Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio

Como forma de garantir a saúde e a integridade dos profissionais que atuam na linha de frente no combate às doenças como dengue e demais arboviroses, desde a última sexta-feira (3), a Secretaria de Saúde de Barreiras deu início à testagem dos agentes de endemias e aos que atuam no Centro de Controle de Zoonoses. Até a quarta-feira (8), cerca de 200 testes rápidos serão realizados. Para assegurar o cuidado na testagem, o número de agentes está sendo escalonado para evitar aglomerações.

Uma profissional do próprio Zoonoses recebeu capacitação para coletar o material e fazer os testes, com a ajuda de uma auxiliar de enfermagem. No último dia de testagem, quarta-feira próxima, todos os resultados serão divulgados. Nos primeiros 30 exames realizados entre sexta-feira (3) e segunda-feira (7) os resultados foram negativos para Covid-19. “Esta iniciativa é de extrema importância para oferecer mais segurança e tranquilidade às equipes que mantém contato direto com a população e, consequentemente, estão mais suscetíveis a contrair o coronavírus. Todos os profissionais fazem uso dos equipamentos de proteção como máscaras e luvas. Com a testagem, estarão ainda mais aptos para desenvolver ações nos bairros de Barreiras”, destaca o diretor do Centro de Controle de Zoonoses, Dorimar Almeida.



As equipes que estão sendo testadas realizam ações diárias de orientação e combate às doenças como dengue, chikungunya e zika, eles também estão presentes atendendo denúncias para retirada de animais soltos nas vias públicas.

Fonte: DIRCOM/PMB

Fonte: Grupo Santo Antonio

Obedecendo as normas da Organização Mundial de Saúde, para prevenção ao novo coronavirus, o Sorteio dos 18 anos do Grupo Santo Antonio foi prorrogado para o dia 11 de outubro de 2020 às 16hs em frente ao Hiper Santo Antonio!

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade

Agora no Hiper Santo Antonio você encontra Verduras e Legumes da melhor qualidade, cortados e embalados em bandejas tipo almofada, pronto para o consumo. Além de cortes de Legumes especiais para Sopas e Yakisobas!
Aumente sua imunidade! Aproveite agora e garanta uma ótima refeição!

Fonte: Grupo Santo Antonio

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães continua entregando as sedes próprias das escolas municipais construídas recentemente no município. Na manhã da quinta-feira (02), foi a vez da Escola Municipal Jardim Paraíso, localizada na rua 1º de Maio.

O prédio tem 12 salas de aula climatizadas e com quadros em vidro, departamento administrativo, refeitório, laboratórios de ciências e informática, biblioteca, auditório e quadra poliesportiva com dimensões oficiais. A área construída é de 3.697,28m² e a capacidade de atendimento da unidade é de aproximadamente 400 alunos por turno.

De acordo com a secretária de Educação, Rose Sertão, mais uma nova conquista que demonstra a importância do setor educacional para a atual gestão. "Todas as escolas têm o mesmo padrão de qualidade, seja na infraestrutura, no mobiliário ou na capacidade profissional dos nossos professores e funcionários dos diversos setores", exclamou a titular da pasta.

A Escola Municipal Jardim Paraíso iniciou as atividades em 27 de fevereiro de 2011 em um prédio alugado, sendo que a sua fundação foi a partir do Decreto nº 2.130/2011, de 17 de Junho de 2011. A sede própria entregue nesta quinta-feira, além de proporcionar excelentes condições para alunos e funcionários, representa economia para os cofres do município com o fim do pagamento de mais um aluguel.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães lançou o edital de licitação para construção do aterro sanitário do município. A sessão de abertura será no dia 31 de julho de 2020, às 9h da manhã.

O aterro sanitário será construído em uma área de 20 hectares, a 20 km da zona urbana de Luís Eduardo Magalhães. O espaço foi adquirido com recursos próprios do município e custou R$ 280 mil.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Economia Solidária, Alcides Meira, todo o processo está seguindo rigorosamente o que a legislação estabelece e o aterro sanitário representará um marco importante para a melhoria da qualidade de vida da população.

“É um projeto para aprimorar a qualidade de vida das futuras gerações e solucionar de uma vez por todas os problemas dos resíduos sólidos não recicláveis no município e do “lixão”, que vai receber o tratamento adequado, inclusive com a arborização no local", comentou o secretário.

O início da construção do aterro sanitário de Luís Eduardo Magalhães está previsto para o mês de agosto de 2020.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Obedecendo as normas da Organização Mundial de Saúde, para prevenção ao novo coronavirus, o Sorteio dos 18 anos do Grupo Santo Antonio foi prorrogado para o dia 11 de outubro de 2020 às 16hs em frente ao Hiper Santo Antonio!

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

O estado da Bahia registrou nas últimas 24 horas 2.864 novos infectados pelo coronavírus e 45 novos registros de mortes causadas pela doença. As informações constam no boletim atualizado da Secretaria da Saúde (Sesab) desta quinta-feira (2). Desde o início da pandemia foram contabilizados 79.349 casos confirmados na Bahia, sendo que 53.334 já são considerados recuperados, 24.068 encontram-se ativos e 1.947 tiveram óbito confirmado.

Até o dia anterior, a quarta-feira (1º), o estado somava 76.485 casos confirmados desde o início da pandemia e 1.902 mortes.

A Sesab informa que as confirmações ocorreram em 388 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (46,09%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Itajuípe (1.986,24), Gandu (1.897,97), Ipiaú (1.569,55), Uruçuca (1.447,44) e Itabuna (1.291,61).

 

O boletim epidemiológico indica que 80.085 casos permanecem em investigação. 

 

Fonte: Bahia Notícias

 

Durante operações de fiscalização realizadas nos dias 05 e 30 de junho, representantes das Secretarias de Administração e Finanças, de Saúde e de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, além de integrantes das forças policiais e do Poder Judiciário, desenvolveram um trabalho de combate a aglomerações e fiscalização de normas de funcionamento de bares, restaurantes, lanchonetes e congêneres, de acordo com os Decretos Municipais 222 e 223/2020.

O objetivo da Operação Covid é evitar a proliferação do novo coronavírus no município. Ao todo, nove estabelecimentos já foram interditados, outros quatro notificados e um multado. Todos já tinham recebido a visita da fiscalização e foram alertados sobre a existência e a necessidade do cumprimento dos decretos.

Outros 16 estabelecimentos receberam a primeira visita de caráter educativo para que se adequem as normas estabelecidas pelas medidas do Poder Executivo Municipal. Também foram realizadas ações educativas entre vendedores ambulantes, food trucks e congêneres.

De acordo com o secretário de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, Daniel Álvares, o trabalho vai continuar por toda a cidade. "Temos a missão de proteger a nossa cidade, a nossa população e fazer com que os decretos sejam cumpridos", comentou Álvares.

A fiscalização percorreu as ruas São Francisco, no Mimoso I e II; Paraíba no Centro da cidade; Ibitiara, Ibititá, Irecê e Itabuna, no Santa Cruz; além das Avenidas JK e Ayrton Senna.

A população pode colaborar com os órgãos fiscalizadores no combate à Covid-19 em Luís Eduardo Magalhães. Para realizar denúncias de aglomerações e situações que descumpram os decretos municipais, basta ligar para os números 156, (77) 99701 4560 ou (77) 99946 7171.

"Estamos prontos para atender toda a demanda, garantindo a segurança e a saúde da população de Luís Eduardo Magalhães. A Covid-19 é um inimigo invisível e perigoso, mas com o envolvimento de todos, ganharemos essa batalha", concluiu o secretário.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

 

A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães entregou na manhã desta quarta-feira (01) mais uma unidade escolar. Desta vez foi a sede própria da Escola Municipal Vereador Lucir Ficanha, que fica no bairro Florais Lea II.

Além do prefeito Oziel Oliveira, também participaram do ato secretários municipais, vereadores, familiares do homenageado Lucir Ficanha, professores e funcionários da Secretaria Municipal de Educação.

A unidade é mais uma das 12 novas e modernas escolas municipais que estão sendo construídas em vários bairros, levando mais infraestrutura, segurança e conforto para estudantes e profissionais da educação.

Com 3.234,48 m² de área construída e capacidade de atendimento para 384 estudantes por turno, a Escola Municipal Vereador Lucir Ficanha conta com 12 salas de aula climatizadas, quadros em vidro, setor administrativo, refeitório, laboratórios de ciências e informática, biblioteca, auditório e quadra coberta poliesportiva com dimensões oficiais estabelecidas pelas federações de cada modalidade.

Para a secretária de Educação, Maria Rosilene Rodrigues Sertão, este é mais um passo importante da atual gestão para garantir excelentes instalações e ensino de qualidade para os estudantes de Luís Eduardo Magalhães.

"Esta escola, assim como as que já foram inauguradas e as que ainda serão entregues, representa alegria para os alunos da rede municipal e satisfação para professores e todos os funcionários. As excelentes condições de trabalho são um motivo a mais para que todos aumentem o empenho e mantenham a educação de Luís Eduardo Magalhães em excelente nível", comentou a secretária.

Monique Ficanha, neta de Lucir Ficanha, compartilhou o sentimento de gratidão e felicidade com a homenagem à seu avô. “É muito bom ver que aqueles que tanto fizeram e se dedicaram por este chão, continuam sendo lembrados pelas novas gerações. Toda a família está muito honrada e alegre com a dedicação desta escola à Lucir Ficanha”, comentou.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Saúde, vem a público informar mais 20 (VINTE) NOVOS CASOS POSITIVOS PARA O CORONAVÍRUS no município.

Os casos se referem: treze pacientes do gênero masculino, entre 20 e 60 anos; sete pacientes do gênero feminino, entre 17 e 54 anos. Nenhum dos pacientes refere história de viagem ou contato com caso positivo.

Todos os contatos intradomiciliares permanecem em isolamento domiciliar, monitorados e investigados pelo serviço de Telemedicina e pela Vigilância Epidemiológica.

Ressaltamos que todos os procedimentos tem sido deliberados em consonância com as determinações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Até o momento, Luís Eduardo Magalhães tem 310 (trezentos e dez) casos confirmados da Covid-19 e 06 (seis) óbitos.

Lembramos que a melhor maneira de proteção contra o coronavírus continua sendo o distanciamento social, para que mantenhamos o controle em Luís Eduardo Magalhães, preservando a saúde e a vida dos luiseduardenses.

O vírus está entre nós e não temos como saber quem pode ser portador. Se você puder, fique em casa. Se precisar sair, use máscara.

 

Fonte: Felipe Melhem Secretário Municipal de Saúde.
Cronograma das atividades deve ser orientado pelo governo local

O Ministério da Educação (MEC) definiu um protocolo de biossegurança para a retomada gradual das aulas nas instituições do sistema federal de ensino, como medida de prevenção à disseminação do novo coronavírus. A portaria foi publicada hoje (2) no Diário Oficial da União e diz que o cronograma de retorno das atividades deve ser orientado pelo governo local e pelas autoridades sanitárias.

O protocolo está disponível no portal do MEC e traz orientações sobre medidas de prevenção individual e coletiva, como aferição de temperatura, limpeza e ventilação de ambientes, uso de máscara, disponibilização de álcool gel 70% e respeito às regras de etiqueta respiratória e de distanciamento social. Também deve ser feito o escalonamento do acesso de estudantes a refeitórios e praças de alimentação.

“No uso de bebedouros, deverá se evitar contato direto com a superfície, devendo ser utilizado papel toalha com possibilidade de descarte em coletor de resíduos com acionamento sem contato manual e posteriormente, realizar a higienização das mãos. Na impossibilidade do cumprimento de tais orientações, recomenda-se a interdição dos bebedouros”, diz o documento sobre uma das recomendações.

De acordo com o protocolo, deve-se considerar manter o trabalho e o ensino a distância para servidores e estudantes que fazem parte do grupo de risco para o novo coronavírus, como pessoas acima de 60 anos, gestantes e lactantes, portadores de doenças crônicas ou responsáveis pelo cuidado de pessoas com suspeita ou confirmação de infecção por covid-19. No caso de estudantes de grupo de risco, a instituição deve considerar a adoção de estratégias para reposição das atividades, após o fim da pandemia.

As instituições de ensino devem constituir comissão, com a comunidade escolar, para definição e adoção de protocolos próprios, que considerem as regras do estado e município, com análise dos dados epidemiológicos da doença e orientações das autoridades sanitárias.

O protocolo divulgado hoje poderá, no que couber, ser utilizado pelos demais sistemas de ensino.

Fonte: Agência Brasil

Fonte: Grupo Santo Antonio





O final da manhã desta quarta-feira, 01, foi de alegria em dobro no Pronto Atendimento Coronavírus, localizado no Hospital Municipal Eurico Dutra. Os pacientes: Carlos Alberto de Oliveira, de 55 anos, e Eduardo Bartolomeu Pastor Bezerra, de 44 anos, receberam alta médica, após cumprir internamento na unidade de atendimento.

O paciente Carlos Alberto deu entrada no dia 25, recebendo todo o suporte clínico segundo os protocolos vigentes, assintomático nas últimas 48 horas e considerando os 17 dias do início dos sintomas, ele se tornou apto à alta médica. Já Eduardo Bezerra foi admitido para internamento no dia 26, após o tratamento, e 48 horas sem sintomas ou queixas, com 16 dias dos primeiros sintomas, também foi liberado para o convívio social. Ambos realizaram a testagem que resultou em positivo para Covid-19.

Com as altas desta manhã, 16 pacientes restabeleceram a saúde, vencendo a batalha contra a Covid-19, com o apoio da equipe multiprofissional do Pronto Atendimento Coronavírus, que atende pacientes de Barreiras e região Oeste.



“Fazemos o possível para prestar uma assistência de qualidade a todos. Ficamos muito felizes ao ver um paciente sair de alta do Pronto Atendimento Coronavírus após a cura, levando principalmente em consideração a gravidade da doença. Sabemos que mesmo com o esforço da equipe, nem todos os pacientes reagem da mesma forma, muitas vezes agravando e necessitando de um atendimento na alta complexidade. Por isso, só tenho a agradecer a Deus e a todos os profissionais que trabalham na nossa linha de frente. Todos tem seu papel e são importantes, desde o motorista, serviço gerais, auxiliares administrativos e equipe multiprofissional de saúde”, destacou a coordenadora técnica do Pronto Atendimento Coronavírus, Karyne Rebello.

Para o secretário de saúde de Barreiras, cada vida salva é uma vitória digna de comemoração. “Estamos enfrentando uma guerra contra um inimigo invisível, em que o nosso esforço e as medidas da gestão precisam encontrar respaldo, apoio e parceria na população, graças a Deus estamos com a incidência de casos abaixo de 50% do percentual projetado mesmo em um cenário com distanciamento social e isso só alcançamos graças à conscientização da maioria da população, por isso parabenizamos o trabalho da equipe de profissionais de saúde do Pronto Atendimento Coronavírus e de modo especial esses dois vitoriosos que voltam hoje para suas casas” disse Anderson Vian.

Fonte: DIRCOM

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Saúde, vem a público informar mais 27 (VINTE E SETE) NOVOS CASOS POSITIVOS PARA O CORONAVÍRUS no município.

Os casos se referem: quinze pacientes do gênero masculino, entre 09 meses e 68 anos; doze pacientes do gênero feminino, entre 09 e 53 anos.

Um dos pacientes é profissional de saúde, outro paciente refere contato com caso positivo. Os demais não referem história de viagem ou contato com caso positivo.

Todos os contatos intradomiciliares permanecem em isolamento domiciliar, monitorados e investigados pelo serviço de Telemedicina e pela Vigilância Epidemiológica.

Ressaltamos que todos os procedimentos tem sido deliberados em consonância com as determinações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Até o momento, Luís Eduardo Magalhães tem 290 (duzentos e noventa) casos confirmados da Covid-19 e 06 (seis) óbitos.

Lembramos que a melhor maneira de proteção contra o coronavírus continua sendo o distanciamento social, para que mantenhamos o controle em Luís Eduardo Magalhães, preservando a saúde e a vida dos luiseduardenses.

O vírus está entre nós e não temos como saber quem pode ser portador. Se você puder, fique em casa. Se precisar sair, use máscara.

Felipe Melhem
Secretário Municipal de Saúde.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |