Blog Santo Antônio
Notícias

O Governo do Estado, por meio do Programa Bahia Sem Fome, iniciou nesta quarta-feira (22) a distribuição de mais 20 toneladas de alimentos para as famílias afetadas pelas chuvas em Bom Jesus da Lapa. Mil cestas básicas e mil garrafas de 1,5 litro de água mineral começaram a ser entregues, ampliando o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade. Esta ação faz parte de um esforço do governo estadual, através de suas diversas secretarias e órgãos, para atender às necessidades emergenciais da população.

Além da distribuição de alimentos e água, a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) executa a limpeza e desobstrução da lagoa do bairro Beira Rio, que acumulou grande volume de água devido às chuvas. Os trabalhos incluem a remoção de vegetação e solo mole, utilizando escavadeiras hidráulicas, caminhões basculantes e mão de obra especializada. O objetivo é permitir o escoamento da água para o ponto mais baixo da lagoa, facilitando a atuação das bombas de drenagem operadas pela Embasa. Um gerador foi instalado para garantir o funcionamento contínuo das bombas, mesmo em caso de falta de energia elétrica.

A Embasa também participa das ações enviando equipes técnicas e equipamentos para a drenagem dos alagamentos e o restabelecimento do sistema de esgoto. Bombas flutuantes foram instaladas para retirar a água acumulada nas ruas, sendo que um segundo aparelho flutuante foi instalado para acelerar a sucção e transposição da água da lagoa. Além disso, cinco caminhões de sucção e jateamento realizam a limpeza das casas inundadas e das vias públicas. Para acelerar a drenagem da lagoa, foi instalada uma bomba estacionária com capacidade de 300 mil litros por hora.

Técnicos da Defesa Civil Estadual (Sudec) estão em Bom Jesus da Lapa dando suporte à população local. Hoje, a equipe do órgão, em conjunto com a Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), realizou uma avaliação das casas afetadas e prestou auxílio à Secretaria de Saúde (Sesab) nas visitas às residências que sofreram danos devido às chuvas. A partir de quinta-feira (23), a Sudec dará início a uma força-tarefa para distribuir alimentos e kits de limpeza. Além disso, o Corpo de Bombeiros auxiliou nas operações de limpeza das ruas e realizou sobrevoos para monitorar as áreas afetadas.

A Secretaria da Administração (Saeb) também se mobilizou, com a equipe do SAC auxiliando a Prefeitura Municipal no levantamento das pessoas que precisam de emissão de documentos e registros civis.

Fonte: GOV BA

Os moradores dos bairros Novo Paraíso 1 e 2 foram recebidos pelo Secretário de Segurança João Paulo para tratar sobre esse importante assunto! 

Por ser uma cidade extremamente próspera, LEM está cada dia mais visada e com uma população em franco crescimento, faz com que esse importante tema seja tratado constantemente entre a comunidade e os órgãos de segurança.

O trabalho em conjunto visa tornar a cidade ainda mais segura e atrativa para as pessoas de bem!

Estiveram na reunião com o Secretário de Segurança João Paulo, os moradores, Bárbara Dôco, Rodrigo Carvalho, Marcos Berardo e Filho Abreu. 

Eles parabenizaram a gestão municipal pela pronta disponibilidade!

Fonte: Secretaria de Segurança de LEM

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, promoveu, nesta quarta-feira (22), no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, um encontro voltado para ambulantes, expositores de bebidas e comidas, donos de bares, restaurantes e empresários do comércio de rua.

O evento, que visa apresentar as atualizações nos procedimentos de uso e ocupação dos espaços públicos, garantindo uma organização eficiente e segura durante a realização do Barreiras Folia 2025, teve a participação da secretária de Indústria, Comércio e Serviços, Moriá Hummel; presidente da CDL, Giovane Zorzo; subsecretária Cristiane Pacheco; secretário administrativo, Durval Borges e a assessora Pollyceia Oliveira.

Durante o encontro, os participantes receberam orientações detalhadas sobre as regras para atuar nos espaços públicos, incluindo: preferência para os comerciantes locais, necessidade da documentação atualizada, preferência para pessoa jurídica e ainda, sobre as áreas permitidas. Também foi destacado que todo procedimento, inclusive espaço, quantidade e preços serão disciplinados via Decreto que será publicado posteriormente.

Conforme informações da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, as informações sobre valores de licenciamento e requisitos legais para evitar autuações e perda de produtos também estarão contidos no Decreto, inclusive as regras de fiscalização.

“Além da apresentação das normas e requisitos, a reunião foi uma oportunidade para que os comerciantes tirassem as dúvidas sobre a regulamentação e pudessem se preparar com antecedência para a festa. A organização do comércio de rua é essencial para garantir o sucesso do evento, oferecendo um ambiente estruturado tanto para os trabalhadores quanto para os foliões”, pontuou Moriá Hummel, secretária municipal de Indústria, Comércio e Serviços.

Fonte: Dircom, Prefeitura de Barreiras

Nesta terça-feira (21), o secretário de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transportes de Barreiras, Bruno Castro, acompanhado pelo fiscal da obra, o engenheiro Marcus Penalber, realizou uma visita técnica à obra de esgotamento sanitário que está em andamento no bairro Morada Nobre II. O projeto, que faz parte de um investimento superior a 24 milhões de reais, é executado pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (Embasa), por meio da empresa Honda Construtora Ltda, e irá proporcionar mais qualidade de vida aos moradores do bairro e sustentabilidade ao município.

Os detalhes técnicos do empreendimento foram apresentados pelo assistente em saneamento da Embasa, Vagner Pereira, que destacou a nova fase da obra, incluindo a implantação de rede coletora, ramais prediais e estações elevatórias no bairro Morada Nobre. No total, serão implantados 33.256 metros de rede coletora e realizadas 4.371 novas ligações.

“Com essa obra, vamos alavancar o percentual de atendimento de esgotamento sanitário em Barreiras de 79% para 86%. Há 15 anos, Barreiras era uma cidade completamente diferente, isso mudou muito graças aos serviços realizados, especialmente, na área de infraestrutura. O saneamento é fundamental para a saúde da população e após a conclusão desta obra, os moradores terão um prazo de 90 dias para fazer a ligação adequada na nova rede de esgotamento”, destacou Vagner Pereira, assistente em saneamento da Embasa.

Segundo Bruno Castro, a obra representa um marco para o bairro e depois de concluída, o município poderá fazer intervenções na infraestrutura das ruas do Morada Nobre, como a pavimentação asfáltica. “Essa visita técnica é fundamental para acompanharmos o andamento das obras de esgotamento que já estão 70% concluídas. É uma obra de extrema importância para a população, pois ainda há ruas no bairro que não podem ser asfaltadas por falta de rede de esgoto. Concluindo o saneamento, teremos condições de avançar com o asfalto, melhorando a mobilidade urbana e a qualidade de vida dos moradores em todos os sentidos, reafirmando o compromisso do prefeito Otoniel Teixeira com a infraestrutura e o bem-estar da população”, pontuou Bruno Castro, secretário de Infraestrutura.

Outro ponto positivo destacado pelo secretário é a metodologia adotada pela empresa, que garante a abertura e o fechamento das escavações no mesmo dia. Estiveram presentes durante a visita os inspetores do CREA/BA, diretores da Associação dos Engenheiros do Oeste da Bahia – ASSEOB, e representantes da Honda Construtora.

Fonte: Dircom, Prefeitura de Barreiras

No início da noite desta quarta-feira, 22 de janeiro, por volta das 18h40, um grave acidente de trânsito envolvendo um VW Golf e um caminhão Sedex resultou na morte de Jeferson da Silva Bonfim, de 20 anos, na BR-242, em frente ao complexo da Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães.

De acordo com o condutor da carreta, que seguia no sentido do centro da cidade, o veículo Golf invadiu repentinamente a contramão e colidiu frontalmente com o cavalo mecânico. “Quando eu vi, o carro já estava em cima. Falei para o meu colega: ‘Vai bater! Vai bater!’”, relatou o motorista ao repórter Weslei Santos.

O passageiro do caminhoneiro confirmou o relato, acrescentando que estava mexendo no celular e só percebeu o impacto quando levantou a cabeça.

Com a força da colisão, ambos os veículos saíram da pista e o carro menor teve o motor arrancado. O caminhoneiro, que havia partido de Salvador com destino a Brasília, permaneceu no local, realizou o teste do etilometro, e o resultado foi negativo para consumo de álcool. "Eu tentei evitar, mas não consegui" concluiu ele.

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionadas, mas, ao chegarem ao local, apenas puderam constatar o óbito de Jeferson.

O corpo de Jeferson foi retirado das ferragens pelo Corpo de Bombeiros.

A Polícia Técnica realizou a perícia no local e removeu o corpo da vítima para o Instituto Médico Legal (IML) de Barreiras. A morte de Jeferson foi lamentada por amigos e conhecidos, que destacaram sua dedicação ao trabalho.

Fonte: Reportagem de Weslei Santos/ Blog do Sigi Vilares

Fonte: Grupo Santo Antonio

Fonte: Grupo Santo Antonio



Fonte: Grupo Santo Antonio

Nesta quarta-feira (22), das 7h30min às 16h, a Aiba realizará uma importante ação de reflorestamento de 1,5 hectares de Área de Preservação Permanente (APP) da Nascente da Aroeirinha, localizada no município de Cristópolis. A iniciativa da entidade agrícola contará com a parceria da Prefeitura Municipal e o PrevFogo Bahia.

A ação faz parte do Projeto Nascentes do Oeste, e a meta é promover o plantio de mais de 1000 mudas e 5 kg de sementes de árvores nativas do Cerrado, contribuindo para a recuperação ambiental e preservação da nascente. 

A nascente fica a 25 km da sede do município e a ação irá impactar 85 pessoas que moram nas proximidades da nascente.

O momento contará com participação de autoridades locais, como do diretor e técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e de Meio Ambiente, além de moradores das imediações da nascente.

Serviço:

Evento: Ação de Reflorestamento na Área de Preservação Permanente (APP)

Data: 22 de janeiro de 2025

Local: Nascente da Aroeirinha, localizada no município de Cristópolis

Como chegar: O acesso a área onde será reflorestada será por meio da BR 242, sentido Cristópolis, e a maior parte do percurso é de asfalto. Após passar do município, entrará à esquerda na localidade de Água Doce e seguirá por cerca de 9 km em estrada de chão.

Fonte: Ascom Aiba

O repórter Weslei Santos entrevistou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Luís Eduardo Magalhães, Nei Vilares, que destacou importantes ações da pasta voltadas para grandes e pequenos empresários, além dos vendedores ambulantes do município. Durante a conversa, Nei revelou que está em construção um camelódromo ao lado da Caixa Econômica Federal, na Rua Pernambuco, no centro da cidade.

A iniciativa da gestão municipal promete organizar o comércio ambulante da região, oferecendo melhores condições de trabalho para os vendedores e facilitando o tráfego no local. "Queremos tirar essas pessoas da informalidade e trazê-las para um espaço amplo, refrigerado e protegido do sol e da chuva. Estamos conversando com essas pessoas para garantir todo o acompanhamento necessário", afirmou Nei.

Segundo o secretário, as obras estão a todo vapor, e ele pretende vistoriar o local em breve. No entanto, a inauguração ainda não tem uma data definida. Cerca de 50 boxes serão disponibilizados no camelódromo, que está estrategicamente localizado no centro comercial da cidade.

Weslei Santos também foi às ruas e conversou com o representante dos ambulantes, o Sr. Iran. Ele expressou otimismo com a iniciativa e destacou que o novo espaço será um ponto estratégico para o comércio ambulante. "Os ambulantes estão animados para mudar para o novo ambiente. A localização é privilegiada, e esperamos que isso traga ainda mais oportunidades para todos", declarou Iran.

Com o camelódromo, a expectativa é melhorar tanto para os ambulantes quanto para os moradores e lojistas da região, que muitas vezes enfrentam dificuldades para estacionar devido à ocupação dos estacionamentos. A novidade promete transformar o centro da cidade e valorizar o comércio local.

Não só os ambulantes da rua Pernambuco mas de outras ruas da cidade serão beneficiados.

Continue acompanhando nosso blog para mais informações sobre essa e outras notícias de Luís Eduardo Magalhães.

Fonte: Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares

Na tarde de segunda-feira, 20, por volta das 14h, no povoado de Morrão, zona rural de São Desidério.
 
A 85ª CIPM, foi acionada via telefone funcional informando que haviam encontrado o corpo de uma criança nos fundos de uma casa na localidade. Ao chegar, o local foi isolado e preservado o local onde o estava o corpo.
 
De acordo com informações policiais, um menor de 14 anos, havia chamado seu irmão para o fundo da residência, para abusar sexualmente do mesmo. Falou que o menor ao passar pela cerca de arame o mesmo tomou um choque. Confessou também que já havia abusado do seu irmão e da sua irmã outras vezes e que sua genitora sabia dos fatos.
 
Com a chegada do Departamento de Polícia Técnica, a perícia fez testes na cerca de arame ao lado de onde estava o corpo de Thallys de 6 anos, e constatou que estava passando corrente elétrica, que após desligada a equipe do DPT fez a retirada do corpo. Em relação ao menor, a Polícia Civil o conduziu até a delegacia de São Desiderio para adoção de medidas cabíveis.
 
A investigação e perícia investiga o caso e a suspeita que a morte do garoto, tenha sido pelo choque elétrico de forma acidental na cerca.
Fonte: Com informações da 85ª CIPM

Por determinação do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, secretarias e órgãos estaduais estão enviando equipamentos e mantimentos para atender emergencialmente vítimas das chuvas que atingem Bom Jesus da Lapa. As medidas visam garantir a segurança, saúde e assistência à população afetada.

Na área da saúde, equipes da Vigilância Sanitária foram reforçadas para orientar as famílias sobre a limpeza das residências e a prevenção de doenças decorrentes dos alagamentos. A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) já mobilizou equipamentos para a cidade, incluindo uma escavadeira hidráulica, uma pá carregadeira e uma retroescavadeira, que serão utilizados na limpeza das ruas assim que o nível da água baixar. O monitoramento hidrológico da Bacia do Rio São Francisco aponta que o nível do rio atingiu 7,66 metros, exigindo ações constantes para minimizar os impactos. Além disso, será feita a limpeza da lagoa da cidade.

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) está direcionando bombas flutuantes para a sucção da água acumulada nas ruas e, a partir desta terça-feira (21), enviará dois caminhões para sucção e jateamento, além de um conjunto moto-bomba estacionário com capacidade de 300 mil litros por hora e os respectivos equipamentos necessários para o acionamento.

O Corpo de Bombeiros, que já atua na região e está de prontidão para atender a qualquer ocorrência, recebeu o reforço de 30 profissionais e enviará um helicóptero para ampliar as operações de resgate e suporte à população.

A Secretaria da Administração (Saeb) programou o envio da carreta do SAC Móvel nos próximos dias para atender à população que perdeu documentos devido à enchente. Estima-se a realização de 170 atendimentos por dia para emissão de documentos.

Necessidades básicas

Para atender às necessidades básicas da população, o Programa Bahia Sem Fome está encaminhando 20 toneladas de itens essenciais para a região. Serão distribuídas mil cestas básicas e mil garrafas de 1,5 litro de água mineral, reforçando a segurança alimentar das famílias vulneráveis.

O 20° Grupamento de Bombeiros Militares (GBM), em Bom Jesus da Lapa, conduz uma campanha de arrecadação de donativos para ampliar o suporte às famílias atingidas.

A Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) já enviou um caminhão com 458 cobertores, 378 colchões de solteiro, 40 colchões de casal e 500 kits de higiene pessoal. Outra remessa, com 350 cestas básicas e 350 kits de limpeza, está sendo encaminhada.

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) destinou R$ 91 mil para cofinanciamento de ações de proteção social, como aluguel provisório e acolhimento emergencial das famílias afetadas. Além disso, 500 cestas de alimentos estão sendo distribuídas na região e em outros municípios em situação de emergência.

Fonte: GOV BA

O prazo de inscrição para os cursos técnicos gratuitos voltados a quem já concluiu o Ensino Médio termina nesta quinta-feira (23). Ofertadas pela Secretaria da Educação (SEC), as formações são uma oportunidade ímpar para um aprendizado profissional de qualidade em instituições da rede pública estadual. Ao todo, são 13.055 vagas e 39 cursos técnicos, distribuídos em 96 municípios dos 27 Territórios de Identidade. As inscrições devem ser realizadas no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

Na sexta-feira (24), acontecerá a seleção por meio de um sorteio eletrônico, cujos resultados serão divulgados nesse mesmo dia. As vagas serão destinadas, prioritariamente, aos estudantes que finalizaram o Ensino Médio na rede pública ou em escolas privadas como bolsistas integrais. Vale destacar que é destinada apenas uma única vaga por candidato, sendo que a última inscrição registrada será a válida.

Os cursos ofertados são de áreas como Administração, Serviços Jurídicos, Finanças, Recursos Humanos, Nutrição e Dietética, Análises Clínicas, Manutenção e Suporte em Informática, Logística, Desenvolvimento de Sistemas e Enfermagem, entre outras. A matrícula dos contemplados será nos dias 27 e 28 de janeiro, na unidade escolar para a qual o candidato foi selecionado. Para garantir a vaga, é necessário apresentar documentos como Histórico Escolar, RG, CPF, comprovante de residência e carteira de vacinação atualizada. 

Em caso de desistência ou não comparecimento dos contemplados no sorteio de vagas, a SEC redistribuirá as vagas residuais entre os candidatos do cadastro reserva, no período de 29 e 31 de janeiro. O início das aulas está marcado para o dia 10 de fevereiro próximo. Dúvidas sobre o processo de inscrição e matrícula devem ser encaminhadas para o e-mail sorteioeletronico.suprot@enova.educacao.ba.gov.br.

Cronograma do Processo Seletivo 2025

* Período de inscrições: até  23/01

* Sorteio Eletrônico: 24/01

* Divulgação do Resultado: 24/01

* Matrícula dos candidatos contemplados: 27 e 28/01

* Convocação dos candidatos do cadastro reserva: 29 a 31/01

* Início das aulas: 10/02.

Fonte: Ascom/SEC

 

Na noite de ontem (20), Manoel Martins Moura Dias, de 26 anos, foi morto na rua Suruí, no bairro Mimoso II, em Luís Eduardo Magalhães. De acordo com informações repassadas pela família à Polícia Militar, o jovem possuía várias passagens pela polícia, incluindo registros por furto e tráfico de drogas.

Manoel havia retornado de Dianópolis, no estado do Tocantins, por volta das 19h. Pouco tempo depois de chegar, ele foi abordado e executado. A Polícia Civil investiga o caso com o objetivo de identificar os autores e entender a motivação do crime.

Fonte: Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares

Economistas ouvidos pela CNN apontam risco inflacionário de política comercial do republicano e reflexos na balança comercial

política comercial que será adotada por Donald Trump como presidente dos Estados Unidos segue em destaque no radar de preocupações da economia mundial.

Empossado nesta segunda-feira (20), o republicano voltou a sinalizar que irá “estabelecer tarifas e impostos sobre os outros países para enriquecer os nossos cidadãos”.

O impacto de uma política tarifária mais dura nos EUA seria de redução nas exportações ao país, e essa é uma preocupação que também é compartilhada pelos brasileiros.

“Duvido que o Brasil escape de receber restrições na exportação de produtos metalúrgicos e siderúrgicos [por exemplo]. Já teve esboço disso no primeiro [mandato de] Trump, e agora vai vir pra valer”, avaliou ao CNN Money Otaviano Canuto, ex-diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI) e ex-vice-presidente do Banco Mundial.

“Quando Trump fala em estrangeiros pagarem as tarifas em compensação por outros benefícios que a economia americana concede, tenho uma suposição de que, na hora que a tarifa é implementada, tem uma valorização do dólar que mantém o preço em dólar do produto importado. O ônus acaba sendo sobre o exportador, que recebe bem menos do que sem as tarifas.”

 

Inflação e juros

Ainda restam dúvidas sobre a maneira como será de fato a política comercial adotada por Trump. O presidente dos EUA planejava algo em torno de 100 novos decretos para sua posse, porém sem se direcionar à questão tarifária.

Ainda assim, algumas consequências da aplicação dessas cobranças parece clara aos economistas. “O mais provável é que as tarifas levam a choques de preços domésticos”, disse o ex-vice-presidente do Banco Mundial.

O efeito direto de uma inflação persistente no país seria de o Federal Reserve (Fed) ter que manter prolongar o período de juros altos.

As autoridades do banco central norte-americano já sinalizam que estão em alerta para os impactos da política do republicano.

“A redução do Fed não vai ocorrer na mesma velocidade que ocorreria com um governo democrata. Isso impacta em investimentos, capital migra para esses países que pagam mais”, afirmou pontuou Joelson Sampaio, professor da Fundação Getulio Vargas (FGV).

 

Balança comercial

Em 2024, o Brasil superou pela primeira vez a marca de US$ 40 bilhões em exportações aos EUA. Apesar de ainda deficitário, o resultado mostra aumento de ganho do lado brasileiro.

No ano passado, o saldo ficou negativo em US$ 253 milhões, ante US$ 1 bilhão em 2023 e US$ 14 bilhões em 2022.
 

A maioria dos exportados são bens oriundos da indústria de transformação — como produtos de ferro e aço —, equipamentos e partes de aeronaves, além de celulose.

O setor é responsável por 78% das vendas aos EUA. Petróleo — o item mais vendido, com 14% das exportações —, combustíveis e café também figuram entre os principais destaques.

É nestes números onde os economistas ouvidos pela CNN apontam os principais impactos de um novo governo Trump.

“Os Estados Unidos são um parceiro muito estratégico para o Brasil. A dificuldade de exportarmos será o impacto mais direto [de sua política comercial]”, pontuou Sampaio.

China

Sampaio ainda destaca um potencial impacto indireto das tarifas de Trump. Neste caso, a China é peça central na medida.

Em 2024, o gigante asiático foi responsável por 28% das exportações do Brasil.

O republicano já havia anunciado anteriormente que pretendia taxar os produtos oriundos do país asiático, numa escala ainda mais dura que a pensada para outras economias.

Caso o plano acabe vigorando, avalia-se a possibilidade de esfriamento na economia chinesa — refletindo no Brasil.

“Se a China exporta menos para os Estados Unidos, vai demandar menos produtos do Brasil, uma vez que a economia desacelera. São impactos indiretos, mas uma política desse tipo não teria impacto só local, impactaria a balança do Brasil com outros países também”, pontuou o economista da FGV.

Outro alerta que os economistas acendem é o de se instalar uma guerra comercial entre os EUA e os países alvo de suas taxações.

“Esse jogo de ação e retaliação, é uma disputa que, no limite, leva à perda de todo mundo, mesmo que no curtíssimo prazo os Estados Unidos pareçam ganhar”, afirmou Otaviano Canuto ao CNN Money.

 
Fonte: CNN Brasil

 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na segunda-feira (20) que ainda pretende seguir adiante com uma tarifa geral de 25% sobre produtos mexicanos e canadenses.

As tarifas, se promulgadas, podem prejudicar as carteiras dos residentes dos EUA, especialmente considerando que México e Canadá são dois dos três principais parceiros comerciais dos EUA. Coletivamente, eles foram responsáveis ​​por 30% do valor de todos os bens que os EUA importaram em 2024.

 

Embora Trump afirme que os exportadores estrangeiros pagam as tarifas, os consumidores também devem pagar uma parte da conta, já que é improvável que os varejistas absorvam totalmente os custos adicionais.

Os varejistas tomaram algumas medidas preventivas para evitar o aumento dos preços, incluindo estocar produtos e transferir a produção para longe de países que poderiam ser atingidos por tarifas.

Mas essas medidas podem proteger os consumidores apenas por um tempo. Além disso, muitos produtos não podem ser estocados ou produzidos em outro lugar.

 

O que vai ficar mais caro nos EUA após tarifa a vizinhos?

Carros e peças de carros

Os norte-americanos importaram US$ 87 bilhões em veículos automotores e US$ 64 bilhões em peças de veículos do México no ano passado, sem contar dezembro, os dois principais bens importados de lá naquele ano, de acordo com dados do Departamento de Comércio dos EUA.

Veículos motorizados também foram o segundo maior bem importado pelos EUA do Canadá no ano passado até novembro, totalizando US$ 34 bilhões.

O setor automobilístico provavelmente está “apoplético” sobre as novas tarifas potenciais, disse Mary Lovely, pesquisadora sênior do Peterson Institute for International Economics.

As empresas automobilísticas dos EUA conseguiram manter os custos de produção baixos contratando trabalhadores com salários mais baixos, particularmente no México, para onde grande parte de sua produção mudou nos últimos anos.

 

Mas essa economia de custos será essencialmente apagada se houver uma tarifa de 25%, ela disse. É improvável que os fabricantes de automóveis movam sua produção para outro lugar, dado que eles fizeram investimentos consideráveis ​​em plantas existentes em ambos os países e é difícil obter todas as matérias-primas para construir carros e suas peças de outros lugares.

 

 

Gasolina

Os EUA importaram US$ 97 bilhões em petróleo e gás do Canadá no ano passado, a maior exportação dessa relação. Os EUA se tornaram mais dependentes do petróleo canadense desde a expansão do oleoduto Trans Mountain do Canadá, de acordo com dados da Administração de Informação de Energia (EIA).

Isso ajudou a levar mais petróleo para ser refinado em grande parte da Costa Oeste, além do Centro-Oeste.

Quando Trump inicialmente flutuou as tarifas de 25% em novembro, Patrick De Haan, chefe de análise de petróleo na GasBuddy, estimou que isso aumentaria o custo do gás para os americanos entre US$ 0,25 centavos e US$ 0,75 por galão.

Isso impactaria mais diretamente os americanos localizados ao redor dos Grandes Lagos, Centro-Oeste e Montanhas Rochosas, ele previu.

Alimentos e bebidas alcoólicas

No ano passado, os EUA importaram US$ 46 bilhões em produtos agrícolas do México, de acordo com dados do Departamento de Agricultura dos EUA. Isso inclui US$ 8,3 bilhões em vegetais frescos, US$ 5,9 bilhões em cerveja e US$ 5 bilhões em bebidas destiladas.

A Constellation Brands, que importa as cervejas Modelo e Corona, bem como a tequila Casa Noble do México, pode ver seus custos aumentarem 16% sob a tarifa proposta por Trump e provavelmente terá que aumentar os preços em cerca de 4,5%, disse Chris Carey, analista de ações do Wells Fargo, em uma nota de novembro.

Mas a maior categoria de importações agrícolas do México no ano passado foram frutas frescas, das quais os EUA importaram US$ 9 bilhões, com os abacates respondendo por US$ 3,1 bilhões desse total.

Agora, todos esses produtos custarão mais aos consumidores, especialmente porque os supermercados e agricultores tendem a operar com margens de lucro muito baixas em comparação a outros setores, o que lhes dá pouca margem de manobra para absorver os custos mais altos das tarifas e, em vez disso, repassá-los aos consumidores, disse Lovely.

Com informações de Alicia Wallace, da CNN Internacional

Fonte: CNN Brasil

Fonte: Grupo Santo Antonio



Fonte: Grupo Santo Antonio

O Oeste da Bahia consolidou-se como o maior polo de produção agrícola irrigada do Brasil, de acordo com um levantamento recente da Embrapa Milho e Sorgo. A região ultrapassou o Noroeste de Minas Gerais, que anteriormente liderava o uso de irrigação por pivôs centrais. Entre 2002 e outubro de 2024, a área irrigada na região cresceu de 232,8 mil hectares para 332,5 mil hectares, evidenciando a adoção de tecnologias avançadas e práticas sustentáveis por parte dos agricultores.

Atualmente, o oeste baiano concentra 82% da área irrigada do estado, com destaque para os municípios de São Desidério e Barreiras. São Desidério lidera o ranking nacional com 91,6 mil hectares irrigados, enquanto Barreiras ocupa o segundo lugar, com 60,9 mil hectares. Esses dados foram obtidos por meio de imagens de satélites Sentinel e análises comparativas com dados da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Sustentabilidade em foco

 Moisés Schmidt, presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), destacou o equilíbrio entre crescimento produtivo e responsabilidade ambiental. “É importante destacar que, ao mesmo tempo em que recebemos esta notícia, comemoramos estes números, alcançados de forma responsável. A sustentabilidade é um dos pilares do agronegócio da Bahia, e estamos empenhados em garantir o uso eficiente dos recursos hídricos. Nesse sentido, temos implementado programas amplos de monitoramento, como o acompanhamento do Aquífero Urucuia e das águas superficiais, adotando práticas que favorecem a infiltração e o abastecimento do lençol freático”, afirmou.

Schmidt ainda ressaltou o compromisso dos agricultores com o desenvolvimento sustentável da região. “Esse equilíbrio entre produtividade e responsabilidade ambiental reflete o compromisso da Bahia em ser referência nacional no agronegócio sustentável, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico sem comprometer os recursos naturais para as futuras gerações. Seguimos trabalhando juntos para consolidar nosso estado como um modelo de inovação e sustentabilidade”, concluiu.

O Oeste da Bahia consolidou-se como o maior polo de produção agrícola irrigada do Brasil, de acordo com um levantamento recente da Embrapa Milho e Sorgo. A região ultrapassou o Noroeste de Minas Gerais, que anteriormente liderava o uso de irrigação por pivôs centrais. Entre 2002 e outubro de 2024, a área irrigada na região cresceu de 232,8 mil hectares para 332,5 mil hectares, evidenciando a adoção de tecnologias avançadas e práticas sustentáveis por parte dos agricultores.

Atualmente, o oeste baiano concentra 82% da área irrigada do estado, com destaque para os municípios de São Desidério e Barreiras. São Desidério lidera o ranking nacional com 91,6 mil hectares irrigados, enquanto Barreiras ocupa o segundo lugar, com 60,9 mil hectares. Esses dados foram obtidos por meio de imagens de satélites Sentinel e análises comparativas com dados da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Sustentabilidade em foco

 Moisés Schmidt, presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), destacou o equilíbrio entre crescimento produtivo e responsabilidade ambiental. “É importante destacar que, ao mesmo tempo em que recebemos esta notícia, comemoramos estes números, alcançados de forma responsável. A sustentabilidade é um dos pilares do agronegócio da Bahia, e estamos empenhados em garantir o uso eficiente dos recursos hídricos. Nesse sentido, temos implementado programas amplos de monitoramento, como o acompanhamento do Aquífero Urucuia e das águas superficiais, adotando práticas que favorecem a infiltração e o abastecimento do lençol freático”, afirmou.

Schmidt ainda ressaltou o compromisso dos agricultores com o desenvolvimento sustentável da região. “Esse equilíbrio entre produtividade e responsabilidade ambiental reflete o compromisso da Bahia em ser referência nacional no agronegócio sustentável, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico sem comprometer os recursos naturais para as futuras gerações. Seguimos trabalhando juntos para consolidar nosso estado como um modelo de inovação e sustentabilidade”, concluiu.

Reconhecimento do governo

 O governo da Bahia recebeu com otimismo os resultados do levantamento da Embrapa. Para o secretário de Agricultura do Estado, Wallison Tum, os dados confirmam o papel estratégico da região no agronegócio sustentável. “O uso eficiente da irrigação permite a produção agrícola durante todo o ano, assegurando alimentos de qualidade, gerando emprego e renda, e consolidando a Bahia como um dos principais polos agrícolas do Brasil”, destacou o secretário. Tum também ressaltou que o avanço do oeste baiano na irrigação sustentável serve como modelo para outras regiões do país. “A Bahia demonstra que tecnologia e sustentabilidade podem caminhar juntas, garantindo produtividade, preservação ambiental e segurança alimentar. É um orgulho para o estado liderar um movimento tão estratégico para o futuro do agronegócio brasileiro”, completou.

Referência nacional  

Com cultivos irrigados de soja, algodão, milho e outras culturas, a região oeste da Bahia consolida-se como referência nacional em agricultura sustentável. A combinação entre inovação tecnológica e manejo responsável dos recursos naturais reforça o protagonismo da Bahia no agronegócio, posicionando o estado na vanguarda da produção agrícola responsável e eficiente.

Fonte: Assessoria de imprensa Aiba

As chuvas recorrentes deste período do ano, sempre causam estragos nas vias mais antigas do município. Nos últimos quatro anos a atual gestão tem recuperado e refeito o asfalto de ruas e avenidas da cidade.

A fim de reduzir os transtornos causados pelos buracos que surgem neste período de chuvas, a secretaria de infraestrutura iniciou a Operação Tapa-Buracos. “Estamos sempre de olho nos intervalos das chuvas para fazer algum trecho da cidade. Recebemos uma grande quantidade de material e já estamos com as equipes nas ruas”, disse o secretário Guelson.

“Queríamos iniciar logo as novas pavimentações planejadas para esse ano. Mas devido aos estragos causados pelas chuvas, decidimos iniciar logo a Operação Tapa-buracos. Assim que esse período de chuvas passar, a pavimentação retorna com toda força”, disse o vice-prefeito Franklin Willer.

Fonte: SECOM, prefeitura de LEM
  Curta nossa página
  PUBLICIDADE

| Todos os Direitos Reservados |