Blog Santo Antônio
Notícias

Fortes chuvas matam ao menos 34 pessoas em Petrópolis
Foto: Reprodução Redes Sociais

Um forte temporal atingiu Petrópolis, cidade da região serrana do Rio de Janeiro, na tarde desta terça-feira (15), causando inundações, enxurradas e deslizamentos. Ao menos 34 pessoas morreram, segundo a Defesa Civil. A previsão é de mais chuva nos próximos dias.
 

Os bombeiros foram chamados para dezenas de atendimentos no município, e ao menos 180 militares estão no local. Foram seis horas de chuva. Há áreas em que o socorro ainda não conseguiu chegar, devido à situação caótica da cidade. A Defesa Civil Estadual também está trabalhando em apoio às vítimas.
 

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram carros sendo arrastados pela correnteza e grandes deslizamentos. Na região do Morro da Oficina, onde ocorreram desmoronamentos, crianças foram retiradas sujas de lama de uma escola.
 

A prefeitura decretou estado de calamidade pública. Até o meio da madrugada, haviam sido registradas 203 ocorrências, sendo 167 deslizamentos. Também ocorreram alagamentos e quedas de árvores. Os bairros mais atingidos são Centro, Quitandinha, Caxambu, Alto da Serra, Coronel Veiga, Duarte da Silveira, Floresta, Caxambu e Chácara Flora.
 

Moradores relatam que, após o temporal, encontraram um cenário de guerra nas ruas de Petrópolis, com muita lama, imóveis alagados e carros tombados. Corpos foram retirados das ruas durante a madrugada desta quarta-feira (16), na região central, depois que o nível da água baixou.
 

Durante a tarde houve um registro de acumulado pluviométrico de 258 milímetros, um valor acima da média esperada para todo o mês, que seria de 238,2 mm. Há previsão de chuva nos próximos três dias, com possibilidade de ser forte na quinta (17) e na sexta (18).
 

Segundo a Defesa Civil, há 77 pessoas acolhidas em pontos de apoio que funcionam em escolas da cidade. Os postos de saúde e hospitais estão lotados de pessoas feridas.
 

As aulas da rede municipal de ensino estão suspensas nesta quarta-feira.
 

O governo informou que oito ambulâncias estão sendo enviadas para a cidade para atuar no socorro às vítimas. Dez aeronaves foram disponibilizadas para chegar à cidade na manhã desta quarta.
 

Já no município, o governador Cláudio Castro (PL) participou de uma reunião com secretários estaduais e com o comandante-geral dos Bombeiros. "Os maquinários das secretarias de Infraestrutura e Obras, das Cidades, do Ambiente e de Agricultura, além de equipamentos usados pela Cedae, estarão rumo ao município para ajudar na limpeza das ruas e vias atingidas pelas chuvas", afirmou o governo fluminense em nota.
 

"Estou pessoalmente aqui e só sairei daqui depois que estivermos com o trabalho 100% organizado e pronto para atender melhor ainda a população", disse Castro, em suas redes sociais.
 

O 26º BPM (Petrópolis) atua em apoio na operação na cidade em auxílio a órgãos municipais. A polícia desmentiu a informação de que ocorreram arrastões e tiroteios após o temporal.
 

O prefeito da capital, Eduardo Paes (PSD), afirmou que pôs toda a estrutura do município à disposição do prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, para auxiliar nas operações.
 

Nas redes sociais, Bomtempo disse que tinha acabado de chegar a Brasília quando ficou sabendo das chuvas e que por volta das 22h já estaria de volta a Petrópolis.
 

"Estamos passando por uma situação de extrema gravidade e direcionamos todos os esforços para garantir o socorro da população", disse o prefeito.
 

Ele afirmou que ligou para empresas e empreiteiros pedindo máquinas, caminhões e pessoal para auxiliar na recuperação da cidade.
 

"Quero dizer para o nosso povo aguentar firme, que se Deus quiser essa chuva vai passar, a gente vai conseguir dar uma resposta", disse.
 

O presidente Jair Bolsonaro (PL), em visita à Rússia, afirmou em suas redes sociais que contatou os ministros Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) e Paulo Guedes (Economia) para auxiliar imediatamente as vítimas das fortes chuvas.

 

 

Fonte: Folhapress

A partir de hoje, terça-feira, 15, a CIPE CERRADO iniciou a operação de intensificação do policiamento no município de Muquém do São Francisco em apoio ao efetivo da 28ª CIPM.

No período da tarde, foi feito contato com a prefeita Mara Rios para conhecer as prioridades de segurança do município, tendo esta repassado as principais localidades da zona urbana e rural que carecem uma atenção especial, e desde então, iniciaram as ações de policiamento nas áreas apontadas, visando aumentar a sensação de segurança da comunidade e prevenir a ocorrência de delitos.

Fonte: CIPE CERRADO
O técnico em agropecuária terá a oportunidade de apresentar seu estudo no evento que reúne pesquisadores do mundo inteiro

A cidade de Barreiras, Oeste da Bahia, estará representada na Expo Sience Asia 2022, que acontece em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, de 20 a 25 de fevereiro. O estudante Diogo de Souza Regis, de 19 a nos, está de malas prontas para os Emirados onde apresentará seu trabalho com o seguinte tema: Utilização do Fruto do Jatobá para a Produção de Bebida Nutricional.

O jovem Diogo conquistou o 1º lugar por sua pesquisa sobre o valor nutricional leite do jatobá na Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (FENECIT). O técnico em agropecuária terá a oportunidade de apresentar seu estudo no evento que reúne pesquisadores do mundo inteiro, além de ter o reconhecimento internacional. A Bahia terá apenas dois representantes, além de Diogo de Souza Regis, haverá outro participante de Salvador.

O jovem estudante de Barreiras conta com o apoio do Laboratório de Medicina Diagnóstica Sabin que patrocina o exame RT-PCR Express que ele realizou na tarde desta terça-feira (15). O exame é obrigatório para quem segue viagem para Dubai.

O representante de Barreiras embarca nas primeiras horas desta quarta-feira (16), na rodoviária da cidade até São Paulo, onde na noite da próxima quinta-feira (17), no aeroporto de Guarulhos, segue viagem para Londres e no dia 19, embarca para Dubai.

A equipe de reportagem do site Fala Barreiras conversou com Diogo de Souza para saber dele o que representa essa conquista na sua vida.

“Esse evento é importante para mim, pois mostra a força de um jovem estudante que com determinação e força de vontade consegue chegar em qualquer lugar, mostra-me a importância da ciência e de ir de encontro de outros jovens, pois a oportunidade não é só minha, vejo hoje que sou inspiração para outras pessoas, então chegar lá, é vitória, conquista maior, superação”, ressaltou.

Na ocasião, o jovem barreirense aproveitou para agradecer a todos que o apoiaram.

“Eu estou indo, não por instituições educacionais, eu estou indo pela força do povo brasileiro que me ajudou comprando rifas, feijoada e me apoiando em eventos para angariar fundos. Tive um grande parceiro agora que me mostrou que ainda tem pessoas que apoiam, o laboratório Sabin não pensou duas vezes antes de dizer um sim para mim, toda a estrutura de exames necessários, então, essa conquista não é só minha, essa conquista é do meu povo”, destacou.

Fonte: Fala Barreiras
Entre 1º de janeiro e 14 de fevereiro, foram registradas mais de um milhão de descargas elétricas em todo o estado.

A Bahia é atingida por uma "temporada de raios" desde o início desse ano, de acordo com o Climatempo. Entre 1º de janeiro e 14 de fevereiro, foram registradas mais de um milhão de descargas elétricas, e a região oeste teve maior incidência do fenômeno.

Dos 1.090.188 descargas elétricas que atingiram a Bahia em 2022, a maioria ocorreu nas cidades de Correntina (51.986), Cocos (45.753) e Jaborandi (44.760). Em Salvador, foram ao menos 616.

O Climatempo explica que o raio é uma descarga elétrica atmosférica que chega ao solo após se formarem em nuvens. Na Bahia, os raios que tocaram o solo em 2022 foram: 169.634 em janeiro e 85.135 em fevereiro.

Este ano, as cidades baianas que tiveram maiores ocorrências de raios também estão Correntina, Cocos, Jaborandi, além de Formosa do Rio Preto e São Desidério. Na capital, foram 275, entre janeiro e fevereiro. Em 2021, o mesmo fenômeno foi registrado no sul do estado.

Em geral, as descargas elétricas ocorrem com mais frequência no verão, por causa das altas temperaturas que deixam as nuvens carregadas. Pesquisas apontam que nesta época do ano o aumento de casos é de cerca de 16%, em relação aos outros meses.

O Brasil é o país é o mais atingido do mundo por raios. Dados do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) estimam que cerca de 60 milhões de raios atinjam o solo brasileiro por ano, ou, cerca de dois raios por segundo.

Fonte: G1
Número de casos ativos é de 24.276, de acordo com a Sesab

A Bahia contabilizou 55 óbitos pelo novo coronavírus, nesta terça-feira (15), de acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). No boletim informativo diário, a pasta confirmou mais 5.346 novos casos, 7.562 recuperados (+0,54%). Com isso, o total de pacientes ativos é de 24.276.

Como os dados do Ministério da Saúde podem sofrer alterações por conta da instabilidade do sistema, os números atuais fecharam em 1.464.432 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.411.565 recuperados e 28.591 mortes. 

A Sesab informa que 418 pessoas estão internadas na UTI adulto (69% de ocupação), enquanto 382 pacientes encontram-se nos leitos de enfermaria adulto (49%). Na ala pediátrica, 36 crianças encontram-se na UTI (82%) e 56 na enfermaria (62%).

Em relação à imunização contra a Covid-19, o estado tem 11.387.787 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.211.626 com a segunda dose ou dose única e 3.196.168 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 371.996 crianças já receberam a primeira dose. 

Fonte: MUITA INFORMAÇÃO

A Secretaria de Saúde de Barreiras informa o 342º óbito, ocorrido na quinta-feira (10), no Hospital do Oeste, por consequência da Covid-19. Apesar de todo zelo e empenho da equipe de saúde, o paciente de 82 anos, que fazia tratamento de diabetes, não resistiu ao agravamento da doença. A Secretaria de Saúde esclarece que o comunicado do óbito se deu nesta terça-feira (15), pela necessidade de confirmação do caso, endereço e quadro clínico do paciente.

Nesse momento, a Secretaria de Saúde se solidariza com familiares e amigos do paciente, reafirmando a defesa pela vida e mantém todos os esforços necessários na promoção da assistência médica a todas as pessoas que venham necessitar do atendimento especializado para Covid-19 no município de Barreiras.

Em tempo, reforça o apelo à população que redobre os cuidados no enfrentamento ao novo Coronavírus, tomando todas as medidas possíveis para frear a propagação do vírus através do cumprimento dos decretos municipais, distanciamento social, evitando aglomerações, mantendo o uso obrigatório de máscaras e a higienização frequente das mãos.

Barreiras – BA, 15 de fevereiro de 2022.

Melchisedec Alves das Neves

Secretário Municipal de Saúde

Fonte: Dircom PMB

As ações de unidades especializadas das forças de segurança conseguiram reduzir em 21,4% o índice de femicídios - contra a mulher por condição de gênero - em todo o território baiano. Foram contabilizados dados dos 417 municípios baianos durante o mês de janeiro de 2022.

Em 2021 foram computados 14 mortes de mulheres em razão do gênero, contra 11 no primeiro mês deste ano, representando a preservação de três vidas. 

A capital baiana não registrou feminicídio e as cidades de Macaúbas, Santo Antônio de Jesus, Camaçari e Valença apresentaram redução de 100% no número de casos.

A Secretaria da Segurança Pública conta com estruturas específicas para atendimento de casos de violência doméstica e de gênero na busca de combater este crime. Hoje, o estado dispõe de 22 unidades da Operação Ronda Maria da Penha da Polícia Militar, que acompanham mulheres com medidas protetivas de urgência, e 15 Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (Deams) para registro de ocorrências. 

O gestor da SSP, Ricardo César Mandarino Barretto, explica que o combate a violência contra mulher é uma prioridade para a pasta. "Estamos alinhados com outras secretarias do estado para ampliar o combate. Além de prisões em flagrante, mandados cumpridos e monitoramento das medidas protetivas, nossas unidades também realizam ações educativas para reduzir a cultura do machismo e interromper o ciclo de violência", explicou o secretário. 

Casos de violência contra a mulher podem ser denunciados por meio do telefone 190 e podem ser registrados também na Delegacia Virtual.

Fonte: SSP BA

Investindo cada vez mais na educação e na proteção à primeira infância, a Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Educação, Cultura Esporte e Lazer, dentro do Projeto Educa Barreiras, segue ampliando a oferta de vagas nas creches com a construção de novos equipamentos no município. O Centro Municipal de Educação Infantil Edina dos Passos de Deus, foi entregue nesta segunda-feira (14), no bairro Sombra da Tarde, pelo prefeito Zito Barbosa, acompanhado da primeira-dama, Marisete Bastos, do vice-presidente da Câmara de Vereadores Hipólito dos Passos, filho da homenageada, demais vereadores, secretários e subsecretários do governo.

Pais de alunos, moradores dos bairros Sombra da Tarde, ACM, Jardim Vitória e Santa Luzia, compareceram a inauguração da nova creche, que leva o nome da professora Edina dos Passos de Deus, uma educadora que acreditava na força da educação como forma de transformar a vida das pessoas, e ficaram satisfeitos com o que encontrou. “Como mãe de aluna, eu vim acompanhar a inauguração dessa unidade escolar e fiquei maravilhada com a estrutura. Com isso, me sinto bastante segura em ir trabalhar e deixar a minha filha aqui para estudar. Tenho certeza que os professores estão capacitados para cuidar bem das nossas crianças”, disse Ana Claudia Santos, mãe da Heloísa Silva de 3 anos, matriculada na creche.

Falando para a comunidade presente, a secretária de Educação, Gabriela Nogueira, destacou a importância do momento. “É com muita alegria que neste dia, acompanhamos o prefeito Zito Barbosa, para entregar mais um equipamento escolar para a população. Este Centro de Educação Infantil atenderá crianças que irão iniciar a sua formação escolar nessa creche, com um espaço lúdico, seguro, amplo, que conta uma equipe de profissionais bem preparados e treinados para auxiliá-los no desenvolvimento escolar da sua primeira infância com segurança, o que nos enche de alegria”, destacou a secretária, ao agradecer toda a equipe da rede municipal de educação.

Feliz com a homenagem, o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Hipólito dos Passos, destacou orgulhoso a trajetória de sua mãe. “Uma pessoa que não media esforços para dar o seu melhor a família. Uma mãe e professora referência que tinha o dom de educar, fico muito emocionado e feliz com essa homenagem, em nome da nossa família, agradeço ao prefeito Zito, toda a equipe da Secretaria de Educação e meus colegas vereadores que aprovaram essa homenagem”, disse.

Cerca de 300 crianças já estão matriculadas no CMEI Edina dos Passos de Deus, que conta com um amplo espaço, brinquedoteca, parque infantil, sala para leitura, salas climatizadas e equipamentos modernos para atender o alunado. Essa é a sexta creche inaugurada pelo prefeito Zito Barbosa, com as mesmas dimensões e características, sendo que as outras cinco foram construídas nos bairros Vila Amorim, Barreiras I, Ribeirão, Vila Dulce e Residencial São Francisco.

Emocionado, o prefeito Zito Barbosa, destacou os investimentos realizados na educação nos últimos cinco anos e falou da continuidade do trabalho na transformação da educação de Barreiras. “Hoje nós estamos entregando a sexta creche na nossa cidade, desta vez, aqui no bairro Sombra da Tarde. Vamos continuar trabalhando e investindo na construção de novas escolas e mais creches em nosso município, esse é o nosso compromisso com a formação das nossas crianças. Faço questão de retribuir com investimentos, principalmente, na educação e na qualidade de vida todo o carinho que recebo das nossas crianças. Vamos seguir tendo atenção especial com os nossos pequenos, porque Barreiras é o nosso futuro hoje, e o nosso orgulho sempre”, afirmou Zito Barbosa.

Também participaram da solenidade de entrega do Centro de Educação Infantil o senhor Valdemyr Domingues dos Passos, viúvo da homenageada; os vereadores Alcione Rodrigues, Bem-Hir Aires, João Felipe, Rider Castro, Silma Alves, Valdimiro José e Yure Ramon.

Início das Aulas – Já nessa terça-feira (15), a alegria dos pequeninos se misturou ao colorido do CEMEI, com uma recepção especialmente preparada com muito amor e carinho pela equipe da unidade escolar.

Fonte: Dircom PMB

O Comando de Policiamento da Região Oeste promoveu hoje, 15, no auditório da AIBA, em Barreiras, a palestra "Fatores associados à ideação suicida entre policiais militares da região oeste da Bahia".

A palestra, proferida pela graduanda de medicina da Universidade Federal do Oeste da Bahia, Caroline Carvalho, é resultado do seu trabalho de conclusão de curso, cuja a pesquisa resulta da coleta de dados junto a à tropa de policiais militares do oeste da Bahia, em especial indicadores de saúde mental.

Presente na palestra, o comandante do CPR-O, Cel PM Osival, parabenizou a palestrante pelo trabalho apresentado, ressaltou que a saúde mental do policial militar é um dos empenhos do Comando Geral e do Comando Regional e destacou o denodo da graduanda ao optar por produzir conhecimento acadêmico numa área que comumente está tão eivada de preconceitos.

Fonte: CPRO

Iniciou ontem, terça-feira, 15, as aulas de Xadrez do projeto "Base X", da BCS Santa Luzia em Barreiras. Desde o ano de 2019 o projeto vem capacitando crianças e adolescentes para o esporte de Xadrez.

Neste ano, a Base Comunitária de Segurança, tem como objetivo, profissionalizar os estudantes para que possam competir em torneios regionais, estaduais e em Campeonatos Nacionais.



O Xadrez, para além de um jogo, é um esporte, com regras e benefícios para o enxadrista. Um esporte de séculos, que trabalha o raciocínio lógico, matemática, foco e muitos outros atributos.

A turma do vespertino está completa, com 16 alunos, no matutino ainda temos 6 vagas disponíveis e as aulas iniciarão na próxima quinta-feira, 18.

Fonte: BCS Santa Luzia
'É um gasto de energia desnecessário', diz Otto Alencar sobre semipresidencialismo
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Na última quinta-feira (10), o presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP-AL) indicou aos jornalistas que traria ao Congresso uma proposta para debater a mudança de sistema político no Brasil (relembre aqui). Do presidencialismo, o país passaria a adotar um regime híbrido, similar ao que acontece na França, cujos comando e responsabilidades do Poder Executivo seriam divididos entre um primeiro-ministro e o próprio presidente do país. A proposta do líder da Casa reverberou nos corredores do Congresso e dividiu opiniões de deputados e senadores, principalmente em relação ao momento da discussão.

 

"Estamos num ano de eleição e pensar nesse assunto é um gasto de energia desnecessário", comentou o senador Otto Alencar (PSD-BA). Para o parlamentar, as reformas políticas de que o Brasil precisa vão além do sistema de governo e, às vésperas de uma eleição - que mantém os mesmos sintomas de polarização no país -, não poderiam ser feitas por um quadro de parlamentares em fim de mandato. "A depender do presidente que ocupar o cargo, essa proposta teria um apoio maior dos parlamentares", comentou.

 

Ainda que o assunto seja tratado em fase inicial de dabtes e discussões, Lira argumetou que acredita na maturidade institucional do Congresso para iniciar as conversas sobre a mudança no sistema de governo. O deputado Félix Mendonça Jr. (PDT-BA) disse que apoiou a ideia do presidente da Câmara. "Não só podemos como devemos debater, mas a palavra final sobre esse tema tem que vir de um plebiscito. É um tema de muita relevância para a sociedade e bastante polêmico, pois interfere direta e indiretamente na vida política dos cidadãos brasileiros" complementou. Para ele, é "fundamental" que a população seja ouvida nesse processo.

 

Alencar se posiciona reticente em relação à criação de um regime híbrido, semipresidencialista. "Se o Congresso quisesse trazer propostas reais, poderia acabar com a reeleição para todos os cargos públicos, aumentar o período de mandato e organizar eleições de quatro em quatro ou de cinco em cinco anos, por exemplo. Agora, das duas uma: ou aderimos ao parlamentarismo ou ao presidencialismo. Semipresidencialismo não é uma alternativa tão viável e interessante", comentou.

 

REFORMAS ELEITORAIS

Otto e Félix são abertamente favoráveis a alterações no processo eleitoral brasileiro. O senador argumentou que "o maior crime contra o país é a eleição de dois em dois anos". Para ele, quando um político assume algum cargo, ele já começa a trabalhar visando o próximo periodo eleitoral e acaba "esquecendo das reais questões da sociedade".

 

Em concordância, o deputado complementou dizendo que "com a eleição de cinco em cinco anos, sem direito a reeleição em cargos executivos e com limitações para cargos proporcionais [legislativo, por exemplo], arejaríamos a política brasileira".

 

TEMAS MAIS URGENTES

Na Câmara e no Senado, a discussão sobre uma reforma econômica urgente é o tema que mais se fala nos corredores. Para Otto Alencar, o governo deveria "estar se preocupando com questões mais necessárias no Brasil neste momento". "Tentar controlar o aumento do dólar, o aumento da inflação entender e solucionar as questões dos juros. É um ano de tentar gerar emprego, renda, tentar tirar as famílias da linha da pobresa e da miséria", comentou o senador.

 

Tanto Arthur Lira quanto Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, têm mantido a expectativa de colocar pautas econômicas para apreciação nos plenários das duas Casas, ainda nas primeiras sessões. De todo modo, a proposta de Lira, clara e sucinta no discurso do congressista, não é fechar nenhum texto agora em 2022. O parlamentar chegou a sugerir que as mudanças fossem acatadas apenas em 2030, justamente para evitar o que chamou de "fulanização" ou a polarização sobre o tema.

Fonte: Bahia Notícias
Mercado financeiro aumenta projeção de inflação para 5,50% em 2022
Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O mercado financeiro aumentou mais uma vez a previsão de inflação para este ano. Segundo projeção do Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (14) pelo Banco Central, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) - a inflação oficial do país - deve fechar 2022 em 5,50%. É a quinta vez que o mercado projeta alta da inflação neste ano. Há uma semana, a projeção do mercado era que a inflação terminasse o ano em 5,44%. Há quatro semanas, a previsão era de 5,09%.

 

De acordo com a Agência Brasil, para 2023, o mercado manteve a expectativa da semana passada em relação à evolução do IPCA. A projeção aponta para uma inflação de 3,50% para o próximo ano. Há quatro semanas, a projeção era de inflação de 3,40%. Para 2024, o mercado também elevou a projeção de inflação para 3,04% ante os 3% projetados na semana passada.

 

O boletim, divulgado semanalmente, reúne a projeção do mercado para os principais indicadores econômicos do país. Na projeção desta semana, o Focus manteve previsão do Produto Interno Bruto (PIB) - a soma de todas as riquezas produzidas no país - registrada há sete dias. A projeção é de 0,30% em 2022. Há quatro semanas, o mercado previa um crescimento da economia brasileira de 0,29%.

 

O Focus registra ainda, pela quarta semana, uma diminuição na expectativa de crescimento do PIB para 2023, passando de 1,53% na semana passada para 1,50%. Para 2024, a projeção se manteve estável, ficando em 2%. O mercado também elevou a previsão do mercado para a taxa básica de juros, a Selic, para 2022. Na projeção divulgada nesta segunda-feira, o mercado projetou a Selic em 12,25% ao ano, ante os 11,75% ao ano projetados na semana passada.

 

No início do mês, o Comitê de Política Monetária (Copom) aumentou a taxa de juros de 9,25% para 10,75% ao ano. Em comunicado, indicou que continuará a elevar os juros básicos até que a inflação esteja controlada no médio prazo. Para o fim de 2023, a estimativa do mercado é que a taxa básica caia para 8% ao ano. E para 2024, a previsão é de Selic em 7,25% ao ano, ante os 7% da projeção da semana anterior.

 

A expectativa do mercado para a cotação do dólar em 2022 caiu, ficando em R$ 5,58, ante os R$ 5,60 projetado na semana passada. Para o próximo ano, a previsão do mercado também diminuiu, passando de R$ 5,50 para R$ 5,45.

 

Para 2024, após um período de estabilidade, a estimativa para a cotação da moeda americana diminuiu ligeiramente pela segunda semana seguida, passando dos R$ 5,39 projetados na semana passada, para R$ 5,32.

Fonte: Bahia Notícias
Bolsonaro amplia poder da Casa Civil, que passa a arbitrar impasses de ministros
Foto: Isac Nóbrega/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PL) editou um decreto que concede poder à Casa Civil de dar a palavra final em divergências de ministérios sobre atos normativos. A pasta é comandada por Ciro Nogueira (PP), cacique do centrão.
 

A medida modificará uma anterior, de 2017, e foi anunciada por meio de nota do Palácio do Planalto na noite desta segunda-feira (14). O decreto deverá ser publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (15).
 

O texto do Planalto fala em "Centro de Governo", um termo não oficial. Mas a análise de mérito de atos normativos cabe à Subchefia de Análise Governamental, que fica sob o guarda-chuva do ministério de Ciro Nogueira.
 

A Folha apurou que o decreto de Bolsonaro concederá à Casa Civil a capacidade de arbitrar no governo, atendendo a diretrizes do presidente.
 

"Com esse novo mecanismo, o Centro de Governo passa a contar com a possibilidade de resolver impasses entre órgãos quanto ao mérito de propostas de atos normativos, ou seja, poderá ponderar dados e argumentos apresentados pelos ministérios e sugerir solução do impasse, inclusive com a adoção de redação alternativa para o ato", diz a nota.
 

O Planalto compara ainda à mudança a uma regra já existente sobre mérito jurídico. Quando houver, caberá à AGU (Advocacia-Geral da União) decidir. A mesma atribuição é concedida agora à Casa Civil, quanto ao mérito das propostas.
 

Hoje, se houver divergência e nenhuma das pastas envolvida no impasse ceder, o ato normativo não é publicado. Mesmo que seja de um tema sensível para o governo ou que seja do interesse do presidente.
 

A título de exemplo, no caso de um decreto que envolva os ministérios da Agricultura e da Saúde, caso os dois discordem, o ministro da Casa Civil poderá dizer qual entendimento prevalece -conforme houver possibilidade técnica e a determinação do presidente.
 

Trata-se de mais uma mudança que empodera Ciro Nogueira no governo Bolsonaro e dá mais poder ao centrão num ano em que o presidente tentará a reeleição.
 

No mês passado, como a Folha mostrou, o presidente publicou decreto que exige anuência da Casa Civil para detalhes operacionais de gastos, que antes ficavam apenas sob Paulo Guedes.
 

Ciro Nogueira entrou no governo em agosto do ano passado, com a promessa de atuar como um "amortecedor". De lá para cá, ganhou a confiança do presidente e se tornou uma das principais figuras da gestão Bolsonaro.

Fonte: Folhapress

 

Governo da Bahia destina R$ 4,5 milhões em incentivos fiscais ao programa FazAtleta
Foto: Willyam Nascimento / FBDA

 

O Governo da Bahia vai destinar R$ 4,5 milhões em incentivos fiscais ao Programa Estadual de Incentivo ao Esporte Amador do Estado da Bahia, conhecido como FazAtleta. O decreto, assinado pelo governador Rui Costa (PT), foi publicado na edição desta terça-feira (15) do Diário Oficial do Estado (DOE), data que entra em vigor.

 

O FazAtleta foi criado em 1999. Entre os benefícios do programa, estão o pagamento de viagens, despesas dos atletas, com equipamentos esportivos e federações e a disponibilização de um bolsa-auxílio ao atleta e ao técnico que o acompanha. A iniciativa é coordenada pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), em parceria com a Secretaria da Fazenda (Sefaz).

 

Fonte: Bahia Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

A segunda-feira (14), foi dia de alta para a dona de casa Joana Rodrigues da Silva, que, aos 96 anos estava, desde outubro do ano passado, recebendo tratamento para a Covid-19. Depois de um período de internação do Hospital do Oeste que durou quase um mês, ela foi transferida para sua casa, onde passou a ser assistida pela equipe do Programa Melhor em Casa, da Prefeitura de Barreiras. As visitas semanais feitas por médicos, fisioterapeutas, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem e psicólogos resultaram em um tratamento de sucesso. Agora, ela, o marido Leonardo Pereira da Silva, (94), o filho João Batista e demais familiares comemoram a alta.

Dona Joana foi mais um caso que entrou nas estatísticas de cuidados do Programa Melhor em Casa. Hoje, de acordo com a coordenação, mais de 60 pacientes são tratados em suas residências com serviços de curativos, visitas semanais de rotina e avaliação, fisioterapia, além de entrega de itens como fraldas e medicamentos, sempre que o paciente se enquadrar nos critérios do Programa. O encaminhamento ao Melhor em Casa é feito por profissionais dos hospitais, UPA ou Unidades Básicas de Saúde (postos de saúde) que identifiquem no paciente o perfil e a necessidade do atendimento especializado.

“A nossa equipe garante ao paciente que possui dificuldade em se locomover até uma unidade de saúde, um serviço domiciliar, com comodidade. A gente vai acompanhando até o dia da alta, de forma gradual, para que ele dê sequência às suas rotinas”, explica a coordenadora Amanda Carvalho. Ela explica ainda que para ser inserido no Programa, o paciente passa por avaliação médica nas unidades de saúde de origem e a partir das demandas apresentadas, a equipe do Programa solicita junto a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), procedimentos como exames, aplicação de medicações venosas, oxigenoterapia, entre outros. A iniciativa evita e reduz a permanência dos pacientes nos hospitais, garantindo acompanhamento seguro e humanizado com mais comodidade.

Foi com o sentimento de gratidão que dona Joana e familiares receberam a equipe do Melhor em Casa para celebrar a alta. Com uma lucidez de fazer inveja a muitas pessoas mais jovens, ela relatou como foi passar cerca de três meses sendo assistida em sua residência. “Não tenho como agradecer o tanto que fui bem cuidada, ‘carinhada’. Fizeram de mim, um bebê, conta sorrindo. Gentileza e carinho nunca faltaram”, finaliza. Palavras endossadas pelo filho, João Batista. “Ver minha mãe em casa, aos 96 anos, tão bem assistida é maravilhoso. Nossa família tem um carinho muito grande pela equipe da Secretaria de Saúde que tão bem cuidou de minha mãe”, finalizou.

O Programa Melhor em Casa funciona na sede da Central de Regulação (CIR), na Avenida José Bonifácio, nº 27, Centro.

Fonte: Dircom PMB
Ao todo, são 1.459.086 casos confirmados desde o início da pandemia

A Bahia registrou 1.806 novos casos de Covid-19 e 45 mortes pela doença nas últimas 24 horas. Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), divulgado nesta segunda (14), dos 1.459.086 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.404.003 já são considerados recuperados e 28.536 tiveram óbito confirmado.

No estado, atualmente, são 26.547 casos ativos do novo coronavírus, além de 1.741.664 descartados e 319.385 em investigação.

Vacinação

Até o momento, a Bahia tem 11.367.231 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.216.013 com a segunda dose ou dose única e 3.155.162 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 347.991 crianças já foram imunizadas.

Fonte: BNEWS

Um encontro realizado na sexta-feira (11), pelas equipes das Secretarias de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transporte, Meio Ambiente e Sustentabilidade e Secretaria de Saúde de Barreiras, reuniu carroceiros dos Bairros Santa Luzia, Jardim Vitória, São Miguel, Loteamento Rio Grande, Vila Nova, dentre outras localidades, para falar sobre o descarte irregular de resíduos e apresentar alternativas destacadas, pela Prefeitura, com locais reservados para descarte temporário de alguns resíduos.

A reunião aconteceu na Praça do Esporte João Carlos dos Santos Campos (Gordo) e contou com a presença do secretário e subsecretária de infraestrutura, João Sá Teles e Luzeni Santos, respectivamente, também do educador ambiental, Ronaldo Ursulino, coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Dorimar Almeida e o professor do Centro Universitário São Francisco de Barreiras (Unifasb), André Vielmo, que na oportunidade, realizou o cadastro e avaliação do perfil dos animais com os acadêmicos do Curso de Medicina Veterinária.

A proposta é inserida dentro do projeto de múltiplas ações de limpeza e sanitização realizada desde 31 de janeiro em todo perímetro urbano, o principal objetivo, é o combate às arboviroses e a limpeza da cidade, uma vez que desde o início dessas intervenções, já foram retirados mais de 12 mil toneladas de lixo, muitos deles, sendo entulhos de restos de materiais de construção, podas de árvores e materiais inservíveis.

Conforme o educador ambiental Ronaldo Ursulino, a ação surgiu da necessidade de eliminar o descarte em locais irregulares. Assim, nos próximos dias, a Prefeitura de Barreiras mapeará locais que serão reservados para o descarte temporário e serão instaladas placas nos pontos específicos destinados para resíduos do tipo: podas, capina, varrição e construção civil. O espaço será monitorado pelas Secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente. Além disso, as carroças serão identificadas e os animais serão avaliados constantemente pelo Centro de Controle de Zoonoses de Barreiras.

A principal meta é acabar com a prática do despejo irregular de resíduos, é o que explica o secretário de Infraestrutura. “Iniciamos essas múltiplas ações de limpeza pela Avenida Souza Moreira, em seguida pelo Jardim Vitória, Sombra da Tarde e Mimoso, seguiremos nessa semana no Bairro Santa Luzia. Observamos muitos entulhos jogados nas margens das calçadas e em lotes baldios, deixando os espaços sujos e com focos para as arboviroses. Com esses novos pontos, serão concentrados em locais temporários esses tipos de lixo e a Prefeitura irá fazer o recolhimento e destinar a um local correto e seguro”, destacou João Sá Teles.

Fonte: Dircom PMB
Média móvel de casos chegou a 134.130; já a de óbitos está em 888

O Brasil registrou, nas últimas 24 horas, 58.540 casos de Covid-19 e 473 óbitos decorrentes da doença. Os números foram divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) nesta segunda-feira (14).

Com isso, a média móvel de casos caiu pelo quinto dia seguido, chegando a 134.130 — um decréscimo de 0,84% em relação aos 135.279 que estavam registrados no último domingo (13).

Já a média móvel de óbitos, que vinha caindo nos últimos dois dias, subiu de 881 para 888 nesta segunda-feira — um aumento de 0,79%.

As médias móveis consideram as médias dos números registrados nos últimos sete dias e servem para corrigir eventuais desvios, como os de subnotificações aos finais de semana.

Desde o início da pandemia, o Brasil acumula 27.538.503 casos e 638.835 óbitos por Covid-19.

Fonte: CNN Brasil
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |