Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio

A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães através da secretaria de Saúde está realizando ao longo deste mês de outubro, palestras informativas sobre o câncer de mama nas Unidades Básicas de Saúde do município. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações que a pasta vai desenvolver em alusão ao Outubro Rosa.

De acordo com o secretário Felipe Melhem, o objetivo das palestras é ressaltar a importância da prevenção do câncer de mama, oferecer informações básicas sobre a doença, ensinar a realizar corretamente o autoexame das mamas e falar sobre o tratamento.

“O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. A prevenção é sempre melhor que a correção e por conta disso, é de suma importância que não apenas as mulheres, mas toda a população tenha conhecimento sobre a doença e sejam multiplicadores de informações”, comentou Melhem.

O secretário afirmou ainda que a prevenção acontece o ano todo nas unidades básicas de saúde, que realizam o trabalho de prevenção diário, tendo a ênfase em outubro, contudo realizando consultas e exames periódicos. Segundo o Ministério da Saúde dados comprovam que quando detectado em fase inicial, o câncer de mama alcança até 95% de cura. Por isso, o autoexame é tão importante.

Além das palestras, a secretaria vai realizar o “Dia D” do Outubro Rosa na Policlínica Municipal, que contará com atendimentos médicos com triagem, seguido do atendimento com o mastologista, Dr. Marques Vinicius Gomes e encaminhamento das mulheres para a realização da mamografia. O evento acontecerá no dia 26 de outubro, das 8h às 12h. É necessário levar documento com foto e cartão do SUS.

Fonte: Ascom Prefeitura LEM





O lançamento da 6ª Operação Safra 2019/2020 aconteceu na manhã dessa sexta-feira (03), no hangar 8 da Associação Barreirense Aerodesportiva (ABA). Considerada uma das maiores ações de apoio à segurança das comunidades agrícolas, a ação que visa garantir tranquilidade ao produtor rural, intensificará durante seis meses a ronda rural nesta época em que aumenta o índice de assaltos às propriedades rurais, transportadoras, roubos de cargas e fertilizantes na região oeste.



Coordenada pela Polícia Militar da Bahia, por meio do Comando de Policiamento da Região Oeste (CPRO), a Operação teve início no dia 01 de outubro e segue até 30 de março cobrindo os municípios de Barreiras, Angical, Baianópolis, Cocos, Correntina, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia e São Desidério compreendendo uma área de mais de 91 mil km². A ação conta ainda com o contingente do Comando de Policiamento Especializado, Cipe Cerrado, 3ª Companhia de Polícia Rodoviária, Rondesp, CIPRV, CIPT e as 85ª e 86ª CIPMs.

De acordo com o coronel Antônio Freire, representando o comandante geral da Polícia Militar Anselmo Brandão, a Operação Safra irá beneficiar cerca de 460 mil pessoas durante sua aplicação. “Para a Polícia Militar é uma satisfação poder mais um ano está presente nessa ação em parceria com os produtores da região. Nosso objetivo é a prevenção do crime e evitar que assaltos e outros tipos de delitos venham ocorrer durante esse início de plantio e colheita na região. Estamos com o efetivo tanto do policiamento especializado, também com policiamento aéreo com o GRAER, Cipe Cerrado, Rodoviário juntos”, pontuou Freire.



Apoiada pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), que ajuda na logística e acolhimento do efetivo policial quando este precisa pousar nas fazendas, a Operação Safra é considerada relevante para os agricultores oestinos e tem reduzido o índice de criminalidade da região desde a primeira edição, em 2014. Presente no evento, o secretário de segurança cidadã e trânsito, Júnior Sampaio falou dos ganhos positivos da 6ª edição.

“Nossa região oeste é um grande polo produtor para o nosso país, a operação safra mostra a preocupação dos órgãos de segurança juntamente com os agricultores nesse período de plantio e colheita também para todos moradores que vivem e trabalham no campo. Tenho certeza que será mais um ano de resultados positivos nesse período destinado ao plantio de soja e algodão, e quando acontece maior trânsito de insumos agrícolas na região”, acrescentou o secretário Sampaio.

Na solenidade de lançamento também estiveram presentes o comandante do CPRO Cel. PM Osival Cardoso, Ten. Cel. Camilo Uzêda, Diretor geral da ADAB, Mauricio Barcelar, vice-presidente da Aiba, Odacil Ranzi, chefe de gabinete Marileide Carvalho, que no ato também representou o prefeito Zito Barbosa, além dos secretários de Meio Ambiente e Turismo Demósthenes Júnior, de Agricultura e Tecnologia, José Marques, agricultores, representantes de sindicatos e demais autoridades civis e militares.

Fonte: DIRCOM

Nesta sexta-feira (4), a partir das 16h, Barreiras terá a oportunidade de acompanhar o espetáculo “A Cápsula do Tempo”, a cargo dos alunos da Escola Municipal de Teatro e Dança. Trata-se de um formato inovador de apresentação itinerante que percorrerá as principais ruas e espaços do Centro Histórico da cidade.

A saída será da Praça Amphilóphio Lopes, junto à Igreja Santa Terezinha. O espetáculo é um passeio pelas ruas e vielas em evocação às memórias, afetos e tensões. Inspirado em personagens que construíram a história de Barreiras e até hoje, ajudam a preservar o contexto multicultural aqui existente.

O público poderá acompanhar essa viagem entre o passado e o presente, junto aos atores, conhecendo personagens e recortes da história do Município. “Esta é uma produção dos nossos alunos-atores como forma de aplicar técnicas aprendidas ao longo das aulas de teatro e que agora, sob o formato de espetáculo, poderão ser conhecidas pelos espectadores”, destaca o professor Osmar Mendes Mendes.

Fonte: DIRCOM/PMB

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade

Fonte: Grupo Santo Antonio

A Prefeitura de Barreiras através da Secretaria Municipal de Saúde comemorou na manhã dessa terça-feira, 01 de outubro, um ano de funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que já realizou uma média de 10.500 atendimentos mensais. A UPA de Barreiras, localizada na Avenida José Bonifácio, bairro Santa Luzia, oferece serviços 24 horas de urgência e emergência adulto e pediátrico.

Através do Projeto Saúde Humanizada, a UPA conta diariamente com três médicos, pediatras, nutricionistas, assistente social, enfermeiros, técnicas de enfermagem, técnico de raio X e fisioterapeuta. Na unidade são disponibilizados atendimentos nutricionais, fisioterapêutico, eletrocardiograma, raio X de todos os tipos, exames laboratoriais, acolhimento, orientações e atendimento aos pacientes.

Nesse primeiro ano, a UPA que segundo o Ministério da Saúde, faz parte da Rede de Atenção às Urgências, tem como principal objetivo concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192. Somente em Barreiras já foram realizadas mais de 21 mil atendimentos pediátricos; 59.963 atendimentos adulto; 4.097 exames de raio X; 1.479 Eletrocardiograma; 232.505 exames laboratoriais, 6.209 inalação/nebulização e 109 diagnósticos de infarto agudo miocárdio.

Presente na comemoração, o prefeito Zito Barbosa que esteve acompanhado da primeira-dama Marisete Bastos, da vice-prefeita Karlúcia Macêdo, do secretário de saúde Anderson Vian, também do diretor médico da UPA Dr. Lancaster Diniz, diretora administrativa Jamile Rodrigues, dos vereadores Alcione Rodrigues e Silma Alves e demais secretários municipais, falou do princípio norteador que é o atendimento humanizado realizado por todos os profissionais de saúde na UPA e nas unidades de saúde do município.

“Hoje é um dia de alegria, comemoramos o primeiro ano em que a Prefeitura assumiu a responsabilidade da UPA. Vivenciamos um período desafiador, uma vez que a Prefeitura banca com recursos próprios toda assistência aqui ofertada à população. Mas nesta data, quero parabenizar cada um desses profissionais que se dedicam 24 horas, atendendo com carinho e presteza os munícipes de Barreiras e de outras cidades do Oeste da Bahia. Vamos continuar lutando para avançar cada vez mais na saúde de Barreiras, assumimos a Atenção Básica com menos de 40% de cobertura e já estamos com mais de 70%, e nosso objetivo é alcançar 90% até o final de 2020”, destacou Zito Barbosa.

De acordo com o secretário municipal de saúde, a UPA é referência no atendimento de pacientes em urgência psiquiátrica, surtos psicóticos, tentativas de homicídio e no atendimento de incidentes com animais peçonhentos.

“Hoje é um dia de comemorar os resultados positivos alcançados nesse primeiro ano de UPA em Barreiras, não apenas pela superação da produtividade da UPA, mas também pela eficiência. Aqui, o trabalho ofertado 24 horas contribui desde o acolhimento humanizador, como também com atendimentos especializados aos pacientes de toda região”, pontuou Anderson Vian.

Fonte: DIRCOM/PMB

 

A secretaria municipal de Trabalho e Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) reforçam que no próximo domingo (06), acontece a eleição para os membros do Conselho Tutelar de Luís Eduardo Magalhães para o quadriênio 2020/2023. A votação acontece das 8h às 17h, na Escola Municipal José Cardoso de Lima, situada na rua Paraíba, nº 446 – Centro.

 

Este ano, 23 candidatos concorrem às cinco vagas de conselheiros tutelares titulares. De acordo com o CMDCA, todos os eleitores do município de Luís Eduardo Magalhães, em dia com a Justiça Eleitoral, podem votar. No dia da votação, é necessário que os eleitores apresentem o título de eleitor e um documento oficial com foto.

 

Será possível votar apenas em um dos 23 candidatos. O resultado da votação sai ainda no dia 06 de outubro e a posse e diplomação dos eleitos será no dia 10 de janeiro de 2020.

 

Confira abaixo a lista com o número de cada candidato inscrito e habilitado para o processo de escolha conforme a resolução nº 07/2019 das Eleições Unificadas para o Conselho Tutelar.

01. Jamile Fernandes dos Santos (Jamile Fernandes);
02. Helenice de Oliveira de Jesus (Helenice de Oliveira);
03. Eliúde Lima da Silva Oliveira (Eliúde Lima);
04. Maria Luiza Carneiro dos Santos Loiola (Pastora Luíza Loiola);
05. Ana Claudia da Silva (Cláudia);
06. Manoel Messias Queiroz Donato (Manoel Donato);
07. Elinete Gomes da Silva Santos (Edinete Gomes);
08. Luzia Soares da Cruz (Luzia Soares);
09. Maria Simone de Oliveira (Simone Oliveira);
10. Ione Maria de Santana (Ione Santana);
11. Mônica Silva Souza (Mônica Souza);
12. Wélica Guedes Medeiros (Wélica Guedes);
13. Luiz Antônio Chiozzini (Professor Luiz);
14. Sirley Bernardes Santos Oliveira (Shirley Bernardes);
15. Neuma Souza Lopes de Aguiar (Neuma Aguiar);
16. Veruzia Santana da Silva (Varuzia);
17. Reginei Nunes de Figueiredo (Regis Figueiredo);
18. Benedita Natanaelda Rodrigues Pinto (Elda Rodrigues);
19. Joselânia da Silva Araújo Ribeiro (Lany Araújo);
20. Charlyton Sena de Carvalho (Charles);
21. Juliana Gomes Vasconcelos Mota (Juliana Vasconcelos);
22. Nara Cristina Apolinário (Nara Apolinário);
23. Luciene de Alencar Gama de Santa Ana (Luciene Alencar).

Fonte: ASCOM – PMLEM

Fonte: Grupo Santo Antonio

Encerrou na manhã desta terça-feira, 1, o Ciclo de Treinamento 2019 da CIPE/Cerrado após oito dias de treinamentos diuturno. A turma inicial era composta por 30 policiais militares de diversas Unidades da PMBA, onde 21 guerreiros perseveraram e concluíram as atividades.

Na cerimônia de encerramento estiveram presentes os familiares dos alunos, bem como diversas autoridades civis e militares. O curriculum foi formado com base nas quatro modalidades de treinamento que são os pilares do policiamento especializado desenvolvido pelas CIPE’s, sendo eles: Patrulhamento Rural, Patrulhamento Tático Móvel Urbano, Controle de Distúrbios Civis e Intervenção Prisional.

Fonte: “CIPE/Cerrado. A CIAC nos une, o Cerrado é nosso!”



 

Estou do seu lado: olhar, ouvir, sentir e acolher, essas foram as diretrizes do Dia de Escuta na Escola, promovido pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, em todas as unidades de ensino da rede municipal de Barreiras, na última sexta-feira, 27. Embora a escola já seja um espaço de diálogo, a programação diversificou o debate com foco na prevenção ao suicídio e depressão.





O projeto tem o intuito de promover roda de discussões, ouvir as experiências do dia a dia na educação, em que o aluno é o protagonista fundamental no processo, ouvindo as queixas e reflexões. “O Dia de Escuta não acontece apenas em momentos pontuais ou localizados. Recomenda-se que a escola manifeste a intencionalidade e busque criar ambientes propícios, estruturando o momento da forma como lhe parece mais adequada às necessidades dos estudantes”, explicou Eliene Fernandes, subdiretora de acessibilidade e inclusão, da Secretaria Municipal de Educação.





Cada escola realizou a própria programação que incluiu panfletagem, roda de conversa, teatro, momentos de sensibilização, palestras e jogos. As ações contaram com a parceria da Associação e Núcleo de Acolhimento e Valorização da Vida (ANAVV), psicólogos do Centros de Referência de Assistência Social – CRAS e UNIFASB, secretarias municipais e profissionais de saúde.



O cronograma de ações também faz parte do Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio e valorização da vida em todo o mundo. Em Barreiras, a Secretaria Municipal de Saúde também uniu esforços nesta luta com manifestações culturais, salas de espera nas Unidades de Saúde, terapias alternativas e a IV Caminhada de Prevenção ao Suicídio.

Fonte: DIRCOM

A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da secretaria de Saúde realiza no próximo sábado (05), mais uma edição do “Mutirão Saúde do Bem”. Desta vez a iniciativa acontecerá no bairro Jardim Alvorada, das 8h às 12h, no Plantão de Vendas do bairro.

O Mutirão Saúde do Bem contará com consultas médicas, atendimentos odontológicos, vacinação, realização do Papanicolau (exame preventivo de colo de útero), testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C e pesagem da 2ª vigência do programa Bolsa Família.

“Todos os moradores do bairro Jardim Alvorada e das localidades circunvizinhas estão convidados a participar do nosso mutirão. Essa ação é uma forma de levarmos os serviços da saúde para mais perto da população que mora nas comunidades mais distantes do Centro”, disse o secretário de Saúde, Felipe Melhem.

Os próximos mutirões Saúde do Bem acontecem no dia 19 de outubro na comunidade Bela Vista; 26 de outubro no Luar do Oeste e 30 de novembro na Vila Buriti.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA
01
Out / 2019

OUTUBRO ROSA

Fonte: GRUPO SANTO ANTONIO

Fonte: Grupo Santo Antonio

A unidade móvel do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) estará nos dias 07, 08 e 09 de outubro no município de Luís Eduardo Magalhães para reforçar o recadastramento biométrico obrigatório dos eleitores. O caminhão da biometria realizará os atendimentos das 9h às 17h na Praça Florais Léa II, localizada na rua Nara Leão, em frente ao Super Santo Antônio.

A ação é uma parceria com a prefeitura de Luís Eduardo Magalhães e toda a comunidade está convidada para prestigiar a solenidade de abertura dos trabalhos, que acontece na segunda-feira (07), às 10h. Já estão confirmadas a presença do presidente do TRE-BA, Jatahy Júnior; o diretor-geral, Raimundo Vieira; o chefe de Gabinete da Presidência, Luiz Holanda e o secretário Estadual de Planejamento, Maurício Amaral.

O cadastramento biométrico é obrigatório e de acordo com o TRE, as consequências para quem não realizar o procedimento da biometria são sérias, como o cancelamento do título de eleitor, o CPF também poderá ser suspenso pela Receita Federal, além de não poder participar de concursos públicos, receber benefícios sociais e aposentadoria ou pensões governamentais, obter empréstimos, tirar o passaporte e fazer matrícula em instituição de ensino superior.

Para realizar o procedimento, os eleitores precisam levar um documento com foto, o título de eleitor e um comprovante de residência. Os eleitores que não são obrigados a votar, como idosos acima de 70 anos e analfabetos, mas que desejam votar nas próximas eleições, também precisam cadastrar a biometria.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

No último sábado (28) a prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da secretaria de Saúde, realizou mais uma edição do “Mutirão Saúde do Bem”. Desta vez a iniciativa aconteceu na comunidade Galinhos, localizada na zona rural do município, há cerca de 30 km do Centro da cidade.

Quem compareceu na ação, teve acesso a consultas médicas, atendimentos odontológicos, vacinação, realização do Papanicolau (exame preventivo de colo de útero), testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C e pesagem da 2ª vigência do programa Bolsa Família.

O secretário de Saúde, Felipe Melhem compareceu ao evento e disse que a ação ofereceu diversos benefícios aos moradores, entre eles, a facilidade do atendimento perto de casa. “Nosso principal objetivo com o mutirão Saúde do Bem é levar os atendimentos de saúde para mais perto dos moradores. Já foram beneficiados com a ação os bairros Sol do Cerrado e Vista Alegre e as comunidades Muriçoca, a Vila IV do Assentamento Rio de Ondas e agora Galinhos, atendendo mais de 1.900 pessoas”, comentou o secretário.

Os próximos mutirões Saúde do Bem acontecem dia 19 de outubro na Bela Vista; 26 de outubro no Luar do Oeste e 30 de novembro na Vila Buriti.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |