Blog Santo Antônio
Notícias

Na noite de ontem, quinta-feira, 6, um indivíduo armado assaltou o Mercadinho do Moacir, no Povoado de Cocos, no municipio de Baianopolis.

Enquanto o marginal armado roubava os celulares dos clientes e todo dinheiro do caixa, o comparsa dava cobertura na porta. 

Após o assalto, a dupla fugiu. A polícia agora trabalha para botar esses assaltantes na cadeia

Fonte: Redação do Blog do Sigi Vilares

As chuvas intensas sobre as cabeceiras e afluentes nos últimos dias já refletem no nível do rio São Francisco no Norte de Minas e na Bahia. Os reservatórios das principais hidroelétricas, Três Marias e Sobradinho, também estão subindo de forma significativa.

Embora ainda não haja grandes riscos de alagamentos nas cidades cortadas pelo rio, as populações ribeirinhas e das inúmeras ilhas já sentem os impactos da cheia e devem permanecer em alerta. As previsões para os próximos cinco dias continuam apontando para a possibilidade de ocorrência de chuvas intensas desde as nascentes até o sertão da Bahia, o que deve fazer com que o nível suba ainda mais.

Desde os últimos dias de 2022, o acumulado passa de 200 milímetros (mm) em várias localidades da bacia hidrográfica, principalmente em Minas Gerais. No pluviômetro do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden), localizado na cidade de Três Marias, abaixo da hidroelétrica, o acumulado é de 245 mm desde 29 de dezembro.

Em Belo Horizonte, no Centro da cidade, o Cemaden registrou 225 mm desde o dia 28 e em outras localidades dos principais afluentes do Velho Chico os acumulados são semelhantes.

No município de São Francisco, no Norte de Minas, o nível do rio mais do que dobrou em trinta dias, saltando de 3,89 metros (m), em 8 de dezembro, para 8,18 m, em 7 de janeiro. O volume está um pouco abaixo da última grande cheia, registrada em março de 2020. Naquela ocasião, o nível chegou a 8,88.

A cheia também já é sentida em Bom Jesus da Lapa, na Bahia. O nível do rio subiu bem rápido nos últimos dias e já atingiu o braço que leva água à lagoa da Lapa. Quiosques que ficam às margens já foram tomados pela água.

Fonte: Agência Sertão

Na manhã de hoje, sexta-feira, 7, por volta das 10h, a CIPE CERRADO prendeu um indivíduo acusado por tráfico de drogas na rua Santo Expedito, na cidade de Côcos.

A guarnição, recebeu denúncia que um homem estaria traficando drogas em frente a uma residência. Ao chegar ao local indicado, os policiais militares realizaram a abordagem e consequente busca pessoal e perimetral, durante as quais, foram encontradas porções de maconha e cocaína, além de dinheiro trocado. Duas motocicletas, utilizadas no tráfico, também foram apreendidas.

Todo material e o abordado foram apresentados na Delegacia de Santa Maria da Vitória, onde foi registrada a ocorrência.

 

Fonte: CIPE CERRADO

 Bahia registrou, de acordo com dados da Secretaria da Saúde desta sexta-feira (7), 11 casos de "flurona" no estado, coinfecção por covid-19 e influenza. Nenhuma morte foi contabilizada.

Os pacientes são residentes dos municípios de Salvador (6), Feira de Santana (2), Lauro de Freitas (1), Camaçari (1) e Juazeiro (1). São seis pacientes do sexo masculino e cinco do sexo feminino, com idades entre 13 e 91 anos.

H3N2

De 1º de novembro de 2021 até 7 de janeiro deste ano, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) registrou 1661 casos de Influenza A, do tipo H3N2, distribuídos em 128 municípios. Do total de casos, 348 evoluíram para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e necessitaram de internação.

Até o momento foram registrados 54 óbitos em residentes de Salvador (42), Feira de Santana (3), Canavieiras (2), Valença (1), Laje (1), Teixeira de Freitas (1), Cabaceiras do Paraguaçu (1), Urandi (1), Sapeaçu (1) e Camaçari (1).

Fonte: BNEWS

A Bahia registrou, nos primeiros seis dias de janeiro deste ano, um aumento de 14,6% nas infecções por covid-19 em relação ao mesmo período de dezembro de 2021. Já na comparação com o mesmo período de novembro do ano passado, o acréscimo é de 37,40%.

Neste início de novo ano, foram contabilizados 3.097 novos casos e 48 mortes pela doença. Somente na quinta-feira (6) foram registrados 1.288 novos casos, o maior número desde 12 de agosto de 2021, quando foram notificados 1.362 novos casos da Covid-19 em 24 horas.

A Secretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, alerta que é necessário manter cuidados como utilizar máscaras, evitar aglomerações e completar o esquema vacinal contra a Covid-19. “É preciso que a população leve a sério as recomendações. O momento é crítico e pode se agravar ainda mais caso não tenhamos os cuidados necessários”, afirma.

Tereza Paim ainda pontua que a Secretaria da Saúde do Estado monitora diversos indicadores a exemplo de taxa de ocupação, novos casos e número de casos ativos, para analisar a necessidade de que ações como abertura de novos leitos e medidas restritivas sejam tomadas.

Fonte: BNEWS

Nesta manhã, 7, às 9 horas, a Polícia Militar da Bahia, formou 70 alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio da Polícia Militar Professor Alexandre Leal Costa, na cidade de Barreiras.

Presidida pelo Coronel PM Osival Moreira Cardoso, Comandante de Policiamento da Região Oeste, acompanhando do Tenente Coronel PM Jorge, Diretor Geral do CPM, e do Tenente Coronel PM Uzêda, Comandante do 10º BEIC, a solenidade foi realizada na área cívica do Décimo Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação, com as presenças de alunos, familiares, comandantes, professores, diretores do CPM, oficiais e praças da corporação.

Fonte: CPRO

Dia de Reis ou Folia de Reis, como é tradicionalmente conhecida, é uma das mais importantes festas culturais do ano pela sua representatividade do início de uma nova jornada, sendo executada de forma natural e cercada de muita fé e devoção. A reza e os versos dos cantos são conduzidos de acordo com temas que falam de nascimento, adoração, Reis Magos, bênçãos e agradecimentos.

E é essa tradição que pulsa na família de Maria Reis, que há 28 anos realiza os festejos em sua residência no bairro Boa Sorte. “Toda vida, minha família comemorou o Dia de Reis, e é uma tradição que passa de geração em geração. Para mim, a Folia de Reis representa saúde, prosperidade e amor. É de uma gratidão imensa ver os foliões aqui comigo rezando e rogando a Deus proteção, vejo como uma forma de agradecer e manter um legado que faz parte da vida de muitas pessoas”, destacou Maria Reis.

Já na comunidade do Bezerro, quem mantém a tradição é dona Onorina de Lima, conhecida como Nora, que há 50 anos faz a reza dos Santos Reis. “Neste dia, eu só quero agradecer a todos que vieram festejar comigo essa data tão significativa para mim e minha família. Hoje é dia de agradecer pela vida e por todas as bênçãos que o Senhor tem nos dado, e digo, nós foliões de Santos Reis representamos uma história”, disse.

Após os festejos na comunidade do Bezerro e no bairro Boa Sorte, um almoço e um jantar foram servidos, respectivamente, aos foliões que participaram das comemorações do dia. Para a diretora de Cultura de Barreiras, manifestações culturais como essa de fé, devoção e musicalidade, abrilhantam a Folia de Reis. “As ações promovidas pelos grupos de reisado fortalecem os laços culturais e mantêm a tradição acesa. Não podemos deixar de contar essa história com tanta representatividade na nossa história”, afirmou Emília Moreno.

Os festejos da Folia de Reis foram acompanhados pelo chefe de Gabinete, Jeferson Barbosa, secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Júnior e pelo subdiretor de Cultura, Humberto Júnior.

Fonte: Dircom PMB

Na manhã desta sexta-feira, 7, por volta das 10h20, aconteceu um atropelamento na rua Sergipe, em frente ao Sindicato dos Produtores Rurais,  no bairro Jardim Imperial, na cidade de LEM.

De acordo com informações de moradores, a senhora estava fazendo uma caminhada pela rua quando foi atingida por um motociclista em alta velocidade. A vítima teve uma grave fratura exposta e várias escoriações pelo corpo. O condutor da motocicleta se recusou a fazer o teste do Etilometro pela SUTRANS,  mas os sinais eram visíveis de embriaguez. O motociclista ainda informou aos agentes que havia feito o consumo de bebida alcoólica.

Ele foi conduzido pela SUTRANS ao DISEP  ficando a disposição do delegado. Já a vítima socorrida pelo SAMU

Fonte: Reportagem de Weslei Santos/ bLog do Sigi Vilares

Fonte: Grupo Santo Antonio
Clubes sugerem mudança de formato da Série C; Vitória vota em fórmula atual
Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Os 20 clubes participantes da Série C 2022 aprovaram a mudança do formato de disputa da competição. A reunião aconteceu nesta quinta-feira (6) e agora a proposta será levada para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Assim como os demais representantes do Nordeste, o Vitória votou a favor da fórmula atual, como disse o presidente interino e do Conselho Deliberativo, Fábio Mota.

 

"Nós tivemos uma reunião, os 20 clubes que estão na Série C. Se colocou duas fórmulas em votação. A fórmula um seria a atual, que são dois grupos regionais, onde se classificariam quatro em cada grupo e se formam os oito. E a fórmula nova, que é de pontos corridos, onde todos jogam contra todos em turno único, e classifica os oito primeiros. O Vitória votou na primeira fórmula. O Vitória e todos os nove clubes do Nordeste. Os outros 11, que entrou Remo, Paysandu e Manaus, e o Aparecidense votaram no turno único, onde serão 10 partidas em casa, no caso do Vitória, e nove fora, classificando oito para os dois quadrangulares de quatro. Como perdemos, somos obrigados a aderir o que a maioria decidiu. O que vai para a CBF é essa fórmula que a maioria decidiu. O sonho de todos seria pontos corridos, ida e volta. Mas é difícil por causa dos custos financeiros", afirmou em entrevista coletiva.

 

Para que a disputa da Série C de pontos corridos seja feita com 38 rodadas, os clubes exigem que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), promotora da competição, faça um aporte financeiro para cada agremiação participante, de pelo menos 50% do que é dado na Série B. No ano passado, cada equipe recebeu R$ 8 milhões em cotas de transmissão na segunda divisão. Ou seja, para a terceirona, a entidade nacional teria que oferecer R$ 4 milhões para que o formato seja aprovado. 

 

Ainda segundo o dirigente do Leão, a nova fórmula da Série C de pontos corridos em turno único pode ser implantada já nesse ano. No entanto, para ser alterada, precisa do aval da CBF.

 

"Esse ano já. Isso foi uma reunião da Associação da Série C. Não quer dizer que a CBF vá topar mudar a fórmula que existe nesse exato momento", pontuou.

 

A reunião aconteceu com a Associação Nacional de Clubes, mas não contou com a presença da CBF. As propostas de eventuais mudanças ainda serão levadas para a entidade controladora do futebol brasileiro.

 

No calendário de 2022 da CBF, a Série C conta com 26 datas, que é a quantidade do formato do passado. O campeonato está marcado para começar no dia 10 de abril e a final em 1º de outubro. Além do Vitória, Remo, Confiança, Brasil de Pelotas, Manaus, Ypiranga, Botafogo-PB, Volta Redonda, Paysandu, Ferroviário, Altos, Figueirense, Floresta, São Jose-RS, Botafogo-SP, Mirassol, Aparecidense, Atlético-CE, Campinense e ABC vão disputar a terceirona.

Fonte: Bahia Notícias
Atualização em decreto reduz público de shows e suspende festas pré-carnaval no Ceará
Foto: Reprodução / Prefeitura de Fortaleza

Os shows e eventos agendados para acontecer durante os meses de janeiro e fevereiro em Fortaleza, no Ceará, foram cancelados ou adiados após a atualização do decreto estadual que reduz a quantidade máxima de público em locais abertos e fechados.

 

Publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) pelo governador Camilo Santana (PT), a modificação reduz o público para 250 em espaço fechado e 500 em espaço aberto.

 

Foi proibido também festas de pré-carnaval e carnaval em locais públicos. 

 

Entre os shows cancelados estão as apresentações de Nando Reis e da banda Hungria Hip Hop, o Bloquinho de Verão com Zé Felipe, o Bloquinho Goxtoso com Duda Beat e Silva, e o Luxo da Aldeia com artistas locais.

 

Em novembro de 2021 já havia sido anunciado pelo prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), que não haveria o edital de apoio às festas de carnaval em 2022 na cidade. Eram destinados R$ 14 milhões para o edital, que serão redirecionados para as áreas de segurança alimentar, saúde e apoio à cultura.

Fonte: Bahia Notícias
Queiroga diz que é possível reduzir isolamento de curados da Covid para 5 dias
Foto: Agência Brasil

O ministro da saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta sexta-feira (07), que é possível reduzir o tempo de isolamento para pessoas que se recuperaram, ou assintomáticos da Covid-19. 

 

O ministro usou outros países como exemplo das medidas de redução de dias. 

 

"Possivelmente. Está sendo adotado em outros países, tem assento em evidências científicas. É possível que adotemos essa mesma conduta. 5 dias. Isso está em estudo na área técnica", afirmou o ministro a jornalistas na porta do Ministério da Saúde.

 

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) já adotou as medidas de redução de dias de isolamento de 10 para 5 dias em pacientes assintomáticos, ou cujos sintomas já tenham passado. 

Fonte: Bahia Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio
Em Salvador, taxa de internação nos leitos de UTI e enfermaria pediátrica é de 85% e 93%, respectivamente.

Bahia registra mais de 1,2 mil casos de Covid-19 e quatro mortes pela doença em 24 horas — Foto: Reprodução/TV Bahia

A Bahia registrou 1.288 novos casos da Covid-19 nas últimas 24h de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), nesta quinta-feira (5). Ainda foram contabilizados quatro mortes.

O estado não registrava mais de mil casos em 24 horas desde 12 de agosto do ano passado. Em dezembro, a Sesab contabilizou quatro mil casos, mas esses estavam cumulados pois o sistema do Ministério da Saúde ficou 17 dias fora do ar.

O boletim desta quinta-feira também traz dados da ocupação dos leitos de UTI no estado. Em Salvador, por exemplo, a taxa de ocupação dos leitos de UTI pediátricos está em 85%.

Dos 1.273.955 casos de Covid-19 confirmados desde o início da pandemia, 1.243.645 são considerados recuperados, 2.756 estão ativos e 27.554 tiveram mortes confirmadas.

Além disso, 1.694.008 casos foram descartados e 268.505 estão em investigação. Na Bahia, 52.782 profissionais da saúde tiveram testes positivos para Covid-19.

Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h desta quinta-feira.

O boletim completo está disponível no site da Sesab e em uma plataforma online.

Vacinação

Até esta quinta-feira, 10.828.253 pessoas foram vacinadas com a primeira dose, 261.077 com a dose única, 8.857.185 com a segunda dose e 1.485.848 com a dose de reforço.

Leitos

A Bahia tem 1.269 leitos ativos para tratamento da Covid-19. Desse total, 600 estão com pacientes internados, o que representa taxa de ocupação geral de 47%.

Desses leitos, 525 são de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e estão com taxa de ocupação de 56% (294 leitos ocupados).

Nas UTIs pediátricas, 25 das 29 vagas estão com pessoas internadas, o que representa taxa de ocupação de 86%. Os leitos clínicos para adultos estão com 37% de ocupação e os infantis, com 67%.

Em Salvador, dos 295 leitos ativos, 186 estão ocupados (63% de ocupação geral). A taxa de ocupação dos leitos de UTI adulto é de 61% e o pediátrico está em 85%.

Ainda na capital baiana, os leitos clínicos para adultos estão com 55% de ocupação e, os pediátricos, estão com 93%.

Fonte: G1

Os eleitores terão até o dia 4 de maio para regularizar o cadastro ou tirar o seu primeiro título de eleitor e conseguir participar da votação deste ano.

Na data, 151 dias antes do pleito, vence também o prazo para transferência do local de votação e revisão de qualquer informação constante do Cadastro Eleitoral, de acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Quem tem mais de 18 anos e ainda não possui título eleitoral também tem até esse dia para solicitar a emissão do documento.

Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que queiram votar em outra seção ou local de votação têm de 18 de julho a 18 de agosto para informar a Justiça Eleitoral do interesse na mudança.

Já o cadastro biométrico dos eleitores que ainda não fizeram o procedimento continua suspenso, por enquanto, em consequência da pandemia de Covid-19. Nas eleições de 2020, o procedimento também foi afetado por causa do coronavírus.

Entretanto, não está descartada a utilização da identificação biométrica nas eleições de 2022. O uso do sistema está em análise pela Justiça Eleitoral e a decisão sobre a aplicação ou não durante o pleito irá depender da evolução da pandemia do novo coronavírus no Brasil, ao longo do ano.

As unidades técnicas do TSE afirmam que a identificação biométrica deverá ser utilizada se não houver piora da crise sanitária quando a votação estiver mais próxima.

Em nota, o TSE disse que a decisão ocorre como uma forma de preservar tanto os eleitores quanto os servidores da Justiça Eleitoral de eventual contaminação, uma vez que o cadastro das digitais só pode ser feito presencialmente.

"Além disso, o sistema passa por atualizações de softwares e equipamentos para prestação de um melhor serviço ao eleitorado", diz a corte.

Os brasileiros irão às urnas no dia 2 de outubro escolher o presidente do país, os governadores dos estados, senadores, deputados federais e deputados estaduais.

O segundo turno está marcado para o dia 30 de outubro. A segunda rodada de votação ocorre caso um dos candidatos para os cargos de presidente e governador não alcance a maioria absoluta de votos.

CONFIRA OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE TÍTULO DE ELEITOR E A VOTAÇÃO

- Todos com mais de 16 anos estão aptos a votar;

- Quem não tirar o título até maio só poderá pedir a emissão depois da eleição;

- Quem tiver o título, mas não completar 18 anos até a eleição, não é obrigado a votar;

- O e-Título é um aplicativo móvel para obtenção da via digital do título de eleitor. Ele permite acesso a informações como: título de eleitor digital, situação eleitoral e local de votação;

- Locais e outras definições sobre o voto em trânsito serão publicados por edital até 3 de agosto de 2022;

- Pessoas que se encontrarem fora de seu estado de domicílio eleitoral poderão votar em trânsito apenas na eleição para presidente da República;

- Quem estiver no mesmo estado, mas fora da cidade de origem pode votar nas eleições para presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual;

- Quem estiver no Brasil mas for inscrito para votar no exterior pode votar apenas na eleição para presidente da República;

- Brasileiros residentes no exterior podem votar desde que tenham requerido sua inscrição até 4 de maio de 2022;

- No dia da votação, serão aceitos para comprovar a identidade documentos oficiais com foto, inclusive os digitais: e-Título; carteira de identidade, identidade social, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação;

- A justificativa por ausência na votação poderá ser feita no mesmo dia e horário por meio do aplicativo e-Título; nos locais de votação ou em locais exclusivos para justificativas;

- Quem não justificar no mesmo dia poderá fazê-lo até 1º de dezembro de 2022, em relação ao primeiro turno, e até 9 de janeiro de 2023, em relação ao segundo turno, em qualquer zona eleitoral ou no site do TSE.

Fonte: Bahia Notícias

Na tarde de ontem, quinta-feira, 6, por volta das 16h, policiais militares do PETO da 83ª CIPM, recuperou uma motocicleta roubada no povoado do Tatu, no município de Barreiras.

A guarnição, efetuava ronda quando avistou um indivíduo em atitude suspeita a bordo de uma motocicleta Honda CG preta, e que ao consultar o veículo constava com restrição furto/roubo.

Foi dado voz de prisão ao condutor de 18 anos por receptação, sendo o mesmo apresentado na Delegacia de Polícia, juntamente com o veículo para adoção das medidas cabíveis.

Fonte: 83ª CIPM

Assim como algumas cidades da Bahia, o município de Barreiras também tem registrado um grande número de pacientes com sintomas gripais após as comemorações natalinas, o que tem elevado cerca de 90% a procura por atendimento médico. Pensando em melhor atender a população durante esse surto, a Secretaria Municipal de Saúde apresentou para as equipes médicas das Unidades de Saúde Básicas e da Família, nesta quinta-feira (6), as orientações para o atendimento de pacientes com síndrome gripal.

Conforme o novo reordenamento apresentado pelo secretário Melchisedec Neves e a subsecretária Jamile Rodrigues, já na próxima semana, as 47 unidades de saúde que atendem na cidade e na zona rural, assim como o Centro de Triagem Covid-19, localizado no Parque Engenheiro Geraldo Rocha, irão atender exclusivamente pela manhã, das 07h30min às 11h30min, os pacientes com sintomas gripais leves, como dor de cabeça, dor de garganta, rinite, tosse ou coriza.

Já no período vespertino, das 13h30min às 17h30min, as unidades estarão voltadas para os agendamentos de consultas médicas, pediátrica, odontológica e pré-natal.  A Secretaria de Saúde também já ampliou para o atendimento noturno, até às 22h, na Unidade Básica Jardim Ouro Branco e Unidade de Saúde Emilly Raquel.

Pacientes com sintomas graves como: desconforto respiratório ou falta de ar, dificuldades para respirar, pressão ou dor no tórax, febre alta e lábios azulados, devem procurar atendimento no Pronto Atendimento Coronavírus no Hospital Municipal Eurico Dutra, inclusive aos finais de semana. Conforme o secretário municipal de saúde, o objetivo é ampliar a rede de atendimento neste momento em que todo Estado enfrenta o surto de casos de sintomas gripais.

“Estamos passando por um momento muito delicado em todo Estado da Bahia, nas últimas duas semanas tem aumentado consideravelmente os casos de pacientes com sintomas gripais, o que consequentemente aumentou a busca por atendimento médico. Esse novo reordenamento tem a meta de atender pela manhã pacientes com sintomas leves nas Unidades de Saúde mais próximo de suas residências, e pela tarde, essas unidades seguem com o atendimento agendado e de rotina. Os casos graves continuam sendo atendidos no Pronto Atendimento Coronavírus do Hospital Municipal Eurico Dutra. Lembramos que a manutenção das medidas sanitárias adotadas para a prevenção da Covid-19, como distanciamento, uso contínuo de máscaras e higienização das mãos, também são eficazes para proteger contra a gripe”, destacou Melchisedec Neves.

Fonte: Dircom PMB
De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado, tendência de crescimento da ocupação de UTIs se acentuou após o Natal e Réveillon

Mais de 80% dos pacientes internados com Covid-19 em unidades de terapia intensiva no estado da Bahia não tomaram vacina. O dado é da secretaria estadual de Saúde (Sesab).

Segundo a pasta, a tendência de crescimento da ocupação de leitos de UTI, tanto no sistema público em todo o estado, quando na rede privada de Salvador, se acentuou após o Natal e Réveillon.

Fonte: BNEWS

O governador Rui Costa tomou, nesta quinta-feira (6), a terceira dose da vacina contra a Covid-19. A vacinação ocorreu na Unidade da Saúde da Família Santa Luzia, no bairro do Engenho Velho de Brotas, em Salvador.

Na ocasião, Rui reforçou a necessidade de que a população se imunize e mantenha em dia o esquema vacinal. Ele havia tomado a primeira dose no dia 7 de maio e a segunda em 30 de julho de 2021.

Segundo o último boletim da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), divulgado nesta quinta-feira (6), 10.828.253 pessoas vacinadas com a primeira dose contra a Covid-19, 261.077 com a dose única, 8.857.185 com a segunda dose e 1.485.848 com a dose de reforço.

Fonte: ahia Notícias

Após um ano com crescimento de apenas 3% nas vendas de carros de passeio, comerciais leves, ônibus e caminhões, a Fenabrave projeta um 2022 igualmente morno.
 
A entidade, que representa os distribuidores de automóveis, motos e caminhões, divulgou suas previsões nesta quinta (6). A expectativa é de crescimento de 4,6% na comercialização de veículos leves e pesados. 

O número se baseia na realidade do mercado e é bem diferente do previsto em janeiro de 2021, quando a Fenabrave projetou um crescimento de 16%. O setor passava por uma recuperação em V, que logo se mostrou inconsistente diante dos problemas que vieram na sequência. 

A junção de falta de peças, aumento do preço dos carros, alta dos combustíveis e encarecimento do crédito continua a prejudicar as vendas —que também devem ser afetadas pelo período eleitoral, quando o consumidor evita fazer grandes dívidas. 

"Ainda vivemos uma crise global de abastecimento de insumos e componentes, e novos desafios têm surgido para o setor, como os constantes aumentos das taxas de juros", diz José Maurício Andreta Júnior, eleito presidente da Fenabrave para o triênio 2021-2024. 

Para a economista Teresa Maria Fernandez, da MB Associados, o que ocorre é uma mudança de política monetária no mundo, com maior agressividade de elevação das taxas básicas. 

Nesta quarta (5), o Fed (Banco Central americano) divulgou a ata de sua última reunião, que indica a necessidade de se aumentar os juros antes do esperado diante da pressão inflacionária, o que vai gerar a valorização do dólar diante do real. No Brasil, o movimento de alta tende a persistir. 

"Acreditamos que o nosso Banco Central vai manter a política de aumento de juros, e a taxa Selic deve fechar o ano entre 11,5% e 12%", afirma a economista. 

A Fenabrave espera que 2,216 milhões de veículos leves e pesados sejam licenciados em 2022. No ano passado, foram vendidas 2,12 milhões de unidades.

Ao destrinchar os números, é possível confirmar a estratégia das montadoras em meio à escassez de componentes. As empresas direcionaram seus esforços para a produção de modelos com maior valor agregado. Portanto, mais rentáveis.

Enquanto o segmento de carros de passeio —que é o de maior volume e inclui os carros compactos— teve queda de 3,6% ao longo do ano passado em relação a 2020, os veículos comerciais leves, nicho em que estão os utilitários esportivos e as picapes, registrou alta de 24,2% no mesmo período.

O recorte do setor de caminhões mostra que foram vendidas 127,4 mil unidades em 2021, com alta de 42,8% em relação a 2020. A alta foi puxada principalmente pelo agronegócio. A Fenabrave espera que a expansão se mantenha em 2022 e projeta um crescimento de 7,3% ao longo do ano.
 
Ainda há filas de espera: alguns veículos pesados negociados no fim do último ano só devem ser entregues em junho. O mesmo problema afeta o setor de veículos leves, devido aos problemas de fornecimento. Os dados de produção serão divulgados nesta sexta (7) pela Anfavea (associação das montadoras). 

Os resultados foram bons no segmento de motocicletas, que fechou 2021 com 1,16 milhão de unidades comercializadas. Houve alta de 26,4% sobre o ano anterior, e a associação dos revendedores espera que as vendas cresçam 6,2% em 2022. 

Samir Dahas Bittar, vice-presidente da Fenabrave, destaca que a expansão do setor de motos se deve aos serviços de delivery de alimentos e de mercadorias. Essa tendência segue forte desde o início da pandemia de Covid-19, em março de 2020. 

Mas há o problema do crédito neste segmento. Segundo a Fenabrave, apenas 35% das fichas de clientes apresentadas aos bancos têm sido aprovadas.

Fonte: Eduardo Sodre | Folhapress
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |