Blog Santo Antônio
Notícias

📢 Oportunidade de Emprego Imperdível! 📢

O Grupo Santo Antonio está em busca de talentos como VOCÊ! 🏢

🌟 Quer fazer parte de uma equipe dinâmica, inovadora e com espaço para crescer profissionalmente? Então, não perca tempo e se candidate a uma de nossas vagas disponíveis!
Nos envie agora mesmo seu Currículo no e-mail: rh@grupostoantonio.com.br ✉️

Grupo Santo Antonio o lugar certo para você e sua família! 💛💙
📞📱(077) 3639.5555
🖱 www.grupostoantonio.com.br

#Vagas #Emprego #Carreira #Oportunidade #Trabalho #Empresa

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

A Seleção de Luís Eduardo Magalhães, estreia no Campeonato Intermunicipal 2023, no próximo domingo, dia 30 de julho, às 15h, no Estádio Municipal Coronel Aroldo, em casa, contra a equipe de Barreiras. A participação do município na competição é resultado do investimento da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes, por meio da Liga Desportiva.

O técnico da seleção, o professor Bida, falou da visibilidade do Campeonato Intermunicipal e da oportunidade para os atletas. "É uma importância muito grande participar de um campeonato como esse, que reúne seleções de todos os municípios. Não só para Luís Eduardo, mas para os atletas também, meninos novos que vão poder ser vistos por outras equipes e que a gente possa levar alguns para outros clubes", ressaltou.

A expectativa da comissão técnica e dos jogadores é positiva e a preparação segue em busca de uma boa campanha no Intermunicipal. "Espero que a gente possa fazer uma grande campanha e levar o nome de Luís Eduardo Magalhães o mais longe na competição", disse o técnico Bida.

Confira o calendário de jogos da primeira fase do Campeonato:
- 30 de julho, LEM X Barreiras, às 15h, no Estádio Municipal Coronel Aroldo, em Luís Eduardo Magalhães;

- 06 de agosto, LEM X Mansidão, às 15h, na cidade de Mansidão;

- 27 de agosto, LEM X Mansidão, às 15h, no Estádio Municipal Coronel Aroldo, em Luís Eduardo Magalhães;

- 03 de setembro, LEM X Barreiras, às 15h, no Estádio Municipal Coronel Aroldo, em Luís Eduardo Magalhães.

Comissão Técnica
Técnico - Bida
Auxiliar Técnico - Viola
Preparador de Goleiro – Uandro dos Santos.

Confira a lista de convocados para o Campeonato:

Goleiros: Gabriel (América), Gleison (Honórios);

Laterais: Bruno (Celtic), Chirlei (Marília), Everton (Tamandaré), Ratinho (Maclarem);

Zagueiros: Emerson (River), Diro (River Plate);

Meio-campistas: Coco (Tamandaré), Alisson (Santa Cruz), Dinho (Santa Cruz), Godugo (Maclarem), Eduardo (Marília), Esquerdinha (Celtic), Marcelo Cardoso (Celtic), Cachorrão (Quentex), Willian (Tamandaré);

Volantes: Ericks (Marília), Mateus (Santa Cruz), Neilton (Ypiranga);

Atacantes: André (Santa Cruz), Lucas (Maclarem), Mateuzinho (Santa Crruz), Pedro (MEC), Wanderson (Aston Ville).

Fonte: SECOM, prefeitura de LEM
Competição acontecerá no dia 10/09 e é uma das fases dos campeonatos baiano e brasileiro da Federação



A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães está com inscrições abertas até o dia 05 de setembro, para a terceira edição do Duathlon LEM, através do link: https://urx1.com/Hc8PN. As inscrições são limitadas.

A competição será realizada no dia 10 de setembro, com largada a partir das 6h30, na Avenida Octogonal, na Praça dos Três Poderes, em Luís Eduardo, nas categorias individual ou revezamento.

O Duathlon LEM 2023 é composto pelas metragens: Sprint: 5km de corrida + 20km de ciclismo (três voltas) + 2,5km de corrida. A competição municipal faz parte das fases do Campeonato Baiano e Brasileiro de Duathlon no calendário da Federação Baiana de Triathlon.

Entrega e retirada dos kits
A entrega dos kits em Luís Eduardo Magalhães será realizada nos dias 07 e 08 de setembro, das 9h às 12h e das 14h às 18h, na Secretaria Municipal de Cultura e Esportes, localizada na Rua Valdemar Klein, nº. 129 no Jardim Imperial.
Os participantes de Barreiras, deverão retirar os kits no dia 06 de setembro, das 8h às 12h, no Comando do 10º BEIC na Rua Rui Barbosa nº 1134.

Fonte: ECOM, prefeitura de LEM

A 86ª CIPM foi presença constante durante as festividades do aniversário de Riachão das Neves e Festejos de Santana, ocorridas nos dias 19, 24, 25 e 26 deste mês, em Riachão das Neves. 

Durante o evento, houve uma condução por tráfico de drogas e os festejos ocorreram de forma tranquila. 

Os festejos promovidos pela prefeitura municipal, tiveram seu auge nas duas últimas noites de festa e encerraram com a tradicional derrubada do mastro na quinta-feira pela manhã. 

Durante as festas a movimentação de pessoas adultas, idosas, jovens e até crianças, era bastante intensa, com um público crescente a cada noite. 

Para o comandante da 86ªCIPM, Capitão PM Marcelo Pereira Rosa, o sucesso em mais essa missão é o reflexo de um trabalho sério, planejado e executado com dedicação exclusiva à segurança do cidadão. 

"Desde os dias que antecederam o evento, temos reforçado o policiamento na cidade. Contamos com o apoio da Rondesp Oeste, além do reforço dos policiais da própria Unidade. Em sistema de patrulha, foram empregados em média 25 policiais por dia de evento.", finalizou.

Fonte: 86ª CIPM

O Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, ao que parece, tem a intenção de manter o Colégio Estadual El Shadai-CEES, única Unidade de Ensino Escolar - UEE do Núcleo Territorial de Educação- NTE 11 sem sede própria, funcionando em prédio alugado, com estrutura física limitada, inadequada, inapropriada para o pleno desenvolvimento da Educação.

Há mais de dez anos a comunidade escolar e o público dos bairros atendidos pelo CEES aguarda e sonha ansiosamente, com a construção de sua sede própria. Nesse intervalo, diversas lideranças políticas com e sem mandato público, se comprometeram em garantir tal construção. No ano de 2020 em inauguração de obras em Barreiras, o então Governador do Estado da Bahia Sr. Rui Costa, anunciou a licitação para construçao de várias escolas no estado, inclusive em Barreiras citando nominalmente uma escola para o prédio provisório do CEES e de outra Unidade de Ensino em Barreiras.

Ocorre que em Barreiras, está em fase de conclusão a construção de uma nova UEE no terreno pertencente a Universidade do Estado da Bahia- UNEB, mas essa nova UEE não será destinada ao CEES. Dois fatos levam a crer nisso. Primeiro, no dia 16/03/2023 (quinta-feira) a comunidade escolar e o público dos bairros atendidos pelo CEES, souberem com tristeza, decpção, frustração e sentimento de injustiçamento que a tão sonhada sede própria, será destinada a outra Unidade de Ensino Escolar, a despeito de ser o CEES a única UEE sem sede própria.

O outro fato que leva a essa conclusão é a recente renovação do contrato de aluguel do atual prédio que pertence a Diocese de Barreiras-Bahia até o ano de 2025. Salienta-se que o espaço onde hoje funciona o CEES, possui uma estrutura física limitadíssima, precária, oito salas de aula, não possui quadro poliesportiva, auditório, biblioteca, laboratórios, enfim, as condições físicas necessárias e ideal para uma Educação integral do ser humano.

Diante de tais fatos, e partindo do pressuposto de que perguntar não ofende, cabe a pergunta:

1) Os moradores da Santa Luzia, maior bairro puplacional e eleitoral de Barreiras, os moradores do Sombra da Tarde, da Vila Nova, do Loteamento Rio Grande, Jardim Vitória, Cidade Nova, Buritis, Novo Horizonte, São Miguel, Flamengo, Bandeirantes e a população da zona rural, não merecem essa presença do Estado com uma UEE digna, decente, adequada e apropriada para a prática educativa? 

2) Por que tanto desprezo, indiferença e insensibilidade com o público dos bairros citados acima? Não merecem uma escola nova?

3) Quem merece um prédio escolar novo? Quem já tem ou quem não tem?;

4) O ex-governador anunciou em 2020 a construção da escola do El Shadai-CEES. O que fez a SEC mudar de interesse? Por que o CEES não vai ter o seu prédio escolar próprio?

5) A proposta de Educação em Tempo Integral não está anacrônica?

6) O novo prédio escolar vai resolver a demanda reprimida nos bairros citados?

Já se sabe que não resolverá o problema de falta de vagas. Muitos adolescentes e jovens que conseguem matricular-se estão estudando fora de seus turnos e em modalidades de educação inapropriadas, ou simplesmente não estudam.

Tem escolas com salas de aulas superlotadas com 50 estudantes. Tudo isso contribui para a precarização do ensino e compromete os resultados educacionais. 

Que a SEC possa rever suas decisões e atender aos anseios e necessidades do publico atendido pelo CEES contribuindo na qualidade de vida dos bairros citados.

Fonte: COMUNIDADE ESCOLAR. COLEGIADO ESCOLAR. REPRESENTANTES DE PAIS E ESTUDANTES.

Na tarde desta quarta-feira, 26, por volta das 14h, a guarnição de serviço do PETO, bem como a guarnição do 1º Pelotão da 28ª CIPM, se deslocaram em conjunto para verificar uma ocorrência de agressão física, no caminho 2, bairro São Francisco, Em Ibotirama.

Ao chegar nas proximidades do local, dois indivíduos ao avistar a presença da viatura empreenderam fuga, não obtendo êxito, sendo alcançados logo em seguida. Com os mesmos foram encontrados uma quantidade de substâncias análogas a maconha e crack e material para embalagem. Foi constatado que um dos indivíduos se tratava do agressor.

Desse modo, todos envolvidos e todo material ilícito foram conduzidos e apresentados na Delegacia Territorial de Ibotirama.

Fonte: 28ª CIPM

No início da noite de ontem, quarta-feira, 26, por volta das 18h, a 38ª CIPM, prendeu três indivíduos com drogas em Bom Jesus da Lapa.

A guarnição realizava o policiamento Ostensivo, os militares avistaram um indivíduo que ao perceber a presença da viatura tentou empreender fuga, abandonando uma sacola. O mesmo foi abordado, e na sacola, foi encontrado uma certa quantidade de material análogo à crack e maconha e uma certa quantidade de dinheiro em espécie. No local também foi abordado outros dois indivíduos sendo encontrado droga e munições.

O material apreendido e os três indivíduos foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil em Bom Jesus da Lapa.

Fonte: 38ªCIPM
No ano passado, 2.538 trabalhadores morreram durante jornada

Uma pesquisa do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, disponibilizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), mostra que, em 2022, o Brasil registrou 612,9 mil notificações de acidentes relacionados à jornada profissional. Isso resultou em 148,8 mil benefícios concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Já o número de óbitos por acidente de trabalho no país atingiu 2.538 no ano passado. Nesta quinta-feira (27), comemora-se o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.

Estados

Entre as unidades federativas, São Paulo apresentou o maior volume de notificações por acidentes de trabalho (204.157), ou o correspondente a 35% do total. Minas Gerais vem em seguida, com 63.815 notificações, seguido do Rio Grande do Sul, com 50.491.

Em escala municipal, a capital paulista exerce a liderança, com 51.233 notificações, à frente do Rio de Janeiro (18.747) e de Belo Horizonte (11.776). O procurador do Trabalho Luciano Leivas avaliou que, considerando esses dados como absolutos, eles refletem um quadro da distribuição da população economicamente ativa no país.

“São estados mais populosos, com maior empregabilidade e, por conta dessa maior concentração da população economicamente ativa, os dados absolutos apontam o estado de São Paulo e outras unidades com maior população economicamente ativa ponteando esses dados”, disse ele, que também é vice-coordenador da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente de Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Codemat), do MPT.

Trabalhadores da saúde

A área da saúde concentra grande parte dos acidentes de trabalho, representando 10% das notificações feitas ao INSS. A atividade de atendimento hospitalar é o setor com mais acidentes de trabalho, somando 603.631 de 2012 a 2022. Nesse cenário, a de técnico de enfermagem detém o maior número de acidentes de trabalho, da ordem de 313.654 no mesmo período. Leivas afirmou que a área da saúde tem essa peculiaridade porque, dentro dos serviços de saúde, existem meios mais céleres de notificação.

Há também subnotificação na área da saúde. “Muitos serviços diversos do setor hospitalar deixam de fazer as comunicações de acidente de trabalho por vários motivos”, afirmou. Por outro lado, explicou que como a atividade hospitalar é vocacionada para o atendimento à saúde, os dados tendem a ser mais próximos da realidade.

Por ter uma notificação regular mais fidedigna, o setor de saúde tende a ter uma estatística consolidada mais elevada. O procurador do Trabalho disse que, em tese, os setores que adotam como prática a subnotificação poderiam ter mais adoecimentos e acidentes relacionados ao trabalho do que aqueles que estão efetivamente registrados.

Repressão x prevenção

Leivas esclareceu que a atuação do MPT para reduzir o volume de acidentes de trabalho e garantir a saúde do trabalhador se dá de duas maneiras: repressiva e preventiva. Na modalidade repressiva – quando o fato já aconteceu –, o MPT trabalha junto com os centros de Referência em Saúde do Trabalhador, do Ministério da Saúde, para instalação de um inquérito civil. O órgão também exerce atividades de fiscalização para identificar falhas no gerenciamento dos riscos do ambiente de trabalho, buscando a regularização.

A forma preventiva, ou promocional, se dá por meio dos projetos nacionais temáticos. A Codemat tem cinco grandes projetos. Um deles é o fortalecimento da saúde do trabalhador no Sistema Único de Saúde (SUS). Esse projeto não aborda casos de fraturas, queimaduras, lesões e até mesmo óbito decorrente de um fato instantâneo, mas o adoecimento relacionado ao trabalho. Ou seja, a exposição a agentes químicos, físicos e biológicos no ambiente laboral e que leva ao funcionário adoecer, até mesmo depois de sair do emprego, adquirindo um câncer ou uma lesão por esforço repetitivo, por exemplo.

“O SUS é que acaba acolhendo esse trabalhador adoecido”. Esse projeto nacional do MPT fortalece o SUS, buscando identificar onde o trabalhador está adoecendo e, aí, tentar fazer as medidas de adequação do setor econômico.

Há também o projeto de combate à subnotificação. Os dados do INSS se reportam apenas ao trabalhador do mercado formal, que tem carteira assinada, e não contemplam os aqueles do mercado informal ou os que mesmo no mercado formal, sofrem acidentes e adoecimentos não notificados pelas empresas. A meta é demonstrar mais claramente a realidade acidentária no Brasil.

Fonte: Agência Brasil
Banco lançou consórcio para desenvolvimento de criptomoeda oficial

Benefícios sociais e trabalhistas poderão ser pagos no futuro por meio do real digital, disse nesta quarta-feira (26) a presidenta da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano. O real digital é a criptomoeda oficial desenvolvida por empresas autorizadas pelo Banco Central (BC). O banco lançou um consórcio para elaborar produtos e soluções que poderão ser usadas no sistema digital.

“Dá para pensar em pagar benefícios sociais e trabalhistas com moeda tokenizada [moeda convertida em ativos digitais] no futuro”, afirmou Serrano. Segundo ela, o banco pretende aproveitar o real digital para mesclar digitalização financeira e inclusão social. “A Caixa está em 99% dos municípios brasileiros e tem 155 milhões de clientes. É um grande celeiro para testar soluções”, acrescentou a presidenta.

Nesta quarta, a Caixa lançou um consórcio com a bandeira de cartões de crédito Elo e a Microsoft para o projeto-piloto do real digital. “Embora a Caixa pudesse desenvolver o projeto sozinha, isso levaria mais tempo”, disse o vice-presidente de Finanças do banco, Marcos Brasiliano Rosa. Segundo ele, a Elo permitirá o desenvolvimento de opções de criptoativos com pagamento em parcelas, como ocorre com a fatura do cartão de crédito, e a Microsoft entrará com a experiência tecnológica, ajudando a acelerar a implementação da criptomoeda oficial.

A tokenização pode ser definida como a representação digital de um bem ou de um produto financeiro, que facilita as negociações em ambientes virtuais. Por meio de uma série de códigos com requisitos, regras e processos de identificação, os ativos (ou frações deles) podem ser comprados e vendidos em ambientes virtuais. Em testes desde março, o real digital deve estar disponível para a população só no fim de 2024.

Financiamentos imobiliários

Segundo o vice-presidente de Serviços Financeiros da Microsoft Brasil, Júlio Gomes, um dos produtos a serem desenvolvidos pelo consórcio será a compra de imóveis pelo real digital. O processo funcionaria como um Pix para a aquisição e o pagamento de prestações da casa própria. “A principal contribuição desse processo seria aumentar a velocidade e reduzir o custo dos financiamentos habitacionais”, declarou.

Fonte: Agência Brasil

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou a doação de câmeras para serem instaladas nos uniformes de policiais na Bahia. O anúncio foi feito a lado da prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, que participou de audiência com o ministro.

"Vamos destinar câmeras a serem doadas ao governo do estado para implantação nos uniformes dos policiais. É um programa que nós estamos começando e a cidade de Lauro de Freitas vai ser contemplada”, afirmou Dino.

A medida atende a um pedido de Moema depois da morte do garoto Gabriel da Silva Conceição Junior, de apenas 10 anos, que morreu na madrugada da última segunda-feira (24), no bairro de Portão. Familiares acusam policiais militares de efetuarem o disparo que tirou a vida do pequeno.

O ministro ainda se solidarizou com a família de Gabriel. "Minha palavra é de solidariedade à família do Gabriel e de todas as vítimas de violência, de modo geral, em Lauro de Freitas e em todo o estado da Bahia. Nós estamos empenhados em fortalecer este trabalho conjunto com o Estado e com as prefeituras", disse.

PROMESSA DE GOVERNO

Tema de debate desde o governo de Rui Costa (PT), a implementação de câmeras de monitoramento nas fardas de policiais militares da Bahia está na etapa de análise da empresa vencedora da licitação. A previsão do secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, prevê que a instalação seja feita até o final do ano.

"A gente fez a licitação e agora a empresa vencedora - não vou falar o nome porque o certame ainda está em andamento - apresentou toda a documentação exigida. A documentação está sendo analisada pela comissão do edital e pela Procuradoria Geral do Estado, e se estiver tudo ok a gente marca a prova de conceito, que é o teste, para ter certeza que aquele equipamento que a empresa dispôs atende os pré-requisitos e integração com nosso sistema. Uma vez realizada a prova de conceito, que a gente espera fazer o mais rápido possível, a gente consegue já assinar o contrato e fazer uso [das câmeras corporais] dela até o final do ano. Foi nossa previsão diante do certame tão complexo e um valor tão vultoso e do rito normal que a gente vem seguindo para contratação das câmeras corporais", comentou Werner em entrevista para o Bahia Notícias no final de junho.

Fonte: Do Bahia Notícias
O carro estava circulando com os elementos identificadores adulterados

Nesta segunda-feira (24), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou um veículo roubado durante uma abordagem no KM 205 da BR 135, trecho do município de São Desidério (BA). 

Era por volta das 10 horas quando a equipe abordou um veículo HYUNDAI/HB20 de cor preta. No decorrer da fiscalização os policiais constataram que tratava-se de um clone, sendo que o veículo original tinha uma restrição por furto registrada na cidade de São Paulo em fevereiro de 2023.

Questionado, o condutor informou que tinha pegado o veículo emprestado de seu irmão e que desconhecia sua origem ilícita.

Diante dos fatos, a ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil competente para adoção das medidas cabíveis.

Fonte: PRF


Nessa quarta-feira, 26, durante a manhã, policiais militares da 83ª CIPM realizaram um visita institucional ao Colégio Estadual Democrático Marcos Freire, na cidade de Barreiras.

Durante a visita, foi proferida uma palestra a aproximadamente 80 alunos sobre os efeitos e consequências do uso e abuso de drogas, tais como álcool, o cigarro, a maconha, a cocaína, o crack, bem como outras drogas novas, já disponíveis no submundo do crime.



Ao final, foi realizada uma demonstração de ações policiais, com táticas e técnicas utilizadas na rotina de policiamento, bem como do uso suplementar dos K9 (cães policiais) na busca de drogas.

Fonte: 83ª CIPM

A Secretaria de Saúde de Barreiras, dentro do Projeto Saúde Humanizada, Integrada e Inovadora, realizou nesta quarta (26) e segue nesta quinta-feira (27), o acompanhamento aos pacientes cadastrados no Programa Glaucoma no Centro de Especialidades Leonídia Ayres de Almeida, bairro Morada Nobre. Na oportunidade, mais de 1.600 pacientes, do município e da macrorregião Oeste, estão passando pela avaliação trimestral.

Antes da consulta com o oftalmologista especialista em glaucoma, os pacientes passam pela triagem e exames de tonometria que mede a pressão ocular; fundoscopia para observação do fundo de olho; paquimetria ocular que mede a espessura da córnea e a campimetria ocular, que ajuda a identificar e perceber os estímulos da visão periférica. O coordenador da Atenção Básica de Barreiras explica que após todo esse procedimento é realizada a entrega do colírio específico que controla a doença.

“Nesses dois dias de atendimento no Centro Especializado, 620 pacientes moradores de Barreiras previamente confirmados junto às unidades de saúde e mais 997 de cidades da região Oeste pactuados, participaram de mais esse acolhimento, cujo objetivo é o de justamente acompanhar, individualmente, a evolução do tratamento contra o glaucoma. Organizamos todo o ambiente para atender de maneira humanizada esses pacientes em dois dias, pela manhã e tarde, reforçando essa necessidade de que todos eles devem fazer as avaliações periodicamente”, ressaltou Ari Donizete.

O Glaucoma é uma doença considerada grave, podendo provocar lesões no nervo óptico e consequentemente a cegueira, quando não tratado adequadamente. Dessa maneira, a Atenção Básica do Município orienta que os pacientes devem se atentar às datas de atendimento e no ato da consulta avaliativa, levar documentos pessoais e o cartão do SUS.

Fonte: DIRCOM PMB
O motorista conduzia seu veículo em zigue-zague colocando em risco a segurança de outros usuários da rodovia

Na tarde de domingo (23), a Polícia Rodoviária Federal prendeu um motorista embriagado no Km 800 da BR 242, no trecho do município de Barreiras (BA). A prisão ocorreu após a equipe receber uma denúncia de que o condutor de um MARCOPOLO/VOLARE andava em zigue-zague na rodovia, colocando em risco a segurança dos usuários.

Após a denúncia, os policiais se deslocaram imediatamente para interceptar o veículo, que foi abordado momentos depois. Durante a fiscalização, o motorista realizou o teste do etilômetro, que indicou um teor de 1.27 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões.

O caso foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Barreiras. O condutor foi autuado e responderá por Embriaguez ao Volante.

Fonte: PRF

Fonte: Grupo Santo Antonio

,

Fonte: Grupo Santo Antonio
Evento que acontece de 29 de julho a 02 de agosto terá as apresentações de Cassiane, PG e outras grandes atrações do mundo gospel_*


O Dia do Evangélico, comemorado em 02 de agosto, faz parte do calendário comemorativo de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia. E em 2023, a programação festiva vai impactar o público da região Oeste da Bahia, com a segunda Edição do AVIVA LEM. Serão quatro dias de celebração com atrações nacionais e locais. Reunindo nomes consagrados da música cristã, como Cassiane, PG, Jefferson e Suellen, Júlia Vitória e o AVIVA LEM Kids, com o grupo Três Palavrinhas. Além de um espaço especial para cantores e ministérios locais.

O evento inicia no sábado, dia 29, a partir das 16h e se encerra na quarta-feira, dia 02 de agosto, com a grande Marcha Pra Jesus. Uma realização da Prefeitura, com organização da AMELEM.

Confira a programação:

29 de julho (Sábado)
AVIVA Kids 16h10 – Tia Jê;
17h – Três Palavrinhas;

AVIVALEM
19h50 –Banda Ankora; 20h50 – Pr. Jailan Mateus; 21h30 –Júlia Vitória;

30 de julho (Domingo)
9h10 – Leve Fardo; 10h –
IAMMS; 10h50 –
Ministério Apostólicos; 11h40 – Casa de Oração;
12h30 –Endel Barros; 13h20 –
Min. Betânia; 14h10 Elos Cristos;
15h – Ministério IPR;
15h45 –Rebeca Costa;
16h35 –Menorah;
17h25 – Sala do Trono;
18h15 – IBMS;
19h05 – Zoe Music;
19h55 – Carlos Doerner;
20h30 – Apóstolo Romário;
21h10 – Junior Nogueira;

01 de agosto (Terça) 
19h10 – Sarah Cardoso,
20h10 – Pastor Del;
21h – Cassiane;

02 de agosto - Marcha Pra Jesus (Quarta)* *
Saída da Praça do Avião até a Praça da Bíblia_
17h10 – PG;
19h20 – Bispo Adriano;
21h – Jefferson e Suellen.

Fonte: SECOM, prefeitura de LEM

 

 

Fotos: Mateus Pereira/GOVBA

 

No Dia Internacional da Agricultura Familiar, comemorado nesta terça-feira (25), o Governo do Estado apresentou um conjunto de ações executadas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), com o objetivo de garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios sistematicamente sujeitos a perda da safra por razão do fenômeno da estiagem ou excessos hídricos. A principal delas é o Plano Safra da Agricultura Familiar da Bahia 2023-2024, lançado na presença do governador Jerônimo Rodrigues e do vice- governador Geraldo Júnior, que vai disponibilizar R$ 3 bilhões em crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) por meio do Banco do Nordeste e do Banco do Brasil.

Jerônimo explicou que o Plano Safra já integra o Governo Federal, mas que essa gestão de Lula incrementou e retomou o programa com recursos específicos para os agricultores familiares. Conforme ele, esse enquadramento vai ter impacto positivo na produção de alimentos, cuidados com o meio ambiente e na educação no campo. "Aqui na Bahia, estamos aproveitando o Dia Internacional da Agricultura Familiar para lançar o Plano Safra. A nossa expectativa é que a gente chegue a R$ 3 bilhões para financiamento das diversas frentes da agricultura familiar. Ainda faremos o lançamento do Plano Safra do Agronegócio também. Também aproveitamos a agenda para fazer a entregas de quase 200 equipamentos do Governo do Estado e realizar anúncios de investimento para assistência técnica”, disse o governador.

Dentre as medidas detalhadas no lançamento, há o Pronaf A, que oferece maior limite de financiamento do custeio, passa de R$ 9 mil para R$ 12 mil, e o investimento de R$ 30 mil para R$ 40 mil; o Microcrédito Pronaf B, medida na qual a renda bruta familiar será elevada de R$ 23 mil para R$ 40 mil por ano, e o limite de financiamento aumentado de R$ 6 mil para R$ 10 mil sendo que, para mulheres o valor poderá ser até R$ 12 mil. Nessa modalidade, o fomento produtivo rural, recurso não reembolsável destinado a agricultores em situação de pobreza, será elevado de R$ 2,4 mil para R$ 4,6 mil.

Há ainda o Pronaf Mulher, com limite de financiamento de até R$ 25 mil e taxa de juros de 4% ao ano, direcionada às agricultoras com renda anual de até R$ 100 mil. As quilombolas e assentadas da reforma agrária terão aumento no abatimento do fomento mulher (modalidade do crédito instalação) de 80% para 90%. Há também linhas específicas para jovens e indígenas.

“É um dia muito importante para nós. O governador fez questão de premiar nessa data o agricultor e agricultora da Bahia em homenagem a todos no mundo que trabalha com alimento limpo, que quer que a economia circule no seu lugar e que garante a dignidade para homem e a mulher do campo. Esse evento de hoje é para promover principalmente os movimentos sociais, afirmou o secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso.

 

Mais projetos

 

Foi ainda apresentado o Projeto ‘Bahia que Produz e Alimenta’, que receberá um investimento de R$ 750 milhões para melhorar a infraestrutura, serviços e integração das organizações produtivas da agricultura familiar aos mercados, atendendo 50 mil famílias beneficiárias e 600 organizações produtivas da agricultura familiar nos 27 territórios de identidade entre 2023 e 2027.

“Hoje aqui é uma síntese de tudo que a gente vem fazendo e o que a gente vai fazer, o ‘Bahia que Produz e Alimenta’ surge nessa esteira onde o governo lança o Bahia Sem Fome e vai atrás dessas pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar. O ‘Bahia que Produz e Alimenta’ fomenta a produção de alimentos para a gente ofertar para as famílias, fazendo com que essas elas sejam integradas também no processo de inclusão socioprodutiva”, explicou Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da CAR.

Em mais uma ação, Jerônimo autorizou a SDR/CAR e a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) a dar início a ação de assistência técnica e extensão rural com foco nos sistemas produtivos da agricultura familiar: mandioca, cacau, leite, mel e avicultura de galinha caipira. Na prática, a ação vai financiar kits produtivos para as Unidades de Produção Familiar atendidos pela rede de Ater, e R$ 40 Milhões de reais investidos em dois anos, em 36 mil Unidades de Produção familiar atendidas.

Também foi celebrado o Termo de Fomento com a Associação Povos da Mata de Certificação Participativa - Agroecologia em rede na Bahia: mais alimentos e mais vida no qual será realizado acompanhamento técnico de 1.050 Unidades de Produção Familiar e de 250 novas Unidades Familiares em 19 territórios de identidade da Bahia, com 24 agroindústrias vinculadas e R$ 1,6 milhões de reais aplicados em 24 meses.

O governador assinou também Acordo de Cooperação para Implantação de 27 Polos Territoriais de Apoio a Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar para Mercados Institucionais. A SDR/CAR também foi autorizada a iniciar o projeto de dinamização das Agroindústrias Familiares para apoio a gestão, acesso a mercados e assistência técnica para 402 agroindústrias familiares. O investimento é de R$ 30 milhões ao longo de três anos.

Entregas

Na ocasião, o governador entregou Selos de Identificação dos 90 novos produtos de associações e cooperativas da Agricultura Familiar, 31 tratores (75Hp) e 54 microtratores para organizações do setor, além de 88 microtratores e máquinas forrageiras para Escolas Famílias Agrícolas, em uma ação conjunta com a Secretaria da Educação.

Fonte: Blog Braga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

 

 

 

 

 

 

 

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transporte, esclarece que na manhã desta quarta-feira (26), foi requisitado uma vistoria na árvore localizada na Rua Aymoré, esquina com a Rua Barão de Cotegipe, centro da cidade, para verificar a incidência de rachaduras, inclinação acentuada, bem como a queda de galhos ocorrida nesta madrugada. Assim que as equipes chegaram no local constataram a necessidade da supressão imediata da Figueira, sob risco de a mesma desabar, colocando em perigo a integridade física das inúmeras crianças que circulam no local, dada a proximidade com escolas, assim como, o risco de acidente com veículos que trafegam no local.

 

 

A árvore em questão já havia sido objeto de laudo técnico da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade em 2019, cuja conclusão recomendou o corte da mesma em razão dos riscos já mencionados, contudo, dado a longevidade de existência da Figueira centenária, optou-se pela poda de reparos possibilitando ainda sua permanência no local. Todavia, dados os riscos constatados na vistoria de hoje, não restou alternativa a bem da segurança da coletividade senão a imediata supressão da árvore.

Fonte: Blog Braga/ Repórter Paiva/ Dircom-PMB
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |