Blog Santo Antônio
Notícias

Evento foi marcado pelo tradicional caruru, servido pelos bombeiros à tropa e convidados.

Pelo terceiro ano consecutivo, os bombeiros militares do 17º Grupamento se reuniram para festejar o Dia de Santa Bárbara, padroeira da tropa e patrimônio imaterial da Bahia.

A festa começou por volta do meio-dia e se estendeu ao longo da tarde. Além dos bombeiros e seus familiares, autoridades políticas, como o prefeito e a vice-prefeita de Barreiras, Zito Barbosa e Karlúcia Macêdo, militares, empresários e convidados participaram do evento.

Ao lado da imagem da santa, uma mesa posta com o tradicional caruru manteve a cultura dos militares. Segundo eles, a devoção por Santa Bárbara é histórica e acompanha a corporação em toda a Bahia.

Fonte: 17º GBM

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

PREFEITO OZIEL OLIVEIRA REALIZA REUNIÃO TÉCNICA NA DESENBAHIA E FINALIZA O PROJETO DO HOSPITAL GERAL DE LUÍS EDUARDO MAGALHÃES

O prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Oziel Oliveira, acompanhado da deputada Jusmari Oliveira, realizou nesta segunda-feira (02), na Agência de Fomento do Estado da Bahia S/A (Desenbahia), uma reunião técnica que concluiu o Projeto de Construção do Hospital Geral de Luís Eduardo Magalhães. A reunião contou com a presença do presidente do Desenbahia, Dr. Francisco Alfredo Miranda, com os diretores Paulo de Oliveira Costa e Cintia Ferreira Bispo.

Um dos maiores desafios da atual gestão, a construção do Hospital, será o marco na qualidade dos serviços de saúde pública prestados no município. A elaboração do projeto exigiu meses de intenso trabalho de técnicos especializados, para ter a sua aprovação na VISA (Vigilância Sanitária) e DIVISA (Diretoria de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental) e contou com a dedicação total do gestor municipal, Oziel Oliveira e do secretário de Saúde, Felipe Melhem.

O Hospital Geral de Luís Eduardo Magalhães terá uma estrutura com 110 leitos, sendo 90 leitos de internação adulto e pediátrica, 10 leitos de UTI Neonatal e 10 leitos de UTI Adulto; ambulatório com oito consultórios especializados; unidade de imagem com serviço de endoscopia, ultrassonografia, mamografia e tomografia; centro cirúrgico com quatro salas e agência transfusional; centro obstétrico; auditório para seminários internos e palestras educativas à população.

Além disso, o hospital será sustentável, com captação de energia solar para aquecimento de água e realizará o reaproveitamento e reuso da água dos telhados. O edital de licitação para a construção do Hospital será lançado em breve.

Para o prefeito Oziel Oliveira, a conclusão do projeto significa o início da realização do grande sonho da população de município. “Foram dias e noites de muito trabalho, de uma equipe comprometida e técnicos especializados que colaboraram conosco. Agora é o passo final e a sensação de realização é gratificante”, comentou o gestor.

“Teremos o nosso hospital, resolveremos nossos problemas aqui no município e daremos maior dignidade e cidadania aos moradores daqui. Sei que este é o maior sonho dos luiseduardenses e é também o meu”, finalizou o prefeito.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) e Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
Foram atendidas cerca de 600 crianças de três creches do município


Creche Cleusa, no bairro Conquista










A Escola Municipal José, em Luís Eduardo Magalhães, teve a honra de realizar no dia 1° de dezembro no período da manhã e tarde desta segunda-feira, 2, o Projeto Natal Feliz.

O projeto atendeu cerca de 600 crianças, de três creches do município, sendo elas: Creche Meninos Jesus (no período da manhã), pela tarde a creche Municipal Cleusa e a creche Pequeno Príncipe.


Creche Menino Jesus











"Nosso objetivo é ensinar nossos adolescentes a ter um espírito de genrosidadade e amor ao próximo", contou o professor André Sobral que tem realizado diversos projetos de ação social na Escola José Cardoso.


Creche Pequeno Príncipe





O Natal Feliz contou ainda com a colaboração em peso dos alunos da José Cardoso de Lima.

O Blog do Sigi Vilares parabeniza a todos os envolvidos nessa bela ação.

Fonte: Redação do Blog do Sigi Vilares

Fonte: Grupo Santo Antonio
02
Dez / 2019

Mutirão da Biometria

Fonte: Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães

EXAMES DA CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE SANGUE “DOAR FAZ BEM” ESTÃO DISPONÍVEIS PARA A RETIRADA NA SECRETARIA DE SAÚDE DE LUÍS EDUARDO MAGALHÃES

A secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães e a comissão organizadora da campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea “Doar Faz Bem”, realizada em setembro passado, no Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), em Luís Eduardo Magalhães, informa que os resultados dos exames já estão disponíveis para retirada. Quem realizou o procedimento deve se dirigir à secretaria de Saúde, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h.

A comissão organizadora ressalta que apenas o doador pode retirar o laudo, apresentando documento oficial com foto. A secretaria de Saúde fica no prédio da Policlínica Municipal, em frente à Praça da Bíblia, na avenida Tancredo Neves.

A campanha foi idealizada pelas cooperativas COOPERFARMS, COPROESTE, UNIBAHIA, SICREDI, COOTRANSF e COOPGNP. A iniciativa teve o apoio da prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (HEMOBA) e da Clínica São Camilo. O saldo foi positivo, com 336 bolsas de sangue coletadas, além de 130 cadastros voluntários de doação de medula óssea.

Este foi o terceiro ano consecutivo que as cooperativas abraçaram a causa que integra o programa nacional Dia C (Dia de Cooperar) - uma agenda estratégica do cooperativismo brasileiro, com o objetivo de executar a responsabilidade social, colocando em prática os valores e os princípios cooperativistas por meio de ações voluntárias, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), reconhecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM), Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA.

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
Objetivo é prevenir afogamentos nos locais de mais movimentação de banhistas.







A partir deste domingo (01), vários guarda-vidas vão reforçar o trabalho de prevenção de afogamentos nos principais balneários de Barreiras. O 17º Grupamento de Bombeiros Militar lançou, no início da manhã, a Operação Verão 2020. O trabalho acontece durante todo o mês de dezembro e se estende até o Carnaval.

Nesta edição, com a recém criação de mais um balneário na cidade, os bombeiros estarão de prontidão e revezando os postos da Prainha, Baía de Guanabara e 3 Bocas. A princípio, a operação será realizada aos finais de semana e feriados, quando o movimento nesses locais é mais intenso, entretanto mais dias serão atendidos nas vésperas de Natal e Réveillon.

Fonte: Reportagem de Jadiel LuizBlog do Sigi Vilares

Intensificando a mobilização da campanha nacional Novembro Azul, a Prefeitura de Barreiras através da Secretaria Municipal de Saúde e Coordenação Municipal de Transporte, realizou nesta tarde de quinta-feira (28), no auditório do antigo Shopping, a Palestra de Conscientização “Saúde do Homem” para sensibilizar os colaboradores acerca da prevenção do câncer de próstata e doenças sexualmente transmissíveis.

Em um bate papo descontraído, a enfermeira especialista em saúde do homem, Luciana Ângelo promoveu momentos de interatividade com os motoristas que compõem o quadro de condutores da administração municipal. Na pauta, a enfermeira explicou sobre a importância dos cuidados diários, dos exames de rotina, atenção aos primeiros sinais de alteração na saúde, mudanças de hábitos, atendimento na rede SUS de saúde e principalmente a consulta ao urologista.

“Não existe mais desculpas para não se cuidar. O homem precisa anualmente fazer os exames preventivos da próstata e caso haja qualquer diagnóstico, iniciar o mais rápido possível o tratamento. Não podemos brincar com a vida e ninguém na vida real é super-herói, somos apenas heróis na nossa saúde, então é preciso deixar de lado os tabus e procurar sim, a rede de saúde básica, que possui o Programa Nacional Integral da Saúde do Homem. E lembrando, que isso é durante o ano inteiro, não somente no mês de novembro”, explicou a enfermeira Luciana.

Atentos as explicações, os motoristas também tiraram dúvidas sobre o atendimento médico, saúde masculina e os exames de rotina, que ainda são motivos de insegurança na hora de realizar o toque retal e dosagem de PSA. “Eu já fiz o exame no urologista, fui acompanhado de minha esposa e tenho essa preocupação de fazer anualmente, porque já tivemos casos confirmados na família, então é bom prevenir”, disse o motorista Sandro dos Santos.

O enfermeiro do Centro de Testagem e Acompanhamento-CTA também conversou com os motoristas, falando principalmente sobre as doenças sexualmente transmissíveis e prevenção. O coordenador do CTA, Dalton Soares Júnior realizou os testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C nos participantes, que também receberam preservativos.

O representante da coordenação de transporte, Ozéas Abreu Teles, foi o primeiro a realizar os testes rápidos e citou a importância das capacitações e palestras para os servidores. “Esse momento de interatividade e compartilhamento de informações através do Projeto Saúde Humanizada é essencial, tanto para nossa atividade laboral quanto para nossa saúde. Já reunimos os motoristas para reciclagem e capacitação com noções de primeiros socorros, atividades do dia a dia, mecânica e outros assuntos, agora é a vez, de falar de saúde masculina e de prevenção do câncer de próstata, reafirmando que esse cuidado deve ser permanente”, pontuou Ozéas.

Fonte: DIRCOM

A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da secretaria de Saúde realiza neste sábado (30), o “Mutirão Saúde do Bem” na Vila Buriti. A ação acontecerá das 8h às 12h, na Unidade Básica de Saúde Buriti e contará com consultas médicas, atendimentos odontológicos, vacinação, realização de preventivo, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e pesagem da 2ª vigência do programa Bolsa Família.

De acordo com o secretário de Saúde, Felipe Melhem, cada Mutirão Saúde do Bem contribuiu para que os trabalhadores e as famílias que moram nas regiões mais distantes do Centro da cidade recebessem os atendimentos preventivos perto de suas residências.

“A saúde deve ser cuidada de perto e com ações preventivas, portanto não tenho dúvidas de que a estrutura montada pela nossa secretaria de Saúde vai atender toda a demanda dos moradores da Vila Buriti como aconteceu durante todo esse ano em outros bairros e comunidades”, comentou Felipe.

O último mutirão que a secretaria de Saúde realizará este ano, acontece no domingo (01), no Mercado Municipal do Santa Cruz, das 8h às 12h, com a realização de testes rápidos para o diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatite B. A ação celebra o Dezembro Vermelho, mês de sensibilização sobre a prevenção e o tratamento precoce contra o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis. Podem participar do Mutirão Dezembro Vermelho, pessoas com mais de 18 anos e é necessário levar um documento oficial com foto.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Há três meses, a ferramenta de triagem neonatal para rastrear Cardiopatias Congênitas Críticas faz parte da rotina do Hospital da Mulher, em Barreiras. O teste do coraçãozinho que permite identificar precocemente se o bebê tem alguma doença grave no coração é realizado diariamente na unidade de forma inédita seguindo os objetivos do Projeto Saúde Humanizada, da Secretaria Municipal de Saúde.

O Teste do Coraçãozinho, segundo o pediatra Dr. Marcelo Gramacho, é importante, simples e rápido, mas só pode ser realizado entre 24 e 48 horas de vida do recém-nascido e serve para detectar a oxigenação do sangue. Para realizar o teste do coraçãozinho, a enfermeira Alice Martins utiliza um sensor externo de pulso (oxímetro), que é colocado inicialmente na mão direita e, em seguida, em um dos pés do bebê. “Todo diagnóstico precoce é essencial, o Teste do Coraçãozinho não dói e é realizado entre 5 a 7 minutos. Através desse aparelho disponibilizado pela Prefeitura de Barreiras, é possível diagnosticar cardiopatias mais graves, se houver alguma alteração é realizado o ecocardiograma e o bebê só é liberado quando estiver tudo certo com a sua saúde”, pontuou Dr. Marcelo.

Dona Maria José e seu esposo Renato Santos acompanharam de perto a realização do teste feito na recém-nascida Elisa de Souza. “É um alívio saber que minha menina está muito bem de saúde, sair daqui com todos os exames realizados nos dá tranquilidade, poderei passar o resguardo ao lado dela aliviada e sem preocupação”, disse.

No Hospital da Mulher, são realizados também os testes da orelhinha, do olhinho e da linguinha na triagem neonatal. Conforme o secretário municipal de saúde, Anderson Vian, as ações de prevenção são fundamentais na prevenção de doenças. “A Prefeitura de Barreiras de maneira inovadora, através do Projeto Saúde Humanizada, preconiza o diagnóstico precoce, trabalhamos com a prevenção para evitar doenças graves e que atrapalhem o dia a dia dos nossos munícipes. O Teste do Coraçãozinho, assim como os demais que são realizados no Hospital da Mulher, dá condições as nossas crianças de serem diagnosticadas precocemente de várias doenças. No Hospital da Mulher, os recém-nascidos também são vacinados com as primeiras importantes doses além de contar com um cartório especifico para emitir a Certidão de Nascimento, CPF e o Cartão do SUS”, frisou Anderson Vian.

Fonte: DIRCOM - Sigi Vilares

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

 

Fonte: Grupo Santo Antonio
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |