Blog Santo Antônio
Notícias

O presidente da Câmara Municipal de Barreiras, Otoniel Teixeira (PSD), vai abrir oficialmente os trabalhos legislativos de 2021 na Sessão Solene que ocorrerá nesta terça-feira (2), a partir das 19h30, no Plenário Dr. Aroldo Cavalcante na Câmara de Vereadores de Barreiras. A solenidade marca o início do período legislativo deste ano.

Acompanhado da Mesa Diretora, o presidente Otoniel Teixeira conduzirá a cerimônia, e apresentará as ações da Casa previstas para 2021. “Iremos primar pela transparência na gestão pública municipal. Iremos trabalhar com responsabilidade em todos os setores, e iremos nos esforçar para que junto a mesa diretora possamos está correspondendo às expectativas da população e primar pelo desenvolvimento da cidade”, declara.

A ocasião contará ainda com a presença do prefeito Zito Barbosa (DEM), que deve apresentar o planejamento e propostas da Prefeitura de Barreiras para o ano 2021.

Em decorrência da pandemia ocasionada pela Covid-19 e presando pelo bem-estar da população barreirense a solenidade contará com um público restrito. Entretanto, a população poderá acompanhar a sessão simultaneamente pela tela da TV Câmara, no canal 40.3, Rádio Câmara 99,1 e através das plataformas digitais da Rede Câmara Barreiras.

Fonte: Blog hailtonpereira

Começou nesta segunda-feira (1º) o prazo para que municípios e o Distrito Federal façam adesão ao Programa de Regularização Fundiária e Melhoria Habitacional. O programa vai oferecer a execução de obras e serviços destinados à regularização fundiária de núcleos urbanos informais classificados como de interesse social.

As áreas deverão estar ocupadas ocupadas, majoritariamente, por famílias de baixa renda. Não poderão ser incluídas casas localizadas em áreas não passíveis de regularização ou de risco.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional a intenção é iniciar o processo de regularização fundiária de mais de 100 mil imóveis de famílias de baixa renda até o fim de 2021.

Pelo programa, após a adesão dos municípios e identificação das áreas de interesse social, empresas privadas poderão selecionar o núcleo urbano informal para propor uma estratégia de regularização fundiária.

Entre outros pontos, a proposta deve conter a implementação de medidas técnicas, administrativas e jurídicas que visem à regularização fundiária de núcleo urbano informal e à melhoria habitacional.

Ela também deve abranger no mínimo 100 e no máximo 700 lotes e prever a incorporação do núcleo urbano informal ao ordenamento territorial da cidade, com a constituição de direito real em favor de seus ocupantes.

A proposta deverá ser aceita pelo poder público local para que a empresa possa receber o financiamento com os agentes financeiros credenciados a operar o programa.

Além disso, o programa poderá cobrir despesas e custos necessários para implementação de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais destinadas a promover a regularização fundiária, inclusive despesas cartorárias não isentas de gratuidade, e taxas administrativas, bem como despesas com material de construção, mão de obra, assistência técnica para elaboração de projetos e acompanhamento ou execução de obras de melhoria habitacional.

Já os moradores que desejarem aderir ao programa, deverão efetuar o pagamento do financiamento em parcela única, sob a forma de caução, no momento da assinatura do contrato. O valor será proporcional à renda familiar mensal.

Além da regularização da área, o programa também vai oferecer melhorias habitacionais em algumas das unidades regularizadas.

A pasta disse ainda que cerca de 20 mil imóveis incluídos no programa também receberão adequações para melhorar a moradia, instalação de banheiro, cobertura ou piso, instalações elétricas ou hidráulicas inadequadas.

“Poderão ser beneficiadas famílias com renda mensal de até R$ 2 mil. É necessário estar no CadÚnico do governo federal, não possuir outros imóveis no território nacional e o proprietário ser maior de 18 anos ou emancipado”, informou a pasta.

A adesão ao programa pode ser feita aqui.

Fonte: Agencia Brasil

NOTA INFORMATIVA

A PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO DESIDÉRIO, POR MEIO DA SECRETARIA DE SAÚDE, INFORMA A POPULAÇÃO NESTA SEGUNDA-FEIRA 01/02/2021, QUE DOS 11 CASOS COM CRITÉRIO DE COLETA, TODOS FORAM REALIZADOS POR MEIO DO TESTE RÁPIDO, TENDO COMO RESULTADO: 09 NEGATIVOS E 02 POSITIVOS PARA COVID-19.

OS CASOS POSITIVOS TRATAM-SE DE 02 PESSOAS DO SEXO FEMININO DE 28 E 32 ANOS DE IDADE, TODOS RESIDENTES NO POVOADO DE PONTE DE MATEUS.

A PREFEITURA INFORMA QUE HOJE 10 PACIENTES RECEBERAM ALTA POR CURA E SURGIRAM 10 NOVOS CASOS SUSPEITOS COM CRITÉRIO PARA COLETA DE EXAMES. NO MOMENTO 01 PACIENTE ESTÁ EM SITUAÇÃO DE INTERNAMENTO HOSPITALAR E OS DEMAIS CASOS POSITIVOS APRESENTAM SINTOMAS LEVES E ESTÃO EM CASA CUMPRINDO ISOLAMENTO DOMICILIAR E ACOMPANHADOS PELA EQUIPE DE SAÚDE.

EM TEMPO, REFORÇA OS PEDIDOS A TODA POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE SEGUIR AS MEDIDAS PREVENTIVAS, COMO O USO OBRIGATÓRIO DA MÁSCARA.




SÃO DESIDÉRIO - BAHIA
Fonte: ASCOM SÃO DESIDÉRIO

Em virtude da pandemia do novo Coronavírus, a Prefeitura de Barreiras, por meio dos Decretos nº 47 e 48, publicados na última sexta-feira (29), suspendeu neste ano, os festejos em homenagem à Iemanjá, tradicionalmente comemorado na Orla do Cais do Rio Grande no dia 02 de fevereiro, assim como a edição do Barreiras Folia 2021.

Dentre as medidas de enfrentamento e prevenção à Covid-19, a Prefeitura de Barreiras decidiu pela não realização do Barreiras Folia 2021, conforme Decreto nº 47. As deliberações e recomendações emanadas do Comitê de Operações de Emergência-COE, levou em conta que a quantidade diária de pessoas com teste positivo para Covid-19 ainda é alta e que a curva não é descendente. Assim, nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro não serão considerados “ponto facultativo”, devendo haver expediente normal nos órgãos da Administração Pública Municipal.

Já no Decreto nº 48, levou em consideração o potencial de aglomeração de pessoas em razão dos festejos de Iemanjá. Nesse dia, ficará proibido em toda extensão da Orla do Cais da cidade, aglomerações de qualquer natureza bem como todo e qualquer tipo de apresentação musical, inclusive nos estabelecimentos localizados no Centro Histórico, assim como a comercialização de bebidas alcóolicas.

Dessa forma, os estabelecimentos comerciais deverão adotar as medidas necessárias para bloquear o acesso do público às prateleiras, freezers, geladeiras e demais locais de armazenamento de bebidas alcoólicas. O descumprimento dessas normas sujeitará o infrator às penalidades previstas na legislação municipal.

A Prefeitura também manterá suspensas as aulas presenciais nas escolas públicas e privadas até 15 de fevereiro. Todas as determinações podem ser conferidas no Diário Oficial, disponível no https://www.barreiras.ba.gov.br/diario/pdf/2021/diario3368.pdf

 

Fonte: ASCOM Barreiras

ATENDENTE
Desejável experiência na área.
Horário: das 16:00 às 00:00.
Atuar em lanchonete.
Já para entrevista.
01 VAGA

SUPERVISOR DE VENDAS
Experiência com vendas
Graduação em administração ou marketing;
Foco em treinamentos / Realizar treinamentos;
Bom relacionamento interpessoal e boa comunicação;
Saber Negociar
Experiência no ramo de material de construção é um diferencial;
01 VAGA

VAGAS REMANESCENTES:

AUXILIAR DE COZINHA
Homem.
Disponibilidade para trabalhar em fazenda
02 VAGAS

ARMADOR/MONTADOR
Com experiência em estrutura de concreto
Contratação Imediata
04 VAGAS

ARMAZENISTA
Masculino.
Disponibilidade para trabalhar em fazenda
Com experiência
01 VAGA

ATENDENTE
Feminino.
Com experiência
Atuar em Laboratório
01 VAGA

AUXILIAR DE LIMPEZA
Homem.
Disponibilidade para trabalhar em fazenda
02 VAGAS

AUXILIAR ADMINISTRATIVO
Masculino.
Disponibilidade para trabalhar em fazenda
Conhecimento no pacote office
Com experiência
02 VAGAS

COZINHEIRO(A)
Com experiência
Para trabalhar em fazenda
Contratação Imediata
03 VAGAS

CUIDADORA DE IDOSOS
Com disponibilidade de horário
Já para entrevista
Bairro: JK
01 VAGA

ELETRICISTA DE CORTE E LIGAÇÃO
Ensino Médio Completo
NR10, NR10 SEP, NR35 e rede de distribuição.
Atuar em Barreiras
05 VAGAS

ELETRICISTA INDUSTRIAL
Com experiência na área.
NR 10 E NR 35
Atuar em Barreiras.
01 VAGA

ESTÁGIO EM ADMINISTRAÇÃO
Cursando Administração
Atuar em rotinas Administrativas
Diferencia: Comprometimento, Comunicativo(a), Proativo(a).
01 VAGA

ESTÁGIO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL
Estar Cursando Engenharia Agrícola e a partir do 6º período;
Conhecimento em Microsoft Office;
Conhecimento em Programação em Python ou R.
Disponibilidade para trabalhar em fazenda;
01 VAGA

JARDINEIRO/TRABALHADOR RURAL
Que tenha experiência com grama, horta, planta de árvores.
Trabalhar em Fazenda
01 VAGA

OPERADOR DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS
Com experiência em preparo, plantio e colheita.
Contratação Imediata
Trabalhar em Fazenda
05 VAGAS

MECÂNICO
Com disponibilidade para trabalhar em fazenda
Com experiência
01 VAGA

MONITOR DE PRAGAS
Com experiência
Trabalhar em Fazenda
01 VAGA

MOTORISTA
CNH: D
Com curso Mopp
Disponibilidade para Viajar
Já para entrevista
03 VAGAS

OPERADOR DE SILO
Experiência em Silo de grãos.
Disponibilidade para trabalhar em fazenda
Contratação Imediata
01 VAGA

PIVOZEIRO
Com experiência
Para trabalhar em fazenda
Com folgas Semanais
02 VAGAS

RECEPCIONISTA
Feminino
Atuar em Clínica Odontológica
Experiência será um diferencial.
Contratação Imediata
01 VAGA

SERVIÇOS GERAIS
PCD – Pessoas com deficiência.
Não é necessário experiência
Para trabalhar em Barreiras
01 VAGA

VENDEDOR (A) EXTERNO
Experiência em vendas externas.
Boa Comunicação.
Salário fixo + Comissões + Premiação
02 VAGAS

VENDEDOR
Experiência com vendas
Com disponibilidade para viajar
Boa Comunicação.
02 VAGAS

Agência de Empregos Talentto’s, rua São Luiz, nº 502, bairro Sandra Regina, Barreiras/Bahia (Frente ao espetinho do Manoel). Telefone para contato: (77) 3612-6039 (77) 9 9929-8599

Fonte: falabarreiras

No Vale de Timna, Sul de Israel, foram encontrados tecidos roxos citados na Bíblia. De acordo com informações da Agência France Presse, os fragmentos são um reflexo da riqueza dos habitantes da região durante os reinados de Davi e Salomão.

Em um comunicado emitido com as universidades de Tel Aviv e Bar Ilan, a Autoridade de Antiguidades de Israel (AIA) informou que os fragmentos tingidos de roxo foram encontrados em escavações arqueológicas.

– É a primeira vez que tecidos tingidos de roxo e da Idade do Ferro são descobertos em Israel e no Levante mediterrâneo – informou o comunicado.

Ainda segundo o comunicado, a datação por radiocarbono permitiu apontar que os fragmentos são de cerca de mil anos antes de nossa era (ou seja: cerca de 1.000 a.C.), sendo, portanto, do período do reinado de Davi e Salomão.

– Na Antiguidade, as vestimentas roxas eram associadas à nobreza, aos sacerdotes e, é claro, à realeza. […] Esta é a primeira vez que temos evidências diretas de tecidos tingidos e preservados por 3 mil anos – disse Naama Sukenik, curadora da AIA.

Fonte: Pleno News

No mesmo dia em que a Xiaomi apresentou o Mi Air Charge, uma nova forma de carregamento sem fio para celulares, um executivo da Lenovo foi até a rede social chinesa Weibo para mostrar que a Motorola também fez um aparelho igual. No vídeo, dois modelos Motorola Edge são carregados à uma distância de 80 cm e um metro do dispositivo.

Apresentado como Motorola One Hyper (o mesmo nome de um smartphone lançado em 20219) o carregador dispensa a proximidade ou o contato direto dos aparelhos com a base de energia, funcionando basicamente por indução. Não fica claro, porém, se os celulares tiveram alguma modificação para se tornarem compatíveis com o carregamento sem fio.

No vídeo, publicado pelo o gerente geral do Departamento de Negócios de Telefonia Móvel da Lenovo na China, Chen Jin, a recarga é interrompida quando uma pessoa coloca a mão na frente da estação de carregamento. Possivelmente a Motorola projetou o sistema para interromper o carregamento ao detectar movimentos na frente da estação, talvez por motivos de segurança.

Ao contrário da Xiaomi, a Motorola não forneceu detalhes sobre como a tecnologia de carregamento sem fio – e sem contato – funciona. Tampouco a empresa de qualquer previsão de lançamento para o mercado comercial. Se limitou dizer que o dispositivo pode ser usado para carregar até sete aparelhos. Ainda sobrou uma provocação para a Xiaomi, afirmando que esta é “a maneira certa de fazer o carregamento sem fio”.

Com o Mi Air Charge, a Xiaomi foi mais generosa nas explicações. A fabricante chinesa afirma que o aparelho pode transmitir 5 watts de energia para um único dispositivo no raio de alcance da base de carregamento.

Nova tecnologia de carregamento sem fios ainda não tem data para estrear no mercado. Imagem: Xiaomi/Divulgação

A estação de energia é composta por um conjunto de cinco antenas, responsáveis por determinar em tempo real a distância dos dispositivos da base. Após localizar um aparelho com sucesso, o carregador transmite ondas de energia elétrica por feixes magnéticos.

Uma limitação é que, para funcionar, os celulares precisam de uma antena especial desenvolvida pela Xiaomi capaz de converter as ondas eletromagnéticas emitidas pelo carregador em energia elétrica.

Via: XDA Developers/GSM Arena/Gizmochina

Fonte: olhardigital

Segundo informações do jornal Estadão, dados pessoais de 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), do presidente Jair Bolsonaro, além de vários outros políticos e cidadãos brasileiros estão à venda na internet. A empresa de segurança Syhunt analisou um catálogo de informações oferecidas por hackers, provenientes de um vazamento que expôs informações de mais de 223 milhões de brasileiros.

Os hackers estão ofertando informações em 37 categorias. Eles disponibilizaram dados como telefone, endereço, e-mail, título de eleitor, escolaridade, fotos, salário, entre outros. A maior parte das informações é referente ao ano de 2019, mas também há dados de 2017, 2018 e 2020.

Os pacotes com as informações são vendidos a 500 dólares (R$ 2.716).

Fonte: Pleno News

Em seu último discurso na presidência da Câmara dos Deputados nesta segunda-feira (1º), Rodrigo Maia (DEM-RJ) não conseguiu conter a emoção e caiu no choro diversas vezes. O parlamentar fez um aceno aos candidatos que disputam o posto e agradeceu a todos.

A presidência da Casa é disputada pelos candidatos Arthur Lira (PP-AL), apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, Baleia Rossi (MDB-SP), apoiado por Maia (DEM-RJ), por Marcel van Hattem (Novo-RS), pelo General Peternelli (PSL-SP), por André Janones (Avante-MG), por Luiza Erundina (PSOL-SP) e por Fábio Ramalho (MDB-MG).

Rodrigo Maia chorou em seu último discurso na presidência da Câmara Foto: Reprodução

 

No discurso, Maia se desculpou com a candidatura do deputado Arthur Lira.

– As brigas passaram. Vamos eleger um novo presidente. Tivemos um momento de mais atrito, no meu caso, com a candidatura do deputado Arthur Lira. A ele e àqueles que o apoiam, se em algum momento se sentiram ofendidos pelo que falei, não foi a minha intenção. Admiro a cada um dos deputados e deputadas – disse.

Ao final, Maia foi aplaudido pelos deputados presentes.

 

Fonte: Pleno News

Em seu primeiro ato como novo presidente da Câmara, o deputado Arthur Lira (PP-AL) anulou, ainda na noite de segunda-feira (1°), a votação para os cargos da Mesa Diretora e determinou a realização de uma nova eleição para que os integrantes do grupo sejam escolhidos. Segundo Lira, a decisão foi motivada pelo fato de que o bloco de Baleia Rossi foi formalizado fora do prazo.

– Considerando que, neste momento, apenas o cargo de presidente foi apurado, cargo excluído da proporcionalidade partidária, permitindo a candidatura de qualquer deputado e que nenhuma candidatura apresentada a este cargo foi indeferida… Considerando que ainda não é conhecida a vontade deste soberano plenário quanto à parte equivocada, relativa aos demais cargos, decide tornar sem efeito a decisão que deferiu o registro do bloco – disse.

Além da anulação da votação, o parlamentar também cancelou a formação do bloco que apoiou seu principal adversário, o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), formado por 10 partidos (PT, MDB, PSDB, PSB, PDT, Solidariedade, PCdoB, Cidadania, PV e Rede). Além do presidente, a Mesa Diretora é composta por dois vice-presidentes, quatro secretários titulares e quatro suplentes.

O novo cronograma definido por Lira prevê que os líderes partidários se reúnam às 11h desta terça (2), para escolher os cargos a partir da nova divisão. As candidaturas devem ser registradas até as 13h, e a eleição foi convocada para as 16h desta terça. A divisão das cadeiras é feita de acordo com o tamanho dos partidos ou blocos.

Com o desmembramento do bloco, os partidos que apoiaram a candidatura de Baleia Rossi passam a ser contados de maneira individual na divisão proporcional dos cargos na Mesa Diretora. Na prática, partidos como a Rede, que conquistaria a Quarta Secretaria da Câmara, e o PT, que ficaria com a Primeira Secretaria, devem perder essas vagas.

O registro do PT no bloco de Baleia Rossi foi, inclusive, alvo de muita discussão e até bate boca entre Lira e Rodrigo Maia, com acusações de que o ex-presidente da Casa teria agido com parcialidade ao autorizar a oficialização do bloco de Baleia. O prazo para formalização dos blocos terminou às 12h desta segunda, mas o PT só teria enviado a documentação para adesão ao bloco de Baleia Rossi às 12h06.

Fonte: Pleno News

Alagoano da capital Maceió, Arthur César Pereira de Lira tem 51 anos e está em seu terceiro mandato como deputado federal. Empresário, agropecuarista e bacharel em Direito, o parlamentar começou na vida pública em 1993, quando se elegeu vereador por sua cidade natal. Antes de alcançar o mandato federal, Lira foi deputado estadual em Alagoas. De família política, ele é filho do atual prefeito de Barra de São Miguel (AL), o ex-senador Benedito de Lira.

O novo presidente da Câmara é filiado ao PP, seu atual partido desde 2009. Em 2012, o deputado assumiu a liderança da legenda pela primeira vez, voltando a ocupar o cargo de 2018 em diante. Lira foi eleito presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados em 2015 e comandou os trabalhos da Comissão Mista do Orçamento em 2016.

Ao lançar sua candidatura para a presidência da Câmara, o político exaltou o papel dos partidos de centro e prometeu diálogo com todos os partidos – inclusive da oposição – na definição da pauta de votações da Câmara dos Deputados. O parlamentar ainda afirmou que pretende instaurar o critério da proporcionalidade partidária na definição dos relatores.

Arthur Lira é autor de seis propostas que viraram leis. Uma delas é a mudança no crime de denunciação caluniosa. É autor ainda de duas leis que fizeram alterações nas regras eleitorais e coautor do rateio dos recursos do pré-sal de 2019 com os estados – a chamada cessão onerosa.

O parlamentar ainda foi relator da criação do Centro Cultural da Justiça Eleitoral (CCJE) e da concessão, em 2011, de crédito de R$ 55 bilhões ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para aumentar a capacidade de financiamento da instituição financeira.

Fonte: Pleno News

No domingo (31), Marcelo Carvalho, um dos sócios da RedeTV!, publicou um vídeo com críticas ao prefeito de São Paulo, Bruno Covas, que foi visto na partida do Santos contra o Palmeiras, no Maracanã, no Rio de Janeiro. Marcelo destacou que, na capital paulista, tudo estava fechado, enquanto o prefeito viajou para ir ao jogo.

– Hoje, domingo, 31 de janeiro, eu tô em São Paulo. São Paulo está absolutamente fechada. Tudo fechado: restaurantes fechados, bares fechados, shopping centers fechados, lojas fechadas, até parques fechados. É um absurdo! Vocês sabem que eu sou contra [isso]. Mas absurdo maior é o prefeito de São Paulo, com toda essa gente passando necessidade, milhões de pessoas desempregadas, ter a desfaçatez de ontem ir ao jogo do Santos, no Maracanã – declarou.

Marcelo disse ainda que os políticos não acreditam no lockdown.

– Pelo menos, a gente sabe. A gente tem a certeza de que eles não acreditam nisso [lockdown]. Todo mundo sabe que isso não adianta nada porque, se adiantasse, ele teriam, no mínimo, o trabalho de, no transporte público, botar 25% de ocupação e aumentar o número de ônibus e de trens. Isso é tudo um jogo, mas, pelo menos, disfarça. Aglomeração mata, e ele acredita nisso? Então, pelo menos, disfarça – falou.

 

Fonte: Pleno News

Dois dos filhos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) usaram as redes sociais na manhã desta segunda-feira (1°) para criticar a postura de Rodrigo Maia (DEM-RJ) diante da provável derrota de seu aliado, Baleia Rossi, nas eleições da CâmaraFlávio (Republicanos) e Eduardo Bolsonaro (PSL) destacaram a decisão do partido Democratas de ficar isento na disputa.

– Bom dia a todos, menos para o “democrata” que não sabe perder democraticamente dentro do próprio partido. O projeto de Maia, “viva eu e f****-se o Brasil”, está a poucas horas de terminar – escreveu o filho mais velho.

Intitulado pelo presidente como o filho “03”, Eduardo Bolsonaro também frisou que a gestão de Maia “atrasou o país”.

– Até mesmo o seu partido, DEM, abandona seu barco e agora apoia Lira para presidente da Câmara. Se o próximo presidente fizer uma gestão que apenas não sabote o presidente Bolsonaro, o Brasil verá o quanto Maia atrasou o país.

https://twitter.com/BolsonaroSP/status/1356211594099875840

Após o Democratas desembarcar do bloco apoiado por Rodrigo Maia, o parlamentar revelou à CNN sua intenção de deixar a legenda. Ele também disse a aliados que deve aceitar um dos pedidos de impeachment do presidente Jair Bolsonaro antes do fim de seu mandato, apesar de ter reiterado anteriormente que a pandemia não era um cenário favorável para a discussão.

Fonte: Pleno News

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou, nesta segunda-feira (1º), que pode revogar as novas medidas restritivas adotadas no combate à Covid-19. O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa.

As medidas foram adotadas em virtude do aumento de casos da doença no estado. Entre elas estão a proibição do funcionamento de bares e restaurantes entre 20h e 6h, nos dias de semana e durante todo o fim de semana. A previsão era de que as mudanças durassem até o dia 7 de fevereiro.

Ao anunciar que o governo paulista deve rever as medidas, Doria afirmou que a suspensão dependerá da redução do número de internações.

– Na próxima quarta-feira, o governo do estado de São Paulo vai anunciar mudanças nas medidas de restrição complementares do Plano São Paulo. Com duas semanas consecutivas no número de internações, e caso este cenário se mantenha em queda, na próxima quarta-feira (3) vamos anunciar medidas de suspensão das restrições impostas pelo Plano São Paulo relativas aos horários de funcionamento do comércio, shoppings, restaurantes, bares, inclusive aos finais de semana – explicou Dória.

Fonte: Pleno News

Nesta segunda-feira (1º), o governador de São Paulo, João Doria, anunciou que a China liberou mais 5,6 milhões de litros de insumos para a produção da vacina contra a Covid-19. De acordo com ele, a expectativa é que a matéria-prima chegue ao país até o dia 10 de fevereiro.

Os insumos permitirão a produção de 8,7 milhões de doses da CoronaVac.

Nesta quarta-feira (3), chegará ao país um lote de 5,4 mil litros de insumos, que serão utilizados na produção de 8,6 milhões doses de vacinas. A previsão é que os imunizantes fiquem prontos em 20 dias.

Com a chegada dos dois lotes de insumos, a expectativa é a produção de 600 mil doses de vacinas por dia, informou o diretor do Butantan, Dimas Covas. A produção deve começar a partir do dia 25 de fevereiro.

– Na quarta-feira, teremos a chegada dos 5,4 mil litros. Chegarão em Viracopos e permitirão a produção de 8,6 milhões de doses, que começarão a ser distribuídas ao ministério a partir do dia 25 de fevereiro. Essa notícia se complementa com a autorização, na manhã de hoje, para o embarque de mais 5,6 mil litros, que deverão chegar na próxima semana e também darão origem a 8,7 milhões de doses. Isso nos permite prover, a partir do dia 25 de fevereiro, liberando em torno de 600 mil doses por dia, até atingir o total de 17,3 milhões de doses em março – informou Covas.

O diretor do Butatan também explicou que há ainda um pedido adicional de 8 mil litros de matéria-prima para a produção da CoronaVac.

Fonte: Pleno News

Aproximadamente 1.500 voluntários de um dos primeiros grupos do teste clínico de estágio avançado da vacina de Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19 receberam a dose errada durante o estudo, mas não foram informados sobre o caso nem mesmo após a descoberta do fato. A constatação aparece em documentos obtidos pela agência Reuters.

Segundo a publicação, o equívoco de dosagem foi apresentado aos participantes do teste, em uma carta de 8 de junho, como uma oportunidade para os pesquisadores da Universidade de Oxford descobrirem o quão bem a vacina funciona em doses diferentes. A carta foi assinada pelo investigador-chefe do teste, o professor Andrew Pollard, e enviada aos participantes.

Os participantes receberam cerca de metade de uma dose devido a um erro de medição dos pesquisadores de Oxford. A carta de Pollard não reconheceu nenhum erro nem revelou que os pesquisadores haviam relatado a questão às agências médicas reguladoras britânicas, que depois instruíram Oxford a acrescentar outro grupo de teste que receberia a dose completa.

Segundo a Reuters, não há sinal de que tenha havido qualquer risco para a saúde dos participantes do teste. A agência compartilhou a carta – que obteve da universidade graças a um pedido de Liberdade de Informação – com três especialistas em ética médica. Todos eles disseram que ela indica que os pesquisadores podem não ter sido transparentes com os participantes do teste.

– Eles não são nada claros a respeito do que deveriam esclarecer: o que estava acontecendo, o que sabiam, o raciocínio para realizar pesquisas adicionais – opinou Arthur L. Caplan, chefe e fundador da Divisão de Ética Médica da Escola de Medicina Grossman da Universidade de Nova York.

Em novembro, Oxford relatou resultados temporários que mostraram que a taxa de eficácia para participantes que recebem meia dose por engano e uma dose inteira de reforço subsequente foi de 90% e que a taxa para aqueles que receberam duas doses inteiras foi de 62%. Os dados combinados dos dois regimes de dosagem resultaram em uma eficácia de 70,4%.

Fonte: Pleno News

No sábado (30), a Polícia Militar libertou um menino de 11 anos, que estava preso em um barril. O caso aconteceu em Campinas (SP).

O garoto estava nu, com as mãos e os pés acorrentados. O pai, a madrasta e a filha da madrasta foram presos em flagrante.

O crime foi denunciado por vizinhos. Segundo os policiais, o menino pesa cerca de 25 quilos.

O delegado Daniel Vida Silva disse ao Fantástico que a criança estava acorrentada há 1 mês.

Aos policiais, a vítima disse que estava há vários dias sem comer. O menino foi levado para o hospital Ouro Verde e está sendo acompanhado por uma tia.

Sobre o caso, o conselho tutelar disse que já acompanhava denúncias de maus tratos há pelo menos 1 ano e vai apurar se houve falha.

O pai do menino disse à Polícia Civil que o filho é muito agitado, agressivo e fugia de casa. Ele alegou que fez isso para educar o menino.

Fonte: Pleno News

A noite de domingo (31) foi marcada por mais uma derrota do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), na busca por emplacar o sucessor de sua preferência no comando da Casa. A “bola da vez” foi o anúncio de que o DEM, partido de Maia, decidiu ficar isento na disputa, em decisão que demonstra clara perda de capital político do deputado e um fator que deve ser determinante para uma derrota do candidato Baleia Rossi (MDB-SP), apoiado por Maia.

A decisão de neutralidade adotada pelo DEM foi tomada por unanimidade, após uma reunião realizada na noite de domingo, na sede do partido, em Brasília (DF). A proposta de ficar isento na disputa partiu do presidente do partido, ACM Neto (BA), e teve a anuência de nomes importantes na legenda, como o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o ex-governador de Pernambuco Mendonça Filho e o ex-senador José Agripino.

– A Executiva Nacional optou por não aderir nem a um bloco nem a outro; a escolha foi pela neutralidade – disse Mendonça Filho.

Um dos aliados do deputado Arthur Lira (PP-AL), o deputado Luis Miranda (DEM-DF), confirmou que o partido não faz mais parte da base de apoio de Baleia Rossi e afirmou que muitos parlamentares da legenda ficaram aliviados por terem a liberdade de votar nas pautas em que acreditam.

– São 31 votos a menos no bloco dele, e um alívio para os 21 deputados e deputadas que já tinham declarado voto para o Arthur Lira e não gostariam de ter a sua imagem vinculada a um bloco que foi literalmente construído com pautas da esquerda, sem sermos escutados, ouvidos e respeitados – afirmou Miranda.

O DEM não havia formalizado a adesão a nenhum dos blocos, mas era contabilizado por Baleia Rossi e por Maia como parte da base do presidente do MDB. Com o DEM, o bloco de Baleia tinha 238 parlamentares, enquanto o de Lira tinha 272. Sem o partido, o número de parlamentares no lado do aliado de Maia cai para 207. Para ser eleito presidente da Câmara em primeiro turno, o candidato precisa de 257 votos, visto que são 513 deputados no total.

Fonte: Pleno News

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), anunciou na noite de domingo (31) que a primeira edição da prova digital teve uma abstenção de 68% entre os 96 mil candidatos que estavam inscritos. Um total de 29.703 pessoas fizeram a prova no primeiro dia.

O presidente da autarquia, Alexandre Lopes, afirmou que a prova teve alguns problemas, mas defendeu que “todo processo inédito está sujeito a obstáculos”. De acordo com Lopes, 93 mil máquinas foram usadas no Enem digital. Sobre o alto número de abstenções, o gestor declarou que foi “em função da pandemia”.

Mais cedo, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, comentou as falhas e citou uma sobrecarga no sistema. Segundo o chefe da pasta federal, o movimento é normal de acontecer como em qualquer outra prova. O ministro destacou que os candidatos que enfrentaram essas dificuldades poderão fazer o exame nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Camilo Mussi, diretor de tecnologia do Inep, ressaltou a grande quantidade de informação que o exame digital oferece e afirmou que nenhum problema de segurança foi detectado que pudesse afetar a lisura do processo.

– Você tem o horário exato que cada participante começou ou terminou a prova. O tempo de pausa. Sabe em tempo real quem foi eliminado. São diversas informações – completou Mussi.

Fonte: Pleno News

A partir desta segunda-feira (1°), idosos entre 60 e 65 anos terão que pagar a tarifa do transporte público em São Paulo. A medida, determinada pelo governador do estado, João Doria (PSDB), e pelo prefeito da capital, Bruno Covas (PSDB), suspende a gratuidade que era dada a essa parcela da população e será aplicada aos ônibus municipais e intermunicipais (EMTU) de São Paulo, ao Metrô e CPTM.

A tarifa ainda será gratuita para pessoas com mais de 65 anos, benefício garantido pela lei federal que instituiu o Estatuto do Idoso. Os cartões de pessoas que não completarem 65 anos até o dia 1° de fevereiro de 2021 serão cancelados.

De acordo com o decreto que suspendeu a gratuidade, o Bilhete Único Especial da Pessoa Idosa pode ser obtido mediante cadastramento na SPTrans, pelos usuários com idade igual ou superior a 65 anos que consigam comprovar que moram nos municípios que compõem a Região Metropolitana de São Paulo.

Em dezembro de 2020, em nota, o governo do estado e a prefeitura de São Paulo informaram que a mudança na política de benefícios no transporte de idosos “acompanha a revisão gradual das políticas voltadas a esta população”. Em janeiro, a Justiça chegou a suspender a aplicação da medida, mas uma decisão posterior derrubou a gratuidade e retomou a obrigatoriedade de pagamento.

Fonte: Pleno News
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |