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Resultado é fruto de investimentos contínuos realizados pela Neoenergia Coelba na operação

A Neoenergia Coelba fechou o primeiro semestre deste ano com os melhores índices de qualidade no fornecimento de energia da sua história.  Nos seis primeiros meses de 2021, o índice que afere a duração média de interrupção por clientes (DEC) foi de 5,35, resultado 30,6% melhor do que o registrado no mesmo período do ano passado. Em resumo, os baianos contaram com um fornecimento mais contínuo e confiável, com menos falta de energia.

O índice histórico é reflexo de uma série de ações e investimentos que a Neoenergia Coelba vem realizando para reforçar a rede elétrica de todo o Estado, aumentando a confiabilidade e qualidade do fornecimento de energia aos seus consumidores. Apenas nos seis primeiros meses do ano a distribuidora construiu quatro novas subestações, aumentando a oferta energética na Bahia. Também foram instalados 32 equipamentos com a tecnologia Self-Healing, que permite recompor o fornecimento de energia em até 60 segundos. Com esta ampliação, já são mais de um milhão de baianos beneficiados pelo sistema automatizado.

A manutenção preventiva também é uma importante aliada para a melhoria do fornecimento de energia elétrica. Até julho, os técnicos da distribuidora percorreram cerca de 134 mil quilômetros para inspecionar a rede elétrica e realizaram mais de 30 mil podas.

No acumulado dos últimos 12 meses, o DEC da Neoenergia Coelba também apresentou resultados expressivos. A empresa fechou o mês de julho com DEC 12 meses de 10,82, bem abaixo do limite regulatório estipulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que é de 13,68. Os bons números são estímulos para a continuidade do aperfeiçoamento operacional.

Um exemplo deste compromisso é o resultado do indicador das regiões Oeste, Sudoeste e Centro Oeste em conjunto. Após o DEC anual das regiões ficar abaixo dos dois dígitos pela primeira vez na história em junho (9,81), o recorde foi novamente batido no mês seguinte: 9,65 . “Alcançar patamares históricos em sequência reflete o comprometimento constante da Neoenergia Coelba em oferecer serviços de qualidade aos clientes. Nosso objetivo é continuar trabalhando e investindo para que os resultados sejam ainda melhores”, comentou o Superintendente de Operações da Neoenergia Coelba, Leonardo Silva.

Além do DEC, outro indicador utilizado para mensurar a qualidade do fornecimento de energia das distribuidoras registrou bons resultados no primeiro semestre. A Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC) na Bahia no primeiro semestre foi de 2,52 vezes, cerca de 12,5% menor do que o mesmo período de 2020. Em julho, a concessionária registrou a FEC 12 meses de 5,19, número abaixo da meta estabelecida pela concessionária, de 7,56. 

Fonte:Da assessoria de comunicação da COELBA
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