Blog Santo Antônio
Notícias

Em mais um dia de imunização contra Covid-19, a Prefeitura de Barreiras através das equipes de vacinação da Secretaria de Saúde, deu prosseguimento ao esquema vacinal em gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto), ambas com 18 anos acima. Foram disponibilizadas nesta terça-feira (13), 310 primeiras doses da vacina CoronaVac/Butantan.

Conforme a coordenadora da COPIM, Renata Queiroz, a vacinação teve início às 08h e segue até às 14h no Posto de Vacinação do Parque Engenheiro Geraldo Rocha, em Barreirinhas. No ato da vacinação, além dos documentos pessoais, é necessário apresentar o cartão da gestante do pré-natal, cartão do SUS, cartão da criança (puerpério), comprovante de residência e a prescrição médica atestando que que a mulher está para a vacinação.

“Nessa etapa, foram disponibilizadas 310 doses às mulheres deste grupo, é fundamental o atestado médico dando garantia que tanto a gestante como a puérpera estão aptas para receber o imunizante. Sabemos que esse é um momento de alívio para todas elas, por isso, seguimos com o empenho de vacinar também todos os barreirenses, realizando drive-thru sempre que novas doses são disponibilizadas ao município”, destacou Renata.

Na  quarta-feira (14), as equipes seguem com a aplicação da segunda dose em pessoas com 62 anos acima que receberam a primeira dose da vacina de Oxford/Astrazeneca, em 17 de abril. Esse procedimento, conforme recomendação da Secretaria Municipal de Saúde é fundamental para concluir o ciclo de imunização contra o novo Coronavírus. A vacinação, que também acontece no Posto de Vacinação Covid-19, no Parque, será das 08h às 14h.

Fonte: DIRCOM/PMB



As aulas nas escolas estaduais da Bahia vão retornar ainda neste mês de julho de forma presencial e semipresencial, como assegurou o governador Rui Costa (PT), durante conversa com a imprensa na manhã desta terça-feira (13). A data para a volta será decidida durante uma reunião e anunciada hoje.

De acordo com ele, metade das turmas deve ir às unidades de ensino segunda, quarta e sexta, enquanto a outra parte acompanha as aulas de maneira remota. Na terça, quinta e sábado, aqueles que assistiram às aulas online voltam para o ensino presencial.

“Neste primeiro momento será de forma híbrida, mas assim que os casos caírem ainda mais vamos retornar de forma integral. Hoje anuncio a data da volta às aulas que será, necessariamente, neste mês de julho”, disse. 

As aulas foram suspensas no estado em março de 2020, logo após a identificação dos primeiros casos da Covid-19 em moradores da cidade de Feira de Santana que retornavam de uma viagem à Itália, à época, epicentro da doença no mundo.

Fonte: BNEWS

Com a confirmação de casos da variante delta do coronavírus no Brasil, a antecipação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 será discutida pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) da Bahia. A instância, composta por representantes do governo estadual e dos 417 municípios do estado, é a responsável por deliberar as estratégias da campanha de imunização.

A antecipação da segunda dose já foi adotada por ao menos oito capitais e o Distrito Federal, segundo o G1. Em vídeo publicado na segunda-feira (12), o secretário municipal de Saúde de Salvador, Leo Prates, defendeu que haja essa antecipação (veja aqui). Então, nesta terça (13), em entrevista ao Jornal da Manhã, o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, informou que o assunto estará na pauta da próxima reunião, na quinta (15). 

"Se nós analisarmos o Reino Unido hoje, 80% dos novos casos são da variante delta. Ela já chegou no Brasil e não tem jeito. Dentro de algum tempo, ela acabará se tornando a predominante, como aconteceu com a variante de Manaus. O que nós precisamos fazer é adiantar a vacinação e manter as medidas restritivas para que essa disseminação da variante delta seja o mais tarde possível e, portanto, pegue a população brasileira já imunizada adequadamente", disse Vilas-Boas ao telejornal.

Ele explicou que a ideia é antecipar as doses que já estão sendo entregues pelo Ministério da Saúde para que os estados façam a reserva. Assim, poderão aplicar a primeira já com a garantia de ter a dose de reforço.

De acordo com Vilas-Boas, a proposta será de antecipar de 12 semanas para 9 semanas o intervalo entre as doses do imunizante da Oxford/ AstraZeneca e de 30 dias para 21 dias o intervalo entre as doses da Coronavac. O Bahia Notícias procurou a Sesab a fim de saber se há previsão de encurtar o período de aplicação entre as doses da Pfizer, de três meses para 21 dias como já ocorre em outros países, mas a pasta se limitou a dizer que há expectativa de uma nova reunião da CIB para discutir e deliberar sobre como serão feitas essas mudanças.

Fonte: Bahia Notícias

O corpo de Adriano da Nóbrega foi exumado nesta segunda-feira (12) e passará por novos exames de perícia para avaliar as circunstâncias de sua morte, em fevereiro de 2020, na Bahia. A informação é da coluna Painel, da Folha de S.Paulo.

Adriano é apontado como chefe de uma milicia no Rio de Janeiro e possuía ligação com a família do presidente Jair Bolsonaro. Nóbrega foi citado na investigação que apura a prática chamada de "rachadinha" no gabinete de Flávio Bolsonaro, filho do presidente. O inquérito da Polícia Civil da Bahia, concluído em agosto de 2020, diz que ele atirou sete vezes contra policiais militares. Ele foi atingido por dois tiros e estava escondido em um sítio na cidade de Esplanada, a 170 km de Salvador.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, após exames no corpo de Adriano, não havia indicações de execução ou tortura.

De acordo com a Folha de S. Paulo, a exumação foi necessária para que exames de imagens sejam usados para detalhar os traumatismos ósseos causados pelos disparos. A ordem foi dada pela Justiça da Bahia.

O novo exame deverá analisar lesões causadas pelos disparos para que se descubra a distância do atirador e o caminho dos tiros que atingiram Nóbrega para comparação com relatos dos policias.

Fonte: Bahia Notícias

O Auditor Fiscal Nurenberg Batista, servidor da Secretaria de Administração e Finanças de Luís Eduardo Magalhães, vai representar a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), no Grupo Técnico de Assuntos Tributários (GTAT). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União do último dia 07 de julho.

O Grupo tem como atribuição oferecer apoio no estudo, análise e planejamento das obrigações acessórias ao Comitê Gestor das Obrigações Acessórias do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza ISSQN.

O Comitê Gestor das Obrigações Acessórias do ISSQN (CGOA) foi criado pela Lei Complementar n. 175/2020 e terá como missão criar o padrão nacional de obrigação acessória do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), de competência dos Municípios e do Distrito Federal.

O servidor municipal irá ocupar uma das duas cadeiras titulares destinadas à Região Nordeste e terá a responsabilidade de colaborar no projeto que almeja padronizar as obrigações acessórias das atividades relacionadas à prestação de serviços de planos de saúde humana e animal, leasing, administração de fundos e de cartões de créditos e de débitos.

“A tributação do ISSQN sobre esses serviços é matéria sensível e de grande importância arrecadatória para os Municípios. Está suspensa pela Medida Cautelar na Ação Direta de Inconstitucionalidade n. 5.835, de Relatoria do Min. Alexandres de Moraes” disse o auditor.

“O CGOA entende que a conclusão do trabalho pode criar a possibilidade de oferecer soluções para que o ministro Alexandre de Moraes, do STF, revogue a medida cautelar concedida em 2018 na ação que contesta a constitucionalidade da Lei Complementar 157/2016”, concluiu.

É a segunda vez que a o Auditor Fiscal representa a CNM. Em 2016, o servidor foi o indicado à titular na Secretaria Executiva do Comitê Gestor do Simples Nacional.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de LEM

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
Apenas Pfizer pediu inclusão de crianças com mais de 12 anos em bula da vacina
Foto: Geraldo Bubniak/Divulgação/Sesa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) esclareceu nesta segunda-feira (12), em nota, que somente a Pfizer solicitou a inclusão em bula da vacina para crianças com 12 anos ou mais. Segundo a agência, "esse pedido já foi autorizado pela Anvisa e indicação para esta faixa etária incluída na bula da vacina Comirnaty".

 

A Anvisa também informou no comunicado que não há solicitação do Instituto Butantan para a alteração de bula da Coronavac e inclusão de crianças e adolescentes. "Portanto, não há pedido dependendo de análise da Anvisa", diz a nota.

 

"A competência para solicitar a inclusão de novas indicações na bula é do laboratório que deve ser fundamentada em estudos que sustentem a indicação pretendida tanto em relação aos aspectos de segurança como de eficácia", explica a Anvisa.

Fonte: Bahia Notícias
Caso de DJ Ivis entra em segredo de Justiça após repercussão na mídia
Foto: Reprodução / YouTube

A repercussão do episódio de agressão envolvendo DJ Ivis e sua esposa, Pamella Holanda, fez com que o juiz determinasse segredo de Justiça sobre o caso (veja aqui).

 

As informações são do colunista Leo Dias, do Metrópoles.

 

Os processos, que estavam públicos até o início da tarde de segunda-feira (11), foram bloqueados e apenas os advogados das partes, o Ministério Público e o juiz podem acessar.

 

Ivis tentou na Justiça fazer com que as imagens da agressão, divulgadas pelo colunista, que repercutiu nas redes sociais, fossem removidos da internet, alegando se tratar de uma exposição caluniosa do caso. O pedido foi negado (relembre).

 

Pamella afirma estar em um lugar seguro com a filha, Mel (confira aqui). 

 

"Eu quero e preciso agradecer todo o apoio que estou recebendo. Dizer que não estou bem, mas que estou segura, eu e minha filha. E dizer que hoje o meu choro é de alívio por ter certeza que Deus está com a gente, que nunca mais vou viver o que vivi e que não mais fingir para ajudar ninguém".

Fonte: Bahia Notícias
Juazeiro: PF deflagra operação contra fraudes em compra de insumos para combate à Covid
Foto: Divulgação/ PF-BA

A fim de investigar fraudes em procedimentos de dispensa de licitação realizados pelo município de Juazeiro, a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram a Operação Carga Viral nesta terça-feira (13). As supostas fraudes são relacionadas à aquisição de insumos destinados ao enfrentamento da pandemia da Covid-19.

 

 

Ao todo, 32 policiais federais e nove auditores da CGU participam da ação, que prevê o cumprimento de oito mandados de busca e apreensão, sendo seis em Juazeiro, um em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), e um em Petrolina, no estado de Pernambuco. Todos eles foram expedidos pelo Juízo Federal da Subseção Judiciária de Juazeiro.

 

Em nota enviada à imprensa, a assessoria de comunicação da PF informa que os elementos colhidos durante a investigação apontaram para fortes indícios de que, em 2020, servidores públicos da antiga gestão da Secretaria Municipal de Saúde fraudaram contratos e elevaram os preços de máscaras de proteção facial e kits de teste rápido para Covid-19 em conluio com empresários. A estimativa é de que eles geram prejuízo de mais de R$ 1 milhão ao erário.

 

Se confirmadas as suspeitas, os investigados vão responder pelos crimes de fraude à licitação (art. 90 da Lei 8.666/93) e superfaturamento (art. 96, I da Lei 8.666/93).

Fonte: Bahia Notícias
'Prevaricação se aplica a servidor público, não a mim', diz Bolsonaro sobre caso Covaxin
Foto: Presidência da República

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta segunda-feira (12) que o crime de prevaricação "não se aplicaria" a ele, apenas a servidores públicos.

 

 

A declaração do mandatário ocorre depois de a Polícia Federal ter instaurado inquérito para investigar suspeita de prevaricação de Bolsonaro na negociação do governo para a compra da vacina indiana Covaxin (saiba mais aqui).

 

A apuração tem origem nas afirmações do deputado federal Luis Miranda (DEM-DF), que diz ter avisado o presidente sobre irregularidades nas tratativas e pressões que seu irmão, servidor do Ministério da Saúde, teria sofrido.

 

"Primeiro, eu entendo que a prevaricação se aplica a servidor público, não se aplicaria a mim. Mas qualquer denúncia de corrupção eu tomo providência", afirmou o presidente.

 

Na entrevista, Bolsonaro apresentou dificuldades na fala; ele tem se queixado de uma crise de soluços que, segundo ele, dura já mais de 10 dias.

 

"Até o do Luis Lima [Bolsonaro errou o nome de Miranda], mesmo conhecendo toda a vida pregressa dele, a vida atual dele, eu conversei com [ex-ministro da Saúde, Eduardo] Pazuello. Pazuello, tá uma denúncia aqui do deputado Luis Lima [Miranda] de que estaria algo errado acontecendo, dá para dar uma olhada? Ele viu e não tem nada de errado, já estamos tomando providência. Vamos corrigir o que está sendo feito", disse Bolsonaro.

 

A fala ocorreu após reunião do chefe do Executivo com o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Luiz Fux.

 

Bolsonaro abordou as denúncias feitas por Miranda em outros trechos da entrevista coletiva.

 

"Ele [Miranda] falou comigo na véspera do meu aniversário, 20 de março, se não me engano foi lá. Deixou uns papéis lá, não entrei com profundidade se era invox [invoice] ou não era, os papéis que deixou lá eu passei pra frente isso daí. Quatro meses depois ele vem com essa denúncia? Se [o governo] tivesse comprado vacina, aí tudo bem, procede. Ó comprou, pagou, superfaturada etc", disse Bolsonaro.

 

"Ou seja, não é nem prevaricou. Presidente tá incurso em crime de responsabilidade, mais grave ainda. Tudo bem, mas por que ele trouxe esse negócio pra frente se nada foi comprado? Nada foi pra frente no tocante à Covaxin, nada compramos naquele momento", afirmou.

 

Ele foi questionado se teme que Miranda tenha gravado a conversa que eles tiveram em março. O deputado diz ter apresentado a Bolsonaro na ocasião os indícios de irregularidades nas negociações da Covaxin. O mandatário, ainda segundo o relato do deputado, teria implicado o líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP-PR), nas suspeitas.

 

Para Bolsonaro, a eventual existência de uma gravação configuraria crime por parte de Miranda.

 

"Se houve gravação, isso é crime. Pelo amor de Deus. É a mesma coisa, pega cinco colegas, vamos bater um papo, a gente começa a falar um monte de abobrinha", disse. "Nada que eu me lembre foi tratado com ele com a ênfase que ele vem dizendo", acrescentou.

 

Em outro momento, Bolsonaro disse não ter como ver tudo o que "acontece nos 22 ministérios". "No meu entender não aconteceu nada de errado lá", disse, referindo-se à pasta da Saúde.

 

Sobre Barros, o presidente disse que vai esperar o depoimento do deputado à CPI da Covid para tomar qualquer decisão sobre a liderança do governo.

 

"Eu tenho que dar um crédito para ele [Barros] até que provem que ele tem alguma culpa em algum lugar", disse.

 

A prevaricação é um crime contra a administração pública que acontece quando o agente público deixa de agir da maneira que se espera dele e no qual é obtida alguma espécie de favorecimento. Exemplos são casos de policiais ou fiscais que não tomam providência diante de uma irregularidade, para proteger determinada pessoa.

 

No início deste mês, a Rosa Weber determinou a abertura de inquérito contra Bolsonaro para apurar se ele cometeu o crime de prevaricação ao ignorar denúncias de irregularidades acerca das negociações para compra da Covaxin.

 

A magistrada também autorizou que a Polícia Federal colha depoimento do chefe do Executivo. Weber atendeu ainda pedido da PGR para investigar o caso. A solicitação da Procuradoria, porém, só foi feita após pressão de Rosa Weber.

 

Isso porque, inicialmente a PGR havia pedido para aguardar o fim da CPI da Covid para se manifestar sobre a necessidade ou não de investigar a atuação do chefe do Executivo neste caso. A ministra, que é relatora do caso, porém, rejeitou a solicitação e mandou a PGR se manifestar novamente sobre o caso.

 

Em uma decisão com duras críticas à PGR, a magistrada afirmou que a Constituição não prevê que o Ministério Público deve esperar os trabalhos de comissão parlamentar de inquérito para apurar eventuais delitos.

 

Senadores que atuam na CPI da Covid reagiram à fala de Bolsonaro.

 

Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da comissão, afirmou que Bolsonaro deveria saber que é "o principal 'servidor público' do Brasil, e não CEO de empresa".

 

"Deveria servir ao povo brasileiro e, mesmo que não o faça como deveria ser, ocupa uma função que o responsabiliza. Prevaricou, sim!", escreveu o parlamentar no Twitter

 

A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) também comentou as declarações de Bolsonaro. "'Prevaricação se aplica a servidor público, não a mim'” disse o presidente em relação ao caso Covaxin. O presidente é o quê? Servidor privado?".

 

Já Alessandro Vieira (Cidadania-SE) disse acreditar que Bolsonaro provavelmente cometeu os crimes de prevaricação e de responsabilidade.

Fonte: Folhapress

Fundação Nacional de Artes (Funarte) citou Deus em um parecer técnico para reprovar o pedido de apoio do Festival de Jazz do Capão, realizado na região da Chapada Diamantina, na Bahia, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Além disso, o documento também menciona uma publicação em rede social, em que o evento se posiciona como "um festival antifascista e pela democracia".

Na postagem, feita em 1º de junho do ano passado, o festival diz: “Não podemos aceitar o fascismo, o racismo e nenhuma forma de opressão e preconceito”.

O texto do parecer emitido pela Funarte à Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura cita uma postagem, que funciona como um slogan para "divulgação", com a denominação de Festival de Jazz do Capão, no Facebook.

“Destarte, conforme consta no link https://www.facebook.com/FestivJazzCapao/, localizamos uma postagem do dia 1º de junho de 2020, com uma imagem, contendo um slogan para "divulgação", com a denominação de Festival de Jazz do Capão, na plataforma Facebook, a qual complementou os fundamentos para emissão deste Parecer Técnico. Para tanto, printamos a imagem e a mesma foi encaminhada para à Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura, para upload no Salic, como complementação da apreciação deste parecer”, diz trecho do documento.

No texto, a Funarte cita uma frase atribuída ao músico alemão Johann Sebastian Bach, que morreu em 1750: "O objetivo e finalidade maior de toda música não deveria ser nenhum outro além da glória de Deus e a renovação da alma", afirma.

O parecer destaca também que “Por inspiração no canto gregoriano, a Música pode ser vista como uma Arte Divina, onde as vozes em união se direcionam à Deus”. Também citou que “A Arte é tão singular que pode ser associada ao Criador”.

Por fim, concluiu que “A candidatura deste que se postulou a Arte ao concorrer à categoria de Projeto Cultural, apresenta-se desconfigurada e sem acepção a esse atributo. Portanto, o sumário de propositura à chancela do MTur deve ser conduzido ao indeferimento, S.M.J. deste Ministério”.

Conforme parecer técnico emitido pelo órgão do governo do presidente Jair Bolsonaro, o evento não tem condições técnicas e artísticas para ser aprovado.

Entenda o caso

Em 2020, o festival não aconteceu por causa da pandemia de Covid-19, mas fez inscrição na Lei Rouanet, como preparação para o retorno, em 2021.

O projeto, que costuma tramitar rapidamente na Lei de Incentivo Federal, por se tratar de evento de ação continuada com captação nos últimos três anos, estava com tramitação parada desde outubro de 2020, após paralisação do Ministério da Cultura.

A organização do festival afirma que recebeu o parecer desfavorável em junho deste ano, após planejar uma versão online para o evento, dentro do Edital de Eventos Calendarizados da Secretaria de Cultura da Bahia.

O parecer, no qual o G1 teve acesso, é datado de 25 de junho de 2021 e assinado pelo então coordenador do Programa Nacional de Apoio à Cultura da Funarte, Ronaldo Gomes. Ele foi exonerado do cargo no dia 1° de julho.

Fonte: G1 Bahia

Na noite de ontem, domingo, 11, por volta das 21h30, deste domingo, 11, policiais da Companhia Independente de Policiamento Especializado do Cerrado foram acionados para atender uma ocorrência de roubo de defensivos agrícolas na Fazenda Esplendor, na zona rural do município de Luís Eduardo Magalhães.

 A equipe e se dirigiu à referida propriedade rural e constatou cerca cinco homens armados roubaram a carga de defensivos, além de terem subtraído dois veículos, diversos aparelhos celulares, dentre outros bens.

Os policiais iniciaram diligências na zona rural, seguindo os rastros deixados pelo bando, quando nas proximidades da comunidade Vila 03, localizaram um dos veículos levados pelos criminosos, que estava abandonado, bem como a carga de produtos que foi retirada da propriedade.

O outro veículo roubado foi localizado no Distrito de Roda Velha.

O material recuperado foi avaliado em R$145.000,00 e  apresentado no DISEP de LEM.

Fonte: CIPE/Cerrado. A CIAC nos une, o CERRADO é nosso!🌵🦅
CoronaVac e vacina da Sinopharm são incluídas na lista das distribuídas pelo consórcio Covax
Foto: Carol Garcia/GOVBA

A vacina CoronaVac foi incluída no rol das distribuídas pelo consórcio da Organização Mundial da Saúde (OMS), Covax Facility. Além dela, o imunizante da vacina da Sinopharm contra a Covid-19 também será distribuída a partir deste mês. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (12).

 

A previsão é para que 110 milhões de doses de vacina sejam entregues entre junho e outubro, sendo 50 milhões da CoronaVac até setembro e outras 60 milhões da vacina da Sinopharm até o mês seguinte, segundo o anúncio. As informações são do G1.

 

As duas novas vacinas do Covax possuem tecnologia semelhante e são do tipo inativada e aplicada em duas doses. O intervalo recomendado pela OMS entre as doses é de três a quatro semanas e no caso da CoronaVac, é de duas a quatro semanas.

 

Com a inclusão das duas vacinas, ambas de origem chinesa, a Covax agora tem 11 imunizantes em sua lista: AstraZeneca/Oxford; Clover; Johnson/Janssen; Moderna; Novavax; Pfizer/BioNTech; Sanofi/GSK ; SII-Covishield (versão produzida na Índia da AstraZeneca/Oxford); SII-Covovax (versão produzida na Índia da Novavax); Sinopharm; e CoronaVac.

 

O consórcio tem como objetivo uma distribuição mais igualitária de vacinas contra a Covid entre países pobres e ricos.

Fonte: Bahia Notícias

No sábado (10), das 10 à 18h, a 83ª CIPM realizou mais uma Operação Distrito no município de Cristópolis.

A finalidade foi intensificar o policiamento ostensivo, atuando de forma preventiva através de abordagens, além de transmitir sensação de segurança à população.

Durante o serviço foram realizadas rondas com abordagens a pessoas e veículos, bem como, rondas no Distrito de Cantinho, Santa Rosa e Sede. Foi feito escolta de vacinas da COVID 19, transcorrendo sem alterações dignas de registro.

RECURSOS EMPREGADOS:

– 05 PM’s;

– 01 viatura quatro rodas.

RESULTADOS DA OPERAÇÃO:

✅ Pessoas abordadas: 15

✅Estabelecimentos abordados:00

✅ Carros abordados: 08

✅ Motocicletas abordadas: 09

POLÍCIA MILITAR DA BAHIA

 “PMBA, uma Força a serviço do cidadão “

83ª CIPM/Barreiras

A Paz é Fruto da Justiça

Fonte: 83 CIPM/ Barreiras
Carga com 36,5 t de maconha é localizada em maior apreensão de drogas da história
Foto: Ministério da Justiça

Uma carga de soja que escondia 36,5 toneladas de maconha foi apreendida neste fim de semana pela Polícia Militar do Mato Grosso do Sul na cidade de Deodápolis. De acordo com a Agência Brasil, se trata da maior apreensão de drogas da história do país.

 

O motorista foi preso e encaminhado à Polícia Civil no município. Segundo a investigação, a droga estava sendo transportada para o Porto de Santos, em São Paulo.

 

Coordenada pela Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a ação integra o Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (Vigia).

 

Segundo a pasta, as apreensões relacionadas ao programa totalizaram 673 toneladas de drogas entre junho de 2020 e junho deste ano, aumento de 111% em relação aos 12 meses anteriores.

 

Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a principal droga apreendida é a maconha. Em dois anos de atuação, o Programa Vigia levou a perdas mais de R$ 3 bilhões aos criminosos e evitou prejuízo de mais de R$ 500 bilhões aos cofres públicos. Foram apreendidas mais de 870 toneladas de drogas, 113 milhões de maços de cigarros, além de embarcações, veículos e produtos contrabandeados.

 

O Programa Vigia atua em 15 estados: Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Acre, Rondônia, Tocantins, Goiás, Roraima, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pará, Amapá, Rio Grande do Norte e Ceará. As ações seguem as diretrizes do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), com foco na atuação integrada, coordenada, conjunta e sistêmica entre as instituições. O programa tem três eixos: operações de segurança, capacitação de agentes e compra de equipamentos e sistemas.

Fonte: Bahia Notícias
Pfizer e BioNTech analisam possibilidade de 3ª dose de vacina para combater variante Delta
Foto: Divulgação

Diante da propagação da variante Delta do coronavírus, as farmacêuticas Pfizer e BioNTech planejam recomendar a aplicação de uma terceira dose da vacina contra a Covid-19 desenvolvida por elas. A possibilidade vem sendo analisada após resultados promissores em testes.

 

A variante Delta foi detectada inicialmente na Índia e atualmente já foi identificada em mais de 100 países.

 

De acordo com reportagem da revista Galileu, a Pfizer e a BioNTech ainda vão analisar mais resultados de estudos para confirmar se a aplicação de uma terceira dose aumentaria a produção de anticorpos contra a cepa, mas já informaram acreditar que um reforço, feito de 6 a 12 meses após a segunda dose, pode ter "níveis mais altos" de proteção contra todas as variantes atuais do vírus, incluindo a Delta.

 

Além disso, as farmacêuticas também estão trabalhando no desenvolvimento de uma versão atualizada da vacina que possa atingir a proteína viral da variante detectada na Índia. A previsão é que ensaios clínicos do imunizante comecem em agosto, após aprovações regulatórias.

 

A matéria traz a informação de que as empresas divulgaram resultados preliminares sobre a vacina atual, que ainda serão publicados e revisados. Os dados sinalizam que uma dose administrada seis meses após a segunda aplicação apresentou um “perfil de tolerabilidade consistente” e induziu altos níveis de neutralização contra a versão original do coronavírus e também contra a variante Beta, identificada inicialmente na África do Sul.

Fonte: Bahia Notícias
PF abre inquérito para investigar se Bolsonaro prevaricou em caso de suspeitas da Covaxin
Foto: Isac Nóbrega/PR

A Polícia Federal instaurou inquérito para investigar suspeita de prevaricação de Jair Bolsonaro na negociação do governo para a compra da vacina Covaxin.
 

A apuração tem origem nas afirmações do deputado federal Luis Miranda (DEM-DF), que diz ter avisado o presidente sobre irregularidades nas tratativas e as pressões que seu irmão, servidor do Ministério da Saúde, teria sofrido.
 

A prevaricação é um tipo criminal em que o agente público deixa de agir ou retarda a ação para satisfazer interesses pessoais.
 

No caso do presidente, a apuração vai buscar saber se ele foi de fato informado e se tomou medidas.
 

A investigação foi solicitada pela PGR após a ministra do STF Rosa Weber cobrar manifestação da Procuradoria sobre a notícia-crime apresentada ao Supremo por três senadores.
 

Na PF, o caso será conduzido pelo Sinq (Serviço de Inquérito) da Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado, setor que cuida de apurações que envolvem pessoas com foro.

Fonte: Camila Mattoso | Folhapress
Cientistas testam vacina promissora contra HIV em humanos 40 anos após início da epidemia
Foto: Rodrigo Nunes/MS

Passados 40 anos desde o início da pandemia de Aids, um estudo avançou para a fase 3 de uma vacina contra a doença e é apontado como promissor por especialistas. Os ensaios clínicos contam com seis mil pessoas espalhados por vários países, entre eles o Brasil. Os voluntários são da África, Europa, América do Norte e América Latina.

 

Segundo reportagem do Estadão, o estudo está dividido em duas frentes. A primeira delas, na África Subsaariana, testa 2.637 mulheres heterossexuais. Uma segunda, chamada de Mosaico, conduzida na Europa, na América do Norte e na América Latina, está testando 3.600 voluntários, entre homens homossexuais e pessoas trans. No Brasil, o estudo ocorre em oito centros de pesquisa em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.

 

A pesquisa está na fase 3, que testa a eficácia em larga escala. As fases 1 e 2, com menos voluntários, determinam a segurança do produto e a dose apropriada.

 

Os dados levantados na fase de testes em animais mostraram que, em macacos, o imunizante apresentou uma proteção de 67% contra a infecção.

 

Esses indicadores deixam os cientistas otimistas, destaca a matéria. Acontece que, até então, a candidata a vacina contra a aids mais eficaz já testada no mundo apresentava proteção de 30%. O percentual fez com que a pesquisa fosse deixada de lado.

Fonte: Bahia Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |