Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Publicidade

O Campeonato Municipal de Futebol da Primeira Divisão de Luís Eduardo Magalhães inicia hoje, dia 13 de abril. E os jogos jogos começam às 15h, no Estádio Municipal Coronel Aroldo, no bairro Conquista, com o confronto entre o atual campeão da competição, o Santa Cruz, e o Aston Villa (atual campeão da Segunda Divisão do Campeonato). Logo depois, às 17h, o ARD Apolinário enfrenta a equipe do Palmeirinhas.

O Municipal de Futebol é a maior competição amadora da região Oeste da Bahia, reunindo um total de 16 equipes, e em 2024 terá uma premiação no valor de R$ 33 mil, além de troféus e medalhas. O Campeonato é uma realização da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes, por meio de convênio com a Liga Desportiva.

Jogos de abertura:
- 15h Santa Cruz x Aston Villa;
- 17h ARD Apolinário x Palmeirinhas.

Fonte: SECOM, prefeitura de LEM

6479db7e-43ef-4376-bb5f-12666994957b

2c3912c7-0338-4a8e-a472-2ebe9f26d73e

074168dd-a838-490e-a6d4-ed26ffa1af59

0b981729-0301-4b14-9c16-08742a483d46

40e2e0c0-74e4-491c-a220-d9db6170c217

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através de parceria entre as secretarias municipais de Sustentabilidade e Infraestrutura e Urbanismo, entregou à comunidade do bairro Mimoso 1, nesta quinta-feira (11), o terceiro Ecoponto do município.

No local, a população ao entorno pode realizar a entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (resíduos da construção civil), resíduos recicláveis, como plástico, papel, papelão e vidro, além de resíduos domésticos especiais, como pilhas e baterias.

A iniciativa tem como objetivo combater o descarte irregular de resíduos sólidos, promover a reciclagem e dar suporte ao aterro sanitário municipal, além de trazer mais facilidade aos pequenos geradores de resíduos​.

Fonte: SECOM, Prefeitura de LEM

Nos dias 09 e 10 de abril, a 84ª CIPM realizou um Ciclo de Palestras na Escola Municipal Profª Cleonice Lopes.

As palestras foram proferidas pela Sd PM Sayonara e no dia  09/04 foi ministrada para turmas do 7º e 8º anos do Ensino fundamental, dos turnos matutino e vespertino, com Tema: Segurança, Educação e Prevenção : Como manter o ambiente escolar mais seguro e abordou assuntos como violência, bullyng, ato de  indisciplina e ato infracional, sob a perspectiva do Estatuto da Criança e do Adolescente.

No dia 10/04/2024, as Palestras foram ministradas nos dois turnos para as turmas do 4º, 5º e 6º anos, e tiveram como tema: Respeito na escola, abordando a importância do respeito as regras para uma convivência harmoniosa dentro e fora do ambiente escolar.

Fonte: 4ª CIPM/ASCOM



O município de Luís Eduardo, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, promove no dia 25 de abril, às 19h, no auditório da Prefeitura, a palestra do economista George Lelis, com o tema: “Estratégias de Gestão Financeira para Empreendedores”.

A atividade gratuita faz parte da série: ‘Amigo Empresário: cuidando do comercio’ com o apoio da CDL de Luís Eduardo Magalhães e da ACELEM. As vagas são limitadas, e as inscrições podem ser realizadas na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Mais informações pelo contato: 77 99855-9114

Palestrante
George Lelis é economista formado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), com mais de 15 anos de experiência na área. Tem especialização em Gestão Pública, Orçamento e Finanças pela FTC e é mestre pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).

Fonte: SECOM, prefeitura de LEM

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães realiza hoje, dia 13 de abril, o “Dia D” da Campanha de Vacinação da Gripe/Influenza, das 8h às 16h, em todas as salas de vacinação do município. Para se imunizar, basta comparecer a uma unidade de saúde, portando um documento com foto e a comprovação de pertencimento ao grupo prioritário ao qual se enquadra.

A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade, por isso, a vacinação é considerada a melhor estratégia para prevenção. A dose da Influenza ajuda a reduzir a circulação do vírus da gripe e evita o agravamento de doenças como pneumonia, sinusite e até problemas cardíacos, principalmente em crianças, idosos e portadores de doenças crônicas.

Confira quem pode se vacinar:
- Idosos;
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
- Gestantes e puérperas;
- Trabalhadores da saúde
- Professores;
- Pessoas com doenças crônicas;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Profissionais das forças de segurança e salvamento;
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbano e de longo curso;
- Caminhoneiros.

Unidades com a vacina
Ida Klein; Luis Gustavo Rosa; Moacir Marchesan; Mimoso I; Luis Yoshio Shirabe; Paulo Rodolfo; Jardim das Acácias; Vereda Tropical; Jardim das Oliveiras; Alessandra Hillmann; Antonio Carlos Faedo; Nair Idite; Oscar Doerner; Oswaldo Cruz e Conquista.

Fonte: SECOM, prefeitura de LEM

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou, nesta sexta-feira (11), maioria de votos para ampliar o alcance do foro privilegiado. O presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, votou pela manutenção da prerrogativa de foro em casos de crimes cometidos no cargo e em razão dele, mesmo após a saída da função. O julgamento, entretanto, voltou a ser suspenso por um pedido de vista do ministro André Mendonça.

Em seu voto, Barroso concordou com o argumento do relator, ministro Gilmar Mendes, de que o envio do caso para outra instância quando o mandato se encerra gera prejuízo. “Esse sobe e desce processual produzia evidente prejuízo para o encerramento das investigações, afetando a eficácia e a credibilidade do sistema penal. Alimentava, ademais, a tentação permanente de manipulação da jurisdição pelos réus”.

Além de Barroso e de Gilmar Mendes, já haviam votado pela ampliação do alcance do foro privilegiado os ministros Dias Toffoli, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Flávio Dino. Barroso chegou a pedir vista para analisar melhor os autos e, por esse motivo, o julgamento foi retomado nessa sexta-feira.

Mesmo com o novo pedido de vista, de André Mendonça, os demais ministros da Corte têm até as 23h59 do dia 19 de abril para votar, caso queiram.

Entenda

A ampliação do alcance do foro especial foi proposta por Gilmar Mendes em resposta a um habeas corpus do senador Zequinha Marinho (Podemos-PA). O parlamentar é suspeito de ter exigido, a servidores de seu gabinete, o depósito de 5% de seus salários em contas do partido, prática conhecida como rachadinha.

"Considerando que a própria denúncia indica que as condutas imputadas ao paciente foram praticadas durante o exercício do mandato e em razão das suas funções, concedo ordem de habeas corpus para reconhecer a competência desta Corte para processar e julgar a ação penal", decidiu Gilmar Mendes em seu voto. 

O crime começou a ser investigado em 2013, quando Marinho era deputado federal. Depois disso, ele foi eleito vice-governador do Pará e, em seguida, senador, cargo que ocupa atualmente. Ao longo desse período, o processo foi alternado de competência, conforme o cargo que Marinho ocupava.

O parlamentar defende que o caso permaneça no Supremo, uma vez que recuperou o foro privilegiado ao ter se elegido para o Congresso Nacional novamente.

Fonte: Agência Brasil

Referência no segmento agrícola em diferentes cenários, o oeste baiano segue em destaque no segmento da produção de grãos com 89,9% da produção estadual e 3,3% do montante nacional. Os dados do Núcleo de Agronegócios da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), revelam a soma de 9,64 milhões de toneladas de soja e milho produzidos na Safra 2022/23. A projeção para a Safra 2023/24 é que haja variação de – 9,33% no total produzido destes grãos, sendo um total de 8,74 milhões de toneladas cultivadas, em função das adversidades climáticas e fitossanitárias enfrentadas pelos produtores rurais da região.

O PIB do agronegócio baiano, totalizou R$ 88,66 bilhões em 2023 e fechou o ano com crescimento de 4,2% e participação de 21,1% na economia baiana, segundo a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). No último trimestre de 2023, verificou-se crescimento de 3,0%. Ações sustentáveis realizadas por agricultores do oeste baiano são apontadas como importantes contribuições na diferença e crescimento dos números.

“Hoje, a Bahia é um dos estados onde mais se aplica tecnologia agrícolas. Na região oeste, acredito que cerca de 90% das nossas áreas já utilizam o Sistema do Plantio Direto, um diferencial muito grande, e os veranicos não nos assustam mais. Além de dispor de solo, sol e água, fatores diferenciados e favoráveis à agricultura, aplicamos as melhores técnicas de plantio,  incremento de boas práticas agrícolas, alto investimento em tecnologia e maquinário, qualidade das sementes utilizadas na semeadura, e técnicas de manejo cada vez mais precisas, fatores que refletem positivamente no avanço das altas produtividades e o aproveitamento máximo de todos os recursos que envolvem a cadeia de produção”, ressalta o presidente da Aiba, Odacil Ranzi.

Investimentos que fazem a diferença no resultado da produção de estados e municípios com maiores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), Produto Interno Bruto (PIB), crescimento populacional e geração de empregos e renda. No ranking de produção nacional da soja e milho, a Bahia detém a sétima colocação, apesar da variação de -16% na quantidade de grãos produzidas em relação à safra anterior. Um exemplo disso é o PIB, em que na escala nacional, a Bahia representa 4% do montante, e a nível estadual, o oeste baiano corresponde a 10%. Já na participação total, 44% do PIB agropecuário da Bahia é derivado da atividade praticada em sete principais municípios produtores de soja e milho no oeste baiano: São Desiderio, Formosa do Rio Preto, Barreiras, Correntina, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves e Jaborandi. São Desiderio e Formosa do Rio Preto ganham destaque também no ranking nacional ocupando posições entre os 10 principais municípios que alavancam o PIB no setor agropecuário.

A produção de grãos está diretamente ligada aos altos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). Os municípios que obtiveram as maiores produções de soja e milho no Oeste da Bahia, também apresentaram os maiores índices de IDH Municipal, e acima da média estadual. Barreiras e Luís Eduardo Magalhães estão entre os dez IDH’s mais altos do estado.

Outro índice com reflexo do agronegócio é o de geração de emprego e renda. Em 2023, a Bahia gerou 71.924 empregos formais, e Barreiras e Luís Eduardo Magalhães lideram isoladamente o ranking de municípios com maior densidade populacional do extremo oeste baiano. Luís Eduardo Magalhães, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), ocupou o 10º lugar na geração de empregos no estado em 2022 e em 2023, ficou na 8ª posição do ranking estadual, com 3.313 novos postos de trabalho criados, como parte das 131,6 mil novas vagas de emprego em toda a Bahia no mesmo período. Já em Barreiras, foram geradas 2.346 novas vagas com carteira assinada, registrados de janeiro a outubro de 2022.

“São mais empregos e renda gerados em torno do agro com a vinda dos agricultores e de empresas de máquinas, insumos e de outros segmentos. A economia é uma engrenagem, um setor depende do outro e as cidades crescem, precisa de mais profissionais e tudo é em função da agricultura uma atividade essencial que nesses últimos 40 anos no Oeste da Bahia tem sido fundamental para a economia. Eu tenho 70, 80 empregos diretos na fazenda, então são cerca de 70, 80 famílias, o que dá em torno de 300, 400 pessoas. E esse dinheiro vai para o comércio local. Essa que é a grande questão, às vezes olhamos o número específico do agro, mas não se sabe o que ele gera de emprego e renda para toda a região. As pessoas dos grandes centros do Brasil, precisam entender o que esse setor produz e gera de renda para a economia e desenvolvimento do país”, avalia o produtor rural Douglas Orth. Os altos números da produção agrícola comprovam que o segmento está cada vez mais impulsionando os índices positivos e o desenvolvimento da região Oeste da Bahia.

Além da Aiba, instituições como a Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa), Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Sindicato dos Produtores Rurais (SPR) e o Senar, disponibilizam mais de 4 mil treinamentos em diferentes temáticas para qualificação profissional. O resultado desses investimentos se converte em números. São mais de 72 mil capacitados e 150 envolvidos diretamente.  Desde 2022, a Abapa está conveniada ao Ministério da Agricultura (Mapa), para ministrar treinamentos de coordenador e executor de aviação agrícola no Oeste da Bahia. Essa aliança não apenas demonstra a complementaridade entre os setores rural e urbano, mas também reflete um compromisso conjunto em promover a qualidade e a sustentabilidade em todos os aspectos da agricultura, seja alimentar, econômica ou social.

Fonte: Ascom Aiba

Última etapa da fibra antes da comercialização para as indústrias têxteis, o trabalho de classificação tem sido fundamental para separar e atestar a qualidade do algodão da Bahia, definindo para onde e para quem a fibra será negociada. Os produtores levaram para o Centro de Análise de Fibras, localizado em Luís Eduardo Magalhães, um total de 3,55 milhões de amostras na safra 2022/23, um aumento de 25,5% em relação ao ciclo anterior. Os dados foram divulgados neste início de abril, pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), depois de consolidado o relatório do volume de fibra analisada ao longo deste ciclo produtivo.

O gerente do Centro de Análises de Fibras da Abapa, Sérgio Brentano, explica que a eficiência do trabalho operacional no laboratório tem sido fundamental para garantir o atendimento aos produtores. “O laboratório é reconhecido pelo seu alto nível técnico, com entrega de resultados confiáveis e satisfatórios aos cotonicultores e usinas. “Houve um volume expressivo de amostras entregues no laboratório, com pico de até 40 mil em um único dia, o que demonstra o interesse cada vez maior dos produtores rurais na classificação da fibra”.

Considerado o maior da América Latina, o Centro de Análise de Fibras da Abapa tem a capacidade de analisar 25 mil amostras por dia e conta com uma equipe de 20 colaboradores efetivos, com o acréscimo de 100 novos profissionais contratados durante o período de safra para suprir a demanda das 56 usinas de beneficiamento e de 90 produtores da Bahia e da área de abrangência do Matopiba, que abrange também Maranhão, Tocantins e Piauí. As amostras são classificadas e separadas conforme características essenciais para o uso do setor têxtil, como comprimento, resistência, uniformidade, reflectância da fibra, dentre outras.

O presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi, explica que as condições favoráveis de clima e solo na produção proporcionam a qualidade do algodão na Bahia, que somam às boas práticas agrícolas exercidas pelos cotonicultores da região. “O laboratório central, em Brasília, valida e atesta essa qualidade ao conferir com precisão as análises realizadas pelo Centro de Análises da Abapa, que possuem mais de 99% de confiabilidade das amostras checadas, reforçando todo o trabalho de excelência desenvolvido ao analisar a fibra em território baiano”, afirma.

Fonte: Assessoria de imprensa Abapa

O Hospital do Oeste (HO), unidade vinculada ao governo estadual e administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) no município de Barreiras, completará, no próximo mês de maio, dois anos de funcionamento da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON). Voltada à prestação de atendimentos de urgência e emergência a pacientes com câncer, a unidade já realizou mais de 4 mil atendimentos pelos oncologistas clínicos; mais de 1700 tratamentos quimioterápicos; e mais de 1800 tratamentos diversos, dentre eles a hormonioterapia. Atualmente, a UNACON trata em média 20 pacientes por dia, o que reforça a atenção pela saúde da população da região oeste da Bahia.

De acordo a enfermeira responsável pela UNACON, Renata Lopes, os agendamentos das consultas são realizados via Sistema de Lista Única do Governo da Bahia. “É importante lembrar que a unidade oferece atendimentos médicos nas diversas especialidades da Oncologia: Clínico, Urologia, Mastologia, Ginecologia e Cirurgia Oncológica. Vale destacar também que existe uma equipe multidisciplinar com farmacêutico, fisioterapia, nutrição, psicologia, assistência social e enfermagem, que já somam mais de 9500 atendimentos, além dos serviços de apoio”, reitera.

O grande desafio da Oncologia na região oeste era o deslocamento dos pacientes para grandes centros, como Salvador, São Paulo, Brasília ou Goiânia. “A implantação da UNACON foi estratégica e está surtindo efeitos positivos com a cura de centenas de pessoas nesses dois anos de funcionamento. A ideia é melhorar cada vez mais as estruturas e atendimentos para melhor atender os usuários do SUS. Os pacientes de Barreiras ou cidades próximas são acolhidos sem precisar fazer viagens desgastantes em uma difícil fase, que é o tratamento oncológico” destaca, Marina Barbizan, líder geral do HO.

“Sei da dificuldade que é viajar, doente, por horas. O cansaço e a dúvida, se vamos viver ou não… É horrível! Acompanhei minha irmã para tratamento oncológico em Salvador, graças a Deus ela se curou. Logo após, minha mãe também foi diagnostica e não venceu a batalha contra o câncer, porém a dor foi amenizada pelo fato dela ter sido tratada na UNACON de Barreiras, onde teve o apoio da família. Meses atrás descobri um câncer de mama e hoje estou na quarta sessão de quimioterapia, sendo acolhida por uma excelente equipe de profissionais”, depõe Zileide Silva Pianezzola, moradora de Barreiras.

Psicologia e Nutrição – O processo de diagnóstico e tratamento, na maioria dos casos, é complexo e causa transtornos físicos e mentais. “Ao chegar na UNACON é realizado um acolhimento para entender cada situação, ou seja, como o paciente está emocionalmente. Com isso, fornecemos orientações para um correto tratamento. É a chamada psicoeducação, através da qual orientamos o paciente e a família sobre a doença, trabalhamos a aceitação e ajudamos a organizar os pensamentos. Quem entende e aceita o processo possui mais chances de recuperação”, explica a psicóloga da UNACON Lidiane Santos.

Concomitante à psicoeducação existem os tratamentos individualizados que podem ser recomendados pelo médico, pela família ou até mesmo solicitado pelo paciente. Em muitos casos, os familiares também recebem acompanhamento psicológico. Os pacientes da UNACON também são orientados em relação a alimentação no período de tratamento. O acompanhamento nutricional é de acordo com cada diagnóstico.

A nutricionista Evelin Rafaela relata que “nos dias de tratamento, os pacientes recebem uma alimentação diferenciada. A quimioterapia é agressiva e algumas pessoas apresentam sintomas de efeitos colaterais e necessitam de uma dieta individualizada. Para os pacientes que precisam ficar internados, o cardápio é de acordo com suas necessidades e tolerâncias”, informa. (Ascom da UNACON)

Fonte: Ascom da UNACON

Fonte: Grupo Santo Antonio

Vacinação contra a Gripe continua disponível em Luís Eduardo Magalhães. A imunização acontece em todas as salas de vacinação do município, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h. Neste primeiro momento a vacinação é voltada para o público prioritário.

Confira quem já pode se vacinar:

- Idosos;
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
- Gestantes e puérperas;
- Trabalhadores da saúde
- Professores;
- Pessoas com doenças crônicas;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Profissionais das forças de segurança e salvamento;
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbano e de longo curso;
- Caminhoneiros.

Unidades com a vacina:

ESF Ida Klein;
ESF Luis Gustavo Rosa;
ESF Moacir Marchesan;
ESF Mimoso I;
ESF Luis Yoshio Shirabe;
ESF Paulo Rodolfo;
ESF Jardim das Acácias;
ESF Vereda Tropical;
ESF Jardim das Oliveiras;
ESF Alessandra Hillmann;
ESF Antonio Carlos Faedo;
ESF Nair Idite;
ESF Oscar Doerner;
ESF Oswaldo Cruz;
ESF Conquista.

Fonte: SECOM, Prefeitura de LEM

ec415689-015c-4c66-8d80-bfc827800610

395854ec-65c1-47fb-8941-8d999a0df793 

No último sábado, 30 de Março, Luís Eduardo Magalhães comemorou o aniversário de sua emancipação política com uma série de eventos incríveis, entre eles, o aguardado LEM RUN 2024. Esta corrida anual é um ímã para atletas e entusiastas do esporte de toda a região.

Em meio a momentos de pura emoção e superação, emergiu uma estrela: a radialista Keline Araújo, que brilhou intensamente ao conquistar o primeiro lugar na categoria de até 24 anos. Sua determinação e habilidade deixaram os espectadores extasiados, inspirando jovens atletas da cidade e além.

cfec14ad-cbbd-4ebd-a728-c3f88ea4dd93

Para Keline, o LEM RUN 2024 representou muito mais do que uma simples corrida. Foi um verdadeiro festival de união e espírito esportivo, onde pessoas de todas as idades e origens se reuniram para celebrar. "Parabéns a todos os participantes e vencedores por fazerem deste evento mais um sucesso memorável", declarou a vitoriosa.

Portanto, é com imenso orgulho que parabenizamos Keline Araújo por sua conquista notável e por representar tão bem a juventude atlética de Luís Eduardo Magalhães!

Fonte: Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares

Na quarta-feira, 27, por volta das 10h40, a guarnição de serviço na cidade de Cocos foi acionada por um senhor, gerente da Fazenda São Silvestre, relatando um furto de animais bovinos. Em diligências, encontraram uma carreta com 70 garrotes, aparentemente com defeito mecânico, próximo ao aterro sanitário da cidade.

O motorista alegou ter sido contratado por um indivíduo de Medina-MG, sem conhecimento do litígio sobre a fazenda. O reconhecimento da marca do ferro nos animais pelo senhor confirmou ser de sua propriedade. Diante dos fatos, todos os envolvidos foram conduzidos à delegacia de Cocos para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

Fonte: ASCOM/30ª CIPM

Em Barreiras, dois novos modernos ônibus passam a integrar a frota da Viação Cidade de Barreiras (VCB), que desde o ano passado vem fazendo a substituição de toda frota por ônibus climatizados com acessibilidade e sistema de monitoramento interno.

No total são 40 ônibus que compõem a frota da concessionária no transporte público municipal. Esses dois novos veículos, previstos para iniciar as atividades ainda esta semana, irão circular nas linhas 10, que faz a ligação entre o bairro Santo Antônio até Vila Nova, e 06, que faz a ligação entre os bairros Vila Rica e Vila Nova. A renovação, de acordo com o gerente da VCB, acontece gradativamente.

“Desde 2023 estamos renovando a nossa frota com essa perspectiva de garantir mais qualidade no transporte público e bem-estar dos passageiros que utilizam diariamente esse meio de locomoção legalizado no município. Dessa maneira, no ano passado substituímos quatro ônibus e agora, mais dois modernos veículos com ar condicionado e elevadores para cadeirantes. Continuamos, gradativamente, fazendo a substituição da frota para que possamos ofertar um serviço com mais qualidade para todos”, pontuou Neidilson Ribeiro.

Fonte: DIRCOM PMB

Barreiras está entre as 18 cidades baianas apontadas como tendo “alto potencial para se tornar centro logístico no estado”. O estudo, divulgado recentemente pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), complementa o Plano Estratégico Ferroviário do Estado da Bahia, desenvolvido pela Fundação Dom Cabral (FDC) por iniciativa da SEI. O trabalho mapeia 18 municípios baianos com altíssimo potencial para se tornarem centros logísticos e ampliarem a geração de emprego e renda em seus territórios.

A análise por aglomerados logísticos destaca o potencial de Barreiras e foi elaborada a partir de indicadores de fluxos, cargas e diversidade de estabelecimentos logísticos. O Plano Estratégico Ferroviário do Estado da Bahia sugere diversas e importantes alterações na malha ferroviária baiana e também apresenta a análise logística atual de grandes produtos da pauta de importação e exportação, como soja, milho, contêineres e fertilizantes. Por exemplo, mostra que o algodão produzido no Oeste da Bahia tem 95% de sua carga escoada pelo Porto de Santos e apenas 4% por Salvador.

“A localização de Barreiras é estratégica. Além de ser a Capital do Oeste, com oferta de serviços em áreas como educação e saúde para toda a região, é um importante entroncamento rodoviário com uma atividade logística expressiva. O poder público municipal tem buscado acompanhar esse desenvolvimento com investimentos constantes em infraestrutura que promovem a intensa atividade econômica. Aliada aos constantes investimentos tanto na sede como na zona rural, a exemplo da construção de ponte e melhorias da malha viária, fundamentais para o escoamento da produção agrícola”, destaca o prefeito Zito Barbosa.

Fonte: DIRCOM PMB

cavalo242412e

cavalo242412

cavalo24241

Equipes do 17° Batalhão de Bombeiros Militar foram acionadas nesta manhã de segunda-feira (1) para uma delicada missão de resgate no Povoado Conquista, em Barreiras. O chamado envolvia um cavalo que havia caído em uma fossa, deixando o proprietário, o pequeno Diogo, angustiado com a situação de seu fiel companheiro.

cavalo2424

Com prontidão e expertise, os bombeiros empregaram técnicas especializadas para resgatar o animal em apuros, contando inclusive com o suporte de uma retroescavadeira para garantir a operação segura.

Após um trabalho coordenado, o cavalo foi finalmente retirado do local, ileso. Um alívio para o proprietário, que expressou sua gratidão aos bravos bombeiros pela pronta e eficiente resposta ao chamado de emergência.

Fonte: 17º BBM
01
Abr / 2024

Há Vagas!

,

Fonte: Publicidade

Fonte: Publicidade

Na manhã de sábado, 23, por volta das 6h, a 28ª CIPM apreendeu drogas e armas de fogo na rua São Pedro, cidade de Barra.

Durante intensificação do policiamento no município de Barra, guarnições do 3º Pelotão/Barra e do PETO, avistaram um indivíduo em atitude suspeita, o qual transportava envoltos em uma toalha armas de fogo e entorpecentes.

Este, ao perceber a aproximação dos policiais militares, empreendeu fuga em direção a um terreno baldio, onde houve o confronto. Em revide à injusta agressão, os policiais efetuaram disparos.

Cessado o confronto, foi realizada a varredura do local, encontrando o resistente ainda com sinais vitais, tendo sob sua posse uma arma de fogo. De imediato foi prestado o devido socorro, conduzindo até o Hospital Municipal de Barra, onde foi atendido pelo médico plantonista, vindo a falecer instantes depois.

Material Apreendido/Recuperado:

01 Arma de fogo, Cal .22;
01 Revólver, Cal. 32, municiado com 06 cartuchos, sendo 03 deflagrados e 03 intactos;
01 Espingarda Cal.36;
01 Caixa de papelão contendo aproximadamente 800 gramas de erva análoga a maconha;
09 Envolócros contendo maconha;
11 Papelotes contendo uma substância análoga a cocaína;
R$ 115,00 reais em espécie;
03 aparelhos celulares.

Fonte: ASCOM/28ª CIPM
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |