Notícias


A Secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães está realizando um trabalho de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce, as formas de contágio, o combate ao preconceito e o tratamento correto da hanseníase. A iniciativa antecede o último domingo de janeiro, quando é comemorado o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Doença.


Profissionais da área de saúde iniciaram hoje (17) um trabalho educativo em todas as unidades de saúde da rede municipal para orientar os pacientes sobre a necessidade de apoio médico imediato, caso sejam identificados os sintomas mais comuns.

“O aparecimento de áreas dormentes na pele, manchas brancas dormentes ou avermelhadas, caroços pelo corpo, dor nos nervos do braço, das mãos, pernas e pés, partes do corpo com formigamento ou dormência e ausência de dor em caso de queimaduras ou corte são características que não podem ser ignoradas”, explicou a Diretora de Vigilância em Saúde e Coordenadora do Programa de Combate a Hanseníase da Secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães, Arisleide Bispo de Sousa. 


O tratamento contra a hanseníase dura de seis meses a um ano  e não deve ser interrompido,  mesmo que o paciente apresente melhora. Ano passado, foram diagnosticados 16 casos em Luís Eduardo Magalhães e os tratamentos atingiram 100% de cura, quando o índice estabelecido pelo Ministério da Saúde é de 85 %.

De acordo com o Prefeito Oziel Oliveira, o sucesso é resultado da reestruturação do Programa de Combate a Hanseníase no município, que descentralizou o atendimento para as Unidades Básicas de Saúde da Família. “Temos uma equipe preparada para atender a essa demanda e encaminhar todos os pacientes para o tratamento adequado. Os dados mostram a nova realidade de Luís Eduardo Magalhães. Em 2017, todos os pacientes foram curados”, comemorou o gestor do município.

Fonte:Ascom Prefeitura de LEM
voltar   home   subir  imprimir
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |