Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: JOVEM PAN

A Prefeitura de São Desidério divulgou ontem, 07 de dezembro o edital de licitação para contratação da empresa do ramo de construção civil para construir uma grande escola no distrito de Sítio Grande.

A licitação está prevista para acontecer no dia 07 de janeiro de 2022, às 9h na Sala da Comissão Permanente de Licitação no prédio da Prefeitura Municipal. E daí será feito toda a tramitação legal para iniciar a obra.

A nova unidade terá uma estrutura ampla e moderna, com 12 salas de aula, área administrativa, almoxarifado, biblioteca, auditório, laboratório de informática, laboratório de ciências, refeitório, cozinha, banheiros, estacionamentos e playground.

Fonte: ASCOM, prefeitura de São Desidério
Decisão é do TRF-1; desembargadores enviaram o caso para Justiça Eleitoral do RN. Investigação apurou pagamento de propina para liberação de recursos do FI-FGTS, administrado pela Caixa Econômica Federal.

Em sessão fechada, o Tribunal Federal da Primeira Região (TRF-1) decidiu, nesta terça-feira (7), anular a condenação dos ex-deputados Eduardo Cunha (MDB-RJ) e Henrique Eduardo Alves (MDB-RN) por envolvimento em um suposto esquema de cobrança de propina de empresários em troca de contratos com a Caixa Econômica Federal.

Os fatos foram investigados pela chamada Operação Sépsis, que apurou o pagamento de valores ilícitos para liberação de recursos do Fundo de Investimentos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FI-FGTS), administrado pela Caixa Econômica Federal.

As condenações eram de 2018. Por unanimidade, os desembargadores da Terceira Turma entenderam que o caso não era de competência da Justiça Federal e enviaram o processo para a Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte. Em notas, as defesas de ambos comemoraram a decisão.

Os magistrados seguiram o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), de que cabe à Justiça Eleitoral julgar os casos de caixa dois, mesmo quando relacionados a outros crimes, como corrupção e lavagem de dinheiro, por exemplo.

Caberá ao novo juiz decidir se as provas reunidas pelos investigadores serão ou não aproveitadas.

Eduardo Cunha havia sido condenado por violação de sigilo funcional, corrupção passiva e ativa e lavagem de dinheiro, com pena de 24 anos e 10 meses e multa de R$ 7 milhões como reparação do dano. Já o ex-deputado Henrique Eduardo Alves foi sentenciado por lavagem de dinheiro, com pena de 8 anos e 8 meses de prisão.

Confira a nota da defesa de Eduardo Cunha:

"A defesa de Eduardo Cunha, a cargo dos Advogados Aury Lopes Jr e Délio Lins e Silva Jr, comemora a decisão que reconhece, mais uma vez, as gravíssimas ilegalidades praticadas no âmbito da Operação Lava Jato. Eduardo Cunha foi injustamente condenado, por um juiz absolutamente incompetente. Ficou quase 4 anos preso ilegalmente por conta deste processo agora anulado. Além da grave violação do devido processo, a defesa sustenta a inocência de Eduardo Cunha, acusado e condenado injustamente, com base apenas nas declarações não comprovadas de corréus delatores. Espera a defesa que agora, anulado o processo e remetido para a justiça eleitoral competente, possa efetivamente demonstrar a inocência de Eduardo Cunha. Também foi uma vitória o reconhecimento de que os 4 processos da operação 'cui bono' devam ser igualmente anulados e remetidos para justiça eleitoral junto com a operação 'Sepsis'. Era um absurdo 'bis in idem', uma ilegal litispendência que agora é reconhecida, afirmam Aury Lopes Jr e Délio Lins e Silva Jr."

Confira o que disse a defesa de Henrique Eduardo Alves:

O advogado Marcelo Leal afirmou que "[a decisão] equivale a dizer que Henrique Eduardo Alves é um homem sem condenação em qualquer esfera ou grau de jurisdição.

"Todas as acusações lançadas contra Henrique Eduardo Alves foram julgadas improcedentes, até o presente momento, e continuarão sendo em face de sua inocência. A defesa acredita que é o povo do Rio Grande do Norte quem poderá melhor julgá-lo, caso ele decida ser candidato nas próximas eleições."

Fonte: G1
A MP está no Diário Oficial da União desta quarta-feira

Com objetivo de promover o acesso gratuito à internet em banda larga móvel aos alunos da educação básica da rede pública de ensino integrantes de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais, o governo federal cria o Programa Internet Brasil. A Medida Provisória nº 1077, de 7 de dezembro de 2021, que institui o programa está publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (8).

De acordo com a Secretaria-Geral da Presidência da República, o Internet Brasil será “implementado de forma gradual, observada a disponibilidade orçamentária e financeira, e poderá alcançar outras pessoas físicas, beneficiárias de políticas públicas instituídas pelo Poder Executivo federal nas mais diversas áreas”.

Diz ainda que acesso gratuito à internet em banda larga móvel poderá ser realizado, sem prejuízo de outros meios, por intermédio da disponibilização de chip, pacote de dados ou dispositivo de acesso, além de poder ser concedido a diferentes alunos integrantes da mesma família.

Caberá ao Ministério das Comunicações, entre outras medidas, a gestão e coordenação das ações, monitorar e avaliar os resultados, assegurar a transparência na divulgação de informações e estabelecer as características técnicas e a forma de disponibilização do serviço de acesso gratuito à internet em banda larga móvel.

Para a implementação do programa, o ministério poderá ainda fazer contratos de gestão com organizações sociais, realizar parceria com organizações da sociedade civil de interesse público e dispor de outros instrumentos de parceria com organizações da sociedade civil, previstos em lei. Poderão ser firmadas também parcerias com entidades privadas para a consecução dos objetivos do Internet Brasil, desde que haja interesse comum na execução do programa.

A medida provisória prevê também que os órgãos e as entidades da administração pública federal, estadual, distrital e municipal poderão aderir ao Internet Brasil, devendo, para tanto, celebrar instrumento próprio, se houver repasse ou transferência de recursos financeiros.

Fonte: Agência Brasil

O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), lidera as intenções de voto para governador da Bahia em todos os cenários pesquisados pelo instituto Séculus, em parceria com o Bahia Notícias. Ele tem mais que o dobro dos percentuais apresentados pelo senador Jaques Wagner (PT) e, de acordo com o levantamento, caso as eleições fossem hoje, venceria no primeiro turno.


                             Cenário 1, com todos os pré-candidatos listados

No primeiro cenário, ACM Neto aparece com 49,16% das intenções de voto, contra 22,27% de Wagner. Bem atrás dos dois, aparecem João Roma (Republicanos), ministro da Cidadania, com 3,57%; o vice-governador João Leão (PP), com 2,86%; o senador Otto Alencar (PSD), com 2,52%; Dra. Raíssa Soares (sem partido), com 1,26%; e a yalorixá Bernadete Souza (PSOL), com 0,84%. Responderam “nenhum”, 12,48% dos entrevistados, enquanto 5,04% não sabem ou não opinaram.

Em um segundo cenário, o ex-prefeito de Salvador aumenta sua vantagem e chega a 53,7% das intenções de voto, contra 24,87% de Jaques Wagner, 4,66% de João Roma e 0,88% de Bernardete Souza. “Nenhum” pontuou 10,71%, enquanto 5,17% não souberam responder ou não opinaram.


                       Cenário 2, com João Roma como candidato bolsonarista

No terceiro cenário, João Roma é substituído como candidato bolsonarista pela Dra. Raíssa Soares. ACM Neto mantém 53,7% das intenções de voto, assim como Wagner estaciona em 24,87% dos entrevistados. A médica, que atua na região de Porto Seguro, fica em 2,86%. Bernardete Soares, assim como os políticos de DEM e PT, também não altera sua pontuação: 0,88%. Responderam “nenhum”, 12,44% dos entrevistados, enquanto 5,25% não sabem ou não opinaram.

ACM Neto supera os percentuais de todos os seus adversários somados nos três cenários pesquisados. Por isso, é possível afirmar, com base nos números do levantamento BN/Séculus, que o ex-prefeito de Salvador venceria as eleições de 2022 no primeiro turno, caso o pleito ocorresse hoje.

                     Cenário 3, com Dra. Raíssa Soares como candidata bolsonarista

A Séculus entrevistou 2.380 pessoas com 16 anos ou mais, em 87 municípios baianos, entre os dias 27 de novembro de 2021 e 1º de dezembro de 2021. A margem de erro da amostragem é de 3%, para mais ou para menos, com intervalo de confiança registrado em 95%.

Fonte: Bahia Notícias



Na tarde de ontem, terça-feira, 7, por volta das 15h, oi realizada uma visita dos idealizadores do projeto Pet Terapeuta, Maj PM Araken Souza, Comandante da CIPT Oeste, Drª Magda Daniella, médica veterinária da clínica Saúde Animal e o Psicólogo SD PM Thiago Campos, do SVP CPRO, à Escola Municipal Francisco Joaquim de Lima, no bairro Boa Sorte, na cidade de Barreiras.

Na oportunidade, os alunos foram contemplados com uma palestra ministrada pela Drª Magda, sobre os cuidados e trato com cães, em seguida o Major Araken falou sobre o uso do cão na atividade policial e, logo na sequência foram feitas algumas demonstrações do uso do cão de faro em busca de drogas e a utilidade do cão na guarda e proteção.

Além de mostrar um pouco do dia-a-dia da Rondesp Oeste e do Canil Setorial, o encontro estreita os laços entre a Polícia Militar da Bahia e a comunidade barreirense.

Fonte: ASCOM - CIPT Oeste

Em Barreiras, os moradores da comunidade Fazendinha no Vau da Boa Esperança comemoram a inauguração da Unidade de Saúde da Família, Miltônio dos Santos Araújo – XXXIV, nesta terça-feira (7). Os moradores da localidade recepcionaram o prefeito Zito Barbosa, acompanhado da primeira-dama, Marisete Bastos, secretário de saúde, Melchisedec Neves e da subsecretária, Jamile Rodrigues, vereadores e demais secretários municipais, para receber o novo equipamento de saúde, implantado através do Projeto Saúde Humanizada, Integrada e Inovadora.

A nova estrutura, que foi construída nos padrões do Ministério da Saúde, foi concluída e entregue a Secretaria de Saúde no dia 26 de maio, em comemoração aos 130 anos do município, e após receber todos os equipamentos necessários para o pleno funcionamento, a Unidade passa a oferecer um acolhimento estratégico das equipes de saúde da família, com atendimento médico, de enfermagem, vacinação, sala de espera, curativos, atendimento odontológico, regulação de procedimentos e auditório para encontros e palestras.

Além dos moradores, participaram da inauguração os vereadores Eurico Queiroz, Rodrigo do Mucambo, Dr. Sileno Cerqueira, Rider Castro e Yure Ramon, além dos estudantes da Escola Municipal Capitão Marcolino. O secretário municipal de saúde, Melchisedec Neves, falou da importância de mais um equipamento inaugurado na zona rural de Barreiras.

“Esse é um momento significativo para esta comunidade que recebe esse equipamento que amplia ainda mais a cobertura da atenção primária do município. Ressaltamos esse compromisso que a gestão tem dito com a saúde do município, principalmente com as comunidades rurais com serviços essenciais como pré-natal, saúde bucal, vacinação acessível para diversos povoados localizado aqui no Vau da Boa Esperança”, pontuou Melchisedec.

Presente também no evento, o produtor rural, Eliezer Araújo, agradeceu a homenagem ao seu pai Miltônio dos Santos Araújo que denomina a Unidade de Saúde, destacando a relevância desse equipamento público para a comunidade. “Hoje é um dia de muita alegria, antes éramos atendidos na Unidade de Saúde de Barreirinhas e agora, temos essa Unidade mais próxima de nossas residências, o que facilita em tudo. Estamos emocionados com essa homenagem feita ao meu pai, que ajudou muitas famílias nessa comunidade, assim, agradecemos muito por essa inauguração e mais ainda por saber que já está funcionando com atendimento médico”, destacou.

Após a apresentação da equipe que fará parte da Unidade de Saúde da Família, Miltônio dos Santos Araújo – XXXI, feita pelo coordenador da Atenção Básica, Ari Ramiro, o prefeito Zito Barbosa agradeceu a participação de todos e destacou que os investimentos na saúde abrangem a cidade e a zona rural.

“Hoje estamos inaugurando mais essa Unidade de Saúde na zona rural do município, por isso, é motivo de alegria e de agradecimento a Deus, agradeço também a família do senhor Miltônio que cedeu essa área para a construção dessa Unidade, aqui na Fazendinha, que irá atender toda a região do Vau da Boa Esperança. Já fizemos mais de dois km de asfalto para facilitar o acesso ao Vau da Boa Esperança, e com fé em Deus, vamos dar continuidade. Já entregamos várias Unidades de Saúde no campo e na cidade, e em breve, iremos entregar mais unidades no KM 30 e Vau do Teiú na zona rural, e ainda nos bairros Barreiras I, Morada da Lua de Cima, Cidade Nova e no Riachinho.

Fonte: Dircom PMB

,

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

 

Ao menos 28 pessoas foram presas em uma operação contra o tráfico de drogas e homicídios, iniciada na manhã desta terça-feira (7). A ação é realizada nas cidades de Itaberaba, Ruy Barbosa, Campo Formoso, Mundo Novo e Jacobina, região da Chapada Diamantina.

Além da Bahia, dois criminosos foram presos em Brasília, no Distrito Federal, onde a polícia também cumpre mandados. Ações também são feitas em São Paulo e Minas Gerais.

Cerca de 30 pessoas são presas em operação contra tráfico de drogas e homicídios, na região da Chapada Diamantina — Foto: Natália Verena/Polícia Civil

Cerca de 30 pessoas são presas em operação contra tráfico de drogas e homicídios, na região da Chapada Diamantina — Foto: Natália Verena/Polícia Civil

Batizada de Grande Serra, a operação conta com a participação da Coordenação de Operações Especiais (Coe). Dezenas de tabletes de maconha, carros, sete armas, munições e dinheiro foram apreendidos.

Cerca de 30 pessoas são presas em operação contra tráfico de drogas e homicídios, na região da Chapada Diamantina — Foto: Natália Verena/Polícia Civil

Cerca de 30 pessoas são presas em operação contra tráfico de drogas e homicídios, na região da Chapada Diamantina — Foto: Natália Verena/Polícia Civil

Atuam ainda as Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins) de Feira de Santana, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus, Santo Amaro, Jequié, Seabra e Irecê e da Coordenação de Apoio Tático a Investigação (Cati) do Departamento de Polícia do Interior (Depin), de Irecê, Central e Leste.

A Polícia Militar também participa da operação, com a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Semiárido e Chapada), o 11º Batalhão de Polícia Militar, a 42ª Companhia Independente de Polícia Militar, 98ª CIPM/Ipirá e a Cippa/Lençóis.

Mandados de prisão e busca são cumpridos em operação contra tráfico de drogas e homicídios na região da Chapada Diamantina — Foto: Divulgação/Polícia Civil

Mandados de prisão e busca são cumpridos em operação contra tráfico de drogas e homicídios na região da Chapada Diamantina — Foto: Divulgação/Polícia Civil

Fonte: G1 Bahia
Vinte e sete envolvidos com o tráfico já foram presos durante Operação na Chapada
Foto: Ascom PC / Natália Verena

Vinte e sete mandados de prisão já foram cumpridos, na manhã desta terça-feira (7), durante a Operação Grande Serra, deflagrada nas cidades de Itaberaba, Ruy Barbosa, Campo Formoso, Mundo Novo e Jacobina, na Bahia, e em outros três estados (leia mais aqui). Maconha, carros, sete armas, munições e dinheiro foram apreendidos durante o cumprimento dos mandados na casa de alvos envolvidos em quadrilha de tráfico de drogas, que atuam na região da Chapada Diamantina.

 

"Em Brasília já localizamos dois alvos, tivemos um resultado muito positivo com essas prisões.  Outros mandados ainda estão sendo cumpridos", disse o coordenador da 12ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itaberaba), delegado Geraldo Adolfo Nascimento.

 

Participam também da Operação Grande Serra mais de 100 policiais, entre civis e militares. Em São Paulo,  Minas Gerais e Brasília também estão sendo procurados envolvidos no tráfico na Bahia, que estão foragidos em outros estados.

Fonte: Bahia Notícias
Operação cumpre mandados contra grupos criminosos na região da Chapada Diamantina
Foto: Natália Verena/Ascom-PC

Uma ação conjunta entre as Polícias Civil e Militar, realizada nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (7), cumpre mandados de prisão e busca e apreensão contra envolvidos com o tráfico de drogas e homicídios em cinco cidades da região da Chapada Diamantina.

 

Denominada Operação Grande Serra, a investida contra o grupo criminoso também busca foragidos nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Brasília. “Estamos atuando com mais de 100 policiais para buscar alvos que atuam diretamente com o tráfico de drogas e homicídios na Bahia”, disse o coordenador da 2a Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itaberaba), delegado Geraldo Adolfo Nascimento, que lidera a ofensiva.

 

Participam da operação policiais da Coordenação de Operações Especiais (Coe), das Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins) de Feira de Santana, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus, Santo Amaro, Jequié, Seabra e Irecê, a Coordenação de Apoio Tático a Investigação (Cati) do Departamento de Polícia do Interior (Depin), de Irecê, Central e Leste, unidades da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Semiárido e Chapada), 11a Batalhão de Polícia Militar (BPM/Itaberaba) 42a Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/ Lençóis) 98a CIPM/Ipirá e Cippa/Lençóis. 

Fonte: Bahia Notícias
Hospitais filantrópicos veem ameaça à saúde com impacto financeiro do piso de enfermeiros
Foto: Manu Dias/GOVBA

Subfinanciados, os hospitais filantrópicos e as Santas Casas visualizam uma ameaça à saúde pública e a possibilidade de desassistência com a aprovação do piso nacional para enfermeiros e técnicos de enfermagem. O temor existe mesmo com o reconhecimento do setor da importância de valorização desses profissionais, destaca o presidente da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), Mirocles Véras.

 

“Nós queremos discutir de uma forma muito transparente, muito aberta, para que nós possamos tanto estar do lados do dos enfermeiros, mas não fechando as portas das nossas instituições que a nossa missão é servir aos mais carentes e servir ao Sistema Único de Saúde”, justificou.

 

A proposta em discussão na Câmara prevê um piso nacional de R$ 4,7 mil para enfermeiros e 70% deste valor para técnicos de enfermagem e 50% para auxiliares de enfermagem. 

 

A presidente da Federação das Santas Casas de Hospitais Filantrópicos da Bahia, Dora Nunes, sinaliza que a estimativa é de que no Brasil o setor filantrópico sofrerá um impacto de R$ 19 milhões. A gestora argumenta que a grande questão em torno do projeto é que ele não prevê de onde sairá a receita para arcar com este custo extra.

 

“A forma que esse projeto foi colocado, não vou chamar de irresponsável, mas ele foi colocado sem puxar a forma de viabilizá-lo”, ponderou ao sinalizar que esse ponto é diretamente ligado a questão financeira. “As entidades filantrópicas, que já passam por dificuldades financeiras, onde estão subfinanciadas em 40% o custo do SUS, onde é que essas entidades vão buscar recursos adicionais pra fazer frente ao aumento da folha de pagamento que vai girar em torno de 70% a 90% da sua folha?", questionou.

 

Dora Nunes, que também é gestora da Santa Casa de Campo Formoso, no território de identidade Piemonte Norte do Itapicuru, argumenta que as Federações e a Confederação trabalham com a estimativa de que cada entidade será impactada em média com um aumento de 78% nas folhas de pagamento.

 

“Em toda instituição, em torno de 50% a 60% da folha é composta por profissionais de enfermagem. O impacto que esse projeto está trazendo no piso salarial do enfermeiro, do técnico e auxiliares, vai ficar em torno de 78%. A folha já é bastante inchada. Com esse aumento, a mão de obra passará a ter uma despesa representada de quase 70%. Como a instituição vai sobreviver com 30% restante para todo o resto?", indagou Dora, ao listar gastos como com energia, internet, medicamentos e insumos hospitalares.

 

Diante disso, a expectativa e o argumento apresentado pelas entidades filantrópicas e Santas Casas ao Congresso Nacional é de que o texto seja aprovado com uma fonte de financiamento já regulamentada.  

 

Sem isso, o setor acredita que o mal inevitável será a demissão de profissionais. “Então terão as demissões, que numa situação dessa e na área de saúde você sabe que é fechar a abrangência da assistência aos usuários”, justificou.

 

PARA ALÉM DA FILANTROPIA

O impacto financeiro, de acordo com Dora, não será sentido somente pelos filantrópicos e Santas Casas. Ela destaca que o projeto afeta o setor público como um todo, nos âmbitos federal, estadual e principalmente municipal.

 

“No município, por exemplo, que é onde mais se tem dificuldades de dar acesso à população usuária do SUS, um acesso digno e igualitário. Às vezes, a atenção básica desses municípios elas são hoje formadas pelos PSFs, que são os programas de saúde da família, e quem está na linha de frente desses programas são enfermeiros e técnicos de enfermagem", analisou.

 

IMPACTO NOS ESTADOS

Outro ponto que Mirocles Véras chama a atenção é para a diferença no impacto sentido por cada um dos estados. A leitura dele é de que as regiões e as unidades federativas mais pobres serão ainda mais impactadas.

 

“Nos estados do Norte e Nordeste, o impacto é maior. Porque o piso salarial dos hospitais é dos do Sul e Sudeste já é naturalmente maior. Então os impactos dessas instituições vão ser maiores. Por isso defendemos a regionalização, a discussão também da regionalização do piso”, argumentou.

Fonte: Bahia Notícias
Vitória fecha com o zagueiro Éwerton Páscoa e aguarda BID para anunciá-lo
Foto: Divulgação/CRB

O Vitória está prestes a anunciar a contratação do zagueiro Éwerton Páscoa, de 32 anos. O Bahia Notícias apurou que o martelo já foi batido e o clube aguarda o nome do atleta ser publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF para anunciar oficialmente o acerto. 

 

Éwerton estava no CRB. Na última temporada, ele disputou 23 jogos.


Além do CRB, Éwerton acumula passagens pelo Sport, Ceará, Náutico, Guarani, São Bento e Santos.

 

Na temporada 2022, o Vitória irá disputar o Campeonato Baiano, Copa do Brasil e Série C.

Fonte: Bahia Notícias
Pesquisa aponta Viagra como medicamento candidato a prevenir Alzheimer
Foto: Reprodução / Saúde SE

Simulações de computador tocadas por cientistas que investigam se o sildenafil, princípio ativo do Viagra, identificaram que a substância tem uma chance razoável de ajudar a previnir o mal de Alzheimer.

 

Os pesquisadores tiveram acesso a dados de planos de saúde dos Estados Unidos e perceberam que a incidência da doença foi 69% dos pacientes que utilizam o medicamento como tratamento para a disfunção erétil ao longo de 6 anos.

 

O resultado foi publicado nesta segunda-feira (6) na revista Nature Ageing. O grupo responsável, porém, pede que a ideia seja levada adiante com cautela, porque a correlação vista no estudo ainda não é resultado de um teste clínico com aplicação direta do sildenafil em voluntários.

 

Mais de 1600 drogas disponíveis comercialmente para tratar outras doenças foram simuladas. "Baseados nessas análises farmacoepidemiológicas retrospectivas de caso-controle com pedidos de reembolso de seguros de saúde para 7,23 milhões de indivíduos, nós descobrimos que o uso deo sildenafil era signficativamente associado com uma redução de 69% na doença de Alzheimer", escreveram os cientistas no artigo.

 

Conforme noticiou o jornal O Globo, os cientistas afirmam que testes planejados para isso podem confirmar se a descoberta pode mesmo representar um potencial tratamento.

 

"A associação entre o uso do sildenafil e a diminuição da incidência da doença de Alzheimer não estabelece uma causalidade, e isso vai requerer um teste clínico controlado", diz o grupo liderado pelo bioestatístico Jiansong Fang.

Fonte: Bahia Notícias

A Secretaria de Saúde de Barreiras, por meio do Projeto Saúde Humanizada, Integrada e Inovadora, realizou um treinamento específico de urgências e emergências clínicas para os profissionais que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, na Unidade de Pronto Atendimento Clarice Borges (UPA 24 horas), também do Hospital Municipal Eurico Dutra e Hospital da Mulher. O evento aconteceu na sexta-feira (3) e sábado (4), no auditório João do Biriba, na Escola Municipal Mirandolina Ribeiro Macêdo.

Após a abertura realizada pela subsecretária de saúde, Jamile Rodrigues, com a participação da coordenadora médica da regulação do SAMU, Milena Marques, coordenadora do SAMU/Base Barreiras, Samara Barbosa e a coordenadora da Regional Oeste, Juana Jamile, os profissionais puderam conhecer no primeiro dia de treinamento, as técnicas e condução para a realização de reanimação neonatal, repassadas pelo médico pediatra neonatologista, Dr. Rilton Brandão Teles.

“A nossa proposta foi de fazer a integração entre as equipes de saúde do nosso município, e,  pela primeira vez, também foi transmitida de maneira online, onde vários municípios puderam participar desse treinamento que abordou a teoria e a prática sobre urgências e emergências. Agradecemos a participação de todos, que essa troca de conhecimento de atualização entre os profissionais seja colocada em prática no atendimento à população”, destacou Jamile Rodrigues.

Em seguida, também foram passados conceitos e práticas sobre urgências e emergências obstétricas e urgências hipertensivas na gestão, com a médica obstetra Dr. Fabiany Romeiro. Além do tema Regulação, Vivência e Desafios no contexto social pela regional Barreiras/Ibotirama, conduzida pela coordenadora médica Dr. Milena Marques, os profissionais também participaram de maneira online, da palestra SAMU – da regulação ao atendimento móvel, ministrada pelo médico SAMU/Salvador, Dr. Paulo de Tarso.

No segundo dia de treinamento foram abordadas as principais urgências cardiológicas, antibotrópicos e profiláticos na emergência e mordedura animal. Os participantes receberam o treinamento prático com a Liga da Universidade do Oeste da Bahia (UFOB), que apresentou os procedimentos de intubação, drenagem de tórax, acesso central e punção intraóssea.

De acordo com a coordenadora da Base Barreiras do SAMU 192, Samara Barbosa, o momento foi importante para aprimorar o conhecimento dos profissionais que atuam nos serviços de urgência e emergência. “Conseguimos nesse treinamento reunir os profissionais que trabalham na linha de frente na urgência e emergência do município, nosso principal objetivo foi compartilhar conhecimento, melhorar a eficiência do serviço prestado ao público e assim, garantir um bom atendimento aos pacientes. De maneira inédita, este encontro aconteceu também na modalidade online com grande adesão”, pontuou.

Fonte: Dircom PMB
O soldado da Rondesp Leste Bruno Guimarães, 37 anos, conquistou o segundo lugar no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu 2021, promovido pela Federação Internacional de Jiu-Jítsu Desportivo (FIJJD). A final da competição ocorreu no Ginásio Esportivo do Serviço Social da Indústria (SESI) da cidade de Feira de Santana, neste domingo (5).
 
Graduado em Direito e pós graduado em Gestão Pública, o militar se considera apaixonado por esportes. Com 10 anos de treinamento em capoeira e ostentando no histórico a prática de basquete, capoeira e xadrez, ele ingressou na arte marcial em 2014 e no domingo, além de alcançar a medalha de prata, recebeu a faixa azul por merecimento.
 
"Este foi meu segundo campeonato. O primeiro foi a Copa Street Fighter, uma regional feirense, em que também conquistei o vice-campeonato. Agora, meu desejo, assim como o de todo jiujiteiro, é conquistar o mundial Meus projetos para o futuro incluem participar de dois eventos muito importantes que acontecerão agora em 2022, o pan americano de Jiu-Jítsu e o mundial", declarou o soldado.
Fonte: SSP BA
Além de informações, a ficha contará com foto do condenado

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que cria o cadastro nacional de pessoas condenadas por crimes relacionados à pedofilia. Segundo o texto, o cadastro será organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e reunirá fotografia e informações do condenado.

De acordo com o projeto, serão incluídos no cadastro nacional de pedófilos as pessoas condenadas por crimes envolvendo menores e previstos no Código Penal ou no próprio Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que é alterado pela proposta.

Entre os crimes estão: estupro de vulnerável; corrupção de menores; exploração sexual de criança, adolescente ou vulnerável; e delitos praticados por meios digitais, como produzir, armazenar, divulgar ou expor vídeo de sexo envolvendo criança ou adolescente.

Relator da matéria, o deputado Nivaldo Albuquerque (PTB-AL) defendeu a aprovação do Projeto de Lei 3976/20, do deputado Aluisio Mendes (PSC-MA). "É imprescindível, após trânsito em julgado, disponibilizar, em banco de dados, a qualificação do condenado, inclusive com fotografia, por meio de cadastro na rede mundial de computadores”, disse Albuquerque.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica a pedofilia como transtorno da preferência sexual e enquadra como pedófilos adultos que têm preferência sexual por crianças, geralmente pré-púberes ou no início da puberdade.

Tramitação
O projeto ainda será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Pesquisa aponta Viagra como medicamento candidato a prevenir Alzheimer

Simulações de computador tocadas por cientistas que investigam se o sildenafil, princípio ativo do Viagra, identificaram que a substância tem uma chance razoável de ajudar a previnir o mal de Alzheimer.

Os pesquisadores tiveram acesso a dados de planos de saúde dos Estados Unidos e perceberam que a incidência da doença foi 69% dos pacientes que utilizam o medicamento como tratamento para a disfunção erétil ao longo de 6 anos.

O resultado foi publicado nesta segunda-feira (6) na revista Nature Ageing. O grupo responsável, porém, pede que a ideia seja levada adiante com cautela, porque a correlação vista no estudo ainda não é resultado de um teste clínico com aplicação direta do sildenafil em voluntários.

Mais de 1600 drogas disponíveis comercialmente para tratar outras doenças foram simuladas. "Baseados nessas análises farmacoepidemiológicas retrospectivas de caso-controle com pedidos de reembolso de seguros de saúde para 7,23 milhões de indivíduos, nós descobrimos que o uso deo sildenafil era signficativamente associado com uma redução de 69% na doença de Alzheimer", escreveram os cientistas no artigo.

Conforme noticiou o jornal O Globo, os cientistas afirmam que testes planejados para isso podem confirmar se a descoberta pode mesmo representar um potencial tratamento.

"A associação entre o uso do sildenafil e a diminuição da incidência da doença de Alzheimer não estabelece uma causalidade, e isso vai requerer um teste clínico controlado", diz o grupo liderado pelo bioestatístico Jiansong Fang.

Fonte: Bahia Notícias
Cerca de 90% da população adulta já recebeu a primeira dose da vacina



A Bahia registrou nas últimas 24 horas, 249 novos casos de Covid-19 e 310 recuperados. De acordo com o boletim epidemiológico desta segunda-feira (06), oito óbitos foram contabilizados.

Segundo a secretaria da Saúde do Estado (Sesab), dos 1.263.042 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.232.798 já são considerados recuperados, 2.893 encontram-se ativos e 27.351 tiveram óbito confirmado.

Até o dia 21 de novembro última atualização referente aos 417 municípios baianos, 10.952.306 de pessoas tinham sido vacinadas contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose. Esse dado representa 86,02% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254.

Fonte: BNEWS
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |