Blog Santo Antônio
Notícias

O Sindsemb realizou nesta tarde de quinta-feira, 04 de novembro, uma Assembleia Ordinária para discutir os direitos de servidores municipais relacionados à mudança no Estatuto do Servidor e Vale Transporte em formato de card. O encontro ocorreu no auditório da Kerigma, reunindo os representantes de todas as áreas do serviço público, que durante algumas horas debateram com a presidente Carmélia da Mata e a Assessoria Jurídica, as melhores opções para os servidores municipais.

A presidente Carmélia detalhou informações contidas no Diário Oficial sobre a contratação de uma empresa, para modificação no Estatuto do Servidor, sugerindo a criação de uma Comissão de Servidores para acompanhar todo o processo, para que no final, não ocorra as bruscas retirada de direitos.

“Juntos, vamos acompanhar passo a passo essa nova remodelação ou ajustes, que serão feitos no Estatuto, para que não tenhamos as desagradáveis surpresas de 2017, quando a gestão retirou grande parte dos direitos adquiridos com a aprovação dos projetos 09 e 10 pelos vereadores. Com a comissão formada, vamos enviar a Secretaria de Administração para que tenhamos conhecimento de todo processo”, disse a presidente Carmélia.

O vale transporte e a retirada da pecúnia também foram pautas que levantaram discussões, pois a maioria dos servidores não tem interesse de receber o card do transporte coletivo. Os advogados Michele Sell e José Marcos repassaram informações gerais sobre o plano de cargos e salários.

Ao final, a presidente Carmélia agradeceu a presença de todos falando do compromisso sindical.

“Continuamos lutando e cumprindo nosso papel de sindicato, e faremos o que for preciso sem medir esforços para garantir que os servidores sejam respeitados. Qualquer dúvida, questão judicial ou problema no ambiente do trabalho, os servidores devem buscar o auxilio do Sindsemb, e garanto que estamos a disposição e prontos para ajudar”, garantiu a presidente.

Fonte: Sindsemb

Ontem, quinta-feira, 4, e hoje, sexta-feira, 5, a 83ª CIPM realizou uma instrução de tiro com todo o seu efetivo empregado na atividade operacional que atua na cidade de Barreiras, incluindo dessa forma o efetivo lotado no PETO, ROCAM, RP (1º e 2° Pel) e BCS/Sta Luzia em Barreiras, totalizando assim 80 policiais militares.

A instrução teve como objetivo o aprimoramento técnico profissional da tropa, com foco no manuseio e utilização de todo armamento disponível na Unidade, de porte e portáteis (armas longas).

A instrução foi ministrada pelo 1º Ten PM Sanches, lotado no 10º BEIC, que comandou a equipe de instrução formada por policiais da 83ª e 84ª CIPM, o treinamento iniciou com a parte teórica e foi finalizado com a prática de tiro em ambiente controlado, na qual todos os polícias efetuaram disparos com os diversos armamentos.

Durante todo período de instrução uma Guarnição do 17° GBM esteve a postos para o caso de alguma necessidade de Primeiro Socorros.

A presente instrução é um das diversas ações idealizadas e implementadas pelo Comando da Unidade, visando o bem estar da tropa, o aprimoramento e aperfeiçoamento das técnicas policiais militares, em suma a melhoria do serviço prestado à população.

Fonte: 83ª CIPM

Fonte: BAND NEWS

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
 
 
Riachão das Neves foi mais uma das cidades do Oeste a receber as ações da Operação Verde Bahia.
 
Nesta quinta-feira (4), bombeiros militares do 17º Grupamento (17º GBM) percorreram a zona rural do município para alertar sobre as consequências dos incêndios florestais ao meio ambiente, ao solo e ao clima.
 
O trabalho começou no início da manhã e só foi finalizado durante a tarde. Nesse período, as visitas serviram para a troca de informações e orientações, conforme o direcionamento do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA).
Fonte: 17º GBM

Com o objetivo de atualizar e capacitar os servidores sobre conceitos e práticas de gestão financeira, planejamento, contas públicas e execução orçamentária, a Prefeitura de Barreiras através das Secretarias de Planejamento e Administração, deu início ao primeiro módulo do Programa Municipal de Gestão de Processos. Com o tema Planejamento e Finanças, as assessoras da Secretaria de Planejamento, Mayara Ledo e Taynã Rayra, foram as facilitadoras da capacitação, trazendo dinamismo e ampliação de conhecimento para os servidores. O encontro aconteceu no auditório João do Biriba da Escola Municipal Mirandolina Ribeiro Macêdo, em Barreirinhas.
 
Todas as capacitações ocorrerão das 14h às 17h, até o próximo dia 18 de novembro. Ao todo, cinco módulos serão apresentados aos servidores, sendo que no módulo 2 terá como tema Orçamento Público, ministrado pela assessora especial de Administração, Versiany Moreira, no próximo dia 09 de novembro. Já no módulo 3, será abordado a temática de Planejamento de Contas Públicas, ministrado pela secretária de Administração, Gislaine Barbosa, no dia 11 de novembro. O módulo 4 tem como tema Planejamento e Prestação de Serviços, Obras e Regularidade Ambiental, que terá como facilitadores o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade Demósthenes Júnior, e o membro da Comissão de Licitação José Carlos Amâncio, no dia 16 de novembro. Encerrando a capacitação, o módulo 5  abordará Execução Orçamentária, ministrado pelo controlador do município Aldir Resmini e a diretora de contrato Rairane Lessa, no dia 18 de novembro.
 
O vice-prefeito e secretário de planejamento, Emerson Cardoso, falou da importância do Programa Municipal de Gestão de Processos e da capacitação dos servidores para agregar um melhor desempenho das atividades. “Essa é mais uma iniciativa da gestão pública municipal visando aprimorar, ainda mais, os nossos serviços internos dando mais agilidade aos trâmites, e ao mesmo tempo, oferecendo mais qualidade na prestação de serviço para o cidadão. Nós entendemos que um pilar importante é a capacitação e formação contínua dos nossos servidores. Estamos muito felizes com a adesão maciça dos nossos servidores”, disse Emerson Cardoso.
Fonte: Dircom PMB

Secretaria de Saúde de Barreiras já atendeu mais de duas mil mulheres em 2021

 
 
Durante a programação do Outubro Rosa, mais de 200 mulheres realizaram mamografias de rastreamento

Durante todo ano, a Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria de Saúde, busca sensibilizar a população feminina sobre a importância dos exames de prevenção e rastreio de neoplasias malignas relacionadas ao câncer de mama, a ideia é prevenir a doença e iniciar o quanto antes o tratamento. Até o mês de outubro deste ano já foram realizadas 2.080 mamografias de rastreamento, dessas, 373 mamografias diagnósticas.
 
Durante a programação do Outubro Rosa, 265 mulheres realizaram a mamografia de rastreamento e 276 mamografias diagnósticas. De acordo com o secretário de Saúde, em 2020, devido à ascendência da pandemia do novo coronavírus, muitas mulheres não conseguiram realizar esses exames, tendo realizado 533 mamografias de rastreamento e apenas 28 exames foram realizados em pacientes com 70 anos acima.
 
“Devido à pandemia da Covid-19, muitos atendimentos ficaram comprometidos, afastou inclusive muitas mulheres das consultas e das medidas de prevenção contra o câncer de mama. Com o avanço da vacinação e a diminuição de casos positivos e de pessoas internadas, procedimentos como esses retomaram com o objetivo de dar celeridade ao diagnóstico precoce e o tratamento quando necessário. Foram realizadas mais de duas mil mamografias de rastreamento somente esse ano, oportunizando as mulheres barreirenses detectarem precocemente a doença e reduzir a mortalidade por câncer de mama em nosso município”, disse Melchisedec Neves.
 
Atendimento: Para ser atendida, a mulher deve procurar sua Unidade de Saúde e passar pelo atendimento de enfermagem e posteriormente encaminhada ao clínico. Detectada alguma alteração na consulta e nos exames, a paciente é encaminhada para o atendimento com o mastologista e iniciado os exames e mamografias necessárias.
Fonte: Dircom PMB

Fonte: JOVEM PAN
Vítima seguia para o estado de Goiás. O acidente foi entre os povoados de Rochedo e Olho D´Água pouco antes da 7h desta quinta-feira (4)

Um homem que ainda não teve seus dados divulgados, morreu atropelado na BR-135 por volta das 6h50 desta quinta-feira (4) entre os povoados de Rochedo e Olho D´Água em um trecho do município de Formosa do Rio Preto.

As primeiras informações dão conta que um motorista que seguia sentido Formosa do Rio Preto tentou fazer uma ultrapassagem em faixa contínua quando deparou com um veículo na direção contrária. Para evitar a colisão, ele jogou o carro para a esquerda, atropelando o homem que estava no acostamento da pista sentido Barreiras.

A vítima saiu do estado do Piauí com destino ao estado de Goiás quando o veículo em que ele estava com mais um acompanhante deu pane durante a noite. Pela manhã, o acompanhante dele buscou socorro mecânico, quando aconteceu o acidente. Ao retornar, o acompanhante já se deparou com a cena do acidente.

O motorista do veículo ficou no local e prestava esclarecimentos a dois policiais civis que foram até o local para as primeiras investigações. Ele também acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU e comunicou o fato as autoridades.

Acionada, a Polícia Militar sinaliza a rodovia que está parcialmente interditada no sentido Barreiras, até a chegada da Polícia Rodoviária Federal e posterior remoção do corpo para o Instituto Médico Legal – IML de Barreiras.

Fonte: Portal do Cerrado
Agência britânica autoriza o uso do molnupiravir, da Merck, para infectados em estado leve ou moderado com comorbidade

A MHRA (Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde) do Reino Unido aprovou, na manhã desta quinta-feira (4), o uso do medicamento contra a Covid-19 molnupiravir em pacientes infectados em estado leve ou moderado e que tenham pelo menos um fator de risco para a doença evoluir para caso grave.

No comunicado, a agência, que é a primeira no mundo a usar o fármaco, explicou: "O antiviral Lagevrio (molnupiravir) é seguro e eficaz na redução do risco de hospitalização e morte de pessoas com Covid-19 leve a moderada que apresentam risco aumentado de desenvolver doença grave", anunciou o governo britânico.

O medicamento, produzido pela farmacêutica Merck, é o primeiro antiviral que combate o Sars-CoV-2 de uso oral. O molnupiravir atua na replicação do vírus e impede que ele se multiplique. Dessa forma, os níveis do vírus no corpo se mantêm baixos, reduzindo, portanto, a gravidade da doença.

Estudos apresentados pela Merck mostram que a pílula é mais eficaz se tomada no estágio inicial da infecção. A MHRA indica o uso assim que o paciente apresentar o teste de Covid-19 positivo e dentro de cinco dias do início dos sintomas.

A FDA (agência reguladora dos Estados Unidos) e a EMA (agência de medicamentos europeia) estão em fase de análise do antiviral.

No dia 27 de outubro, a farmacêutica anunciou um acordo com uma organização sem fins lucrativos para permitir a produção do molnupiravir por outros laboratórios sem a cobrança de royalties, valores pagos pelas patentes dos produtos, até que a pandemia seja controlada no mundo.

A negociação permitirá que 105 países de baixa e média renda que fazem parte da ONG apoiada pela ONU (Organização das Nações Unidas) tenham acesso ao antiviral com custos mais baixos. Além de evitar que apenas países ricos consigam comprar o fármaco e monopolizem seu uso. Situação similar à vivenciada com as compras das vacinas contra a Covid-19.

Molnupiravir no Brasil


No Brasil, a Fiocruz (Fundação Osvaldo Cruz) faz parte de estudos de fase três, que acontecem desde o começo de outubro, simultaneamente, em sete centros no Brasil. A fundação e o laboratório negociam para que o molnupiravir seja produzido aqui. Caso o acordo seja bem-sucedido, a ideia é fabricá-lo na Farmanguinhos, no Rio de Janeiro.

Para que seja produzido e distribuído no Brasil, o medicamento precisa, inicialmente, do aval da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para uso emergencial no país. A Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias) também precisa avaliar se o produto será incorporado pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Fonte: R7


A Bahia já vacinou 84,05% da população com 12 anos ou mais

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 616 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,05%) e 554 recuperados (+0,05%). O boletim epidemiológico desta quinta-feira (4) também registra 10 óbitos. Dos 1.247.344 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.217.944 já são considerados recuperados, 2.299 encontram-se ativos e 27.101 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.582.558 casos descartados e 245.220 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira. Na Bahia, 52.337 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Vacinação – Com 10.701.540 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 84,05% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254.

Fonte: Bahia registra 616 novos casos de Covid-19 e mais 10 óbitos pela doença

Um caminhão marca Mercedes Bez, modelo L 1620, tombou após tentar desviar de outro veículo, na BA-841, em Serra do Ramalho, no oeste da Bahia.

O acidente aconteceu por volta de 13h00min dessa quarta-feira dia 03 de novembro. Segundo a Polícia Militar – (PM), o veículo era conduzido por um homem de 40 anos, morador de Santa Maria da Vitória, oeste do estado.

Conforme apurou o site, o caminhoneiro relatou para a polícia que tentou desviar de outro veículo que reduziu a velocidade à frente por conta de um quebra-molas e acabou tombando.

De acordo com a Polícia Militar, o condutor estava com a esposa, ele não se feriu; ela foi levada para atendimento no hospital local, entretanto passa bem.

O carro teve muitas avarias e caíram muitos seriais pela rodovia.

 

Fonte: Alerta Bahia

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

A sustentabilidade é tema na COP 26, a 26ª Conferência das Nações Unidas para o Clima, em Glasgow, na Escócia (reveja aqui). Entre os tópicos estão a produção de energia. No Brasil, a Bahia é líder em produção de energia eólica e esteve em segundo lugar na produção de energia solar em 2020, segundo dados do Ministério da Economia.

Líder desde 2018 em produção eólica no Brasil, a Bahia produziu em 2020, 16.765,32 GWh. Em segundo lugar está o Rio Grande do Norte com uma produção em 2020 de 16.099,28 GWh, seguido do Piauí com 6.353,83 GWh. Além da energia eólica, as principais energias renováveis são a energia solar e a energia hídrica.

Em energia solar, em 2020 a Bahia ficou em segundo lugar na produção brasileira. O estado registrou 1.979,16 GWh, atrás apenas de Minas Gerais que produziu 2.127,45 GWh. Completando o pódio entre os maiores produtores de energia solar no ano, ficou o estado de São Paulo com 1.310,88 GWh.

Fonte: Bahia Notícias
Restaurante Haru Joy tem sede no município de Luís Eduardo Magalhães e a meta é que a marca seja levada para quatro cidades da Bahia ainda neste ano

De engenheiro agrônomo para dono de restaurante. É assim que começa a história de Bernardo Dalla como empresário do município de Luís Eduardo Magalhães, região Oeste da Bahia que, junto com a esposa, sempre teve o sonho de abrir um negócio, realizado em 2014, quando inaugurou o restaurante Haru Joy para servir comida japonesa.

Bernardo conta que é apaixonado por comércio e atender pessoas, e com organização e desejo de crescer, conseguiu conquistar clientela e, hoje, o Haru Joy é um dos mais frequentados da cidade e, agora, é a primeira empresa a operar como franqueadora no Oeste, um processo de formatação que começou em 2020 com o apoio do Sebrae.

Para o empresário que, desde o começo, já pensava em se tornar franquia, o processo não é simples e, por isso, procurou o Sebrae. “Eu achei que iria fazer sozinho, não consegui. O Sebrae é uma empresa conhecida, que a gente conhece desde pequenininho. Começamos e fechamos o processo. Ele foi um parceiro, direcionou o que eu tinha que fazer. Realmente, visualizou o meu negócio. Recebi o certificado de conclusão do curso, a consultoria foi excepcional porque acompanhou todos os passos, e hoje temos a marca registrada como franquia”, disse Bernardo.

Para dar início ao processo, o Sebrae apresentou a Bernardo Dalla o programa Franqueador Bahia, composto por um conjunto de ações específicas para empresas que querem operar por meio do sistema de franquias. Primeiro, é feita uma análise das condições da empresa se tornar franqueadora, e havendo viabilidade o passo seguinte é a consultoria.

“Na consultoria especializada, interdisciplinar e de alta complexidade, com duração de 314 horas técnicas, ocorre a elaboração de todos os manuais, planos, análises e documentos previstos, complementando a aplicação dos diagnósticos. Consiste na estruturação do planejamento estratégico de um modelo de negócios, de modo que a expansão por meio de Franquias ocorra de maneira sustentável e duradoura, padronizando e regularizando a marca, segundo os parâmetros estabelecidos pela Lei de Franquias com recomendações da Associação Brasileira de Franchising (ABF), buscando garantir o sucesso da marca”, comentou Evilásio Moreira, analista técnico do Sebrae.

Com tudo pronto, o empresário já começou as negociações para que a marca Haru Joy se expanda na Bahia. A meta para este ano é abrir quatro lojas e chegar a dez em 2022. Bernardo oferece três modalidades de franquia- premium, street e shopping. Todas as informações sobre perfil, investimentos que os interessados em abrir uma franquia devem fazer, taxa de franquia, royalties e contatos para fechamento de negócios estão disponíveis no site https://harujoy.com.br

Ao abrir uma franquia Haru Joy, o empresário vai receber toda assistência do franqueador, que além de ter acesso a treinamento teórico e prático, e 80% da matéria prima. “Este é um dos pontos positivos, porque a pessoa não precisa buscar os insumos, que são a maior dificuldade hoje, principalmente no começo, e ela já vai ter uma marca com a garantia da qualidade, tudo preparado, congelado, com selo, com garantia do Haru Joy e tudo mais para poder trabalhar”, disse.

Bernardo Dalla inicia o trabalho de expansão da marca com boa expectativa e diz que para chegar até aqui foi preciso muita dedicação e atender de forma diferenciada. “A pessoa tem que ser apaixonada pelo o que faz e tem que seguir processos. A essência do brilho do Haru Joy é abrir todos os dias como se fosse uma inauguração”, finalizou.

Fonte: Agência Sebrae

No início da noite desta quarta-feira, 3, por volta das 18h30, a Guarnição de serviço do 3º Pelotão foi solicitada via disque-denúncia para atender uma ocorrência em que um homem, em posse de uma espingarda, estaria ameaçando contra a vida de uma senhora de 53 anos no Povoado Quirino - Caraíbas de Melo, zona rural de Santa Rita de Cássia.

De imediato, os policiais deslocaram até o local, sendo que o autor empreendeu fuga a um matagal, quando avistou a aproximação da viatura, abandonando ao solo a referida arma de fogo.

Foram feitas buscas na tentativa de localizar o autor, porém, sem êxito. A arma foi apreendida e será apresentada no próximo dia útil na Delegacia Local, sendo a vítima orientada a registrar notícia-crime.

Fonte: PMBA, uma Força a serviço do cidadão! "A Guardiã do Vale do Rio Preto"

 O trabalho de prevenção a incêndios florestais realizado pelo 17º Grupamento (17º GBM) chegou à cidade de Catolândia, na região Oeste, nesta quarta-feira (3).

Ao longo da manhã e durante parte da tarde, bombeiros militares percorreram várias comunidades rurais do município e visitaram os moradores dessas localidades.

De porta em porta, as conversas incluíram as ações preventivas que devem ser realizadas nas propriedades, leis sobre o uso do fogo e outras normas vigentes.

Todo o processo de educação ambiental faz parte da operação “Verde Bahia”, que é realizada pelo Corpo de Bombeiros em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Fonte: 17º GBM
Comentaristas do programa 3 em 1, da Jovem Pan, analisaram o cenário político para as eleições de 2022 e apontaram efeitos da possível candidatura de Sérgio Moro à presidência



Uma pesquisa de intenção de votos para a presidência na eleições de 2022 divulgada nesta quarta-feira, 3, pela XP/Ipespe mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece em primeiro lugar, com 42% dos votos válidos, sendo seguido pelo atual mandatário, Jair Bolsonaro (sem partido), que soma 28% das intenções. Ciro Gomes (PDT) ocupa a terceira posição com 11% dos votos. Em um outro cenário criado pela pela pesquisa, o ex-juiz e ex-ministro Sérgio Moro aparece com 8% dos votos, ocupando a quarta posição, com 1% a menos que Ciro Gomes. Lula (41%) e Bolsonaro (25%) lideram a pesquisa neste cenário. Outros nomes da chamada terceira via, como João Doria (PSDB), Luiz Henrique Mandetta (DEM), José Luiz Datena (PSD) e Rodrigo Pacheco (PSD) não chegam à casa dos dois dígitos das intenções de votos.

Durante sua participação no programa 3 em 1, da Jovem Pan, desta quarta, o comentarista Rodrigo Constantino contestou os resultados da pesquisa, dizendo que não consegue acreditar em um favoritismo de Lula, uma vez que o petista é “ex-presidiário e não pode sair nas ruas”. “Eu não consigo acreditar no grande favoritismo de Lula, aquele que além de ser ex-presidiário é uma pessoa que não pode sair nas ruas. Nem no Nordeste. Por que o Lula não está desfilando no Nordeste para expor a sua tremenda popularidade ao Brasil e intimidar seus adversários? Por que isso não está acontecendo? É uma pergunta que a gente tem que fazer, porque soa muito estranho alguém que tem o grau de favoritismo dele, segundo pesquisas, e está enclausurado, negociando acordos de bastidores”, afirmou.

Fonte: JOVEM PAN
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |