Blog Santo Antônio
Notícias

Começa no dia 20 de janeiro a matrícula na rede estadual para o ano letivo de 2020, que traz como novidade a realização do processo 100% on-line pela internet e dispositivos móveis, através do SAC Digital. O processo terá início nessa data com a transferência dos estudantes que tiveram frequência regular em 2019 e que estejam em uma destas situações: a escola não oferece a série/ano subsequente; não fizeram a renovação da matrícula; ou em mudança de domicílio.

Com a matrícula digital, todo o processo poderá ser realizado através de tablets e celulares, entre outros dispositivos conectados à internet. Para isso, basta que os estudantes, pais ou responsáveis baixem o aplicativo do SAC Digital nas lojas APP Store ou Google Play ou façam o cadastro através do endereço www.sacdigital.ba.gov.br. No caso dos menores de 16 anos, o cadastro deverá ser realizado em nome do responsável legal e o aluno deverá ser adicionado como dependente.

O calendário da matrícula segue nos dias 21 e 22 de janeiro para os concluintes do 5º ano ou 9º ano da rede, cujas escolas não ofereçam a série subsequente. Já no dia 23, a matrícula será destinada para o ingresso do candidato em unidade escolar da rede estadual de ensino em qualquer ano/série do Ensino Fundamental. Entre 24 e 27 também deste mês, poderão efetuar a sua matrícula o estudante que deseja ingressar em uma unidade escolar da rede de ensino em qualquer ano/série do Ensino Médio. A confirmação da matrícula dos alunos inscritos na pré-matrícula da Educação Especial, por sua vez, acontece nos dias 30 e 31 de janeiro. 

Os alunos novos, oriundos das redes municipais e privada, também poderão utilizar o SAC Digital, mas deverão apresentar a documentação necessária na escola para a qual efetuou a matrícula on-line, conforme prazo estabelecido no comprovante de matrícula, como os demais estudantes. Após efetuar a matrícula on-line, o estudante deverá levar os documentos na escola para o qual foi matriculado no prazo determinado no comprovante que recebe após finalizar o processo digital.

Documentação
 
Os documentos exigidos são os seguintes: original do Histórico Escolar ou Atestado de Escolaridade, firmado pela direção da unidade escolar (deve ser substituído pelo Histórico em até 30 dias); original e cópia da Certidão de Registro Civil ou RG; original e cópia do CPF (obrigatório para a Educação Profissional em todas as modalidades e formas de articulação, bem como no Ensino Médio e suas modalidades); original e cópia legível com data recente do comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura); e original e cópia da Carteira de Vacinação (para estudantes de até 18 anos).

 

Sobre o SAC Digital
 
Trata-se de uma moderna plataforma, que unifica todos os serviços digitais do Estado em um único portal na internet, também acessível por dispositivos móveis através de aplicativo. A matrícula on-line foi incluída na plataforma graças à parceria entre a Secretaria da Educação do Estado (SEC), a Secretaria da Administração do Estado (SAEB) e a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (PRODEB), com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).


Para realizar o cadastro, o estudante precisa acessar o SAC Digital (portal ou aplicativo) e clicar em “Cadastre-se”, no menu principal. Em seguida, é só preencher um formulário. No campo “E-mail”, é necessário informar correio eletrônico que o usuário costuma acessar e do qual lembre a senha. No final do cadastro, será necessário acessar este e-mail para ativar a conta no SAC Digital. A matrícula só poderá ser realizada mediante este cadastro.

Cronograma

 
20/01/2020 - Transferência na Rede Estadual para os estudantes matriculados, com frequência regular no ano letivo de 2019, ao qual se aplique uma das seguintes situações:


- A escola não oferece a série/ano subsequente;

- O estudantes não fez a renovação da matrícula;

- Mudança de domicílio

21 e 22/01/2020 - Matrícula de concluintes do 5º ano ou 9º ano do Ensino Fundamental para estudantes regularmente matriculados na rede estadual de ensino, no ano letivo de 2019, cujas escolas não ofereçam a série subsequente

23/01/2020 - Matrícula Nova para Ensino Fundamental

- Para ingresso do candidato em unidade escolar da rede estadual de ensino em qualquer ano/série para o Ensino Fundamental

24/01 e 27/01/2020 - Matrícula Nova para Ensino Médio


Para ingresso do candidato em unidade escolar da rede estadual de ensino em qualquer ano/série para o Ensino Médio

30 e 31/01/2020 - Confirmação da Matrícula dos estudantes inscritos na Pré Matrícula da Educação Especial
Fonte: Blog Douglas Batista/Secom BA
Treinamento inclui utilização de roupas secas e equipamentos específicos para buscas em águas escuras e contaminadas.



Militares do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia participam, nesta quarta-feira (15), de uma instrução de mergulho no balneário de Prainha, em Barreiras. A aula integra o cronograma do Curso de Mergulho Autônomo (CMAUT), que tem etapa realizada na região Oeste.



No treinamento, os alunos recebem instruções práticas sobre padrões de busca, cujo objetivo é capacitar os militares para resgate de vítimas de incidentes aquáticos em áreas que tem pouca visibilidade.

Além disso, os bombeiros também poderão experimentar roupas secas e máscaras Full Face, que são específicas para buscas em águas contaminadas. Em Barreiras, o CMAUT segue até a próxima semana.

Fonte: 17 GBM

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Está subindo de forma considerável o nível da água no Rio São Francisco em Bom Jesus da Lapa, como mostra a régua de leitura instalada no Velho Chico.

vista do morro e da ponte Gercino Coelho da Barrinha/Foto: Notícias da Lapa/José Hélio

De acordo com o monitoramento feito por Dona Maria Alice Alves, que é a responsável pelas leituras para a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), em Sobradinho, na última sexta-feira(10), o nível chegou a quase 5 metros, e neste final de semana voltou para os 4 metros

Dona Maria Alice destaca, que o rio já chegou a quase o mesmo nível registrado no final de 2018,  quando subiu 4,75 metros. E com esse último aumento o São Francisco já começou a vazar para algumas lagoas da região de Bom Jesus da Lapa, no entanto, o nível está baixando.

Parte desse aumento das águas é resultado das chuvas na cabeceira do rio em Minas Gerais somadas as chuvas na região neste mês de janeiro.

Fonte: Notícias da Lapa

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Os números de 2019 da segurança pública baiana foram apresentados na manhã desta segunda-feira (13), pelo titular estadual da pasta, Maurício Barbosa, durante entrevista coletiva no Centro de Operações e Inteligência 2 de Julho (COI), em Salvador. Entre os destaques estão a redução de 26% nos roubos contra instituições financeiras, a queda de 9,4% no índice de crimes violentos letais e o registro de 110 prisões de criminosos foragidos viabilizadas pelo sistema de reconhecimento facial.

Barbosa lembrou que a consolidação da tecnologia em prol da segurança pública rendeu projeção nacional à Bahia. “A Secretaria da Segurança Pública do Estado [SSP] saiu na frente, em âmbito nacional, ao colocar a tecnologia do reconhecimento facial como uma ferramenta importante na prisão de pessoas procuradas com mandado de prisão. Conseguimos finalizar o ano com 110 capturas, um número extramente satisfatório. Em 2020, o parque de câmeras deve ser ampliado, alcançando, inclusive, municípios no interior”, detalhou o secretário.

Também participaram da apresentação o sub-secretario da SSP, Ary Pereira; o comandante-geral da Polícia Militar da Bahia (PMBA), coronel Anselmo Brandão; o delegado-geral da Polícia Civil, Bernardino Brito; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militares da Bahia, coronel Francisco Telles; e o diretor em exercício do Departamento de Polícia Técnica (DPT), Alexandro Fiscina.

Detalhamento

Em 2019, os roubos a banco tiveram uma redução de 26% em todo o território, atingindo a menor média desde 2015, dando sequência à queda consecutiva, ano após ano. De janeiro a dezembro, a redução foi de 42% no interior e de 14% na capital. Também houve diminuição no número de assaltos a estabelecimentos comerciais, chegando a uma queda de 34%, representada por 665 ocorrências a menos que em 2018.

Já a queda de 9,4% no número de crimes violentos letais intencionais — homicídios, latrocínios e lesão corporal seguida de morte — representou a preservação de 531 vidas. Os crimes contra o patrimônio também perderam força, no comparado com 2018. No total, a SSP registrou 465 casos a menos de roubos de veículos, o que representa 8,6% de declínio.

O número de assaltos praticados dentro de coletivos também caiu, chegando a 3,6%, uma vez que, de janeiro a dezembro de 2019, 73 casos foram registrados. Ao longo dos doze meses, foram abordados 150 mil coletivos e 392 mil pontos de ônibus.

Feminicídios

Um dos desafios a serem enfrentados em 2020 é o combate ao feminicídio. Em 2019 foram 101 casos, 25 a mais que o registrado em 2018. “Em conjunto com outras secretarias, estamos finalizando um protocolo de enfrentamento às causas do feminicídio, um dos maiores desafios do segmento para este ano. Em 2019, foram 10 mil fiscalizações de medidas protetivas pela Polícia Militar e outros inúmeros inquéritos executados pela Polícia Civil. Uma das ações de repressão e combate a este tipo de crime em 2020 é o lançamento de nove novas unidades da Ronda Maria da Penha”, informou Barbosa.



Outras ações

Operações preventivas e ostensivas, aliadas à análise criminal, resultaram em mais de 25 mil detenções, sendo 17.355 em flagrante, 3.444 ocasionadas por mandados de prisão e mais de 4,8 mil encaminhamentos de adolescentes infratores. Em 2019, ainda foram apreendidas mais de 4,1 mil armas e 34 toneladas de entorpecentes, como maconha e cocaína.

Somente em 2019, a SSP contou com um orçamento de R$ 5,3 bilhões. Incluídos neste montante estão a aquisição de 10 mil pistolas Glock e 200 fuzis e espingardas e a garantia de 786 novas viaturas para renovação da frota em todas as regiões do estado.

Fonte: Secom BA
Sorteio foi realizado na manhã desta segunda (13). Matrículas devem ser feitas nos dias 14 e 15 de janeiro, nas escolas de Salvador e entre 14 e 17 deste mês, nas unidades do interior.

A Polícia Militar da Bahia divulgou, na tarde desta segunda-feira (13), as primeiras listas de sorteados no processo seletivo para os colégios e a creche da instituição. Os nomes dos contemplados estão disponíveis no site da PM.

As matrículas devem ser feitas nos dias 14 e 15 de janeiro, nas escolas de Salvador, e entre 14 e 17 deste mês, nas unidades do interior, das 8h às 17h. A lista de documentos necessários também está no site da instituição.

Os responsáveis pelos candidatos que não foram contemplados na primeira lista devem ficar atentos às outras chamadas, que devem ser divulgadas no decorrer dos próximos dias.

Ao todo, foram sorteadas 3.269 vagas para os 15 colégios da capital e interior e para a creche Nossa Senhora das Graças, que fica em Salvador.

Além dos cinco colégios na capital (Dendezeiros, Luiz Tarquínio, Ribeira, Lobato e Cajazeiras), o CPM tem unidades nas cidades de Teixeira de Freitas, Alagoinhas, Ilhéus, Itabuna, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Candeias, Juazeiro, Jequié e Barreiras.

Entre as vagas oferecidas em Salvador, 70% são para filhos de policiais militares do estado, professores e demais servidores públicos civis da PM e da Secretaria Estadual de Educação (SEC).

Os 30% restantes são para o público externo. Nas unidades do interior do estado, 50% das vagas serão destinadas para filhos de policiais militares estaduais, professores e demais servidores públicos civis da PM e da SEC colocados à disposição da unidade de ensino ou creche, e 50% para o público externo.

Fonte: G1.com

Fonte: Grupo Santo Antonio

Por causa do atraso do ciclo chuvoso no oeste baiano, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) ampliou o prazo para os produtores da região plantarem soja. A mudança foi publicada na Portaria 313, no Diário Oficial do Estado.

Inicialmente, a data limite era 31 de dezembro. Agora, os produtores têm até 20 de janeiro para trabalhar a cultura. A Bahia lidera o ranking de área plantada no país com 1 milhão e 600 mil hectares e a medida atende à solicitação das entidades do agronegócio.

Segundo a Adab, o mês de novembro, quando se inicia a janela de plantio da soja de sequeiro, teve índice pluviométrico muito abaixo da média para o período. Como o clima melhorou no final do ano, foi decidido ampliar o período para plantio.

“Questões climáticas motivaram a publicação do documento que valida a ampliação do prazo de semeadura, no entanto, estamos atentos e vigilantes para acompanhar o processo”, disse o diretor-geral da agência, Maurício Bacelar.

Fonte: G1-BA

A Prefeitura Municipal de Brejolândia, Oeste da Bahia, publica edital de Concurso Público para provimento imediato de diversos cargos de níveis Superior, Técnico, Médio e Fundamental, e também para formação de cadastro de reservas para os candidatos que forem classificados fora do número de vagas ofertadas para o preenchimento imediato.

O certame que destina-se ao preenchimento das vagas disponíveis e terá a validade de 02 (dois) anos, contados da data de sua homologação, podendo antes de esgotado ser prorrogado, uma única vez, por mais -2 (dois) anos, a critério e por ato expresso do Chefe do Poder Executivo.

As inscrições serão unicamente via internet e serão solicitadas entre à 00h do dia 13 de Janeiro de 2020 até as 23h59 do dia 24 de Janeiro de 2020.

Para inscreverem-se, os Candidatos deverão acessar o site da organizadora do Concurso Público, SCT Concursos na página oficial sobre o Concurso Público da Prefeitura Municipal de Brejolândia, clicar no ícone “Inscrições Online” e preencher corretamente todos os campos do formulário de inscrição, imprimir o Boleto Bancário e efetuar o pagamento até o dia 27 de Janeiro de 2020. As taxas são de R$ 80,00 para o nível médio, R$ 120,00 para o nível superior e R$ 60,00 para o nível fundamental completo.

CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO!

Fonte: Mais Oeste

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

 

A estimativa da safra 2019/20 de grãos aponta uma produção de 248 milhões de toneladas, com aumento de 2,5% ou 6,1 milhões de toneladas em relação a 2018/19. Os números registram novo recorde da série histórica e foram divulgados, nesta quarta-feira (8), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em seu quarto levantamento.

A expectativa para a área semeada é que sejam cultivados 64,2 milhões de hectares ou o equivalente a uma variação positiva de 1,5% em comparação à da safra anterior. As condições climáticas, que apresentaram certa instabilidade no início do plantio de verão na maioria das regiões produtoras, tomaram agora um novo ritmo de normalização. A perspectiva é que os níveis de produtividade apresentem bom desempenho nessa etapa.

A cultura da soja, que vem mantendo a tendência de crescimento na área, nesta temporada também deve crescer a produção em 2,6% em relação ao ciclo passado, chegando a 122,2 milhões de toneladas.

Quanto ao milho primeira safra, a previsão é de aumento em 1,1% na área semeada, totalizando 4,15 milhões de hectares e uma produção de 26,6 milhões de toneladas, com ganho de 3,8% sobre a de 2018/19. A favor desse desempenho, há fatores como o aumento nas exportações brasileiras do cereal e no mercado interno, derivados da demanda por confinamento e produção de etanol, mesmo a despeito da concorrência com a soja. No Rio Grande do Sul, lavouras de milho semeadas em setembro sofreram deficiência hídrica e indicam perdas do potencial produtivo, mas seguem dentro das estimativas iniciais da Conab.

O algodão, apesar da tendência de crescimentos significativos de área nas duas últimas safras, apresentou uma variação positiva menor de 2,7%, atingindo 1,6 milhão de hectares. Já a produção do caroço deve chegar a 4,1 milhões de toneladas e a da pluma em 2,8 milhões de toneladas.

Os números do feijão primeira safra mostram redução de 1,9% na área em comparação com a temporada passada. A cultura também perde espaço para a soja e o milho que apresentam melhor rentabilidade. Também o trigo cuja safra está finalizada, deve alcançar 5,15 milhões de toneladas e redução de 5% em relação a 2018. O arroz é outro que sofre esta concorrência, com tendência para uma redução de 0,7% na área e produção de 10,5 milhões de toneladas.

Confira aqui o Boletim completo do 4º Levantamento – Safra 2019/20.

Fonte: ABAPA

Cinco conselheiros tutelares e seus suplentes, eleitos e reeleitos em outubro de 2019, foram empossados oficialmente na manhã desta sexta-feira (10), no auditório da Prefeitura de Barreiras. Durante a cerimônia que foi acompanhada por vereadores, membros da gestão, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, Polícia Militar, sociedade e entidades ligadas à rede de proteção social do município, além da assinatura dos termos de posse, foram entregues os certificados e coletes de identificação dos conselheiros.

“O município está muito feliz com a chegada dos novos conselheiros, agradecemos e parabenizamos todos os eleitos, porque sabemos do empenho que cada um terá. Esse processo de escolha, feito espontaneamente, foi tocante para a sociedade barreirense”, disse Sâmya Rodrigues, presidente da Comissão Eleitoral.

A partir de agora, os conselheiros atuarão em defesa das crianças e adolescentes pelo período de quatro anos, iniciando os trabalhos no dia 13 de janeiro, próxima segunda-feira. A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, já iniciou as atividades de capacitação, e no dia 14 de janeiro mais uma etapa será executada.

“Foi uma eleição com muita tranquilidade e transparência em todas as etapas, onde todas as dúvidas que surgiram posteriormente foram sanadas. Continuaremos lutando pela redução dos índices de violência e exploração das nossas crianças e jovens no município de Barreiras, e o Conselho Tutelar tem papel essencial nessa luta”, destacou a presidente do CMDCA e secretária de assistência social e trabalho, Karlúcia Macêdo.

A chefe de gabinete, Marileide Carvalho, representou o prefeito Zito Barbosa, também marcaram presença o comandante da 84ª CIPM, Major Aquino, a vice-presidente do CMDCA, Makena Tomé, o secretário de indústria, comércio e serviços, Carlos Costa, o procurador geral do município Túlio Viana e o controlador Audir Resmini.

Após a leitura do juramento, a conselheira Maria Sueli Soares falou sobre a importância e os desafios do ofício. “É uma função árdua que faz com que os direitos das crianças e adolescentes sejam mantidos, com a colaboração da nossa rede de proteção social e da Secretaria de Assistência Social. Agradeço muito o apoio da minha família e de todas as pessoas que acreditam no nosso trabalho”, finalizou.

Fonte: DIRCOM/PMB
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |