Blog Santo Antônio
Notícias

Na semana do aniversário de 19 anos da cidade de Luís Eduardo Magalhães, o prefeito Oziel Oliveira fez importantes parcerias para dar mais qualidade de vida para os moradores dos bairros Mimoso ll e Santa Cruz.

Nesta quarta-feira (27), o chefe do poder executivo esteve no Ministério do Desenvolvimento Regional, acompanhado do deputado federal Otto Filho e do senador Otto Alencar, onde encaminhou ao ministro Gustavo Canuto, o projeto que viabilizará obras estruturantes como drenagem, pavimentação e urbanização dos bairros Mimoso II e Santa Cruz. O ministro aprovou as propostas e determinou à equipe técnica, que acompanhou a reunião, a proceder com o andamento das mesmas.

A verba que viabilizará todas as obras previstas para os dois bairros virão de emendas parlamentares do senador Otto Alencar, do Governo Federal e do próprio município.

O senador Otto Alencar destacou durante a reunião, o compromisso que tem com o município que ele ajudou a criar e que cresce aceleradamente. “Minhas emendas já foram designadas para este projeto que o prefeito apresentou e já estão prontas para liberação. Eu fico muito feliz em poder ajudar Oziel a retomar o caminho da grandiosidade do projeto elaborado pela hoje, deputada estadual Jusmari, quando nos chamou para emancipar aquela terra”, lembrou o senador.

O prefeito Oziel comemorou o resultado da reunião e afirmou que tudo o que o ministro requereu para a aprovação do projeto, o município atendeu. “Ajustamos as contas, sanamos as irregularidades, emitimos nossas certidões, e hoje podemos ir a qualquer órgão buscar as parcerias necessárias para construirmos mais rápido a cidade dos nossos sonhos. As obras deste projeto mudarão a estrutura e a qualidade da cidade em segurança e mobilidade.” afirmou o prefeito.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Os guardas civis municipais e os agentes de trânsito da SUTRANS, participaram de uma palestra com o tema “Saúde e Vida”, onde foram abordados diversos temas, como os cuidados necessários para evitar problemas de saúde e doenças sexualmente transmissíveis. As orientações foram passadas pelo palestrante André Slavov, que faz parte do grupo Saúde e Vida.

Para o secretário de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, Daniel Álvares, atividades desta natureza são fundamentais para garantir a integridade dos agentes e, consequentemente, um melhor desempenho nas atividades profissionais.

“Não há dúvidas que a partir de agora, todos os que participaram da atividade, vão redobrar a atenção para situações perigosas que não recebiam os devidos cuidados”, finalizou o secretário.

Fonte: Ascom Prefeitura de LEM

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Capacete e outros acessórios

O uso do capacete não é apenas uma dica de segurança, mas uma obrigatoriedade do ponto de vista legal. Motociclistas e garupas sem capacete podem receber multas, além de deixar vulnerável a região craniana, o rosto e o maxilar em caso de queda.

Os capacetes devem estar dentro da validade e ter o selo do Inmetro, pois essa certificação garante a sua eficácia nos choques mais bruscos. O capacete tipo coquinho não é permitido nesse caso, pois não protege a nuca.

Além do capacete, não se esqueça de usar calça e jaqueta resistentes, calçados reforçados e luvas, preferencialmente de couro.

Respeitar a sinalização

Os motociclistas devem obedecer às mesmas leis de trânsito que todos os outros veículos automotores, ou seja, parar quando o semáforo estiver vermelho, obedecer às placas de “pare”, observar as preferências e outras sinalizações. Se o motociclista infringir a sinalização, poderá ser multado, além de colocar a sua segurança e a de outras pessoas em risco.

Manter-se visível

Como a posição do motociclista é de extrema vulnerabilidade, é preciso manter-se sempre visível para preservar sua segurança. Procure não permanecer nos pontos cegos dos carros e manter os faróis ligados de dia e de noite. Além disso, prefira usar roupas claras ou chamativas para ser visto até pelos motoristas mais distraídos.

Distância segura

A distância é responsável por salvar vidas e prevenir graves acidentes. Se você está “colado” em um veículo e ele freia diante de um obstáculo ou imprevisto, o motociclista corre o risco de, mesmo freando, chocar-se com ele. Esse risco aumenta ainda mais em altas velocidades. Portanto, quando maior for a velocidade, maior deve ser a distância do veículo à frente.

Manobras seguras

A ultrapassagem deve ser feita apenas pela esquerda. Além disso, procure visualizar todos os veículos que estão à sua frente e respeitar a sinalização. A distância deve ser aumentada e a velocidade diminuída no caso de manobras e ultrapassagens, e o motociclista só deve arriscar após ter certeza de que foi visto pelo motorista da frente. Diante de um cruzamento, deve-se diminuir a velocidade e ficar atento a todos os veículos e à sinalização.

Utilizar os dois freios

Quando precisar frear, a dica é que tanto os manetes quanto o pedal sejam utilizados. Como, ao frear, o peso da moto cai sobre a roda da frente, é preciso evitar freadas bruscas, pois assim o motociclista corre o risco de perder o controle sobre o veículo.

Moto em dia

Para que a direção da moto seja feita em segurança, é preciso conferir a calibragem dos pneus, se a corrente de relação está apertada ou frouxa demais e se o sistema elétrico, os freios e o combustível estão em perfeitas condições.

Fonte: Detran-BA

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

 

Fonte: Grupo Santo Antonio
Fonte: Publicidade

O Programa Saúde na Escola realizou atendimento médico, odontológico, nutricional e psicológico para 940 alunos da Escola Municipal Dom Ricardo Weberberger, no bairro Santa Cruz, nesta segunda-feira (25). A iniciativa das secretarias municipais de Saúde e de Educação tem como meta reforçar a promoção da saúde e prevenir doenças.

Um carro odontológico móvel foi estacionado no pátio da escola, uma equipe com quatro dentistas e vinte alunos do curso de odontologia da Faculdade Sulamérica realizaram os procedimentos, desde a profilaxia, conhecida como limpeza dental profunda, a obturação.

A diretora da escola, Lenilda Alves, acredita que a ação preventiva contribui para evitar a evasão escola por doença, e assim sendo, excesso de faltas. “Algumas crianças ao adoecerem desanimam de vir a escola, por isso agradecemos a iniciativa da prefeitura, pois sabemos que trabalhar na prevenção das doenças no ambiente escolar fortalece o vínculo da escola com o aluno”, afirma a educadora.

Durante as atividades, que serão estendidas para todas as unidades escolares e creches da rede municipal, os alunos recebem orientações sobre a importância da higiene bucal, consequências negativas do bullying, gravidez na adolescência, formas de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, consequências das agressões contra mulheres e adolescentes e também terão a possibilidade de fazer testes rápidos para o diagnóstico de doenças.

O prefeito Oziel Oliveira falou sobre os benefícios da iniciativa e destacou a importância do trabalho preventivo na melhoria da qualidade de vida da população.

“Se algum tipo de problema for detectado ainda na fase inicial, com certeza o tratamento apresentará melhores resultados e essas crianças e adolescentes poderão ter uma vida tranquila e saudável”, comentou o gestor.

O prefeito salientou ainda que as informações adquiridas pelos estudantes durantes as palestras, poderão evitar uma série de transtornos que, muitas vezes, dificultam a integração dos alunos ao ambiente escolar.

“Esse programa também é um grande fator de inclusão social. A soma de todos esses elementos tem um importante papel na formação dos estudantes e da nova geração de luiseduardenses”, complementou o chefe do executivo municipal.

Géssica Áraújo, mãe do aluno Lucas Gabriel de 6 anos, esteve na escola pela manhã para acompanhar o filho que fez uma obturação. “Meu filho foi bem atendido e já fez o tratamento, eu não poderia levar meu filho no dentista e eles vieram na escola atender e ensinar como evitar outros problemas. Estou muito feliz”, disse Géssica abraçando o pequeno Lucas.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, realizou na manhã e tarde da última sexta-feira (22), no auditório do Senar, a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, cujo tema foi “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”.

Com a presença de autoridades públicas locais e expressiva participação da população local, em especial, da terceira idade, a conferência ofereceu a oportunidade de os luiseduardenses discutirem o aprimoramento das políticas públicas desenvolvidas junto às pessoas idosas, tais como: o enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa; o papel da educação na garantia dos direitos e emancipação humana e a importância dos conselhos de direitos na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

Em seu discurso, o prefeito Oziel Oliveira declarou que não mede esforços para aprimorar diariamente os serviços realizados junto aos idosos e destacou a abertura de mais unidades do Programa Municipal de Atendimento à Terceira Idade (PROMATI). “Hoje nós atendemos mais de 600 idosos em Luís Eduardo Magalhães. Com a criação de mais quatro unidades do PROMATI nos bairros Mimoso II, Jardim das Oliveiras, Vereda Tropical e Vista Alegre nós dobramos o número de atendimentos”, comentou o chefe do executivo.

“Esta conferência foi um momento muito importante para a nossa melhor idade, onde eles puderam propor novas ações para o fortalecimento da rede de proteção, além de conferir e avaliar o que está sendo realizado. Fico muito feliz pela participação de todos, em ver que muitas pessoas vieram para discutir e colaborar com as ações realizadas juntos aos nossos idosos”, continuou o prefeito.

A primeira dama do município e Deputada Estadual, Jusmari Oliveira, enalteceu o trabalho realizado em prol da melhor idade em Luís Eduardo Magalhães, citando as ações, atendimentos e atividades desenvolvidas pelo PROMATI. “Muitos idosos acabam ficando sozinhos, pois seus filhos e netos saem de casa para trabalhar. O PROMATI vem justamente para completar esse tempo ocioso, através de oficinas de artesanato, dinâmicas em grupo, palestras informativas, atividades físicas, atendimentos médicos e entretenimento através dos bailes e gincanas”, disse Jusmari Oliveira.

Ao final do evento, os quatro grupos que debateram os eixos da conferência definiram as propostas que serão encaminhadas para a Conferência Regional e elegeram os delegados que representarão Luís Eduardo Magalhães.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA





Quem viveu em Barreiras nas últimas três décadas, conhece de perto a história do Ginásio Baltazarino Araújo Andrade, que há dez anos mantinha-se fechado por problemas estruturais. No fim da tarde desta sexta-feira, 22, o prefeito Zito Barbosa ao lado da vice Karlúcia Macêdo, reinaugurou o espaço, que é um dos mais importantes símbolos do esporte na cidade, completamente requalificado e pronto para atender competições de basquete, handebol, vôlei e futsal.

Durante a celebração, o prefeito de Barreiras homenageou o ex-prefeito Baltazarino Araújo Andrade com a instalação de um painel comemorativo e releitura do discurso de transmissão de cargo, feito no fim da década de 80, pelo ex-gestor ao então novo prefeito, Paulo Braga. Familiares de Baltazarino, vereadores, secretários de governo, desportistas, educadores e comunidade prestigiaram a reinauguração.

“É um momento de muita emoção para gente, estamos muito felizes, gostaria de agradecer em nome da minha família. Há 30 anos, Baltazarino inaugurava esse ginásio junto com Paulo Braga e hoje ele está reformado, requalificado, uma maravilha”, disse Baltazarino Araújo Andrade Júnior.



A solenidade foi prestigiada pelo presidente da Câmara de Barreiras, Eurico Queiroz, vereadores Alcione, Cesar da Vila, Carlão, Drª. Graça Melo, Sobrinho, vice-presidente João Felipe, Hipólito, Otoniel e Silma Alves, o diretor do Campus IX da UNEB, Joaquim Neto, a diretora do IFBA, Dicíola Figueiredo Baqueiro, o coordenador do Colegiado Territorial da Bacia do Rio Grande, Paulo Affonso Baqueiro, o Subcomandante do CPRO, Ten Cel PM Camilo Uzêda, o Comandante da 84ª CIPM, Cap PM Gama, Aspirante Dilson, representando o 4º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC), os pro-reitores da UFOB, Paulo Baqueiro e Poty Lucena, a presidente da AMOBRE, Rosane Reis e por centenas de pessoas e famílias de Barreiras.

A secretária municipal de educação, cultura, esporte e lazer destacou que o prédio recebeu pintura, quadra, piso e banheiros novos, além de um telhado completamente reconstruído.  “Hoje, a reinauguração desse símbolo máximo do esporte na nossa cidade, nos enche de orgulho. Esperamos que a comunidade faça bom proveito desse equipamento público, que é também um instrumento importante para a prática da cidadania”, disse Cátia Alencar.

Fernando Machado, diretor de esportes do município, enfatizou o empenho da atual administração para superar os mais de 130 anos de descaso com a edificação de equipamentos de esportes no município. “Já cheguei a defender a demolição desse templo do esporte barreirense, tamanha era minha indignação com os longos anos em que ele ficou fechado. Mas o prefeito Zito demonstrou que era perfeitamente possível fazer sua requalificação, e avançar grandemente na edificação de outros equipamentos esportivos”, disse o diretor.

Após a solenidade o Ginásio totalmente requalificado já recepcionou o primeiro Torneio de Futsal Infantil na noite de sexta-feira, com o pontapé inicial dado pelo prefeito de Barreiras. “Eu tive a oportunidade e o privilégio de conhecer esse grande homem, que foi Baltazarino, e me espelho nas suas grandes ações e qualidades. Hoje, a melhor forma de demonstrar esse carinho, é devolvendo à cidade essa grande obra que retrata a visão futurista que ele tinha, porque 30 anos depois de sua construção ele ainda atende bem às necessidades de Barreiras”, destacou Zito Barbosa.

Fonte: DIRCOM/PMB

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio



Violência contra a mulher, vulnerabilidade e misoginia foram temas discutidos na capacitação oferecida aos profissionais de saúde do Hospital do Oeste-HO, que atendem diretamente as mulheres no serviço de saúde pública, principalmente na Atenção Básica. O encontro aconteceu nesta quinta-feira, 21, com foco no desdobramento e construção das estratégias de enfrentamento à situação de violência vivenciada pelas mulheres.

A equipe da Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Barreiras por meio do Centro de Referência de Atendimento a Mulher - CRAM participou como palestrante a convite do Serviço de Assistência Social do HO abordando assuntos sobre o “Acolhimento, Intervenção e Encaminhamentos das mulheres vítimas de violência”.







A coordenadora do CRAM e psicóloga, Fabíola Bomfim, salientou que essas estratégias auxiliarão na transformação do quadro, reduzindo ou eliminando a vulnerabilidade à violência, promovendo à saúde e os direitos a cidadania.







“O convite da assistente social, Ana Karine Bastos chegou no momento em que comemoramos o mês da mulher, e estamos numa mobilização intensa contra a violência à mulher em Barreiras. Levamos para a equipe de Saúde do HO, informações essenciais de encaminhamento até o CRAM, porque muitas mulheres chegam ao hospital para tratarem sequelas ou investigarem sintomas decorrentes de violência crônica, que geralmente ocorre tendo como autor da agressão o seu parceiro de convívio”, disse Fabíola.



A psicóloga do CRAM, Kauane Bastos também esteve presente no evento acompanhando os profissionais. Durante a capacitação, a Ten. PM Nina Marques, que comanda a Ronda Maria da Penha, levou informações sobre os dados de violência, como denunciar os agressores, feminicídio, medidas protetivas e o monitoramento das vítimas. O historiador Geremias Mascarenhas falou especificamente sobre o “Feminino e a Misoginia”, que é a repulsa, desprezo ou ódio contra as mulheres principal responsável por grande parte dos assassinatos de mulheres.

Fonte: Dircom

Fonte: Grupo Santo Antonio
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |