Blog Santo Antônio
Notícias

A equipe da Central de Regulação Médica da Secretaria Municipal de Saúde de Luís Eduardo Magalhães, participou de treinamento para o agendamento de serviços que são ofertados na Policlínica Regional em Barreiras.

São mais de 28 serviços de saúde e procedimentos prestados pela instituição. Um total de 420 vagas para essas especialidades por mês, com oferta de dois micro-ônibus para levar e trazer os pacientes e acompanhantes, para os atendimentos, de acordo com a diretora de Planejamento Controle e Avaliação, Sueli Kuroda.

Também participaram do treinamento, os técnicos da Central de Regulação, Raphael Almeida, Sara Matos dos Santos e João Pedro. No dia 08 de ab

Fonte: ASCOM - Prefeitura de LEM

Mais uma remessa com 1.080 doses para a prevenção contra a Covid-19 chegou em Barreiras na manhã desta sexta-feira (23), disponibilizada pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, por meio do Núcleo Regional de Saúde Oeste. Conforme a Secretaria de Saúde de Barreiras, as novas doses do imunizante que é produzido pela Universidade de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca, serão destinadas à aplicação da primeira dose em pessoas com 61 anos acima.

Com a chegada dessas novas doses, a Prefeitura de Barreiras, através das equipes da Coordenadoria de Imunização (COPIM), realizará neste sábado (24), a vacinação no sistema drive-thru, das 08h às 17h ou até encerrar as doses disponíveis. O planejamento segue as recomendações do Ministério da Saúde e as diretrizes do Plano Municipal de Imunização.

“A Prefeitura de Barreiras segue dando celeridade na vacinação da população conforme novas doses são disponibilizadas, desta forma, iremos para mais um sábado realizando a imunização de pessoas com 61 anos acima contra o novo coronavírus. É importante no ato da vacinação estarem com a documentação exigida e o mais importante, se atentarem para a data da aplicação da segunda dose”, relatou a coordenadora da COPIM, Renata Queiroz.

Três pontos de drive-thru estarão disponíveis para atender com agilidade e praticidade a população, localizados na Unidade de Saúde Jaime Lima (Vila Dulce), Praça dos Sentidos (Vila dos SAS – Barreirinhas) e Praça Padre Armindo (em frente ao Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Sandra Regina).  Para tomar o imunizante, é necessário portar o Cartão de vacina, RG/CPF e o Cartão do SUS.

Fonte: Dicom Barreiras

Em menos de 24 horas, três pacientes de Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia, foram transferidos para hospitais da Capital e Região Metropolitana de Salvador. Trata-se de dois pacientes do sexo masculino, sendo um de 35 e outro de 73 anos; e uma paciente de 63 anos, do sexo feminino. A primeira transferência ocorreu na tarde de quinta-feira (22) e as demais nesta sexta-feira (23).

Os dois pacientes idosos foram encaminhados para o Hospital Espanhol, em Salvador, enquanto que o mais jovem foi para o Hospital Riverside, em Lauro de Freitas. Todas as transferências cumpriram os trâmites legais exigido pelo Sistema de Regulação de Urgência e Emergência (Surem), da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), órgão regulador que obedece a critérios rigorosos do Plano Diretor de Regionalização (PDR). Não houve interferência política, já que o sistema é sério e atende aos 417 municípios baianos, seguindo uma ordem prioritária de gravidade e condições de remoção.

Dois pacientes foram transferidos devido a complicações no quadro de saúde, ocasionadas pela Covid-19. Já o paciente de 73 anos teve sequelas pós-infecção e retornou à unidade de saúde do município, onde recebeu os primeiros socorros e aguardou estabilidade do quadro e regulação para unidade com suporte avançado.

“A essa altura ainda nos deparamos com pessoas querendo tirar proveito da situação e politizar um momento tão delicado, dizendo que conseguiu a transferência. Não existe furar a fila no sistema da Sesab. As pessoas precisam respeitar o SUS. Fico indignado com isso, mas o momento é de comemoração, pois estou aliviado que em tão pouco tempo conseguirmos transferir, de avião, três pacientes. Com fé em Deus serão mais três vidas salvas. Por coincidência, uma das médicas da equipe do governo do Estado que realizou a transferência é minha sobrinha, mas nem por isso eu vou dizer que atendeu a um pedido meu. Cada um faz o trabalho que lhe compete”, avalia o prefeito de Formosa, Neo Araújo.

Fonte: Dircom Formosa do Rio Preto

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje foram coletadas 119 (cento e dezenove) novas amostras de casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19). 57 pessoas do sexo feminino com idade entre 04 e 61 anos. E 62 pessoas do sexo masculino com idades entre 06 e 80 anos.

Informa ainda, que no dia de hoje foram concluídos 274 (duzentos e setenta e quatro) resultados, sendo que 92 (noventa e dois) testaram negativos e 182 (cento e oitenta e dois) testaram positivos. Os 92 (noventa e dois) casos que testaram negativos trata-se de 51 (cinquenta e uma) pessoas do sexo feminino com idade entre 09 e 90 anos. E 86 (oitenta e seis) pessoas do sexo masculino com idades entre 10 e 67 anos.

Já os 182 (cento e oitenta e dois) casos que testaram positivos, trata-se de 96 (noventa e seis) pessoas do sexo feminino, com idades entre 11 e 82 anos. Destas, 68 (sessenta e oito) foram sintomáticas, 12 (doze) tiveram contato com caso confirmado e 16 (dezesseis) preencheram requisitos para coleta. E 86 (oitenta e seis) pessoas do sexo masculino, com idades entre 06 e 78 anos. Destes, 70 (setenta) são sintomáticos, 09 (nove) tiveram contato com caso confirmado e 07 (sete) preencheram requisitos para coleta.

 

Dos 182 (cento e oitenta e dois) casos positivos, 122 (cento e vinte e dois) foram confirmados mediante Teste Rápido, assim como 63 (sessenta e três) dos 92 (noventa e dois) que testaram negativos, totalizando 185 (cento e oitenta e cinco) que não foram diminuídos dos 129 (cento e vinte e nove) que aguardavam resultados.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 11.838 (onze mil oitocentos e trinta e oito) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 10.787 (dez mil setecentos e oitenta e sete) estão recuperados, 843 (oitocentos e quarenta e três) estão em isolamento domiciliar, 45 (quarenta e cinco) pacientes estão internados e o município registra 163 (cento e sessenta e três) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 159 (cento e cinquenta e nove).

Barreiras contabiliza hoje 32.329 (trinta e dois mil trezentos e vinte e nove) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 19.285 (dezenove mil duzentos e oitenta e cinco) casos descartados, cujos resultados foram negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função dos descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

Fonte: Dicom Barreiras

Um dos suspeitos de participação na morte do taxista Amintas Feitosa de Moura Ferreira, de 71 anos, foi encontrado morto na manhã desta sexta-feira (23) na cidade de Itapitanga, sul da Bahia. O taxista estava desaparecido desde a terça-feira (20), quando foi visto pela ultima vez em Itabuna (relembre). 


 De acordo com a Polícia Militar de Itabuna, e conforme divulgou o Portal G1, o suspeito foi identificado como David Santos Sena, de 20 anos. O jovem foi encontrado próximo ao Parque de Vaquejada de Itapitanga com lesões nas costas e  marcas de três disparos de arma de fogo. 


Conforme as informações preliminares, a participação de Davi na morte de Amintas foi apontada por outro suspeito, preso na quinta-feira (22), também em Itapitanga. Ele confessou ter incendiado o carro em que o taxista estava. Um terceiro suspeito pelo crime segue foragido.

 

A polícia ainda não sabe o que teria motivado o homicídio do taxista, que foi encontrado morto nesta quarta-feira (21), com sinais de tortura pelo corpo. 

Fonte: Bahia Notícias

Ainda há muitos dúvidas e pontos que precisam ser melhor conhecidos sobre a Covid-19. Mas um fato que a comunidade médica e a população em geral já têm conhecimento é de que a doença prejudica a capacidade pulmonar. Infelizmente esses danos aos pulmões não ocorrem apenas no período em que a pessoa está com o vírus ativo: um dos fatos que torna a infecção ainda mais grave é que as sequelas podem durar por um longo período. Diante disso, fisioterapeutas têm feito alertas e recomendado exercícios e tratamento para recuperar a capacidade pulmonar e motora de quem já se curou da doença.

 

A fisioterapeuta Mary Paz explica que o movimento fisiológico da respiração é individual e próprio de cada indivíduo, mas que fatores externos podem influenciar na qualidade desse processo. Nos indivíduos com Covid-19 e nos que tiveram a doença isso se potencializa e a respiração acaba acontecendo de uma forma que não ativa todos os alvéolos e todas as estruturas pulmonares.

 

Diante disso, é recomendada a fisioterapia respiratória. As técnicas e exercícios permitem a potencialização ao máximo e o resultado é o paciente ganhar mais capacidade pulmonar e fortalecer a musculatura cardiorrespiratória.

 

Tendo em vista que cada paciente é diferente e que a doença também acomete as pessoas de formas diversas, Mary Paz ressalta que a duração e a intensidade das sessões de fisioterapia respiratória pós-Covid variam. “É muito difícil a gente precisar se vai ser um mês, dois meses de tratamento, ou mais. Mas o que eu costumo trabalhar quando começo com um paciente é uma questão de seis a oito semanas, isso já dá pra gente ter uma base de como esse paciente vai reagir e como esse tratamento vai ser efetivo”, explicou a fisioterapeuta.

 

Ela ressalta que também é importante levar em conta que as sequelas que ficam após a Covid-19 não são de fácil resolução. Por isso se torna essencial a avaliação do paciente e a montagem de um protocolo específico. “Uma das coisas que influencia é a forma como a Covid-19 se manifestou, depende se esse paciente teve um quadro mais grave e crítico, aí a reabilitação é diferente”, comentou Mary. 

 

A recomendação é de que as sessões ocorram duas ou três vezes por semanas. Além disso, a fisioterapeuta também elabora exercícios respiratórios que a pessoa pode fazer em casa.

 

“Como oscila muito a questão da disposição, então eu oriento que se faça esse exercício no momento que ele estiver um pouco mais disposto. E então que repita alguns movimentos, alguns exercícios respiratórios mesmo que em dias alternados”, explicou. 

Fonte: Bahia Notícias

que o estado registrou 100% do território atingido pela seca foi em março de 2019. Com isso, conforme o levantamento, cerca de 55% do território teve seca moderada, 44% seca fraca e 1% de seca grave, no levantamento de março deste ano.

Com base no território das 20 unidades da federação acompanhadas pelo levantamento, a Bahia liderou a área com maior registro de seca em março, seguida por Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. As outras unidades da federação monitorados são: Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins

Além disso, ainda segundo levantamento, a seca moderada passou de 13% para 54% nos últimos dois meses, no território baiano. Já o índice de ressurgimento de áreas com seca grave foi de 1% no estado, no mês de março.

Na Bahia, no período do levantamento, houve avanço da seca moderada no centro-norte e da seca fraca no sudeste do estado, em decorrência de chuvas abaixo da média nos últimos meses. Pela mesma razão, a seca intensificou em parte do oeste baiano, passando de moderada para grave, e no extremo sul e sudoeste do estado, passando de fraca para moderada.

Segundo o monitor, a piora na condição de seca em março nos estados do Nordeste do país é devido às chuvas abaixo da média ao longo dos últimos meses.

Monitor de Secas realiza o acompanhamento contínuo do grau de severidade das secas no Brasil com base em indicadores do fenômeno e nos impactos causados em curto e/ou longo prazo. Na Bahia, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) é responsável pelo monitoramento e fornecimento dos dados.

O levantamento é coordenado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), com o apoio da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), e desenvolvido conjuntamente com diversas instituições estaduais e federais ligadas às áreas de clima e recursos hídricos, que atuam na autoria e validação dos mapas.

Fonte: g1

Fonte: Grupo Santo Antonio

]

Fonte: Grupo Santo Antonio

A vulnerabilidade dos policiais baianos é um assunto que tem tomado cada vez mais espaço na opinião pública. A atuação da categoria, imprescindível para manter a ordem e o cumprimento da lei, principalmente em tempos de pandemia e restrição de atividades, coloca os profissionais em situação de risco constante.

Na Bahia, só entre janeiro e a segunda metade do mês de abril de 2021, foram cinco policiais mortos. O número, apesar de não parecer alto, já é quase a metade de policiais mortos em todo o ano de 2020.

No ano passado, o estado teve um total de 13 policiais mortos, segundo levantamento do G1. Só entre 2019 e 2020, a Bahia teve um aumento de 38% de policiais que tiveram suas vidas tiradas, ficando em sexto lugar no número absoluto de profissionais mortos, atrás somente dos estados de São Paulo (49), Rio de Janeiro (44), Pernambuco (14), Pará (13) e Minas Gerais (13).

Vale lembrar que na maioria dos casos, os policiais da ativa morto não estavam em serviço, contabilizando uma morte em serviço nos últimos anos.

O caso mais recente aconteceu na última segunda-feira (19), quando um policial tentou evitar um assalto no bairro do Resgate, sendo vitimado com um tiro, por volta das 12h.

Na terça-feira (20), em coletiva, o governador Rui Costa (PT) anunciou, em aceno à categoria, um pacote de reformas na Polícia Militar, como mudanças no fluxo de carreira e a possibilidade de promoções.

Fonte: Sigi Vilares
23
Abr / 2021

Dados da COVID-19 em LEM

 

Fonte: ASCOM - Prefeitura de LEM

Uma nova remessa com 222.500 doses de vacinas contra a Covid-19 chegou à Bahia no fim da tarde desta quinta-feira (22), conforme informações da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). Do total, 180.500 foram produzidas pela Fiocruz/Astrazeneca/Oxford e 42.000 pelo Butantan/Sinovac. Com esta nova carga, a Bahia chega ao total de 3.893.450 doses de vacinas contra a Covid-19 recebidas.

 

 

As doses serão remetidas exclusivamente aos municípios que aplicaram 85% ou mais das doses anteriores, através de aeronaves Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar e da Casa Militar do Governador. Esta foi uma decisão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é uma instância deliberativa da saúde e reúne representantes dos 417 municípios e do governo do estado.

 

Com a nova remessa, o estado pretende continuar imunizando os idosos acima de 60 anos, de forma escalonada, profissionais de saúde, população quilombola, pessoas com doença renal crônica em tratamento de hemodiálise, profissionais das forças de segurança e trabalhadores da educação com 55 anos ou mais.

 

Os municípios que conseguiram concluir a vacinação dos idosos podem também começar a aplicar as doses na população com comorbidades.

 

Na avaliação do secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, “a chegada de mais doses de vacinas representa uma esperança para a sociedade”.

 

Vilas-Boas ainda destaca que a “Bahia continua aguardando a liberação da Anvisa para importação da vacina Sputnik V, adquirida pelo governador Rui Costa, para avançarmos mais rápido na imunização”.

Fonte: Bahia Notícias

A cúpula da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) se reuniu, na tarde desta quinta-feira (22), no Centro de Operações e Inteligência - 2 de Julho, em ambiente virtual, com representantes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) para discutir propostas de combate a crimes contra instituições financeiras na Bahia. 

 

A pauta incluiu estratégias para impedir o avanço de responsáveis por essa modalidade criminosa e propostas para ampliar a prevenção e repressão deste . De acordo com a pasta estadual, um acordo de cooperação será elaborado entre as instituições. 

 

Para o secretário da Segurança Pública, Ricardo Cesar Mandarino, os bancos têm uma grande representação social. “Este crime aflige toda sociedade e precisamos unir forças para barrar as investidas  contra os bancos, que exercem atividade importante para o cidadão”, enfatizou o gestor.

Fonte: Bahia Notícias

Um casal suspeito de envolvimento em roubos a bancos foi preso, na tarde de terça-feira (20), em um motel na cidade de Sapeaçu. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), junto com a dupla policiais encontraram munições de fuzil.

 

Equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da Rondesp Leste, da Cipe LN, do 14° BPM e da 27ª CIPM receberam denúncia anônima de que criminosos envolvidos com as últimas explosões estariam escondidos no Motel Hoje, localizado às margens da BR-101.

 

De acordo com a SSP, os PMs foram até o quarto usado pelo casal e, no momento da entrada, flagraram o homem destruindo um smartphone. O suspeito possui passagem por tráfico de drogas e reside no bairro de Saboeiro, em Salvador.

 

Com ele, estava uma mulher, natural de Conceição do Almeida, apontada como integrante de uma organização criminosa que comercializa entorpecentes.

 

Dentro do carro utilizado pelo casal, os PMs apreenderam munições de calibre 7,62. Armamentos do mesmo calibre foram usados nos ataques contra as agências de Sapeaçu e Ubaíra.

 

A dupla foi trazida para Salvador, apresentada no Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), onde foi autuada em flagrante.

Fonte: Bahia Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Um casal suspeito de envolvimento em roubos a bancos foi preso, na tarde de terça-feira (20), em um motel na cidade de Sapeaçu. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), junto com a dupla policiais encontraram munições de fuzil.

 

Equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da Rondesp Leste, da Cipe LN, do 14° BPM e da 27ª CIPM receberam denúncia anônima de que criminosos envolvidos com as últimas explosões estariam escondidos no Motel Hoje, localizado às margens da BR-101.

 

De acordo com a SSP, os PMs foram até o quarto usado pelo casal e, no momento da entrada, flagraram o homem destruindo um smartphone. O suspeito possui passagem por tráfico de drogas e reside no bairro de Saboeiro, em Salvador.

 

Com ele, estava uma mulher, natural de Conceição do Almeida, apontada como integrante de uma organização criminosa que comercializa entorpecentes.

 

Dentro do carro utilizado pelo casal, os PMs apreenderam munições de calibre 7,62. Armamentos do mesmo calibre foram usados nos ataques contra as agências de Sapeaçu e Ubaíra.

 

A dupla foi trazida para Salvador, apresentada no Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), onde foi autuada em flagrante.

Fonte: Bahia Notícias

Neste feriado de Tiradentes (21), a Bahia registrou 118 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, após passar quatro dias seguidos apresentando números abaixo de 100 óbitos. Também foram confirmados 3.625 novos casos do novo coronavírus no período, conforme dados da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab).

 

 

Com os novos dados apresentados pelo governo estadual, a Bahia acumula agora, desde o início da pandemia, 871.672 casos confirmados da Covid-19 e 17.574 mortes em decorrência da doença.

 

O número de internados com casos graves da Covid-19 também aumentou nas últimas 24 horas, de 1.266 para 1.277. Apesar disso, a taxa de ocupação dos leitos de terapia intensiva se manteve estável em 80%, devido à ampliação da disponibilidade de UTIs exclusivas para pacientes com o novo coronavírus.

 

Por fim, subiram ainda os casos ativos da doença, de 15.760 na terça-feira (20) para 16.027 nesta quarta-feira (21). Os 10 municípios com mais contaminados, segundo a Sesab, são Salvador (2.504), Feira de Santana (543), Vitória da Conquista (453), Itabuna (393), Barreiras (267), Ilhéus (260), Eunápolis (228), Lauro de Freitas (223), Paulo Afonso (196) e Juazeiro (193).

Fonte: Bahia Notícias

O Exército viabilizou recursos públicos para a ampliação da produção de cloroquina dois dias depois de o presidente Jair Bolsonaro determinar ao então ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, o aumento da fabricação da droga.

A aposta num medicamento sem eficácia para Covid-19 contou com o aval do general Edson Leal Pujol, que comandava o Exército naquele momento.

O dinheiro foi destravado a partir do DGP (Departamento-Geral do Pessoal) quando a unidade era chefiada pelo general Artur Costa Moura.

O general Paulo Sérgio de Oliveira assumiu o DGP após as transferências dos recursos para a produção de cloroquina. Nesta terça-feira (20), Oliveira substituiu Pujol no comando do Exército.

Os repasses se repetiram mais duas vezes, seguindo o mesmo ritual orçamentário e passando pelo mesmo DGP. É o que mostram as três notas de crédito que garantiram os recursos, obtidas pela Folha de S.Paulo.

O instrumento usado foi a descentralização de recursos, na qual um órgão entrega parte de seu orçamento para outro órgão executar. Nas notas de crédito que registram a descentralização do dinheiro, a unidade emitente é o DGP.

A unidade favorecida é o Laboratório Químico Farmacêutico do Exército. Foi ele que produziu 3,2 milhões de comprimidos de cloroquina para atender a vontade do presidente. O Exército gastou R$ 1,1 milhão em recursos públicos com a empreitada.

A reportagem enviou questionamentos ao Exército e ao Ministério da Defesa na tarde de segunda-feira (19). Não houve resposta até a conclusão desta edição.

A produção é investigada pelo MPF (Ministério Público Federal) e pelo TCU (Tribunal de Contas da União) e é um dos objetos da CPI da Covid, recém-criada no Senado.

A Procuradoria da República no Distrito Federal instaurou um inquérito civil para investigar a produção e distribuição de cloroquina pelo governo Bolsonaro.

Em 22 de fevereiro deste ano, cobrou explicações do comando do Exército, com base em uma reportagem publicada pela Folha no dia 6 do mesmo mês.

A reportagem mostrou que Bolsonaro mobilizou cinco ministérios, estatais, conselhos, Exército e Aeronáutica para distribuir cloroquina aos quatro cantos do país.

O MPF, então, questionou Pujol sobre os órgãos mobilizados e os montantes envolvidos no Exército. Uma resposta foi fornecida no último dia 1º, com cópias das três notas de crédito existentes para a produção da droga.

Em 21 de março de 2020, o próprio Bolsonaro publicou um vídeo em suas redes sociais para dizer que havia se reunido naquele dia -um sábado- com seu então ministro da Defesa, ocasião em que ficou acertada a produção de mais cloroquina pelo Laboratório Farmacêutico do Exército.

Dois dias depois, em 23 de março, houve a emissão da primeira nota de crédito, no valor de R$ 156 mil. Segundo a observação anotada no documento, o dinheiro "atende aquisição de material de consumo para produção de medicamento por ordem do diretor da DPGO".

DPGO é a sigla de Diretoria de Planejamento e Gestão Orçamentária, vinculada ao DGP, unidade do Exército responsável por recursos humanos e também pelos serviços de saúde da Força, como os hospitais militares. O DGP é chefiado por um general quatro estrelas (a mais alta patente), que integra o alto comando do Exército.

Segundo explicação do Exército ao MPF, a nota de crédito de 23 de março foi a primeira descentralização de recursos para a compra do IFA (insumo farmacêutico ativo) necessário à fabricação do medicamento.

A segunda descentralização ocorreu em 2 de abril, no valor de R$ 450 mil. As observações anotadas no documento dão mais detalhes da natureza do repasse.

O documento anota: "P/ UG EME-160087". É uma referência ao Estado-Maior do Exército, com o número de unidade gestora usado no sistema de execução orçamentária federal. "Atender as demandas de saúde relativas à Operação Covid-19", continua.

Ainda conforme a nota de crédito, a aplicação dos recursos deveria se dar conforme a MP (medida provisória) número 926, de 2020, editada por Bolsonaro para estabelecer procedimentos emergenciais de combate à pandemia.

O general José Eduardo Leal de Oliveira aparece como responsável na observação. Ele era subchefe do Centro de Coordenação de Logística e Mobilização do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, vinculado ao Ministério da Defesa.

Uma mensagem operacional desse centro de coordenação, expedida em 27 de março, determinou que o Laboratório Químico Farmacêutico do Exército ficasse sob a coordenação do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, "no que tange à produção e distribuição do medicamento cloroquina", segundo a explicação do Exército ao Ministério Público Federal.

A mensagem tinha uma classificação de sigilo "ostensivo" e estabelecia que "a cadeia produtiva e a distribuição de todos os itens e/ou materiais para emprego na Operação Covid-19, como, por exemplo, medicamentos e álcool em gel, devem ser coordenadas por este EMCFA".

Em 20 de abril, houve a terceira descentralização de recursos ao laboratório do Exército, tendo como emitente o DGP. O valor destravado foi R$ 1 milhão.

O dinheiro também tinha como origem a medida provisória assinada por Bolsonaro. Segundo a observação da nota de crédito, os recursos seriam usados na "aquisição de insumos para produção de álcool em gel e cloroquina para ações de combate ao Covid-19".

Ao todo, as três notas de crédito somaram R$ 1,606 milhão. O gasto com cloroquina foi de R$ 1,146 milhão, segundo o Exército. A diferença, de R$ 460 mil, foi usada na produção de álcool em gel.

"Não houve aquisição de insumos para produção do fármaco em epígrafe no ano de 2021, bem como não houve descentralização de recurso para a distribuição de cloroquina, tendo em vista que o laboratório possui estrutura logística montada com contrato em vigor", afirmou ao Ministério Público Federal o general André Luiz Silveira, comandante da 1ª Região Militar, em ofício assinado no último dia 1º.

No último dia 29, Bolsonaro demitiu Azevedo do cargo de ministro da Defesa. No dia seguinte, o presidente decidiu trocar os comandantes das três Forças Armadas.

Fonte: Bahia Notícias

A Bahia chegou, neste feriado de Tiradentes (21), à marca de 728.608 pessoas que receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Só nesta quarta-feira, foram 41.766 baianos que completaram a imunização contra o novo coronavírus.

 

 

Entre os vacinados, são 189.252 trabalhadores da saúde; 176.959 idosos de 75 a 79 anos de idade; 119.185 idosos de 70 a 74 anos; 86.880 idosos de 80 a 84 anos; 63.265 idosos de 85 a 89 anos; e 55.063 idosos com mais de 90 anos.

 

Houve ainda a imunização de 17.217 indígenas aldeados; 12.425 idosos de 65 a 69 anos de idade; 7.147 idosos de instituições de longa permanência; 695 pacientes crônicos renais; e 520 pessoas com deficiência.

 

Salvador é o município baiano com maior quantidade de pessoas que receberam a segunda dose da vacina, com 150.109 imunizados, seguida de Feira de Santana (29.892), Ilhéus (14.278), Vitória da Conquista (13.705) e Alagoinhas (9.543).

 

Um total de 2.143.424 baianos receberam pelo menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Fonte: Bahia Notícias
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |