Blog Santo Antônio
Notícias

Neste sábado (20), a prefeita de Bauru (SP), Suéllen Rosim (Patriota), utilizou suas redes sociais para rebater uma matéria do portal G1 que afirma que houve “aglomeração” em um evento na igreja onde ela estava. Em sua conta do Instagram, ela chamou a reportagem de “tendenciosa”.

A matéria falou sobre um vídeo que circula nas redes sociais. Nele a prefeita aparece numa igreja evangélica. O texto traz um tom crítico à atitude de Suéllen Rosim e contém opiniões de moradores da cidade.

Suéllen Rosim, no entanto, afirmou que não irá se transformar em “fantoche político para agradar” os outros.

– Eu não faço show, nem sou artista, dançarina e nem estava em evento. Sou cristã e faço da música meu momento de adoração a Deus há 25 anos. [Foi] Um culto normal, dentro de uma igreja, [algo] considerado essencial (aliás, tudo deveria ser essencial em quase um ano de pandemia). [Havia] Distanciamento, uso obrigatório de máscara, controle de entrada. Isso ninguém conta. Uma foto mal tirada. Quanta mentira em uma reportagem tendenciosa! Eu não vou me transformar em um fantoche político para agradar quem não me conhece ou quem finge não me conhecer. Respeitem minha fé. Não distorçam a verdade – escreveu.


Fonte: Pleno News

O número de pessoas vacinadas contra a Covid-19 no Brasil chegou, neste domingo (21), a 5.853.753, de acordo com dados reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa. A quantidade representa 2,76% da população total do país.

Nas últimas 24 horas, 42.225 pessoas receberam a primeira dose da vacina e 56.376 tiveram a aplicação da segunda. Do total de vacinados, 1 172.208 receberam a segunda dose do imunizante, 0,55% da população.

Saúde
Para tentar dar agilidade ao processo de vacinação no Brasil, neste domingo o Ministério da Saúde resolveu solicitar, de forma pública, ao Palácio do Planalto um auxílio para a compra de novas vacinas contra a Covid-19.

A pasta, comandando pelo general Eduardo Pazuello, declarou por meio de nota que deseja comprar imunizantes da Janssen e da Pfizer, mas que as propostas apresentadas pelas empresas vão além de sua capacidade de prosseguir com as negociações para contratação. Por isso, recorreu à Casa Civil.

Além de pedir orientação de forma aberta, o Ministério disse esperar uma resposta do Planalto entre segunda-feira (22) e sexta-feira (26), para saber como deve proceder para solucionar impasses nas negociações iniciadas em abril do ano passado com os dois laboratórios.

De acordo com a Saúde, as transações estão “emperradas” por falta de flexibilidade das empresas.

*Estadão

Fonte: Pleno News

Apesar de ter uma investigação arquivada pela Justiça por desvio de dinheiro doado por fiéis, o padre Robson de Oliveira, da Basílica do Divino Pai Eterno, em Goiás, pode voltar a se complicar judicialmente caso novas provas sejam aceitas pelo Judiciário e a apuração seja reaberta. É o que espera o secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda.

– Há indícios fortes de lavagem de dinheiro, [de] organização criminosa, [de que] uma quadrilha que se apoderou [de] uma igreja – diz o titular da pasta.

Os indícios vêm a partir áudios inéditos, divulgados pelo programa Fantástico, da TV Globo, obtidos em celulares do clérigo, nos quais Robson estaria discutindo com o advogado Luís Barbosa sobre a situação de outro advogado, Anderson Reiner Fernandes, que teria virado um desafeto. Na ocasião, o padre chega a pedir que o “adversário” seja morto.

– Se o Senhor pudesse matar ele pra mim, seria uma bênção – diz o padre.

Em outro áudio divulgado, o padre Robson também conversa com a delegada de Trindade, Renata Viera, que foi afastada do cargo na última semana pela chefia. Apesar de ser amiga do líder religioso desde 2009, Renata foi a responsável por conduzir a investigação que envolvia o nome de Oliveira. No áudio divulgado, Robson faz um relato sobre uma cobrança que faria.

– Eu vou levar um policial e um assessor armado. Vai ser na base do Faroeste Caboclo – afirma o clérigo.

A defesa do religioso disse à Rede Globo que não reconhece a autenticidade dos áudios, os quais poderiam ter sido alterados por hackers.

Em nota, a delegada Renata Vieira disse ao Fantástico que é amiga do Padre Robson desde 2009. Ela afirma também que presidiu investigação de eventual crime de extorsão em que o padre era vítima e que obedeceu às normas da lei.

A defesa do Padre Robson, por sua vez, afirmou que os áudios são “frutos de montagens e adulterações feitas por pessoas inescrupulosas”. Já a presidência do Tribunal de Justiça de Goiás afirma que não se pode presumir a ocorrência de irregularidades no julgamento de processos a partir de conversa mantida entre advogado e cliente.

Apesar da alegação de montagem por parte da defesa, os investigadores garantiram ao programa da TV Globo que os conteúdos passaram por perícia técnica, a qual comprovou ser mesmo o padre falando nos áudios.

 
Fonte: Pleno News

Israel reabriu no domingo (21) parte de sua economia com o governo afirmando que o início do retorno à rotina foi possibilitado por uma campanha de vacinação contra a Covid-19, que já atingiu metade da população. As lojas abriram para todos, mas o acesso aos locais de lazer foi limitado apenas a quem recebeu as duas doses da vacina há mais de uma semana.

O uso de máscaras e o distanciamento social ainda estão em vigor. Sinagogas, mesquitas e igrejas foram obrigadas a reduzir pela metade o tamanho de suas congregações. Um ano após o primeiro caso de coronavírus em Israel, a redução das restrições é parte de um plano do governo para reabrir a economia no mês que vem

– Somos o primeiro país do mundo que está se recuperando graças às milhões de vacinas que trouxemos. Vacinado? Pegue o “Passe Verde” e volte à vida – disse o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

Há pouco mais de duas semanas, foi iniciada a campanha de vacinação em Israel, voltada para todas as pessoas com mais de 16 anos, depois de uma rápida primeira fase em que foram imunizados idosos acima de 60. O governo deu pelo menos uma dose da vacina Pfizer a mais de 46% da população de 9 milhões, garante o Ministério da Saúde.

Segundo o Ministério da Saúde, foi registrada uma redução de 98,9% na mortalidade entre as pessoas que receberam as duas doses da vacina da Pfizer, na comparação a duas semanas atrás. Além da redução da mortalidade, autoridades informaram uma queda de 98,2% no número de casos graves e de 98,9% na quantidade de pacientes hospitalizados com sintomas da doença.

*Estadão

Fonte: Pleno News

O presidente Jair Bolsonaro anunciou que irá ao Acre na quarta-feira (24). O anúncio foi feito uma durante live transmitida do Palácio da Alvorada, na manhã do domingo (21).

Na residência oficial, Bolsonaro recebeu o senador Márcio Bittar (MDB-AC) e o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos.

– Dezenas de famílias já estão ilhadas. Cidades como Sena Madureira, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Rio Branco – disse Bittar.

Ao todo, 10 cidades foram afetadas pelas enchentes no estado, com cerca de 130 mil pessoas atingidas pelas cheias dos rios. Como resultado, o evento desencadeou um surto de dengue, que somou-se à crise migratória na fronteira com o Peru e a falta de leitos de UTI para pacientes com Covid-19.

Governo do Acre decretou situação de emrgência devido às cheias dos rios Foto: Reprodução/Secom

– Sabemos dos problemas através do senador Bittar. Estamos agindo e na próxima quarta-feira, se Deus quiser, estaremos no Acre – afirmou Bolsonaro.

O governador do Acre, Gladson Cameli, foi à capital federal na semana passada pedir assistência, após decretar situação de emergência na terça-feira (16). Com o anúncio do presidente, Gladson compartilhou sua satisfação no Twitter.

Entre as medidas que o governo federal deve anunciar para mitigar as enchentes na região está a liberação de R$ 450 milhões para diversos municípios. A lista completa e o total de recursos para cada um deles ainda não foi informada.

Fonte: Pleno News

Fonte: Grupo Santo Antonio

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados começará a analisar o caso da deputada Flordelis dos Santos (PSD-RJ) na terça-feira (23). A parlamentar é acusada de ser a mentora do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, morto em junho de 2019.

O conselho, que foi reaberto pela Mesa Diretora no último dia 17, também irá avaliar, ainda na terça, a situação do deputado Daniel Silveira, cuja prisão foi ordenada pelo Supremo Tribunal Federal e mantida pelo plenário da Câmara.

O presidente do conselho, o deputado Juscelino Filho (DEM-MA), recebeu a representação da Mesa Diretora na noite de sexta-feira (19).

Em outubro do ano passado, o corregedor da Câmara dos Deputados, o deputado Paulo Bengtson (PTB-PA), emitiu parecer favorável ao envio do processo contra Flordelis ao Conselho de Ética.

O conselho estava suspenso desde o início da pandemia, quando as atividades parlamentares deixaram de ser presenciais. Ele foi reaberto para julgar o caso de Daniel Silveira.

Fonte: Pleno News

Em uma nova entrevista a respeito de sua indicação à presidência da Petrobras, Joaquim Silva e Luna afirmou que pretende “ouvir muito” o ministro da Economia, Paulo Guedes, se for confirmado para a vaga pelo Conselho de Administração da estatal.

Silva e Luna, que é diretor-geral da Itaipu Binacional, disse ao Valor Econômico que recebeu o convite para presidir a Petrobras no Carnaval.

– Se for para servir o Brasil, eu estou pronto. Ainda serei avaliado pelo conselho de administração de empresa, tenho um caminho a ser percorrido – declarou.

O general enfatizou novamente que Bolsonaro não pediu mudanças na política de preços da empresa e disse que a Petrobras deve enxergar as questões sociais do país, referindo-se às queixas dos caminhoneiros sobre o aumento do preço do diesel.

A decisão deverá ocorrer na terça-feira (23), em reunião do Conselho, que segundo o general é independente e possui visão própria de mercado.

Fonte: Pleno News

As ruas de Araraquara, na região central paulista, ficaram movimentadas neste sábado (20) após a prefeitura publicar decreto que deixa mais rígido o lockdown na cidade. A nova restrição terá duração de 60 horas. Na noite de sexta (19) e no sábado houve filas para entrar em supermercados e congestionamento para abastecer carros.

A partir das 12 horas deste domingo (21), supermercados só poderão atender por delivery. Postos de combustíveis só poderão abastecer veículos oficiais, o transporte coletivo fica suspenso e é proibida a circulação de carros sem justificativa.

Os leitos de UTI e enfermaria estão com 100% de ocupação desde segunda-feira (15). Com mais três óbitos confirmados no sábado, a cidade chega a 170 mortes pela Covid, quase um terço (54) delas neste mês.

A prefeitura já havia adotado lockdown por 15 dias desde segunda. Mas, com nível de adesão ao isolamento social, segundo índice de medição do governo do estado, em 42%, leitos lotados, novas contaminações e mortes, o prefeito Edinho Silva (PT) estabeleceu o ‘lockdown total’. Depois desse período, a cidade retoma as regras do lockdown que já vigora desde segunda-feira.

MORADORES RECLAMAM
– Ficasse no que estava que era melhor. Agora está um grudado no outro, tudo aglomerado ali dentro – opina a doméstica Ana Maria Dias, diante da correria que o anúncio de endurecimento do lockdown causou na cidade de 238 mil habitantes.

Ela e a mãe, de 80 anos, passaram em frente de outros dois mercados e entraram no que parecia menos lotado. Maria diz que passa roupa para fora e, como já sai de casa para trabalhar, não vê motivos para deixar a filha fazer as compras para ela. No entanto, acredita que os principais vetores da doença são jovens que participam de reuniões sociais.

O empresário Lucas Gomes relata que já na tarde de sexta, quando começaram a circular informações sobre o decreto, as três faixas da Via Expressa ficaram congestionadas com motoristas tentando acessar seu posto de combustível.

– Em uma hora, o número de carros abastecendo subiu de 10 para 100. O combustível acabou e precisamos suspender o atendimento – conta.

Segundo ele, em seu outro estabelecimento, um depósito de gás, as vendas aumentaram 40% neste sábado.

– O problema (da contaminação) está em festas. Aqui na região tem muitas chácaras com festas clandestinas – opina Gomes, que discorda do fechamento do comércio.

*Estadão

Fonte: Pleno News

Um dia depois de anunciar a troca no comando da Petrobras, com a indicação do general da reserva Joaquim Silva e Luna para o lugar do atual presidente da empresa, Roberto Castello Branco, o presidente Jair Bolsonaro afirmou a apoiadores que as mudançãs não irão parar e citou o setor de energia elétrica.

– Vamos meter o dedo na energia elétrica, que é outro problema também – declarou neste sábado (20), ao chegar ao Palácio da Alvorada

Na quinta-feira (18) durante transmissão de sua live semanal, Bolsonaro fez críticas à Petrobras, garantiu que não ia interferir na empresa, mas adiantou que “alguma coisa iria acontecer na empresa nos próximos dias”.

O chefe do Executivo disse que não tem medo de mudar e que haverá trocas em cargos importantes na próxima semana. No entanto, a lista dos gestores ainda não foi revelada.

Bolsonaro falou também sobre seu compromisso com o liberalismo econômico, frisando que possui limites.

– Nós queremos privatizar, mas não é tudo também. Privatizar a Casa da Moeda? Negativo. Privatizar Embrapa? Pra quê? Privatizar, como queriam, a Ceagesp? Não vai ser privatizado – disse Bolsonaro, em referência à Central de Abastecimento de São Paulo.

– O general Silva e Luna, que está indo agora pra Petrobras, vai mostrar que não tínhamos previsibilidade, e é um corporativismo enorme que existe nas estatais. A gente vai fazendo, vai mudando, vai melhorando – concluiu.

Fonte: Pleno News

O Ministério da Saúde publicou neste sábado (20), em edição extra do Diário Oficial da União, a dispensa de licitação para a compra das vacinas contra Covid-19 Sputnik V e Covaxin. Os textos informam que as aquisições terão o custo de R$ 693,6 milhões para o imunizante da Rússia e de R$ 1,614 bilhão para a vacina indiana.

Na prática, isso autoriza a compra das vacinas, mas, de acordo com fontes do governo, o ministério colocou a condição de só realizar o pagamento se houver autorização de uso emergencial ou registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A dispensa de licitação foi autorizada pela Medida Provisória 1.026, que trouxe medidas excepcionais relativas à aquisição de vacinas, insumos, bens e serviços de logística destinados à vacinação contra o novo coronavírus. As publicações no DOU não especificam o volume de doses contratadas. Pelo cronograma do ministério, serão entregues a partir de março 20 milhões de doses da Covaxin e 10 milhões da Sputnik V.

Ambas as vacinas, porém, nem sequer estão sob análise de uso emergencial na Anvisa. A agência ainda aguarda dados de segurança e eficácia para começar esta avaliação. A agência chegou a devolver um pedido de uso emergencial da Sputnik V pela falta de informações básicas.

O laboratório União Química também pretende fabricar as doses da Sputnik V no Brasil, mas ainda não tem as certificações exigidas para isso. De acordo com fontes do governo federal, a preparação da fábrica para produzir este imunizante pode levar até seis meses.

A eficácia da Sputnik V é de 91,6%, segundo dados publicados na The Lancet. A Anvisa, porém, tem feito cobranças reiteradas à União Química para que o detalhamento destas informações, além daquelas que tratam de segurança do produto, sejam entregues.

A vacina da Índia está em uso emergencial no seu país de origem, mas tem dados de eficácia ainda desconhecidos. A Covaxin é fabricada pela Bharat Biotech, representada no Brasil pela Precisa Medicamentos.

*Estadão

Fonte: Pleno News

A Câmara dos Deputados decidiu manter, por 364 votos a 130, a prisão do deputado Daniel Silveira. Silveira foi preso por ordem do Supremo Tribunal Federal após divulgar um vídeo com ataques à Corte e seus ministros. Com ampla vantagem, os parlamentares optaram por manter a decisão do STF e ainda discursaram em repreensão à atitude de Silveira.

Veja abaixo como votou cada deputado:

  1. Abílio Santana (PL-BA) – Sim
  2. Abou Anni (PSL-SP) – Sim
  3. Acácio Favacho (PROS-AP) – Sim
  4. Adolfo Viana (PSDB-BA) – Sim
  5. Adriana Ventura (NOVO-SP) – Não
  6. Adriano do Baldy (PP-GO) – Sim
  7. Aécio Neves (PSDB-MG) – Sim
  8. Aelton Freitas (PL-MG) – Sim
  9. Afonso Florence (PT-BA) – Sim
  10. Afonso Hamm (PP-RS) – Não
  11. Afonso Motta (PDT-RS)
  12. Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) – Sim
  13. Airton Faleiro (PT-PA) – Sim
  14. AJ Albuquerque (PP-CE) – Sim
  15. Alan Rick (DEM-AC) – Não
  16. Alceu Moreira (MDB-RS) – Não
  17. Alcides Rodrigues (PATRIOTA-GO) – Sim
  18. Alê Silva (PSL-MG) – Não
  19. Alencar S. Braga (PT-SP) – Sim
  20. Alessandro Molon (PSB-RJ) – Sim
  21. Alex Manente (CIDADANIA-SP) – Sim
  22. Alex Santana (PDT-BA) – Não
  23. Alexandre Frota (PSDB-SP) – Sim
  24. Alexandre Leite (DEM-SP) – Sim
  25. Alexandre Padilha (PT-SP) – Sim
  26. Alexis Fonteyne (NOVO-SP) – Não
  27. Alice Portugal (PCdoB-BA) – Sim
  28. Aliel Machado (PSB-PR) – Sim
  29. Aline Gurgel (REPUBLICANOS-AP) – Sim
  30. Aline Sleutjes (PSL-PR) – Não
  31. Altineu Côrtes (PL-RJ) – Sim
  32. Aluisio Mendes (PSC-MA) – Não
  33. Amaro Neto (REPUBLICANOS-ES) – Sim
  34. André Abdon (PP-AP) – Sim
  35. André de Paula (PSD-PE) – Sim
  36. André Ferreira (PSC-PE) – Sim
  37. André Figueiredo (PDT-CE) – Sim
  38. André Fufuca (PP-MA) – Sim
  39. André Janones (AVANTE-MG) – Sim
  40. Angela Amin (PP-SC) – Não
  41. Aníbal Gomes (DEM-CE) – Sim
  42. Antonio Brito (PSD-BA) – Sim
  43. Arlindo Chinaglia (PT-SP) – Sim
  44. Arnaldo Jardim (CIDADANIA-SP) – Sim
  45. Aroldo Martins (REPUBLICANOS-PR) – Sim
  46. Arthur Lira (PP-AL)
  47. Arthur O. Maia (DEM-BA) – Sim
  48. Átila Lins (PP-AM) – Sim
  49. Átila Lira (PP-PI) – Sim
  50. Augusto Coutinho (SOLIDARIEDADE-PE) – Sim
  51. Áurea Carolina (PSOL-MG) – Sim
  52. Aureo Ribeiro (SOLIDARIEDADE-RJ) – Sim
  53. Bacelar (PODE-BA) – Não
  54. Baleia Rossi (MDB-SP) – Sim
  55. Benedita da Silva (PT-RJ) – Sim
  56. Benes Leocádio (REPUBLICANOS-RN) – Sim
  57. Beto Faro (PT-PA) – Sim
  58. Beto Pereira (PSDB-MS) – Sim
  59. Beto Rosado (PP-RN) – Sim
  60. Bia Cavassa (PSDB-MS) – Sim
  61. Bia Kicis (PSL-DF) – Não
  62. Bibo Nunes (PSL-RS) – Não
  63. Bilac Pinto (DEM-MG) – Sim
  64. Bira do Pindaré (PSB-MA) – Sim
  65. Boca Aberta (PROS-PR) – Não
  66. Bohn Gass (PT-RS) – Sim
  67. Bosco Costa (PL-SE) – Sim
  68. Bosco Saraiva (SOLIDARIEDADE-AM) – Sim
  69. Bozzella (PSL-SP) – Sim
  70. Bruna Furlan (PSDB-SP) – Sim
  71. Cacá Leão (PP-BA) – Sim
  72. Camilo Capiberibe (PSB-AP) – Sim
  73. Cap. Alberto Neto (REPUBLICANOS-AM) – Não
  74. Cap. Fábio Abreu (PL-PI) – Não
  75. Capitão Augusto (PL-SP) – Não
  76. Capitão Wagner (PROS-CE) – Não
  77. Carla Dickson (PROS-RN) – Não
  78. Carla Zambelli (PSL-SP) – Não
  79. Carlos Bezerra (MDB-MT) – Sim
  80. Carlos Chiodini (MDB-SC) – Sim
  81. Carlos Gaguim (DEM-TO) – Sim
  82. Carlos Gomes (REPUBLICANOS-RS) – Sim
  83. Carlos Jordy (PSL-RJ) – Não
  84. Carlos Sampaio (PSDB-SP) – Sim
  85. Carlos Veras (PT-PE) – Sim
  86. Carlos Zarattini (PT-SP) – Sim
  87. Carmen Zanotto (CIDADANIA-SC) – Sim
  88. Caroline de Toni (PSL-SC) – Não
  89. Cássio Andrade (PSB-PA) – Sim
  90. Celina Leão (PP-DF) – Sim
  91. Célio Moura (PT-TO)
  92. Célio Silveira (PSDB-GO) – Abstenção
  93. Célio Studart (PV-CE) – Sim
  94. Celso Maldaner (MDB-SC) – Sim
  95. Celso Russomanno (REPUBLICANOS-SP) – Sim
  96. Celso Sabino (PSDB-PA) – Sim
  97. Cezinha Madureira (PSD-SP) – Sim
  98. Charles Fernandes (PSD-BA) – Sim
  99. Charlles Evangelis (PSL-MG) – Não
  100. Chico D´Angelo (PDT-RJ) – Sim
  101. Chiquinho Brazão (AVANTE-RJ) – Sim
  102. Chris Tonietto (PSL-RJ)
  103. Christiane Yared (PL-PR) – Sim
  104. Christino Aureo (PP-RJ) – Sim
  105. Clarissa Garotinho (PROS-RJ) – Sim
  106. Claudio Cajado (PP-BA) – Sim
  107. Cleber Verde (REPUBLICANOS-MA) – Sim
  108. Coronel Armando (PSL-SC) – Não
  109. Coronel Tadeu (PSL-SP) – Não
  110. CoronelChrisóstom (PSL-RO) – Não
  111. Cristiano Vale (PL-PA) – Sim
  112. Da Vitória (CIDADANIA-ES) – Não
  113. Dagoberto Nogueira (PDT-MS) – Sim
  114. Damião Feliciano (PDT-PB)
  115. Daniel Almeida (PCdoB-BA) – Sim
  116. Daniel Coelho (CIDADANIA-PE) – Sim
  117. Daniel Freitas (PSL-SC) – Não
  118. Daniel Silveira (PSL-RJ)
  119. Daniel Trzeciak (PSDB-RS) – Não
  120. Daniela Waguinho (MDB-RJ) – Sim
  121. Danilo Cabral (PSB-PE) – Sim
  122. Danilo Forte (PSDB-CE) – Não
  123. Danrlei (PSD-RS) – Não
  124. Darci de Matos (PSD-SC) – Sim
  125. David Miranda (PSOL-RJ) – Sim
  126. David Soares (DEM-SP) – Sim
  127. DelAntônioFurtado (PSL-RJ) – Não
  128. Deleg. Éder Mauro (PSD-PA) – Não
  129. Delegado Marcelo (PSL-MG) – Sim
  130. Delegado Pablo (PSL-AM) – Não
  131. Delegado Waldir (PSL-GO) – Sim
  132. Denis Bezerra (PSB-CE) – Sim
  133. Diego Andrade (PSD-MG) – Sim
  134. Diego Garcia (PODE-PR) – Não
  135. Dimas Fabiano (PP-MG) – Sim
  136. Domingos Neto (PSD-CE) – Sim
  137. Domingos Sávio (PSDB-MG) – Sim
  138. Dr Zacharias Calil (DEM-GO) – Sim
  139. Dr. Frederico (PATRIOTA-MG) – Não
  140. Dr. Gonçalo (REPUBLICANOS-MA) – Sim
  141. Dr. Jaziel (PL-CE) – Não
  142. Dr. Leonardo (SOLIDARIEDADE-MT) – Sim
  143. Dr. Luiz Ovando (PSL-MS) – Não
  144. Dr.Luiz Antonio Jr (PP-RJ) – Sim
  145. Dra. Vanda Milani (SOLIDARIEDADE-AC) – Sim
  146. Dra.Soraya Manato (PSL-ES) – Não
  147. Dulce Miranda (MDB-TO) – Sim
  148. Edilazio Junior (PSD-MA) – Sim
  149. Edio Lopes (PL-RR) – Sim
  150. Edna Henrique (PSDB-PB) – Sim
  151. Eduardo Barbosa (PSDB-MG) – Sim
  152. Eduardo Bismarck (PDT-CE) – Sim
  153. Eduardo Costa (PTB-PA) – Não
  154. Eduardo Cury (PSDB-SP) – Sim
  155. Eduardo da Fonte (PP-PE) – Sim
  156. EduardoBolsonaro (PSL-SP) – Não
  157. Efraim Filho (DEM-PB) – Sim
  158. Elcione Barbalho (MDB-PA) – Sim
  159. Eli Borges (SOLIDARIEDADE-TO) – Não
  160. Eli Corrêa Filho (DEM-SP) – Sim
  161. Elias Vaz (PSB-GO) – Sim
  162. Elmar Nascimento (DEM-BA) – Sim
  163. Emanuel Pinheiro N (PTB-MT) – Não
  164. Emidinho Madeira (PSB-MG)
  165. Enio Verri (PT-PR) – Sim
  166. Enrico Misasi (PV-SP) – Não
  167. Erika Kokay (PT-DF) – Sim
  168. Eros Biondini (PROS-MG) – Não
  169. EuclydesPettersen (PSC-MG) – Sim
  170. Evair de Melo (PP-ES) – Sim
  171. Expedito Netto (PSD-RO) – Sim
  172. Fábio Henrique (PDT-SE) – Sim
  173. Fábio Mitidieri (PSD-SE) – Sim
  174. Fábio Ramalho (MDB-MG) – Sim
  175. Fabio Reis (MDB-SE) – Sim
  176. Fabio Schiochet (PSL-SC) – Não
  177. Fábio Trad (PSD-MS) – Sim
  178. Fausto Pinato (PP-SP) – Sim
  179. Felício Laterça (PSL-RJ) – Sim
  180. Felipe Carreras (PSB-PE) – Sim
  181. Felipe Rigoni (PSB-ES) – Sim
  182. FelipeFrancischini (PSL-PR) – Sim
  183. Félix Mendonça Jr (PDT-BA) – Sim
  184. FernandaMelchionna (PSOL-RS) – Sim
  185. Fernando Coelho (DEM-PE) – Sim
  186. FernandoMonteiro (PP-PE) – Sim
  187. FernandoRodolfo (PL-PE) – Sim
  188. Filipe Barros (PSL-PR) – Não
  189. Flávia Arruda (PL-DF) – Sim
  190. Flávia Morais (PDT-GO) – Sim
  191. Flaviano Melo (MDB-AC) – Sim
  192. Flávio Nogueira (PDT-PI) – Sim
  193. Flordelis (PSD-RJ)
  194. Francisco Jr. (PSD-GO) – Não
  195. Franco Cartafina (PP-MG) – Sim
  196. Fred Costa (PATRIOTA-MG) – Sim
  197. Frei Anastacio (PT-PB) – Sim
  198. Gastão Vieira (PROS-MA) – Sim
  199. Gelson Azevedo (PL-RJ)
  200. Genecias Noronha (SOLIDARIEDADE-CE) – Sim
  201. General Girão (PSL-RN) – Não
  202. General Peternelli (PSL-SP) – Não
  203. Geninho Zuliani (DEM-SP) – Sim
  204. Geovania de Sá (PSDB-SC) – Sim
  205. Gervásio Maia (PSB-PB) – Sim
  206. Giacobo (PL-PR) – Sim
  207. Gil Cutrim (PDT-MA) – Sim
  208. Gilberto Abramo (REPUBLICANOS-MG) – Sim
  209. GilbertoNasciment (PSC-SP) – Não
  210. Gilson Marques (NOVO-SC) – Não
  211. Giovani Cherini (PL-RS) – Sim
  212. Giovani Feltes (MDB-RS) – Sim
  213. Glauber Braga (PSOL-RJ) – Sim
  214. Glaustin da Fokus (PSC-GO) – Sim
  215. Gleisi Hoffmann (PT-PR) – Sim
  216. Gonzaga Patriota (PSB-PE) – Sim
  217. Gorete Pereira (PL-CE) – Sim
  218. Greyce Elias (AVANTE-MG) – Sim
  219. Guiga Peixoto (PSL-SP) – Não
  220. Guilherme Derrite (PP-SP) – Não
  221. Guilherme Mussi (PP-SP) – Sim
  222. Gurgel (PSL-RJ)
  223. Gustavo Fruet (PDT-PR) – Sim
  224. Gustinho Ribeiro (SOLIDARIEDADE-SE) – Sim
  225. Gutemberg Reis (MDB-RJ) – Sim
  226. Haroldo Cathedral (PSD-RR) – Sim
  227. Heitor Freire (PSL-CE) – Não
  228. Heitor Schuch (PSB-RS) – Sim
  229. Helder Salomão (PT-ES) – Sim
  230. Hélio Costa (REPUBLICANOS-SC) – Não
  231. Hélio Leite (DEM-PA) – Sim
  232. Helio Lopes (PSL-RJ) – Não
  233. Henrique Fontana (PT-RS) – Sim
  234. Hercílio Diniz (MDB-MG) – Sim
  235. Herculano Passos (MDB-SP) – Sim
  236. HermesParcianello (MDB-PR) – Sim
  237. Hildo Rocha (MDB-MA) – Não
  238. Hiran Gonçalves (PP-RR) – Sim
  239. Hugo Leal (PSD-RJ) – Não
  240. Hugo Motta (REPUBLICANOS-PB) – Sim
  241. Idilvan Alencar (PDT-CE) – Sim
  242. Igor Kannário (DEM-BA) – Sim
  243. Igor Timo (PODE-MG)
  244. Iracema Portella (PP-PI) – Sim
  245. Isnaldo Bulhões Jr (MDB-AL) – Sim
  246. Israel Batista (PV-DF) – Sim
  247. Ivan Valente (PSOL-SP) – Sim
  248. Jandira Feghali (PCdoB-RJ) – Sim
  249. Jaqueline Cassol (PP-RO) – Sim
  250. Jefferson Campos (PSB-SP) – Não
  251. Jerônimo Goergen (PP-RS) – Não
  252. Jéssica Sales (MDB-AC) – Sim
  253. Jesus Sérgio (PDT-AC) – Sim
  254. Jhonatan de Jesus (REPUBLICANOS-RR) – Sim
  255. João C. Bacelar (PL-BA) – Sim
  256. João Campos (REPUBLICANOS-GO) – Sim
  257. João Daniel (PT-SE) – Sim
  258. João Maia (PL-RN) – Sim
  259. João Marcelo S. (MDB-MA) – Sim
  260. João Roma (REPUBLICANOS-BA)
  261. JoaquimPassarinho (PSD-PA) – Não
  262. Joenia Wapichana (REDE-RR) – Sim
  263. Joice Hasselmann (PSL-SP) – Sim
  264. Jorge Braz (REPUBLICANOS-RJ) – Sim
  265. Jorge Solla (PT-BA) – Sim
  266. José Airton (PT-CE) – Sim
  267. José Guimarães (PT-CE) – Sim
  268. Jose Mario Schrein (DEM-GO) – Sim
  269. José Medeiros (PODE-MT) – Não
  270. José Nelto (PODE-GO) – Sim
  271. José Nunes (PSD-BA) – Sim
  272. José Priante (MDB-PA) – Sim
  273. José Ricardo (PT-AM) – Sim
  274. José Rocha (PL-BA) – Não
  275. Joseildo Ramos (PT-BA) – Sim
  276. JosimarMaranhãozi (PL-MA) – Sim
  277. Josivaldo JP (PODE-MA) – Não
  278. Juarez Costa (MDB-MT) – Sim
  279. Julian Lemos (PSL-PB) – Sim
  280. Júlio Cesar (PSD-PI) – Sim
  281. Julio Cesar Ribeir (REPUBLICANOS-DF) – Sim
  282. Júlio Delgado (PSB-MG) – Sim
  283. Juninho do Pneu (DEM-RJ) – Sim
  284. Junio Amaral (PSL-MG) – Não
  285. Júnior Ferrari (PSD-PA) – Sim
  286. Junior Lourenço (PL-MA)
  287. Júnior Mano (PL-CE) – Sim
  288. Juscelino Filho (DEM-MA) – Abstenção
  289. Kim Kataguiri (DEM-SP) – Não
  290. Laercio Oliveira (PP-SE) – Sim
  291. Lafayette Andrada (REPUBLICANOS-MG) – Sim
  292. Lauriete (PSC-ES) – Não
  293. Leandre (PV-PR) – Sim
  294. Leda Sadala (AVANTE-AP) – Não
  295. Leo de Brito (PT-AC) – Sim
  296. Léo Moraes (PODE-RO) – Não
  297. Léo Motta (PSL-MG) – Não
  298. Leonardo Monteiro (PT-MG) – Sim
  299. Leônidas Cristino (PDT-CE) – Sim
  300. Leur Lomanto Jr. (DEM-BA) – Sim
  301. Lídice da Mata (PSB-BA) – Sim
  302. Lincoln Portela (PL-MG) – Não
  303. Liziane Bayer (PSB-RS) – Não
  304. Loester Trutis (PSL-MS) – Não
  305. Lourival Gomes (PSL-RJ) – Sim
  306. Lucas Gonzalez (NOVO-MG) – Não
  307. Lucas Redecker (PSDB-RS) – Não
  308. Lucas Vergilio (SOLIDARIEDADE-GO) – Sim
  309. Luciano Bivar (PSL-PE) – Sim
  310. Luciano Ducci (PSB-PR) – Sim
  311. Lucio Mosquini (MDB-RO) – Não
  312. Luis Miranda (DEM-DF) – Sim
  313. Luis Tibé (AVANTE-MG) – Sim
  314. Luisa Canziani (PTB-PR) – Não
  315. Luiz Carlos (PSDB-AP) – Sim
  316. Luiz Carlos Motta (PL-SP) – Sim
  317. Luiz Lima (PSL-RJ) – Não
  318. Luiz Nishimori (PL-PR) – Sim
  319. Luiz P. O.Bragança (PSL-SP) – Não
  320. Luiza Erundina (PSOL-SP) – Sim
  321. LuizAntônioCorrêa (PL-RJ) – Não
  322. Luizão Goulart (REPUBLICANOS-PR) – Sim
  323. Magda Mofatto (PL-GO) – Sim
  324. Major Fabiana (PSL-RJ) – Não
  325. Mara Rocha (PSDB-AC) – Não
  326. Marcel van Hattem (NOVO-RS) – Não
  327. Marcelo Álvaro (PSL-MG) – Não
  328. Marcelo Aro (PP-MG) – Sim
  329. Marcelo Brum (PSL-RS) – Não
  330. Marcelo Calero (CIDADANIA-RJ) – Sim
  331. Marcelo Freixo (PSOL-RJ) – Sim
  332. Marcelo Moraes (PTB-RS) – Não
  333. Marcelo Nilo (PSB-BA) – Sim
  334. Marcelo Ramos (PL-AM) – Sim
  335. Marcio Alvino (PL-SP) – Sim
  336. Márcio Biolchi (MDB-RS) – Sim
  337. Márcio Labre (PSL-RJ) – Não
  338. Márcio Marinho (REPUBLICANOS-BA) – Sim
  339. Marco Bertaiolli (PSD-SP) – Sim
  340. Marcon (PT-RS) – Sim
  341. Marcos A. Sampaio (MDB-PI) – Sim
  342. Marcos Pereira (REPUBLICANOS-SP) – Sim
  343. Marcos Soares (DEM-RJ) – Sim
  344. Margarete Coelho (PP-PI) – Sim
  345. Maria do Rosário (PT-RS) – Sim
  346. Maria Rosas (REPUBLICANOS-SP) – Sim
  347. Mariana Carvalho (PSDB-RO) – Sim
  348. Marília Arraes (PT-PE) – Sim
  349. Marina Santos (SOLIDARIEDADE-PI) – Sim
  350. Mário Heringer (PDT-MG) – Sim
  351. MárioNegromonte Jr (PP-BA) – Sim
  352. Marlon Santos (PDT-RS) – Não
  353. Marreca Filho (PATRIOTA-MA) – Sim
  354. Marx Beltrão (PSD-AL) – Sim
  355. Maurício Dziedrick (PTB-RS) – Não
  356. Mauro Lopes (MDB-MG) – Sim
  357. Mauro Nazif (PSB-RO) – Sim
  358. Merlong Solano (PT-PI) – Sim
  359. Miguel Lombardi (PL-SP) – Sim
  360. Milton Coelho (PSB-PE) – Sim
  361. Milton Vieira (REPUBLICANOS-SP) – Sim
  362. Misael Varella (PSD-MG)
  363. Moses Rodrigues (MDB-CE) – Sim
  364. Natália Bonavides (PT-RN) – Sim
  365. Nelson Barbudo (PSL-MT) – Não
  366. Nereu Crispim (PSL-RS)
  367. Neri Geller (PP-MT) – Sim
  368. Neucimar Fraga (PSD-ES) – Não
  369. Newton Cardoso Jr (MDB-MG) – Abstenção
  370. Nicoletti (PSL-RR) – Não
  371. Nilson Pinto (PSDB-PA) – Sim
  372. Nilto Tatto (PT-SP) – Sim
  373. Nivaldo Albuquerq (PTB-AL) – Não
  374. Norma Ayub (DEM-ES) – Não
  375. Odair Cunha (PT-MG) – Sim
  376. Olival Marques (DEM-PA) – Sim
  377. Orlando Silva (PCdoB-SP) – Sim
  378. Osires Damaso (PSC-TO) – Não
  379. Osmar Terra (MDB-RS) – Não
  380. Ossesio Silva (REPUBLICANOS-PE) – Sim
  381. Otoni de Paula (PSC-RJ) – Não
  382. Ottaci Nascimento (SOLIDARIEDADE-RR) – Sim
  383. Otto Alencar (PSD-BA) – Sim
  384. Padre João (PT-MG) – Sim
  385. Pastor Eurico (PATRIOTA-PE) – Não
  386. Pastor Gil (PL-MA) – Não
  387. Pastor Isidório (AVANTE-BA) – Sim
  388. Patrus Ananias (PT-MG) – Sim
  389. Paula Belmonte (CIDADANIA-DF) – Não
  390. Paulão (PT-AL) – Sim
  391. Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG) – Sim
  392. Paulo Azi (DEM-BA) – Sim
  393. Paulo Bengtson (PTB-PA) – Não
  394. Paulo Freire Costa (PL-SP) – Sim
  395. Paulo Ganime (NOVO-RJ) – Não
  396. Paulo Guedes (PT-MG) – Sim
  397. Paulo Magalhães (PSD-BA) – Sim
  398. Paulo Martins (PSC-PR) – Não
  399. Paulo Pereira (SOLIDARIEDADE-SP) – Sim
  400. Paulo Pimenta (PT-RS) – Sim
  401. Paulo Ramos (PDT-RJ) – Sim
  402. Paulo Teixeira (PT-SP) – Sim
  403. Pedro A Bezerra (PTB-CE) – Sim
  404. Pedro Augusto (PSD-RJ) – Sim
  405. Pedro Cunha Lima (PSDB-PB) – Não
  406. Pedro Lucas Fernan (PTB-MA) – Sim
  407. Pedro Lupion (DEM-PR) – Não
  408. Pedro Uczai (PT-SC) – Sim
  409. Pedro Vilela (PSDB-AL) – Sim
  410. Pedro Westphalen (PP-RS) – Não
  411. Perpétua Almeida (PCdoB-AC) – Sim
  412. Pinheirinho (PP-MG) – Sim
  413. Policial Sastre (PL-SP) – Não
  414. Pompeo de Mattos (PDT-RS) – Sim
  415. Pr Marco Feliciano (REPUBLICANOS-SP) – Não
  416. Prof Marcivania (PCdoB-AP) – Sim
  417. Profª Dorinha (DEM-TO) – Sim
  418. Profª Rosa Neide (PT-MT) – Sim
  419. Professor Alcides (PP-GO) – Sim
  420. Professor Joziel (PSL-RJ) – Não
  421. Professora Dayane (PSL-BA) – Sim
  422. Rafael Motta (PSB-RN) – Sim
  423. Raimundo Costa (PL-BA) – Sim
  424. Raul Henry (MDB-PE) – Sim
  425. Reginaldo Lopes (PT-MG) – Sim
  426. Rejane Dias (PT-PI) – Sim
  427. Renata Abreu (PODE-SP) – Não
  428. Renildo Calheiros (PCdoB-PE) – Sim
  429. Ricardo Barros (PP-PR) – Não
  430. Ricardo da Karol (PSC-RJ) – Não
  431. Ricardo Guidi (PSD-SC) – Sim
  432. Ricardo Izar (PP-SP) – Sim
  433. Ricardo Silva (PSB-SP) – Sim
  434. Ricardo Teobaldo (PODE-PE) – Sim
  435. Robério Monteiro (PDT-CE) – Sim
  436. Roberto Alves (REPUBLICANOS-SP) – Sim
  437. Roberto de Lucena (PODE-SP) – Não
  438. Rodrigo Agostinho (PSB-SP) – Sim
  439. Rodrigo Coelho (PSB-SC) – Não
  440. Rodrigo de Castro (PSDB-MG) – Sim
  441. Rodrigo Maia (DEM-RJ) – Sim
  442. Rogério Correia (PT-MG) – Sim
  443. Rogério Peninha (MDB-SC) – Não
  444. Roman (PATRIOTA-PR)
  445. Ronaldo Carletto (PP-BA) – Sim
  446. Rosana Valle (PSB-SP) – Não
  447. Rosangela Gomes (REPUBLICANOS-RJ) – Sim
  448. Rose Modesto (PSDB-MS) – Sim
  449. Rubens Bueno (CIDADANIA-PR) – Sim
  450. Rubens Otoni (PT-GO) – Sim
  451. Rui Falcão (PT-SP) – Sim
  452. Ruy Carneiro (PSDB-PB) – Sim
  453. Sâmia Bomfim (PSOL-SP) – Sim
  454. Samuel Moreira (PSDB-SP) – Sim
  455. Sanderson (PSL-RS) – Não
  456. Santini (PTB-RS) – Não
  457. Sargento Fahur (PSD-PR) – Não
  458. Schiavinato (PP-PR) – Sim
  459. Sebastião Oliveira (AVANTE-PE) – Sim
  460. Sérgio Brito (PSD-BA) – Sim
  461. Sergio Souza (MDB-PR) – Sim
  462. Sergio Toledo (PL-AL) – Sim
  463. Severino Pessoa (REPUBLICANOS-AL) – Sim
  464. Shéridan (PSDB-RR) – Sim
  465. Sidney Leite (PSD-AM) – Sim
  466. Silas Câmara (REPUBLICANOS-AM) – Sim
  467. Silvia Cristina (PDT-RO) – Sim
  468. Silvio Costa Filho (REPUBLICANOS-PE) – Sim
  469. Soraya Santos (PL-RJ) – Sim
  470. SóstenesCavalcante (DEM-RJ) – Não
  471. Stefano Aguiar (PSD-MG) – Não
  472. Stephanes Junior (PSD-PR) – Não
  473. SubtenenteGonzaga (PDT-MG) – Não
  474. Tabata Amaral (PDT-SP) – Sim
  475. Tadeu Alencar (PSB-PE) – Sim
  476. Talíria Petrone (PSOL-RJ) – Sim
  477. Ted Conti (PSB-ES) – Sim
  478. Tereza Nelma (PSDB-AL) – Sim
  479. Tiago Dimas (SOLIDARIEDADE-TO) – Sim
  480. Tiago Mitraud (NOVO-MG) – Não
  481. Tiririca (PL-SP) – Sim
  482. Tito (AVANTE-BA) – Sim
  483. ToninhoWandscheer (PROS-PR) – Sim
  484. Túlio Gadêlha (PDT-PE) – Sim
  485. Uldurico Junior (PROS-BA) – Não
  486. Vaidon Oliveira (PROS-CE) – Não
  487. Valdevan Noventa (PL-SE) – Sim
  488. Valmir Assunção (PT-BA) – Sim
  489. Vander Loubet (PT-MS) – Sim
  490. Vanderlei Macris (PSDB-SP) – Sim
  491. Vavá Martins (REPUBLICANOS-PA) – Sim
  492. Vermelho (PSD-PR) – Sim
  493. Vicentinho (PT-SP) – Sim
  494. Vicentinho Júnior (PL-TO) – Sim
  495. Vilson da Fetaemg (PSB-MG) – Sim
  496. Vinicius Carvalho (REPUBLICANOS-SP) – Sim
  497. Vinicius Farah (MDB-RJ) – Sim
  498. Vinicius Gurgel (PL-AP) – Sim
  499. Vinicius Poit (NOVO-SP) – Não
  500. Vitor Hugo (PSL-GO) – Não
  501. Vitor Lippi (PSDB-SP) – Sim
  502. Vivi Reis (PSOL-PA) – Sim
  503. Waldenor Pereira (PT-BA) – Sim
  504. Walter Alves (MDB-RN) – Sim
  505. Weliton Prado (PROS-MG) – Sim
  506. Wellington (PL-PB) – Sim
  507. Wilson Santiago (PTB-PB) – Não
  508. Wolney Queiroz (PDT-PE) – Sim
  509. Zé Carlos (PT-MA) – Sim
  510. Zé Neto (PT-BA) – Sim
  511. Zé Silva (SOLIDARIEDADE-MG) – Sim
  512. Zé Vitor (PL-MG) – Sim
  513. Zeca Dirceu (PT-PR) – Sim
Fonte: Pleno News

Após anunciar a ocupação total dos leitos de tratamento intensivo (UTI) destinados à Covid-19 e o colapso no sistema de saúde da cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), por conta do aumento vertiginoso do índice de contaminação, o secretário de saúde Elias Natan disse da necessidade de se reativar Centro Intermediário de Enfrentamento ao Coronavírus (CIEC) e da situação alarmante em que o município vive que tem feito com que medidas mais restritivas sejam adotadas. 

 

Ao Bahia Notícias, o secretário revelou nesta segunda-feira (22), não ter mais leitos e pontos de oxigênio disponíveis para a população. O gestor ainda falou da necessidade de se fazer uso de cilindros para atender a demanda, já que não há mais pontos do insumo nas unidades de saúde.

 

Para tentar driblar a situação, Natan explica que a cidade deve abrir até a próxima quinta-feira (25), outros cinco leitos no Hospital Santa Elena. “Neste hospital, que é privado, temos dez leitos de UTI contratualizados exclusivamente para a prefeitura, iremos ampliar em 50% essa capacidade. Ou seja, vamos abrir mais cinco leitos de UTI”, disse. 


Ainda de acordo com o gestor, o município lançou um edital para reabertura de outros 20 leitos nos próximos 15 dias. “A nossa pretensão é de que o Centro Intermediário de Enfrentamento ao Coronavírus (CIEC) tenha a porta aberta para atendimento de pacientes sintomáticos. A previsão é que daqui há quinze dias teremos mais esse instrumento para a população. Fizemos credenciamento para mais cinco leitos de UTI e dez de clínica médica que neste momento serão utilizados para a pandemia, posteriormente serão utilizados no município para tratar outras patologias”, explicou.  

 

No último final de semana foi necessária a ampliação de uma das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da cidade para atender à demanda de pacientes que buscavam o serviço. “Colocamos uma estrutura móvel que deve estar disponível par a população a partir de amanhã [nesta terça-feira (23)] para aumentar a estrutura física para criamos entre poltronas e leitos, 14 a 18 novas vagas. É uma forma de acomodar essas pessoas”, disse. 


O secretário fez o alerta de que a cidade vive o pior momento da pandemia. “Estamos tendo um número significativo de casos novos desde a semana passada. Chegamos a ter em apenas um dia a confirmação de 300 casos novos através das testagem que temos realizado. Isso é muito preocupante já que os sistemas de saúde e as unidades estão acima da sua capacidade de internamento e atendimento”, disse.

 

Também para tentar conter o avanço do vírus, neste domingo (21), passou a vigorar no município um decreto que determina o fechamento das praias, praças, eventos públicos e  parques por 15 dias inicialmente. “Mas a informação que temos dos agentes é que as pessoas estão com muita resistência. Quando a equipe está presente elas saem da praia, mas quando a equipe se afasta as pessoas retornam. Falta muita conscientização sobre o momento grave que estamos passando, as pessoas não mudaram ainda seu comportamento e atitude. Então precisamos cada vez mais conscientizar a população porque, embora a prefeitura tenha adotado as medidas, parte da população ainda é muito resistente em obedecer”, finalizou.  

 

De acordo com o último boletim emitido pela secretaria municipal de saúde nesta segunda-feira (22), a cidade já registrou 11.433 casos da doença desde o início da pandemia. Deste total, 168 óbitos foram registrados e 1.741 pessoas permanecem doentes. 

 

Fonte: Bahia Notícias

De janeiro a dezembro de 2020 a Bahia registrou 2.662 ocorrências de crimes sexuais contra crianças, adolescentes e jovens com idades de 0 a 18 anos. Deste total, no que se refere a queixas de estupros, 974 tem como vítimas crianças e adolescentes com idades entre 0 e 12 anos (incompletos) e 1.160 contra vítimas com idades a partir de 12 a 18 anos. 

 

Em comparação com o 2019, quando o total de ocorrências semelhantes foi de 2.866, observa-se uma leve redução, no entanto, a sombra da subnotificação, sobretudo em um ano marcado por profundas mudanças ocasionadas pela pandemia, é apontada como certa por especialistas. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). 

 

Para além da subnotificação de registros de ocorrências, a promotora Eliana Bloizi, que atua na Vara de Crimes Contra Crianças e Adolescentes do Ministério Público da Bahia lança luz sobre outra realidade que também vela uma realidade extremamente cruel, a dificuldade de investigação e apuração que deixa na realidade uma marca de impunidade. De acordo com Eliana, aproximadamente um terço dos registros ficam sem apuração e os motivos podem ser diversos. 

 

“É possível que tenha uma subnotificação de informação, até porque são crimes que ocorrem na clandestinidade. Em média, 41% dos agressores, segundo as pesquisas, são padrastos, pais ou outros membros da família e que estão dentro de casa. São crimes difíceis de apurar exatamente por conta da clandestinidade e da falta de testemunha. E pior de tudo, são aqueles chamados crimes que ‘levam a responsabilidade’ para a própria vítima, nesse caso, crianças e adolescentes com a personalidade em formação”. 

 

A promotora avalia que as crianças e adolescentes em condição de violência temem a repercussão que uma revelação das agressões pode impor ao ambiente familiar e social, pois, podem ocasionar a prisão dos agressores, com os quais a vítima possui vínculo familiar/afetivo, ou o medo da reação em ambientes de convivência, como a escola, por exemplo. 

 

Entre janeiro e junho de 2020, o total de ocorrências registradas era 771, número também inferior a igual período de 2019, quando haviam sido registradas 1.054 ocorrências em delegacias. Na ocasião, o Bahia Notícias conversou com a defensora pública que atua na Especializada de Defesa da Criança e do Adolescente da Defensoria da Bahia, Laíssa Rocha, que também alertou para as subnotificações. 

 

“É muito provável que haja subnotificação. A gente está em um momento de isolamento social e suspensão das aulas, então essas crianças e adolescentes estão confinadas em seus lares e junto com seus possíveis agressores. Pelo que a gente sabe, e isso é estatística, que as violências contra crianças e adolescentes são praticadas por pessoas muito próximas e familiares. Fora isso, a escola é uma importante fonte de denúncia. Muitos casos vem à tona na escola” (reveja). 

 

De acordo com Eliana Bloizi, é muito alto o número de denúncias e estas também chegam ao poder público por meio da Secretaria Nacional de Direitos Humanos e do Disque 100. Novamente, a dificuldade de investigação e apuração dos casos se impõe como elemento dificultador, favorecendo a manutenção da cadeia de violências. Como lista Eliana, as impossibilidades para uma investigação eficaz vão desde a falta de material humano nas delegacias a arestas observadas nas próprias denúncias. 

 

“Dessas notificações que são feitas, iniciadas pelo Disque Denúncia, eu digo seguramente que 70% a 80% não chegam a ser apuradas porque as pessoas não são encontradas. Ou quando apuram, é um vizinho em um momento de briga, aí cria aquela situação de trote e inventa uma história. Tem ainda uma situação pior, que é quando o fato realmente ocorreu, mas até que a delegacia apure ou que chegue no Ministério Público, a própria família já resolveu mudar a história e nega tudo. São crimes muito difíceis de serem apurados”, reafirma a promotora. 

 

Sobre 2020 especificamente, Eliana Bloizi ressalta que um dos fatores que deixou ainda mais lenta as apurações foi o fato de muitos delegados, com idades acima de 60 anos, ou seja, parte dos grupos de risco da Covid-19, não estarem trabalhando presencialmente. Destaca também o elevado quantitativo de profissionais que solicitaram ou foram sensibilizados à aposentadoria. 

 

“Em alguns casos ano passado eu chamei o responsável, ouvi presencialmente lá na sede do Ministério  Público, no Centro de Apoio Operacional, tomei por termo, encaminhei denúncia sem o inquérito policial”, relembra, reforçando as dificuldades encontradas nos caminhos entre um registro de crimes sexuais contra crianças até uma eventual e necessária punição dos agressores. 

 

“Ainda não existem inquéritos policiais 100% digitalizados. Nós recebemos o inquérito ainda no formato físico e a digitalização é feita antes de os inquéritos irem para os promotores de justiça que atuam na área. Acaba que o trabalho é feito de uma forma muito lenta e artesanal, precária”, incrementa a promotora. 

Fonte: Bahia Notícias

 

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) assinou um decreto que obriga postos de gasolina a informar a composição do valor cobrado por combustíveis na bomba.

De acordo com a Secretaria-Geral da presidência, o objetivo é que os consumidores tenham "mais clareza dos elementos que resultam no preço final".

"Isso dará noção sobre o real motivo na variação de preços. O decreto também obriga os postos a dispor informações sobre os descontos vinculados ao uso de aplicativos de fidelização", diz a Secretaria-Geral, em nota.

A norma deve ser publicada no Diário Oficial da União de terça-feira (23).

Bolsonaro enfrenta pressão pela alta no preço dos combustíveis, principalmente de caminhoneiros que se queixam das variações do valor cobrado pelo diesel.

O medo do Planalto é que a insatisfação da categoria --próxima a Bolsonaro-- leve a uma nova greve, como a que paralisou o Brasil em 2018.

O presidente costuma se defender responsabilizando o ICMS cobrado por estados.

Bolsonaro enviou ao Congresso Nacional um projeto que prevê a unificação das alíquotas do imposto, mas a ideia sofre resistência de estados que perderiam arrecadação.

Em meados de fevereiro, Bolsonaro chegou a pedir a seus seguidores nas redes sociais que abastecessem seus veículos com R$ 100 e compartilhassem a nota fiscal. O objetivo do presidente era questionar o ICMS dos combustíveis cobrado pelos estados.

Em outra frente, ele prometeu zerar tributos federais sobre o diesel durante dois meses e determinou a troca do atual presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, pelo general Joaquim Silva e Luna.

O presidente está insatisfeito com a política de preços da estatal e a troca foi entendida pelo mercado como uma intervenção política do Planalto, o que gerou forte abalo no valor de mercado da empresa.

O governo alega que o novo decreto fortalece o "direito à informação" de consumidores.

"Como a oscilação nos preços dos combustíveis está atrelada aos preços das commodities no mercado internacional, e suas cotações variam diariamente, o consumidor muitas vezes não compreende o motivo da variação no preço final", diz o comunicado divulgado pelo governo.

"Quanto aos aplicativos de fidelização, o governo quer assegurar aos consumidores o direito de serem devidamente informados sobre os preços praticados e sobre as possibilidades de aderirem ao programa de fidelização para obtenção de descontos, devolução de parte do valor pago e outros benefícios".

Fonte: Bahia Notícias

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) questionaram o ministro da Justiça, André Mendonça, sobre a revelação de que a delegada Érika Marena lavrou o depoimento de uma testemunha sem que ele tivesse ocorrido. Ela coordenou investigações da Lava Jato.

 

 

Segundo a coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo, Mendonça disse que iria investigar o caso.

 

A situação em questão foi revelada em diálogos que foram hackeados entre os procuradores Deltan Dallagnol e Orlando Martello Júnior. Na conversa, Dallagnol diz que Marena poderia "sair muito queimada nessa" e que "pode dar falsidade contra ela".

 

De acordo com a publicação, o Ministério Público Federal do Paraná esclareceu depois que o depoimento citado foi do delator Fernando Moura, que disse uma coisa à PF e depois negou perante a Justiça. “É natural que possa ter havido questionamentos e especulações, entre os procuradores, sobre terem havido todos os cuidados necessários na colheita do depoimento” pela PF, justificou o MPF.

 

 

Fonte: Bahia Notícias

Já está disponível no Portal Meu INSS ou pelo aplicativo para celulares, o demonstrativo de rendimentos para declaração do Imposto de Renda de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social.

Ao acessar o sistema com a senha, basta que o contribuinte escolha a opção Extrato para Imposto de Renda, do lado esquerdo da página, e emita o documento.

Caso seja o primeiro acesso no portal, é necessário fornecer os dados solicitados na área de login e fazer o cadastro, criando uma senha com, no mínimo, nove caracteres, pelo menos uma letra maiúscula, uma letra minúscula e um número.

Devido às medidas de prevenção à pandemia da Covid-19, e para mais conforto aos cidadãos, o extrato somente estará disponível em meio eletrônico.

Fonte: Rede Nacional de Radio

O Brasil terá à disposição mais 4  milhões e 700 mil doses de vacinas contra a Covid-19 entre o fim de fevereiro e o início de março.

A remessa contará com 2 milhões e 700 mil doses da vacina Coronavac , produzidas pelo Instituto Butantan , é 2 milhões da vacina da AstraZeneca/Oxford, importadas da Índia pelo ministério da Saúde.

De acordo com o ministro da Saúde , Eduardo Pazuello, todas as vacinas dessa nova entrega serão destinadas apenas para a aplicação da primeira dose, para acelerar o processo de vacinação no Brasil.

 

Fonte: Rede Nacional de Radio

A Receita Federal apresenta na próxima quarta-feira as regras, prazos e funcionalidades do Programa da Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física de 2021.

A apresentação será transmitida ao vivo pelo canal do Ministério da Economia no endereço youtube.com/mpstreaming

 

 

As empresas têm até o dia 28 de fevereiro  para entregar aos empregados a declaração  de rendimentos com o imposto recolhido na fonte e demais pagamentos referentes  a 2020. 

 

O documento é utilizado pelos trabalhadores para preencher a declaração do Do Imposto de Renda em 2021.

Fonte: Rede Nacional de Radio

As provas do Enem 2020 , Exame Nacional do Ensino Médio  , serão aplicadas nesta terça e quarta feira.

 

O Inep , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, vai coordenar a reaplicação do Enem 2020, assim como a aplicação do exame para pessoas privadas de liberdade.

 

Também vão fazer as provas os candidatos inscritos que não fizeram o exame, em função de decretos locais relacionados à pandemia de COVID-19. 

 

 

O Cartão de Confirmação de Inscrição está disponível na Página do Participante. 

 

O documento contém as datas e os horários do exame, assim como o número de inscrição de cada participante e a opção de língua estrangeira selecionada. 

 

O cartão também registra a indicação de atendimento especializado e recursos de acessibilidade, bem como tratamento pelo nome social, caso essas solicitações tenham sido aprovadas. Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda que o inscrito leve o cartão nos dias de aplicação. 

Fonte: Rede Nacional de Radio
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |