Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio

A transformação das estruturas da educação e qualidade do ensino na Capital do Oeste, na cidade e na zona rural, fazem parte dos objetivos da Prefeitura de Barreiras, que tem mantido essa meta através das inúmeras capacitações pedagógicas e a transformação da estrutura educacional no campo e na cidade. No sábado (26), o prefeito Zito Barbosa, acompanhado do vereador Otoniel Teixeira, visitou o andamento da construção da escola modelo na comunidade Rio de Pedras, prevista para ser concluída ainda este ano.

A nova unidade escolar está sendo estruturada com 12 salas de aula, auditório, laboratórios, sala de grêmio estudantil, de informática, biblioteca, refeitório, área administrativa e quadra poliesportiva coberta, que alcançarão estudantes de diversas comunidades da região como Cajuarana, Campo Erê e Cachoeirinha.

Outra escola, no mesmo modelo, está sendo construída na comunidade do Retiro no Val do Teiú, localizada na região do Rio de Janeiro e que receberá estudantes do Val do Teiú, São Vicente, Chico Preto, Lamarão, Mangabeira e de outras localidades. De acordo com o prefeito, as obras das duas unidades estão em ritmo avançado e dentro do cronograma da Prefeitura.

Fonte: DIRCOM/PMB
Mandado foi identificado para um passageiro de um ônibus abordado

Na madrugada da segunda-feira (28), a Polícia Rodoviária Federal abordou um ônibus  no km 800 da BR 242, no município de Barreiras (BA). Durante os procedimentos de fiscalização, os policiais identificaram para um dos passageiros um mandado de prisão em aberto pelo não pagamento de pensão alimentícia.

Diante do constatado, o homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Barreiras (BA) para a aplicação das medidas legais cabíveis.

Fonte: PRF

Uma cobra foi encontrada no bebedouro de uma escola municipal da cidade de Muquém de São Francisco, no oeste da Bahia. Um funcionário da instituição de ensino localizou o animal após abrir o equipamento por causa dos relatos de pais de alunos sobre náuseas e vômitos apresentados pelas crianças.

A mãe de uma aluna, que preferiu não se identificar, informou que a filha de 12 anos reclamou que estava com a língua dormente. Pessoas que frequentam a escola sentiram um mau cheiro no bebedouro e surgiu a suspeita que teria algo errado com o bebedouro. No entanto, não há comprovação que os sintomas nas crianças foram causados pela cobra no bebedouro.

A mulher ainda informou que os alunos estão tendo aula online e que os pais não querem mandar os filhos para a escola por causa da situação.

A direção da escola informou que a Secretaria de Educação de Muquém de São Francisco comprou outro bebedouro e entregaria nesta terça-feira (29). A unidade de ensino informou também que as aulas que estavam sendo realizadas via online, serão tomadas também na terça-feira

Fonte: G1

“Promovendo a cultura da segurança”. Este é o título da campanha realizada pela Comissão de Segurança do Paciente no Hospital do Oeste (HO), unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) no município de Barreiras. Trata-se de um treinamento sobre os protocolos básicos de segurança do paciente para toda a equipe assistencial e as áreas de apoio. O objetivo é incentivar ações voltadas para a prevenção de riscos e danos no ambiente hospitalar.

Esse ano, foram criadas oficinas lúdicas para trabalhar seis protocolos de segurança do paciente, como propõe a Organização Mundial da Saúde (OMS). São eles: cirurgia segura, higienização das mãos, prevenção de queda e lesão por pressão, administração de medicamentos e identificação do paciente.

Ingrid Santos é enfermeira na clínica obstétrica e já está colocando em prática o que aprendeu: “O treinamento foi como uma reciclagem para mim, fiquei mais atenta a algumas situações antes despercebidas. Hoje, consigo dar mais atenção ao paciente e consequentemente uma melhor assistência”.

A presidente da Comissão de Segurança do Paciente, Maria de Fátima Ferreira, afirma que “todos precisam se comprometer com a cultura da segurança do paciente para que possamos garantir um ambiente seguro e com qualidade para os nossos pacientes”. Ela considera que “o envolvimento das diferentes equipes é o que trará resultados positivos para a nossa unidade”. 

Fonte: Thianne Lira - ASCOM/HO


MST invade engenho em Pernambuco

Dados apresentados na CPI do MST revelam que o número de invasões promovidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no terceiro governo Lula já superou o registro de quatro anos de governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Entre 2019 e 2022, foram registradas 62 invasões promovidas pelos amigos do alheio. Neste ano, só nos primeiros seis meses, foram 61. Número que subiu em julho e agosto.

Pura baderna

Em julho, pela segunda vez, o MST invadiu a Embrapa em Petrolina. A unidade pernambucana pesquisa o cultivo de frutas, legumes e verduras.

Recente

Na última semana, baderneiros invadiram área do Incra em Brazlândia, região do Distrito Federal. Foi a invasão de número 63 só neste ano.

Mais terras

O número de titulação de terras para assentados também foi recorde na gestão Bolsonaro, foram 452.413 entre 2019 e 2022.

Puro discurso

O número de Bolsonaro é superior aos dois primeiros governos de Lula e o de Dilma. Somados, os três mandatos fizeram 265.675 titulações.

Fonte: Diário do Poder

Fonte: Grupo Santo Antonio

Iniciada em 11 de agosto, a construção da ponte mista em concreto, aço e madeira na localidade de Cajuarana segue em ritmo acelerado. No sábado (26), o prefeito Zito Barbosa visitou o canteiro de obras, acompanhado do vereador Otoniel Teixeira, da presidente da associação, Sirleide de Souza e moradores da Cajuarana e Assentamento Santa Rita, avaliando o andamento das obras da ponte que está sendo construída  sobre o Rio de Ondas, com capacidade para suportar até 70 toneladas.

Com expectativas de conclusão para os próximos dias, depois de pronta, a obra beneficiará diversas comunidades como Campo Erê, Rio de Pedras, Perdizes, Assentamento Santa Rita e Cachoeirinha, garantindo além da segurança na rotina diária dos moradores, também qualidade de vida e maior facilidade no transporte de insumos e escoamento da produção.

Com uma cabeceira concluída e a outra em fase avançada, as equipes da empresa supervisionadas pela Secretaria de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transportes, seguem na execução da montagem da ponte, que terá as cabeceiras e suporte central em concreto e receberá vigas de ferro e lastro em madeira.

“Autorizamos essa obra no início deste mês e hoje estamos acompanhando de perto os avanços dos trabalhos, que iremos entregar em tempo recorde, um compromisso que assumimos com os moradores dessa região e estamos cumprindo. As cabeceiras já estão em fase conclusiva e os tubulões centrais, em seguida, serão aplicadas às vigas de aço, que já se encontram no local, e o acabamento em madeira finalizará a obra. Vamos seguir trabalhando, cuidando com o mesmo zelo das pessoas na cidade e na zona rural”, pontuou Zito Barbosa durante a visita.

Fonte: DIRCOM/PMB

A Constituição Federal estabelece que é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente direitos fundamentais, além de colocá-los a salvo de toda forma de exploração e violência. Veja como denunciar casos de maus-tratos e negligência a crianças e adolescentes:

DISQUE 100 - DISQUE DIREITOS HUMANOS
Número da Secretaria de Direitos Humanos recebe denúncias de forma rápida e anônima e encaminha o assunto aos órgãos competentes no município de origem da criança ou do adolescente. Disque 100 de qualquer parte do Brasil. A ligação é gratuita, anônima e com atendimento 24 horas, todos os dias da semana.

MINISTÉRIO PÚBLICO
Os promotores de Justiça têm sido fortes aliados do movimento social de defesa dos direitos da criança e do adolescente. Todo Estado conta com um Centro de Apoio Operacional (CAO), que pode e deve ser acessado na defesa e garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. Clique aqui para ver os números do CAO de cada Estado.



PORTAL DO MINISTÉRIO DA MULHER, DA FAMÍLIA E DOS DIREITOS HUMANOS
Na aba ‘DISQUE 100’, você escolhe o assunto e escreve a denúncia. Pode escolher a opção ‘anônimo’. Clique aqui para acessar o site.

POLÍCIA MILITAR
Número 190 é o número de telefone da Polícia Militar que deve ser acionado em casos de necessidade imediata ou socorro rápido. O 190 recebe ligações de forma gratuita em todo o território nacional

POLÍCIA FEDERAL, POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL E DELEGACIAS ESPECIALIZADAS OU COMUNS
As denúncias são anônimas e não oferecem risco à imagem e segurança do denunciante.

CONSELHO TUTELAR DA SUA CIDADE
O Conselho Tutelar é um dos órgãos de proteção e que também recebe denúncias de violações dos direitos das crianças e adolescentes.

DISQUE-DENÚNCIA
O Disque Denúncia atua no combate à violência contra o idoso, a mulher, as pessoas com deficiência e a criança e ao adolescente, através do núcleo de violência doméstica. Este núcleo foi desenvolvido para monitorar as denúncias cadastradas com o objetivo de priorizar e qualificar o atendimento. O serviço possui parceria com as delegacias especializadas (Delegacia Especializada no atendimento de crianças e adolescentes vítimas - DCAV e Delegacia Especializada na Proteção da Criança e do Adolescente - DPCA) e com os conselhos tutelares, enviando as denúncias e solicitando maiores e melhores providências. Clique aqui para acessar o portal.

Fonte: Ministério Público, Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Disque Denúncia e Childhood Brasil.
Estimativa do governo é que regra alcance 2,5 mil brasileiros

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta segunda-feira (28) uma medida provisória (MP) que prevê a cobrança de 15% a 20% sobre rendimentos de fundos exclusivos (em que há um único cotista). Segundo estimativas do governo federal, há cerca 2,5 mil brasileiros com recursos aplicados nesses fundos, que acumulam R$ 756,8 bilhões e respondem por 12,3% dos fundos no país.

Embora não haja limite mínimo de aplicações, estima-se que os investidores desse tipo de fundo devam ter patrimônio mínimo de R$ 10 milhões, já que os custos de manutenção podem somar R$ 150 mil por ano, por isso são conhecidos como fundos dos super-ricos. Por ser uma medida provisória, o texto tem validade imediata, mas precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional em até 120 dias ou perde a validade. O anúncio do envio da MP foi feito durante um evento, no Palácio do Planalto, em que o presidente Lula sancionou a lei que reajusta o salário mínimo e amplia faixa de isenção do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF).

Durante o evento em que o presidente assinou a MP, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu as medidas de taxação de fundos e investimentos no exterior. Segundo ele, não há nenhum sentimento de "revanche" contra os mais ricos, mas uma perspectiva de estabelecer justiça social e um sistema tributário mais equilibrado. Além disso, Haddad afirmou que as iniciativas estão em linha com legislações de países capitalistas mais desenvolvidos da Europa, da América do Norte e também da América do Sul.

"Estamos olhando para os países da OCDE [Organização para o Cooperação e o Desenvolvimento Econômico], estamos olhando para os nossos vizinhos mais desenvolvidos, mais bem arrumados, o caso do Chile, da Colômbia. Estamos olhando para os Estados Unidos, para a Europa. Estamos olhando para as boas práticas do mundo inteiro e procurando estabelecer, e nos aproximar, tentativamente, daquilo que faz sentido do ponto de vista da justiça social. Aqui não tem nenhum sentimento que não seja o de justiça social", declarou.

O texto da MP dos super-ricos, como batizado pelo próprio governo, determina que a cobrança será realizada duas vezes ao ano, diferentemente do que ocorre atualmente, em que a tributação é realizada apenas no resgate. Será tributado com alíquota de 10% quem optar por iniciar a arrecadação em 2023. A previsão da área econômica é arrecadar R$ 24 bilhões entre 2023 e 2026.

Offshore e trusts

Além da MP dos fundos exclusivos, o governo federal anunciou um envio de um projeto de lei para tributar rendimentos no exterior, mantidos por meios dos chamados trust (empresa estrangeira que terceiriza administração de bens de um grupo ou família) e de offshore (empresas de investimento no exterior). Essas taxações chegaram a ser incluídas no texto da MP 1.172/2023, do reajuste do salário mínimo, mas foram retiradas após a votação destaque na semana passada, em meio a resistências de parlamentares. O governo argumentou que a tributação serviria para cobrir a renúncia fiscal com a correção da tabela do Imposto de Renda, que elevou o piso da contribuição.

Para superar o impasse, o governo chegou a um acordo com lideranças partidárias e decidiu transferir o tema para o projeto de lei, agora anunciado. Além de R$ 10 bilhões de arrecadação anual a partir de 2024, serão arrecadados R$ 3 bilhões neste ano para financiar a ampliação da faixa de isenção, de acordo com as previsões apresentadas.

A íntegra da MP e do projeto de lei devem ser publicadas em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), segundo o Palácio do Planalto.

Fonte: Agência Brasil

Na manhã de ontem, segunda-feira (28), Barreiras foi palco de uma audiência pública que contou com a presença do Superintendente do DNIT, Dr. Roberto Alcântara, e sua equipe técnica.

Realizado no auditório da Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB, o evento teve como propósito apresentar o Estudo de Viabilidade Técnica, Ambiental e Econômica (EVTEA) para a duplicação da BR 242 no trecho entre Barreiras e Luís Eduardo Magalhães.

A audiência atraiu participantes de diversos setores da sociedade, que contribuíram com sugestões para aprimorar o projeto. Essa iniciativa histórica marcará o Oeste da Bahia, representando uma obra de grande impacto ao melhorar a acessibilidade entre Barreiras e Luís Eduardo Magalhães.


Superintendente do DNIT, Roberto Alcântara e Tito

"Temos hoje um dia marcante para nossa região, graças a esta audiência pública. Aqui, tivemos a oportunidade de explorar os detalhes iniciais do projeto de duplicação da BR 242. A região Oeste tem se destacado na Bahia por seu desenvolvimento e, com a garantia dessa aguardada obra, percebemos que o Estado está buscando acompanhar a nossa evolução," enfatizou Tito.

Fonte: Da Assessoria de Comunicação
Brasil viverá hipocrisia de proibir a venda e permitir a compra de drogas


Ronaldo Laranjeira, professor e psiquiatra

Está prescrito há dez anos o caso em julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) que pode liberar maconha para consumo próprio, segundo nota técnica da Associação Paulista do Ministério Público (APMP). A revelação chega a ser constrangedora, porque os ministros deveriam saber disso, mas reforça a suspeita de que tudo não passa de um julgamento-lacração. Para o psiquiatra Ronaldo Laranjeira, especialista no assunto, o STF assume uma atitude infantil e até mesmo impensada. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

A medida que encanta cinco ministros do STF pode repetir erros de países como EUA, onde crianças de 11 anos viraram usuários da droga. De acordo com a tese agora majoritária, o Brasil viverá a hipocrisia de proibir a venda de drogas, mas permitir sua compra sem riscos.

O pedido de vista do ministro André Mendonça suspendeu o processo, mas o placar já registra 5×1 votos favoráveis à liberação da droga.

Fonte: Diário do Poder

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio



Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de vegetação próxima ao aeródromo do Setor Industrial de Luís Eduardo Magalhães, na última sexta-feira, (25). As condições climáticas adversas, caracterizadas por ventos fortes e tempo seco, contribuíram para a rápida propagação das chamas. As equipes do 17º Batalhão de Bombeiros Militares, em conjunto com brigadas de incêndio de empresas vizinhas e o apoio de um caminhão-pipa da Secretaria de Infraestrutura, agiram prontamente e conseguiram conter o fogo antes que causasse danos significativos.



O incêndio teve início em uma área de vegetação próxima ao aeródromo do Setor Industrial, sendo alimentado pelas condições climáticas desfavoráveis. O fogo se espalhou rapidamente, ameaçando não apenas a vegetação local, mas também as instalações da empresa Mauricéa e da Bravo Serviços Logísticos.

Após aproximadamente três horas de combate intenso, as equipes conseguiram controlar o incêndio. A ação coordenada e eficaz das equipes de combate a incêndios foi fundamental para evitar que as chamas causassem maiores danos às empresas e à vegetação local.

Fonte: 17º BBM

Ontem, domingo, 27, a Polícia Militar, representada por policiais militares da 38ªCIPM, ao realizar rondas na comunidade de Lagunas em Riacho de Santana, se deparou com várias veículos estacionados e percebeu com uma motocicleta estava com a numeração do chassi suprimida.

O proprietário não foi localizado e a motocicleta foi apresentada na delegacia de polícia local.

Fonte: 38ª CIPM

No final da manhã de ontem, domingo, 27, por volta das 11h30, a 86ª CIPM realiza prisão em flagrante por uso de documento falso, na Av. Joaquim Augusto da Silva, em Formosa do Rio Preto.

A guarnição encontrava-se realizando fiscalização de trânsito no bairro Santa Helena, quando visualizou uma motocicleta Honda Bros sendo conduzida com o passageiro sem equipamento obrigatório de segurança.

Diante da infração de trânsito, foi realizada a abordagem.
O condutor apresentou uma Carteira Nacional de Habilitação, porém, realizada consulta ao sistema policial, verificou-se que o registro da referida CNH seria inexistente.

Feito o procedimento de análise documental, verificou-se indícios de falsificação no documento. Diante da suspeita, o condutor confessou tratar-se de uma CNH falsa, adquirida na cidade de Xique-Xique/BA com um desconhecido.

Configurou-se, assim, o crime previsto no art. 304 do Código Penal: uso de documento falso.

Diante do fato, o foi dada voz de prisão em flagrante ao indivíduo, o qual foi conduzido à Central de Flagrantes de Barreiras.

Uma vez que trata-se de um crime em que a fiança não pode ser arbitrada pela autoridade policial, o individuo será direcionado posteriormente ao Conjunto Penal de Barreiras.

Fonte: 86ª CIPM



Ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB) começou a avaliar, segundo o site Políticos do Sul da Bahia, uma candidatura ao Senado Federal no pleito de 2026.

O cenário é visto como o mais confortável, de acordo com o site, tendo em vista que, em caso de uma nova tentativa de disputar o governo da Bahia, Neto voltaria a enfrentar Jerônimo Rodrigues (PT), que buscaria reeleição com o apoio do presidente Lula (PT).

O próprio Neto, em entrevistas após a derrota no pleito do ano passado, creditou a vitória petista na Bahia à força do candidato à presidência.

Com mais esse desenho sendo feito, o político pode acabar enfrentando o ex-governador Rui Costa, que já teve o nome citado para a Câmara Alta. A disputa, inclusive, foi classificada como o “embate dos sonhos”.

Fonte: Do Política Ao Vivo

Fonte: Publicidade

Fonte: Grupo Santo Antonio
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |