Blog Santo Antônio
Notícias

Na noite de ontem, quarta-feira, 19, a CIPE CERRADO promoveu palestra, policiais integrantes da 1ª Edição da Instrução Intensiva de Ações Especializadas - IIAEsp da CIPE/Cerrado, participaram de uma palestra proferida pelo Médico Cardiologista, Dr. Neudson de Oliveira Gomes com o Tema: “Orientações Médicas para Atividades Militares de Alta Intensidade”, em LEM.

A iniciativa que tem sido uma prática na PMBA, visa prevenir a ocorrência de acidentes nos participantes do curso orientando-os sobre os alertas e sinais emitidos pelo organismo.

Fonte: CIPE CERRADO

Fonte: Grupo Santo Antonio

O ex-prefeito ACM Neto (União Brasil) manteve encontros com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), na semana passada, e com seu colega de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), sete dias antes.

A movimentação de Neto tem como horizonte as sucessões à Presidência e aos governos estaduais de 2026, a qual seus aliados mais próximos acreditam que disputará na Bahia.

No entorno do ex-prefeito, há convicção de que a inelegibilidade de Jair Bolsonaro (PL) encerrou o ciclo de polarização eleitoral que marcou o último pleito e prejudicou imensamente sua candidatura ao governo baiano.

Desde o princípio avesso ao extremismo bolsonarista, Neto não teve com quem casar sua campanha nacionalmente, estratégia da qual seu adversário do PT, Jerônimo Rodrigues, tirou o máximo proveito com o então candidato Lula, elegendo-se governador.

O que estaria animando o ex-prefeito à disputa de 2026 seria o fato de que os potenciais adversários de Lula na próxima disputa pertencem à chamada centro-direita civilizada, para os quais poderia manter seu palanque aberto na Bahia.

Ele também mantém boa interlocução com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, do PSDB, outro nome que aparece como eventual postulante à sucessão presidencial.

Fonte: po

A horta comunitária, instalada no bairro São Geraldo, localizado em Santana, no Oeste da Bahia, está proporcionando uma transformação significativa nas vidas de 100 famílias do município. A iniciativa, realizada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a Prefeitura Municipal de Santana, tem sido fundamental para promover segurança alimentar e nutricional para essas famílias em situação de vulnerabilidade e garantir renda.

A horta ocupa uma área total de 7,5 hectares, sendo quatro hectares localizados na Escola Família Agrícola Padre Artur Birk e os outros 3,5 hectares em áreas coletivas de assentamentos rurais. Ao todo, foram instalados 100 módulos com 32 canteiros, cada um com dimensões de 1,4m x 10m.

Essa ação faz parte do projeto ‘Santana Sustentável – Semente na terra, Alimento na Mesa’, que visa promover a inclusão socioprodutiva de agricultores familiares do município, oferecendo a oportunidade de cultivar alimentos saudáveis e, ao mesmo tempo, gerar renda para as famílias envolvidas por meio da venda dos excedentes.

A horta comunitária promove a produção de alimentos livres de agrotóxicos, em harmonia com o meio ambiente, atendendo à crescente demanda por alimentos naturais e saudáveis. As hortaliças, por sua importância na dieta alimentar saudável, são priorizadas.

Joaquim Antônio, um dos beneficiários da horta comunitária, ressalta a importância dessa iniciativa. “Eu estava sem fazer nada, e essa horta trouxe uma melhoria para mim e para muitas pessoas. Agora, posso consumir alface, coentro, cebolinha, couve, cenoura e ainda ganhar um dinheirinho com a venda dos produtos”.

Para Francielle dos Santos, a horta comunitária representa vida e saúde. “Plantamos alface, cebola, pimentão e salsinha. Estou feliz em ter uma atividade no meu dia. Vou vender parte da produção e também levar para minha própria mesa”.

O agrônomo Sandro Oliveira, responsável pelo projeto, destaca a importância da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Santana. “São 100 famílias que estavam sem perspectivas de vida, desempregadas. Cada família recebeu um lote e uma caixa d’água de mil litros para regar os alimentos plantados, além de equipamentos de proteção, como botas, calças e luvas. Esperamos transformar vidas. Tudo o que é produzido é para consumo das famílias e o excedente será vendido para a prefeitura e programas governamentais”.

A iniciativa da CAR está alinhada com o programa Bahia Sem Fome – Programa Estadual de Combate à Fome do Governo do Estado da Bahia, que tem como objetivo promover a segurança alimentar e nutricional no estado, garantindo o acesso a alimentos de qualidade às pessoas em situação de vulnerabilidade social. O programa busca reduzir os índices de insegurança alimentar grave na Bahia, com enfoque especial nas famílias extremamente pobres tanto em áreas rurais quanto urbanas.

Ao proporcionar a implantação das hortas comunitárias, a CAR contribui diretamente para a redução dos índices de insegurança alimentar, oferecendo oportunidades concretas para que famílias possam produzir seus próprios alimentos e ter uma fonte de renda. Além disso, a iniciativa fortalece a agricultura familiar e promove a sustentabilidade, criando um ambiente propício para o desenvolvimento socioeconômico do município de Santana.

Fonte: Ascom/CAR
Interessados devem realizar a inscrição de 17 a 21 de julho

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, prorrogou as inscrições gratuitas as duas turmas do Qualifica LEM, dos cursos de Fabricação de Pizza e Produção de Salgados e Folhados.

Para participar da capacitação, o interessado deve ser maior de 16 anos e estar cursando a partir do 9º ano do Ensino Fundamental, ter cadastro no CadÚnico e o título eleitoral do município.

Documentação necessária para a matrícula
Cópias e originais do RG, CPF, título de eleitor do município, comprovante de endereço, histórico escolar, cópia do CadÚnico.

As matrículas acontecem das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Sala do Empreendedor, localizada na Rua José Cardoso de Lima, nº 425, Centro. Maiores informações, pelo telefone: (77) 9.9855-9114.

Fonte: SECOM, prefeitura de LEM

Iniciou na manhã desta terça-feira (18), o asfaltamento do bairro Jardim das Acácias, em Luís Eduardo Magalhães, pela rua Angico, com o lançamento do Programa Novo Jardim das Acácias. O prefeito Junior Marabá assinou a ordem de serviço no valor de R$ 48,8 milhões, que vai contemplar todo o bairro. O lançamento foi em clima de festa, e reuniu moradores antigos do bairro, como o Sr. Edvaldo, Irineu, entre muitos outros, que sonharam com essa realização.


O prefeito Junior Marabá, o secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Franklin Willer e o secretário de Governo, Danilo Henrique

Quem comemorou a chegada do asfalto foi Hamilton Pereira, que mora há 10 anos na rua Angico. “Que Deus abençoe a vida do nosso prefeito Junior Marabá, porque sem o compromisso dele com a população, nada disso teria acontecido. Para a gente esse asfalto é uma benção”, agradeceu.

Francisca Adriana, é moradora do bairro há 16 anos e disse que a poeira era um dos principais incômodos. “Esse é um sonho realizado. A gente poder sair, voltar, entrar em casa e não parecer que vive em um chiqueiro”, disse.


O morador da rua Angico, Hamilton comemorou a chegada do asfalto

Planejamento
Para que o asfalto fosse uma realidade, foi necessário planejamento da gestão. A Prefeitura, através da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo definiu o início da pavimentação, de acordo com o avanço das obras de esgotamento sanitário. Logo após, nas ruas com esgotamento concluído, foi iniciado o serviço de drenagem, terraplanagem e finalmente o asfalto.

“Lançamos hoje o Programa Novo Jardim das Acácias e iniciamos o asfaltamento da comunidade pela rua Angico. Um investimento de R$ 48,8 milhões, que vai contemplar todo o bairro. O Jardim das Acácias recebe o asfaltamento depois do avanço de 85% das obras de esgotamento sanitário e um trabalho sério de drenagem, que vai garantir um asfalto sem recortes no futuro, devolvendo a dignidade, autoestima e qualidade de vida para os moradores”, disse o prefeito.


Para Francisca Adriana esse é um sonho realizado

“É uma sensação de orgulho, de vitória, dizer que ‘nós conseguimos o asfaltamento do bairro Jardim das Acácias’. E é triste pensar que muitos trabalharam para impedir que essas obras iniciassem, mas nós continuamos e vamos continuar, porque Deus e a população está conosco. E quero lembrar a todos que esse é um governo de realizações, que trabalha pensando nas pessoas, e é por esse motivo que estamos na política”, concluiu Junior Marabá.

Fonte: SECOM, prefeitura de LEM

Fonte: Grupo Santo Antonio

As equipes da 1ª e 2ª Companhia do 17º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) enfrentaram mais um fim de semana intenso, com uma série de ocorrências de incêndios florestais. Durante os dias 15 e 16 de julho, os bombeiros agiram prontamente nas cidades de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, atendendo a chamados em diversos bairros, incluindo Jardim Ouro Branco, Morada Nobre, entroncamento de acesso ao povoado Val da Boa Esperança, Jardim Alvorada, Florais Léia II, Parque Oeste Fases e Loteamento Tropical Ville II.



Os incêndios florestais representam uma ameaça séria ao meio ambiente e à segurança das comunidades. As equipes do 17º BBM demonstraram dedicação ao combater essas ocorrências em múltiplas áreas residenciais. O trabalho garantiu que os incêndios fossem controlados e extintos o mais rápido possível, evitando danos maiores às propriedades e vidas humanas.

É importante ressaltar a importância da conscientização da população sobre as práticas de prevenção de incêndios florestais, como evitar queimadas e descartar corretamente materiais inflamáveis. Essas ações podem reduzir significativamente o risco de incêndios e contribuir para a preservação do meio ambiente.

Fonte: 17º BBM

O Chefe da Delegacia da PRF de Barreiras, inspetor Cleiton de Souza Correia, recebeu nesta segunda-feira (17), a visita institucional do comandante geral do Comando de Policiamento da Região Oeste (CPRO), coronel da PMBA, José Carlos Soares Mariano. O encontro aconteceu nas dependências da unidade operacional da PRF de Barreiras, localizada na BR 242, no oeste baiano.

Durante a visita, o comandante da CPRO parabenizou a nomeação do chefe da DEL10BA e colocou-se à disposição para atuar de forma integrada em ações operacionais. O encontro foi acompanhado pelo chefe do Núcleo de Policiamento e Fiscalização (NPF DEL10BA), Rivânio Reicardo Santos Silva.

Ao final do encontro, o inspetor Cleiton colocou-se à disposição para um permanente compartilhamento de estratégias institucionais, informações e boas práticas e ressaltou que esse intercâmbio de experiências tem sido uma constante na PRF, na busca permanente de prestar um serviço de excelência em segurança pública.

Fonte: PRF
PGR quer dados de quem segue Bolsonaro no Instagram, Twitter, Facebook, Youtube, Tiktoke e LinkedIn


Subprocurador Carlos Frederico Santos pede os dados de quase 70 milhões de seguidores de Bolsonaro

A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, uma requisição para que o ministro autorize o envio dos dados de identificação dos seguidores do ex-presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais.

O documento não faz qualquer distinção sobre o seguidor ter manifestado apoio ou não em postagens críticas ao sistema eleitoral, urna eletrônica, Tribunal Superior Eleitoral ou os atos de vandalismo de 8 de janeiro de 2023. O critério determinado pelo subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos, que assina o documento, é apenas seguir o ex-presidente.

O subprocurador também pede para que “eventuais autoridades com foro por prerrogativas junto ao Supremo Tribunal Federal”, ou seja, com foro privilegiado, e que tenham feito publicações semelhantes ou repostado o material, sejam identificadas e que as métricas (alcance, comentários, visualizações etc.) sejam fornecidas.

A decisão sobre o pedido da PGR caberá a Moraes por ser o relator do inquérito que apura os atos de vandalismo que ocorreram em Brasília no início do ano, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas.

Se acatada, dados de quase 70 milhões de seguidores deverão ser repassados para o subprocurador.

Jair Bolsonaro conta com 25,2 milhões de seguidores no Instagram, 11,4 milhões no Twitter, 15 milhões no Facebook, 6,47 milhões no YouTube, 5,5 milhões no Tiktok e outros 426 mil no LinkdIn.

Fonte: Diário do Poder

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
Devedores com débitos de até R$ 100 poderão financiar dívidas com os bancos e quitar contas atrasadas

O governo federal começa nesta segunda-feira (17) as operações do Desenrola Brasil, programa de renegociação de dívidas que pode beneficiar até 70 milhões de pessoas.

As renegociações poderão ser feitas diretamente entre os clientes e as instituições financeiras onde os débitos existem. Com o nome limpo, é possível voltar a comprar a prazo, pegar empréstimos ou mesmo fechar contratos de aluguel.

Como participar

A renegociação das dívidas será feita por meio da plataforma do programa. Para participar, é preciso se cadastrar no site do governo federal (www.gov.br) e seguir as instruções para obter o nível de certificação "Prata" ou "Ouro". Na plataforma, os cidadãos terão acesso à lista de dívidas que poderão ser negociadas no programa e a situação de cada uma delas.

Os beneficiários serão incentivados a realizar um curso de Educação Financeira, que estará disponível no momento da habilitação ao programa. A iniciativa atenderá devedores em três faixas. A terceira será iniciada em setembro.

Veja na galeria como participar do programa

Faixa 1

Na faixa 1, serão enquadradas pessoas físicas com renda bruta mensal de até dois salários mínimos, o equivalente a R$ 2.640, ou que estejam inscritas no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico). Poderão ser renegociadas dívidas financeiras e de consumo, como contas de água, luz, telefone ou varejo, negativadas entre 1º de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2022 e que não ultrapassem o valor total de R$ 5.000.

Nesta faixa, não podem ser financiadas:

• dívidas de crédito rural;
• financiamento imobiliário;
• créditos com garantia real; e
• operações com funding ou risco de terceiros.

As dívidas renegociadas poderão ser quitadas à vista ou parceladas em até 60 vezes, com parcela mínima de R$ 50,00 e juros de até 1,99% ao mês.

Faixa 2

Na faixa 2, podem participar pessoas físicas com renda mensal de até R$ 20.000 e que tenham dívidas em cadastros de inadimplentes até 31 de dezembro de 2022. Nesse caso, a renegociação dos débitos pode ser feita de forma direta entre os devedores e as instituições financeiras, por meio de seus próprios canais de atendimento, com um prazo mínimo de 12 meses para o pagamento.

Nesta faixa, não podem ser financiadas:

• dívidas de crédito rural;
• que possuam garantia da União ou de entidade pública;
• que não tenham o risco de crédito integralmente assumido pelos agentes financeiros;
• que tenham qualquer tipo de previsão de aporte de recursos públicos;
• ou que tenham qualquer equalização de taxa de juros por parte da União.

Fonte: R7

Neste final de semana, Tito prestigiou a abertura da Copa Reforma a convite da vereadora Mara, e cumpriu agenda com lideranças locais. Durante a abertura da Copa Reforma, Tito esteve acompanhado da vereadora Beza, de Barreiras, e de outras importantes lideranças. Também estiveram presentes o prefeito Mezo de Angical, os vereadores Décio, Itamar, Gilmarzão e Mara, além de outras lideranças locais.

Tito também participou de um encontro e almoço com o líder político Nado do PT, a convite da professora Nilza Martins, na comunidade de Junco I, no domingo.

"Foi um final de semana altamente produtivo, onde pude estar com muitos amigos e ter a oportunidade de prestigiar e apoiar as atividades esportivas realizadas pela comunidade. Participar das comemorações pelos 37 anos da Reforma Agrária de Angical, para todos nós é motivo de alegria e esperança em dias melhores, para todos esses produtores, homens e mulheres, que mesmo diante de inúmeros desafios, fazem acontecer esse importante espaco", disse Tito.

Fonte: Da Assessoria de Comunicação

Fonte: Grupo Santo Antonio
Já são 57 casas completamente reformadas em Luís Eduardo Magalhães

O prefeito Junior Marabá e a dona Noeme
O prefeito Junior Marabá e a dona Noeme


O prefeito Junior Marabá e a dona Crispina


Dona Maria Aparecida é só alegria ao receber a chave de sua nova casa

Dona Maria Aparecida, moradora do bairro Conquista se emocionou ao receber a chave da sua casa novinha das mãos do prefeito Junior Marabá nesta quarta-feira (12). “Antes eu olhava para a minha casa e ficava triste, agora a minha casinha é motivo de muita alegria e felicidade. Agradeço muito ao prefeito e a toda a sua equipe pela realização do meu sonho”, comemorou.

Quem também recebeu a chave da sua casa completamente reformada foi Noeme Souza, que não conteve as lágrimas. “Agradeço muito a Deus e ao meu prefeito Junior Marabá, o melhor prefeito que já tivemos e que está transformando a nossa cidade”, disse. Ela contou que o desejo da reforma era antigo. “eu realmente precisava mesmo, do reboco, piso, banheiro e o telhado que estava muito danificado”.


Como era antes a casa de dona Noeme


Como ficou a nova casa de dona Noeme


Como era a casa de dona Crispina antes da reforma


Como era a casa de Dona Maria Aparecida antes da reforma


A casa de Dona Maria Aparecida após a reforma

Outra contemplada foi a idosa Crispina Alves Dias, do bairro Santa Cruz, que mora em LEM há quase 40 anos. "Eu sou muito grata pela minha casa e pelas pessoas que Deus colocou no meu caminho para que esse sonho se realizasse".

"O nosso compromisso é mudar a vida das pessoas e estamos conseguindo concretizar esses sonhos através de diversas ações. Começando assim, por dentro da casa das famílias, promovendo a qualidade de vida, a autoestima, proporcionando conforto. Também estamos chegando com o asfalto na porta de casa dessas famílias, levando drenagem e saneamento básico", disse o prefeito Junior Marabá.

Fonte: SECOM, prefeitura de LEM

O preço da gasolina aumentou cerca de R$ 0,30 centavos nos postos de Salvador nesta quinta-feira (13). O valor do diesel também subiu.

Segundo a Acelen, empresa que administra a Refinaria Mataripe, o reajuste foi de R$ 0,07 por litro da gasolina e R$ 0,03 no preço do diesel. Esses valores são repassados para os postos, que também atualizam os valores dos combustíveis vendidos.

Em um posto da capital baiana a gasolina está sendo vendida por R$ 5,99 o litro nesta quinta. Na quarta (12), o valor variava entre R$ 5,64 e R$ 5,69.

Ainda segundo a Acelen, os preços dos produtos seguem critérios de mercado que levam em consideração variáveis como custo do petróleo, que é comprado a preços internacionais, dólar e frete, o que pode variar para mais ou menos.

A Acelen também informou que desde março foram mais de 15 reduções consecutivas nos preços dos combustíveis.

Fonte: G1

Equipes do 17º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) foram mobilizadas na última quarta-feira (12) para combater uma série de incêndios em vegetação que assolaram as cidades de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães.

Os bairros afetados incluem Morada da Lua, Jardim Vitória, Novo Horizonte, Povoado do Riachinho e Conquista.

O trabalho das equipes de bombeiros foi essencial para conter as chamas e minimizar os danos causados pelo fogo.



Os incêndios florestais se espalharam rapidamente devido às condições climáticas desfavoráveis, como o tempo seco e ventos fortes, o que contribuiu para a propagação das chamas.

Os bombeiros do 17º BBM permanecem em alerta, prontos para responder a quaisquer emergências e garantir a segurança da população.

Fonte: 17º BBM

Fonte: Grupo Santo Antonio

No oeste baiano, o governador Jerônimo Rodrigues entregou a obra de pavimentação asfáltica de 30 quilômetros da BA-575 durante visita ao município de Santana, nesta quarta-feira (12). Os santanenses também foram contemplados com a inauguração da horta comunitária, no bairro São Geraldo, fruto do projeto “Santana Sustentável – Semente na Terra, Alimento na Mesa”, com 100 módulos de horta comunitária. Na ocasião, Jerônimo participou da VIII Exposição Agropecuária de Santana – a ExpoSantana, que conta com o apoio do Governo do Estado.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Ação Regional (CAR), em parceria com a prefeitura da cidade, realizou a implantação da horta comunitária, que ocupa 7,5 hectares, com 100 módulos de 32 canteiros, que contempla a Escola Família Agrícola Padre Artur Birk e produtores em áreas coletivas de assentamentos rurais, beneficiando 100 famílias, com investimento de R$ 609,9 mil.

“Me deixa muito satisfeito poder incluir pessoas em situação de risco social, desempregadas, em um projeto de produção de hortas, que atende famílias de agricultoras. Daqui a poucos meses, estarão produzindo para sua mesa, para mesa das escolas e para nossas mesas, com a comercialização da produção “, enfatizou o governador Jerônimo Rodrigues.

O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro destaca o caráter inovador do projeto, de trazer as pessoas que estão em situação de risco social, na periferia da cidade, para uma ação produtiva. “Nosso horizonte aqui é atender 100 famílias de Santana, que virão trabalhar aqui diariamente. É uma forma de gerar emprego e renda. Cada trabalhador rural recebe 10 ou 12 leiras, que juntas têm uma capacidade de ofertar R$ 2 mil de renda para cada família. Se multiplicarmos isso por 100, durante 12 meses, são R$ 2,4 milhões, que serão injetados na economia de Santana. É um grande modelo de desenvolvimento econômico, a partir do trabalho rural, decorrente de experiências como essa”, explicou Jeandro.

Para Aparecida Barbosa, a implantação do ‘Santana Sustentável- Semente na Terra, Alimento na Mesa’ trouxe esperança para muitos santanenses. “Estou muito emocionada e feliz por essa oportunidade. Estava desempregada e agora, aqui nessa horta, estou plantando alface, cheiro verde e pimenta, para tirar meu sustento. Estou muito agradecida”, conta a trabalhadora rural.

Mais R$ 2,4 milhões foram investidos na agricultura familiar, com a entrega de kits produtivos, compostos por 16 motos, 16 tablets e 16 tanques de resfriamento de leite, para oito municípios beneficiados pelo convênio celebrado entre a SDR/CAR e o Consórcio Intermunicipal Bacia do Rio Corrente (Cibarc). O governador participou ainda da entrega do Armazém da Agricultura Familiar, de iniciativa da prefeitura de Santana, para a comercialização dos produtos certificados, sob gestão da Central das Associações.

Infraestrutura


O trecho da BA-575, entre o distrito de Porto Novo e o entroncamento da BA-172, que dá acesso ao município de Santana, foi requalificado, com R$ 33,5 milhões de recursos. A obra realizada sob a coordenação da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) viabiliza melhor escoamento da produção agropecuária da região.

“A pavimentação dessa estrada tem um valor especial, porque atende ao social e ao escoamento da produção agrícola. São quilômetros de estrada pavimentada, ligando ao núcleo agrícola de Ponto Novo. Vai facilitar o acesso à saúde e segurança das famílias locais, criando um anteparo para que eles não venham ocupar de forma desordenada a periferia da sede municipal”, declarou o superintendente de Infraestrutura de Transportes, Saulo Pontes.

Jeferson Silva é lavrador e destaca o quanto a obra facilitou sua rotina de trabalho. “Trabalho com roça, então, passo por aqui quase toda semana, indo e voltando para buscar suplementos. Agora com a obra, de carro ou moto, a gente passa aqui suavemente e a despesa com manutenção ficou menor”, comemora Jeferson Silva.

Durante a visita à Santana, Jerônimo inaugurou também as obras do Aeródromo da cidade, executadas pela Superintendência de Infraestrutura de Transportes (SIT), com investimento de R$ 11 milhões. O equipamento permite o rápido deslocamento de passageiros, para a fluidez de diversas atividades econômicas da região Oeste. O equipamento conta com nova pista de pouso e decolagem, área de resa, faixa lateral da pista, pista de táxi e pátio de aeronaves.

A obra incluiu também serviços de desmatamento e limpeza do sítio aeroportuário, terraplenagem, drenagem, cerca patrimonial, biruta, sinalização horizontal e vertical, receptivo e instalação de portão de acesso. “O povo de Santana agora tem um aeroporto, com uma pista de 1.200 metros, que entregamos hoje e agora buscaremos junto à ANAC a possibilidade da autorização de voos”, destacou Jerônimo.

Na área da educação, o governador entregou as obras de reforma e ampliação da escola municipal Clébeson Andrade de Jesus, que atende 360 alunos. As intervenções contaram com recursos da ordem de R$ 1milhão, para a reforma de seis salas de aula, laboratório de informática, calçada, muro, pátio da frente, secretaria e sala de coordenação. Além da ampliação de refeitório, recepção, diretoria, sala de professores e sanitários.

ExpoSantana

A ExpoSantana acontece de 12 a 16 de julho, no Parque Manoel Cardoso Pereira,e conta com apoio do Governo do Estado, com investimento de R$ 1,1 milhão, entre a realização da V Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária e outras ações coordenadas pelas secretarias estaduais da Educação, da Agricultura e de Segurança Pública. “A gente tem visto o investimento dos empresários e pessoas que procuram nosso município para instalar o seu negócio, a exemplo da ExpoSantana. Nós saímos de 80 stands no ano passado para, aproximadamente, 150 nesta edição, o que fortalece o significado de todo esse investimento do Governo do Estado para Santana”, comemora Marcão, prefeito da cidade.

A Feira de Agricultura Familiar tem apoio técnico da CAR e promove a exposição de produtos frescos e saudáveis diretamente dos agricultores, para fortalecer a economia local e incentivar a sustentabilidade.

Estudantes e professores de Santana e municípios vizinhos também participam da ExpoSantana, com incentivo, por meio da Secretaria da Educação, de R$ 773 mil para a realização da V Feira de Ciências e Educação Profissional e Tecnológica para o Desenvolvimento Integrado. O evento promove a troca de experiências e expõe projetos de tecnologias sociais da educação profissional e tecnológica. No total, 16 stands expõem 61 projetos de 38 unidades escolares, pertencentes a 37 municípios, que abrangem 21 Núcleos Territoriais de Educação e envolve 266 estudantes e professores.

A ExpoSantana tem acesso a internet gratuita garantida pelo Governo do Estado, viabilizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com a Hispania Telecom Energy, Teleoeste Conect e Prefeitura de Santana. A conectividade para os expositores e visitantes do evento será disponibilizada por meio do sinal de Wi-Fi Conecta Bahia durante os cinco dias de evento.

Fonte: Secom BA
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |