Blog Santo Antônio
Notícias

Na manhã de ontem, domingo, 14, por volta 10h40, policiais militares realizavam patrulhamento na Avenida Anália Nascimento, no centro de Santa Rita de Cássia, quando avistaram uma Motocicleta Honda Bros 160c, cor branca, placa FUY 5953.

Ao ser realizado a consulta no sistema, foi constatado que se tratava de um veículo do Estado Do Rio Grande do Norte, cidade de São Miguel, apesar de o veículo estar com a placa de São Paulo-SP.

Diante disso, foi realizado o procedimento de identificação veicular. Na análise dos elementos de identificação (número do motor e chassi), verificou-se possível divergência no padrão de gravação da montadora, tendo ocorrida suposta supressão da numeração original e feita a gravação de número diverso em seu lugar.

Na numerações do chassi e motor, aparentemente houve a mudança apenas de um dígito, o que possibilitou se chegar ao número original pertencente à placa PAF-4606, como provável original, a qual possui registro de furto em Brasília - DF na data de 21/09/2016, conforme BO 9755/2016, registrado na 21ª DP (Taguatinga Sul-DF).

Diante do fato, o veículo foi conduzido ao pátio do 3º Pelotão e será apresentado na Delegacia de Santa Rita de Cássia no próximo dia útil.

Fonte: 86ª CIPM

No final da tarde de ontem sábado, 13, pouco depois das 17h, câmeras de segurança flagraram uma colisão envolvendo um veículo Fiat Toro e um Fiat Argo no cruzamento da ruas Piauí e Rui Barbosa, no centro de LEM.

O Fiat Argo trafegava pela rua Rui Barbosa e  não obedeceu a placa de PARE, invadindo a preferencial da rua Piauí, sendo atingido pelo Fiat Toro violentamente na lateral. Com o impacto, o Fiat Argo foi parar em cima de uma calçada e por pouco não atingiu uma mulher que caminhava tranquilamente pela via.

O SAMU esteve no local e socorreu uma das ocupantes do Fiat Argo para a UPA. A SUTRANS registrou o acidente.

Fonte: Reportagem de Weslei Santos/ Blog do Sigi Vilares

Bombeiros militares do 17º Grupamento (17º GBM) resgataram uma cobra de 1,5 metro que apareceu numa casa em construção, em Barreiras, na tarde deste sábado (13).

A ocorrência foi registrada no bairro Parque da Cidade, por volta das 16h50. Uma mulher notou a presença do animal e, assustada, acionou o resgate.

Em poucos minutos, já no local, a guarnição conseguiu localizar a cobra e realizar a captura. Ela foi transportada em uma caixa própria para o trabalho com espécies peçonhentas, sem que ninguém ficasse ferido.

Fonte: 17º GBM

A Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Saúde, por meio do Centro Especializado de Atendimento ao Homem – CEAH, dentro do Projeto Saúde Humanizada realizou neste sábado, 13, o Dia D – HOMEM CUIDE-SE, com consultas médicas com Urologista, USG de próstata, atendimentos psicológicos, de enfermagem e outros procedimentos. Os pacientes atendidos foram pré-agendados nos postos de saúde e regulados pela Central Integrada de Regulação – CIR. No total, 146 atendimentos foram realizados. Essa ação faz parte da programação do Novembro Azul, mês de referência mundial no combate ao câncer de próstata.

Segundo o enfermeiro e coordenador do Centro de Atendimento Especializado ao Homem – CEAH, a realização do Dia D HOMEM CUIDE-SE, é um momento de grande importância para esses pacientes, uma vez que o câncer de próstata, é um dos cânceres que mais mata homens no mundo, e o diálogo e a prevenção ajudam a minimizar essas incidências. “O Centro de Atendimento Especializado do Homem tem esse compromisso com a população masculina, de cuidar da saúde do homem. Esse dia D, tem por objetivo a mobilização e a prevenção do câncer de próstata. É muito importante que tenhamos em mente esse papel como profissional de orientar e fazer uma busca desse público, que infelizmente, tem dificuldade de procurar um atendimento no sentido de prevenir uma doença”, destacou o coordenador José Itamar.

E por conta desses tabus, seu Gildeon Fernandes, 52 anos, só procurou atendimento após sentir fortes dores na região da próstata, e nesse Dia D, ele falou da importância dos homens cuidarem da saúde, e principalmente, da quebra desse tabu que pode custar a vida. “Infelizmente eu só busquei atendimento médico quando já estava com problema. Eu senti dores na região e quis descobrir do que se tratava, felizmente, não tive algo mais sério, mais passei por situações bem difíceis. Depois de dois anos fazendo tratamento com medicação, a minha qualidade de vida mudou positivamente, e voltei a trabalhar, porque até para fazer simples atividades eu não conseguia. Eu acho muito importante essas campanhas que chamam atenção para esse assunto, na minha época tínhamos pouca informação, e hoje, as pessoas são bem informadas e não deveria ter ainda tanto tabu sobre esse exame tão importante”, disse seu Gildeon.

O secretário de saúde acompanhado da subsecretária Jamile Rodrigues e do vice-prefeito e secretário de planejamento Emerson Cardoso, destacou as ações do Dia D HOMEM CUIDE-SE. “Hoje estamos desenvolvendo ações de prevenção em saúde para os homens, oferecendo atendimento especializado dentro das ações do Novembro Azul. Vale ressaltar que promover o diálogo em relação ao câncer de próstata e conscientizar a população masculina em relação à importância de cuidar da saúde, os encoraja a fazerem exames de rotina e a cuidarem da saúde constantemente. Mobilizar o público masculino a ter esse cuidado com a saúde, não é uma tarefa fácil, por isso estamos intensificando ações de cuidado com a saúde do homem”, ressaltou Melchisedec Neves, secretário de Saúde.

Fonte: Dircom PMB
Em Dubai, Guedes pede que “não apostem contra a economia brasileira”
Foto: Wilson Dias / Agência Brasil

Em seu discurso durante a abertura da feira de aviação Dubai Airshow, em Dubai, o ministro da Economia, Paulo Guedes, pediu que as pessoas  “Não apostem contra a economia brasileira”. Neste domingo (14) ele afirmou que apesar da subida dos juros para controlar a inflação, o crescimento da economia brasileira está garantido ao longo dos anos seguintes.

 

Conforme divulgou a Agência Brasil, o ministro garantiu que o país já tem R$ 700 bilhões de investimentos contratados para os próximos. “São R$ 700 bilhões já comprometidos, fora o trabalho que vamos continuar fazendo.”

 

No evento, Guedes disse que o Brasil está em busca do que chamou de “petrodólares”. “Fizemos uma expansão da infraestrutura com base em dívida. Agora, nós vamos fazer com participação nos programas de investimento nossos, nas nossas parcerias de investimentos”, explicou.

 

O ministro evitou estimar um possível valor a ser arrecadado na visita aos Emirados Árabes. “Um número é difícil. O importante é assegurar a participação deles. Tivemos boas notícias: vão estar presentes agora, nos leilões de petróleo e de gás natural que nós vamos fazer", concluiu.

Fonte: Bahia Notícias
Pix completa um ano entre polêmicas sobre segurança e mais de 100 milhões de usuários
Foto: Marcelo Casal Jr. / Agência Brasil

O Pix completa um ano nesta terça-feira (16) e já acumula 112,6 milhões de usuários. Segundo o Banco Central, foi o sistema de pagamentos instantâneos com adesão mais rápida no mundo. Entre erros e acertos, a nova ferramenta facilitou transferências e viabilizou novos modelos de negócio.
 

Desde o lançamento, o sucesso do Pix foi consolidado entre pessoas físicas, que respondem por 93,4% dos usuários cadastrados atualmente. Já entre empresas, a adesão foi mais lenta, com 7,4 milhões (6,57% dos usuários).
 

Segundo a autoridade monetária, isso ocorre porque os comerciantes precisam adaptar os sistemas para receber com Pix. Ainda assim, em números absolutos, o número de empresas cadastradas cresce a cada dia. Em janeiro, eram 3,98 milhões de estabelecimentos registrados.
 

De acordo com pesquisa feita pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), 8 em cada 10 negócios pequenos usam o novo meio de pagamento. "Negócios menores tiveram mais facilidade para implementar recebimento com Pix porque os sistemas de gestão de caixa são menos complexos. A adoção por trabalhadores autônomos, por exemplo, foi quase instantânea", avalia Carlos Netto, presidente da Matera, empresa de tecnologia para o mercado financeiro.
 

Vivaldo Gonçalves dos Santos, 60, vende água de coco na área central de Brasília e adotou o novo sistema dois meses após o lançamento. "Fiquei desconfiado e quis esperar para ver se ia dar certo. Hoje, metade das minhas vendas são feitas com Pix", conta.
 

Santos afirma que teve benefícios com o sistema porque é gratuito e o dinheiro fica disponível na hora. "Uma vez um cliente disse que ia fazer o Pix, me mostrou a tela, mas acabou não fazendo e saiu sem pagar. Esse foi o único problema que tive", lembra.
 

Kayllan Jorge Rodrigues, 26, é dono de uma loja de eletrônicos no Sudoeste, bairro na região central de Brasília, e relata que 20% das suas vendas são feitas com Pix. Em contrapartida, desde o lançamento da nova ferramenta, caíram em 30% os recebimentos em dinheiro.
 

"O principal meio de pagamento ainda é cartão, mas acredito que a tendência é de crescimento do uso do Pix, porque tem vantagem para quem paga e para quem recebe", afirma.
 

Kayllan Jorge Rodrigues, 26, tem uma loja de eletrônicos no Sudoeste, em Brasília, e 20% das suas vendas são feitas com Pix Larissa Garcia/Folhapress Comerciante, atrás de um balcão de loja de venda de aparelhos eletrônicos **** Até outubro, 348 milhões de chaves estavam cadastradas no Pix. Uma pessoa pode fazer até cinco chaves por conta e uma empresa, até 20.
 

Na prática, quem faz o cadastramento das chaves não precisa informar todos os seus dados na hora de transferir dinheiro ou pagar pelo Pix. A pessoa precisará apenas falar a chave cadastrada (CPF, email ou número de celular, por exemplo).
 

Ao todo, o sistema tem 227 milhões de contas cadastradas.
 

Em pouco tempo, o Pix se tornou um dos meios mais usados para transferências de recursos e ultrapassou os tradicionais DOC (Documento de Ordem de Crédito) e TED (Transferência Eletrônica Disponível). Desde o lançamento, o Pix movimentou R$ 3,9 trilhões.
 

Netto atribui a adoção rápida do modelo pela população a uma série de fatores. "Até ter um nome ajudou [na adesão]. Em alguns países criaram um sistema centralizado, mas sem nome. Então as pessoas não sabiam como pedir porque cada banco nomeou o seu. Além disso, foi primordial ter obrigado os grandes bancos a oferecerem o serviço", diz.
 

Para Marcelo Martins, diretor da ABFintechs (Associação Brasileira de Fintechs), o saldo do primeiro ano do sistema de pagamentos instantâneos é positivo. "Tivemos um ano agitado para o setor, desde o início deste ano, o Pix passou por 51 mudanças regulatórias e muitas inovações. Para atender a todas as necessidades, é preciso colocar em prática todas as funcionalidades previstas no cronograma", ressalta.
 

Desde novembro do ano passado, o Pix tem integrado novas funcionalidades, como o Pix cobrança, que é semelhante ao boleto, com vencimento futuro. A ferramenta, que teve implementação adiada três vezes, começou a ser oferecida em 14 de maio.
 

O cronograma para inclusão de outras utilidades é extenso. Em 29 de novembro, o Pix saque e o Pix troco vão começar a funcionar.
 

Ambos possibilitarão a retirada de recursos em espécie, mas o Pix Saque é uma transação exclusivamente para saque e o Pix Troco está associado a uma compra ou prestação de serviço. No último caso, ao adquirir um produto, por exemplo, o cliente passa um valor superior para receber o restante em dinheiro.
 

Outras funções, como débito em conta e pagamento offline, também devem ser lançadas nos próximos meses.
 

Para Martins, é impossível prever as futuras inovações que deverão surgir dentro do novo modelo. "Vai depender muito das necessidades dos usuários, da demanda dos estabelecimentos. A agenda de inovação não tem fim", destaca.
 

No início, o Pix ganhou funções inusitadas, como de rede social e de paquera. Muitos passaram a usar o sistema para envio de pequenos valores como forma de mandar mensagem. "Não imaginávamos, por exemplo, que as pessoas usariam um meio de pagamento para esse fim", afirma o diretor da ABFintechs.
 

A agilidade do novo sistema de pagamentos, entretanto, abriu caminho para que criminosos pudessem aprimorar golpes -com o Pix, eles conseguem pulverizar rapidamente o dinheiro entre várias contas, dificultando o trabalho da polícia. O Pix também facilitou a ação de criminosos em sequestros e assaltos.
 

Muitas dessas contas utilizadas por bandidos são de laranjas, que são alugadas ou emprestadas por terceiros.
 

Com o boom de crimes envolvendo o Pix, recentemente o BC implementou medidas de segurança para reduzir a vulnerabilidade dos sistemas às ações de criminosos em fraudes, sequestros e outros crimes.
 

Foi determinado, por exemplo, o limite de R$ 1.000 para operações em canais digitais, como Pix e TED, entre pessoas físicas à noite, que começou a valer em 4 de outubro.
 

A aposentada Dirlene Fiel dos Santos de Souza, 63, moradora da Asa Norte, em Brasília, foi vítima de um golpe aplicado pelo WhatsApp em que o criminoso pedia dinheiro por meio do Pix. Por causa da nova regra, ela conseguiu transferir apenas R$ 1.000, mas acabou enviando mais R$ 9.000 por meio de TED, canal pelo qual tinha limite maior.
 

"A pessoa disse que era a minha filha e tinha a foto dela no perfil. Ela me pediu para transferir o dinheiro e não pensei duas vezes, até porque ela tinha viagem marcada, pensei que podia ser por isso. Tirei dinheiro até da poupança. Só percebi que era golpe quando mandei uma mensagem para o número que eu já tinha perguntando se havia recebido e ela não sabia do que se tratava", lembra.
 

Souza conta que fez boletim de ocorrência e pediu ajuda ao seu banco. "O dinheiro foi enviado para uma conta em um banco digital, mas quando fui atrás o dinheiro já tinha sido transferido para outras contas e foi inclusive sacado", afirma.
 

Em meio a polêmicas de segurança, em setembro o BC registrou o primeiro caso de vazamento de chaves Pix. Segundo a autarquia, a base de dados do Banese (Banco do Estado de Sergipe) foi usado para expor 395 mil chaves de clientes de outras instituições por "falhas pontuais em sistemas dessa instituição financeira".
 

Logo depois, a autoridade monetária afirmou ter adotado mecanismos complementares de monitoramento dos sistemas das instituições financeiras participantes do Pix.
 

De acordo com a autarquia, uma das iniciativas foi reforçar o tratamento de consultas no sistema de chaves em volumes atípicos.
 


 

LINHA DO TEMPO
 

16.nov.20
 

Lançamento do Pix para transferências e pagamentos
 

3.dez.20
 

Chaves cadastradas no Pix passam de 100 milhões
 

31.jan.21
 

Pix ultrapassa TED e DOC em quantidade de transações
 

18.mar.21
 

BC autoriza integração de agenda de celular ao Pix
 

30.abr.21
 

Pix ultrapassa marca de R$ 1 trilhão em movimentações desde o lançamento
 

1º.jul.21
 

Pix bate recorde de transações em um dia, com 27,9 milhões
 

14.mai.21
 

Lançamento do Pix cobrança
 

27.ago.21
 

BC anuncia mudança nas regras do Pix para aumentar segurança e reduzir vulnerabilidade dos sistemas às ações de criminosos
 

22.set.21
 

Pix supera 100 milhões de usuários
 

30.set.21
 

BC registra primeiro caso de vazamento de dados, com 395 mil chaves expostas
 

4.out.21
 

Começa a valer limite de R$ 1.000 para transferência entre pessoas no Pix
 

28.out.21
 

Pix é integrado ao open banking
 

16.nov.21
 

Pix faz um ano e começa a valer o mecanismo especial de devolução em caso de fraude ou outros crimes
 

29.nov.21
 

Lançamento do Pix troco e Pix saque
 

Nos próximos meses
 

Lançamento previsto do Pix offline, Pix débito em conta, Pix aproximação e Pix garantido (que permite parcelar compras)

Fonte: Folhapress
Vitória da Conquista: Carreta tomba em anel rodoviário e deixa vias interditadas
Foto: Reprodução / Blog do Anderson

Uma carreta tombou, na tarde deste domingo (14),  no Anel Rodoviário Jadiel Vieira Matos, em Vitória da Conquista, no Sudoeste baiano. Os dois sentidos da rodovia estão interditados. Ainda não se sabe o que teria motivado o acidente. Uma pessoa sofreu ferimentos leves. 

 

Conforme divulgou o Blog do Anderson, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência esteve no local prestando socorro a uma vítima que sofreu ferimentos leves. A Polícia Rodoviária Federal e a ViaBahia também foram acionadas.

Fonte: Bahia Notícias
Ciro Gomes condena possível candidatura de Sérgio Moro à presidência: 'juiz ladrão'
Foto: Reprodução / Redes Sociais

Em visita Ceará, o pré-candidato à presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes (PDT), criticou, no último sábado (13),  a possível entrada do ex-ministro Sérgio Moro (Podemos) na briga pela  faixa presidencial em 2022. 

 

Em entrevista ao jornal O POVO, Ciro foi enfático ao dizer que “o povo brasileiro não vai botar um juiz ladrão e politiqueiro para administrar uma economia como a nossa”, disse. 

 

Polêmico,  Ciro ainda classificou a possível candidatura de Moro como 'um factoide' e disse que ele irá de se desfazer como fumaça. “Porque os endinheirados do Brasil e os interesses estrangeiros que estão entrando estão desesperados porque não têm votos”, disse, ainda em entrevista ao jornal. 

 

Na última quarta-feira (10), o ex-ministro Sérgio Moro registrou sua filiação ao Podemos já visando entrar para a disputa presidencial do ano que vem (relembre).

 

Na ocasião, Moro disse que se sente preparado para disputar o cargo. “Mesmo com o aumento do Auxílio Brasil, que representa um bom plano para o país, vêm junto jabutis como o calote a pagamentos de dívidas. Com tudo isso, as pessoas passam a acreditar que não há governo, ou futuro. Que estamos sozinhos, e que tudo é inútil”, disse. 

Fonte: Bahia Notícias
Com marcas de violência, idoso é encontrado morto no banheiro de casa em Cajazeiras
Foto: Divulgação

Um homem de 60 anos foi encontrado morto na casa onde morava, no bairro de Cajazeiras, na manhã desde domingo (14). De acordo com as informações preliminares da Polícia Civil da Bahia (PC-BA), o idoso tinha marcas de violência pelo corpo. A causa da morte será investigada.

 

Conforme divulgou o Portal G1, a vitima foi identificada como José Carlos do Santos. Ele teria sido encontrado já sem vida no banheiro da casa. Agora, familiares devem prestar depoimentos na  2ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa. 

Fonte: Bahia Notícias
Prefeitura e Unicef se reúnem para estabelecer parceria voltada a crianças e adolescentes
Fotos: Adam Vidal / Segov

Representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) se reuniram com a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, para apresentar o projeto #AgendaCidadeUNICEF, que visa fortalecer as políticas públicas para crianças e adolescentes, formando uma rede com oito capitais brasileiras.

 

A proposta da iniciativa para centros urbanos envolve ações em educação, inclusão socioprodutiva e proteção contra violência que serão adotados, inicialmente, nos bairros de São Caetano e Valéria, localidades com altos índices de violência e afetados pela pandemia, segundo mapeamento da Diretoria de Infância e Juventude da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).

 

A #AgendaCidadeUNICEF inclui estratégias de enfrentamento da exclusão escolar, fortalecimento dos sistemas de saúde e educação para primeira infância, redução do impacto da violência na vida de meninas e meninos e expansão de oportunidades para adolescentes e jovens. Até 2024, a instituição apoiará as cidades parceiras com cooperação técnica, metodologias, monitoramento e intercâmbio com outras iniciativas locais e globais.

 

“Além de todo o fortalecimento das políticas sociais, vamos trabalhar a educação, a inclusão socioprodutiva e o combate à violência. Para isso, precisamos contar com o apoio do Unicef. Essa troca de experiências é importante para entender como chegar nessas crianças. A cidade está disposta a construir esses novos caminhos com a parceria”, pontuou a vice-prefeita Ana Paula Matos.

 

Segundo o Unicef, a iniciativa propõe uma atuação em um território vulnerável da capital com a garantia de priorização de investimentos, implementando ações de qualificação e integração de serviços para crianças e adolescentes. Com isso, busca fortalecer a mobilização de serviços municipais e atores-chave, como adolescentes, famílias, sociedade civil, setor privado, mídia e agentes culturais, para a criação de soluções de enfrentamento de privações e violência que possam ser escalonadas, ajudando a garantir os direitos de meninos e meninas que vivem nas cidades.

Fonte: Bahia Notícias
Modalidade impressa do ENEM 2021 concentra maioria dos candidatos
Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil

Como ocorreu no ano passado, o  Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano também contará com duas modalidades de prova, a impressa e a digital. No entanto, diferente do ano anterior, nesta edição, as duas versões serão nas mesmas datas – 21 e 28 de novembro. Em 2021, o número de inscritos para o exame na modalidade presencial, é superior ao online. 

 

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em todo país, 3.109.762 de pessoas se inscreveram para o exame de 2021. Deste total, 3.040.871 pessoas optaram pela prova impressa e apenas 68.891, pela modalidade digital.

 

Conforme divulgou a Agência Brasil, no ano passado, em meio à pandemia, cerca de 70% dos inscritos não compareceram ao exame. A intenção do Inep  é de que, ano a ano, mais candidatos façam a prova no computador e que, até 2026, o Enem se torne totalmente digital.

 

Vale lembra que, da mesma forma que os candidatos do Enem impresso, os inscritos para o formato digital terão de ir até uma instituição estabelecida pelo Inep para realizar o exame em um computador. As máquinas terão acesso apenas à prova. Os candidatos também devem levar caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, pois a redação, no primeiro dia do exame, é feita manualmente.

 

Já no segundo dia de prova, os estudantes receberão folhas de rascunho para fazer, à mão, caso desejem, os cálculos das provas de matemática e ciências da natureza.

 

O MEC chegou a destacar facilidades da modalidade digital do exame. Dentre elas está a  marcação das questões feita em tela, não sendo preciso, portanto, preencher o cartão de respostas ao final da prova; é possível navegar entre as questões e marcar aquelas que ainda não estão preenchidas e fazer anotações em tela. O Inep disponibilizou um tutorial no Youtube.

Fonte: Bahia Notícias

Feira de Santana: Suspeito ‘abandona’ 20 kg de maconha ao notar presença na PM
Foto: Divulgação / SSP-BA

Pacotes que somados chegaram a 20 kg de maconha foram apreendidos em Feira de Santana. O material foi abandonado por um suspeito que fugiu ao perceber a presença da Polícia Militar na rua Alto do Paraíso, bairro de Feira IX, neste sábado (13). A apreensão foi feita por PMs da 65ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/ Feira de Santana).

 

De acordo com o comandante da unidade, major Joilson Lessa, as equipes faziam rondas na localidade quando perceberam que um homem correu. "Na fuga, ele abandonou um tablete de maconha. Os policiais seguiram na direção do suspeito e encontraram o resto do material", falou o oficial.

 

A droga apreendida foi levada para a Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) de Feira de Santana.

Fonte: Bahia Notícias

 

Fonte: Grupo Santo Antonio
Motorista é preso com carro roubado, revólver e CNH falsa em Santo Antônio de Jesus
Foto: Divulgação/ SSP

 

 

Um carro Honda HRV foi apreendido na praça Padre Matheus na quinta-feira (11). Dentro do veículo, com restrição de roubo, a polícia encontrou um revólver calibre 38 municiado, e uma CNH falsa. O motorista foi preso em flagrante.

 

De acordo com o coordenador da 4ª Coorpin, delegado Joaquim José Pereira de Souza, o automóvel foi identificado por meio de câmeras de segurança de residências vizinhas. “Apuramos que, naquela manhã, o veículo foi usado pelo suspeito em uma tentativa de sequestro, no bairro Vila Maria”, conta.

 

O suspeito estava portando revólver calibre 38 municiado e apresentava Carteira Nacional de Habilitação (CNH) adulterada. Ele foi autuado por porte ilegal de arma de fogo e munição, receptação, adulteração de sinal identificador de veículo e uso de documento falso. O homem está à disposição da Justiça.

Fonte: Bahia Notícias
OMS sugere que Europa volte a adotar restrições para conter Covid-19
Foto: Christopher Black / OMS

Preocupado com o aumento de casos da Covid-19 na Europa na última semana, o diretor de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), Michael Ryan, afirmou que alguns países estão em uma situação tão complicada que dificilmente não terão que voltar atrás nas medidas de flexibilização. 

 

Durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira (12), ele disse que a Europa tem uma transmissão intensa. “Quanto mais intensas as interações sociais e quanto mais ocorrerem em lugares não ventilados, sem uso de máscaras, maior será o risco, principalmente nos países de baixa cobertura vacinal”, afirmou.

 

Conforme divulgou o Portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, aproximadamente 2 milhões de novos casos de Covid-19 e 27 mil falecimentos em razão da doença foram relatados no continente, só na última semana. A quantidade de óbitos representa mais da metade de todas as mortes que ocorreram no mundo, nesse período.

 

Em relação à vacinação no mundo, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, destacou que o novo coronavírus está se espalhando, principalmente, nos países que possuem taxas de vacinação mais baixas, localizados na Europa Oriental. No entanto, também há crescimento de casos na parte ocidental do continente, mesmo em países que registraram boa adesão e estão entre os melhores do mundo em relação à cobertura vacinal. “As vacinas não substituem a necessidade de outras precauções. Não são vacinas ‘ou’, são vacinas ‘e’”, sinalizou. 

Fonte: Bahia Notícias

Na manhã de ontem, 12, o comando de Policiamento da Região Oeste, através de sua equipe da Seção de Valorização Profissional – SVP, realizou o evento Novembro Azul voltado os policiais masculinos da Região Oeste da Bahia.

Os Majores PM Fábio e França, estiveram presentes representando o comando. O evento contou com duas palestras, uma com a Dra. Bruna Gomes, Psicóloga/Sexóloga, com o tema “Homem que se cuida tem atitude. Valorize sua vida!”, e outra com o médico urologista Dr. Paulo Henrique Costa de Souza, com o tema “Saúde do homem e câncer de próstata.”

O evento contou ainda com música ao vivo, uma bela participação do cantor local Elias Camargo, sorteio de brindes e um delicioso almoço para os participantes.

Fonte: Ascom CPRO
Governo prepara empréstimo de R$ 15 bilhões para reduzir impacto

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estima que as contas de luz terão uma alta de 21,04% em 2022, número que considera uma média nacional de reajuste. Caso confirmado, o reajuste se soma a uma série de aumentos já vistos neste ano por conta da crise hídrica, que deixou o país sob ameaça de apagão e racionamento de eletricidade.
As contas de luz são reajustadas anualmente e variam conforme a distribuidora de energia. A principal causa do aumento apontado pela Aneel está nas medidas tomadas pelo governo para garantir o abastecimento de energia elétrica.
O governo acionou todo o parque de usinas termelétricas do país, um tipo de geração mais cara. Além disso, realizou um programa para reduzir o consumo de energia nos horários de pico, conta que acaba caindo sobre o consumidor.
"Nesse contexto, nossas estimativas apontam para um cenário de impacto tarifário médio em 2022 da ordem de 21,04%, quando avaliado todo o universo de custos das distribuidoras e incluídos esses impactos das medidas para enfrentamento da crise hídrica", diz um memorando da Aneel ao qual o GLOBO teve acesso e que foi assinado no dia 5 de novembro pela Gestão Tarifária da agência.
De acordo com dados do IBGE, a energia elétrica residencial já acumula uma alta de 19,13% neste ano.
Como o GLOBO já mostrou, o governo prepara um socorro de até R$ 15 bilhões para aliviar o caixa das distribuidoras de energia elétrica e evitar um “tarifaço” nas contas de luz em 2022 — ano de eleições presidenciais — causado pela alta dos combustíveis como o gás natural e o diesel.
Embora a conta não chegue para o consumidor no próximo ano, o movimento articulado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) vai representar um aumento na fatura nos anos seguintes.
A pedido do governo, o BNDES está sondando bancos para montar um novo empréstimo para distribuidoras de energia arcarem com os custos mais altos da geração de eletricidade.
De acordo com o memorando da Aneel, as melhores estimativas da Superintendência de Regulação dos Serviços da Geração, com base em dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) apontam para um déficit de custo acumulado até abril de 2022, da ordem de RS 13 bilhões.
Essa conta é gerada pela geração de energia por termelétricas e já considera a arrecadação da bandeira tarifária patamar escassez hídrica, criada em setembro por conta da crise. Essa bandeira representa um custo de R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora consumidos. Apenas esse déficit de custo frente à cobertura tarifária distribuidoras implica em um impacto tarifário médio de aproximadamente 6,37%.
O restante da conta está ligado a realização de um processo “simplificado” para contratação de termelétricas, o dólar alto e o IGPM que ainda reajusta alguns contratos.
Para tentar mitigar essa conta, o governo busca medidas, além do empréstimo para as distribuidoras. Entre as medidas, está a devolução aos consumidores de créditos tributários gerados por decisões judiciais que excluem o ICMS da base de cálculo do PIS/Cofins na conta de luz e a redução do serviço da dívida de Itaipu, prevista para se iniciar em 2022. Outra forma de reduzir as tarifas é a privatização da Eletrobras, com a qual o governo espera injetar R$ 5 bilhões nas contas de luz em 2022.

Fonte: CIPRV Barreiras
Governo prepara empréstimo de R$ 15 bilhões para reduzir impacto

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estima que as contas de luz terão uma alta de 21,04% em 2022, número que considera uma média nacional de reajuste. Caso confirmado, o reajuste se soma a uma série de aumentos já vistos neste ano por conta da crise hídrica, que deixou o país sob ameaça de apagão e racionamento de eletricidade.
As contas de luz são reajustadas anualmente e variam conforme a distribuidora de energia. A principal causa do aumento apontado pela Aneel está nas medidas tomadas pelo governo para garantir o abastecimento de energia elétrica.
O governo acionou todo o parque de usinas termelétricas do país, um tipo de geração mais cara. Além disso, realizou um programa para reduzir o consumo de energia nos horários de pico, conta que acaba caindo sobre o consumidor.
"Nesse contexto, nossas estimativas apontam para um cenário de impacto tarifário médio em 2022 da ordem de 21,04%, quando avaliado todo o universo de custos das distribuidoras e incluídos esses impactos das medidas para enfrentamento da crise hídrica", diz um memorando da Aneel ao qual o GLOBO teve acesso e que foi assinado no dia 5 de novembro pela Gestão Tarifária da agência.
De acordo com dados do IBGE, a energia elétrica residencial já acumula uma alta de 19,13% neste ano.
Como o GLOBO já mostrou, o governo prepara um socorro de até R$ 15 bilhões para aliviar o caixa das distribuidoras de energia elétrica e evitar um “tarifaço” nas contas de luz em 2022 — ano de eleições presidenciais — causado pela alta dos combustíveis como o gás natural e o diesel.
Embora a conta não chegue para o consumidor no próximo ano, o movimento articulado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) vai representar um aumento na fatura nos anos seguintes.
A pedido do governo, o BNDES está sondando bancos para montar um novo empréstimo para distribuidoras de energia arcarem com os custos mais altos da geração de eletricidade.
De acordo com o memorando da Aneel, as melhores estimativas da Superintendência de Regulação dos Serviços da Geração, com base em dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) apontam para um déficit de custo acumulado até abril de 2022, da ordem de RS 13 bilhões.
Essa conta é gerada pela geração de energia por termelétricas e já considera a arrecadação da bandeira tarifária patamar escassez hídrica, criada em setembro por conta da crise. Essa bandeira representa um custo de R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora consumidos. Apenas esse déficit de custo frente à cobertura tarifária distribuidoras implica em um impacto tarifário médio de aproximadamente 6,37%.
O restante da conta está ligado a realização de um processo “simplificado” para contratação de termelétricas, o dólar alto e o IGPM que ainda reajusta alguns contratos.
Para tentar mitigar essa conta, o governo busca medidas, além do empréstimo para as distribuidoras. Entre as medidas, está a devolução aos consumidores de créditos tributários gerados por decisões judiciais que excluem o ICMS da base de cálculo do PIS/Cofins na conta de luz e a redução do serviço da dívida de Itaipu, prevista para se iniciar em 2022. Outra forma de reduzir as tarifas é a privatização da Eletrobras, com a qual o governo espera injetar R$ 5 bilhões nas contas de luz em 2022.

Fonte: CIPRV Barreiras

Na manhã de ontem, sexta-feira, 12, policiais da CIPRv/Barreiras, intensificaram o policiamento ostensivo rodoviário na rodovia BA 447 que liga os municípios de Barreiras e Angical.

Durante a operação, veículos de transporte particular e público foram abordados e revistados, resultando na remoção de 06 veículos e mais de 15 notificações por infrações de trânsito.

A intensificação de policiamento na referida rodovia visa coibir a prática de infrações e delitos, bem como a prática de transporte clandestino a fim de garantir a segurança de todos que por ali venham a transitar.

Fonte: CIPRV Barreiras

A Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito, através da Cootrans está realizando alterações nos semáforos da cidade. A partir deste sábado (13), das 00h às 05h os semáforos passarão a funcionar de maneira intermitente (com o sinal piscando em amarelo), exceto, em frente ao Centro de Abastecimento de Barreiras – CAB, nas avenidas ACM e Clériston Andrade, bem como nos cruzamentos das extremidades da Praça Castro Alves. Com isso, motoristas e pedestres devem ficar atentos às mudanças.

De acordo com o secretário Júnior Sampaio, “o objetivo é evitar que os condutores fiquem parados aguardando a abertura do sinal, ficando assim exposto ao risco de abordagens indesejadas, o que pode colocar em risco sua segurança e dos demais ocupantes do veículo”, pontuou.

Fonte: Dircom PMB
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |