros. Sonho simples para alguns, mas pra ele era um desejo quase impossível. Por isso, o pequeno resolveu recorrer àquele que no Natal é especialista em atender os mais difíceis dos pedidos, o Papai Noel.

Na carta, o menino dizia que queria ganhar um trenzinho de brinquedo e que seu sonho era conhecer os bombeiros.

A cartinha acabou chegando até o quartel do 17º Grupamento e, a inocência da criança e a simplicidade do pedido comoveram a corporação. A unidade preparou uma surpresa para o Cristhian na manhã desta sexta-feira (17). Além de buscá-lo na escola para um passeio na viatura do bombeiro, o menino pôde conhecer todo o quartel.

Logo na chegada dos militares, a primeira surpresa. Ele foi vestido com uma roupa e capacete dos bombeiros que são utilizadas nas operações de combate a incêndio. Conheceu ainda as viaturas utilizadas no dia a dia do trabalho dos militares e até combateu um incêndio imaginário.

Quando acreditou que já haviam acabado as surpresas, o garoto ganhou mais um presente dos bombeiros, o trenzinho que ele também pediu em sua cartinha.

Os militares ainda perguntaram se ele tinha gostado da visita e dos presentes, mas o sorriso estampado no rosto de Cristhian já era uma resposta automática.

“Fiquei muito feliz com o desejo dele. Foi muito gratificante acompanhá-lo, espero que ele realmente siga esse sonho de ser um bombeiro”, disse o pai do menino ao ver a emoção do filho.

Fonte: 17º GBM

Na manhã de ontem, sexta-feira, 17, o Coronel PM Osival Moreira Cardoso, Comandante do Policiamento da Região Oeste, se fez presente na base da Rondesp Oeste, onde, juntamente com o Comandante, o Sr Maj PM Araken Ferreira de Souza, e a Sra Roozane Reis, presidente da AMOBRE, anunciou através da TV Oeste, a implementação do sistema de videomonitoramento integrado, que ira aumentar a quantidade de câmeras espalhadas pela cidade de Barreiras.

Será utilizado a tecnologia a favor do cidadão e auxiliando a Polícia Militar da Bahia na prevenção e combate da criminalidade.

Fonte: RONDESP OESTE

Na manhã de ontem, sexta-feira, 17, o Coronel PM Osival Moreira Cardoso, Comandante do Policiamento da Região Oeste, se fez presente na base da Rondesp Oeste, onde, juntamente com o Comandante, o Sr Maj PM Araken Ferreira de Souza, e a Sra Roozane Reis, presidente da AMOBRE, anunciou através da TV Oeste, a implementação do sistema de videomonitoramento integrado, que ira aumentar a quantidade de câmeras espalhadas pela cidade de Barreiras.

Será utilizado a tecnologia a favor do cidadão e auxiliando a Polícia Militar da Bahia na prevenção e combate da criminalidade.

Fonte: RONDESP OESTE

O vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso, e o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Roberto de Carvalho, receberam na manhã desta sexta-feira (17), o engenheiro civil representante da Empresa EMIBM, Rodrigo Gonzaga e o empresário Murilo Furtado.

No encontro, a empresa que é destaque na qualidade dos trabalhos referentes à engenharia em suas mais diversas áreas de atuação (elétrica, civil e mecânica) há mais de 28 anos, relatou a vontade de iniciar a construção de um empreendimento voltado para um condomínio fechado de alto e médio padrão no município. O investidor que está na fase de avaliação do local, pontuou que os grandes diferenciais para a escolha do município foram a pujança no desenvolvimento da cidade que se apresenta como gestão de excelência na esfera pública, se posicionando com importantes atrativos no segmento imobiliário e de investimentos e as facilidades das tratativas documentais e o apoio ofertado pela Prefeitura de Barreiras.

“Barreiras é uma cidade dinâmica, e seu potencial já é conhecido em todo País, o dinamismo daqui surpreendeu minhas expectativas e com certeza essa facilidade de empreender torna esse município bastante atrativo. Nós da construção civil gostaríamos muito de investir nessa cidade dinâmica”, pontuou o engenheiro civil Rodrigo Gonzaga.

A Capital do Oeste, com seus potenciais em destaque em vários segmentos, e após se consolidar como o 10º município mais populoso e a 9ª economia do estado da Bahia neste ano, com destaque nacional entre as três cidades da Bahia elevadas à condição de Excelência em Gestão Fiscal na avaliação do Índice da Federação de Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan),  tem atraído cada vez mais investidores que depositam em Barreiras a confiabilidade de expansão dos seus negócios em diversos  setores, principalmente na construção civil.

“É uma satisfação imensa receber visitas e acolher investidores de diversas localidades deste país, que avaliam nossa cidade como um bom lugar para se investir e crescer. Nosso município tem recebido muitos investidores, seja na construção civil, no comércio, indústria e outros serviços que consolidam nossa Capital do Oeste como a cidade do futuro, boa para investir e morar”, destacou Emerson Cardoso.

Na oportunidade, os secretários entregaram aos visitantes a revista do Programa Barreiras 2030 Cidade do Futuro, que contém as 30 metas estabelecidas pela gestão, para consolidar Barreiras como a Cidade do Futuro – inteligente, sustentável e humana nos próximos dez anos, em consonância com os eixos estratégicos do Plano de Governo 2021/2024 alinhados com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

Fonte: Dircom PMB

O Governo do Estado encaminhou à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), nesta sexta-feira (17), projeto de lei que define o reajuste geral do funcionalismo estadual para 2022, com efeito já a partir do mês de janeiro. A proposta é de reajuste linear de 4% para todo o funcionalismo público, incluindo servidores ativos, aposentados e pensionistas do Poder Executivo estadual, além de reestruturações (com incrementos reais aos vencimentos/soldos) para servidores da Educação, Saúde, Segurança Pública e do grupo técnico administrativo.

Trata-se de um grande esforço de caixa para o governo baiano que, ao contrário da maioria dos outros estados do país, mesmo diante do atual cenário econômico, vem garantindo os avanços das diversas carreiras (promoções e progressões) e efetuando os pagamentos dos salários rigorosamente em dia, dentro do mês.

Pelo projeto de lei, os servidores estaduais terão ganhos salariais de até 22% em seus vencimentos. Além do reajuste linear de 4% destinado a todo o funcionalismo, o Governo concederá o incremento de R$ 300 ao vencimento básico de servidores da Educação, Saúde e Segurança Pública, a partir de abril do ano que vem, e de R$ 200 para aqueles que estão com vencimento básico abaixo do mínimo.

“Trabalhamos com a premissa de assegurar ganhos maiores aos servidores com menores remunerações. Empreendemos esforços para melhorar os salários de forma responsável, mas sempre com atenção aos limites da capacidade financeira do Estado”, afirma o governador Rui Costa.

O Governo vem empreendendo esforços para a concessão do reajuste, diante do quadro de dificuldades financeiras enfrentado pela Bahia e outros estados da federação nos últimos anos. Entre os fatores que contribuem para este contexto, destaca-se o crescimento nas despesas com a folha da Previdência Estadual, por conta do crescente volume de aposentadorias concedidas. Atualmente, o déficit previdenciário da Bahia é de R$ 5,8 bilhões, e a previsão é que esta cifra seja de R$ 6,4 bilhões, em 2022.

Fonte: Secom BA
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |