Blog Santo Antônio
Notícias

Bombeiros militares do 2º Subgrupamento (2º SGBM) socorreram uma mulher que teve um dos dedos transfixado por um prego, em Luís Eduardo Magalhães, na tarde desta sexta-feira (1º). 

O incidente aconteceu quando a vítima mudava uma cama de lugar, por volta das 15h26. A mulher permaneceu presa ao móvel, já que poderia agravar o ferimento se tentasse puxar o dedo.

Com a ajuda de um corta-frio, os militares conseguiram romper o prego, sem retirá-lo do dedo da vítima. Logo em seguida, após os primeiros soco

Fonte: 17º GBM
 
Na tarde desta sexta-feira,1, os vereadores Fernando Fernandes, Fábio Lauck, Vitor do Ferro Velho, Fábio Rocha, Adernoel Mota de Santana, Deusdete, Renildo Nery, Sandra da ONG, Silvano Santos protocolaram o requerimento 001/2022 que, “Requer a convocação do Excelentíssimo Prefeito Municipal Sr. Odumar Ferreira Borges Júnior, para comparecer ao plenário desta da casa de Leis para que dê explicações acerca da problemática da saúde e educação.

O requerimento que foi protocolado nesta tarde será levado ao plenário, onde irá sofrer a votação dos edis, e caso o mesmo seja aprovado, o Prefeito terá a obrigação legal de comparecer a casa de leis, e responder aos questionamentos dos vere
Fonte: ASCOM - Câmara de Vereadores de LEM
No total, são 1.368 casos ativos de Covid-19 em todo o estado

A Bahia registrou 686 casos de Covid-19 e 5 mortes decorrentes da doença nas últimas 24 horas, segundo o boletim epidemiológico desta sexta-feira (1º) divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). No total, são 1.368 casos ativos de Covid-19.

Dos 1.533.368 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.502.282 já são considerados recuperados e 29.718 tiveram óbito confirmado. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.814.704 casos descartados e 327.640 em investigação. 

Vacinação - Até o momento, a Bahia tem 11.458.127 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.523.219 com a segunda dose ou dose única e 4.837.042 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 809.418 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 165.089 já tomaram também a segunda dose.

Fonte: BNEWS
A medida faz parte das ações do governo federal para flexibilizar as restrições sanitárias diante da queda de casos e óbitos de Covid-19

O governo federal publicou, nesta sexta-feira (1º/4), uma portaria interministerial que desobriga o uso de máscaras de proteção facial em ambientes fechados de trabalho.

O documento foi assinado pelos Ministérios da Saúde e do Trabalho e publicado no Diário Oficial da União (DOU). A medida faz parte das ações do governo federal para flexibilizar as restrições sanitárias diante da queda de casos e óbitos de Covid nas últimas semanas.

Segundo a portaria, se houver alerta de aumento de casos de Covid-19 localmente, a medida deve ser “reavaliada, e o equipamento, fornecido para todos os trabalhadores”.

Além de desobrigar o uso do equipamento nos locais de trabalho, a portaria também dispensa o fornecimento de máscaras cirúrgicas ou de tecido para estados que não exigem mais o uso do acessório de proteção em ambientes fechados.

Apesar da flexibilização, a portaria ainda exige distanciamento mínimo de 1 metro entre funcionários e público no ambiente de trabalho; prazo de afastamento de 10 dias para funcionários com Covid; e teletrabalho para integrantes de grupos de risco.

Também será obrigatório afastar, por 10 dias, os trabalhadores que não têm esquema vacinal completo e tiveram contato próximo de casos confirmados de Covid.

“A organização deve adotar medidas necessárias para prevenção, controle e mitigação dos riscos de transmissão da Covid-19 nos ambientes de trabalho”, consta no documento.

Fonte: Metrópoles

Quase 5 milhões de pessoas devem ser imunizadas nas duas etapas da 24ª campanha nacional contra a Influenza, na Bahia. A primeira etapa da vacinação ocorre de 4 de abril a 2 de maio, e deve alcançar idosos com 60 anos ou mais, e trabalhadores da saúde.

A segunda etapa, de 3 de maio a 3 de junho, pretende vacinar os demais grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Em toda a Bahia, a meta é vacinar 90% de todos os grupos-alvos, uma população estimada em 4.900.410 pessoas. A vacinação contra a influenza permitirá, ao longo de 2022, prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença e óbitos, minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários, que podem ser confundidos com os da Covid-19, além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde.

Combate ao sarampo

A 8ª Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo também será realizada de 4 de abril a 3 de junho, sendo 30 de abril o Dia D de mobilização social. Deve alcançar apenas os trabalhadores da saúde e crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade, no intuito de atualizar a situação vacinal destes públicos e evitar um novo surto da doença.

O público-alvo na Bahia é de 1.273.068 pessoas: 374.368 trabalhadores da saúde e 898.700 crianças. A meta é alcançar, pelo menos, 95% do público infantil.

Para os trabalhadores da saúde, considerando o risco de adoecimento e maior exposição, será atualizada a situação vacinal contra o sarampo sem meta de cobertura vacinal.

Fonte: Ascom/Secretaria da Saúde do Estado (Sesab)

Começa na próxima segunda-feira (4), a 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e a 8ª Campanha Nacional de Seguimento e Vacinação contra o Sarampo para trabalhadores da saúde e crianças de 06 meses até 04 anos, 11 meses e 29 dias. As Campanhas que terão o dia D de mobilização social em 30 de abril, serão divididas em duas fases iguais.

A primeira fase será de 04 a 30 de abril para idosos de 60 anos ou mais, povos indígenas e trabalhadores da saúde. Já a segunda fase será do dia 02 de maio a 03 de junho, destinados para crianças de 06 meses a menor de 05 anos, gestantes, puérperas, professores, grupo de comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

De acordo com a coordenadora da Coordenação de Programa de Imunização de Barreiras (COPIM), nessa quinta-feira (31), enfermeiros e técnicos de enfermagem das 27 salas de vacinação do município participaram de uma reunião para tratar dos detalhes das duas Campanhas.

“A Secretaria de Saúde de Barreiras se prepara mais uma vez para iniciar a Campanha contra a Influenza e também do seguimento e vacinação contra o Sarampo. Todas as 27 Unidades de Saúde estão aptas para realizar essa vacinação, reunimos os profissionais para definir as melhores estratégias que alcance todo esse público alvo da primeira e segunda fase”, pontuou Renata Queiroz.

A coordenadora esclarece ainda que a vacinação contra a Influenza permitirá, ao longo de 2022, prevenir o surgimento  de complicações decorrentes da doença de óbitos, minimizar  carga da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários e que podem ser confundidos com os da Covid-19, além de reduzir sobrecargas sobre os serviços de saúde.

Fonte: Dircom PMB

A 1º Etapa da campanha estadual contra a Febre Aftosa só começa, oficialmente, em maio, mas, no Oeste do estado, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) realizaram um seminário para discutir o tema e atualizar informações. A condição de Zona Livre de Aftosa é o cartão de passagem para a exportação de produtos em todo o mundo e, junto com os estados do Bloco IV, a Bahia está pleiteando o status de área livre da doença sem a necessidade de vacinação dos rebanhos.

“Antes, porém, é necessário continuar a imunização dos animais e atentar para a inversão da campanha em 2022”, ressaltou o coordenador do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa na Bahia, José Neder, um dos palestrantes do seminário realizado na quinta-feira (31), em Barreiras. Por determinação do Ministério da Agricultura, em maio deste ano, apenas os animais de zero a 24 meses serão imunizados.

O objetivo do encontro foi realizar o alinhamento, padronização e atualização de informações com os profissionais que atuam na região Oeste, e tratar das corresponsabilidades entre instituições e setor produtivo. Ao todo, foram 61 participantes, entre médicos veterinários, pequenas e grandes empresas, além da agricultura familiar. “Prestamos o Serviço Veterinário Oficial, mas a Adab sozinha não alcança os resultados* esperados. A união de todo o segmento é importante, na medida em que os criadores dependem da Agência para as certificações de sua produção e a Adab precisa do apoio dos produtores para desempenhar seu papel adequadamente”, destacou Neder.

No encontro desta manhã, o fiscal estadual agropecuário e médico veterinário da Adab, Iram Ferrão, destacou que a Aftosa é responsável por grandes impactos econômicos em todas as cadeias produtivas. “Os grandes mercados consumidores têm no cuidado contra a febre aftosa o respaldo para o comércio de produtos. As produções de soja, milho e algodão do Oeste só são exportadas porque a Bahia tem o status de Zona Livre de Aftosa com Vacinação. Logo, o país que tem a certificação de Zona Livre da doença possui o respaldo junto ao mercado exterior”, explicou o especialista, lembrando que após a suspensão da vacinação obrigatória, as ações de vigilância devem ser redobradas.

“Temos que focar na parte da vigilância passiva, onde os produtores têm que nos comunicar das notificações de enfermidades, principalmente de suspeita de doença vesicular, grupo de doenças em que a febre aftosa está inserida”, frisou Neder. Por isso, durante o seminário, foram apresentadas as informações sobre sintomatologia clínica desses animais, quais procedimentos para a notificação e os canais de comunicação disponibilizados pela Adab.

Fonte: Ascom Adab

Arte, artesanato e o melhor da gastronomia em um só espaço, essa é a proposta da Feirarte, projeto desenvolvido pela Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, que teve início nesta quinta-feira (31), na Praça Padre Armindo, em frente ao Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, bairro Sandra Regina. Com o objetivo de valorizar os artesãos locais, o espaço cultural e familiar também proporciona entretenimento e lazer para a população.

Nesse primeiro dia da Feirarte, 27 artesãos e 11 expositores de culinária tiveram a oportunidade de mostrar seus talentos para a população barreirense que curtiram ainda, as apresentações da junina Luar do Nordeste e da Banda Municipal 26 de Maio. O cantor Aender Oliver e banda, também animou o público presente, momento incluso no cumprimento da aplicação dos recursos da Lei Aldir Blanc, destinados aos fazedores de cultura que foram prejudicados com a pandemia da Covid-19.

Camila Laurindo, moradora da Vila Regina, aproveitou o momento para levar a família inteira para conhecer a Feirarte. “Que proposta bacana, achei o espaço ótimo. Uma possibilidade de trazer crianças e toda família para conhecer o artesanato e a culinária local e assim contribuir também na movimentação do comércio nessa área pública. A organização está de parabéns pela iniciativa”, disse Camila.

Essa união da arte, cultura, gastronomia e  o artesanato foi uma grande oportunidade para a artesã Mel Vieira, que levou para a Feirarte sabonetes fitoterápicos. “Depois de dois anos trabalhando apenas através das redes sociais devido à pandemia, estamos extremamente felizes por esse retorno gradual de contato com o público. Essa é uma grande oportunidade de mostrar de perto os nossos produtos e explicar como funcionam para a população, agradeço muito à Prefeitura de Barreiras por essa oportunidade, gratidão”, exclamou Mel.

A proposta de interagir, integrar e socializar com o público a diversidade cultural de Barreiras acontecerá todas as últimas quintas-feiras de cada mês, é o que conta o prefeito Zito Barbosa que participou da Feirarte acompanhado da primeira-dama, Marisete Bastos, do vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso, também da diretora de Cultura Emília Moreno, vereadores e demais secretários e subsecretários.

“É uma noite de alegria, estamos muito felizes com essa ideia brilhante da Diretoria de Cultura que contempla artesãos, artistas e a gastronomia em um único espaço, após um pouco mais de dois anos de pandemia, todos sentimos a necessidade de momentos como esse, que começa a acontecer de maneira gradativa. Após a aprovação do público nesta primeira edição, vamos seguir com o projeto sempre na última quinta-feira de cada mês, possibilitando uma excelente oportunidade para famílias inteiras se confraternizarem e terem acesso a culturas e entretenimento”, destacou o prefeito de Barreiras.

De maneira excepcional, a Feirarte continuará nesta sexta-feira (1), a partir das 18h, na Praça Padre Armindo em frente ao Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Além de apresentações culturais e artistas, o segundo dia da Feirarte contará com a animação da Banda Milho Cru.

Fonte: Dircom PMB

O Prefeito Zito Barbosa entregou na tarde desta quinta-feira (31), a Casa do Empreendedor de Barreiras que tem como proposta a formação, capacitação, aprimoramento da mão de obra local, além do fomento e apoio aos pequenos empreendedores, com foco na inovação, geração de emprego e renda, e no desenvolvimento da Capital do Oeste. No ato de entrega, o prefeito Zito Barbosa estava acompanhado da primeira-dama do município, Marisete Bastos, do vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso, da secretária de Assistência Social e Trabalho, Karlúcia Macêdo, da coordenadora da Casa do Empreendedor, Denise Mesquita e do comandante do 10º BEIC, Ten. Cel. Camilo Uzêda.

Também estiveram presentes o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Hipólito dos Passos, os vereadores, Alcione Rodrigues, Ben-Hir Aires, Eurico Queiroz, Francisco Sobrinho, Rodrigo do Mucambo, Tetéia Chaves, Valdimiro José e Yure Ramon, a gerente do Sebrae, Adriana Moraes, a diretora da CDL, Deyse Mesquita, demais secretários, subsecretários, diretores, representantes de instituições e sociedade civil.

A Casa do Empreendedor é uma política de resultado da Prefeitura de Barreiras, através  da secretaria de Assistência Social e Trabalho, onde por meio desta, está sendo fomentado o acesso ao mundo do trabalho pela via do empreendedorismo e da autogestão, sendo estes, que estimulam a construção de soluções que podem melhorar a renda familiar e a qualidade de vida do participante. A coordenadora da Casa do Empreendedor, Denise Mesquita, ressaltou que esse é mais um equipamento de grande importância para àquelas pessoas que estão desempregadas, em vulnerabilidade social, e principalmente, para quem necessita de uma qualificação, ainda destacou, que no equipamento será oferecido capacitação e treinamento dentro da área que elas pretendem atuar.

Na Casa do Empreendedor de Barreiras, serão ofertados diversas capacitações e treinamentos através de cursos nas áreas de corte e costura industrial, beleza e visagismo, manicure, corte de cabelo, penteados, maquiagem, designer de sobrancelhas, cílios; artesanato como o crochê e tricô; cuidador de idosos, babá, diarista, entre outros. O acesso a esses cursos se dará por meio de inscrições nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS de seu bairro ou até mesmo na Casa do Empreendedor em datas a serem divulgadas.

Muito emocionada, a secretária de Assistência Social e Trabalho, falou sobre mais esse trabalho desenvolvido pela gestão municipal, para ela, é uma iniciativa de sucesso que ajudará muitos jovens e famílias empreendedoras, logo mais empregos serão gerados. “É um momento muito gratificante e de muita alegria, onde nesta data, estamos entregando a Casa do Empreendedor. Aqui teremos profissionais qualificados que irão capacitar a população de forma gratuita, com o objetivo de inseri-las no mundo do trabalho. Quero destacar para essas pessoas que é possível sonhar e alcançar os objetivos desde que também, essas pessoas procurem ter maior conhecimento e capacitação na área em que pretendam atuar, e a Casa do Empreendedor está aqui para ser esse instrumento de capacitação”, destacou Karlúcia Macêdo.

O prefeito Zito Barbosa iniciou sua fala destacando que a Casa do Empreendedor de Barreiras é um marco histórico pela representatividade no apoio às pessoas e no desenvolvimento econômico do município. “Quero agradecer a Deus por esse momento com todos vocês. Hoje estamos entregando mais esse equipamento para a população, que ajudará na capacitação, treinamento e conhecimento, que com certeza, irá melhorar a vida das pessoas, que a partir de agora, terão de onde gerar renda para a família.  A Casa do Empreendedor é um importante equipamento que está dentro dos compromissos que assumimos com Barreiras em nosso plano de governo e que através do Programa Barreiras 2030 Cidade do Futuro, hoje entregamos a população, será um ponto de apoio para incentivar, capacitar, apoiar, treinar e fomentar toda iniciativa empreendedora. É esse o resultado do nosso trabalho, porque Barreiras é o nosso futuro hoje e o nosso orgulho sempre”, frisou o prefeito de Barreiras.

Fonte: Dircom PMB
Apostas podem ser feitas até as 19h em lotéricas ou pela internet. Valor da aposta mínima é de R$ 4,50

O concurso 2.468 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 120  milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h deste sábado (02) no Espaço Loterias Caixa, no terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. A aposta mínima custa R$ 4,50 e pode ser realizada também pela internet até 19h.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal – acessível por celular, computador ou outros dispositivos. É necessário fazer um cadastro, ser maior de idade (18 anos ou mais) e preencher o número do cartão de crédito.

Fonte: METRO 1

Durante a Semana da Água a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) promoveu uma série de palestras educativas para estudantes de Barreiras. Na última sexta-feira (25), a sensibilização ocorreu junto aos estudantes da localidade do Tatu e do residencial São Francisco. As ações ocorreram nas Escolas Municipais Miguel Pereira Gomes, e Itarajú Queiroz Santos, onde foram sensibilizadas cerca de 134 crianças e adolescentes, do 4º ao 9º ano do ensino fundamental. Durante as atividades, que ocorreram em parceria com a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, os participantes receberam noções sobre o funcionamento do sistema de abastecimento, dicas de uso racional de água e sobre a importância da preservação das nascentes para garantir a sustentabilidade dos recursos hídricos. 

Para a diretora Kátia Valéria Borges, da escola localizada no Tatu, as ações da Semana da Água são importantes para incentivar hábitos de consumo racional dentro da rotina dos estudantes na escola e em casa. “Com certeza, estas informações serão levadas para as suas famílias, contribuindo com que toda a comunidade possa dar a devida importância à água, para que não falte para as futuras gerações”. Ao explicar sobre a importância das Áreas de Preservação Permanente (APPs), como as matas no entorno das nascentes e margens de rio, que devem se manter preservadas, o educador ambiental, Ronaldo Ursulino, reforçou sobre o trabalho executado pela Prefeitura e Embasa na recuperação de nascentes, durante a Semana da Água, nas localidades de Tábua da Água Vermelha, e no Val da Boa Esperança. 

As palestras educativas da Semana da Água também sensibilizaram, no dia 21 de março, 49 estudantes do 1º ao 5º ano do ensino infantil da Escola Castello Encantado.  A assistente social da Embasa, Claudirene Vieira, explica que os conteúdos foram transmitidos, de forma lúdica e didática, por meio de jogos educativos e distribuição de brindes e cartilhas. “Focamos sempre nas dicas práticas de como economizar água, principalmente na hora do banho, ao lavar louça e para molhar as plantas, e na identificação de eventuais vazamentos, o que pode causar desperdício, e impactar na conta de água”, reforça.  A Semana da Água de Barreiras, ocorrida entre os dias 22 e 27 de março, também contou com um concurso de fotografia, distribuição de canecas e sacolas reutilizáveis, e ação na Praça Castro Alves, com jogos educativos e distribuição de mudas de plantas nativas do cerrado e brindes.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Embasa Unidade Regional de Barreiras (UNB)

Para o deputado federal José Guimarães (PT-CE), os indicativos de desistência do governador de São Paulo, João Doria e do ex-juiz Sergio Moro ​em disputar a Presidência são sinais de “naufrágio da terceira via”.

“A terceira via não se viabilizou porque é um puxadinho do bolsonarismo”, afirma Guimarães, que coordena o núcleo do partido responsável pela estratégia eleitoral. Na sua avaliação, essa será uma eleição polarizada, porque a própria população escolheu assim.

Além disso, sustenta, faltou um projeto político e uma liderança capaz de levá-la adiante. “O projeto deles era o projeto do [ministro da Economia, Paulo] Guedes e do [presidente Jair] Bolsonaro”.

Doria comunicou na quarta (30) ao vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, que tinha desistido da campanha nacional e que permaneceria no cargo de governador.

A informação, antecipada pela Folha, explodiu como uma bomba nos meios políticos.

Na manhã desta quinta (31), no entanto, Doria já estaria voltando atrás. Diante das resistências, ele sairia do cargo para concorrer a presidente. E deixaria o caminho livre para Rodrigo Garcia assumir o governo —e, no cargo, disputar a sucessão estadual.

Já ex-juiz Sergio Moro (Podemos-PR) decidiu deixar o Podemos e vai assinar a ficha de filiação à União Brasil nesta quinta-feira (31).

Segundo o coordenador da campanha de Moro, o ex-juiz admite desistir de disputar a Presidência. A ideia é que ele debata com Bivar e decida em conjunto com o dirigente partidário a qual cargo será candidato.

Fonte: FOLHA

O ex-juiz Sergio Moro se filiará à União Brasil nesta quinta-feira (31) para disputar o cargo de deputado federal por São Paulo. É o que diz Alexandre Leite, deputado federal e tesoureiro da sigla em São Paulo.

Leite assinará a ficha de filiação do ex-ministro à legenda nesta quinta, no hotel Intercontinental, na capital paulista.

O parlamentar é um dos líderes da sigla em São Paulo, junto de seu pai, Milton Leite, presidente da Câmara Municipal de São Paulo, e de Antonio Rueda, presidente do diretório estadual.

Como mostrou a Folha, Moro vinha sendo pressionado no Podemos a desistir da candidatura presidencial. A presidente do partido, Renata Abreu (SP), dizia a aliados não estar disposta a investir financeiramente numa campanha à Presidência.

A decisão do ex-juiz de trocar de partido foi tomada em decorrência dessas sinalizações de Renata e pela avaliação de que o Podemos preferia investir em candidaturas locais.

Diferentemente do Podemos, a União Brasil tem um fundo eleitoral e partidário robusto, além de ter mais tempo de televisão.

Fonte: FOLHA
Veja como solicitar o documento e outras informações na página especial criada pelo TSE

As eleições estão chegando, e os jovens eleitores não podem ficar de fora desse dia tão decisivo para a história do país. O prazo para o alistamento eleitoral, ou seja, para tirar o título de eleitor pela primeira vez, termina no dia 4 de maio, e fazer a solicitação é muito simples.

O que fazer?

O primeiro passo é acessar o sistema TítuloNet, localizado na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Após informar a Unidade Federativa (UF) em que reside, será necessário enviar uma foto (selfie) segurando um documento de identificação; foto do comprovante de residência atualizado; e o certificado de quitação de serviço militar para homens com mais de 18 anos. Na página seguinte, em “Título de eleitor”, basta selecionar a opção “Não tenho” para prosseguir o atendimento.

Os dados informados serão analisados pela Justiça Eleitoral, e o requerimento poderá ser acompanhado aqui.

Acesse a página Tudo sobre o Título Eleitoral e fique por dentro.

Fonte: ASCOM/JUSTIÇA ELEITORAL
Quem deixou o cargo poderá concorrer nas eleições 2022

Tomaram posse na manhã de hoje (31) os novos ministros do governo do presidente Jair Bolsonaro, durante cerimônia no Palácio do Planalto.

Os decretos com as exonerações a pedido dos ministros foram publicados mais cedo no Diário Oficial da União (DOU). A saída abre aos que deixaram as funções a possibilidade de se candidatarem a cargos públicos nas próximas eleições.

Durante a cerimônia em que foram assinados os atos de posse dos novos ministros, Bolsonaro agradeceu aos que deixaram os cargos e desejou boa sorte aos novos ocupantes da Esplanada.

“Até perguntei: vocês têm certeza dessa decisão de assumir? Porque não é fácil, serão olhados com lupa”, disse Bolsonaro que informou já ter se reunido com os novos ministros há dois dias.

Quem é quem
No Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, o ministro Marcos César Pontes passou o cargo para Paulo César Rezende Alvim. Ao prestar contas da sua atuação frente à pasta, Pontes destacou como uma das realizações a produção nacional de vacinas contra doenças como a covid-19, a febre-amarela, dengue e chicungunya.

“A partir desse ano, o Brasil passa a ser independente desde o conceito até a produção de vacinas nacionais, não só para a covid, mas também para as próximas pandemias e para doenças negligenciadas como febre-amarela, dengue e chikungunya”, disse.

Já Rogério Marinho deixou o Ministério do Desenvolvimento Regional, pasta que terá à frente Daniel de Oliveira Duarte Ferreira.

O Ministério do Turismo será comandado por Carlos Alberto Gomes de Brito, que substitui Gilson Machado.

O Ministério da Cidadania ficará a cargo de Ronaldo Vieira Bento, que assume o cargo no lugar de João Roma.

Damares Alves deixa o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, que será comandado agora por Cristiane Rodrigues Britto.

No Ministério do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni foi substituído por José Carlos Oliveira.

Já no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a ministra Tereza Cristina dá lugar a Marcos Montes Cordeiro. Ao discursar, a ex-ministra lembrou que a pandemia do novo coronavírus (covid-19) gerou um desafio para o agronegócio brasileiro, que teve de se adaptar para manter a produção.

“O agronegócio foi colocado à prova. Ele se adaptou, criou protocolos para permitir a manutenção dos serviços, a produção, a comercialização dos produtos e ciente da importância do abastecimento. Esse governo protegeu essa atividade”, disse.

No Ministério da Infraestrutura, sai Tarcísio Gomes de Freitas e entra em seu lugar Marcelo Sampaio. Ao se despedir, Tarcísio disse que com as ações da pasta, a matriz de transporte no país será mais equilibrada no futuro, com menor custo do frete de mercadorias.

“A gente vai ter, no futuro, uma matriz de transportes muito mais equilibrada, com a participação muito maior da navegação de interior, da navegação de cabotagem, do transporte ferroviário, que vai dobrar a participação, teremos uma oferta de transporte muito maior”, discursou.

Quem também se despediu do cargo foi a ministra da Secretaria de Governo, Flávia Arruda, que dá lugar a Célio Faria Júnior. A ex-ministra volta a ocupar sua vaga como deputada federal.

Ao se despedir da pasta, Flávia Arruda agradeceu aos líderes partidários da base aliada, os líderes do governo e os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), "sem os quais teria sido impossível a aprovação de matérias importantes e polêmicas que foram fundamentais para ajudar o Brasil a atravessar esses tempos de turbulência”, disse.

Fonte: Agência Brasil
O motorista relatou que a arma seria utilizada ‘somente’ para matar javalis.

Policiais Rodoviários Federais prenderam um homem de 27 anos por porte ilegal de arma de fogo na BR 020 KM 175, no município de Luís Eduardo Magalhães (BA). A ação aconteceu na tarde desta quarta-feira (30), durante fiscalização de trânsito na rodovia.

Tudo começou após ordem de parada a um veículo Gm/Corsa Hatch Joy, com placas de Camboriú (SC). Foram solicitados os documentos de porte obrigatório para uma consulta detalhada.

Durante a fiscalização o motorista apresentou nervosismo exacerbado, o que levou a uma fiscalização mais aprofundada e durante a busca pessoal, foram encontrados um revólver calibre 36 e mais 10 munições do mesmo calibre.

Aos policiais, o motorista informou ser dono da arma de fogo e que o revólver estava registrado no estado de Santa Catarina. Disse também que ainda não tinha transferido a posse para a cidade de Luís E. Magalhães (BA) onde reside atualmente.

Diante das informações obtidas foi constatada, a princípio, ocorrência de Porte ilegal de arma de fogo de uso permitido (art. 14 da Lei 10.826/2003). Ele foi conduzido para a Polícia Civil e apresentado a autoridade policial que lavrou o flagrante.

Fonte: PRF BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
Ex-juiz da Lava Jato assina sua ficha de filiação à sigla nesta quinta-feira, 31, em São Paulo

O ex-juiz da Lava Jato Sergio Moro será candidato a deputado federal por São Paulo pelo União Brasil. A informação foi confirmada à Jovem Pan pelo deputado federal Alexandre Leite, tesoureiro da sigla em São Paulo e uma das principais lideranças da legenda no maior colégio eleitoral do país – o parlamentar é filho do vereador Milton Leite, presidente da Câmara Municipal de São Paulo. Moro se reúne na tarde desta quinta-feira, 31, com a cúpula de sua nova sigla em um hotel na Alameda Santos, em São Paulo, onde assinará sua ficha de filiação ao partido que surgiu da fusão entre DEM e PSL.

A migração de Moro do Podemos para o União Brasil vinha sendo gestada há meses –os dois partidos negociavam a formação de uma aliança para o pleito presidencial. Em uma das possibilidades aventadas, o presidente nacional do União, Luciano Bivar (PE), seria o vice na chapa do ex-juiz da Lava Jato. Em um segundo momento, foi colocada na mesa a hipótese de Moro, filiado à sigla que surgiu da fusão entre DEM e PSL, ter como vice a presidente nacional do Podemos, deputada federal Renata Abreu.

Dentro do Podemos, o clima é de consternação. À Jovem Pan, o líder da sigla no Senado, Alvaro Dias (PR), disse, na tarde desta quinta, que o ex-juiz decidiu deixar o partido “porque entendeu que precisaria de uma estrutura maior para ter mais força no centro democrático”. “Quando se decide por um partido, você busca identidade em razão das causas, das bandeiras que o partido sustenta. Foi isso que motivou ele [Moro] a se filiar ao Podemos. Mas houve choque com a realidade do sistema político derrotado que é o nosso no Brasil. É um sistema político que substitui os conceitos por estrutura material. No Brasil, o fundo eleitoral acaba sendo predominante e prevalece sobre teses e projetos”, afirmou à reportagem. Para 2022, o Podemos terá cerca de R$ 200 milhões de reais do Fundo Eleitoral à disposição. O União Brasil, por sua vez, contará com cerca de R$ 900 milhões.A

Fonte: Jovem Pan


Governador de SP disse a seu vice, Rodrigo Garcia, que não ia mais renunciar ao cargo para tentar o Planalto, mas voltou atrás após receber gesto de apoio do PSDB e pressão de aliados

Depois do "nem fui nem voltei", na tarde desta quinta-feira (31), João Doria (PSDB) confirmou que continuará sendo pré-candidato à Presidência da República neste ano. O tucano afimou também que, para se manter na disputa presidencial, irá renunciar ao cargo de governador de São Paulo. Dessa forma, quem assumirá o estado será o vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB), que figura como pré-candidato a eleição estadual para tentar manter o PSDB no comando do governo paulista.

O PSDB pretende lançar Rodrigo Garcia ao governo de São Paulo e a permanência de Doria no cargo desidrataria a campanha.

Vencedor das prévias do PSDB para a escolha do candidato do partido à Presidência, Doria teve uma conversa com Garcia na noite de quarta-feira (30) durante a qual o avisou que não ia mais renunciar ao governo de São Paulo.

A decisão era uma espécie de contra-ataque de Doria ao que ele via como uma traição do PSDB, uma vez que uma ala do partido tem trabalhado para que o candidato do partido à Presidência seja o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

A ideia desse grupo era, segundo aliados de Doria, esperar o governador de SP deixar o cargo para só então iniciar formalmente o movimento para sagrar Leite candidato – deixando Doria sem mandato e sem candidatura ao Planalto.

Após a ameaça de Doria vir à tona, o presidente do PSDB, Bruno Araújo, divulgou uma nota em que reafirmou que João Doria é o nome do partido na disputa pelo Planalto em 2022. Além disso, tucanos foram até o Palácio dos Bandeirantes – sede do governo paulista – pressionar o governador para manter o que havia sido combinado.

Fonte: BNews
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |