Blog Santo Antônio
Notícias

A Bahia registrou o primeiro caso de coronavírus. O caso foi divulgado nesta sexta-feira (6) pelo secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, nas redes sociais. 

Segundo Vilas-Boas, trata-se de uma mulher de 34 anos, residente na cidade de Feira de Santana, que retornou da Itália em 25 de fevereiro. "Comunico a confirmação do primeiro caso importado do novo coronavírus (Covid-19) na Bahia, nesta sexta-feira (6). O primeiro atendimento e as amostras foram coletadas em um hospital particular da capital baiana, sendo enviadas para a Fiocruz, no Rio de Janeiro. O resultado laboratorial confirmando o diagnóstico foi concluído hoje", disse o secretário. 

A Bahia é o quarto estado a registrar a doença. Também há casos em São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Nesta quinta-feira (5), o Ministério da Saúde informou que há, ao todo, oito casos no país (saiba mais aqui). 

Fonte: Bahia Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio
A feira já tem 90% da área ocupada por antigos e novos expositores

Faltando mais de dois meses para o início da Bahia Farm Show 2020, a feira internacional de tecnologia agrícola e negócios contabiliza a marca histórica de vendas dos espaços oferecidos aos expositores – considerando o mesmo período das edições anteriores – já ocupados, totalizando 90% da área. O número revela, mais uma vez, a força do evento e a sua consolidação como feira internacional, com participação cada vez mais efetiva de expositores de outros países interessados em mostrar suas marcas, produtos e serviços. A Bahia Farm será de 26 a 30 de maio, no município de Luís Eduardo Magalhães, Oeste da Bahia.

Em 2019, quando comemorou 15 anos, a BFS contabilizou um resultado superior a R$ 1,9 bilhão em volume de negócios, cifras que posicionaram a feira entre as principais da América Latina. Os mais de 68 mil visitantes que passaram pelo evento se depararam com uma feira 30% maior em relação a 2018, graças ao segundo pavilhão coberto, inaugurado no ano passado e que abrigou 62 expositores que nunca haviam participado do evento, mas que gostaram tanto da experiência que já confirmaram o retorno. Para esta edição de 2020 a expectativa dos organizadores é que os espaços oferecidos se esgotem em breve. Dos já comercializados, 20% são de expositores estreantes.

“A grande procura e a consolidação das vendas para esta edição da Bahia Farm Show se atribui ao bom desempenho da agricultura na região, com expectativa, mais um ano, de uma safra promissora. Costumo dizer que se a agricultura vai bem, a economia vai bem. Atrelado a isso está uma equipe de pessoas comprometidas que trabalham duro e que ao final de cada edição, começam a organizar a próxima. O resultado não poderia ser outro a não ser um evento que atrai cada vez mais expositores e que movimenta toda a economia regional, com geração de empregos, renda e oportunidades”, destaca a gerente comercial da feira Regiane Oliveira.

Além de contratos em fase de fechamento, para esta edição já estão confirmados 210 expositores nos segmentos de maquinário e equipamentos agrícolas, sementes, defensivos e fertilizantes, aviação, veículos, software, tecnologia de irrigação, entre outros produtos e serviços. O Complexo Bahia Farm Show compreende uma área total de 144 mil m2, moderna e completa infraestrutura com ruas 100% asfaltadas, restaurantes, auditórios, amplos estacionamentos, posto médico, sanitários e segurança 24 horas.

A Bahia Farm Show é uma realização da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), com o apoio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Fundação Bahia, Associação dos Revendedores de Máquinas e Equipamentos Agrícolas do Oeste da Bahia Ltda. (Assomiba) e Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães.

Fonte: ARATICUM

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através do Programa Borboleta – que busca o enfrentamento à violência vivenciada pelas mulheres no município, por meio da atuação de uma rede de serviços – lança nesta quinta-feira (05) a campanha “Todos por Elas” em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no próximo dia 08 de março.

De acordo com a equipe do Programa Borboleta, foi preparada uma série de ações para todo o mês de março, que visam ampliar os debates sobre o empoderamento feminino; o combate a todas as formas de violências – física, sexual, psicológica, moral e patrimonial e proporcionar cuidados com a saúde física e mental das mulheres luiseduardenses.

Com o tema “Todos por Elas”, a programação se estende até o fim do mês de março, e contará ainda, com corrida de rua em parceria com o grupo Runners LEM; realização de atividades esportivas; palestras preventivas em escolas e universidades; blitzes educativas; rodas de conversas; ações na Policlínica Municipal, UPA, unidades de saúde, delegacia, polícia militar, igrejas, rádios, visitas ao Fórum e ao Ministério Público, além de capacitações para as mulheres na zona rural e para o efetivo da Polícia Militar.

A empresa ou instituição que desejar receber a equipe do Programa Borboleta para a realização de palestras preventivas pode entrar em contato através do telefone (77) 9 9701 1617. A sede do Programa localiza-se na rua José Cardoso de Lima, nº 485 – Centro.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA
04
Mar / 2020

CONVITE

Será realizada na próxima quinta-feira (05), a partir das 8 horas da manhã, uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores para tratar sobre a elaboração das políticas e do plano municipal de enfrentamento e monitoramento da população em situação de rua em Luís Eduardo Magalhães.

A audiência é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Trabalho e Assistência Social; Saúde; Educação; Segurança, Ordem Pública e Trânsito; Cultura e Turismo; Indústria, Comércio e Serviços e de Governo, atendendo o Decreto Municipal nº 275/2019, que institui a politica municipal para enfrentamento e monitoramento da população em situação de rua. 

O evento tem como principal objetivo discutir com a população luiseduardense, propostas de aprimoramento das políticas públicas para prestar assistência social, de saúde, educação e segurança aos moradores que hoje se encontram nas ruas e praças da cidade.

Em dezembro de 2019 foi realizada pela gestão municipal, um mapeamento do perfil destas pessoas, enfocando suas características e principais problemas enfrentados, que também será apresentado na audiência.

De acordo com o secretário da pasta, Fábio da Rocha, o plano vai proporcionar às secretarias municipais a realização de intervenções estratégicas mais eficientes para ajudar essas pessoas a saírem do seu estado de vulnerabilidade social.

“Vamos dar condições mais dignas de vida para essas pessoas, proporcionando o tratamento de saúde caso haja necessidade, a capacitação para o mercado de trabalho, facilitar o acesso aos seus documentos pessoais, o contato e reaproximação com seus amigos e familiares, entre outras ações. Toda a comunidade está convidada a participar e contribuir com a sua opinião, em especial os representantes de entidades assistenciais e religiosas, comunidades terapêuticas e associações de bairros”, finalizou.

Agenda: Audiência Pública para Elaboração das Políticas e do Plano Municipal de Enfrentamento e Monitoramento da População em Situação de Rua 
Local: Plenário da Câmara Municipal de Vereadores
Horário: 05 de março, às 8h.

Fonte: Blogbraga/Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA





Como forma de incentivar o fortalecimento de novas empresas que se instalam em Barreiras, o secretário de Indústria Comércio e Serviços, Carlos Costa acompanhado do subsecretário da pasta, Roberto Carvalho e do subsecretário de agricultura, Rider Castro, participou, nesta segunda-feira (2), da assembleia do Sicredi Cooperativa de Crédito. Representando o prefeito Zito Barbosa, ele destacou a importância do momento para associados da instituição de crédito.

“Entendemos que a assembleia é a oportunidade que o associado tem de expor suas ideias e sugestões, é um momento de extrema transparência, e isso é fundamental em qualquer atividade e em toda a instituição. Trouxemos nosso abraço aos gestores do Sicredi, colaboradores e aos associados, é uma empresa que chegou a Barreiras por acreditar no seu desenvolvimento e tem todo nosso apoio e respeito”, disse o secretário Carlos Costa.

Em funcionamento em Barreiras desde julho de 2018, o Sicredi Cooperativa de Crédito inaugurou sua nova sede em novembro passado, na Av. Clériston Andrade, centro de Barreiras e, de acordo com o gerente da agência Maxsuel Jesus, a equipe está comprometida na expansão dos negócios e na captação de novos clientes, tudo isso, com base nos bons números da economia que o Município tem apresentado.

“A gente vê o crescimento da cidade, fico feliz com os números satisfatórios que alcançamos até agora e apresentamos nesta assembleia, isso é reflexo do caminho de desenvolvimento que Barreiras está inserida, correspondendo aos nossos sonhos e projetos. A Prefeitura por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços é nossa parceira”, destaca o gerente Maxsuel.

Fonte: Dircom/PMB

A Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (SEMATUR) realizará a 9ª edição da Feirinha Luar do Cerrado. Expositores e organizadores têm boas expectativas para o evento que será nesta quarta-feira, 04 de março, na Praça Abelardo Alencar, das 18 às 22 horas.

Esta edição lembra o tema do Dia Internacional da Mulher celebrado em 08 de Março. Produtos diversos como artesanatos, comidas e bebidas típicas da cultura regional serão comercializados por expositores da sede e zona rural do município. A programação também inclui apresentações no palco livre montado no circuito da Feirinha.

Fonte: ASCOM – SD

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade

Fonte: Grupo Santo Antonio
Animal media quase dois metros e foi devolvido à natureza após o resgate

O resgate de uma jiboia do chassi de um caminhão mobilizou uma equipe de bombeiros militares do 2º Subgrupamento, em Luís Eduardo Magalhães, na tarde desta terça-feira (3). A cobra estava escondida em meio às ferragens do veículo e tinha quase dois metros de comprimento. Ela foi notada pelo motorista do carro, que acionou os bombeiros.

Para conseguir realizar o resgate, os bombeiros precisaram entrar embaixo do caminhão e desentrelaçar o animal das fiações do chassi. Assim que foi resgatada, a cobra foi avaliada e devolvida à natureza.

Fonte: 17º GBM

Quem perdeu o desconto de 10% para pagamento em cota única do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), no início de fevereiro, ainda pode aproveitar um abatimento atrativo, de 5%, caso realize o pagamento integral do valor devido na data de vencimento da primeira das três cotas do parcelamento padrão do imposto. Esta data varia de acordo com o número final da placa do veículo, conforme tabela divulgada pela Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA).

Para os carros com placas de final um e dois, o prazo para obter o desconto de 5% termina em 30 e 31 de março, respectivamente. Já para os veículos com finais de placa três e quatro, o prazo termina respectivamente em 29 e 30 de abril. Os prazos se estendem até os dias 28 e 29 de maio para os proprietários de veículos com placas de finais cinco e seis. Para as placas de finais sete e oito, os limites são 29 e 30 de junho, e as datas para os carros de placa 9 e 0 são 30 e 31 de julho.

O contribuinte pode conferir no site www.sefaz.ba.gov.br o valor e outras informações sobre o IPVA, que também podem ser obtidas através do Call Center da Secretaria da Fazenda do Estado, pelo 0800 071 0071. O imposto pode ser pago em qualquer agência do Banco do Brasil (BB), Bradesco ou Bancoob, bastando apresentar o número do Renavam.

O IPVA é a segunda fonte de arrecadação tributária do Governo do Estado, e o valor arrecadado é dividido igualmente com o município onde o veículo foi emplacado. A frota tributável da Bahia é de mais de 2,1 milhões de veículos.

Parcelamento

Existe ainda a opção de parcelar o imposto em três vezes, mas sem direito a desconto. Neste caso, a data de vencimento da primeira cota é a mesma do pagamento com desconto. Os débitos referentes à taxa de licenciamento e multas de trânsito deverão ser pagos até a data de vencimento da 3ª parcela, e os débitos anteriores do IPVA também podem ser parcelados em três vezes juntamente com o IPVA 2020. Vale ressaltar que o proprietário que perder o prazo da 1ª cota deixa de ter também o direito ao parcelamento em três vezes.

O contribuinte pode também optar pelo pagamento do IPVA em cota única, sem desconto. Neste caso, o dias de vencimento são os seguintes: 1º de junho para final de placa um; 2 de junho para final dois; 30 de junho para final três; 1º de julho para final quatro; 30 de julho para final cinco; 31 de julho para final seis; 31 de agosto para final sete; 1º de setembro para final oito; 30 de setembro para final nove e 1º de outubro para final zero.

Fonte: Detran-BA
O mês de março começa com adrenalina e velocidade para os competidores baianos que estarão alinhados no grid do Rally Minas Brasil. E tem representante da casa que lutará pelo segundo título da competição

Faltam poucos dias para a terceira edição do Rally Minas Brasil – prova válida pela abertura dos campeonatos Brasileiro de Rally Cross Country (CBA) e Brasileiro de Rally Baja (CBM). A competição acontecerá nas cidades de Patos de Minas e Presidente Olegário, no interior de Minas Gerais, de 06 a 08 de março.

Organizado pela Rallymakers, o evento terá concentração no Parque de Exposições de Patos de Minas, localizado na Rua Maj. Gote, 1158, no bairro Alto dos Caiçaras. No local haverá praça de alimentação, espaço kids e shows com bandas locais.

No total, serão 12 representantes de Luis Eduardo Magalhães (BA), e entre eles estará o jovem piloto Guilherme Dillmann Bissotto, que disputará o pódio da categoria Marathon – Motos, a bordo de uma Kawazaki KLX 450. “Minhas expectativas para o Rally Minas Brasil são enormes, estou muito ansioso para correr novamente. Já manifestei antes minha empolgação com a prova de Patos de Minas, na qual há grande diversidade de terrenos e situações que exigem muito da moto e do piloto”, comentou o piloto. Em 2019, o off-roader conquistou o primeiro lugar na categoria Brasil e a quinta posição na classificação geral.

Outro representante local é o piloto Gabriel Dillmann Bissotto (irmão de Guilherme) e que estreará no Rally Minas Brasil – ele competirá na categoria Brasil – Motos. Ainda, seguirão: João Pedro Nogueira e Murilo Chacon, na categoria Rally Moto Brasil; André Joner/André Eidt, José Augusto Montani, Fábio Ruediger, Matheus Germiniani, Miguel Mariotti, todos pela categoria UTV Double. E José Silmar Nogueira/Alysson Clever Antunes, pela categoria Protótipo – Carros.

A abertura da área de box para as equipes será no dia 05, com início das atividades na sexta-feira (06), com a secretaria de prova, vistorias técnicas dos veículos, briefing entre organização e competidores e, por fim, a largada promocional para saudar e agradecer a acolhida dos municípios.

Os motores serão ligados no sábado (07), às 8h, com a largada dos carros para o trecho cronometrado e, simultaneamente, o prólogo para motos, quadriciclos e UTVs que definirá a ordem de largada para a primeira etapa das três categorias. “Essa tomada de tempo será em linha e bem próxima à cidade. Já o percurso do rali correrá pela zona rural com 100% de trechos inéditos. Posso garantir que será bastante técnico, com muitas curvas e diversos obstáculos naturais, bem exigentes como é característico das nossas provas em Minas Gerais. As estradas exigirão total atenção para obter os melhores tempos, pois não permitem muitos erros”, declarou o diretor executivo da Rallymakers, Fernando Bentivoglio.

A disputa continua no domingo, a partir das 8h, para a definição da segunda etapa das temporadas, bem como, os campeões do 3º Rally Minas Brasil. As inscrições estão abertas pelo site www.rallymakers.com.br.

O 3º Rally Minas Brasil é uma realização da Rallymakers. Apoio da Transmáquinas, Guia Investimentos, Sementes Ouro Verde, Bompack, Prefeitura Municipal de Patos de Minas e Prefeitura Municipal de Presidente Olegário
Supervisão: CBM, CBA, FMEMG e FMA
Luiseduardenses estão na contagem regressiva para o 3º Rally Minas Brasil

O mês de março começa com adrenalina e velocidade para os competidores baianos que estarão alinhados no grid do Rally Minas Brasil. E tem representante da casa que lutará pelo segundo título da competição

Faltam poucos dias para a terceira edição do Rally Minas Brasil – prova válida pela abertura dos campeonatos Brasileiro de Rally Cross Country (CBA) e Brasileiro de Rally Baja (CBM). A competição acontecerá nas cidades de Patos de Minas e Presidente Olegário, no interior de Minas Gerais, de 06 a 08 de março.

Organizado pela Rallymakers, o evento terá concentração no Parque de Exposições de Patos de Minas, localizado na Rua Maj. Gote, 1158, no bairro Alto dos Caiçaras. No local haverá praça de alimentação, espaço kids e shows com bandas locais.

No total, serão 12 representantes de Luis Eduardo Magalhães (BA), e entre eles estará o jovem piloto Guilherme Dillmann Bissotto, que disputará o pódio da categoria Marathon – Motos, a bordo de uma Kawazaki KLX 450. “Minhas expectativas para o Rally Minas Brasil são enormes, estou muito ansioso para correr novamente. Já manifestei antes minha empolgação com a prova de Patos de Minas, na qual há grande diversidade de terrenos e situações que exigem muito da moto e do piloto”, comentou o piloto. Em 2019, o off-roader conquistou o primeiro lugar na categoria Brasil e a quinta posição na classificação geral.

Outro representante local é o piloto Gabriel Dillmann Bissotto (irmão de Guilherme) e que estreará no Rally Minas Brasil – ele competirá na categoria Brasil – Motos. Ainda, seguirão: João Pedro Nogueira e Murilo Chacon, na categoria Rally Moto Brasil; André Joner/André Eidt, José Augusto Montani, Fábio Ruediger, Matheus Germiniani, Miguel Mariotti, todos pela categoria UTV Double. E José Silmar Nogueira/Alysson Clever Antunes, pela categoria Protótipo – Carros.

A abertura da área de box para as equipes será no dia 05, com início das atividades na sexta-feira (06), com a secretaria de prova, vistorias técnicas dos veículos, briefing entre organização e competidores e, por fim, a largada promocional para saudar e agradecer a acolhida dos municípios.

Os motores serão ligados no sábado (07), às 8h, com a largada dos carros para o trecho cronometrado e, simultaneamente, o prólogo para motos, quadriciclos e UTVs que definirá a ordem de largada para a primeira etapa das três categorias. “Essa tomada de tempo será em linha e bem próxima à cidade. Já o percurso do rali correrá pela zona rural com 100% de trechos inéditos. Posso garantir que será bastante técnico, com muitas curvas e diversos obstáculos naturais, bem exigentes como é característico das nossas provas em Minas Gerais. As estradas exigirão total atenção para obter os melhores tempos, pois não permitem muitos erros”, declarou o diretor executivo da Rallymakers, Fernando Bentivoglio.

A disputa continua no domingo, a partir das 8h, para a definição da segunda etapa das temporadas, bem como, os campeões do 3º Rally Minas Brasil. As inscrições estão abertas pelo site www.rallymakers.com.br.

O 3º Rally Minas Brasil é uma realização da Rallymakers. Apoio da Transmáquinas, Guia Investimentos, Sementes Ouro Verde, Bompack, Prefeitura Municipal de Patos de Minas e Prefeitura Municipal de Presidente Olegário
Supervisão: CBM, CBA, FMEMG e FMA

Fonte: Da Assessoria de imprensa do Rally Minas Brasil
Foram aplicados, neste período, R$ 800 mil na recuperação direta de 55 nascentes de água, além de 87 diagnosticas e 210 identificadas para futuras ações de preservação em dez municípios do Oeste da Bahia.

Preocupados com os recursos hídricos e com a produção sustentável, os produtores rurais vêm promovendo ações de preservação de nascentes e educação ambiental no Oeste da Bahia. Desde o início do projeto, que completou dois anos, foram realizadas intervenções para a recuperação de 55 nascentes de água. Com investimento de R$ 800 mil, o projeto, desenvolvido em conjunto pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), também diagnosticou 87 nascentes e identificou outras 210 onde podem ser desenvolvidas futuras intervenções para proteção ou recuperação destes importantes pontos de recarga dos rios e do aquífero da região. Para este ano, a previsão é que sejam realizadas ações em outras 55 nascentes.

Uma das coordenadoras do projeto, a diretora de meio ambiente e irrigação da Aiba, Alessandra Chaves, acredita que os produtores baianos chegaram na frente ao intervirem de forma prática em uma demanda considerada urgente pela sociedade em geral. “Tecnicamente, o projeto de preservação e recuperação de nascentes tem sido fundamental para a manutenção dos recursos hídricos nas bacias hidrográficas dos rios Grande e Corrente, contribuindo para regularidade da vazão da água para os múltiplos usos, incluindo a condução de atividades da agricultura e pecuária”, afirma.



"Acreditamos no poder da mobilização das pessoas para protegerem estas nascentes". Neste sentido, de acordo com Sérgio Pignata, analista Ambiental da Aiba, que acompanha todas as ações em dois anos de condução do projeto, informa que "foram sensibilizados cerca de mil moradores e estudantes das escolas próximas às comunidades ribeirinhas onde nascentes foram protegidas ou recuperadas; também foram capacitados 172 profissionais da área ambiental, ligados às prefeituras, entidades locais e moradores ribeirinhos, em técnicas de proteção como cercamento, e aplicação de diferentes métodos de recuperação já consolidados para área de Cerrado".

Incentivador para a implementação do projeto, o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, acredita no potencial transformador desta ação. “Muito se fala em proteção dos recursos hídricos, principalmente quem está na cidade, mas nós, produtores rurais, demonstramos que precisamos de ações práticas, e que aos poucos, transforma a realidade. Com este projeto, protegemos a água e o meio ambiente, além de garantir que moradores ribeirinhos possam, depois da recuperação destas nascentes, novamente ter água para beber, plantar e cuidar dos animais, sabendo fazer isto da maneira correta, sem desmatar ou agredir o entorno da nascente”, afirma. Financiado pelo Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) e Programa para o Desenvolvimento da Agropecuária (Prodeagro), o projeto é realizado em parceria com as prefeituras de: Barreiras, Baianópolis, Formosa do Rio Preto, Luís Eduardo Magalhães, Correntina, Jaborandi, Cocos, Mansidão, São Desidério e Wanderley.

Fonte: Assessoria de Imprensa Abapa
Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) monitora notificações



De 1º de janeiro até esta terça-feira (3), a Bahia teve 61 casos notificados com suspeita de infecção pelo novo coronavírus. Destes, 25 foram excluídos por não se enquadrarem no protocolo do Ministério da Saúde, 16 foram descartados laboratorialmente e 20 casos continuam como suspeitos, aguardando análise laboratorial, segundo informou a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), às 17h30.

O boletim do Ministério da Saúde, atualizado às 15h, considera que são 21 ocorrências suspeitas no estado. Nesta segunda, havia 17 casos em análise.

Os municípios notificantes foram, além de Salvador, com 37 registros, Camaçari (3), Feira de Santana (4), Ilhéus (1), Itabuna (4), Jacaraci (1), Jequié (2), Lauro de Freitas (1), Lençóis (1), Teixeira de Freitas (1), Tucano (1) e Vitória da Conquista (5).

Das 37 ocorrências em Salvador, 15 seguem aguardando resultados de laboratório. Do total notificado, oito casos já foram descartados laboratorialmente e 14 foram descartados por não se enquadrarem no protocolo do ministério.

A Sesab ressaltou ainda que os números são dinâmicos e há possibilidade de reenquadramento nas classificações à medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam.

O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). Na suspeita de coronavírus, é necessária a coleta de duas amostras, que serão encaminhadas com urgência para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA). Para confirmar a doença, é necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o genoma viral. O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de amostra, que está indicada sempre que ocorrer a identificação de caso suspeito.

A secretaria explica, ainda, que o paciente com diagnóstico positivo para o novo coronavírus pode ter grau leve, moderado ou grave. A depender da situação clínica, pode ser atendido em unidades primárias de atenção básica, unidades secundárias ou precisar de internação. Mesmo definindo unidades de referência, não significa que ele só pode ser atendido em hospital. 

Os casos graves devem ser encaminhados a um Hospital de Referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar.

Atualmente os países com transmissão local do coronavírus são: Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China. 

Na Bahia, as autoridades sanitárias municipais e estadual reforçaram a importância da higiene regular das mãos e a necessidade de cumprimento da Legislação Estadual nº 13.706/2017, que determina a disponibilização de dispensadores de álcool gel por parte de estabelecimentos comerciais que prestam serviços diretamente à população a fim de ampliar as medidas de prevenção contra infecções virais como Coronavírus, H1N1, H3N2 e Influenza B.

Fonte: Correio da Bahia
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |