Blog Santo Antônio
Notícias
 
As obras da Avenida JK, em Luís Eduardo Magalhães estão em andamento acelerado. A previsão, segundo o secretário de Infraestrutura, Franklin Willer, é de que a obra esteja concluída em até dois meses.

“Agora estamos na reta final, que é a instalação de quatro estacionamentos com bolsões ao longo da Avenida, no trecho entre a UPA e a praça dos Três Poderes e a ciclovia já está sendo revitalizada. Nos cruzamentos que estão fechados provisoriamente, ali serão colocados parques, academia da saúde. E área de alimentação: o pessoal que tinha os trailers ao longo da avenida JK, eles vão ser alocados naqueles pontos”, esclareceu.

Próximos passos - A próxima etapa das obras, vai do trecho entre a Praça dos Três Poderes e a do bairro Jardim das acácias. “Finalizando isso, a gente vai entrar na avenida Brasília, que está com 50% das obras concluídas, com a abertura dos retornos, instalação dos semáforos. Agora falta fazer os bolsões e fechar os cruzamentos. E logo após estaremos iniciando o trecho da Salvador, que pega da Avenida JK, até o setor universitário. Vamos fazer também a Avenida Kichiro Murata”, concluiu o secretário de Infraestrutura.
Fonte: ASCOM - Prefeitura de LEM




Na tarde desta quarta-feira, 2, por volta das 15h, uma colisão frontal entre um veículo GM Astra e uma caminhonete deixou três pessoas feridas e uma morta na BA 447, próximo a localidade de Gameleira, no município de Angical.





Equipes do SAMU estiveram no local e socorreram, com apoio dos bombeiros, os feridos para o Hospital do Oeste, em Barreiras. Uma quarta pessoa, ainda não identificada, foi a óbito no local. O corpo após perícia foi removido para o IML.
Fonte: Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares

Após se mostrar mais uma vez contrário à inclusão de profissionais da imprensa no grupo priotário de vacinação contra a Covid-19, em declaração dada na última segunda-feira (31), o governador Rui Costa (PT) foi alvo de uma carta publicada pelo Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba), que questiona a sua posição.

Na carta aberta, o Sindicato justifica a atuação da imprensa diante do cenário de pandemia, geralmente nas ruas e eventos políticos, como risco à contaminação dos profissionais. O próprio governador Rui Costa, durante visitas e inaugurações, convoca a imprensa, o gera aglomeração entre assessores, aliados políticos, repórteres e cinegrafistas.

“A resposta, prezado governador, estava diante de V. Excia: quase meia centena de jornalistas aglomerados para informar justamente a inauguração da sua maternidade. Os bancários não estavam lá aglomerados, assim como os professores, já vacinados, nem policiais, nem outras categorias de trabalhadores que já estão imunizados para continuarem trabalhando nos serviços essenciais”, diz parte da carta, que ainda lembra do fato de que o governador já foi vacinado contra o novo coronavírus, alegando comorbidade.

“O Senhor está vacinado, mas os repórteres, fotógrafos e cinegrafistas, não. Estão expostos, diariamente, cobrindo não só as suas inaugurações, mas a dor e o luto desse genocídio diário em portas de hospitais, nas aglomerações, nas situações cotidianas das ruas”, continua a carta.

“Jornalistas são essenciais na linha de frente da informação. Portanto, devem ser prioritários na vacinação”, encerra a carta divulgada pelo Sindicato na última terça-feira (1º).

Contrário à vacinação de jornalistas dentro do grupo prioritário, apesar da categoria ser considerada essencial durante a pandemia, conforme a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), não é a primeira vez que ele faz alguma declaração do tipo. Recentemente, durante uma visita ao Dique do Cabrito, com aglomeração da imprensa, Rui foi questionado sobre o assunto e teve a mesma posição.  Apesar disso, nas últimas aparições, Rui tem reunido uma grande quantidade de jornalistas, que se tornam ainda mais vulneráveis ao risco de contaminação.

Fonte: Política Ao Vivo

Com uma população estimada de 90 mil habitantes, segundo o IBGE, Luís Eduardo Magalhães alcançou o percentual de 10% de munícipes que receberam a primeira dose da Covid-19. Um total de 9.429 pessoas, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde.

O número ainda é insuficiente, de acordo com as autoridades de saúde.

Na última quinta-feira (27), o município recebeu do governo do Estado, 2 mil doses da Oxford/Astrazeneca.

Confira o público-alvo:

- Trabalhadores de saúde (apresentar comprovante de vínculo empregatício);

- Trabalhadores de Transporte Aéreo acima de 30 anos (comprovar vínculo trabalhista);

- Lactantes (após 45 dias de puerpério), acima dos 38 anos, com crianças de até um ano e seis meses de idade.

- Pessoas com deficiência permanente, cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), maiores de 55 anos, também serão imunizadas;

- Caminhoneiros com idade superior a 50 anos. Os caminhoneiros precisam apresentar a carteira de trabalho, para comprovar a profissão;

-Trabalhadores de Transporte Coletivo Municipal de Luís Eduardo Magalhães (apresentar comprovante de vinculo municipal);

- Idosos acima de 60 anos;

- Profissionais da educação, da rede pública e privada, acima de 40 anos;

- Trabalhadores da área de segurança e salvamento com idade superior a 35 anos;

- Autistas com idade superior a 18 anos. Será necessária a apresentação de um relatório médico comprovando o transtorno;

- Pessoas com síndrome de Down com idade superior a 18 anos de idade;

- Pessoas acima de 46 anos com as seguintes comorbidades (Diabetes; Hipertensão; Doença renal crônica; Insuficiência cardíaca; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Prótese valvares e dispositivos cardíacos implantados; Cirrose hepática; Doença neurológica crônica; Doença hepática crônica; Doença respiratória crônica; Doença cardíaca crônica; Portadores de Obesidade mórbida, Índice de massa corpórea (IMC) >= 40).

Além de um documento com foto e a carteira de vacinação, o paciente precisa apresentar um laudo médico, comprovando a doença ou a carteirinha do programa HIPERDIA.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de LEM

Com o objetivo de oferecer uma moradia mais digna e confortável para famílias em situação de vulnerabilidade econômica, o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Junior Marabá lançou nesta terça-feira (01), o programa ‘Meu Lar’.

Acompanhado pelos secretários de Governo, Danilo Henrique e Trabalho e Assistência Social, Scheilla Bernardes, que vai dar andamento aos projetos, Junior conheceu a realidade da alagoana Raílle da Silva, que há quatro anos vive no município. A dona de casa tem duas filhas pequenas e sonha com uma casa mais aconchegante.

“Aqui é pequenininho e a gente fica se espremendo. Quando chove, começa a pingar e a gente não consegue arrastar a cama, porque não tem espaço, então a gente fica na pingueira. É uma situação muito difícil para mim e minhas filhas”, contou.

A iniciativa vai realizar reformas em 150 residências consideradas precárias, na primeita etapa. A previsão é de três fases, com 150 casas, um total de 450 famílias beneficiadas. As intervenções podem ser escolhidas pelo morador, como recuperação ou troca de telhado; reboco e pintura; instalações sanitárias e recuperação de componentes estéticos.

“A nossa missão é cuidar das pessoas e desde o início do governo, é isso que a gente tem feito. Um dos programas mais esperados pela população é o Programa ‘Meu Lar’, que vai levar mais dignidade e proteção para nossas famílias”, ressaltou a secretária Scheilla Bernardes.

A equipe responsável pela identificação e reforma, será composta por assistentes sociais, técnicos da Habitação, cinco estagiárias de engenharia civil da UNOPAR, e um engenheiro da Secretaria de Planejamento, que vai supervisionar as obras.

O programa ‘Meu Lar’ também atuará com ações de infraestrutura no entorno das comunidades contempladas, através da execução de calçadas, pavimentação de vias, reforma de praças, campos e quadras esportivas.

“Hoje é 1º de junho de 2021 e é com muita satisfação estou aqui junto com a nossa secretária de Trabalho e Assistência Social, Scheilla Bernardes, no bairro Santa Cruz, onde estamos lançando oficialmente o programa ‘Meu Lar’. Programa esse, que vai beneficiar muitas famílias carentes no nosso município. Famílias que precisam de atenção da parte do governo, famílias que precisam do nosso carinho. Famílias que precisam de dignidade e qualidade de vida”, concluiu o prefeito Junior Marabá.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de LEM

Na manhã de ontem, terça-feira, 1, ocorreu na sede do CPR-O, na cidade de Barreiras, a solenidade de transmissão de cargos de comandantes de unidades da Polícia Militar no oeste da Bahia.

Houve mudanças de comando na 30ª CIPM na região de Santa Maria da Vitória e também no 10º Batalhão de Ensino Instrução e Capacitação que fica em Barreiras, tendo como novo comandante o PM Camilo Otávio Alonso Uzêda.

Tenente Coronel Camilo Uzêda exercia o cargo de Subcomandante de Policiamento do Comando de Policiamento da Região Oeste

Fonte: Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Após reunião com o Conselho formado pela ACELEM, Secretarias de Governo e de Segurança, foram definidas as medidas contra o Covid-19 em Luís Eduardo Magalhães, com vigência até o próximo dia 08 de junho de 2021.

O comércio em geral poderá funcionar das 05h às 20h, com observância dos protocolos de medidas sanitárias. Das 20h às 24h, bares e restaurantes deverão funcionar apenas por delivery.

No final de semana o comércio fecha mais cedo, às 15h, incluindo bares e restaurantes. O toque de recolher continua, das 20h às 5h.

Academias e restaurantes funcionarão respeitando o limite de 50% da lotação. Fica autorizada a celebração de cultos nos templos religiosos, com 50% da capacidade.

Espaços públicos - Fica proibida a aglomeração em praças públicas, áreas verdes e parques, sendo vedada a instalação e utilização de brinquedos infantis particulares em espaços públicos, brinquedotecas, espaços kids, playgrounds e espaços de jogos em restaurantes.

No  período  de  18h  de  04  de  junho  até às 05h de  07 de  junho de  2021, fica  vedada  a  venda  de  bebida  alcoólica  em  quaisquer  estabelecimentos  localizados no município, inclusive  por  sistema  de  entrega  em domicílio  (delivery)  ou  em  depósitos  e  distribuidoras.

Casas de shows, boates, eventos de qualquer natureza, casas noturnas, beira-rio, públicos ou privados, bares e restaurantes localizados em balneários, deverão ser mantidos fechados, sob pena de multa e cassação temporária do alvará.

As aulas presenciais nas escolas públicas e particulares continuam suspensas.

As Secretarias de Governo e Segurança, Ordem Pública e Trânsito contarão com o apoio da Polícia Militar da Bahia – PMBA para execução das medidas necessárias.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de LEM

Fonte: Grupo Santo Antonio

A Secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães informou, ontem à noite, no aplicativo Instagran (?), que foram confirmados 205 casos novos de contaminação por Covid-19. Os casos ativos agora somam 714 e 30 pacientes estão internados.

As mortes registradas no Município são 100, quando no dia 1º de maio eram 71. O bairro com mais óbitos é também o mais populoso, Santa Cruz, com 18 mortes em decorrência do Covid desde o início da pandemia.

Ontem, vários laboratórios particulares recebiam pacientes para o teste sorológico de Covid-19. Os pacientes particulares pagavam em torno de 100 reais pelo teste.

A Secretaria da Saúde informa também que 135 pacientes esperam resultados de exames.

Fonte: Jornal O Expresso

O Ministro da Educação, Milton Ribeiro, anunciou a realização do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) nos dias 21 e 28 de novembro nas versões impressa e digital. Já as inscrições estarão abertas entre 30 de junho e 14 de julho. "Conforme eu já havia anunciado dias atrás, o Enem 2021 acontecerá e será aplicado neste ano. As provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, para as versões impressa e digital. É isso mesmo! A mesma prova, nas mesmas datas, para as duas modalidades", afirmou o ministro pelo Twitter.

Ainda segundo Ribeiro, os editais se ão publicados nesta semana. "As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 30 de junho e 14 de julho, pela Página do Participante. A segurança e a isonomia do Enem serão sempre mantidas pelo Inep e pelo MEC", afirmou.

O edital em elaboração previa também que os "treineiros", pessoas que ainda não terminaram o ensino médio, mas se inscrevem para testar as habilidades na prova, serão proibidos de participar do Enem 2021. Ano passado, eles representaram quase 600 mil inscritos, do total de cerca de 5,7 milhões. É uma forma de o governo tentar diminuir um pouco o tamanho da avaliação diante de dificuldades orçamentárias, além de minimizar as aglomerações nos dias de prova, em função da pandemia da Covid-19.

Na última quarta-feira, o responsável pelo Enem, o coronel da Aeronáutica Alexandre Gomes da Silva, pediu demissão do cargo de diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep. Ele manifestou a intenção de sair do posto havia algumas semanas, cerca de dois meses após assumir a função.

Fonte: O Globo

Fonte: ASCOM, prefeitura de LEM

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria de Saúde, informa que a partir desta segunda-feira (31), serão vacinadas lactantes (após 45 dias de puerpério), acima dos 38 anos, com crianças de até seis meses de idade.

Pessoas com deficiência permanente, cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), maiores de 55 anos, também serão imunizadas.

Funcionamento Drive-Thru - O sistema Drive-Thru, localizado no bairro Santa Cruz, ao lado do Programa Municipal de Atendimento à Terceira Idade (PROMATI), funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h e aos sábados, das 8h às 12h.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de LEM

Para fazer a adesão, basta procurar o setor de Arrecadação, na Secretaria de Administração e Finanças, das 8h às 12h e das 14h às 18h, localizada na Rua José Ramos de Anchieta nº 187, no bairro Jardim Primavera.

Ou de forma online, através do site: luisduardomagalhães.saatri.com.br ou do WhatsApp 77 9.9976-6996.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de LEM

Para fazer a adesão, basta procurar o setor de Arrecadação, na Secretaria de Administração e Finanças, das 8h às 12h e das 14h às 18h, localizada na Rua José Ramos de Anchieta nº 187, no bairro Jardim Primavera.

Ou de forma online, através do site: luisduardomagalhães.saatri.com.br ou do WhatsApp 77 9.9976-6996.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de LEM

Fonte: Grupo Santo Antonio

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta sexta-feira (28) que a Petrobras está realizando estudos para que exista "previsibilidade no aumento" dos preços dos combustíveis. Bolsonaro argumentou que a medida não é uma ingerência sobre a companhia, mas em seguida criticou a atual política de preços e, ao comentar a demissão do ex-presidente da estatal, Roberto Castello Branco, arrematou: "É para interferir mesmo, eu não sou o presidente?"

O mandatário deu as declarações em conversa com apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada, em Brasília.
 "Ele [general Joaquim Silva e Luna, novo presidente da Petrobras] está ultimando estudos com o conselho novo também, foi colocado lá, para ter previsibilidade no aumento do combustível. Não é interferência, é ter previsibilidade", declarou.
 

Questionado sobre um simpatizante se haveria redução nos valores da gasolina, Bolsonaro queixou-se da atual política de preços, atrelada às variações internacionais.
  "Tem uma fórmula automática lá que varia de acordo com o preço lá fora e o valor do dólar aqui dentro. Se é para reajustar dessa maneira, pode colocar um qualquer lá na Petrobras. É só seguir a fórmula, alguém que saiba somar e subtrair, não precisa nem saber multiplicar e dividir", disse.
 

Em fevereiro, Bolsonaro indicou Silva e Luna para o comando da estatal. A saída de Castello Branco foi uma derrota para o ministro Paulo Guedes (Economia), que defendia a permanência do atual executivo no cargo e era contra intervenções na companhia.
O presidente estava insatisfeito com os reajustes nos preços dos combustíveis e temia os efeitos das correções em sua popularidade, principalmente em grupos simpáticos ao governo como os caminhoneiros.
Nesta sexta, Bolsonaro comentou a saída de Castello Branco.
 "Eu troquei o comando da Petrobras. No começou foi um escândalo, interfere. É para interferir mesmo, eu não sou presidente? Ou eu sou assumo e tenho que manter todo mundo que tá empregado?", disse.
 Apesar da fala de Bolsonaro, Castello Branco foi indicado pelo atual governo. Ele foi nomeado para o posto no final de 2018 a pedido de Guedes.

Fonte: Bahia Noticias


LEM

Em decreto publicado neste sábado (29) no Diário Oficial do Estado, seguem mantidos, de domingo (30) até o dia 8 de junho, o toque de recolher e outras medidas de restrição em cidades do oeste da Bahia. A publicação flexibiliza a medida que restringia o funcionamento de apenas serviços essenciais na região. As novas ações, que têm como objetivo conter a disseminação da Covid-19, valem para 36 municípios: Angical, Baianópolis, Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Buritirama, Canápolis, Catolândia, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Ibotirama, Ipupiara, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Morpará, Muquém do São Francisco, Oliveira dos Brejinhos, Paratinga, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santana, São Desidério, São Félix do Coribe, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Tabocas do Brejo Velho e Wanderley.

Fica mantida a restrição de locomoção noturna das 20h às 5h. Os estabelecimentos comerciais e de serviços devem encerrar as atividades 30 minutos mais cedo, para garantir o deslocamento de funcionários às residências. Cada município deve estabelecer critérios para lotação dos estabelecimentos permitidos e fiscalizar o cumprimento da medida.

Está proibido o funcionamento de academias, exceto os espaços voltados ao atendimento de fisioterapia, de acordo com protocolos sanitários estabelecidos, que indicam a atividade como uma possibilidade para determinados tratamentos pós Covid-19.

Proibida também a prática de esporte amador coletivo, de eventos e atividades, independente do número de participantes, e de shows e festas. Já os atos religiosos litúrgicos podem ocorrer com 25% da capacidade dos espaços.

Ainda de acordo com o novo decreto, está vedado o funcionamento de bares, restaurantes e congêneres, no período de 18h do dia 4 de junho até as 5h do dia 7 de junho. Também neste período, estará proibida a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery) ou em depósitos e distribuidoras.

Cumprimento de medida

Seguindo decreto anterior, 24 municípios da região oeste cumprem, até este sábado (29), restrição para o funcionamento de apenas serviços essenciais.

Fonte: SECOM/BA
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |