Blog Santo Antônio
Notícias

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Publicidade







Ontem, 26, a 85ª CIPM iniciou o funcionamento do Módulo Policial do Terminal Rodoviário de LEM. O módulo contará com a presença de dois policiais de segunda a sexta-feira, no horário das 08h às 18h.
A ativação do Módulo tem como objetivo proporcionar maior sensação de segurança aos usuários do terminal e conta com uma estrutura para atendimento ao público.

Fonte: 85ª CIPM ATENTA E VIGILANTE

Na última quinta-feira (22), o secretário municipal de saúde, Anderson Vian, recebeu a visita do assessor do Ministério da Saúde, Manoel Messias Boa Ventura, que na oportunidade percorreu as unidades de saúde do município e conheceu a sede da Secretaria Municipal de Saúde.

Com objetivo de auxiliar o município com diagnóstico situacional, Manoel Messias conheceu a Unidade de Pronto Atendimento – UPA, as Unidades Básicas de Saúde, o reordenamento realizado na condução do atendimento feito na Unidade Básica de Saúde Emilly Raquel e no Hospital Municipal Eurico Dutra, focado na atenção básica da saúde.

Acompanhado da subsecretária Larissa Barbosa, da coordenadora da Atenção Básica, Mônica Valéria, da assessora Maria Messias e da coordenadora da UPA, Jamile Rodrigues, o representante do Ministério da Saúde pôde conhecer de perto as atividades realizadas no município, observando as diretrizes do Programa Saúde Humanizada, desde o atendimento inicial nos PSF’s até as demandas mais complexas. Manoel Messias Boa Ventura orientou a equipe sobre como buscar recursos para o fomento de políticas públicas de saúde no município.

“Uma das prioridades do Ministro da Saúde tem sido a atenção básica, e esse também tem sido o objetivo da gestão do Prefeito Zito Barbosa, uma vez que encontramos o município com apenas 39% da cobertura da atenção básica, e agora já conseguimos elevar para mais de 60%. Com certeza a presença do assessor Manoel Messias Boa Ventura é de grande relevância para Barreiras, tivemos a oportunidade de mostrar o nosso reordenamento e o trabalho dedicado à Atenção Básica. Vamos buscar o apoio do Ministério da Saúde para ampliar ainda mais as ações da em prol da saúde em nosso município”, destacou Anderson Vian, secretário municipal de saúde.

Fonte: Dircom



A Secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Diretoria de Promoção em Saúde Bucal, realizou na manhã da segunda-feira (25), uma palestra educativa para os participantes do Programa Municipal de Atendimento à Terceira Idade (PROMATI), sobre os principais cuidados com a saúde bucal dos idosos e a prevenção de doenças bucais.





Em clima de Carnaval, com bom humor e alegria, a dentista da rede municipal de saúde, Zuleica Frare, explicou para a melhor idade a importância de escovar os dentes corretamente pelo menos três vezes ao dia com creme dental com flúor e usar o fio dental pelo menos uma vez ao dia, para evitar cáries e outras doenças bucais.





“Independente da idade, as pessoas precisam manter os dentes e as gengivas saudáveis. Na terceira idade os problemas mais comuns são as cáries e doenças na gengiva, chamadas de gengivites e em casos mais graves periodontites. Mas também podem ocorrer a sensibilidade dos dentes, provocada principalmente por alimentos e bebidas quentes ou frias e a boca seca”, comentou a dentista.



Na oportunidade, o Diretor de Promoção em Saúde Bucal e dentista, Gustavo Santos Ribeiro, realizou a distribuição de 120 escovas dentais para os idosos, ressaltando a importância de escovar os dentes, a gengiva e as próteses dentárias totais (dentaduras) e parciais.

Fonte: ASCOM/Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

O município de Luís Eduardo Magalhães celebra no próximo mês de março, o aniversário de 19 anos de emancipação política da cidade. Em reunião, na tarde desta segunda-feira (25), o prefeito Oziel Oliveira juntamente com os secretários municipais de Cultura e Turismo, professor Leandro dos Santos; Administração e Finanças, Ricardo Knupp; Infraestrutura, Marciano Pauletti e Governo, Katerine Rios, definiram os últimos preparativos para a festa que acontecerá nos dias 29, 30 e 31 de março, na Praça dos Três Poderes.



De acordo com o chefe do executivo as atrações nacionais e regionais para o 19º aniversário do município já estão confirmadas. No dia 29 de março quem comanda o primeiro dia de festa são a dupla Edy Britto e Samuel, a cantora Katê e a banda Toinho e Cia. Já no dia 30 de março, data em que se comemora a emancipação política da cidade a festa vai ser gigante, com as atrações nacionais Léo Santana e Rafa e Pipo. O último dia das comemorações será marcado pelo show gospel com o cantor Gerson Rufino.

“Nossa festa será marcada por vários ritmos musicais. Assim como o nosso povo, que é diversificado e composto por pessoas de várias cidades e estados do Brasil, nós vamos fazer uma festa bem bonita para agradar a todos”, comentou o prefeito Oziel Oliveira. “As atrações locais ainda estão sendo definidas pela nossa equipe”, continuou.



O secretário de Cultura e Turismo, Leandro dos Santos, comentou que a estrutura que será montada na Praça dos Três Poderes nas próximas semanas, contará com parque de diversões, praça de alimentação, estacionamento, estandes para as Secretarias Municipais, comerciantes e apoio para o SAMU, Corpo de Bombeiros, SUTRANS, Guarda Municipal e Polícia Militar.



Também participaram da reunião os empresários Márcio José, Uaumais Mídia e Eventos; Murilo Santos, da Universom Sonorização; Diones da Silva, da Luz e Cia e Ana Cristina Oliveira, da Bahia Port.

Fonte: ASCOM/Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Os moradores que residem nas proximidades do Aterro Sanitário de Barreiras receberam na manhã de quinta-feira, 21, a equipe volante do CRAS I da Santa Luzia, profissionais de saúde da UBS – Daniel Bueno, servidores da Defensoria Pública e a equipe do Bolsa família, que levaram informações, atendimentos e serviços sociais até a localidade.

O foco das ações de promoção humana era o atendimento às 38 famílias em situação de vulnerabilidade social, que ainda não possuem cadastro no SUAS e acompanhamento pelos programas sociais. Durante a ação de cidadania foram disponibilizadas a vacinação e regularização da carteirinha, aferição de pressão, verificação de glicemia, pesagem, agilização de documentação pessoal, inclusão e atualização no CadÚnico, Carteira do Idoso, Passe Livre, exames de DNA, orientação sobre pensão alimentícia, orientação do BPC e a distribuição de Kits de higiene bucal.

A coordenadora do CRAS I, Eliana dos Passos, explicou que as famílias já estão sendo acompanhadas pelas equipes da Assistência Social quinzenalmente, e que os serviços levados até a comunidades facilitam o acesso da população aos programas sociais. “Acompanhamos essas famílias do Aterro Sanitário e todas as comunidades da zona rural com a nossa equipe volante do CRAS I, e posteriormente levamos as informações a coordenação do Bolsa Família, para que em conjunto possamos atender toda demanda”, disse a coordenadora.

A secretária de assistência social e trabalho, Karlúcia Macêdo, esteve presente na ação e acompanhou a oferta de serviço às famílias, que receberam instruções de utilização do kit de higiene bucal.

“Foi uma manhã alegre na comunidade, as crianças aprenderam escovação e higiene bucal, foram atendidas pela equipe de assistentes sociais e psicólogas, e mais uma vez conseguimos levar atendimento social e de saúde as famílias. Além de tudo, ainda contamos com a presença da Defensoria Pública, que informou sobre direitos, pensão alimentícia e exames de DNA. O resultado foi positivo e nossas equipes fizeram atualização e cadastramento de famílias, que poderão usufruir dos programas sociais e de toda estrutura que disponibilizamos na Assistência Social”, finalizou a secretária.

Fonte: DIRCOM/PMB

A Comissão Especial do Carnaval reuniu na sexta-feira, 22, a Coordenação de Fiscalização, Vigilância Sanitária e fiscais de postura para repassar os últimos detalhes da ação conjunta, a identificação dos comerciantes e como irão funcionar as escalas de trabalho, durante o Barreiras Folia 2019.

Vinte e cinco fiscais vão trabalhar em conjunto, acompanhados pela Guarda Civil Municipal e Polícia Militar durante as vistorias aos estabelecimentos. “Acredito que teremos um trabalho harmonioso e com bons resultados. Já estivemos reunidos com os comerciantes de pontos fixos, barraqueiros e vendedores ambulantes, repassando todas as informações, inclusive as proibições. Teremos a fiscalização de postura e vigilância sanitária, nos circuitos Zé de Hermes e Aguinaldo Pereira todos os dias de carnaval”, disse Judson Almeida, coordenador de fiscalização. 

A integrante da comissão, Luzeni Santos solicitou atenção especial ao Decreto 32, de 05 de fevereiro de 2019, apontando os quesitos expressos no Art. 08 e 09, que definem as proibições, implicações de infração e apreensões de materiais.

“Temos como missão fiscalizar, mas atentos ao compromisso de fazer com eficiência, tranquilidade e principalmente dentro da legalidade. Todos os comerciantes já receberam as instruções e agora cabe à equipe de fiscalização coibir as irregularidades para garantir a segurança dos foliões”, salientou, Luzeni.

O coordenador da Vigilância Sanitária, Canuto Ayres, afirmou que a fiscalização será para todos os comerciantes e ambulantes durante os cinco dias de festa. “Eles precisam estar com a documentação em mãos para serem apresentadas aos fiscais. Vale tanto para quem vende bebidas como os que vão vender comida. Em caso da não apresentação do alvará e certificação de vistoria, pode ser multado e terá sua mercadoria apreendida”, lembrou o coordenador.

Sobre as bebidas em garrafas de vidro, a assessora jurídica Karoline Kedma alerta que continua a proibição, para garantir mais segurança para o vendedor e os foliões. “No momento que o ambulante chega para se legalizar, ele já é informado que não pode vender bebidas alcoólicas em garrafas de vidro. O certo é vender bebidas em recipientes descartáveis ou plástico. Se algum folião for flagrado com garrafas de vidro no circuito, ele é obrigado a se desfazer daquele produto e isso serve para os ambulantes também”, alertou.

Fonte: DIRCOM/PMB





O prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Oziel Oliveira, acompanhado dos secretários municipais de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, Daniel Álvares e de Trabalho e Assistência Social, Fábio Rocha, entregou na tarde desta sexta-feira (22), 57 coletes a prova de balas para os agentes da Guarda Municipal e três veículos zero quilômetro, sendo um Renault Duster e dois automóveis Fiat Argo para a Secretaria de Trabalho e Assistência Social.

De acordo com o chefe do executivo, foram investidos mais de R$ 44 mil nos coletes a prova de balas e todos os agentes da Guarda Municipal receberão o item de segurança. Já os veículos que serão destinados para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), o Programa Criança Feliz e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) foram investidos aproximadamente R$ 190 mil.




Durante o evento, o prefeito Oziel Oliveira falou para os presentes a importância dos investimentos realizados nas áreas da assistência social e da segurança e sobre os resultados e avanços já alcançados no município.

“A criação do Estatuto da Guarda Municipal foi o primeiro passo dado pela gestão para possibilitar a entrega desses coletes. Para adquirir esse equipamento é um processo burocrático, onde é necessária a autorização do Exército Brasileiro, além do cadastro de cada agente que utilizará o colete”, disse Oziel Oliveira. “E os veículos para a Assistência Social darão ainda mais agilidade para que as nossas equipes atendam com mais eficiência as pessoas que mais precisam”, continuou.



“Nós só temos a agradecer o prefeito Oziel Oliveira! Afinal, foi ele que criou e agora revitalizou a Guarda Municipal de Luís Eduardo Magalhães e hoje nós estamos fazendo a diferença para a segurança da nossa cidade”, comentou o Comandante da Guarda Municipal, Gandis Lopes.

Também prestigiaram as entregas os secretários municipais de Planejamento, Orçamento e Gestão, Varderlino Cândido Rodrigues e de Meio Ambiente e Economia Solidária, Izabel de Paula; o procurador Geral do Município, Teófilo Jerônimo; o Comandante da Guarda Municipal, Gandis Silva Lopes, os vereadores Victor do Ferro Velho, Raimundo Nacional Motos, Guinho e Santil; a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Arlene Lima, além de representantes do Criança Feliz, CREAS e PETI.

Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães

Fonte: ASCOM

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio





Na manhã desta sexta-feira (22), o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Oziel Oliveira, participou de uma Audiência Pública no Fórum da Comarca, que discutiu a primeira etapa da Operação Sossego com músicos locais e proprietários de estabelecimentos de entretenimento.

A audiência promovida pelo Poder Judiciário do município, foi comandada pelo juiz de Direito Titular da 1ª Vara Cível, Dr. Flávio Ferrari e também contou com a participação do promotor de Justiça, Bruno Pinto e Silva; dos secretários municipais de Administração e Finanças, Ricardo Knupp; Segurança, Ordem Pública e Trânsito, Daniel Álvares e de Meio Ambiente e Economia Solidária, Izabel de Paula e pelo presidente da Câmara de Vereadores, Reinildo Nery, que na ocasião, representou todos os vereadores presentes.

Durante o evento, o juiz Dr. Flávio Ferrari, explicou que a Operação Sossego foi dividida em quatro etapas. A primeira para a fiscalização de bares, boates, restaurante e casas de shows e eventos; a segunda para atender as denúncias de moradores que extrapolam o volume permitido em suas residências; a terceira para os comércios que utilizam caixas de som e para os proprietários de carros de som para propaganda volante e a quarta e última, para a fiscalização do volume sonoro emitido por igrejas, templos e instituições religiosas.



O prefeito Oziel Oliveira, em discurso aos músicos, disse que tem ciência que muitos trabalham à noite para que no dia seguinte possam pagar o aluguel ou uma conta de luz, entretanto, as mudanças nos estabelecimentos trarão mais conforto e segurança tanto para os profissionais quanto para os clientes.

O titular da 1ª Vara Civel, Dr. Flávio Ferrari, assim como todos os membros da mesa diretiva, ouviram atentamente as sugestões e as dúvidas dos presentes. Ferrari deixou claro que o problema é o excesso e a falta de respeito com as pessoas que residem próximas aos comércios.

“Ao final de tudo, o que nós estamos buscando é o respeito e o cumprimento da lei! Vou afirmar novamente aqui: nós não estamos proibindo ninguém de ouvir som e muito menos proibindo os estabelecimentos de fazer o uso de música ao vivo. Nós apenas estamos combatendo os excessos, fiscalizando quem não está cumprindo a lei e garantindo a segurança de todos”, disse Ferrari. “Parabenizo os proprietários que já estão regularizando os seus estabelecimentos junto aos órgãos competentes e que também já estão adaptando os seus espaços para receber a música ao vivo”, finalizou.

A próxima audiência pública já está marcada para o dia 26 de fevereiro, às 14h, também no auditório do Fórum da Comarca, onde a operação será discutida junto aos comerciantes que utilizam aparelhos de som em suas lojas e proprietários de carros de som no município.

Fonte: ASCOM, prefeitura de Luís Eduardo Magalhães
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |