Blog Santo Antônio
Notícias

A partir desta segunda-feira, dia 09 de agosto, a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Educação promove a 1º Gincana Estudantil Online. 

Todos os seguimentos estudantis participarão da competição remota, desde a creche, até a Educação de Jovens e Adultos, a EJA. 

Etapas que serão avaliadas

- Realização e Entrega dos blocos de atividades ofertados pela escola para os alunos no decorrer do I e II trimestre do ano letivo de 2021;

- Desafio de Educação Física. (Enviar vídeo realizando o desafio para a escola);

- Para a Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais - Desenho – Tema do Desenho – “Retratar a sua percepção de como é a vida de estudante no ensino remoto em momento pandêmico”. 

Para o Ensino Fundamental Anos Finais e Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Frase – Tema da Frase – “Retratar a sua percepção de como é a vida de estudante no ensino remoto em momento pandêmico”.

 

Fonte: ASCOM Prefeitura LEM

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

A plataforma Lattes - sistema onde cientistas, professores e pesquisadores do Brasil devem registrar seus currículos para conseguirem bolsas de pesquisa, vagas em universidades e participarem de editais e concursos - foi restabelecida, após ficar 15 dias fora do ar. A volta à normalidade foi informada na noite deste sábado (7) pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Ainda de acordo com o comunicado do CNPq, o restabelecimento inclui a possibilidade de atualização dos currículos e de cadastro de novos usuários na plataformaA. Além disso, também foi restaurado o serviço de extração do Lattes, que permite, a mais de 300 instituições de ensino e pesquisa, a extração dos currículos de seus pesquisadores, docentes e discentes.

A plataforma ficou fora do ar entre o último dia 23 de julho e este sábado (7).

Fonte: Bahia Notícias

O presidente Jair Bolsonaro e o presidente nacional do DEM, ACM Neto, entraram em acordo para a eleição de 2022. As informações são do colunista José Casado, da revista Veja. O primeiro tentará a recondução ao Palácio do Planalto e precisará de um palanque na Bahia para isso. O segundo, que também é ex-prefeito de Salvador, será candidato ao Governo da Bahia.

De acordo com a publicação, o acordo foi intermediado pelo televangelista Silas Malafaia, conselheiro do presidente. Em troca, Neto obtém garantia de apoio do governo e consolida uma aliança de ativistas evangélicos para a disputa contra o PT na Bahia.

O DEM mantém dois ministros (Tereza Cristina, na Agricultura, e Onyx Lorenzoni, no Trabalho) e integra o aglomerado parlamentar governista conhecido como Centrão. 

O acordo também abre caminho para que o vice da chapa de Neto seja algum nome ligado ao bolsonarismo - reforçando os rumores de que o ministro da Cidadania, João Roma, pode se reconciliar com o herdeiro carlista.

Fonte: Política Livre

O ex-prefeito ACM Neto (DEM) desmentiu hoje por meio de suas redes sociais a existência de qualquer acordo entre ele e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) visando a sucessão de 2022.

Ele chegou a lembrar que a prioridade de seu partido é lançar candidato à Presidência da República no próximo ano e criticou o comportamento do colunista de Veja que divulgou a notícia.

“É lamentável que um colunista de Veja, sem me ouvir, faça ilações absolutamente improcedentes sobre as eleições”, pontuou o político baiano, que é candidato ao governo da Bahia.

Fonte: Política Livre

A taxa de ocupação das unidades de terapia intensiva (UTIs) reservadas para adultos com Covid-19 na Bahia anda em baixa nas últimas semanas. O percentual, que chegou a superar 80% entre março e abril, agora é de 46%, mesmo com o fechamento de alguns leitos entre junho e agosto. As informações são da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab).

As UTIs pediátricas, reservadas para crianças contaminadas pelo novo coronavírus, também estão com taxa de ocupação em ritmo de queda e chegaram à marca de 49% dos leitos ocupados.

No total, entre adultos e crianças, a Bahia tem 636 pessoas internadas com casos graves da Covid-19 neste momento.

No caso dos leitos clínicos para adultos, reservados para pessoas com sintomas mais leves da Covid-19, o percentual de vagas ocupadas é ainda mais baixo: 22%. A taxa difere consideravelmente da apresentada entre as enfermarias infantis, com ocupação de 52%.

 

São 356 pessoas, entre adultos e crianças, internadas com casos mais leves do novo coronavírus na Bahia.

Fonte: Bahia Notícias

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje não houve coleta de amostras de casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID – 19).

Informa ainda, que no dia de hoje foram concluídos 64 (sessenta e quatro) resultados, sendo que 53 (cinquenta e três) testaram negativos e 11 (onze) testaram positivos. Os 53 (cinquenta e três) casos que testaram negativos trata-se de 28 (vinte e oito) pessoas do sexo feminino com idades entre 16 e 84 anos. E 25 (vinte e cinco) pessoas do sexo masculino com idades entre 06 e 69 anos.

Já os 11 (onze) casos que testaram positivos, trata-se de 04 (quatro) pessoas do sexo feminino, com idades entre 08 e 37 anos. Todas foram sintomáticas, E 07 (sete) pessoas do sexo masculino, com idades entre 29 e 50 anos. Destes, todos foram sintomáticos.

Dos 11 (onze) casos positivos, 07 (sete) foram confirmados mediante Teste Rápido, assim como 24 (vinte e quatro) dos 53 (cinquenta e três) que testaram negativos, totalizando 31 (trinta e um) que não foram diminuídos dos 70 (setenta) que aguardavam resultados.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 19.191 (dezenove mil cento e noventa e um) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 18.772 (dezoito mil setecentos e setenta e dois) estão recuperados, 101 (cento e um) estão em isolamento domiciliar, 08 (oito) pacientes estão internados e o município registra 310 (trezentos e dez) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 42 (quarenta e dois).

Barreiras contabiliza hoje 48.531 (quarenta e oito mil quinhentos e trinta e um) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 28.201 (vinte e oito mil duzentos e um) casos descartados, cujos resultados foram negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função dos descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

Fonte: Dicom Barreiras

Nas últimas 24 horas, a Bahia registrou 484 casos de Covid-19, conforme informado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), neste domingo (8).

A pasta contabilizou 791 recuperados (+0,1%) e uma morte. A Vigilância Epidemiológica do Estado, no entanto, ressalta que este número refere-se apenas à única morte que teve seu registro confirmado e validado neste domingo.

Nos sistemas da Vigilância Epidemiológica constam ainda 19 mortes notificadas sem a documentação completa e outras 31 com declaração de óbito que constam a Covid-19, além de outras causas associadas, como neoplasia. Estes óbitos foram encaminhados para análise da Câmara Técnica.

Ainda de acordo com a Sesab, dos 1.202.434 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.172.853 são considerados recuperados, 3.626 encontram-se ativos e 25.955 tiveram óbito confirmado.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.456.615 casos descartados e 229.421 em investigação. Na Bahia, 51.549 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h deste domingo.

Vacinação

Segundo informa a Sesab, a Bahia possui 6.731.405 pessoas vacinadas contra o coronavírus com a primeira dose, dos quais 2.821.322 receberam também a segunda aplicação, e mais 251.686 foram vacinados com o imunizante de dose única. Até as 17h deste domingo, a Bahia vacinou 63% da população baiana com 18 anos ou mais (estimada em 11.084.666) com, pelo menos, a primeira dose.

Leitos

Conforme boletim da Sesab deste domingo, a Bahia tem 2.910 leitos ativos para tratamento da Covid-19. Desse total, 992 estão com pacientes internados, o que representa taxa de ocupação geral de 34%.

Desses leitos, 1.338 são de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e estão com taxa de ocupação de 46% (619 leitos ocupados).

Nas UTIs pediátricas, 17 das 35 estão com pessoas internadas, o que representa uma taxa de ocupação de 49%. Os leitos clínicos para adultos estão com 22% de ocupação e os infantis, com 52%.

Em Salvador, dos 984 leitos ativos, 365 estão ocupados (37% de ocupação geral). A taxa de ocupação dos leitos de UTI adulto é de 41% e o pediátrico está em 59%.

Ainda na capital baiana, os leitos clínicos para adultos estão com 28% de ocupação e os pediátricos com 70%.

Fonte: G1 Bahia

Uma égua foi resgatada por equipes do 17º Grupamento de Bombeiros militar (17º GBM), na manhã deste sábado (7), depois de cair em uma vala e ficar atolada no bairro Santa Luzia, em Barreiras.

A ocorrência aconteceu na Avenida Souza Moreira, por volta das 11h40. Os bombeiros precisaram utilizar um mecanismo de içamento e cintas para retirar o animal da vala. O local tinha cerca de 4m.

Logo após o resgate, a égua, que não sofreu ferimentos, foi devolvida ao proprietário. O homem contou que o animal estava pastando no local, quando caiu na vala e ficou presa.

 

Fonte: 7º GBM

Um novo lote com 146,9 mil doses de vacina contra a Covid-19 chegou à Bahia, na manhã deste sábado (7). De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), todos os imunizantes são da Astrazeneca/Oxford.

O avião com as vacinas estava previsto para pousar às 9h35 no aeroporto de Salvador, contudo houve um atrasado e as vacinas só chegaram por volta das 11h30. Os imunizantes serão conferidos e depois enviados para as regionais de saúde, de onde serão encaminhadas para os municípios.

A Sesab informou ainda que as vacinas serão enviadas exclusivamente, aos municípios que aplicaram 85% ou mais das doses anteriores. Esta foi uma decisão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é uma instância deliberativa da saúde e reúne representantes dos 417 municípios e o Estado.

Com a remessa deste sábado, a Bahia chega ao total de 12.119.960 doses de vacinas recebidas, sendo 4.120.500 da Coronavac, 5.871.550 da AstraZeneca/Oxford, 1.866.810 da Pfizer e 261.100 da Janssen.

Fonte: G1 Bahia

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Neste próximo sábado (7), a Prefeitura de Barreiras, através das equipes de imunização da Secretaria de Saúde, dará prosseguimento ao processo de imunização contra a Covid-19. Após nova remessa com 2.988 doses da Pfizer/BionTech e mais 450 doses da Coronavac/Butantan, destinadas ao município nesta sexta-feira (6), a vacinação com a primeira dose será desta vez para pessoas com 33 anos acima.

No ato da vacinação, que acontecerá a partir das 08h no Posto de Vacinação Covid-19, no Parque Engenheiro Geraldo Rocha, em Barreirinhas, deverá ser apresentado o cartão do SUS, de vacina, comprovante de residência, além do RG e CPF.

A população poderá também praticar a solidariedade por meio da Campanha Drive-Thru Solidário anexo ao Posto de Vacinação, no Parque. No local estão sendo arrecadados alimentos não perecíveis, material de limpeza e higiene pessoal que serão posteriormente doados às famílias em situação de vulnerabilidade. A ação voluntária é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Loja Maçônica Fraternidade Barreirense, Centro Universitário UNIPLAN, 17º Grupamento de Bombeiros Militar, Centro Universitário São Francisco de Barreiras (UNIFASB), Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

“Estaremos dedicados em mais um sábado na imunização das pessoas contra o coronavírus até às 16h, ou  enquanto houver doses disponíveis. Essa tem sido a estratégia adotada pela Secretaria de Saúde de Barreiras, ao chegar novas doses, de imediato planejamos a aplicação. As pessoas podem também participar do ato solidário, fazendo a doação, cuja proposta é ajudar aquelas pessoas que mais sentiram os efeitos da pandemia em nosso município”, destacou Melchisedec Neves, secretário de saúde.

Fonte: Dicom Barreiras

A comissão especial da Câmara que discute a PEC do voto impresso aprovou nesta sexta-feira (6) o relatório que recomenda a rejeição e o arquivamento da matéria. O placar foi de 22 votos a 11. Em uma derrota para o governo, a mesma comissão especial havia rejeitado nesta quinta (5), por 23 votos a 11, o parecer favorável ao tema elaborado pelo deputado Filipe Barros (PSL-PR).

As regras da Câmara definem que, quando um parecer é rejeitado, um novo relator deve ser escolhido para produzir relatório em sentido oposto – neste caso, pelo arquivamento da PEC do voto impresso. Nesta sexta, o deputado Raul Henry (MDB-PE) foi oficializado como novo relator. O relatório pela rejeição da PEC foi apresentado no fim da tarde e aprovado como "resultado final" da comissão especial.

Agora, este parecer acompanhará a PEC do voto impresso no momento da votação em plenário.

Segundo a colunista Natuza Nery, a votação deve acontecer na semana que vem.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), anunciou no fim da tarde desta sexta que levará a PEC à votação no plenário da Casa

Fonte: G1

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez novo aceno a caminhoneiros nesta sexta-feira (6) e disse que planeja zerar o imposto federal do óleo diesel em 2022.

"Gostaria de zerar o imposto federal do diesel a partir do ano que vem. Vou me empenhar sobre isso. Não posso garantir, não é uma promessa, é um estudo", disse o presidente a apoiadores, em frente ao Palácio da Alvorada. A declaração foi divulgada por uma página bolsonarista no Youtube.

Bolsonaro zerou os tributos federais -- PIS e Cofins-- do óleo de março ao fim de abril deste ano, em esforço para conter a insatisfação de caminhoneiros.

Mesmo após esta isenção, alguns estados aumentaram a cobrança de ICMS sobre o produto. O benefício acabou sendo engolido por outros componentes do preço final. "Não é fácil resolver. Zerei por dois meses, joguei R$ 2 bilhões fora. São Paulo aumentou o ICMS", disse o presidente.

O imposto estadual é calculado sobre preços médios pesquisados pelos estados, conhecidos como PMPF. Assim, a elevação do preço nas bombas puxa alta no ICMS.

"Tem de ter fonte alternativa para compensar (a redução do tributo). Estou trabalhando há algum tempo. Ontem apareceu uma luz para zerar a partir de janeiro. Não posso garantir", disse o presidente, em fala também divulgada pela página nesta sexta-feira (6), mas feita na quarta (4).

Bolsonaro tem procurado formas de agradar os caminhoneiros, categoria que o ajudou a se eleger em 2018 e que exerce constante pressão sobre o governo. O presidente já havia prometido, em 13 de julho, reduzir os impostos sobre o óleo.

Bolsonaro também planeja a criação de uma espécie de "vale-gás", para distribuir um botijão a cada dois meses a beneficiários do Bolsa Família. Segundo o presidente, a Petrobras tem R$ 3 bilhões para bancar o benefício, mas o presidente da estatal, general Joaquim Silva e Luna, disse que a companhia não é o "ator principal" deste debate.

No fim de junho, lideranças dos caminhoneiros estiveram na Petrobras e ouviram que a política de alinhamento aos preços internacionais é importante para a companhia. Uma semana depois, a empresa anunciou reajustes no diesel, na gasolina e no gás de cozinha, e a categoria voltou a ventilar ameaças de greve.

Bolsonaro voltou a defender nesta sexta (6), diante de apoiadores, que o Congresso aprove o projeto de lei que altera regras de cobrança do ICMS sobre combustíveis. A proposta faz parte da disputa de Bolsonaro com governadores pelo preço da gasolina.

Fonte: Bahia Noticias

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), anunciou nesta sexta-feira (6) que a PEC do voto impresso vai a voto em plenário. Em pronunciamento realizado à imprensa, ele, no entanto, garantiu que isso será sacramentado apenas na próxima segunda-feira (9), quando haverá uma reunião entre os líderes da Casa.

“Esta será minha decisão, que precisará ser corroborada, porque sempre faço ouvindo, tenho consultado vários líderes, e faremos uma reunião nesta segunda-feira com todos os líderes desta Casa”, declarou.

“A Câmara dos Deputados sempre se pauta pelo cumprimento do regimento e pela defesa da sua vontade, que é a expressão máxima da democracia. Pela tranquilidade das próximas eleições, e para que possamos trabalhar em paz até janeiro de 2023, vamos levar, sim, a questão do voto impresso para o plenário, onde todos os parlamentares eleitos legitimamente pela urna eletrônica, vão decidir. E friso: foram eleitos todos pela urna eletrônica”, reiterou.

Para Lira, a “disputa” em relação ao voto impresso auditável “infelizmente já foi longe demais”. Ele ainda se colocou contrário à tensão entre os três poderes, capitaneada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que vem criticando ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), em especial Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, que também preside o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Não contem comigo com qualquer movimento que rompa ou macule a independência e a harmonia entre os poderes, ainda mais como chefe do Poder [Legislativo] que mais representa a vontade do povo brasileiro”, garantiu.

Na última quinta-feira (5), Bolsonaro sofreu derrota dentro da comissão que trata sobre o assunto na Casa. O colegiado rejeitou, por 23 votos a 11, o parecer do deputado Filipe Barros (PSL-PR), que previa a implementação do sistema

Fonte: Bahia Notícias

Terminou na noite dessa quinta-feira, 05, a última Oficina Pública, de uma série de sete, que foi realizada pela Prefeitura de Barreiras com o objetivo de planejar a cidade que a comunidade deseja para o próximo quadriênio. As apresentações e proposições no âmbito da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, foram transmitidas no auditório João do Biriba, localizado na Escola Mirandolina Ribeiro Macêdo, pelo Youtube e Instagram.

As discussões do Plano Plurianual 2022-2025 foram mediadas pelo secretário de planejamento e vice-prefeito Emerson Cardoso, com o apoio da assessora técnica Versiany Moreira. Os avanços e a continuidade dos investimentos na educação do campo e da sede, bem como o desenvolvimento de ações em favor do esporte e lazer, foram abordados pela secretária Gabriela Nogueira e a subsecretária Cátia Alencar.

Nos últimos quatro anos, a Prefeitura realizou 85 obras na área da educação que impactam positivamente na rotina dos mais de 24 mil alunos atendidos pela rede municipal de ensino. Foram requalificadas 56 unidades escolares, construídas: sete escolas modelo, 14 quadras no campo, seis centros de educação infantil, cobertura e conclusão de quatro quadras, além da implantação do sistema de energia solar em 11 escolas.

“O que trazemos hoje aqui é um marco histórico da gestão e uma referência também para os outros municípios, o que deve ter continuidade nos próximos quatro anos. Demos um salto na qualidade, antes tínhamos ainda 15 escolas em espaço alugado, hoje são apenas seis, conseguimos também reestruturar a frota escolar que é 100% própria com 81 veículos, entre ônibus, micro-ônibus e vans”, acrescentou a subsecretária Cátia Alencar.

Segundo a secretária de educação Gabriela Nogueira, o sucesso das atividades na área é fruto do apoio da gestão e do empenho dos 2.536 trabalhadores da área, mesmo com as dificuldades da pandemia do novo coronavírus.

“É um sentimento de alegria muito grande estar hoje neste espaço de discussão democrático, onde são apresentados sugestões e pontos de vista que podem ser contraditórios, mas não antagônicos. Esta oficina pública é de grande importância, porque a gente dialoga sobre ações que podem construir o futuro, no presente. E neste sentido, sem o suporte diário da nossa equipe e o apoio da gestão não poderíamos escrever essa história, que tem sido modelada e também imitada em outros municípios”, destacou.

A Oficina Pública também trouxe os avanços no esporte e cultura, com a realização dos eventos esportivos como taças, torneios e campeonatos rurais, o apoio às manifestações culturais, os festejos juninos, a execução da Lei Aldir Blanc e o fortalecimento da Festa Literária de Barreiras – FLIB. De 2022 a 2025, os gestores visam complementar as ações do Programa Educa Barreiras, com construção, requalificação e reequipamento de mais unidades de ensino, assim como a elevação dos índices da educação, promoção da formação continuada dos profissionais e retomada dos eventos culturais.

Com a finalização das oficinas do PPA, a Prefeitura organizará todo o material coletado para apresentação em uma audiência pública, na Câmara Municipal de Vereadores. Os objetivos e metas definidos, apreciados pelo legislativo, nortearão o uso dos recursos do município nos próximos quatro anos, com base nas leis orçamentárias.

“Concluímos as oficinas nessa quinta-feira com essa pasta importante que é a da educação, cultura, esporte e lazer, ouvindo o público presente no local, nas plataformas virtuais e também pela consulta pública disponibilizada no site da Prefeitura. Essa é só a primeira etapa de muito trabalho que vem pela frente até a conclusão e efetivação do Plano Plurianual 2022-2025”, destacou o vice-prefeito e secretário de planejamento Emerson Cardoso.

Também marcaram presença na oficina, representantes de conselhos, entidades, educadores, subsecretários, diretores, o secretário municipal de infraestrutura João Sá Teles, o secretário de segurança cidadã Júnior Sampaio, a secretária de administração Gislaine Barbosa, a assessora de gabinete Marileide Carvalho e o vereador Alcione Rodrigues.

Fonte: Dicom Barreiras

A Bahia registrou o menor número de casos ativos nos últimos 15 meses nesta sexta-feira (6), de acordo com boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). De acordo com a pasta, são 4.002 pacientes com a doença.

O total é o menor número alcançado desde o dia 10 de maio de 2020, quando haviam 3.965 casos ativos no estado. Segundo o boletim, foram registrados 1.267 novos casos de Covid-19 nas últimas 24h.

Também no boletim, foram contabilizadas 26 mortes pela doença. A Sesab ressalta que os óbitos ocorreram em datas diversas, mas foram contabilizadas nesta sexta. Com isso, a Bahia tem 25.907 mortes, desde o início da pandemia.

Dos 1.200.275 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.170.366 são considerados recuperados. Na Bahia, 51.507 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

O boletim informa ainda a situação da vacinação no estado. Segundo a Sesab, a Bahia tem 6.648.143 pessoas vacinadas contra a Covid-19 com a primeira dose, dos quais 2.780.998 receberam também a segunda aplicação, e mais 251.318 foram vacinados com o imunizante de dose única, até as 17h desta sexta-feira.

Com isso, a Bahia tem 62% da população com 18 anos ou mais vacinada com, pelo menos, a primeira dose.

Os dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h desta sexta.

Leitos Covid-19

De acordo com boletim da Sesab desta sexta-feira, a Bahia tem 2.910 leitos ativos para tratamento da Covid-19. Desse total, 1.024 estão com pacientes internados, o que representa taxa de ocupação geral de 35%.

Desses leitos, 1.338 são de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e estão com taxa de ocupação de 48% (636 leitos ocupados).

Nas UTIs pediátricas, 19 das 35 estão com pessoas internadas, o que representa uma taxa de ocupação de 54%. Os leitos clínicos para adultos estão com 23% de ocupação e os infantis, com 54%.

Em Salvador, dos 984 leitos ativos, 372 estão ocupados (38% de ocupação geral). A taxa de ocupação dos leitos de UTI adulto é de 43% e o pediátrico está em 67%.

Ainda na capital baiana, os leitos clínicos para adultos estão com 25% de ocupação e os pediátricos com 76%.

Fonte: G1 Bahia

Apesar dos sucessivos números negativos de consumo das classes C e D, a Bahia apresentou, em junho, um percentual de retração inferior a meses anteriores de 2021. Segundo a Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Banco Santander, o estado fechou com queda de 1% ante a maio - nesse mês, fechou com declínio de 3%, repetindo o desempenho de abril. As quedas de março e fevereiro foram, respectivamente, de 10% e 18%.

O consumo na Bahia foi puxado novamente para baixo sobretudo pelos setores de Diversão e Entretenimento (-21%), Drogaria/Farmácia (-4%) e Combustível (-3%). Em contrapartida, cresceram Companhias Aéreas (41%), Rede Online e Automóveis (ambos 31%), Hotéis e Motéis (28%) e Lojas de Roupas (9%).

Os números da Bahia, ao menos, não foram piores percentualmente que dos demais estados do Nordeste pesquisados pela Superdigital. Pernambuco também retrocedeu em 1% e o Ceará, em 3%. Os baianos ficaram acima da média nacional, como aponta o levantamento da fintech do Grupo Santander, que verificou uma queda nas compras no País de 5% em junho, depois de ter subido 8% em maio.

A maioria das regiões do Brasil apresentou queda em junho comparado com o mês anterior. A queda mais expressiva, com 17%, foi vista na região Norte, seguida por Sul (-7%), Nordeste (-4,5%) e Sudeste (-4%). O Centro-Oeste foi exceção e teve uma leve alta de 0,5%.

No Brasil em geral, os recuos mais significativos foram vistos nos setores de Diversão e Entretenimento (-9%), Prestadores de Serviços (-7%), Serviços (-7%), Telecomunicações (-5%) e Drogaria e Farmácia (-4%). Na outra ponta, cresceram os gastos com Companhias Aéreas (21%), Rede Online (12%), Hotéis e Motéis (8%) e Automóveis e Veículos (3%).

O levantamento da Superdigital mostrou que não houve grandes mudanças na divisão dos gastos mensais das classes C e D. Supermercado continua sendo o setor mais representativo, com 34% do total, seguido de Restaurantes (12%) e Lojas de Artigos Diversos (11%).

Em junho, 81% dos gastos totais foram feitos presencialmente. Contudo, foi possível observar pelo estudo da fintech que caiu a participação online no total dos gastos online com Serviços, Prestadores de Serviços e Diversão e Entretenimento.

Na avaliação de Luciana Godoy, CEO da Superdigital no Brasil, as pessoas estão se sentindo mais seguras para irem às ruas e consumirem. “Podemos ver um grande aumento nos gastos do setor de turismo, com Companhias Aéreas e Hotéis. Ou seja, as pessoas, aos poucos, estão voltando a viajar. Acreditamos que o recuo nos gastos gerais em junho seja pontual. Também não podemos esquecer que maio foi um mês de grande recuperação e com uma data importante para o comércio, que foi o Dia das Mães. Por isso, para nós, era esperado que junho apresentasse arrefecimento, mas continuamos acreditando num segundo semestre bom para o varejo”, avalia a executiva.

Para acessar os dados completos da pesquisa, entre no endereço: https://superdigital.com.br/blog/images/Indice_jun21_estados_pdf.pdf.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de LEM
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |