Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

A Bahia ultrapassou a marca de 10 milhões de vacinados contra a Covid-19 com a primeira dose ou dose única. As 10.032.526 pessoas que receberam o imunizante representam 78,79% da população com 12 anos ou mais, equivalente a 12.732.264.

Os dados são da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), que ainda informa que realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas.

Fonte: :BNEWS



Na manhã desta quinta-feira (30), encerrando as atividades do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, o Núcleo Evangélico do 17º Grupamento de Bombeiros Militar realizou um Culto Ecumênico e café da manhã na sede da unidade.



O culto que foi conduzido pela major Reijane e sargento Carmem, no louvor cabo BM Evandro, reflexão com a pastora Edna no livro de Salmos 103:3 É Ele que sara todas as tuas iniquidades, quem sara todas as tuas enfermidades O objetivo da cerimônia foi prevenir e esclarecer aos militares do Grupamento sobre a campanha do Setembro Amarelo, foram realizadas leituras sobre a valorização à vida, à saúde mental e à espiritual, encerrando as atividades voltadas à prevenção ao suicídio.

Fonte: 17º GBM

Com o objetivo de auxiliar a sociedade no enfrentamento à violência contra as mulheres, a Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, lançou nesta quarta-feira (29), o Guia de Políticas de Proteção às Mulheres de Barreiras. O material orientativo apresentado na sede do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), foi desenvolvido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), em parceria com o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), Secretaria de Saúde, Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), Ronda Maria da Penha e Defensoria Pública.

A cartilha conta com orientações, telefones de instituições representativas e protetivas, composição da Rede de Proteção para a mulher e, o passo a passo para ter acesso à Rede Pink. No guia de orientações traz também dados da violência contra as mulheres em 2020, onde a Ronda Maria da Penha verificou 3.745 ocorrências e 16 prisões. Na abertura do evento, a presidente do Conselho e secretária de Assistência Social e Trabalho, Karlúcia Macêdo, destacou que a violência contra a mulher é uma das principais formas de violação de Direitos Humanos no mundo, e o Guia de Proteção às Mulheres busca orientar toda a sociedade sobre seus direitos e principalmente, onde denunciar os agressores.



“As políticas públicas de proteção às mulheres contribuem na prevenção ao feminicídio, dessa maneira, esse guia elaborado a várias mãos irá ajudar e orientar toda população sobre essa prática de violência, principalmente contra as mulheres. Agradeço a participação de todos neste evento e das instituições parceiras na elaboração deste Guia. Essa é uma campanha que precisamos levar para todos”, pontuou Karlúcia Macêdo.

Conforme o vice-prefeito, Emerson Cardoso, a Rede de Proteção às Mulheres é instruída para articular serviços públicos com ações coordenadas através das políticas públicas desenvolvidas no município com instituições parceiras. “A Prefeitura de Barreiras sempre esteve à frente dessa causa que é a valorização da mulher, para isso, várias políticas públicas são desenvolvidas pela Secretaria de Assistência Social e demais Secretarias visando o desenvolvimento de estratégias efetivas de prevenção à violência e de construção e promoção da autonomia da mulher. Tenho certeza que esse Guia de Políticas de Proteção às Mulheres de Barreiras irá contribuir no direcionamento e na assistência”, comentou Emerson Cardoso.|

O evento contou ainda com a presença da primeira-dama Marisete Bastos; delegada da DEAM, Drª Marília Durães; defensora pública, Drª Laís Daniele; coordenadora da Ronda Maria da Penha, Ten. Nina; coordenadora do CREAS, Tatiara Lívia; coordenadora do CRAM, Kharola Mesquita; Ten. Maria Aparecida Gomes, representando o 4ºBEC; o procurador geral do município, Dr. Túlio Vian; chefe de gabinete, Jeferson Barbosa; presidente da OAB, Alessandro Brandão, a conselheira municipal dos Direitos da Mulher, Lily Castilho; ainda representantes do Conselho Tutelar, Instituições, secretários e demais coordenadores municipais.  

Fonte: DIRCOM/PMB

Uma operação resgatou 53 trabalhadores em situação de trabalho escravo no município de Xique-Xique, no sertão baiano. Os trabalhadores estavam submetidos a condições subumanas na extração de folhas e pó da carnaúba, palmeira espinhenta, plantas típicas do Nordeste. As plantas são matérias-primas para diversas atividades.

Os empregadores firmaram um termo de ajuste de conduta, se comprometendo a pagar as verbas rescisórias dos trabalhadores, calculadas em R$170 mil, e a indenizar a sociedade em R$210 mil. A operação teve início no último dia 22 e foi encerrada nesta quarta-feira (29). O resgate dos trabalhadores rurais foi realizado pelo Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM), que integra a estrutura do Ministério do Trabalho do Governo Federal e contou com a participação de representantes da Polícia Federal (PF), da Defensoria Pública da União (DPU), do Ministério Público Federal (MPF), além do Ministério Público do Trabalho (MPT). A subprocuradora-geral do trabalho Edelamare Melo, informou que o ajuste de conduta garantiu os pagamentos devidos aos 53 trabalhadores, além de recursos para indenização à sociedade.

“O dano moral coletivo deverá ser revertido diretamente para a Organização Internacional do Trabalho (OIT) investir na ampliação do Projeto Àwúre, que desenvolve ações de prevenção e enfrentamento ao trabalho escravo”, afirmou Edelamare Melo. Ela informou ainda que os resgatados já retornaram para suas cidades de origem, nos estados do Piauí e do Ceará. Apenas uma resgatada era residente na localidade. “Por causa da origem dos trabalhadores, os recursos do dano moral coletivo serão empregados em ações do projeto nos estados do Piauí, Ceará e também do Maranhão”, completou. O projeto dedica-se a fortalecer social e economicamente populações tradicionais, de periferias, especialmente comunidades quilombolas, de terreiros, indígenas, juventude negra e comunidades LGBTQIA+ promovendo o trabalho decente, o enfrentamento ao trabalho infantil e a prevenção e resposta à violência sexual, ao racismo e ao sexismo.

De acordo com a equipe de fiscalização, em uma frente de trabalho localizada na Comunidade de Saco dos Bois foram resgatados 43 trabalhadores, todos oriundos do Ceará. Já em outra frente, na Comunidade de Pedra Vermelha, foram encontrados mais dez trabalhadores, todos do Piauí. Todos estavam alojados em galpões, alpendres, casas inacabadas e casas de moradores locais, que não apresentavam condições de habitabilidade e conforto. Em um dos alojamentos, não havia nem cobertura e proteção lateral contra intempéries, os alimentos eram acondicionados em sacos e depositados diretamente no chão e as refeições eram preparadas sobre tijolos. Não havia qualquer estrutura para a lavagem das roupas, o que obrigava os trabalhadores a lavar as roupas de cócoras, sob o sol, em lugar improvisado.

Sete dos resgatados, entretanto, sequer dispunham de alojamento e pernoitavam no meio do mato, embaixo de árvores, sobre pedaços de palha e panos velhos no chão, ou então, utilizando redes próprias penduradas em galhos. Além disso, nos locais encontrados ou nas frentes de serviço não havia instalação sanitária, chuveiro, lavatório ou lavanderias. Todos os empregados resgatados terão direito a três parcelas do Seguro-Desemprego do Trabalhador Resgatado, emitidas pelos auditores-fiscais do trabalho e foram encaminhados aos órgãos municipais de assistência social das respectivas cidades para atendimento prioritário. A Comissão de Erradicação do Trabalho Escravo da Bahia (Coetrae/BA) foi acionada para articular o acolhimento dos trabalhadores resgatados nas cidades de origem.

Fonte: Bahia Notícias



O Colégio CMO iniciou neste ano letivo a parceria com o Programa da Escola da Inteligência, idealizada pelo Dr. Augusto Cury. A proposta envolve professores, família e alunos visando o desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais para os desafios do século XXI. Nesta quarta-feira (29/09/2021), a escola recebeu a consultora pedagógica do programa, Bruna Miranda, para uma série de atividades. Pela manhã houve um encontro com a equipe gestora para um feedback inicial das ações ocorridas no 1º semestre.

Na sequência foi realizado um bate papo com os alunos do Ensino Médio sobre Projeto de Vida. A programação ainda contou com um encontro da equipe de colaboradores de diversos setores da escola para reforçar as propostas e objetivos do programa. Por fim a consultora promoveu um Workshop com a gestão e professores do colégio CMO, destacando a importância de emoções saudáveis no contexto profissional.

Segundo a Diretora Bernardete Klein, “o programa Escola da Inteligência foi muito bem recebido pelos alunos e equipe escolar. Para nós, do CMO, é uma satisfação poder promover oportunidades para que nossos alunos expressem e gerenciem suas emoções. Nosso objetivo maior é colaborar para que tenhamos crianças e adolescentes cada vez mais saudáveis emocionalmente”.

Fonte: Redação do Blog do Sigi Vilares

Fonte: JOVEM PAN

Fonte: JOVEM PAN

Um acidente envolvendo um caminhão, um ônibus e uma van, deixou pelo menos 12 mortos e 22 feridos na noite desta quarta-feira (29), na BR-101, no distrito de Mundo Novo, na cidade de Eunápolis, no sul da Bahia.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu no Km 703, por volta das 20h. O caminhão bitrem que carregava eucalipto ia em direção a Itabuna. Em uma curva, o ultimo vagão do veículo tombou, desprendeu e rodou na pista. O vagão estava com as toras de eucalipto e atingiu o ônibus e a van, que seguiam no sentido contrário da pista. O ônibus fazia a linha Itacaré/Porto Seguro, já a van ia para Itabuna. O motorista do caminhão fugiu do local, sem prestar socorro às vítimas.

Ainda segundo a polícia, entre as vítimas estão os motoristas do ônibus e da van, e uma criança, que não teve idade divulgada. A única vítima identificada até esta manhã foi o condutor do ônibus, Leandro Assunção.

Outras 22 pessoas ficaram feridas, sendo que seis delas estão em estado grave. Algumas vítimas foram levadas para o Hospital Regional de Eunápolis e outras encimanhadas para o Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro. Uma delas está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Veja vídeo:

Fonte: BNEWS

Ontem, quarta-feira, 29, a CIPT Oeste participou de uma instrução para a utilização do Sistema de Gestão Policial, ministrada pelo major Beck, do CPRO, no auditório da AIBA, no bairro Morada Nobre, em Barreiras.

A ferramenta será utilizada para facilitar e dinamizar a alimentação de informações pertinentes ao serviço policial militar.

Fonte: RONDESP Oeste

Amanhã, sexta-feira (1º), a partir das 7h, a Embasa e o Instituto Caturama promoverão uma mobilização para coleta de óleo usado na região do centro comercial de Barreiras. Será montado um espaço fixo do projeto “Se Ligue no Óleo”, em frente ao Centro de Abastecimento de Barreiras (CEB), com profissionais e voluntários sensibilizando para a destinação final correta do óleo de fritura utilizado no preparo dos alimentos. Os mobilizadores também percorrerão a área para entrega de material educativo em restaurantes, lanchonetes ou quiosques de venda de lanches. Na oportunidade, será entregue material educativo com foco na destinação correta do óleo de cozinha e do uso correto da rede de esgotamento sanitário.

O presidente do Instituto Caturama de Sustentabilidade, Franco Porto, explica que a mobilização tem o objetivo de aumentar a quantidade de óleo de fritura coletado, que será destinado para a reciclagem, especialmente na produção de sabão artesanal. “A feira livre é um local central, por onde passam pessoas que cozinham em casa e, que, por desconhecimento, podem estar jogando fora o óleo de fritura pela pia na rede de esgoto ou nas fossas”, afirma, ao justificar a escolha da mobilização. Para o gerente da área de esgotamento sanitário da Embasa, Vagner Pereira, este mesmo óleo, ao ser descartado de forma irregular no sistema de esgotamento sanitário aumenta o número de obstruções, causando transtornos com o extravasamento do esgoto na via pública, além de contaminar os recursos hídricos da região.

Fonte: assessoria de comunicação da EMBASA

Fonte: Grupo Santo Antonio

A família do médico Júlio César de Queiroz Teixeira, que foi morto enquanto fazia um atendimento em seu consultório pediátrico no município de Barra, na semana passada, contestou o resultado da investigação do crime.

Em nota enviada à imprensa, a família reconhece a eficácia do trabalho de investigação da Polícia Civil, que prendeu dois homens acusados de terem cometido o assassinato nesta terça-feira (28), mas questiona a elucidação do caso, já que o mandante ainda não foi preso.

A família também critica a declaração do delegado Ernandes Reis Santos Júnior, coordenador da 14ª Coorpin/Irecê, que afirmou que o autor dos disparos revelou que a motivação do crime teria sido por causa de um assédio cometido pelo médico a esposa do mandante do assassinato.

“Neste sentido, a família do médico Júlio César de Queiroz Teixeira vem a público reiterar a confiança no trabalho da Polícia Civil e, ao mesmo tempo, solicitar a retificação da nota de forma que ela expresse a veracidade do atual momento das investigações”, diz um trecho do comunicado.

Na madrugada desta terça-feira (28), o condutor da motocicleta utilizada no dia do crime acabou preso. Nesta segunda-feira (27), o responsável pelos disparos foi detido pela polícia.  

Fonte: Bahia Notícias

O governador Rui Costa (PT) voltou a comentar, durante edição do programa Papo Correria na noite desta terça-feira (28), que pretende criar, à medida que a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 for avançando, uma espécie de carteira estadual de vacinação. 

A proposta, que deve contar com um aplicativo para ser baixado nos celulares, deverá ser lançado em conformidade com os municípios. O gestor não apontou prazos para a efetivação da proposta. 

No Brasil, quem tomou a vacina a partir de janeiro, durante a campanha do Programa Nacional de Imunizações (PNI), pode consultar o status da imunização por meio do Conecte SUS, aplicativo oficial do Ministério da Saúde.

A prefeitura de Salvador também anunciou detalhes da sua carteira de vacinação digital. Segundo o prefeito Bruno Reis, a ferramenta permitirá maior facilidade para o cidadão comprovar o estado do seu processo de vacinação.

Fonte: Bahia Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio

Em São Desidério, a Campanha de Vacinação Antirrábica, realizada pela Prefeitura por meio da Vigilância Epidemiológica, desde 20 de agosto, foi concluída nesta segunda 27 de setembro e totalizou 7.810 animais vacinados em todo o município, superando a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, de 7.310.



No sábado, 25, foi realizado o Dia D da campanha na sede, que teve um saldo de 992 animais vacinados. Por meio de rotas pré-determinadas nos povoados e distritos, as equipes de vacinação passaram de casa em casa aplicando as doses gratuitas em animais a partir de 03 meses de idade.



“Graças a Deus e ao esforço das equipes da Vigilância, mais uma vez superamos a meta predefinida pelo Ministério da Saúde”, destacou a diretora da Vigilância em Saúde, Luzeni Alves.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de São Desidério

Na tarde dessa segunda-feira (27), a Secretaria de Saúde de Barreiras apresentou o Relatório do Quadrimestre Anterior – RDQA, no Plenário Aroldo Cavalcante, na Câmara de Vereadores. As assessoras técnicas, Maria Messias e Ivana Carinhanha, trouxeram dados importantes, além da aplicação dos recursos sobre a oferta de serviços, rede física prestadora de serviços do SUS e os indicadores de saúde da população de Barreiras. A apresentação do Relatório Quadrimestral foi aberta ao público e contou com a presença do vice-prefeito, Emerson Cardoso; da subsecretária de Saúde, Jamile Rodrigues; do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Gilvan Ferreira; dos vereadores Rider Castro; Dr. Sileno Cerqueira; Yure Ramon; Valdimiro José; Francisco Sobrinho e demais colaboradores da Secretaria de Saúde.

Até o segundo quadrimestre, o município aplicou R$ 36.950.236,78 em ações e serviços públicos de saúde que corresponde ao índice de 16,96%, sendo aplicado a mais R$ 4.285.652,44, considerando o valor executado e o limite constitucional. Em relação às despesas com o enfrentamento da COVID-19, até o segundo quadrimestre o município gastou com recursos próprios o valor de R$ 2.477.386,34.

Vale ressaltar que nesse quadrimestre, houve a ampliação da rede física prestadora de serviços do Sistema Único de Saúde – SUS, que era de 78 unidades de saúde, e agora são 133 unidades, comparando os estabelecimentos de saúde registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES, por tipos de gestão, no período de 2017 a 2021. Na Atenção Básica, atendimentos individuais, odontológicos, visitas e atendimentos domiciliares, atividades coletivas, dentre outros, resultaram em um total de 571.082 atendimentos. Já na urgência e emergência, foram 20.080 procedimentos nas modalidades: clínico, cirúrgico, com finalidade diagnóstica, dentre outras.

Já nos procedimentos clínicos e cirúrgicos foi registrado o aumento no faturamento de Autorização de Internação Hospitalar (AIH), que no segundo quadrimestre, foi de 2.138 quando comparado ao 1º quadrimestre, que foi de 637 procedimentos. Segundo a assessora técnica Maria Messias este avanço é muito importante, pois, a gestão vem intensificando no monitoramento de registro das produções feitas nos estabelecimentos de saúde. Dos 23 indicadores de saúde apresentados, ficaram evidenciados os avanços alcançados, sobretudo, na cobertura populacional estimada pelas equipes de Atenção Básica, ressaltando, a necessidade de fortalecer as ações e criar estratégias para melhorar outros indicadores até o final do exercício.

Para a assessora técnica Ivana Carinhanha, este momento é de muita importância. “É o momento para que a população avalie os serviços ofertados, os indicadores de saúde, como também, os recursos que vêm sendo aplicados na manutenção e estruturação dos serviços públicos de saúde. Ressaltamos aqui o comprometimento das equipes na melhoria dos serviços e indicadores e o da gestão em proporcionar para a população uma Saúde cada vez mais humanizada”, enfatizou Ivana.

Fonte: Dircom/PMB

Na tarde dessa segunda-feira (27), a Secretaria de Saúde de Barreiras apresentou o Relatório do Quadrimestre Anterior – RDQA, no Plenário Aroldo Cavalcante, na Câmara de Vereadores. As assessoras técnicas, Maria Messias e Ivana Carinhanha, trouxeram dados importantes, além da aplicação dos recursos sobre a oferta de serviços, rede física prestadora de serviços do SUS e os indicadores de saúde da população de Barreiras. A apresentação do Relatório Quadrimestral foi aberta ao público e contou com a presença do vice-prefeito, Emerson Cardoso; da subsecretária de Saúde, Jamile Rodrigues; do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Gilvan Ferreira; dos vereadores Rider Castro; Dr. Sileno Cerqueira; Yure Ramon; Valdimiro José; Francisco Sobrinho e demais colaboradores da Secretaria de Saúde.

Até o segundo quadrimestre, o município aplicou R$ 36.950.236,78 em ações e serviços públicos de saúde que corresponde ao índice de 16,96%, sendo aplicado a mais R$ 4.285.652,44, considerando o valor executado e o limite constitucional. Em relação às despesas com o enfrentamento da COVID-19, até o segundo quadrimestre o município gastou com recursos próprios o valor de R$ 2.477.386,34.

Vale ressaltar que nesse quadrimestre, houve a ampliação da rede física prestadora de serviços do Sistema Único de Saúde – SUS, que era de 78 unidades de saúde, e agora são 133 unidades, comparando os estabelecimentos de saúde registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES, por tipos de gestão, no período de 2017 a 2021. Na Atenção Básica, atendimentos individuais, odontológicos, visitas e atendimentos domiciliares, atividades coletivas, dentre outros, resultaram em um total de 571.082 atendimentos. Já na urgência e emergência, foram 20.080 procedimentos nas modalidades: clínico, cirúrgico, com finalidade diagnóstica, dentre outras.

Já nos procedimentos clínicos e cirúrgicos foi registrado o aumento no faturamento de Autorização de Internação Hospitalar (AIH), que no segundo quadrimestre, foi de 2.138 quando comparado ao 1º quadrimestre, que foi de 637 procedimentos. Segundo a assessora técnica Maria Messias este avanço é muito importante, pois, a gestão vem intensificando no monitoramento de registro das produções feitas nos estabelecimentos de saúde. Dos 23 indicadores de saúde apresentados, ficaram evidenciados os avanços alcançados, sobretudo, na cobertura populacional estimada pelas equipes de Atenção Básica, ressaltando, a necessidade de fortalecer as ações e criar estratégias para melhorar outros indicadores até o final do exercício.

Para a assessora técnica Ivana Carinhanha, este momento é de muita importância. “É o momento para que a população avalie os serviços ofertados, os indicadores de saúde, como também, os recursos que vêm sendo aplicados na manutenção e estruturação dos serviços públicos de saúde. Ressaltamos aqui o comprometimento das equipes na melhoria dos serviços e indicadores e o da gestão em proporcionar para a população uma Saúde cada vez mais humanizada”, enfatizou Ivana.

Fonte: Dircom/PMB

Em mais uma etapa de obras realizadas através do Projeto Barreiras 100% Pavimentada, no Bairro Morada da Lua de Cima, a Prefeitura de Barreiras completa a pavimentação no bairro. Após conclusão das fases de sub-base e base, as equipes da Secretaria de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transportes conclui, nesta semana, a pavimentação asfáltica com o revestimento à base de concreto betuminoso usinado à quente – CBUQ, nas Ruas: Ulisses Guimarães, Cajazeira, da Alegria, Brilho do Sol e Afonso Machado.

Além da alegria em ver essas ruas asfaltadas, a moradora da Rua Brilho do Sol, Daiara de Oliveira, relata os benefícios para a saúde de todos após essa conclusão de pavimentação no bairro. “Já caí várias vezes ao tentar entrar em casa em época de chuva, era um transtorno. Minhas filhas sofriam muito com a poeira e hoje ver toda essa estrutura nos deixa muito felizes, porque além da facilidade e segurança em trafegar por essas ruas, a saúde melhora muito. Realmente é um alívio ver essas ruas pavimentadas”, relatou.

Desde 2018, que a Prefeitura de Barreiras realiza investimentos na infraestrutura dos bairros Morada da Lua de Cima e de Baixo. Nos bairros já foram realizadas várias intervenções estruturais como a macrodrenagem, asfaltamento e calçamentos em bloquetes, além da construção da Unidade de Saúde Gláucia Gomes de Oliveira Aguiar, Escola Municipal Celso Barbosa dos Santos e a construção de mais uma Unidade de Saúde em andamento na Morada da Lua de Cima.

As intervenções do Barreiras 100% Pavimentada segue nos bairros Maria Percilia, loteamento Rio Grande, Nova Conquista, Morada Nova e ainda na construção da Avenida Enock Ismael. Para o prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, essas intervenções fazem parte do objetivo da gestão, executadas com recursos próprios do município, que é pavimentar toda cidade, garantindo mais qualidade de vida para todos.

“Com planejamento e gestão, seguimos com o compromisso de mudar a qualidade de vida da nossa população. As obras na cidade continuam em todo município, além da Morada da Lua de Cima que recebe mais essa intervenção, seguimos com obras na área da saúde, educação, cultura, meio ambiente, agricultura, assistência social e infraestrutura. Nosso planejamento é alcançarmos toda cidade com cem por cento de pavimentação, com fé em Deus. Aqui na Morada da Lua de Cima, após a pavimentação, serão executados também a implantação de sarjetas e meio-fio”, destacou o prefeito, Zito Barbosa.

Fonte: Dircom/Barreiras
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |