Blog Santo Antônio
Notícias

 

Fonte: Grupo Santo Antonio

Obedecendo as normas da Organização Mundial de Saúde, para prevenção ao novo coronavirus, o Sorteio dos 18 anos do Grupo Santo Antonio foi prorrogado para o dia 11 de outubro de 2020 às 16hs em frente ao Hiper Santo Antonio!

Fonte: Grupo Santo Antonio
25
Jun / 2020

A natureza agradece







Final feliz para uma iguana que apareceu em uma casa do bairro Vila Rica, em Barreiras, na tarde desta quarta-feira (24).

O animal aparentemente estava sendo domesticado, até que conseguiu fugir e foi encontrado por um morador. O homem acionou os bombeiros, e o réptil foi levado de volta à natureza, sem ferimentos.

Fonte: 17º GBM

Dados do Ministério da Saúde indicam que a Bahia tem a 7ª menor taxa de mortalidade por Covid-19 entre os 26 estados e o Distrito Federal.

A Bahia aparece com um índice de mortalidade de 10,0 por 100 mil habitantes em um gráfico divulgado pelo Ministério com informações contabilizadas até esta terça-feira (24). O Amazonas é o estado com a maior taxa: 64,8. Ele é seguido pelo Ceará (62,6) e pelo Pará (54,3).

Ao observar a média nacional, apontada como  25,1 por 100 mil habitantes, a Bahia também se destaca por ficar abaixo do índice.

Entre os estados do Nordeste, a Bahia aparece com a menor taxa de mortalidade da região. O Ceará lidera, Pernambuco aparece em segundo com taxa de 45,4 e Alagoas é o terceiro com 27,6. 

O novo boletim da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) informa que o estado acumula, desde o início da pandemia, 51.931 casos confirmados e 1.541 mortes pela doença.

Fonte: Bahia Notícias

A paciente Rozineres Ribeiro de Araújo comemorou muito a alta hospitalar nessa quarta-feira (24) feriado de São João Batista, em Barreiras. Ela é a 13º pessoa curada da Covid-19 após internamento no Pronto Atendimento Coronavírus, situado no Hospital Municipal Eurico Dutra. Depois de receber todo suporte hospitalar orientado por protocolo vigente na Unidade de Saúde, ela evoluiu com melhora clínica evidente.

De acordo com o relatório médico, dona Rozineres foi internada apresentando sintomas respiratórios e febre, testando positivo para Covid-19 após realização do exame RT-PCR. Passado os dias de tratamento e levando em consideração o tempo decorrido desde os primeiros sintomas, há 14 dias, e consequentemente o desaparecimento dos mesmos, a moradora de Barreiras retorna curada para casa.

“Eu quero agradecer primeiramente a Deus e depois esses anjos que me acolheram com muito carinho e atenção. Quando cheguei aqui no Pronto Atendimento pensei que iria morrer, mas hoje retorno para minha casa vitoriosa. Agradeço também aos meus amigos que oraram por mim e também a equipe que prepara a alimentação nessa unidade de saúde. Estou muito feliz”, relatou Rozineres.

O diretor médico do Pronto Atendimento Coronavírus esclarece que devido o crescimento dos casos com a interiorização da pandemia, nos últimos dias a procura por atendimento na unidade têm aumentado para uma média de 40 pessoas por dia, o que trata-se de uma atendimento especializado e atencioso. “Antes tínhamos entre sete a dez atendimentos por dia, atualmente atendemos mais de 40 pessoas devido o aumento gradativo de casos para Covid-19, uma vez que o Pronto Atendimento Coronavírus no Hospital Municipal Eurico Dutra é referência para Barreiras e região Oeste. É importante a população entender que os atendimentos realizados no P. A. Coronavírus requerem uma atenção especial, seguem os protocolos e orientações preconizados pelo Ministério da Saúde, a exemplo da paramentação dos profissionais e o atendimento minucioso no paciente, principalmente os que são prioritários, o que às vezes demanda tempo”, explica Rodrigo Melo.

Segundo o secretário de saúde de Barreiras, é necessário o entendimento de todos em relação às consequências provocadas pela pandemia do novo Coronavírus, respeitando as orientações já apresentadas nos Decretos municipais. “Contamos com uma equipe multiprofissional que está preparada e passa por capacitações constantemente para cuidar dos moradores de Barreiras e da região Oeste acometidos desse novo vírus. A Prefeitura de Barreiras tem voltado toda atenção para esse momento em que todos precisam colaborar, seja com o simples ato de lavar as mãos, usar álcool gel sempre que possível, como também manter o distanciamento social, essas ações evita o contágio da Covid-19 e são importantes para o momento”, pontuou Anderson Vian.

Fonte: DIRCOM/PMB

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Saúde, vem a público informar mais 14 (QUATORZE) NOVOS CASOS POSITIVOS PARA O CORONAVÍRUS no município.

Os casos se referem: dez pacientes do gênero masculino, 22, 22, 36, 40, 40, 40, 44, 53, 59 e 72 anos; quatro pacientes do gênero feminino, 22, 26, 26 e 28 anos. Um dos pacientes é profissional da saúde e foi contaminado no exercício da profissão. Dois outros pacientes tem história de contato com caso positivo. Os demais não referem história de viagem ou contato com caso positivo.

Treze pacientes apresentam sintomas que não indicam necessidade de internação hospitalar e permanecem em isolamento domiciliar obrigatório, monitorados e acompanhados pelo serviço de Telemedicina e pela Vigilância Epidemiológica.

Um dos pacientes encontra-se internado na Unidade de Controle do Coronavírus – UCC de Luís Eduardo Magalhães.

Todos os contatos intradomiciliares permanecem em isolamento domiciliar, monitorados e investigados pelo serviço de Telemedicina e pela Vigilância Epidemiológica.

Ressaltamos que todos os procedimentos tem sido deliberados em consonância com as determinações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Até o momento, Luís Eduardo Magalhães tem 171 (cento e setenta e um) casos confirmados da Covid-19 e um óbito.

Lembramos que a melhor maneira de proteção contra o coronavírus continua sendo o distanciamento social, para que mantenhamos o controle em Luís Eduardo Magalhães, preservando a saúde e a vida dos luiseduardenses.

O vírus está entre nós e não temos como saber quem pode ser portador. Se você puder, fique em casa. Se precisar sair, use máscara.

Felipe Melhem
Secretário Municipal de Saúde.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA


Mesmo sem podermos ter nossas festas juninas tradicionais, podemos ficar em e fazer os deliciosos pratos típicos. Venha para o Grupo Santo Antonio e compre ingredientes de qualidade para sua mesa de São João!

Grupo Santo Antrono, o lugar certo para você e sua família!

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

 

Fonte: Grupo Santo Antonio

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães continua realizando intervenções nas avenidas Tancredo Neves e Paraíso nos bairros Florais Léa e Jardim Paraíso. A construção da ciclovia e da faixa de passeio nos canteiros centrais das vias, está em fase adiantada. A obra faz parte do processo de pavimentação implementado no local.

Na avenida Tancredo Neves o trecho contemplado inicia na rua Itacaré (em frente à Praça da Bíblia) e segue até a rua 25 de Dezembro, compreendendo 2.800 metros de extensão. Já na avenida Paraíso, a construção vai da rua Rui Barbosa (em frente ao Clube Rio das Pedras) e vai até a marginal da BR 242, totalizando 1.200 metros de extensão.

Ao todo, a área para caminhada e ciclovia é de 13.356,29 m², com as pistas se encontrando na rótula das avenidas Tancredo Neves com a Paraíso.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Marciano Pauletti, a execução de projetos importantes como este, garantem a melhoria da qualidade de vida da população e reiteram o comprometimento com as obras necessárias para o município. 

"Essas obras também são fundamentais para as práticas esportivas e o lazer dos moradores das áreas próximas. Desde que essas avenidas foram pavimentadas, elas já estão sendo utilizadas para caminhadas, passeios familiares e lazer com bicicletas. A partir de agora, as famílias vão ter um espaço adequado e seguro para desenvolver essas atividades", comentou Marciano Pauletti

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Proporcionar qualidade de vida através da infraestrutura da cidade tem sido um dos objetivos alcançados constantemente pela Prefeitura de Barreiras, que através do Projeto Pavimenta Barreiras, considerado o maior projeto de pavimentação asfáltica do Nordeste, nos últimos quatro anos vem transformando a infraestrutura asfáltica da cidade, o que contribui positivamente na mobilidade urbana e no reordenamento do trânsito.

Desde 2017, o Bairro Vila Amorim é contemplado com essas mudanças estruturais que incluem ainda transformações na educação e na saúde do bairro. Os investimentos tiveram início com a pavimentação das ruas que ficam ao lado direito da Rua Otacílio Franca, a principal no bairro. As ruas João Paulo II, Doná Cruz, Maiso Leite e as travessas I e II, Cosme e Damião, Otacílio Franca e travessa, Eduardo Macêdo, rua 22 e 33 receberam pavimentação asfáltica pela primeira vez.

Atualmente, equipes da Secretaria de Infraestrutura estão realizando a requalificação asfáltica nas Ruas Antônio da Cruz e Itapemirim. A Travessa João Paulo II já teve a requalificação concluída. “A Prefeitura de Barreiras está com equipes empenhadas em diversos bairros simultaneamente, como na Morada Nobre, Antônio Geraldo, Recanto dos Pássaros e Vila dos Soldados realizando pavimentação e requalificação asfáltica. Toda essa atenção se somam a tantas outras obras significativas, que têm mudado a vida de milhares de barreirenses por meio das intervenções estruturais”, pontuou o secretário de Infraestrutura e Obras, João Sá Teles.

Saúde e Educação: Dentro da programação dos 129 anos de emancipação política, a Prefeitura de Barreiras também entregou totalmente reformada a Unidade de Saúde Antônia Zélia, para a comunidade da Vila Amorim. No local é ofertado diariamente atendimento médico, odontológico, além de procedimentos como pré-natal, curativos, vacinação, acompanhamento com enfermeiros e técnicos de enfermagem para mais de 2.600 famílias.

Outra conquista comemorada pelos moradores do Bairro Vila Amorim e de bairros circunvizinhos foram as entregas da Escola Municipal Alberto Amorim, que foi requalificada e ampliada, e o primeiro Centro Municipal de Educação Infantil Rosália Silva de Carvalho, com a capacidade para atender mais de 200 crianças. A creche oferece espaço educativo, sala de leitura, laboratório de informática, anfiteatro, pátio para diversão e refeitório.

Fonte: DIRCOM/PMB

Através do Projeto Saúde humanizada, a Prefeitura de Barreiras está concluindo a construção da primeira Unidade de Saúde no Cerradão, distante 70 km da sede. Construída com recursos próprios do município, a nova unidade de saúde beneficiará mais de 2 mil pessoas com consultas médicas, odontológicas, acompanhamento de enfermagem, pré-natal, preventivo, marcação de exames, dentre outros atendimentos.

Com 80% das obras já executadas, as equipes que trabalham na linha de frente da construção iniciaram a fase de acabamento, o que deixa dona Diolina Jacinto dos Santos, moradora há seis anos na comunidade, ainda mais ansiosa pela inauguração. “Eu agradeço muito por essa construção, não imaginávamos que seríamos alcançados com essas obras que têm chegado nessa gestão. Estamos muito felizes e agradecidos porque em breve teremos atendimento médico em nossa comunidade, pela primeira vez”, disse.

Em 2018, a Prefeitura de Barreiras entregou a Escola Municipal Adroaldo Fernandes de Morais totalmente reformada na localidade que passou a atender também em tempo integral os estudantes das comunidades: Cachoeira do Acaba Vida, Mata da Cachoeira, Assentamento Santa Rita, Fazenda Triunfo, Estrada do Café, Rio de Pedras, Povoado Cajuerama, Fazenda Iza, Fazenda Blan, Anel da Soja e o Povoado da Ponta D’Água. Já em 2019, a comunidade recebeu a primeira quadra poliesportiva anexa à Escola Municipal Adroaldo Fernandes de Morais para realização das atividades esportivas e também disponível ao público para realização de eventos na comunidade.

Os novos equipamentos de lazer e atendimento médico direcionados aos moradores do Cerradão, estão inclusos nos objetivos da Administração Municipal que é de estabelecer equidade nas transformações positivas do município, na sede e zona rural. “Estamos trabalhando desde o início da nossa gestão por uma cidade cada vez melhor e cada vez mais nossa, temos elevado a autoestima da população no campo e na cidade, através de obras em todas as áreas da gestão, principalmente na saúde e educação. Em breve, entregaremos mais essa importante obra para a comunidade, o que irá viabilizar os atendimentos e acompanhamento médico aqui mesmo, reduzindo os deslocamentos para Barreiras”, pontuou Zito Barbosa.

Fonte: DIRCOM/PMB

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Saúde, vem a público informar mais 10 (DEZ) NOVOS CASOS POSITIVOS PARA O CORONAVÍRUS no município.

Os casos se referem: quatro pacientes do gênero masculino, 13, 38, 44 e 57 anos; seis pacientes do gênero feminino, 05, 21, 23, 37, 45 e 63 anos.

Três dos pacientes tem história de contato com caso positivo, um relata história de viagem recente. Os demais pacientes não referem história de viagem ou contato com caso positivo.

Todos apresentam sintomas que não indicam necessidade de internação hospitalar e permanecem em isolamento domiciliar obrigatório, monitorados e acompanhados pelo serviço de Telemedicina e pela Vigilância Epidemiológica.

Todos os contatos intradomiciliares permanecem em isolamento domiciliar, monitorados e investigados pelo serviço de Telemedicina e pela Vigilância Epidemiológica.

Ressaltamos que todos os procedimentos tem sido deliberados em consonância com as determinações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Até o momento, Luís Eduardo Magalhães tem 157 (cento e cinquenta e sete) casos confirmados da Covid-19 e um óbito.

Lembramos que a melhor maneira de proteção contra o coronavírus continua sendo o distanciamento social, para que mantenhamos o controle em Luís Eduardo Magalhães, preservando a saúde e a vida dos luiseduardenses.

O vírus está entre nós e não temos como saber quem pode ser portador. Se você puder, fique em casa. Se precisar sair, use máscara.

 

Fonte: Felipe Melhem Secretário Municipal de Saúde.

A Prefeitura de Barreiras informa que o feriado municipal do dia 24 de junho não sofreu alteração em decorrência da Lei Estadual nº 14.267, de 23 de maio de 2020, regulamentada pelo Decreto Estadual nº 19.722, de 22 de maio de 2020, que “estabeleceu medidas complementares de prevenção ao contágio e de enfrentamento da propagação do novo coronavírus, causador da COVID-19”.

Assim, o município preservará o feriado de 24 de junho, quarta-feira próxima, por ser o dia do padroeiro da cidade e compor o ciclo dos feriados municipais, conforme Calendário Municipal 2020 (Diário Oficial do Município de 02/01/20).

Barreiras-BA, 23 de junho de 2020.

Prefeitura de Barreiras
Capital do Oeste

Fonte: DIRCOM/PMB

A pesquisa EPICOVID19-BR, que estima a proporção de casos de infecção por coronavírus no Brasil, iniciou nova etapa neste domingo (21), com a meta de realizar 33.250 testes rápidos e entrevistas em Barreiras e em mais 132 cidades de todos os estados do país. Cerca de 2,6 mil pesquisadores do IBOPE Inteligência vão às ruas, nos dias 21, 22 e 23 de junho, para visitar residências e convidar 250 moradores a realizar testes rápidos para o coronavírus em cada uma das cidades incluídas na pesquisa.
 
“É fundamental que a população aceite participar da pesquisa. Em cada cidade, por exemplo, é preciso realizar pelo menos duzentos testes, para que possamos apresentar estimativas sobre a real dimensão da Covid-19. Além de contribuir com o esforço coletivo de enfrentamento da pandemia, o participante tem a oportunidade de realizar o exame e saber o resultado na hora”, diz a epidemiologista Mariângela Freitas da Silveira, integrante da coordenação do estudo.
O Estudo de Prevalência da Infecção por Covid-19 no Brasil (EPICOVID19-BR), coordenado pela Universidade Federal de Pelotas com financiamento do Ministério da Saúde, é o maior levantamento populacional do mundo a estimar a prevalência de Covid-19. A segunda etapa da pesquisa apresentou evidências inéditas sobre a velocidade de expansão do coronavírus em 83 cidades do país. A proporção de pessoas que já contraíram o vírus no Brasil aumentou em 53% no período de duas semanas entre a primeira etapa, realizada de 19 a 21 de maio, e a segunda, de 4 a 5 de junho. Os dados mais recentes também mostram que, para cada diagnóstico confirmado, existem ao redor de seis casos reais não notificados na população. Para se ter uma ideia, as estimativas somam mais de 1,7 milhão de pessoas que têm ou já tiveram o coronavírus, contra o total de 296.305 casos notificados em 120 cidades brasileiras na véspera do segundo levantamento da pesquisa.

Como funciona a pesquisa?

O estudo inclui a cidade mais populosa de cada uma das 133 sub-regiões definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o território brasileiro. A seleção das residências e das pessoas que serão entrevistadas e testadas ocorre por meio de um sorteio aleatório, utilizando os setores censitários do IBGE como base.

Para o exame, os pesquisadores coletam uma gota de sangue da ponta do dedo do participante, que será analisada pelo aparelho de teste em aproximadamente 15 minutos. Enquanto aguarda o resultado, o participante responde a perguntas sobre sintomas da Covid-19 nas últimas semanas, busca por assistência médica e rotina em relação às medidas de prevenção e isolamento social. Em caso de resultado positivo, os profissionais comunicam a Vigilância Epidemiológica local.

Pesquisa disponibiliza canais de informação sobre visitas

Os pesquisadores que realizam as visitas estão identificados por crachá do IBOPE Inteligência e utilizam os equipamentos de proteção individuais (EPIs): máscaras, toucas, aventais, sapatilhas (todos descartáveis), óculos de proteção e luvas. Todos os profissionais são testados e apenas aqueles que tiverem resultado negativo realizam as visitas domiciliares. O estudo tem aprovação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa e cumpre todos os requisitos de segurança necessários, para proteger os pesquisadores e a população.

Em caso de dúvidas, os participantes podem entrar em contato para esclarecimentos sobre as visitas às casas pelos telefones 0800-800-5000, (11) 3335-8583, (11) 3335-8606; (11) 3335-8610, ou pelos e-mails pesquisa.covid-19@ufpel.edu.br e pesquisa.covid-19@ibopeinteligencia.com.
Fonte: Ibope

O transporte intermunicipal será suspenso em Abaré, América Dourada, Andaraí, Apuarema, Caém, Capela do Alto Alegre, Dom Basílio, Ipecaetá, Morpará, Queimadas, Quixabeira, Santa Teresinha, São Felipe e Várzea Nova a partir de quarta-feira (24). A decisão, que foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta terça (23), tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana.

Ficam proibidas nesses municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. Também continuam suspensas, até o dia 6 de julho, a circulação, a saída e a chegada de ônibus interestaduais no território baiano.

O decreto ainda autoriza a retomada do transporte intermunicipal em Angical, Anguera, Barra do Mendes, Belo Campo, Carinhanha, Chorrochó, Correntina, Formosa do Rio Preto, Guajeru, Ibipitanga, Jacaraci, Jussari, Malhada, Nova Fátima, Pilão Arcado, Serra do Ramalho e Tanhaçu, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.

Fonte: Política Livre

 

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio

Cerca de 1,9 milhão de beneficiários do Bolsa Família com Número de Identificação Social (NIS) final 4 recebem hoje (22) a terceira parcela do auxílio emergencial. Os integrantes do programa começaram a receber a terceira parcela na última quarta-feira (17). Os primeiros a receber foram os beneficiários com NIS final 1.

Os repasses de R$ 600 a R$ 1.200 obedecem ao calendário habitual do programa até 30 de junho.

O auxílio emergencial é parte das ações do governo federal para reduzir os impactos socioeconômicos causados pela pandemia de covid-19.

Confira calendário de pagamento para beneficiários do Bolsa Família:

Data Nº. de beneficiados Último dígito do NIS
18 de junho 1.926.557 dígito 2
19 de junho 1.923.492 dígito 3
22 de junho 1.924.261 dígito 4
23 de junho 1.922.522 dígito 5
24 de junho 1.919.453 dígito 6
25 de junho 1.921.061 dígito 7
26 de junho 1.917.991 dígito 8
29 de junho 1920.953 dígito 9
30 de junho 1.918.047 dígito 0
Fonte: Agência Brasil

Equipe do 17° Grupamento de Bombeiros Militar (17°GBM) de Barreiras, resgataram uma Burra e um Potro que caíram dentro de um bueiro de cerca de dois metros, na manhã deste domingo (21) no Loteamento Parque da Cidade, em Barreiras.

Por conta das dimensões do boeiro, os bombeiros tiveram muito trabalho e cautela para não machucar mais ainda os animais. A operação durou mais de 1h.

Os Militares precisaram utilizar materiais de salvamento em altura e um tripé para poder içar (puxar) a Burra e o Potro até a superfície.

Os animais apresentavam escoriações.

Fonte: /17º Grupamento de Bombeiros Militar
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |