Blog Santo Antônio
Notícias

 

 

Os investimentos apresentaram uma queda de 15,9% em janeiro, na comparação com dezembro de 2020, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que divulgou hoje (1) o indicador de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF).  São contabilizados nesse indicador os investimentos em aumento da capacidade produtiva da economia e na reposição da depreciação do estoque de capital fixo.

 

Apesar da queda em janeiro, o trimestre móvel, que considera também os meses de dezembro e novembro, apresenta uma alta de 23,5% em relação ao período imediatamente anterior (agosto, setembro e outubro), segundo a Agência Brasil. 

 

Na comparação com o ano anterior, a FBCF de janeiro supera a do mesmo mês de 2020 em 6,1%. Já no período de 12 meses, que considera todos os meses de fevereiro de 2020 a janeiro de 2021, há queda acumulada de 1,3%.

 

A redução dos investimentos em janeiro tem relação com o alto volume de importações de plataformas de petróleo e outros bens de capital ligados à atividade em dezembro, mês que teve uma alta de 34% na FBCF e de 82% quando considerados apenas máquinas e equipamentos.

 

O consumo aparente de máquinas e equipamentos em janeiro caiu 37,1%, percentual puxado pela redução de 40,5% nas importações, já que o consumo de máquinas e equipamentos de produção nacional recuou apenas 0,3%. O Ipea explica que "embora tenham ocorrido novas importações de plataformas de petróleo em janeiro, o volume importado dos outros bens de apoio à prospecção e extração de petróleo e gás natural sofreu forte queda".

 

Também houve queda nos investimentos em construção civil, após oito meses seguidos de alta. A retração em janeiro foi de 0,2%.

Fonte: Bahia Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Pode faltar oxigênio para 625 municípios do país e acabar em outros 1.141 o chamado “kit intubação”, remédios usados com pacientes com Covid-19 em UTIs. Os dados são de uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (1°) pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Segundo a entidade, as informações foram obtidas através de perguntas a 2.553 municípios de todas as regiões brasileiras, percentual de 45,9% do total de municípios do país, que é de 5.568.

 

Na pesquisa divulgada, o órgão considerou os temas em evidência nesta semana: i. falta de oxigênio nas unidades de saúde; ii. insumos farmacológicos que compõem o "kit intubação"; iii. medidas de restrição que estão sendo adotadas nos Municípios e; iv recebimento de vacinas. Em relação às vacinas, quase a totalidade dos Municípios (98%) recebeu os imunizantes nesta semana. As remessas ocorreram duas vezes para 68,4% dos Municípios e 24,4% receberam uma vez nesta semana.

 

LOCKDOWN
No caso do fechamento [lockdown], apenas 37,1% dos gestores consultados disseram que adotaram a medida nesta semana, com o fechamento total das atividades não essenciais, para conter a propagação da Covid-19. Já a maioria, 61,9%, não fez o procedimento. No entanto, sobre a restrição da circulação de pessoas à noite, o toque de recolher, 82,2% dos gestores declararam que fazem, e somente 17,5% disseram não adotar.

 

No levantamento, 88% dos gestores municipais afirmaram que adotam restrições das atividades aos finais de semana, e somente 11,8% disseram que não. A antecipação de feriados nesta semana foi adotada por 15,3%. Quanto às aulas presenciais, 89,4% dos municípios estão com as atividades paralisadas, e 9,9% abriram as escolas.

Fonte: Bahia Notícias

A Feira do Mimoso 2, em Luís Eduardo Magalhães passou por desinfecção nesta quarta-feira (31). 


O espaço que semanalmente recebe centenas de pessoas foi satinizado, processo que elimina bactérias e vírus, inclusive o do Covid-19.

A ação vem sendo desenvolvida em diversos espaços públicos do Município, com o objetivo de torná-los mais seguros para usuários e trabalhadores. 

Fonte: ASCOM Prefeitura de LEM

Quem deixou para a última hora as compras do tradicional almoço de Páscoa não vai ficar sem opção. A Feira do bairro Santa Cruz vai abrir excepcionalmente nesta quinta-feira (01), das 6h às 17h30, para comercializar uma variedade de peixes com preços diferenciados.


Segundo o diretor de Indústria, Comércio e Serviços de Luís Eduardo Magalhães, Gilson Sena. “É uma oportunidade para quem trabalhou durante a semana e não teve tempo de se programar. Atualmente são oito permissionários que vendem peixe na Feira do Santa Cruz e a expectativa é de boas vendas agora na Semana Santa”, comemorou.


É bom lembrar que a Feira abre normalmente no próximo domingo, dia 4 de abril.

Fonte: ASCOM Prefeitura de LEM

Policiais militares da 85° Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/LEM) e Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE/Cerrado), Bombeiros Militares,  Guardas Civis Municipais e Agentes da Sutrans, com idades acima de 50 anos foram vacinados contra a Covid-19, na tarde desta quarta-feira (31), no sistema Drive-Thru em Luís Eduardo Magalhães.


O Primeiro-Tenente Brandão com 30 anos de Polícia Militar foi um dos imunizados e falou da importância da vacina.


“Estamos na linha de frente desde o ano passado e é muito difícil ficarmos sem essa vacinação. Então chegou o momento. Agora com a vacina podemos trabalhar, desenvolver nosso serviço com mais tranquilidade, com mais confiança, sabendo que estamos protegidos”, comemorou.


O Major da Polícia Militar Cristiano Mendes Gouveia, Comandante da 85º CIPM, festejou a chegada da vacina para as forças de segurança.


“Estamos falando de um público que está em linha direta da contaminação. Depois dos profissionais de saúde, são os de segurança, que vêm logo com o risco. A vacina é a barreira de proteção, é ela que efetivamente vai nos tornar imunes e que evitará que qualquer profissional, sobretudo esses que estão submetidos ao risco, tenha uma probabilidade de contaminação. Eu considero a vacina, talvez, o maior veículo de proteção da população”, concluiu.

Fonte: ASCOM Prefeitura de LEM

As visitadoras do programa Criança Feliz passaram por capacitação no Centro de Referência de Assistência Social, (CRAS) de Luís Eduardo Magalhães, com o palestrante Jailton Fernandes Chagas. Atualmente no Município, são 432 crianças atendidas pelo programa, incluindo gestantes.

“Tivemos palestras com psicólogos, assistentes sociais que falaram acerca desse programa que irá beneficiar as famílias aqui da nossa cidade”, ressaltou a coordenadora do CRAS, Shirlei Bernardes.

O Programa
O Criança Feliz é uma estratégia do Ministério da Cidadania, alinhada ao Marco legal da primeira infância, que traz as diretrizes para a formulação e a implementação de políticas públicas para a primeira infância, em atenção à especificidade e à relevância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento infantil.

A principal ação do programa Criança Feliz, é através da realização de visitas domiciliares. As visitas são desenvolvidas pelos visitadores na residência da família incluída no programa. Elas representam uma estratégia de aproximação dos serviços com a família atendida.

Fonte: ASCOM Prefeitura de LEM

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria de Trabalho e Assistência Social beneficiou 120 famílias do bairro Conquista na manhã desta quarta-feira (31), através do programa ‘Pascoa Solidária’, que entregou peixes para a Semana Santa. A ação é uma parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura.


“É muito gratificante ver a felicidade das famílias recebendo esse alimento e espero que no próximo ano possamos alcançar mais pessoas”, contou a primeira-dama do Município, Cinthya Borges.


Os peixes foram adquiridos junto a piscicultores familiares de Luís Eduardo, valorizando a agricultura local.


“Essa é uma parceria inédita da Agricultura, favorecendo quem mais precisa nessa Semana Santa. É um método também de incentivar o agricultor a estar em dia com os seus documentos, para poder participar da próxima compra”, ressaltou o diretor de Agricultura, Kenni Henke.

 

A secretária de Trabalho e Assistência Social, Scheilla Bernardes, falou do público alvo do programa.


“Essa primeira edição da nossa ‘Pascoa Solidária’ a gente tentou abraçar quem realmente precisa, aquele que está sem renda alguma. A gente incluiu inclusive os trabalhadores da cultura, os idosos, vamos entregar nas residências para os idosos acamados. Temos as pessoas cadastradas no programa ‘Cesta Cidadã’. Os abrigos da nossa cidade, todos vão receber o peixe para a Semana Santa”, pontuou.

 

O prefeito Junior Marabá participou ativamente das entregas. “Serão mil famílias ao todo beneficiadas com o nosso programa. São 1.250 mil kg de peixes para famílias em situação de vulnerabilidade. Cada família receberá em média 1,25 kg. Hoje fizemos a entrega em diversos pontos da cidade e amanhã faremos a entrega na zona rural. Estamos cuidando da nossa população que mais precisa”, concluiu.

Os secretários de Governo Danilo Henrique e de Infraestrutura, Franklin Willer, estiveram presentes. Representando a Câmara de Vereadores, Cristiano Reis e Lisvan Vasconcelos.

Os Bombeiros civis ajudaram como voluntários na organização.

Fonte: ASCOM Prefeitura de LEM

O SineBahia de Luís Eduardo Eduardo Magalhães aumentou em 50% a capacidade de agendamentos diários para realização de documentos de identidade, passando de 15 para 30.

"Sabemos que ainda não é o ideal, mas estamos trabalhando para oferecer o melhor serviço para a população do Município de Luís Eduardo. Acredito que muito em breve chegaremos a 50 agendamentos por dia o que já atenderia a nossa demanda", pontuou o coordenador do SineBahia de LEM, Bruno Cavalcante.


Os agendamentos são realizados através do aplicativo SAC digital ou pelos telefone fixo 0800 071 5353 ou celular 4020 5353.

O SineBahia é vinculado à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) do Governo da Bahia.

 

NOTA O Ponto SAC de Luís Eduardo Magalhães está seguindo o decreto do Município e está funcionando nesta quarta-feira (31) normalmente, fecha amanhã (01) e sexta (02) e na segunda (05) reabre normalmente.

Fonte: ASCOM Prefeitura de LEM

O pai do apresentador Yudi Tamashiro, Nelson Tamashiro, de 56 anos, morreu nesta quarta-feira (31), após complicações da Covid-19. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do artista.

– É com grande pesar que comunicamos o falecimento de Nelson Tamashiro, pai do apresentador Yudi Tamashiro. Aos 56 anos, ele foi vítima de complicações em decorrência da Covid-19. Tamashiro deixa esposa e dois filhos. Por conta do momento que vivemos, o velório será restrito aos familiares mais próximos e o sepultamento ocorrerá em seguida. A família agradece todas as orações e demonstrações de carinho – disse a nota da equipe de comunicação.

Nelson era hipertenso e estava intubado no Hospital Municipal Santa Ana, em Santana de Parnaíba, em São Paulo. No último dia 15, ele havia sofrido uma parada cardíaca e também apresentou problemas renais em função da doença.

Nas últimas semanas, Yudi vinha compartilhando nas redes sociais o drama que estava vivendo por ter o pai e a mãe internados com a doença. Felizmente, Tânia Tamashiro teve alta no último dia 28 e deixou o hospital em uma cadeira de rodas. Em todos os dias longe dos pais, o apresentador pedia correntes oração e até mobilizou um grupo para orar em frente ao hospital onde os pais estavam.

Fonte: Pleno News

A Polícia Civil rejeitou, ainda na noite de quarta-feira (31), um pedido feito pela defesa do vereador Dr. Jairinho (Solidariedade) e de Monique Almeida, respectivamente, padrasto e mãe do menino Henry, de 4 anos, para adiar a reprodução simulada da morte da criança, marcada para esta quinta-feira (1°). Com isso, a reconstituição segue agendada para as 14h, como foi estipulado.

No documento, os advogados alegavam que Monique estaria sofrendo de forte quadro depressivo e, por isso, não teria condições de participar da simulação. Os advogados disseram ainda que precisariam de tempo para intimar um especialista e, por isso, solicitaram que a reconstituição fosse realizada após o dia 12 de abril.

Os defensores da mãe e padrasto ainda disseram que, durante busca e apreensão no apartamento do casal, os policiais não usaram malote para fazer o transporte de celulares, computadores e documentos, e por isso, solicitam que um assistente técnico acompanhe, não só a perícia dos equipamentos, mas também a reprodução da morte.

Fonte: Pleno News

O Procon de São Paulo notificou nesta quarta-feira (31) a Caixa Econômica Federal, recomendando a identificação do ganhador da Mega da Virada, sorteada no dia 31 de dezembro de 2020.

Segundo o regulamento, hoje foi o último dia para que o ganhador reivindicasse o prêmio de R$ 162 milhões, sorteado no concurso. O valor mais alto da história do jogo a não ser buscado.

O Procon alega que a Caixa tem como descobrir o ganhador por meio do cadastro do cartão de crédito, utilizado para a realização da aposta, uma vez que a mesma foi feita pela internet.

A nota divulgada pelo órgão diz o seguinte: “A aposta efetuada através de meio eletrônico demanda a realização de cadastro e a indicação de cartão de crédito como meio de pagamento”.

O valor total sorteado na Mega da Virada foi de R$ 325 milhões, mas o prêmio foi dividido igualmente entre dois ganhadores. Hoje, três meses após o sorteio, apenas um deles buscou o dinheiro.

O diretor do Procon afirmou que a Caixa não poderia se apropriar do dinheiro, uma vez que a identificação é possível.

– Se é possível a identificação do apostador, a Caixa não pode comodamente aguardar o decurso do prazo e se apropriar do dinheiro. Caso o apostador esteja morto, o prêmio pertence aos seus herdeiros. E se a aposta foi feita por meio eletrônico, é dever da instituição financeira informar se não é possível identificar o seu autor – afirmou.

Até o momento da publicação desta matéria, a Caixa ainda não se manifestou sobre o caso.

Fonte: Pleno News

O ator João Acaiabe, de 76 anos, conhecido por personagens como o Tio Barnabé, do Sítio do Picapau Amarelo, e o Chico, de Chiquititas, morreu na madrugada desta quinta-feira (1°) por conta de complicações decorrentes da Covid-19. O artista estava internado no Hospital Prevent Senior, em São Paulo.

Em uma publicação nas redes sociais ainda na noite de quarta-feira (31), a família havia confirmado que o artista foi diagnosticado com a doença no dia 15 de março, e informou que o próprio João chegou a pedir que o fato não fosse comunicado publicamente. Na ocasião, os familiares ainda pediram energias positivas ao ator.

Pelas redes sociais, a atriz Vanessa Goulart, neta de Nicette Bruno, com quem Acaiabe contracenou no clássico de Monteiro Lobato, prestou homenagem ao ator e afirmou que João enviava mensagens diariamente para saber como estava a saúde da colega, que morreu também vítima de complicações do vírus em 20 de dezembro do ano passado.

– Acaiabe, que você tenha uma passagem iluminada, que a sua doçura fique como exemplo para todos nós. Você me mandava mensagens diariamente para saber da minha avó, quando íamos imaginar que você também seria levado por esse vírus cruel. Te desejo toda luz e todo amor, e para os que me leem não duvidem nem por um minuto do poder devastador dessa pandemia – disse.

Apesar do histórico personagem no Sítio do Picapau Amarelo, Acaiabe teve um extenso currículo de 45 anos na TV brasileira. Seu primeiro trabalho na telinha foi na novela A Viagem, em 1975. Em 1978, integrou o elenco do programa infantil Bambalalão, da TV Cultura, onde era o Contador de Histórias. Em 2013, foi destaque em Chiquititas, onde interpretou o personagem Chico.

Fonte: Pleno News

Nesta quarta-feira (31), Sandra Terena usou as redes sociais para afirmar que seu marido, Oswaldo Eustáquio, foi espancado e torturado no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, em Brasília.

Segundo ela, o caso é investigado pelo Ministério Público, mas ignorado pelo que chamou de “extrema imprensa”.

– Denúncia: o jornalista Oswaldo Eustáquio foi espancado e torturado na Papuda. O caso é investigado pelo Ministério Público e ignorado pela extrema imprensa. Em pleno século 21, meu marido permanece preso, censurado e paraplégico. Esse é o Twitter deste 31 de março de 2021 – declarou Sandra.

Publicação da esposa do jornalista Foto: Reprodução

No dia 26 de janeiro, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorizou Oswaldo a cumprir prisão domiciliar. O jornalista, que é apoiador do presidente Jair Bolsonaro, estava preso preventivamente desde 18 de dezembro de 2020.

Moraes exigiu o uso de tornozeleira eletrônica. Ele também proibiu Eustáquio de receber visitas, acessar as redes sociais e manter contato com outros investigados no inquérito que investiga o financiamento de atos com pautas contrárias ao Congresso e ao STF.

Fonte: Pleno News

O presidente Jair Bolsonaro bateu o martelo e já definiu os nomes dos próximos comandantes das Forças Armadas. A decisão ocorre após o ministro da Defesa, Braga Netto, ter se reunido com oficiais do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. A informação foi confirmada por fontes do governo à rede CNN Brasil.

De acordo com o veículo, o escolhido como comandante do Exército é o general Paulo Sergio Nogueira, que estava em quarto lugar na lista de oficiais mais experientes. Ele atualmente exerce o cargo de chefe do Departamento-Geral de Pessoal do Exército e vai substituir Edson Pujol.

General Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Na Marinha, o escolhido foi o almirante de Esquadra, Almir Garnier Santos, segundo mais antigo da lista. Ele assumirá o posto que pertenceu a Ilques Barbosa.

Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos Foto: Marcelo Campanato/Agência Brasil

Por fim, o tenente-brigadeiro Baptista Júnior será o novo comandante da Aeronáutica, assumindo a função no lugar de Antônio Carlos Moretti Bermudez.

Tenente-brigadeiro Baptista Júnior Foto: Sargento Juliane / COMGAP

As mudanças no comando das Forças Armadas foi anunciada pelo Ministério da Defesa nesta terça-feira (30), após uma reforma ministerial promovida por Bolsonaro.

A cerimônia de apresentação deve acontecer nesta quarta-feira (31).

Fonte: Pleno News

Membros do Centro de Contingência da Covid, do governo de São Paulo, afirmaram durante coletiva nesta quarta-feira (31) que a nova variante do coronavírus identificada em uma paciente de Sorocaba, no interior paulista, ainda não representa um perigo alarmante.

Na avaliação apresentada, a mutação identificada seria similar àquela registrada na África do Sul, mas informações preliminares apontam para a possibilidade de que ela seja uma evolução natural da variante brasileira P.1.

– Precisamos determinar qual a real incidência desta nova variante, porque até o momento é um caso no universo de pandemia da P.1. Se for só um [caso], são as medidas que estão em andamento. Fora isso, é o acompanhamento genômico e sequenciamento para acompanhar o surgimento dessas novas variantes, o que é esperado para esse momento – afirmou Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan.

A paciente na qual a mutação foi identificada não viajou para a África do Sul nem teve contato com qualquer pessoa daquela região, o que fortaleceria a tese de que a variação é uma evolução da P.1. Também foram encontradas “assinaturas” da cepa original do coronavírus, o que indicaria uma origem local da variante.

Ainda na semana passada, pesquisadores da Fiocruz alertaram para a circulação de novas mutações da Covid-19 no país, mas em uma quantidade pequena das amostras, o que não configuraria ainda o surgimento de novas variantes.

– Vale ressaltar que as novas mutações foram, até o momento, detectadas em baixa frequência, apesar de encontradas em diferentes estados – afirmou a virologista Paola Cristina Resende.

De acordo com Covas, a situação da paciente de Sorocaba e dos familiares dela tem sido acompanhada pela Secretaria de Saúde e pela Vigilância Sanitária. Ainda não se sabe qual seria o grau de contágio, transmissão e letalidade da nova variante do coronavírus.

*Estadão

Fonte: Pleno News

A estátua de bronze, feita em tamanho real, da ativista Greta Thunberg desagradou estudantes de uma universidade britânica. De acordo com a agência Reuters, alunos da Universidade de Winchester acreditam que o dinheiro gasto na escultura poderia ter sido usado de outra forma.

Por ter custado cerca de 24 mil libras (R$ 186.900,00), a estátua ganhou o apelido de “projeto de vaidade”. O gasto foi criticado, visto que, em tempos de pandemia de Covid-19, muitos universitários tiveram dificuldades.

O sindicato de alunos quer que o mesmo valor seja investido em projetos de auxílio aos estudantes.

– Muitos alunos precisam urgentemente de apoio. […] Pensamos que esse caso representa bem as prioridades da universidade, e elas não estão como deveriam ser – disse Megan Ball, presidente do sindicato.

Estátua de Greta Thumberg na Universidade de Winchester Foto: Reprodução/Universidade de Winchester

Segundo a direção da universidade, a estátua de bronze teria a utilidade de inspirar os estudantes. A instituição alegou que não houve nenhum desvio do orçamento que seria destinado aos alunos em necessidade.

 

Fonte: Pleno News

No último domingo (28), o ex-piloto de Fórmula 1, Nelson Piquet se referiu à TV Globo como “Globo lixo” enquanto participava de um programa da Band. Entretanto, essa não foi a primeira vez que o automobilista demonstrou seu desgosto pela emissora.

Confira a seguir cinco momentos em que Piquet criticou a Rede Globo.

Em 2020, falando sobre um comentário antigo, feito por Galvão Bueno durante a cobertura de uma corrida envolvendo Ayrton Senna em 1986, Piquet disparou: “Ele não entende p**** nenhuma de automobilismo”.

Galvão e Piquet possuem uma rixa antiga, desde a década de 80 devido a comentários do narrador. Em outra ocasião, o piloto se referiu a Galvão como “aquela besta” num vídeo em homenagem ao jornalista Reginaldo Leme. A gravação seria exibida em um programa do SBT, mas acabou não indo ao ar.

Ainda sobre o jornalista, Piquet declarou: “Quero saber do Reginaldo [Leme], como ele conseguiu passar tanto tempo trabalhando naquela Globo lixo. Haja saco!”, criticando outra vez a emissora.

Já em fevereiro deste ano, o piloto comemorou o anúncio de que a Band voltaria a transmitir as corridas da Fórmula 1. Mas, dessa vez, não mencionou a Globo.

– Fico muito feliz, já que a Band transmitiu a Fórmula 1 na minha primeira vitória, em 1980 – celebrou.

O recente episódio protagonizado por Piquet também tem relação com a emissora. Pouco antes do GP do Bahrein, o piloto estava na abertura da nova temporada da F1 na Band e declarou que o jornalista Reginaldo Leme, seu amigo, “largou a Globo lixo” antes de ir para a Band.

Apesar da hostilidade entre Piquet e Galvão, as críticas à Globo também parecem ser motivadas por teor político, uma vez que, em declaração sobre a pandemia, feita em 2020, o piloto se declarou ao lado do presidente Jair Bolsonaro.

– Tanta gente morre de tantas outras doenças. Não vou discutir isso porque não sou médico, mas estou do lado do Bolsonaro – afirmou Piquet.

Fonte: Pleno News
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |